News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 08/03

Started by JotaCC, 08 de March de 2012, 07:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Vingar o primeiro carrasco

Vingar o primeiro carrasco da época. No próximo sábado, o Sp. Braga recebe a União de Leiria moralizado pelo segundo lugar do campeonato, pelos três pontos apenas de distância para o líder FC Porto, pela série brilhante de dez vitórias consecutivas e com a motivação extra de 'vingança'. A próxima jornada oferece a possibilidade aos bracarenses de vingarem a primeira de duas derrotas sofridas até ao momento na competição.

A equipa de Manuel Cajuda - que se estreou à frente dos leirienses, precisamente, no duelo com os arsenalistas - foi a primeira a impor uma derrota ao Sp. Braga, em jogo da 7.ª jornada, em Leiria, com um golo solitário de Luís Leal.

Da equipa que alinhou em Leiria, houve, entretanto, uma total remodelação, sendo que apenas quatro jogadores se mantêm no actual onze de Jardim agora à 22.ª jornada: Quim, Salino, Alan e Mossoró. Ewerton, Baiano, Imorou, Paulo Vinícius, Mérida, Djamal e Carlão foram os restantes eleitos desse encontro. Três estão lesionados, outros três sentam-se no banco e Fran Mérida já nem faz parte do grupo. Recorde-se que Lima, o artilheiro da equipa, entrou apenas aos 67 minutos.

O segundo carrasco chega a Braga no início de Abril. A segunda derrota da época foi no Dragão, em casa do FC Porto, na jornada onze, por 3-2, fruto de um bis de Hulk e golo de Kléber.
Desde esse dia - 27 de Novembro - os arsenalistas tornaram-se imparáveis e nunca mais conheceram o sabor da derrota. Somam dez triunfos consecutivos e a melhor série da Liga. Para ajudar a vingar a derrota de Leiria, junta-se o factor casa. No Estádio AXA, em jogos da Liga, o Sp. Braga ainda não perdeu.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

O génio de Leonardo
TREINADOR APOSTOU SEMPRE NA INABALÁVEL FÉ NO RIGOR

Já teve direito a "bocas" no avião de regresso da viagem a Maribor, onde empatou. Foi pública a "espera" depois de Coimbra, onde também empatou, mas Leonardo Jardim sempre foi o primeiro a encarar tudo com grande serenidade.

O treinador que, pasme-se, chegou a ser contestado em Braga é agora idolatrado pela forma como colocou a equipa a espantar o país com o seu futebol seguro e direto ao que mais importa: resultados!

Há dez vitórias consecutivas que contam o resto da história, mas é preciso também perceber como Jardim deu a volta ao "esquema", segurando um plantel cheio de nomes experientes com um simples predicado: a palavra perder é proibida no balneário.

RECORD

JotaCC

"Este Braga pressiona sem medo"

Salvo as devidas distâncias, incluindo orçamentos e classificações, o Braga que não pára de ganhar há 10 jornadas está apenas a mais uma vitória de se assemelhar ao Sporting de 1990/91, que figura em quarto lugar no ranking das melhores séries triunfais do futebol português. Era o Sporting de Ivkovic, Luisinho, Oceano, Balakov ou Jorge Cadete, entre outras estrelas, e tinha a chancela de Marinho Peres. Em declarações exclusivas a O JOGO, o treinador brasileiro, momentaneamente retirado do futebol, mostra-se encantado por esta inesperada ameaça e até faz votos para que a equipa arsenalista supere a sua marca. "Nossa, que coisa mais linda: um time fora dos grandes centros a vencer tanto e a lutar pelo primeiro lugar! Estão de parabéns. Antes, até parecia que o futebol português só acontecia no Porto ou em Lisboa. Estou a torcer para que igualem esse recorde e possam atingir outros, de modo a conquistarem o título", testemunhou, nada surpreendido com a segunda intromissão do Braga na luta pelo primeiro lugar. "Evoluíram muito nos últimos 10 anos e, por isso, estão sempre entre os primeiros. Isso deixa-me contente; é impressionante como é que um clube fora dos grandes centros consegue sozinho essa afirmação", vincou.

O treinador abre, porém, um parêntesis na imagem de solidão mal se recorda da relação de vizinhança entre Braga e Vitória de Guimarães, onde chegou a trabalhar. "Nessa altura, o Vitória era uma equipa mais forte do que o Braga. A rivalidade era violenta, embora com muito respeito. Julgo que isso tem ajudado a um crescimento mútuo, só que o Braga foi mais longe na Liga Europa", apreciou. No plano interno, as vítimas vão-se acumulando e o Benfica, em igualdade pontual com os minhotos, quase entrou na lista quando jogou na Pedreira. Pela televisão, Marinho Peres ficou de boca aberta. "Gostei muito da forma como o Braga pressiona o adversário. Tem uma cultura ganhadora muito forte, típica de um clube que quer ser grande. Pressionam muito, sem medo quando antes se limitavam a jogar lá atrás, fechadinhos", explicou.

O "mérito" vai para Leonardo Jardim, mas Marinho Peres tem a perfeita noção de que um treinador só pode ser bem sucedido se tiver "a felicidade" de trabalhar num clube "organizado". "Não espanta que tenham passado por lá o Jesualdo Ferreira, o Jorge Jesus e o Domingos Paciência", enumerou.


"Onde está o César?"

Do central Douglão, Marinho Peres já ouviu "falar"; dos outros jogadores do Braga, nem por isso, mesmo os que já passaram pelo FC Porto, Benfica e Sporting. "Não dá para fixar tanto nome", gracejou, embora certo de que não faltam compatriotas no grupo. "Há muito brasileiro no Braga. Julgo que até há bem pouco tempo eles tinham mais de 11 jogadores, não é verdade?"

De repente, o treinador lembra-se de um ex-arsenalista especial. "Aquele jogador que foi do Belenenses e chuta com a canhota. O César já terminou a carreira? Tinha uma qualidade fantástica", descreveu, referindo a César Peixoto, atualmente no Gil Vicente.


"O Figo era gordinho"

Já passaram 22 anos desde que o Sporting somou 11 vitórias seguidas para o campeonato, mas o álbum de recordações de Marinho Peres continua intacto. "Havia o Luís Figo! Teve de trabalhar muito, porque era gordinho. Meu Deus do céu, como esse cara segurava a bola. Havia o Venâncio na zaga (defesa) com o Luisinho, e o bibota Fernando Gomes. Chegámos longe nessa época", comentou, embora lamentando nunca ter sido campeão pelo clube de Alvalade. A outra mágoa, essa momentânea, foi ter visto Figo partir. "Quando o Johan Cruyff me telefonou a dizer que o Barcelona ia contratá-lo, mandei-o logo tomar banho! Aquele menino era fundamental", contou.

"Os clubes desenvolvem com campeões"


Lutar pelo título é tudo menos estranho para um lote considerável de jogadores do Braga. Nove já foram campeões nacionais pelo FC Porto, Benfica ou Sporting, nomeadamente Quim, Miguel Lopes, Custódio, Hugo Viana, Rúben Amorim, Alan, Ukra, Hélder Barbosa e Nuno Gomes, e dão que pensar a Marinho Peres. "Só pela experiência, ajuda muito. Os times campeões vão aparecendo graças a essa mentalidade ganhadora e o Braga tem-na. E depois têm aquele estádio sensacional, diferente de todos, também ajuda", apontou.

Habituado a muitos campeonatos, o treinador tem, porém, a noção de que nada é definitivo quando faltam nove jornadas para o fim do campeonato. "É cedo. Seria muito interessante que o Braga fosse campeão, mas a experiência do FC Porto e do Benfica pode fazer a diferença", argumentou, duvidando até que o atual líder da prova volte a fraquejar até à reta da meta. "O FC Porto quando dá uma caminhada na frente, não deixa ninguém passar", avisou. E o segredo de tanto sucesso rodeia uma só individualidade. "O Pinto da Costa é um dirigente muito enérgico, é quase o treinador do FC Porto", considerou.


Luís Alberto cresce

Luís Alberto está cada vez mais próximo do regresso à competição. Afastado dos relvados devido a problemas musculares desde 18 de janeiro, dia em que jogou 70 minutos na vitória por 2-0 sobre o Penafiel, a contar para a Taça da Liga, o médio brasileiro começa agora a trabalhar no sentido de recuperar o ritmo ideal. Ontem, já participou no jogo-treino contra a equipa de juniores, dando um novo sinal de que em breve voltará a entrar nas contas de Leonardo Jardim.

Contratado ao Nacional em janeiro, Luís Alberto estreou-se ante o Sporting, entrando aos 67 minutos, mas depois só voltaria a ser utilizado no tal jogo com o Penafiel.

A reintegração do médio brasileiro, embora sob vigilância médica, foi a nota de principal destaque do treino de conjunto diante dos juniores, cujo resultado não foi divulgado pelos responsáveis bracarenses. No entanto, de acordo com o que O JOGO apurou, terá terminado empatado a um golo.

Após um treino matinal, a equipa principal do Braga defrontou os juniores na parte da tarde, numa sessão que durou 50 minutos e que decorreu à porta fechada. Leonardo Jardim fez alinhar os menos utilizados contra o atual líder, com os mesmos pontos do Benfica, da Fase Final do Nacional de juniores.


Rivera acredita que será uma referência do clube

Apesar de só ainda ter jogado uma vez (foi titular e saiu aos 60 minutos contra o Beira-Mar), Edson Rivera está satisfeito com a aventura em Portugal. O internacional sub-20 mexicano sabe que é um novato no Braga e, por isso, faz da paciência um argumento para singrar. Desta forma, agarra-se às "palavras inspiradoras" de Leonardo Jardim, que lhe disse que no futuro poderá ser "uma das referências no Braga, alguém importante no clube". Em entrevista ao jornal mexicano "Récord", Rivera revelou-se motivado a continuar a trabalhar para agradar aos que apostaram nele. "Estou agradecido à equipa técnica pelo interesse com que me acompanham. Todos no clube são bons profissionais. Deram-me um contrato de cinco anos para fazer a minha adaptação e para não ter de acelerar processos. Se me tivessem metido a jogar de imediato se calhar acusaria falta de sintonia. Faço trabalho de resistência muscular, de força, para me adequar ao ritmo do jogo", afirmou Rivera, que vive em Braga com o irmão. "Aqui é tranquilo, além do mais não sou muito de sair. É uma cidade muito pequena e não há muito a percorrer", contou.


Leiria resiste há uma época

O mesmo Leiria que venceu o Braga na primeira volta do campeonato na Marinha Grande tem sido uma visita incómoda no Estádio AXA desde 2010/11. A equipa do centro do país arrancou um empate, a zero, na última jornada, e do Braga que ganhou em 2009/10 apenas resistem os brasileiros Paulo César e Alan.


Miguel Lopes à parte

Miguel Lopes  limitou-se a trabalhar de forma condicionada no dia de ontem e ficou de fora do jogo-treino contra os juniores, devido a um problema nos adutores. O lateral-direito, suplente não utilizado nos últimos quatro jogos, juntou-se assim a Ewerton, Paulo Vinícius, Baiano e Alan no lote de clientes do departamento clínico.


Dupla de visita à escola


O Braga leva a cabo esta tarde mais uma operação de charme junto dos jovens do concelho. Às 15h00, uma delegação do clube estará na Escola EB 1 da Sé, em Braga, onde dois jogadores (a designar) estarão disponíveis para uma sessão de autógrafos. A agenda bracarense tem início de manhã, com um treino à porta fechada nos campos de apoio do AXA.


O JOGO

Bruno3429

Luís Alberto integrado, Miguel Lopes condiconado
Por Pascoal Sousa 

O plantel do SC Braga realiza esta manhã, à porta fechada, nova sessão para preparar o jogo de sábado com o UD Leiria e Leonardo Jardim enfrenta outra potencial baixa para o desafio com o lantera-vermelha. O lateral-direito Miguel Lopes está a desenvolver trabalho condicionado por causa de uma lesão muscular num adutor. O problema não é, à partida, grave, mas poderá impedir o jogador de alinhar com os leirienses.

No sentido inverso, Luís Alberto está integrado, mas ainda sob vigilância médica. O médio brasileiro participou alguns minutos num jogo de treino, ontem à tarde, frente à equipa júnior, teste que serviu para dar rodagem aos futebolistas menos utilizados. Luís Alberto dificilmente será opção para o próximo encontro e só por imperiosa necessidade Jardim o chamará.

A par destes dois casos, Paulo Vinícius e Baiano recuperam de operações, Ewerton ainda não superou uma tendinopatia no adutor direito, enquanto Alan está em tratamento a uma lesão ligamentar do joelho esquerdo.

À tarde, dois jogadores do SC Braga vão visitar a Escola EB1 da Sé, no centro histórico da cidade.

A Bola

Bruno3429

«É óbvio que, com Jorge Jesus, não volto ao Benfica» - Rúben Amorim
Por Redação

O médio português fez questão de frisar que não por jogar pouco que deixou o Benfica.

«Quero deixar claro, de uma vez por todas, que não foi por esse motivo que deixei o Benfica para vir para o Braga», frisou Rúben Amorim, vincando que não voltará a jogar com a camisola do clube da Luz enquanto Jorge Jesus estiver no comando técnico da equipa.

«Não gosto de falar disso mas é óbvio que não. É óbvio para mim e para o Benfica. A melhor opção que tomei foi vir para o Braga», atirou.


«Só posso ser campeão pelo Braga» - Rúben Amorim
Por Pascoal Sousa

O médio Rúben Amorim, cedido pelo Benfica ao SC Braga, acredita que os minhotos têm capacidade para vencer todos os jogos até ao final do campeonato.

«Há umas semana ninguém imaginaria que estaríamos colados ao Benfica mas eles tiveram três maus resultados, nós vencemos os nossos jogos e encaramos esta situação com normalidade. O Braga pode ganhar todos os jogos até ao fim, tem essa capacidade, mas os objetivos do Braga são diferentes dos do Benfica. A meta do Braga é ficar, pelo menos, no terceiro lugar», disse o internacional português possibilidade de ser campeão pelo Benfica, uma vez que foi lá que iniciou a temporada.

«Só posso ser campeão pelo Braga porque sou jogador do Braga. Não considero que posso ser campeão pelo Benfica estando no Braga: as únicas coisas que posso ganhar são pelo Braga e não pelo Benfica», atirou.

A Bola

Bruno3429

Benfica-FC Porto a 20 de março, Gil Vicente-SC Braga a 22
Por Redação

A Liga confirmou esta quinta-feira as datas para os jogos das meias-finais da Taça da Liga.

Assim, o Benfica-FC Porto ficou definido para o próximo dia 20 de março, terça-feira, às 20.45 horas, encontro que será transmitido em direto pela SIC.

Na quinta-feira, dia 22, Gil Vicente e SC Braga discutem a outra meia-final que está agendada para as 20.15 horas. Este jogo será igualmente transmissão televisiva, mas na SportTV.


Alterações à 23.ª jornada: FC Porto e Benfica jogam na sexta-feira
Por Redação

A Liga confirmou esta quinta-feira as alterações à 23.ª jornada do campeonato. FC Porto e Benfica jogam na sexta-feira, Sporting encerra a ronda na segunda-feira.

Calendário da 23.ª jornada:

Sexta-feira, dia 16 de março:
Nacional – FC Porto, 19 horas (SportTV)
Benfica – Beira-Mar, 21.15 horas (SportTV)

Sábado, dia 17 de março:
UD Leiria – Rio Ave, 16 horas
Feirense – SC Braga, 20.15 horas (SportTV)

Domingo, dia 18 de março:
Académica – P. Ferreira, 16 horas
V. Setúbal – Marítimo, 18 horas (SportTV)
V. Guimarães – Olhanense, 20.15 horas (SportTV)

Segunda-feira, 19 de março:
Gil Vicente – Sporting, 20.45 horas (TVI)

A Bola

Bruno3429

Lima e SC Braga receberam prémios do Sindicato de Jogadores
Por Pascoal Sousa

Lima recebeu esta quinta-feira o prémio para melhor Jogador BetClic do mês de fevereiro, troféu atribuído pelo Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.

«Fico feliz por receber este prémio. É sinal de que o meu trabalho e o da equipa é reconhecido», afirmou o avançado.

O brasileiro lidera com Óscar Cardozo a lista de melhores marcadores da Liga portuguesa e não descarta ganhar a Bola de Prata: «Ficarei feliz se acontecer. Ainda há muitos jogos, mas também não é o primeiro objetivo. Se os golos vão saindo é pelo trabalho de conjunto de todos. Se for o melhor marcador vou ficar feliz e agradecer a todos os que vêm aqui apoiar o SC Braga».

Lima termina contrato em 2013 mas não esclarece que a renovação com o SC Braga tem pernas para andar: «Tenho mais um ano de contrato e tenho de focar-me mais nisso; quero terminar bem a época e só depois pensar no futuro»

O capitão Alan recebeu, em nome do SC Braga, o prémio de Equipa Fair-Play da 1ª volta do campeonato. «Respeitamos todos os adversários e acho que isto é uma boa prova de que somos uma boa equipa. Não cometemos muitas faltas e por isso acho que é merecido», relatou o número 30 bracarense, que recupera de uma lesão ligamentar no joelho esquerdo.

«Vamos lutar para ser campeões» - Djamal
Por Redação

Depois de Lima, mais um jogador do SC Braga assume o desejo pessoal de lutar pelo título. Djamal, possante trinco líbio, disse-o com todas as letras ao site Blogolo: «No início da temporada, queríamos acabar entre os três primeiros. Agora que estamos nesse posto, vamos lutar pelo título. Estamos três pontos atrás do Porto e vamos jogar contra eles. Estou em Braga para ganhar títulos. O nosso objetivo era entrar na Liga dos Campeões, mas se podemos ser campeões nacionais, porque não?»

Djamal perdeu o lugar para Custódio depois de ter estado ao serviço da Líbia no CAN. «Ficamos sempre menos felizes quando não jogamos, mas deixa-me feliz ver que a equipe joga bem», declarou, negando ter chegado da competição quatro quilos mais gordo. «Na verdade, houve um mal-entendido. Durante as partidas, perdemos muito peso, mas recuperámos com as refeições. Mas falei com o treinador e está tudo bem, ele sabe que estou aqui para ajudar a equipa.»

Entre elogios a Lima – «É um avançado muito completo, mais completo que o Hugo Almeida», frisou» –, Djamal esclarece que a sua relação com Leonardo Jardim é acima de tudo «profissional». «Não abuso, não quero que me tomem por puxa-saco...»

A Bola

Bruno3429

Marco Ferreira no FC Porto – Académica (conheça todas as nomeações)
Por Redação

O Conselho de Arbitragem anunciou, esta quinta-feira, as nomeações para a 22.ª jornada da Liga.

Marco Ferreira (AF Madeira) foi o escolhido para estar no sábado no Estádio do Dragão para a receção do líder FC Porto à Académica. Também no sábado o SC Braga – UD Leiria terá arbitragem de Carlos Xistra.

No domingo, o Paços de Ferreira – Benfica será arbitrado por Bruno Esteves, enquanto no Sporting – V. Guimarães estará Artur Soares Dias.

Lista completa de nomeações:

Sexta-feira (9/3):
Marítimo - Feirense, Paulo Baptista (Portalegre)

Sábado (10/3)
FC Porto - Académica, Marco Ferreira (Madeira)
SC Braga – UD Leiria, Carlos Xista (Castelo Branco)

Domingo (11/3)
Olhanense - Nacional, Cosme Machado (Braga)
Rio Ave – V. Setúbal, Duarte Gomes (Lisboa)
Beira-Mar - Gil Vicente, Hugo Pacheco (Porto)
Paços de Ferreira - Benfica, Bruno Esteves (Setúbal)
Sporting – V. Guimarães, Artur Dias (Porto)

Liga de Honra:

Sábado (10/3):
Desp. Aves - Estoril-Praia, Manuel Mota (Braga)

Domingo (11/3)
Trofense - Moreirense, Bruno Paixão (Setúbal)
Freamunde - Naval 1.º de Maio, Jorge Sousa (Porto)
União da Madeira - Belenenses, Jorge Ferreira (Braga)
Portimonense - Sporting Covilhã, Vasco Santos (Porto)
Penafiel - Arouca, João Capela (Lisboa)
Oliveirense - Santa Clara, Nuno Almeida (Algarve)
Atlético - Leixões, Rui Patrício (Aveiro)

A Bola