News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Professora de Jardim de infância troca letra de musica para "Viva o Benfica"

Started by miguel_afonso, 22 de March de 2012, 15:07

Previous topic - Next topic

miguel_afonso

Abro este tópico porque, após uma pesquisa não consegui encontrar o tópico onde se falou de um miúdo, que vestido com a camisola do Benfica não conseguiu entrar numa sessão de autógrafos do Braga!

Na altura todos os desportivos e mais alguns jornais deram atenção ao caso. Foi a escola que optou por não deixar o miúdo entrar na sala, houve membros a favor, outros contra. Foram vários os blogs que nos acusaram de por em causa a liberdade de expressão. Digamos que bastante tinta rolou...

Veremos o que acontece neste caso, em que uma Educadora de infância troca a letra do "atirei o pau ao gato", para que esta contenha a expressão "viva o Benfica"...

Aqui fica a noticia:

Agrupamento de Escolas da Ericeira em Mafra
Pai faz queixa de "Viva o Benfica"


A inclusão da expressão 'viva ao Benfica' na cantilena "atirei o pau ao gato" de um jardim-de-infância da Ericeira, Mafra, motivou a queixa de um pai ao Ministério da Educação, por desrespeitar a pluralidade de gostos.
Por:João Saramago

Na queixa enviada, a que a agência Lusa teve hoje acesso, Eduardo Mascarenhas, pai de uma menina de quatro anos, manifestou-se contra o facto de a educadora ter feito uma adaptação, ao ensinar as crianças a cantar "vai-te embora pulga maldita/batata frita/viva o Benfica" várias vezes ao dia.

O encarregado de educação, que se apresenta como um adepto não muito "ferrenho" do Futebol Clube do Porto, considera que se trata de uma "situação de lavagem e de indução ao comportamento" das crianças alimentada pela educadora e pelos responsáveis do agrupamento, todos benfiquistas.

"Compromete os valores fundamentais da escola, ou seja, o respeito pela diferença e pela individualidade, o fomento da pluralidade de gostos e o civismo", refere na queixa, lembrando que "a escola deve ser um espaço onde nem política, nem religião, nem clubismos desportivos devem ser alimentados".

Contactado pela Lusa, o director do Agrupamento de Escolas da Ericeira, Alfredo Carvalho, optou por não prestar declarações.

Do agrupamento, o pai da menina, que frequenta o jardim de infância de Santo Isidoro, diz que tem vindo a receber como resposta que a maioria das crianças é do clube: De um total de 13 crianças da sala, apenas duas não são benfiquistas.

Eduardo Mendes disse à Lusa que detectou a alteração à letra da cantilena logo no início do ano, mas a situação tem vindo a agudizar-se, ao interferir nas relações entre os alunos.

Depois de a educadora lhe ter alegadamente respondido que "quem está mal, muda de escola" e de ter tido uma reunião sem sucesso com a direcção do agrupamento, o docente tenciona transferir a filha para outro estabelecimento.

A queixa foi enviada ao Ministério da Educação, Inspecção Geral de Educação, Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo e Agrupamento de Escolas da Ericeira.


in CM

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/pai-faz-queixa-de-viva-o-benfica

euxinha

Completamente de acordo com este pai. O que a educadora fez é completamente anti-pedagógico. Num momento em que é dada uma enorme importância à área da formação pessoal e social, nomeadamente em questões de passagem de valores, esta educadora quebrou uma série deles, em particular o respeito pela opção de escolha.

spinto

a proibição do miúdo com a camisola do benfica foi em Celeirós numa visita á escola
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

jacm

Este é um caso muito diferente do que o que aconteceu em Celeirós. Em Celeirós, ao jovem foi-lhe recomendado que não entrasse numa sessão de autógrafos, ou seja numa actividade fora do contexto escolar, do S.C.Braga com a camisola do SLB, e apenas isso e muito bem. No resto do dia o jovem circulou pela escola com a camisola quantas vezes lhe apeteceu.
POR UM BRAGA CAMPEÃO

rvx

Quote from: spinto on 22 de March de 2012, 16:47
a proibição do miúdo com a camisola do benfica foi em Celeirós numa visita á escola

Aposto que, todos os dias, vêem-se miúdos com camisolas de outros clubes nas escolas. O que esteve em causa aí não foi isso, mas sim o facto de a ter levado para um evento do Braga. Sinceramente, não é preciso grande esforço para perceber que se trata de uma provocação, e, portanto, os professores fizeram muito bem em evitar qualquer tipo de problemas.

miguel_afonso

Quote from: jacm on 22 de March de 2012, 17:06
Este é um caso muito diferente do que o que aconteceu em Celeirós. Em Celeirós, ao jovem foi-lhe recomendado que não entrasse numa sessão de autógrafos, ou seja numa actividade fora do contexto escolar, do S.C.Braga com a camisola do SLB, e apenas isso e muito bem. No resto do dia o jovem circulou pela escola com a camisola quantas vezes lhe apeteceu.

Estou completamente de acordo, mas se na altura essa situação criou tanto celeuma e fez correr tanta tinta em jornais com artigos de opinião e tudo, quero ver o que vai acontecer agora....