News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/03

Started by JotaCC, 14 de March de 2012, 07:08

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Invasão à Feira preparada

Está a preparar-se uma verdadeira invasão a Santa Maria da Feira. As hostes do Sp. Braga estão animadas pela extraordinária campanha que a equipa tem realizado na presente temporada e, como tal, são muitos os que querem assistir in loco ao próximo confronto dos 'Guerreiros do Minho' no campeonato.
A pensar nesse desejo dos seus adeptos, a direcção arsenalista pediu ao Feirense que disponibilizasse 3500 bilhetes para a partida do próximo sábado, ou seja, mais de metade da lotação do Estádio Marcolino de Castro.

É a onda vermelha e branca dos guerreiros do Minho que aponta baterias para mais uma conquista, no sentido de prolongar o recorde de onze vitórias consecutivas.
A motivação está em alta, as expectativas também, mas os sentimentos que verdadeiramente enchem o peito dos bracarenses são a crença e a esperança. Sócios, adeptos e meros simpatizantes acreditam que é possível alcançar um feito em tempos considerado utópico e querem agora transmitir à equipa, a todos os jogadores do plantel, que é possível, só têm que acreditar.

Não há dúvida que no sábado, mais de metade do estádio vai estar pintado pelo crente verme-lho e branco dos 'Guerreiros do Minho'. Resta agora transmitir esse querer, essa vontade e essa alma aos guerreiros em campo.



Fábrica de campeões na região do Minho

Durante três horas o Parque de Exposições de Braga (PEB) tornou-se num palco onde desfilaram campeões. Os princípios que deram origem aos Troféus Desportivos 'O Minhoto', sob a organização "A Nossa Terra", mantêm-se intactos no sentido de dar a conhecer e prestar a devida homenagem aos clubes, atletas, dirigentes e treinadores.

Na plateia, representantes das autarquias, que são a mola deste sucesso, aplaudiram e sentiram- -se igualmente parte integral do sucesso. Vale a pena! Vale a pena apostar no desporto e na formação. "Só na região do Minho temos 35 mil atletas federados", lembrou José Ferreira, da comissão organizadora. Acresce a este número os árbitros, dirigentes e treinadores, calculando-se que se possa chegar aos 40 mil agentes que estão directamente envolvidos no fenómeno desportivo. E foi nesse sentido que abriu as hostes da gala, com aplausos para os 39 mil que não estavam presentes.

No papel de anfitrião, Vítor Sousa, vice-presidente da câmara de Braga, vincou o papel das autarquias no apoio directo às instituições desportivas, congratulando-se pela realização desta Gala em Braga integrando o programa da Capital Europeia da Juventude. "É um casamento perfeito entre a juventude e desporto", assinalou o vice-presidente da câmara de Braga.
No seguimento dos números, é possível constatar que na região do Minho existem campeões nacionais em 35 modalidades diferentes.

Mas os feitos são reconhecidos além-fronteiras com títu los europeus e mundiais. Foi nesse âmbito que houve lugar ao reconhecimento dos Campeões da Europa em canoagem Emanuel Silva, Fernando Pimenta, Nuno Barros e João Ribeiro. Ana Rita Rodrigues é Campeã da Europa de Juniores em Fosso Olímpico, Rui Sousa Campeão do Mundo e da Europa em Jetski e Luís Gonçalves (CERCIFAF) campeão da Europa em Atletismo. Natural de Cabeceiras de Basto, Luís Gonçalves subiu duas vezes ao palco, sendo ainda distinguido com o Troféu Desporto Adaptado.

Consagração de atleta que tem mais de mil medalhas

O Troféu Consagração visa destacar uma carreira no desporto. O grande vencedor em 2012 foi Henrique Baixinho, 50 anos, atleta de Remo do SC Caminhense, que junta no seu currículo mais de mil medalhas, uma presença nos Jogos Olímpicos e ainda a participação em vários Campeonatos do Mundo.

"Desde o início da minha carreira que tento conseguir os 50 títulos nacionais, participar num Campeonato do Mundo e ir aos Jogos Olímpicos. Consegui tudo isso, ao fim de 40 anos a remar", contou Henrique Baixinho, depois da distinção que foi alvo pela organização dos troféus desportivos 'O Minhoto'.

Na hora da felicidade, Henrique Baixinho fez questão de dedicar este troféu ao irmão, João Baixinho, que faleceu há um ano e também praticava remo. "Tenho mais de mil medalhas e vários troféus e este será para juntar a esses. Gostava de dedicar este troféu ao meu irmão que faleceu há um ano e também era remador", contou Henrique.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Gestão de alto risco
JARDIM TEM 21 JOGADORES DISPONÍVEIS

No seu caminho até ao sonho o Sp. Braga de Leonardo Jardim tem a fase mais decisiva daqui a três jornadas, quando visitar a Luz e antes de receber o FC Porto, mas até lá a gestão do treinador está novamente à prova.

Se conseguir, pelo menos, manter este rumo, a par dos encarnados e a um ponto dos dragões, é crível que o assumir da candidatura ao título seja uma realidade na tal jornada dupla de gigantes em plena semana da Páscoa, mas a grande preocupação deste momento é gerir um grupo que já sofreu muito no passado e continua a sofrer no presente no que respeita a casos clínicos.

RECORD

JotaCC

Vale a pena fazer bluff

Dispensam-se questões criativas nos próximos tempos na esperança de obter como "sound-bite" um retumbante anúncio da candidatura do Braga ao título. Volta e meia, alguns profissionais (Lima e Djamal) assumem, por entre dentes, essa vontade, mas a posição oficial do clube continua a apontar, estrategicamente, noutro sentido. As chamadas perguntas de algibeira esgotaram-se mais depressa do que os argumentos invocados para sublinhar a ideia de que a equipa jamais estabeleceu como meta atacar o primeiro lugar e nem a colagem ao líder FC Porto, agora à distância de apenas um ponto, alterou o discurso cauteloso dos arsenalistas, que parece remeter para a contenção verbal praticada pelo Boavista em 2000/01. Face à vantagem pontual sobre os mais diretos perseguidores, sobretudo o FC Porto, Jaime Pacheco admitiria, pela primeira vez, em meados de março, que o título era uma hipótese e o desfecho do campeonato bateu certo. Semelhanças com o Braga? Contactados por O JOGO, os ex-axadrezados Silva, Rui Bento e Jorge Couto identificaram circunstâncias diferentes e, por isso, compreendem as cautelas dos minhotos.

Atento à ponta final do campeonato, Jorge Couto lembra, desde logo, que o Braga está demasiado cercado por FC Porto e Benfica para transparecer já para o exterior o que deseja o balneário. "O Braga deverá manter a estratégia até ao fim, porque o FC Porto e o Benfica estão muito próximos. Em 2000/01, o título só foi disputado pelo Boavista e FC Porto", recordou. Já o "pistoleiro" Silva, outrora também arsenalista, considera que a prudência do Braga tanto joga a favor dos seus jogadores como se transforma num pesado fardo para FC Porto e Benfica. "Fazem muito bem em não assumir a candidatura ao título, porque tiram o peso de cima dos jogadores que não ainda foram campeões. Além disso, jogam a responsabilidade para os clubes que vão na frente", alega o brasileiro. Rui Bento, ex-treinador do Beira-Mar, até admite que uma mudança imediata de discurso seria um prémio justo para os jogadores, o reverso da medalha seria duro. "A pressão que resulta de assumir uma candidatura é enorme", testemunhou.

Voz da experiência

"O Braga faz muito bem em não assumir a candidatura ao título, porque tira o peso de cima dos jogadores que ainda não foram campeões. Além disso, joga a responsabilidade para os clubes que vão na frente".

Silva, Campeão 2000/01

"Não ficaria mal ao Braga mudar a mensagem, porque seria sinal que acreditam no trabalho que estão a fazer. Mas percebo que não o façam, porque a pressão que resulta de assumir uma candidatura é enorme".

Rui Bento, Campeão 2000/01

"O Braga deverá manter a mesma estratégia até ao fim, porque o FC Porto e o Benfica estão muito próximos e a lutar pelo mesmo objetivo. Em 2000/01, o título só foi disputado pelo Boavista e FC Porto".

Jorge Couto, Campeão 2000/01


Dúvidas alimentam a vontade de ganhar

Estar no primeiro, no segundo ou no último lugar não interfere em nada com a forma de trabalhar de um plantel. Mas se colocarem em causa a sua capacidade para atingir um determinado objetivo, como Rui Bento diz ter acontecido com o Boavista em 2000/01, o efeito pode revelar-se devastador... para o adversário. "Depois de nos acusarem de termos medo de assumir a candidatura, começaram a duvidar sobre a nossa capacidade para aguentar a pressão de lutar pelo título até ao fim. Isso foi dando força ao plantel, que já entrava nos jogos determinado a provar que essas pessoas estavam erradas", contou o antigo médio boavisteiro, com quem Silva mostrou estar em perfeita sintonia. "Como jogávamos quase sempre primeiro que o FC Porto, dávamos o máximo para mostrar o nosso valor e os adversários já sabiam que tinham de correr e suar muito para nos ganhar. Mentalmente éramos muito fortes e nada nos abatia", garantiu.

Em 1998/99 o Boavista já havia passado por uma situação idêntica. Na altura os axadrezados também assumiram uma candidatura ao título - entretanto ganho pelo FC Porto -, mas, segundo Jorge Couto, foram outras forças a impedir o clube de o vencer. "Há sempre a hipótese de um jogo menos bom ou apanhar-se uma arbitragem estranha, como aconteceu connosco em Faro, em que o Farense empatou com um penálti inexistente já nos descontos", recordou o antigo extremo.


Leonardo Jardim ganha sempre contra o Feirense

Na Liga ZON Sagres ou na Orangina, pelo Braga ou pelo Beira-Mar, Leonardo Jardim conseguiu encontrar sempre a melhor estratégia para ultrapassar o Feirense. O treinador madeirense já defrontou por três ocasiões a equipa de Santa Maria da Feira desde que se mudou para o continente e, além de ter ganho sempre, pode gabar-se de nunca ter sofrido golos. Na primeira volta, por exemplo, venceu por 3-0, com os golos do Braga a serem apontados por Nuno Gomes, Alan e Ewerton, três jogadores que não vão constar da equipa titular (os últimos dois estão lesionados, o avançado deve começar o encontro no banco de suplentes). Jardim tentará manter a tradição no sábado e, por isso, esteve recentemente no Estádio Marcolino de Castro a fazer o trabalho de casa. Na penúltima jornada, o treinador arsenalista viu o jogo Feirense-Académica, curiosamente, os dois próximos adversários dos Guerreiros do Minho no campeonato.


Central Samuel é o único reforço ainda por estrear

Apresentado nos últimos dias de janeiro, Samuel espera ansiosamente por uma chamada de Leonardo Jardim. Apesar de estar a treinar normalmente, o central ex-Anderlecht foi o único reforço dos arsenalistas no mercado de inverno que nunca integrou uma convocatória.


Preço dos bilhetes não vai evitar a invasão à Feira

Apesar de o preço dos bilhetes não agradar a uma parte dos adeptos, os responsáveis do Braga acreditam que cerca de dois mil poderão deslocar-se a Santa Maria da Feira no sábado. Os ingressos estão à venda até sexta-feira e custam 15 euros. O pack viagem fica por 22.


Adeptos custam quase doze mil euros


O mau comportamento dos adeptos originou um total de 11 825 euros de multas aos clubes, com o Benfica e Sporting a serem os mais penalizados, com 2500 euros cada. FC Porto (2300), Braga (1650), V. Guimarães (1450) e Marítimo (550) foram os restantes clubes da I Liga a sentirem a mão pesada do Conselho de Disciplina da FPF. Na II Liga, Moreirense e Atlético foram multados em 200 euros cada, e Leixões em 475. Em relação aos jogadores suspensos por um jogo na I Liga, a lista é a seguinte: Cris, Miguel Pedro e Diogo Cunha (Feirense); Elvis (Leiria); Hulk (FC Porto); Diogo Melo e Habib Sow (Académica); Hugo (Beira-Mar); Ricardo e Michel (P. Ferreira); Maxi Pereira (Benfica); Todorovic e Claudemir (Nacional). Na II Liga, os atletas castigados com um jogo são os seguintes: Vasco Matos e Pedro Pereira (Aves); Licá (Estoril); Marco Freitas (U.Madeira); Filipe Gonçalves e Bru (Moreirense); Oliveira (Oliveirense); Paulo Tavares (Leixões); Zezinho e Fofana (Covilhã).

O JOGO

JotaCC

Dragão e Funchal anfitriões

No sábado, o tricampeão FC Porto recebe o Águas Santas (18h00) e o ABC joga no Funchal com o vice-campeão Madeira SAD (17h00). Na classificação, o FC Porto é líder, com 33 pontos, o Sporting, segundo, e Benfica, terceiro, ambos com 30, seguidos pelo Águas Santas (29) e, por fim, ABC e Madeira, também em igualdade pontual (28).


O JOGO

Bruno3429

Pires marca para regressar à I Liga
PEDRO PEREIRA

Aos 30 anos, Pires sente que vive um dos melhores momentos da sua carreira, algo que se tem visto em campo e que tem consequências no segundo lugar que o Aves ocupa na tabela. Onze golos até ao momento, são o melhor registo pessoal nas competições profissionais do autor dos dois golos que no sábado colocaram um ponto final à série invicta do líder Estoril. "Acredito que tenho aprendido com os anos que levo no futebol e isso vê-se dentro do campo. É recompensador ver os frutos, individual e coletivamente", diz o avançado que vê a subida como um objetivo palpável. "Somos um grupo homogéneo, muito coeso, sob orientação de um líder forte. Estamos bem posicionados e não vamos virar as costas, mas nesta Liga não há certezas", afirma Pires, que vê a visita aos Açores como um barómetro para o plantel avense. "O Santa Clara é muito forte em casa, está a atravessar um bom momento e para nós há a viagem até lá. Acho que se vencermos nos Açores será uma prova de que estamos preparados para tudo", explicou o atacante que já há dois anos conseguiu a subida pelo Portimonense, uma época na qual consegue encontrar semelhanças com a atual. "Na altura também não éramos favoritos à subida de divisão, tal como agora. Seria ótimo voltar à I Liga, pois é onde gostaria de jogar as minhas últimas épocas como profissional", rematou Pires.


"Este Braga é capaz de tudo"

Pires não esquece a sua passagem pelo Braga e os três anos que passou na equipa B. Por isso, é com entusiasmo que vê o momento dos bracarenses, mas sem surpresa. "A principal arma do Braga é a sua estrutura, que é muito forte e profissional, o que, naturalmente, dá resultados", afirmou o avançado avense, que não vê limites para os arsenalistas. "Este Braga é capaz de tudo. Mostrou-o na época passada e está a demonstrá-lo agora. Tudo é possível", afirmou.

O Jogo