News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 06/04

Started by JotaCC, 06 de April de 2012, 07:12

Previous topic - Next topic

JotaCC

Perrichon, herói de 66: «Quero ver o Braga campeão»
Argentino marcou o único golo na final da Taça de Portugal que a formação arsenalista venceu.


Miguel Perrichon, 71 anos acabados de fazer e um sonho. O herói da conquista da Taça de Portugal em 1966 quer «ver o Sp. Braga campeão». Ele estará no México a acompanhar tudo, como sempre. Será homenageado neste sábado.

O C.D. Celeirós vai recordar os jogadores bracarenses que conquistaram a Taça de Portugal frente ao V. Setúbal, garantindo o único troféu de topo para o Sp. Braga em solo luso. Já em 2008, a equipa venceu o derradeiro título da Taça Intertoto.

A final de 22 de Maio de 1966 teve um ator principal. Miguel Perrichon apontou o único golo do encontro, para surpresa do detentor da Taça. O argentino não marcará presença na homenagem aos heróis desse encontro mas estará ligado ao evento. Aliás, nunca deixou de acompanhar o Sp. Braga.

«O meu filho Miguel Angel vai-me dizendo os resultado e sei que o Sp. Braga pode lutar pelo título este ano. Na altura, era um clube pequeno e aquela Taça foi inesquecível. No sábado, vão ligar-me desde o local da homenagem. Espero não me emocionar demasiado para poder falar.»

«Espero ter a oportunidade de ir a Portugal»

Miguel Perrichon fala com uma jovialidade inquietante. Argentino de Córdoba, vive agora em Irapuato (México). Durante a conversa com o Maisfutebol, o telemóvel passa das suas mãos para o filho Miguel Angel e também para a mulher, a mexicana que o fez ficar por lá.

«Gostava de estar aí para a homenagem mas espero que, se o Braga for campeão, tenha a oportunidade de ir a Portugal antes de acabar a competição. Adoraria conhecer o novo estádio e saudar os meus companheiros de 66. Três deles já não estão connosco», lamenta Don Perrichon, saudosista.

O herói arsenalista chegou a Portugal em 1964, então para o Boavista. Rumou a Braga no ano seguinte, o ano da glória no clube minhoto. Partiu para o México, voltou ao Boavista e passou pelo União de Coimbra sem perder as ligações à cidade dos Arcebispos. Um dos seus filhos nasceu lá.

«Naquela altura o Braga era equipa pequena»

Miguel Perrichon jogou ainda no Canadá e nos Estados Unidos antes de terminar a carreira. Para a história, fica o tento decisivo no Estádio do Jamor.

«Foi um dia inesquecível. Lembro-me que o V. Setúbal nos tinha ganho por muitos no campeonato. Repito, naquela altura o Braga era uma equipa pequena. Mas conseguiu ganhar esse jogo e é um imenso orgulho para mim estar na história do Sp. Braga. Nem imagina. Quero saudar todos os bracarenses, tenho muitos amigos aí», frisa.

O argentino sabe que haverá jogo grande neste fim-de-semana. «O Braga vai jogar com o Porto, mas é onde? Em Braga? Menos mal, que em Portugal os árbitros são muito gatunos. Favoreciam sempre o Benfica, o Sporting e imagino que agora o Porto.»

Despede-se com um sorriso na voz e um agradecimento. «Obrigado por se lembrar de mim».

«Marcou um golo ao pai de José Mourinho»

Miguel Angel, o filho, junta-se à conversa. Afinal, se o tema é Braga, nada como um minhoto. «É verdade, eu nasci em Braga. Foi em 1974. O meu pai tinha conhecido a minha mãe no México, em Irapuato (onde estamos agora) mas depois ainda voltou a Portugal. Jogava no União de Coimbra mas mantinha as ligações a Braga. Por isso mesmo, sou filho de Braga.»

«O meu padrinho é daí e o filho dele, Júlio Pinto, é quem me vai mantendo informando sobre a carreira do Sp. Braga. Depois conto tudo ao meu pai. Toda a família tem orgulho no que ele fez no clube».

Miguel Angel, em jeito de despedida, resume a final de 1966 com um orgulho desconcertante. «O meu pai marcou um golo ao pai de José Mourinho (Félix Mourinho). Em Irapuato, coração do México, todos sabem isso.

O Sp. Braga não esquece essa Taça de Portugal. Don Miguel Perrichon também não.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Duelo que pode valer a época

Não será o jogo que irá decidir o título, mas bem que se pode apelidar de duelo do tudo ou nada para o Sp. Braga. A cinco jornadas para o final do campeonato, e com tudo ainda em aberto na frente da classificação - FC Porto, Benfica e Sp. Braga estão separados por um escasso ponto - a jornada 26 promete novas emoções fortes e possíveis mudanças no pódio, já que apenas a vitória interessa tanto aos arsenalistas, como aos azuis e brancos. É que no horizonte está também o clássico de segunda-feira, em Alvalade, entre Sporting e Benfica.

O confronto de amanhã no Estádio AXA (20.30 horas) não decide, automaticamente, o título, mas é também uma cartada decisiva entre o segundo e terceiro lugar, ou seja, a entrada directa ou por via de uma pré-eliminatória na próxima edição da milionária Liga dos Campeões.
Será, por isso, o jogo que poderá valer a época ao Sp. Braga, já de si brilhante com os sucessivos recordes e percurso que contou 13 triunfos consecutivos, série interrompida na última jornada no Estádio da Luz.

À procura de voltar aos triunfos e encetar novo ciclo triunfal, os bracarenses entram em campo em clara desvantagem se olharmos à estatística. O histórico revela uma vantagem portista em casa do Sp. Braga: 30 vitórias em 55 jogos disputados para a Liga Portuguesa, 13 empates, contra 12 triunfos dos bracarenses. Os números evidenciam maior superioridade dos dragões - que registam mais de 50 por cento de vitórias nos jogos em Braga - enquanto os arsenalistas festejaram apenas quatro triunfos nos últimos 30 anos.

Apesar da desvantagem, o registo recente tem sido mais feliz para o Sporting de Braga: nas últimas cinco épocas, em que o emblema liderado por António Salvador se começou a evidenciar, a vantagem dos "dragões" é mínima, com três vitórias e duas derrotas em terras minhotas.

O último triunfo do Sp. Braga aconteceu há duas épocas, precisamente na temporada em que a equipa lutou até ao final pelo título com os encarnados. Na quinta jornada da Liga 2009/2010, Alan selou a vitória com um golo aos 69 minutos, que na altura permitiu manter a liderança isolada, naquela que foi a melhor época da história com o título de vice-campeão.

Mesmo com a estatística contra, há um importante dado a ter em conta na antevisão ao duelo de gigantes. Esta época, o Sp. Braga ainda não perdeu em casa para o campeonato. Os arsenalistas - a par do FC Porto - são as únicas equipas que ainda não provaram o sabor amargo da derrota dentro de portas. Daí que a fortaleza da pedreira faça manter vivo o sonho do título.


Mossoró: "dos melhores momentos da minha carreira"

A viver um grande momento de forma, Mossoró confessa estar numa das melhores fases da carreira. Satisfação partilhada, ontem, na entrega no prémio de melhor jogador do mês de Março da Liga Portuguesa, distinção entregue pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF). O avançado do Sp. Braga assumiu a excelente forma física, dois anos depois da grave lesão que obrigou a paragem prolongada.

"Acredito que sim, reconheço que este é um dos melhores momentos na minha carreira, depois da fase infeliz que tive, aliás faz dois anos que tive uma grave lesão, mas sinto-me bem, cada vez melhor, estou com mais confiança. Graças a Deus que isso está a acontecer", revelou o brasileiro.

Para além de Mossoró, o Sp. Braga colocou mais dois jogadores nos primeiros lugares da eleição SJPF para o melhor jogador de Março - Hugo Viana e Lima, avançado que tinha sido o número um em Fevereiro.
"Esperamos estar em fo rma, fazemos tudo por isso e o resultado vê-se no campo, com vitórias. Agradeço aos meus colegas pelo meu momento, quero partilhá-lo com todos os que fazem parte desta entidade que é o Sp. Braga. Acho que é um prémio importante, um prémio que me valoriza e que me dá motivação para fazer mais e melhor para que os resultados possam aparecer", destacou.

Com fama de ser um dos mais extrovertidos do plantel, Mossoró confessa gostar de "brincar e deixar a malta alegre, dado que há sempre muito stress", "para entrar dentro de campo e se jogar da melhor forma".
A par do troféu de Mossoró, o Sp. Braga foi distinguido como a equipa mais disciplinada, continuando sem ver cartões vermelhos.
"Nos jogos em que se pede mais garra e força a equipa tem isso, mas não é necessário fazer um jogo violento com expulsões à mistura para conseguir resultados positivos. Espero que até final da época isso continue".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Paulo Bento observa Miguel Lopes

Devido à escassez de soluções para o lado direito da Seleção Nacional e numa altura em que estamos a pouco mais de dois meses do início do Campeonato da Europa da Polónia e Ucrânia, Paulo Bento está a estudar algumas alternativas ao lugar do sportinguista João Pereira e, nesse sentido, será presença garantida no duelo entre o SC Braga e o FC Porto, agendado para amanhã à noite.

Para além de ver em ação os portistas Rolando, João Moutinho e Silvestre Varela, a deslocação do selecionador nacional ao Minho servirá igualmente para observar ao pormenor a exibição de Miguel Lopes, um lateral-direito que pode ser alternativa a João Pereira na competição que Portugal tem pela frente no verão.

A BOLA

JotaCC

Trancas na baliza
facilidades COM os grandes penalizam o sector recuado

É uma realidade que Leonardo Jardim deve ter estudado ao pormenor. Nos últimos 15 jogos contra os clássicos grandes do futebol português, o Sp. Braga sofreu golos em 14.

Com o FC Porto na linha de horizonte, o Sp. Braga só tem uma solução: encontrar uma fórmula mágica para segurar o melhor ataque da Liga Zon Sagres.

Caso contrário, já sabe que terá de marcar pelo menos dois golos para continuar a pensar seriamente na conquista do título.


RECORD

JotaCC

Alan em condições para cumprir os 90 minutos

Ver Alan ser substituído num jogo é um fenómeno bastante raro desde que o extremo chegou a Braga. Mas por vezes lá acontece. Depois de mais de um mês a recuperar de uma entorse no joelho esquerdo, sofrida em Istambul, contra o Besiktas, o capitão arsenalista foi lançado por Leonardo Jardim contra o Benfica, mas a falta de ritmo motivou a troca com Paulo César a dez minutos do fim. Contra o FC Porto, porém, o luso-brasileiro, que nos últimos dias se debateu com uma amigdalite, já deverá alinhar os 90 minutos, como sucedeu em 15 dos 19 jogos que contabiliza na presente edição do campeonato.

Alan prepara-se para defrontar pela nona vez o FC Porto desde que chegou a Braga, onde na época de 2009/10 foi elevado à categoria de herói por ter marcado o golo que derrotou os dragões, na Pedreira. Afinal, essa foi apenas a segundo vitória obtida pelos arsenalistas nas últimas dez receções aos azuis e brancos.


Elderson imune às críticas

Depois de ter sido descrito como o pilar mais frágil da estrutura defensiva do Braga no jogo com o Benfica, Elderson não poderia apanhar pela frente pior adversário: o FC Porto. O lateral, tão criticado por ter cometido uma grande penalidade sobre Bruno César, terá a missão hercúlea de seguir os movimentos de Hulk, quando o ideal seria defrontar um opositor mais "meigo". Contudo, o irmão do nigeriano está convencido que as análises depreciativas que se seguiram ao encontro da Luz não abalarão o esquerdino. "Ele não se deixa afetar pelo que dizem. É um profissional e sabe viver com as críticas. Se o Benfica não tivesse ganho, só se falaria do golo que ele marcou e que evitaria a derrota", afirmou a O JOGO Emmanuel Echiejile, que conversou com Elderson na sequência do erro cometido na última jornada e notou uma pessoa determinada a dar uma resposta na receção aos dragões. "Falámos um pouco depois do jogo e ele disse-me que aquele penálti são coisas que acontecem; que estava a tentar roubar a bola e acabou por acertar no jogador do Benfica. No entanto, sabia que não pode baixar a cabeça e que é necessário seguir em frente. Ele vai reagir bem", afiançou.

Para garantir que nada falhe, Emmanuel Echiejile revelou que Elderson costuma concentrar-se para o jogo seguinte muito antes de ele arrancar. Estudar exaustivamente o adversário direto não é algo que faça parte do seu ritual, embora, segundo o irmão, o lateral saiba que Hulk lhe poderá dar muito que fazer. "O Hulk é um grande jogador e quem o defronta sabe que é complicado pará-lo. Acredito que o Elderson saberá como realizar o seu trabalho, embora não deva preocupar-se só com um jogador, porque o FC Porto tem uma equipa fortíssima", salientou, esperançado que os arsenalistas saiam por cima neste encontro.

Apesar de ter sido muito atacado com o Benfica, a verdade é que Elderson voltou a fazer o gosto ao pé. O defesa já leva seis os golos na presente época e é mesmo o terceiro melhor marcador da equipa, em igualdade com Hugo Viana - só Lima (25) e Hélder Barbosa (11) têm mais. Uma proeza que salta à vista da maioria, mas que não surpreende o irmão do internacional nigeriano. "Quando estava na Nigéria também fazia muitos golos", explicou Emmanuel Echiejile, que explica a maior utilização de Elderson esta temporada com a confiança que Leonardo Jardim lhe tem transmitido. "O treinador ajudou-o muito, embora acredite que ainda possa fazer mais. Ele tem potencial para isso", encerrou.


Reconhecimento após a infelicidade

O melhor jogador do mês de março para o SJPF já tem o prémio nas mãos. Mossoró recebeu-o ontem, no AXA, numa curta cerimónia realizada após o treino matinal do Braga, acabando por confessar que o galardão é o resultado da boa fase que atravessa. "Reconheço que este é um dos melhores momentos na minha carreira, depois da fase infeliz que tive. Aliás, faz dois anos que tive uma grave lesão, mas sinto-me bem, cada vez melhor e com mais confiança", revelou o médio ao sítio do organismo que patrocina a atribuição do troféu, sem esconder a satisfação pelo facto de, desta vez, ter vencido uma eleição que teve em Hugo Viana e Lima os segundo e terceiro classificados, respetivamente. "Fazemos tudo para estar em forma e o resultado vê-se no campo, com vitórias. De resto, agradeço aos meus colegas pelo meu momento e quero partilhar este prémio com todos os que fazem parte do Braga. É um prémio importante, que me valoriza e que me dá motivação para fazer mais e melhor para que os resultados possam aparecer", assegurou.

Bem disposto e sempre brincalhão, Mossoró explicou ainda o porquê de, pelo segundo mês consecutivo, o Braga ter sido distinguido como a equipa mais disciplinada. "Acho que nos jogos em que se pede mais garra e força a equipa tem isso, mas não é necessário fazer um jogo violento, com expulsões à mistura, para se conseguir resultados positivos", sustentou o médio dos arsenalistas, que chegam a cinco jornadas do final do campeonato ainda sem qualquer cartão vermelho visto na prova. De resto, o brasileiro faz votos para que o brilhante desempenho nesta matéria se mantenha até ao cair do pano de 2011/12. "Espero que até ao final da época isso continue e não tenhamos expulsões, porque somos uma equipa disciplinada", garantiu.


Interesse do jogo chega ao Japão

A importância do Braga-FC Porto está a criar um enorme interesse um pouco por todo o globo, ao ponto de até um jornalista japonês ter solicitado uma credencial aos responsáveis arsenalistas para poder relatar para o país natal as incidências do jogo, que poderá ser visto em direto em França, na Holanda e na Bélgica. De resto, observadores de Manchester United, Paris Saint-Germain, Hannover ou Schalke 04 também já confirmaram a presença no AXA.


Hulk pode abanar a pedreira

Alguns, nem conseguem antecipar um resultado: Braga e FC Porto são tão bons, tão fortes, tão potencialmente espetaculares que tudo pode acontecer - e o mais certo, o que mais apetece, é um jogão. Toni, Dito, Barroso e Secretário sabem o que gostariam que acontecesse e não o escondem: enquanto futebolistas, vestiram as camisolas de um e de outro clube. As marcas que ficaram são diferentes. Na conversa com os três primeiros, todos com origens minhotas e uma profunda relação ao Braga, que se prolongou para lá da carreira como jogadores e incluiu já experiências como treinadores, designadamente nas camadas jovens, é notório o entusiasmo pela carreira da equipa de Leonardo Jardim, que, de resto, estarão a apoiar, amanhã, na Pedreira. Secretário, que evoluiu profissionalmente no mesmo sentido, estará no sofá, a torcer pelo FC Porto. Quando se lhes pergunta como gostariam de viver este encontro que pode ser histórico para o campeonato, quase todos voltam à pele de jogador. Toni é a exceção: é da bancada que quer ver o melhor de tanta virtude na discussão do campeonato. Estes homens do futebol encantam-se com os movimentos ofensivos do Braga, com a solidez do percurso nesta Liga ao rubro, e com o incrível poder de decidir um jogo, de forma brilhante, a qualquer instante, que distingue o portista Hulk - nome comum na lista dos pontos fortes das equipas. É-lhes difícil encontrar fragilidades no Braga. As que enfrenta são circunstanciais: lesões obrigam a mudar a defesa mais do que Jardim gostaria, mas até isso tem sido contornado com sucesso por este fenómeno que mora no AXA, onde o FC Porto de Vítor Pereira entrará como líder, com dois pontos de vantagem e a obrigatoriedade de resistir às oscilações atípicas que têm dado tempero à Liga e deixam a história ao alcance do Braga.


Toni, ex-treinador do Astra Ploiesti (Roménia)
Em que resultado apostaria?


É difícil, pode ser um jogo para tripla: estamos na presença de boas equipas a lutar pelo título, há uma carga emotiva muito grande pelo que representa, quem ganhar ficará muito bem posicionado para ganhar o título. Não é fácil. O que gostaria é que fosse um jogo competitivo, como o Benfica-Braga, um bom espetáculo, uma boa propaganda ao futebol.

Qual será a chave do jogo?

Os fatores emocionais: a equipa que for mais fria, a que controlar melhor as emoções, estará mais apta a vencer. Mas, estamos a falar de equipas habituadas a este tipo de situações. O Braga já atingiu uma final da Liga Europa, já esteve na Liga dos Campeões, sabe gerir, tal como FC Porto, mas, a que controlar melhor jogará mais perto do seu nível e estará mais perto de ganhar.

Quais os pontos fortes e fracos de Braga e FC Porto?

O FC Porto tem oscilado, alterna grandes jogos com outros menos bons. No entanto, além de ter individualidades que podem resolver de um momento para o outro, como Hulk, James ou mesmo Lucho, se jogar como um todo, torna-se difícil de ser batido. O ponto forte do Braga tem sido a regularidade, o rendimento muito elevado. Além disso, tem a favor as transições, as saídas rápidas para o ataque, em que é fortíssimo e pode criar desequilíbrios. É uma equipa extremamente equilibrada, não estou à vontade para apontar um ponto fraco. O treinador tem sido obrigado, a mudar o quarteto defensivo, mas, não é por aí que tem estado mal.

Faz sentido falar em pressão como um factor capaz de limitar qualquer das equipas?

Estamos na presença de equipas com experiência, maturidade em termos coletivos. O FC Porto tem um número mais elevado de participações em grandes competições, mas, o Braga, nos últimos anos, tem tido jogos de elevado grau de dificuldade e emoção: há dois anos, também esteve a lutar pelo título, e enfrentou jogos decisivos. Como estamos a cinco jornadas do fim, poderá haver uma emoção mais elevada e inibir jogadores, mas, não creio que isso venha a suceder. O estádio estará cheio ou perto disso, com um ambiente propício à motivação.

Que camisola vestiria e onde gostaria de viver este jogo - no banco ou no relvado?

Toda a gente sabe qual é a minha afinidade, cresci no Braga como jogador e como treinador. Dizer o contrário seria trair os meus princípios. Claramente, a camisola vermelha e branca - do Braga, entenda-se! (ri) - e como adepto, na bancada. Como profissional, é claro que qualquer um gostaria de ser treinador de uma ou de outra equipa. É destes jogos que se fazem as carreiras.

Barroso
Treinador do Vieira

Em que resultado apostaria?

Aposto na vitória do Braga. Por quanto? Isso é difícil, acredito que será um jogo muito equilibrado.


Qual será a chave do jogo?

As equipas são muito parecidas, gostam das transições. Aquela que errar menos terá mais possibilidades de ganhar. Ambas estão bem e, claro, eu, como bracarense, acredito que o Braga ganhe, independentemente de ter gostado muito de vestir a camisola do FC Porto.

Quais os pontos fortes e fracos de Braga e FC Porto?

O Braga tem, acima de tudo, o coletivo: tem excelentes jogadores, joga taticamente como equipa, e destaca-se o Lima, que tem marcado muitos golos. Além de ter uma excelente equipa, o FC Porto vive muito do Hulk. O Lucho veio dar mais tranquilidade, mais experiência, sente-se. Falar de pontos fracos numa equipa assim é difícil, mas, não costuma sofrer muitos golos e, este ano, tem sofrido alguns que, normalmente, não sofreria. O Braga está muito forte, tem muita qualidade de jogo e, independentemente das lesões que tem enfrentado, tem conseguido manter um bom nível.

Faz sentido falar em pressão como um factor capaz de limitar qualquer das equipas?

Não, as grandes equipas têm a pressão presente nos jogos. A pressão para ganhar é muito boa. FC Porto está habituado e o Sporting de Braga também tem vindo a conseguir grandes resultados, com excelentes plantéis e jogadores experientes, mas, insisto, a pressão para ganhar é muito boa, não pode ser de outra maneira.

Que camisola vestiria e onde gostaria de viver este jogo - no banco ou no relvado?

Se vestisse, seria a número sete, vermelha e branca. E seria no relvado, com certeza... só que já não dá.

Dito
Treinador do Varzim

Em que resultado apostaria?

Já não jogo no Totobola há uns 20 anos... 2-1 para o Braga.

Qual será a chave do jogo?

Tenho ideia que será um jogo muito tático, pela proximidade pontual e mesmo relativamente ao rendimento das equipas, que está muito igual; ninguém está a jogar mais do que ninguém, está tudo mais ou menos parecido, então, a chave será cometer menos erros, será a capacidade de desenvencilhar-se das questões táticas e, eventualmente, algo que possa modificar, desmontar tudo rapidamente: um golo nos primeiros minutos levará a uma postura completamente diferente.

Quais os pontos fortes e fracos de Braga e FC Porto?

Ambas têm mais pontos fortes do que fracos. O Braga é seguro, não comete muitos erros. Com equipas mais defensivas e mais posicionadas no seu meio-campo, tem mais dificuldade, pois está muito vocacionado para transições rápidas - nisso é muito forte. O FC Porto está mais habituado a interpretar todos os momentos do jogo. Tem demonstrado alguma vulnerabilidade defensiva e não tem sido tão forte como é normal na recuperação de bola. Dá o mesmo tempo de posse aos adversários, isso mostra que não está tão confiante. Vale pela capacidade de Hulk e James, que desequilibram.

Faz sentido falar em pressão como um factor capaz de limitar qualquer das equipas?

Já tem acontecido. Nos últimos jogos, as equipas estão a perder pontos onde talvez não se esperasse, aconteceu com FC Porto e Benfica, o que não é normal e pode traduzir esse nervosismo, a ansiedade a provocar alguma perturbação no rendimento individual e coletivo. Pode estar mais tranquilo o Braga, que não tem a mesma responsabilidade que Benfica e FC Porto, relativamente ao título, e tem jogadores experientes, que já tiveram a oportunidade de ser campeões; isso pode ajudar.

Já não jogo no Totobola há uns 20 anos... 2-1 para o Braga.

Sem dúvida, preferia vivê-lo no relvado e, neste caso, vestiria a camisola do Braga. É evidente que gosto dos clubes por onde passei, mas, o Braga está à frente. É o clube da minha formação, estou muito mais apegado ao Braga do que a qualquer um dos outros.

Secretário
Treinador do Salgueiros 08


Em que resultado apostaria?

É uma pergunta difícil: são duas grandes equipas a atravessar um grande momento. O Braga tem a vantagem de jogar no seu terreno, onde o FC Porto sente mais dificuldades. Será difícil para ambos, sabendo que perder pontos não é benéfico, porque têm o Benfica à perna. Temos o campeonato ao rubro, três equipas podem ser campeãs.

Qual será a chave do jogo?

Ambos têm grandes individualidades, que nestes jogos resolvem e, como quase sempre acontece, a equipa que cometer menos erros é a que tem mais possibilidades de ganhar. Claro que nenhuma delas quererá perder pontos, e creio que quem marcar primeiro tornará difícil para o outro inverter o resultado.

Quais os pontos fortes e fracos de Braga e FC Porto?

Pontos fortes são as individualidades que possuem e o facto de serem equipas fortes, que jogam em bloco, a atacar e a defender. Pontos fracos são os erros que não se podem cometer nas defesas, pois podem decidir os jogos. Destacam-se o Lima, que está a atravessar um grande momento, o próprio Hulk, Moutinho, Alan, Viana, o Helton... têm grandes individualidades que podem fazer a diferença, não só ofensiva como defensivamente.

Faz sentido falar em pressão como um factor capaz de limitar qualquer das equipas?

Não. Ambos têm jogadores habituados a jogar nos clubes e nas seleções, com uma experiência enorme, familiarizados com grandes ambientes, não será por aí. Os treinadores preparam bem as equipas, os atletas vão para dentro do campo e sabem o que têm a fazer. Claro que há pressão, o FC Porto joga para ganhar e o Braga, mesmo não o assumindo, é candidato ao título, mas, não creio que possa afetar os jogadores.

Que camisola vestiria e onde gostaria de viver este jogo - no banco ou no relvado?

É óbvio que o meu clube é o FC Porto, isso toda a gente sabe. Se tivesse de jogar, gostaria de fazê-lo com a camisola do FC Porto, embora a época que passei no Braga tenha sido muito importante na minha carreira, para me fixar nas Antas, depois de cinco anos de empréstimos.


Por onde é que eles andam?

Os quatro ex-futebolistas que partilham Braga e FC Porto no currículo ouvidos por O JOGO são, atualmente, treinadores - há outros que exibem a mesma particularidade no currículo, como sucede com Jaime Pacheco (a treinar na China) ou Carlos Carvalhal (esta semana despedido do comando técnico do Besiktas, na Turquia). Toni terminou, recentemente, a ligação ao Astra Ploiesti, da Roménia, país que lhe tem acenado com frequência: ali passou as últimas três épocas. Dito está à frente do Varzim, na II Divisão. Quanto a Barroso, antigo capitão, temível pé canhão que fez quase toda a carreira no Braga, mantém-se por terras minhotas, como treinador do Vieira, na Divisão de Honra da AF Braga. Secretário lidera o Salgueiros 08 na Honra da AF Porto.


Vitória na Pedreira dá título

Se o futebol fosse uma ciência exata, o FC Porto será campeão se vencer amanhã em Braga. Esta história com vários capítulos teve no ano passado o último: o Benfica seguia na perseguição ao FC Porto, na esperança que os dragões desperdiçassem pontos na sempre complicada deslocação à Pedreira, mas Otamendi tratou de resolver o problema com dois golos marcados de pé direito. A equipa de André Villas-Boas saiu do Minho com uma vitória importante (2-0), que, na altura (19ª jornada), manteve o Benfica a oito pontos de distância, Mas que também deixou os rivais do costume cada vez menos crentes na conquista do título nacional.

É verdade que a história nem sempre se repete, mas este foi apenas um dos quatro capítulos de vitórias nas visitas à "nova" Pedreira. Curiosamente, sempre que venceu o Braga no renomeado Estádio AXA, os dragões conseguiram conquistar o título de campeão nacional. Coincidência? Talvez, embora se saiba que ganhar em Braga é um sinal claro de qualidade, sobretudo durante a última década.

A primeira destas vitórias aconteceu precisamente na estreia dos portistas no novo estádio, em 2004, com o mais tranquilo dos triunfos (3-0): Maniche, Maciel e McCarthy resolveram o assunto ainda na primeira parte. As restantes três vitórias acontecerem nos anos mais recentes, com uma curiosa exceção: em 2009, Alan apontou o golo da triunfo (1-0) arsenalista e, imagine-se, o FC Porto acabaria por perder o título de campeão para o Benfica, o único nas últimas quatro temporadas. Sintomático.

No entanto, o jogo de amanhã será diferente de todos os outros, até pelo contexto único que o campeonato apresenta a cinco jornadas do final. Para já, sobra apenas a certeza quase absoluta de que Vítor Pereira terá a equipa praticamente na máxima força para esta visita a Braga, uma vez que Danilo é, neste momento, o único elemento indisponível no plantel. Djalma está operacional e Fernando a recuperar bem, sendo um dos nomes que deverão ser incluídos na lista de convocados, a revelar ao final desta manhã.

Sendo assim, para este confronto histórico, Vítor Pereira até deverá apresentar o mesmo onze da última jornada, com a possibilidade de Rolando ser novamente relegado para o banco de suplentes, em detrimento da dupla Maicon/Otamendi. Fernando, esse, tem um lugar reservado no onze, mesmo que Vítor Pereira tenha tratado de alimentar ontem a dúvida.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Mossoró explica trajecto dos minhotos na Liga
"Sabemos aliar força e garra"

Mossoró disse, ontem, que está a atravessar "um dos melhores momentos da carreira" e elogiou o trajecto disciplinado do Sp. Braga na Liga. "Sabemos aliar força e garra sem fazer um jogo violento, com expulsões à mistura, para obter resultados positivos", afirmou o médio, no dia em que recebeu o prémio de Jogador do Mês do Sindicato de Jogadores.

Durante o mês de Março, Mossoró marcou três golos em cinco partidas na Liga, diante de Nacional, Feirense e Académica. "É um momento muito bom, depois da fase infeliz que tive", destacou, reportando-se a "uma lesão grave" contraída "há dois anos: "Sinto-me cada vez melhor e com mais confiança."

Para o brasileiro, que não falou do Sp. Braga-FC Porto de amanhã, não é surpreendente ver o seu nome e o dos colegas Hugo Viana e Lima entre os melhores da Liga. "Trabalhamos muito para estarmos em forma. As vitórias são o reflexo dessa entrega", frisou, revelando que gosta de "animar" os colegas no balneário. "Tento brincar para entrarmos em campo mais relaxados", contou.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Mossoró

'Estou num dos melhores momentos',

O médio do Sporting de Braga recebeu ontem o prémio que distingue o melhor jogador do mês de março, mostrando-se feliz com o momento que atravessa e recordando que há dois anos teve de superar uma lesão grave. O jogo com o FC Porto não foi tema de conversa. 'Reconheço que este é um dos melhores momentos na minha carreira, depois da fase infeliz que tive - aliás faz dois anos que tive uma grave lesão. Mas sinto-me bem, cada vez melhor, estou com mais confiança. Graças a deus que isso está a acontecer', disse Mossoró.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Fredrik Söderström e o clássico da pedreira: «Experiência do FC Porto pode ser decisiva»

Aterrou no aeroporto de Pedras Rubras no ano de 1996 e não tinha o habitual «circo mediático» reservado aos jogadores que chegam para os mais fortes clubes de Portugal. O destino de Fredrik era afinal Guimarães, cidade onde «nunca ninguém imaginou que o SC Braga pudesse crescer tanto», revela em entrevista ao zerozero.pt

Fredrik para uns, Söderström para tantos outros, começou a carreira em terras portuguesas pelo Vitória de Guimarães e foi na cidade do rei fundador que deu nas vistas durante cinco temporadas até ser resgatado, por Pinto da Costa, para o FC Porto em 2001. A passagem pelos azuis e brancos de Mourinho permitiu a Söderström viver o dia-a-dia de um clube grande.

«É um clube muito profissional. Já na minha altura tudo era pensado ao detalhe», explica o sueco que em 2003/2004 voltou ao Minho, desta vez para representar o SC Braga que «dava os primeiros passos rumo à grandeza que hoje se lhe conhece». Daí que Fredrik Söderström também puxe a brasa à sua sardinha: «Eu também ajudei a construir este brilhante SC Braga» [risos].

Eu também ajudei a construir este brilhante SC Braga

Hoje, aos 39 anos, Söderström confessa que «não há um dia em que não vá à Internet saber notícias do futebol português» e por isso diz: «Estou à vontade para falar sobre a atualidade do futebol em Portugal».

Em vésperas de um escaldante SC Braga x FC Porto o zerozero.pt foi perceber como é que Söderström olha para este jogo e se este clássico dos tempos modernos passa ao lado, ou não, dos suecos.

«Vai ser um bom jogo mas com grau de dificuldade elevado para os dois. Nesta altura, acho que ninguém consegue dizer qual será o resultado final. É um dos jogos mais importantes da época», afirmou Söderström.

Experiência do FC Porto pode ser decisiva

Perante duas equipas que seguem tão próximas no campeonato, qual é favorita? Para o sueco «o FC Porto parte na frente por ter mais experiência de grandes jogos, mas o SC Braga também tem feito vários jogos importantes nos últimos anos e tem bons jogadores. Por isso, vai ser uma partida dividida», revela Söderström que se tivesse que apostar dinheiro não tinha dúvidas: «Apostava no empate».

SC Braga x FC Porto seguido também na imprensa sueca

Frente a frente na Pedreira vão estar os últimos finalistas da Liga Europa e por isso Söderström diz que também na Suécia o jogo tem merecido destaque nos jornais.

O campeonato está ao rubro e não quero perder nada


«Os jornais aqui também acompanham estes jogos. Claro que não saem na primeira página mas falam destes jogos e acompanham a liga portuguesa», observou o antigo jogador do SC Braga e do FC Porto que espera assistir ao jogo na Internet: «Claro que sim. A essa hora vou acompanhar. Estou curioso. O campeonato está ao rubro e não quero perder nada».

O SC Braga cresceu tanto com este presidente

Olhando para trás Söderström lembra os «bons tempos vividos no balneário do FC Porto com José Mourinho» mas não esquece a realidade que encontrou quando chegou à cidade dos arcebispos.

«Quando cheguei a Braga estávamos quase a cair de divisão. Depois chegou o presidente António Salvador que levou o professor Jesualdo Ferreira, o Pena e a mim do FC Porto. Daí para a frente já todos nós sabemos o que o SC Braga cresceu», declarou o sueco que não aponta por quem vai puxar: «Que ganhe o melhor» [risos].

Söderström vestiu a camisola azul e branca em 34 partidas oficiais mas tem a mágoa de «nunca ter marcado um golo» pelos dragões, lamenta o sueco que em Braga alinhou por 31 ocasiões, tendo marcado três golos.

ZEROZERO

JotaCC

Cajuda: "Por muito que custe ao país, o Braga é um grande"
"O Sporting de Braga é um forte candidato ao título, não há volta a dar", defende ao Relvado Manuel Cajuda - enquanto recorda o seu papel no crescimento do clube.
   
Manuel Cajuda é um homem bem conhecido no Sporting de Braga. Em conversa com o Relvado, o treinador abordou o momento atual do clube minhoto, recordando a sua passagem por Braga.

Sem querer "tirar louros a quem os merece", Cajuda lembrou que "dos últimos 16 anos de carreira como treinador, oito foram passados em Braga".

O técnico contou que, "há cerca de 15 anos, num projeto que começou na época 1993/94", disse que gostaria de ver o "Sporting de Braga campeão ou a intrometer-se na luta pelo título", mas na altura as suas palavras foram ignoradas. "Disseram que eu era um lírico, um pateta, um papagaio. E afinal é possível...", verificou o treinador.

As pedras da calçada

Cajuda optou depois pela metáfora para falar sobre o seu trabalho de preparação, que diz ter culminado no sucesso recente de outros treinadores, como Jesualdo Ferreira, Jorge Jesus, Domingos Paciência ou Leonardo Jardim.

"Partimos a pedra da calçada para outros passearem nela depois", analisou Manuel Cajuda, que elogiou o trabalho dos presidentes do clube, António Salvador, e da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado: "É bom ver que nada foi destruído e foi melhorando ano após ano".

O treinador está "satisfeito" por ver o patamar ao qual o clube bracarense chegou e não tem dúvidas ao declarar: "O Sporting de Braga é um forte candidato ao título, não há volta a dar".

E acrescenta: "Este clube não tem nada a ver com o do meu tempo. Por muito que custe ao país futebolístico, o Sporting de Braga é um grande".

"Temos muitos comentadores de discoteca"

Manuel Cajuda acredita que, em breve, poderá haver quatro ou cinco clubes a lutarem pelo título e sublinha que, este ano, entre os principais campeonatos europeus o português é o único que tem três equipas numa disputa tão renhida nesta fase avançada.
Manuel Cajuda sobre os treinadores:

"Despedir treinadores é normal em Portugal"

O treinador deixou depois palavras para os que criticam o nível da liga portuguesa: "Temos esta concorrência hoje em dia, mas temo que apareçam uns intelectuais a dizer que o campeonato está nivelado por baixo".

"Nós temos muito comentadores de discoteca. Nas discotecas há muita luz e esses comentadores, sempre que há qualquer coisa que se mexe, veem logo uma luz", apontou.

Cajuda reforçou que Portugal "fabrica alguns dos melhores treinadores do mundo, dos melhores jogadores do mundo e tem uma das melhores seleções do mundo".

"Não somos piores que os outros. Qual é o país, além do Brasil, que teve nos últimos 10 anos dois jogadores a serem eleitos o melhor do mundo? Portugal tem uma equipa que conquistou a Liga dos Campeões, a Liga Europa, teve finalistas em provas europeias e a seleção esteve na final de um Europeu", concluiu.

RELVADO

JotaCC

Dito: «Treinadores não correrão riscos»
Antigo jogador sobre o Sp. Braga-FC Porto

O antigo defesa do Sp. Braga, Dito, que também passou pelo FC Porto, analisou o jogo deste sábado, pelas 20h30, que vai opor as duas equipas, considerando que a 26ª jornada poderá ser "decisiva" caso o FC Porto vença em Braga e o Benfica tropece segunda-feira na visita ao Sporting.

"Este jogo pode eventualmente pôr o FC Porto numa posição muito favorável para conquistar o título, caso ganhe e o Benfica perca pontos em Alvalade. Seria já uma certa diferença a poucas jornadas do final. E o clube costuma gerir isso bem. Do lado do Braga é um jogo importante, pois só a vitória alimenta a possibilidade do título", defende o defesa.

O antigo futebolista que principiou a carreira nos arsenalistas reconhece "estofo e serenidade" ao Braga, "com vários futebolistas que foram campeões noutros clubes", mas entende que a jornada apenas "pode pôr as coisas a favor do FC Porto ou, então, ficar tudo na mesma e aí haverá campeonato até final".

"Se FC Porto ganhar fica com vantagem de cinto pontos sobre o Braga, quase afastado do título. Em situação mais delicada. O Benfica se não ganhar em Alvalade também fica com diferença confortável. Noutra circunstância qualquer, fica tudo na mesma. E essas diferenças mínimas vão fazer com que o campeonato seja decidido mesmo no final", reforçou.

Por tudo isto, Dito perspetiva um desafio sem ousadias dos treinadores: "Táctica segura, sem correr riscos, à procura do erro, um lance de inspiração ou bola parada. Será muito por aí".

RECORD

Bruno3429

Leonardo Jardim e o FC Porto: «Já estou num grande»
Por Redação

Em semana de SC Braga-FC Porto, surgiu a notícia que o treinador dos minhotos poderia substituir Vítor Pereira nos dragões, na próxima temporada. Leonardo Jardim desvalorizou por completo o alegado interesse portista.

«Já estou num grande. Tenho mais três anos de contrato com o SC Braga e não tenho espaço para divagar sobre o futuro», declarou Leonardo Jardim.

Para o treinador, o facto de aparecerem estas notícias em semana de SC Braga-FC Porto só demonstra a qualidade da equipa. Uma tentativa de destabilizar a equipa do Minho.

«Os jogadores do SC Braga têm mostrado uma performance alta e a equipa começa a ser temida dentro do campo. São tentativas para retirar a focalização dos nossos jogadores, mas não se vão deixar levar por coisas desse género», garantiu Leonardo Jardim.

Por último, o treinador do SC Braga recusou falar sobre arbitragens e explicou porque é que não tem hábito de comentar o trabalho do árbitro.

«Respeito muito os adeptos do futebol. Não vale a pena o treinador ser hipócrita e dizer, quando ganha, que o árbitro esteve muito bem e culpá-lo se perder o jogo. Os árbitros erram como outro interveniente no futebol e assim continuará no futuro», justificou Leonardo Jardim.


«Esta jornada não é decisiva para o campeonato» - Leonardo Jardim
Por Paulo Pinto

O treinador do SC Braga, Leonardo Jardim, projetou, esta sexta-feira, o jogo de amanhã com o FC Porto. Além do encontro entre minhotos e dragões, a jornada tem, ainda, um Sporting-Benfica. Mas o técnico não acredita que esta seja a ronda decisiva para decidir o campeão.

«Poderá ser importante, mas não é uma jornada decisiva para o fim do campeonato. Ainda ficarão a faltar quatro jornadas e está cada vez mais difícil ganhar jogos. Haverá campeonato até ao fim», afirmou Leonardo Jardim.

Em caso de vitória, os guerreiros ultrapassam o FC Porto na classificação. Para Leonardo Jardim não existem favoritos no duelo deste sábado.

«Não existem favoritos. O SC Braga é sempre muito forte e tem ambição de vencer o jogo. São duas equipas que estão a realizar um campeonato ao mesmo nível. Queremos dar continuidade ao campeonato que temos feito», reforçou o treinador do SC Braga.

A derrota com o Benfica, na semana passada, interrompeu uma série de 13 vitórias seguidas para a Liga. Leonardo Jardim assegura que esse jogo já faz parte do passado:

- Perdemos o jogo na Luz, mas não podemos estar desiludidos com o nosso rendimento. Não fomos inferiores ao adversário. É óbvio que não há vitórias morais, mas os jogadores estão orgulhosos do que estão a fazer. Acredito que vão desenvolver este rendimento até ao final da época.


Leonardo Jardim repete convocatória da Luz
Por Paulo Pinto

Leonardo Jardim não fez qualquer alteração na convocatória em relação ao jogo com o Benfica, na Luz.

O treinador do SC Braga chamou os mesmos 20 elementos que se deslocaram a Lisboa.

Paulo Vinícius, Rubén Amorim, Leandro Salino estão lesionados e Baiano faz treino integrado condicionado.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Quim e Berni;
Defesas: Nuno André Coelho, Ewerton, Miguel Lopes, Elderson, e Douglão;
Médios: Vinícius, Mossoró, Djamal, Custódio, HugoViana e Luís Alberto;
Avançados: Hélder Barbosa, Alan, Ukra, Paulo César, Lima, Nuno Gomes e Carlão.

A Bola

Bruno3429

Leonardo Jardim: «Notícias sobre a minha saída não são por acaso»

Leonardo Jardim disse, esta sexta-feira, que os notícias que têm saído sobre a sua hipotética saída para o FC Porto, no final da temporada, "não são por acaso", pois o Sp. Braga é uma equipa "temida".

"Não é por acaso que essas notícias surgem na véspera deste jogo. O Sp. Braga é cada vez mais temido, mas os jogadores não se vão deixar afetar por esses fatores exteriores ao jogo. Estou convicto que se o Sp. Braga continuar a provar em campo que está a jogar bom futebol, essas notícias vão continuar a sair", reiterou o técnico arsenalista.

Jardim aproveitou ainda para falar de outro assunto polémico. "Não tenho falado de arbitragem porque considero que o papel do treinador não é esse, é treinar a equipa. Tenho respeito pelos adeptos e tento não ser hipócrita ao falar nesse assunto. Há gente que tem dualidade de critérios a analisar esses lances".

"Os árbitros, como qualquer agente desportivo, erram, e sempre será assim. Não sei se estou bem, mas esta é a minha forma de estar e assim irei continuar", concluiu


Jardim repete lista da Luz para receção ao FC Porto
Técnico chamou os mesmos 20 jogadores

Leonardo Jardim divulgou esta sexta-feira a lista de convocados do Sp. Braga para a receção ao FC Porto, tendo chamado os mesmos 20 jogadores que levou ao Estádio da Luz, na última jornada da Liga Zon Sagres.

O técnico arsenalista continua sem poder contar, devido a lesão, com Salino, Baiano, Paulo Vinícius e Rúben Amorim.

Os minhotos, que estão no 3.º posto da tabela, com 58 pontos, recebem sábado o líder FC Porto (60 pontos), às 20 e 30, num dos jogos mais esperados da 26.ª jornada da Liga portuguesa.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Quim e Berni

Defesas: Miguel Lopes, Douglão, Elderson, Nuno André Coelho e Ewerton

Médios: Custódio, Luís Alberto, Djamal, Vinícius, Hugo Viana e Mossoró

Avançados: Alan, Ukra, Hélder Barbosa, Lima, Paulo César, Carlão e Nuno Gomes

Record

Bruno3429

Jardim desmente FC Porto: «Já estou num grande»
Treinador do Sp. Braga fala em «tentativa de desestabilização»

Por Pedro Jorge da Cunha

Leonardo Jardim está no Sp. Braga e não pensa sair tão cedo. A notícia da possível mudança para o F.C. Porto, já no Verão, foi desmentida pelo treinador arsenalista.

«Já estou num grande e tenho três anos de contrato. Penso exclusivamente no clube que represento. Não tenho espaço para divagar sobre o futuro», replicou o treinador, perante as questões dos jornalistas presentes em Braga.

O técnico foi mais longe e disse que essa notícia não passa de uma estratégia para desestabilizar. «Porque acontecem essas situações nesta semana? Eu digo. Porque os jogadores do Sp. Braga começam a ser temidos. Fazem isso para desconcentrar», vincou Leonardo Jardim.

O técnico até considera que, no futuro próximo, essas notícias relativas ao mercado de transferências se vão intensificar.

«Se a equipa provar que está bem e der continuidade aos bons resultados, é natural que surjam interesses subjacentes. Essas notícias não saem por acaso.»

Leonardo Jardim e o FC Porto: «Estamos ao mesmo nível»
Treinador do Sp. Braga não aponta um favorito para o jogo grande de sábado

Por Pedro Jorge da Cunha

Pragmático, sereno, contido. Leonardo Jardim mantém o registo frio, mesmo na abordagem a um jogo potencialmente definidor, como é este de sábado frente ao F.C. Porto. O treinador do Sp. Braga considera, de resto, haver ainda espaço no futuro para corrigir um eventual falhanço.

«Penso que o jogo não será decisivo. Existem quatro jornadas depois e muitos pontos em disputa. Naturalmente será um fim de semana importante. Cada vez mais é difícil ganhar jogos e existirá campeonato até ao fim», referiu o técnico, na conferência de imprensa de imprensa desta sexta-feira.

O Sp. Braga nunca perdeu em casa e o F.C. Porto é a equipa que melhor registo apresenta na condição de visitante. Jardim, confrontado com estes dados, relativiza-os.

«A estatística nada vale nestes momentos. Vão jogar duas boas equipas e nós temos a ambição de vencer. Defrontamos o campeão nacional, uma equipa forte e que tem a mesma estrutura da época passada, excetuando o Falcao», sublinhou Leonardo Jardim, antes de falar mais um pouco sobre o oponente.

«O F.C. Porto reforçou-se muito bem em Janeiro. Não existe um favorito, sinceramente, apesar do Sp. Braga ser extremamente forte em casa. Estamos a falar de duas equipas que estão a fazer um campeonato ao mesmo nível.»

«A derrota na Luz não deixou marcas»

A derrota no Estádio da Luz atirou o Sp. Braga do primeiro para o terceiro lugar. A derrota, porém, não terá deixado marcas negativas no grupo, assegura Jardim. «Os atletas estão a trabalhar da mesma forma. A nossa qualidade de jogo deixou-nos satisfeitos. Não fomos inferiores e demonstrámos por que estamos neste lugar.»

Receber o F.C. Porto a dois pontos dos dragões não é, de acordo com o técnico, uma pressão extra. «Neste momento é o Porto que está na frente e merece porque tem mais pontos. O título?

Fundamental é ganhar o presente. Queremos ser competitivos e ganhar jogos. O futuro será risonho para este clube.»

Leonardo Jardim fez questão de defender Elderson, causador de uma grande penalidade na Luz. O lateral nigeriano vai manter-se na equipa.

«O Elderson é um jovem atleta, está cá pelo segundo ano e está a evoluir de forma muito positiva. Tem sido dos mais utilizados e até tem feito alguns golos, cinco ou seis.»

A finalizar, Leonardo Jardim pronunciou-se sobre a eventual ausência de Fernando no lado do F.C. Porto. «Acho piada que se fale da ausência de um jogador num plantel de milhões. No Braga não é assim, ninguém leva as mãos à cabeça numa situação dessas.»

Maisfutebol

JotaCC

Leonardo Jardim: "FC Porto? Já estou num grande"

A semana que antecedeu o Braga-FC Porto ficou marcada por algumas notícias que davam contam do interesse dos dragões em contratar Leonardo Jardim, pelo facto de Vítor Pereira ter os dias contado. Notícias que, segundo o treinador dos arsenalistas, não surgiram por acaso. "Faço uma pergunta: por que motivo é que nesta semana existiram essas situações? Eu respondo: Porque o Braga tem demonstrado uma performance alta dentro do campo e começa a ser uma equipa temida dentro do campo. As notícias surgiram apenas com a intenção de desfocalizar os jogadores, mas acredito que, com a experiência que têm, eles não se deixarão levar", referiu o madeirense, convencido que as tentativas de destabilização não ficarão por aqui. "Essas situações extra futebol só se repetirão se os atletas mantiverem o rendimento atual. Se provarmos no campo que estamos bem e se continuarmos a jogar um futebol positivo e a dar sequência aos bons resultados, os outros interesses existentes no futebol acabarão por motivar isto", afirmou, para finalizar com uma garantia. "Se tenho a ambição de treinar um grande? Já estou num grande", rematou.

Leonardo Jardim: "Jogo importante, mas não decisivo"

Um triunfo frente ao FC Porto dá ao Braga a possibilidade de regressar ao primeiro lugar do campeonato, que ocupou momentaneamente na 24ª jornada, mas Leonardo Jardim não coloca o rótulo de decisivo no encontro. "Os dois jogos [Braga-FC Porto e Sporting-Benfica] poderão ser importantes, mas não serão decisivos, porque depois desta jornada ainda existirão mais quatro. Como está cada vez mais complicado ganhar, julgo que a luta entre os três primeiros será até ao fim", referiu o treinador dos arsenalistas, que deu pouca importância ao fato de a equipa que orienta ainda não ter perdido em casa para o campeonato e o adversário já ter sido derrotado por uma vez como visitante. "Sabemos que vamos jogar com o campeão nacional, uma equipa forte, que manteve toda a sua estrutura, excetuando o Falcão, mas que se reforçou com jogadores de qualidade no mercado de inverno. Seja como for, jogamos em casa e queremos dar continuidade aos bons resultados que temos realizado e ao campeonato que temos feito", assegurou.

O JOGO

JotaCC

Jardim: «Em caso de vitória podemos chegar outra vez ao primeiro lugar»

Leonardo Jardim diz que a jornada que coloca frente a frente a sua equipa com o FC Porto e o Benfica com o Sporting pode ser «importante» mas não será decisiva em relação ao fim do campeonato. O técnico dos minhotos diz que não há favoritos no jogo com os dragões e agarra-se ao fator casa para motivar uma equipa que pode, em caso de vitória, «chegar outra vez ao primeiro lugar» da tabela.

«Acho que a jornada poderá ser importante mas não é decisiva em relação ao fim do campeonato. Ainda há mais quatro jornadas e cada vez mais está difícil ganhar jogos. Acho que existirá campeonato até ao fim», afirmou Leonardo Jardim, em conferência de imprensa, referindo-se à jornada 26 que ditou um SC Braga x FC Porto e um Sporting x Benfica.

Os árbitros erram como qualquer outro interveniente do futebol, jogadores, treinadores, dirigentes, e isso vai continuar
O treinador considera que na partida de amanhã «não existem favoritos», uma vez que se vão defrontar «duas equipas que estão a realizar um campeonato mais ou menos ao mesmo nível» mas lembra que o SC Braga joga em casa onde os registos da liga mostram que é «uma equipa extremamente forte».

«Vão-se encontrar duas boas equipas. O SC Braga na sua casa tem ambição de vencer, como em todos jogos, vamos jogar com o campeão nacional, uma equipa forte que manteve toda a estrutura da época passada à exceção do Falcao e que no mercado de dezembro reforçou a equipa com alguns jogadores de qualidade. Na nossa casa queremos vencer para conseguir dar continuidade aos bons resultados que temos realizado», atirou, deixando a certeza: «Não existem favoritos».

Apesar desse equilíbrio, as ambições bracarenses estão à vista e o treinador até lembra o que pode acontecer em caso de triunfo minhoto:

Quando acabar este jogo, em caso de vitória, podemos chegar outra vez ao primeiro lugar

«A melhor forma de encarar este jogo é perceber que estamos em casa, temos que ser dominadores, fortes, quer individualmente, quer em termos coletivos. Independentemente dos resultados dos adversários, quando acabar este jogo, em caso de vitória, podemos chegar outra vez ao primeiro lugar».

O técnico considera que existem «diferenças de rendimento» no FC Porto comparando com a época passada, na qual os dragões ganharam «quase tudo» mas considera que se os azuis e brancos estão no topo da tabela... é porque são melhores.

«Não me cabe a mim avaliar a qualidade das outras equipas. Merecer ou n merecer... O FC Porto está na frente, acredito que merece, tem mais pontos. Como disse que o SC Braga à 24.ª jornada era a melhor, neste momento, à 25.ª, é o FC Porto».

Seja como for, Jardim garante: «A luta será até ao fim entre as três equipas da frente. Pode ser um passo importante em termos de uma luta de futuro mas não vão ser estes dois jogos que vão decidir qualquer situação no campeonato», repetiu, referindo-se também ao confronto entre leões e águias.

Derrota na Luz já passou

A derrota na última jornada no estádio da Luz roubou o primeiro posto aos arsenalistas. Leonardo Jardim acredita que os jogadores não vão acusar o desaire com os encarnados.

«Sinto que os jogadores se mantêm a trabalhar da mesma forma. Apesar de termos perdido o jogo na Luz, em termos de rendimento desportivo e qualidade de jogo não podemos estar desiludidos. O SC Braga não foi inferior ao adversário, que jogou no seu próprio estádio, e demonstrou mais uma vez o porquê de este ano estar a fazer uma excelente campanha. Não há vitórias morais mas os jogadores estão orgulhosos do que fazem e nós também. Acredito que vão manter o rendimento até ao fim da época».

Arbitragem sem comentários

Já não é de hoje, Jardim não fala de arbitragem porque, diz, «os árbitros erram como qualquer outro interveniente do futebol, jogadores, treinadores, dirigentes, e isso vai continuar».

«A minha não crítica à arbitragem ou o facto de eu não falar sobre árbitros define-se em duas situações: primeiro, o treinador tem que treinar a equipa, segundo, tenho muito respeito pelos adeptos de futebol, acho que são inteligentes. Não vale a pena dizer que quando ganhamos o árbitro fez uma excelente arbitragem e quando perdemos criticá-lo. Acho que não vale a pena. Não sei se sou eu que estou bem mas é a minha forma de estar no futebol e vou continuar», atirou, deixando, implicitamente, críticas aos seus adversários, Benfica e FC Porto, na luta pelo título.

O meu objetivo é pensar somente e exclusivamente no clube que represento
Não pensa no futuro

A campanha do SC Braga também tem valido muitos elogios a Leonardo Jardim e o técnico até foi apontado ao FC Porto. Não há, contudo, qualquer pensamento no futuro, garante o treinador.

«Eu já estou num grande», atirou, questionado sobre as ambições de subir na carreira. «Tenho três anos de contrato com o SC Braga e o meu objetivo é pensar somente e exclusivamente no clube que represento, como tem sido a minha carreira. Sempre que represento um clube é nele que penso, nem tenho espaço para divagar sobre o futuro», rematou.

ZEROZERO

JotaCC

Jardim lança indireta para Jesus

Mesmo com as tentativas da Federação Portuguesa de Futebol para conter as análises ao trabalho dos árbitros, elas não cessam. Contudo, Leonardo Jardim considera que os treinadores não podem ser hipócritas e elogiar o trabalho dos juízes só quando ganham. "As pessoas perguntam se eu nunca me sinto prejudicado. A minha postura em relação aos árbitros define-se em duas situações: primeiro porque o treinador tem é de treinar a equipa; depois, porque tenho muito respeito pelos adeptos do futebol. Não vale a pena o treinador ser hipócrita e vir dizer quando se ganha que o árbitro fez uma excelente arbitragem, e quando se perde dizer que esteve muito mal", comentou Jardim, sem querer concretizar para quem se destinava a mensagem, embora tenha pairado no ar que o madeirense se referia a Jorge Jesus, técnico do Benfica, que elogiou o trabalho de João Ferreira depois de as imagens televisivas terem detetado uma grande penalidade não assinalada de Javi García sobre Lima.

O JOGO

JotaCC

Autocarro da equipa júnior do SC Braga apedrejado em Fafe

Depois de mais uma de hora retido, o autocarro da equipa júnior do SC Braga deverá chegar dentro de minutos ao destino. A polícia foi forçada a intervir e apreendeu cerca de 10 bolas de golfe, isto após o veículo ter sido apedrejado.

Ambiente hostil em Guimarães no jogo entre a equipa local e o rival de Braga. O jogo foi marcado por um ambiente quente nas bancadas, de onde foram arremessados alguns objetos para os jogadores arsenalistas, que estão neste momento retidos no Complexo desportivo do adversário pelo facto de a polícia ter encontrado alguns suspeitos munidos de pedras e bolas de golfe com o objetivo de atingir o autocarro do SC Braga.

A partida terminou com uma igualdade a dois golos e os responsáveis arsenalistas queixam-se de algumas mensagens incitamento à violência que grassaram nos blogues da internet durante a semana.

A polícia encontra-se no local a serenar os ânimos e a tentar evitar mais incidentes.

Uma fonte do SC Braga, contactada por A BOLA, lamenta que Luís Cirilo, ex-Governador Civil de Braga e recém-eleito vice-presidente da Direção liderada por Júlio Mendes, tenha dito publicamente que as relações entre os dois clubes não eram para reatar após a conquista do recente ato eleitoral.

A BOLA

JotaCC

Juniores do Sp. Braga retidos e apedrejados em Guimarães
Responsáveis da equipa jovem contam que a polícia aconselhou a atrasar a saída do Complexo de Guimarães em hora e meia devido ao perigo de emboscada.

Os responsáveis do Sp. Braga queixam-se de ter vivido momentos dramáticos em Guimarães, onde a formação júnior se deslocou para realizar um jogo do campeonato nacional de juniores. A equipa ficou retida no Complexo do Vitória durante uma hora e meia e foi apedrejada na zona de Fafe.

De acordo com o que foi dito ao Maisfutebol pelo treinador Artur Jorge, os jovens jogadores do Sp. Braga foram alvos do arremesso de pedras e bolas de golfe. Não houve feridos, mas o jovem Piqué terá entrado em pânico após ser atingido «por uma pedra do tamanho de uma mão», disse.

«É lamentável o comportamento extremamente hostil dos adeptos, com o arremesso de pedras e bolas de golfe durante os noventa minutos», contou. «No final do jogo, e por aconselhamento da polícia que nos acompanhou de Braga, ficamos no balneário hora e meia por razões de segurança.»

De acordo com o que os responsáveis bracarenses perceberam da polícia, a falta de razões de segurança prendia-se com uma possível emboscada que os esperava à saída do complexo, onde eram esperados para serem lançadas bolas de golfe. «A polícia identificou vários adeptos», disse.

«O trabalho da polícia foi fantástico. Inclusivamente, após essa hora e meia, determinaram um trajeto diferente para fugirmos a possíveis emboscadas. Mesmo assim, na zona de Fafe, fomos atingidos por várias pedras. Felizmente não houve feridos, apenas danos materiais no autocarro.»

Os responsáveis do clube culpam o novo vice-presidente do V. Guimarães, Luís Cirillo, um ex-governador civil de Braga, por ter incendiado os ânimos com uma entrevista na qual considera que a melhor atitude da antiga direção foi ter cortado relações com o Sp. Braga, as quais não quer reatar.

Colocado perante estas acusações, o V. Guimarães remeteu uma reação para os próximos dias.

MAIS FUTEBOL

Pé Ligeiro

SC Braga reage ao apedrejamento do autocarro da equipa júnior


A direção do SC Braga emitiu, esta sexta-feira, um comunicado que analisa os incidentes registados no complexo desportivo do Vitória de Guimarães.

Comunicado:

«A equipa dos Juniores do SC Braga foi vítima de comportamentos provocatórios e agressivos, na deslocação que efetuou hoje ao complexo desportivo do Vitória SC, com o arremesso de pedras, bolas de golfe, material pirotécnico e demais objetos, em direção dos seus jogadores durante a partida.

Após o término do encontro, a comitiva do SC Braga ficou retida dentro do complexo, durante cerca de 2 horas, por não existirem condições de segurança para abandonar o local, face à presença de vários adeptos da equipa visitada no exterior e que de acordo com as forças de segurança estavam na posse bolas de golfe e pedras destinadas a atingir a comitiva do SC Braga e seu autocarro.

Apesar dos esforços desenvolvidos pelas forças de segurança e da alteração ao percurso de regresso, tal não evitou o vil ataque dos delinquentes à comitiva do SC Braga e que naturalmente seguirá as competentes vias judiciais.

O SC Braga deixa, uma vez mais o alerta às autoridades competentes, sobre o facto de este tipo de acontecimentos serem constantes e reincidentes aquando as deslocações desportivas a Guimarães, independentemente de se tratar da equipa Sénior, Júnior ou de qualquer escalão de formação.
Sublinhando, ainda, que estes comportamentos, ano após ano, têm vindo a intensificar-se com um perigo e gravidade crescente não obstante os constantes esforços envidados pelas forças de segurança.

O SC Braga sempre defendeu e continuará a defender o "fair play", pelo que, naturalmente lamenta e condena o sucedido, bem como condena aqueles que nos meios de comunicação, instigaram a este tipo de comportamentos e certamente neste momento se regozijam com os mesmos.

O SC Braga não se revê nesta forma de estar em sociedade e no desporto.

O SC Braga não se identifica com esta maneira de agir.»

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!