News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/04

Started by JotaCC, 04 de April de 2012, 07:11

Previous topic - Next topic

JotaCC

Lima, jogador mais valioso da Liga do mês de Março

O Sporting de Braga continua em alta no futebol português e a colher os frutos da série recordista de 13 vitórias seguidas no campeonato que mantêm vivo o sonho do título nacional, mesmo depois do desaire na Luz.

Depois de Mossoró ter sido eleito o melhor jogador do mês de Março pelo sindicato de jogadores profissionais, ontem foi a vez de Lima ser distinguido como o jogador mais valioso da Liga Portuguesa, do mês de Março, numa votação oficial feita mensalmente pelo próprio organismo.

O avançado do Sp. Braga, melhor marcador do campeonato com 19 golos, viu o seu valor reconhecido numa votação feita pelos treinadores de todos os clubes que militam na primeira e segunda ligas portuguesas, e pelos utilizadores registados no site oficial da Liga.

Avançado já tinha ganho o galardão de Fevereiro

O avançado brasileiro repete assim a proeza já alcançada no passado mês de Fevereiro. A entrega do galardão será entregue pela Liga antes do início do jogo com o FC Porto, de sábado.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Ruben Amorim queria mas ainda não vai dar
REGRESSA DEPOIS DO FC PORTO
   
Ruben Amorim queria muito defrontar o FC Porto, mas não vai dar! O médio continua a evoluir da lesão muscular que sofreu, mas isso não é suficiente para ser já uma opção de Leonardo Jardim no jogo de sábado à noite.

Amorim tem cumprido esta semana um plano de trabalho diferente, com notória evolução, mas ainda nem sequer está na fase de reintegração progressiva nos exercícios normais do plantel. Mantém-se, por isso, em trabalho específico, no ginásio e no relvado, com a companhia de Paulo Vinícius, este em recuperação de um problema de longa data depois da operação ao joelho direito em dezembro.


Yazalde espera voltar a Braga
ESTÁ CEDIDO PELOS BRACARENSES

Emprestado pelo Sp. Braga ao Rio Ave, Yazalde tem justificado com golos a aposta que os arsenalistas fizeram nele. O avançado, de 23 anos, espera continuar a ajudar os vila-condenses, mas pisca o olho a um possível regresso à cidade dos arcebispos. "Ainda não estou a pensar no meu futuro, embora admita que seria agradável representar o campeão nacional", confessou, perspetivando um final de época recheado de sucessos para o Sp. Braga.

No plano desportivo, a turma de Carlos Brito goleou os juniores do clube por 5-0. Os golos da vitória foram apontados pelo veterano Jorginho (2), os avançados Anselmo e Mendes e ainda o lateral Zé Gomes.


RECORD

JotaCC

Jacques
"Lima faz falta à seleção portuguesa"

Nomear um defeito de Lima numa época tão produtiva parece ser quase impossível. O avançado leva 19 golos no campeonato, lidera a lista dos melhores marcadores da prova e, até sábado, somava nove encontros consecutivos a faturar. Mas Jacques vê um. "É pena não ser português", aponta a O JOGO o antigo pontas-de-lança, que teve passagens de sucesso por Braga e FC Porto, dois clubes que, por isso, segue com particular atenção desde que pendurou as chuteiras (1991/92). Afinal, uma das maiores lacunas do país nos últimos anos tem sido a produção de dianteiros de qualidade. E, segundo o português nascido em Casablanca (Marrocos), o Pistoleiro de Monte Alegre, que em dezembro admitia ao jornal dos arsenalistas ter ponderado a hipótese de se naturalizar, tem-na em abundância. "O Lima é um jogador inteligente, rápido e oportuno. É o avançado mais completo do campeonato, porque não se limita a ficar na área à espera que a bola lhe chegue. É um jogador como o Lima que faz falta à seleção portuguesa", observa.

A avaliação de Jacques é baseada no que vai vendo somente pela televisão, uma vez que tem poucas possibilidades de percorrer os 650 quilómetros que separam o Algarve de Braga para ver Lima jogar. No entanto, mesmo nessas condições fica com a ideia clara de que Lima tem potencial para chegar a um dos denominados três grandes. Aliás, o antigo avançado confessa-se algo surpreendido pelo facto de o FC Porto ainda não lhe ter lançado a rede. "Os bons jogadores não são só aqueles que fazem 20 golos por temporada. É preciso ter caráter e o Lima não engana ninguém. O presidente Pinto da Costa devia olhar mais para ele", refere, em jeito de conselho para o líder do clube azul e branco, que no verão de 1981 não deixou passar em claro um campeonato estrondoso do ex-bracarense, culminado com 17 golos marcados e o título de segundo melhor marcador da competição.

Até fevereiro, esse registo de Jacques figurava como o segundo melhor da história do clube minhoto. Só Chico Gordo, em 1977/78, tinha feito mais golos (21) numa edição do campeonato. Um recorde que Lima (19) ainda persegue, mas que irá bater, pois o português acredita que "um recorde não dura eternamente". "Fico satisfeito que ele me tenha ultrapassado. Sabia que mais tarde ou mais cedo alguém o iria conseguir", revela Jacques, que desconhecia a apetência do brasileiro para picar o ponto contra os dragões (é a principal vítima em Portugal). Mas assim que O JOGO lhe indicou esse dado [ver quadro à parte], formulou de imediato um desejo. "Então gostava que ele fizesse cinco golos e o FC Porto outros cinco", revela o ex-dianteiro, que tem dificuldades em optar por um dos dois emblemas para ser campeão. "Se soubesse que o Braga acabava em primeiro se ganhasse ao FC Porto, gostava que fossem eles a ganhar no sábado; se ganhassem o jogo e o título fosse parar ao Benfica, então preferia mais que fosse o FC Porto a ganhar", refere.


Renovação adiada para o final da época

Com o Braga envolvido na luta pela conquista do título com FC Porto e Benfica, António Salvador não quer ver nenhum jogador desviar as atenções da concretização desse objetivo. Por isso, a conclusão do processo de renovação de Lima, que se arrasta quase desde os primeiros dias de setembro de 2011, momento em que o brasileiro viu gorada a saída para o estrangeiro, ficou adiada para o final da temporada. Por essa altura as duas partes prometem voltar a reunir-se para discutir o assunto e analisar em que condições a ligação, muito pretendida por ambas, poderá estender-se. Recorde-se que o avançado tem contrato até 2013 e uma cláusula de rescisão a rondar os cinco milhões de euros.


Segredo para o sucesso é marcar em primeiro

Sofrer um golo do Braga antes de marcar é meio caminho andado para uma equipa ver escapar a vitória num jogo. Os Guerreiros do Minho são fortíssimos a jogar em posição de vantagem e, até agora, ainda não perderam qualquer encontro sempre que chegaram primeiro ao golo. A percentagem de sucesso atinge os 94 por cento e é uma das mais altas da presente edição do campeonato português. Só o FC Porto, com quem se batem no sábado pelo primeiro lugar na competição, tem um registo semelhante, relegando para um plano secundário Benfica (93) e Sporting (92), os outros dois clubes que conseguem uma taxa de sucesso superior a 90 por cento.

O pior resultado averbado pelo Braga quando marcou primeiro num embate do campeonato foi um empate. O Benfica foi o autor dessa verdadeira "proeza", ainda na primeira volta da competição, respondendo ao golo inaugural de Lima somente à entrada para o último quarto de hora do encontro realizado na Pedreira, por intermédio de Rodrigo. Os bracarenses podem mesmo gabar-se de terem faturado primeiro que o adversário na totalidade dos desafios realizados na condição de visitado, o que acabou por lhes valer a obtenção de 11 triunfos, sete dos quais consecutivos.

Já o inverso, ou seja, quando é o opositor a colocar-se em posição de vantagem, acaba por ser um pouco problemático para a equipa de Leonardo Jardim. A percentagem de sucesso quando tal acontece cai para os 43 por cento, embora em 14 por cento das restantes ocasiões em que se viu em desvantagem até tenha evitado a derrota, como sucedeu em Guimarães.

Jogos em que marcou primeiro

Marítimo (C) 2-0 V

V. Setúbal (F) 1-0 V

Gil Vicente (C) 3-1 V

Nacional (C) 2-0 V

Feirense (C) 3-0 V

Benfica (C) 1-1 E

P. Ferreira (C) 5-2 V

Beira-Mar (F) 2-1 V

Sporting (C) 2-1 V

Rio Ave (C) 2-1 V

V. Setúbal (C) 3-0 V

Gil Vicente (F) 3-0 V

V. Guimarães (C) 4-0 V

Leiria C) 2-1 V

Feirense (F) 4-1 V

Académica (C) 2-1 V


Salino somente para o ano

Se existiam esperanças num possível regresso de Salino na parte final da época, a assessoria de Imprensa do jogador tratou de as extinguir. Aliás, é por essa razão que o empresário do jogador, Felipe Fortuna, já está a caminho de Portugal. "Vou para apoiar o Salino. Ele está a sofrer bastante por não poder ajudar dentro de campo", revelou o agente.


Heróis de 66 homenageados

Uma parte do plantel do Braga que em 1966 conquistou a Taça de Portugal, o troféu mais importante da história do clube, vai ser alvo de uma homenagem no sábado, no Campo do Celeirós. Os ex-atletas arsenalistas vão ainda aproveitar a presença no local para entregar os prémios relativos a um torneio de jovens organizado pelo Celeirós e o Aveleda.


O duelo dos escolhidos

Quando Pinto da Costa os destacou, Leonardo Jardim cumpria a época de estreia na Liga, ao leme do Beira-Mar, enquanto Vítor Pereira era adjunto de André Villas-Boas no FC Porto, depois de experiências como treinador principal em equipas de escalões inferiores. Mesmo com tamanho elogio, que os elevou imediatamente para um patamar de expectativa mais elevado, nada fazia prever uma ascensão tão rápida. Ao ponto de, 15 meses após a afirmação, estarem na luta pelo título.

Quem os conhece bem de perto, porém, não ficou surpreendido. É o caso de Pedro Ribeiro, empresário de jogadores que é amigo de infância do treinador portista e responsável pelo ingresso do bracarense no Chaves, em 2007/08. "Há muitos anos que eu dizia que iam chegar longe. Referenciei-os aos mesmos clubes", afirma, diferenciando as formas como um e outro definiram os respetivos percursos. "O Vítor Pereira sempre me garantiu que ia chegar lá cima. E conseguiu-o por ter acredito sempre nas suas capacidades; lutou muito por aquilo que queria. Já o Leonardo Jardim foi estabelecendo etapas, pensou passo a passo. Lembro-me de ele me dizer, quando foi para o Chaves, que se na época seguinte não estivesse na II Liga regressava à Madeira. No Beira-Mar, disse-me o mesmo em relação à I Liga e repetiu-o, caso não estabilizasse o clube", revela Pedro Ribeiro.

Falando de dois técnicos "reservados" e que dão "muito valor à família e aos amigos", o agente reconhece que ambos têm formas diferentes de liderar e também de abordar o jogo. "Em termos de planeamento da época, trabalho semanal e observação dos adversários, levam tudo ao pormenor e são iguais. Ambos gostam de montar estruturas defensivas fortes, mas o Vítor Pereira valoriza mais a posse de bola e o Leonardo Jardim aposta nas transições rápidas. Digamos que o Leonardo Jardim se foca mais no resultado, é mais frio e realista, enquanto que o Vítor Pereira pensa mais na forma", distingue, considerando "injustas" as críticas de que tem sido alvo o técnico dos dragões. "O FC Porto perdeu uma referência, o Falcao, e isso teve influência em quatro ou cinco jogadores. Além disso, não é fácil gerir um plantel em que vários jogadores querem sair", refere Pedro Ribeiro, que tem uma certeza em relação ao jogo de sábado. "Eles adoram conviver com a pressão e o risco", assevera.

Valença, médio do Espinho, é dos poucos jogadores que trabalharam com ambos: no Camacha, com Leonardo Jardim, e nos tigres, com Vítor Pereira. "Taticamente, o Vítor Pereira foi o melhor treinador que tive. Foi com ele que aprendi os detalhes do futebol. É um bom coração, talvez sério de mais para andar nisto. O Leonardo Jardim é mais líder", analisa o trinco brasileiro.


Contestação com pontos comuns

No FC Porto, foram sempre colocadas algumas dúvidas em torno de Vítor Pereira, que foi alvo de grande contestação sobretudo nas duas séries de três jogos sem ganhar que a equipa viveu na primeira metade da época. No segundo destes ciclos, os dragões acabaram por ser eliminados da Taça de Portugal em Coimbra, com uma derrota por 3-0, e por essa altura Vítor Pereira ficou numa situação frágil, passando a respirar muito melhor através da resposta dada na Liga dos Campeões logo a seguir: vitória por 2-0 na casa do Shakhtar Donetsk. Leonardo Jardim também foi criticado, e muito, pelos adeptos no Braga no início da época, primeiro no empate (0-0) em Coimbra e, depois, na derrota (3-2) no Dragão. Passou uma volta e tudo mudou.


O JOGO

JotaCC

Yazalde: «Seria agradável representar o campeão nacional»

Yazalde está pela segunda temporada consecutiva emprestado ao Rio Ave mas o avançado português confessa que gostaria de voltar ao SC Braga na próxima temporada, com os minhotos como campeões nacionais.

«Ainda não penso no meu futuro, mas admito que seria agradável representar o campeão nacional», afirmou o jogador de 23 anos.

Contratado em 2008/2009 ao Varzim, Yazalde não teve oportunidade para conquistar um lugar nos bracarenses, tendo sido emprestado na altura ao Rio Ave. Na época seguinte foi cedido ao Olhanense e nos últimos dois anos voltou a representar a formação de Vila do Conde.

Esta época é o segundo melhor marcador da equipa orientada por Carlos Brito no campeonato com sete golos, apenas atrás de João Tomás, que tem mais um tento apontado.

ZEROZERO

Bruno3429

Ukra e Imourou em silêncio durante visita social
Por António Casanova

O plantel do SC Braga vai estar em silêncio até ao jogo de sábado com o FC Porto. Isso mesmo foi possível constatar durante uma visita de Ukra e Imorou ao Centro Social e Paroquial de São Lázaro, no centro da cidade de Braga, onde foram recebidos por várias dezenas de crianças.

A mensagem é de concentração total no jogo e contribuir o mínimo possível para o «ruído» em torno do embate com o FC Porto. Só mesmo Leonardo Jardim, na habitual conferência de Imprensa de véspera aos jogos, falará publicamente.

De resto, a tarde foi de grande confraternização com as crianças, que se apresentaram praticamente todas equipadas a rigor com as cores do SC Braga. Exceção feita para um jovem adepto do... FC Porto e outro do Boavista.

A Bola

Bruno3429

Hugo Viana eleito o melhor jogador de março pelos adeptos bracarenses
SC Braga

Hugo Viana está em forma e as prestações do médio não passam despercebidas aos adeptos do SC Braga que derão o título de «melhor jogador do mês de março» numa votação realizada na rede social Facebook oficial do clube.

Viana leva já 39 partidas esta temporada com a camisola do SC Braga, tendo apontado seis golos.

Zerozero