News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/03

Started by JotaCC, 05 de March de 2012, 07:06

Previous topic - Next topic

JotaCC

Hugo Viana: "temos de continuar com humildade"

A euforia tem sido travada pelos jogadores e pelo técnico Leonardo Jardim, mesmo depois de o triunfo na Madeira, frente ao Nacional (3-1), ter deixado o Sp. Braga colado ao Benfica, em igualdade pontual, no segundo lugar do campeonato. Mantendo o mesmo discurso cauteloso e realista, Hugo Viana deixou claro que, por enquanto, a meta não passa pela corrida ao título, sobretudo, tendo em conta o peso dos orçamentos dos adversários e reais candidatos.
"Não somos candidatos pois não podemos competir com os orçamentos de outros clubes. A equipa tem vindo a crescer, mas já sabíamos que seria assim face ao trabalho que fazemos. Temos de continuar com humildade e conscientes que podemos vir a fazer algo mais", sublinhou o médio.

Humildade é, aliás, uma ideia reforçada por Hugo Viana. Mas o médio não consegue esconder a ambição do grupo: "o objectivo não é o título, mas sim ficar nos quatro primeiros lugares. Se pudermos ficar em terceiro lugar ou ir por aí acima, melhor. Nada muda por estarmos iguais ao Benfica. Temos sempre de pensar jogo-a-jogo como fizemos até aqui. Agora estamos já a pensar no Leiria, com muita humildade pois queremos dar mais uma boa alegria aos nossos adeptos".
Quanto à exibição na Choupana - que ditou a 10.ª vitória consecutiva e o melhor registo da história do clube e do campeonato - o médio destaca a atitude da equipa e a forma como alcançaram o triunfo, depois de entrarem em desvantagem na partida.

"Demonstrámos espírito de equipa e isso foi importante no ir atrás do resultado. Estamos a jogar bonito e isso reflecte-se nas vitórias alcançadas. Isto é fruto do todo o grupo, os que jogam, os que são suplentes e entram e aqueles que até ficam de fora. Juntos, vamos lutar para fazer algo mais", revelou, apesar de rejeitar a busca pelo título.
A atravessar um grande momento de forma, Hugo Viana considera que "qualquer jogador do Sp. Braga está melhor do que em outras temporadas".

Operação Leiria começa amanhã depois de dupla folga

Depois do triunfo na Madeira, diante do Nacional, em jogo da 21.ª jornada da Liga, Leonardo Jardim concedeu dupla folga ao plantel arsenalista. O técnico deu descanso aos 'guerreiros', que atravessam um grande momento de forma e dividem o segundo lugar em igualdade pontual com o Benfica (49 pontos).

O regresso aos trabalhos está agendado para amanhã, com um treino matinal, pelas 10.30 horas, com Leonardo Jardim a dar início à preparação da 'Operação Leiria'. Os arsenalistas regressam ao Estádio AXA no próximo sábado, onde defrontam a União de Leiria, em jogo da 22.ª ronda, programado para as 18 horas, horário que permitirá uma boa casa e forte apoio dos adeptos.

O Sp. Braga quer manter o ciclo vitorioso de dez jogos consecutivos a vencer, naquele que é o melhor registo do campeonato, apelando aos sócios e bracarenses para o apoio à equipa.
Sem mossas da viagem ao Funchal, Jardim conta com os mesmos lesionados no início de mais uma semana de trabalho: Ewerton e Alan prosseguem tratamento às lesões, enquanto Paulo Vinícius e Baiano recuperam de cirurgias. Luís Alberto faz fortalecimento muscular.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Ukra na hora certa
atacante reSSURGE APÓS lesão

Quando Alan se lesionou, em Istambul, temeu-se o pior. Leonardo Jardim não tinha muitas opções imediatas para aquele lugar-chave no lado direito do ataque, melhor será dizer: em toda a asa direita da equipa arsenalista.

Frente ao V. Guimarães, Paulo César foi o eleito e, na Madeira, foi a vez de Ruben Amorim fazer de Alan, com Mossoró a assumir-se como o médio mais adiantado. Mas Leonardo Jardim também viu Ukra saltar de novo do banco para jogar nessa posição e marcar o golo que confirmou o importante triunfo arrancado no Estádio da Madeira.

O avançado de 23 anos, emprestado pelo FC Porto até ao final da época, marcou o seu 2.º golo, repetindo o feito da jornada anterior, no dérbi com o V. Guimarães. Neste jogo, entrou aos 82' e marcou aos 88'. Na Madeira, entrou aos 66' para, o lugar de Mossoró, e marcou aos... 88'!

RECORD

JotaCC

Lima a cinco do melhor de sempre

Até onde irá Lima em matéria de golos no campeonato? Se mantiver a média atual (0,76), a resposta é muito simples: até ao primeiro lugar da tabela dos melhores marcadores da história do Braga numa edição da prova. Ao faturar contra o Nacional, o brasileiro aumentou para 16 a contabilidade pessoal na competição e ficou a cinco do recorde do clube, na posse do malogrado Chico Gordo. O angolano, que deixou saudades na Cidade dos Arcebispos por ter feito o gosto ao pé por 60 vezes em 125 jogos, viveu uma época de sonho em 1977/78, obtendo 21 golos, que se revelariam fundamentais para os arsenalistas terminarem a Liga no quarto lugar, mas insuficientes para receber o galardão de máximo artilheiro, que foi entregue ao portista Fernando Gomes (fez 25).

Com sete tiros certeiros nos últimos três jogos (Gil Vicente, Vitória de Guimarães e Nacional), Lima deu um salto substancial na lista dos melhores marcadores do Braga numa edição do campeonato. O brasileiro tem atualmente o terceiro melhor registo (16 golos), igualando o de Elpídio Silva (1998/99), e ameaça o segundo melhor, de Jacques. O português nascido em Casablanca (Marrocos) fez 17 na época de 1980/81, permitindo aos minhotos concluírem a prova no sexto lugar, e despertando o interesse do FC Porto, para o qual se transferiria no verão seguinte.

Daqui em diante, Lima terá mais nove oportunidades para atingir ou superar os 21 golos de Chico Gordo. Se vai ou não conseguir não se sabe, mas uma coisa é certa: como já leva 21 golos esta época (16 no campeonato, quatro na Liga Europa e um na Taça da Liga), está muito perto da meta pessoal (30 golos) estipulada para esta 2011/12.


Renovação ainda por acertar

O desejo comum de prolongar a ligação entre as duas partes ainda não resultou num entendimento entre Lima e o Braga. As negociações entre o avançado brasileiro e o clube arsenalista decorrem há algum tempo - a primeira abordagem aconteceu ainda em setembro, tal como O JOGO revelou oportunamente - e poderão ser concluídas muito em breve, embora só mais lá para o final da época devem ser anunciadas oficialmente. O objetivo é manter a concentração no campeonato, no qual a equipa está novamente envolvida pelo título, como demonstra a classificação, e na Taça da Liga.

Curiosidades

> Primeira vítima

Depois de ter começado a época no lado esquerdo do ataque, o brasileiro jogou na posição natural frente ao Marítimo (2ª jornada) e fez logo um golo. O disparo certeiro surgiu na segunda parte, na marcação de um livre direto.

> Bola corrida

Apesar de já ter marcado de penálti (quatro), de livre (um) e na sequência de um canto (um), é em lances de bola corrida que o atacante consegue ser mais eficaz.

> Pé direito

Lima tem no pé direito o mais forte e, por conseguinte, foi o que mais utilizou para marcar. Ao todo foram 12 golos. No entanto, também obteve um com o esquerdo (FC Porto) e três usando a cabeça.

> Hat trick


Após ter bisado por duas ocasiões, o Pistoleiro de Monte Alegre alcançou o primeiro hat trick esta temporada na visita a Barcelos.

> Períodos fortes

Embora já tenha marcado em vários períodos do jogo, o brasileiro teve dois em que faturou em maior número: entre os 31' e os 41 minutos; e entre os 61' e os 75'. Foram quatro golos em cada um.

> Série de seis

A maior sequência de jogos do número 18 dos arsenalistas sempre a marcar foi de seis e aconteceu entre a décima e a 15ª jornada. Durante esse período, o dianteiro faturou por oito ocasiões.


Receção eufórica no AXA

Os resultados que o Braga tem obtido nas últimas semanas estão a criar uma onda de entusiasmo nos adeptos, que aproveitam todas as oportunidades para incentivar um pouco mais os jogadores. Foi assim na madrugada de domingo, na chegada da equipa da Madeira, onde alcançou a décima vitória consecutiva no campeonato e, com isso, juntou-se ao Benfica na segunda posição da competição. Era 1h30 quando Lima e companhia foram recebidos em clima de euforia por mais de meia centena de arsenalistas, que não se coibiram de aplaudir e até entoar alguns cânticos - os mais arrojados até acenderam tochas -, deixando toda a comitiva bastante sensibilizada. Os adeptos só desmobilizaram quando o último atleta abandonou o local na respetiva viatura, mas só depois de solicitarem alguns autógrafos e trocarem dois dedos de conversa com Leonardo Jardim, que, visivelmente feliz, fez questão de agradecer todo o apoio.

O portão de acesso à garagem do Estádio AXA é um local muitas vezes utilizado pelos simpatizantes do Braga para exprimirem o que sentem em relação ao momento da equipa. A iniciativa de ontem, que começou a ser organizada através das redes sociais e dos fóruns de apoio ao clube assim que terminou o encontro na Choupana, não foi a primeira esta temporada. No entanto, as outras - depois do empate (0-0) em Coimbra, com a Académica, e a derrota (3-2) no Dragão, com o FC Porto - serviram para mostrar o desagrado pelo resultado ou pelas exibições realizadas. Na altura, imagine-se, Leonardo Jardim e Lima foram dos mais visados: o treinador por algumas substituições efetuadas que não caíram no goto dos adeptos, o atacante pelo período de seca de golos que atravessava (até Coimbra só tinha feito um). Agora são ambos heróis.

Em 2009/10, quando o clube lutou pelo título até à derradeira jornada com o Benfica, os adeptos multiplicaram-se em iniciativas deste tipo. Aliás, chegaram a organizar uma arruada atrás do autocarro desde o Bom Jesus até à Pedreira. Por isso, é provável que nos próximos tempos mais ações ocorram.


Pontuação de 2010/11 superada

Quando ainda faltam nove jornadas para cair o pano do campeonato, o Braga de Leonardo Jardim já ultrapassou o total de pontos alcançados pelo de Domingos Paciência na última edição da competição, na qual terminou no quarto lugar. A equipa do madeirense contabiliza atualmente 49 - mais três do que a do leceiro - e, se derrotar o Leiria, na próxima ronda, poderá também superar a de Jorge Jesus (50, em 2008/09) e a de Carlos Carvalhal/Rogério Gonçalves/Jorge Costa (50, em 2006/07). A partir daí, só existirá uma pontuação melhor desde que a prova é disputada por 16 clubes e, que, de resto, até é um recorde do clube. Foi a conseguida na histórica época de 2009/10, em que, com Domingos, os Guerreiros do Minho amealharam 71 pontos, ainda assim insuficientes para vencer o Benfica na corrida pelo título, que ficou entregue somente no derradeiro jogo.

Apesar de a barreira ser elevada, Leonardo Jardim poderá fechar a temporada como detentor da nova pontuação recorde do Braga. Basta, para tal, que vença sete encontros e empate outro. Se os ganhar a todos, contudo, não só atingirá os 76 pontos - que seria um novo máximo do clube -, como correrá o sério risco de ser o primeiro treinador da história do emblema da Cidade dos Arcebispos a conquistar o campeonato.


Plantel com direito a dupla folga

O triunfo na Choupana, que possibilitou ao clube concluir uma época só com triunfos frente às equipas da Madeira, valeu ao plantel dois dias de folga. Como a receção ao Leiria está agendada apenas para sábado (18 horas), Leonardo Jardim marcou somente para a manhã de amanhã o regresso aos treinos. Alan, Ewerton, Luís Alberto, Paulo Vinícius e Baiano, que têm estado entregues aos cuidados do departamento médico, ainda continuarão a trabalhar de forma limitada.


Está a chegar o primeiro carrasco

A próxima jornada do campeonato oferece ao Braga a possibilidade de vingar a primeira de duas derrotas sofridas até ao momento na competição. O primeiro carrasco dos bracarenses, que na altura se apresentaram com um onze bastante modificado devido à carga de jogos que levava - Lima só entrou ao intervalo e Hugo Viana nem sequer se sentou no banco de suplentes -, foi o Leiria, num jogo que marcou a estreia de Manuel Cajuda à frente dos leirienses. Luís Leal fez o único golo do encontro, num remate que desviou na perna de Baiano e sobrevoou Quim.


O JOGO

JotaCC

Diante do Nacional

Braga conquista décima vitória consecutiva

O Sporting de Braga entrou a perder, mas acabou por somar a décima vitória consecutiva na Liga, batendo o Nacional (3-1). Houve mais Nacional e menos Braga na primeira parte, apesar de terem sido os «arsenalistas» a iniciarem as hostilidades, através de um remate de Hélder Barbosa, que saiu ao lado. O Nacional viu premiada a sua audácia com um golo de Moreno, aos 12 minutos. Aos 40, os bracarenses chegaram à igualdade: Ruben Amorim tocou para Mossoró e o brasileiro cruzou para Lima fazer o seu 16.º golo na Liga. Na segunda parte, o Braga «pegou» no jogo e marcou aos 53 minutos: lance entre Mossoró e Lima, com remate do avançado ao poste. Na recarga Mossoró bateu Marcelo Valverde. O futebol de ataque dos minhotos, permitiu à equipa fazer o 3-1, aos 87 minutos, por intermédio de Ukra.


PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Matheus: «Clube está a demonstrar que é um dos grandes»
Ex-jogador dos minhotos acredita no título


Matheus, extremo que deixou o Sp. Braga na temporada passada para rumar ao Dnipro, afirmou esta segunda-feira acreditar no título dos minhotos, garantindo que os jogadores só não assumem essa vontade para o exterior.

"O Sp. Braga está a começar a intrometer-se na luta com os três grandes. Sei que eles pensam no título mas não querem deixar passar essa mensagem para fora. O que eles querem é vencer jogo a jogo e no final fazem-se as contas. Acho que o título deve passar pela cabeça dos jogadores, pela minha (no passado) passou... Mas eles, talvez para não iludir muito os adeptos, não falam nisso. Se continuarem a trabalhar assim, tudo é possível. O Sp. Braga está a demonstrar que é um dos grandes", afirmou Matheus à Antena 1.

Record

Bruno3429

Liga: a equipa da 21ª jornada para o Maisfutebol
Rio Ave domina este onze-ideal

O Rio Ave domina a equipa-ideal da 21ª jornada do campeonato. Os vilacondenses colocam cinco jogadores neste onze, depois da goleada por 4-0 aplicada ao Beira-Mar: André Vilas Boas, Éder Monteiro, Tiago Pinto, Bruno China e João Tomás.

Do Clássico, apenas Maxi Pereira e James Rodríguez entram nesta contabilidade. A equipa é completa com Diego (V. Setúbal), Salvador Agra (Olhanense), Mossoró (Sp. Braga) e Melgarejo (Paços de Ferreira).

Equipa da 21ª jornada:

Diego (V. Setúbal), 4

Maxi Pereira (Benfica), 4
André Vilas Boas (Rio Ave), 4
Éder Monteiro (Rio Ave), 3
Tiago Pinto (Rio Ave), 3

Salvador Agra (Olhanense), 4 (1 golo)
Bruno China (Rio Ave), 4 (1 golo)
Mossoró (Sp. Braga), 4 (1 golo)
James (F.C. Porto), 5 (1 golo)

João Tomás (Rio Ave), 4 (2 golos)
Melgarejo (P. Ferreira), 4 (2 golos)

Maisfutebol