News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/03

Started by JotaCC, 02 de March de 2012, 07:15

Previous topic - Next topic

JotaCC

Às portas do recorde
DEFESA PROCURA ATINGIR MELHOR SEQUÊNCIA DA ÉPOCA
   
Com ou sem candidatura assumida, a frieza dos números dita um Sp. Braga pelo menos ameaçador para Benfica e FC Porto, rivais que hoje se defrontam na Luz.

A questão do ataque está bastante dissecada, por ser mais visível e tendo Lima, líder da Bota de Ouro com 15 golos, como referência. Ter uma média de 3 golos nos últimos 9 jogos, a tal série que já entrou para a história do clube, é naturalmente motivo de destaque, mas atrás de um ataque demolidor há também uma defesa blindada, como ditam igualmente os números.

De tal modo que a equipa de Leonardo Jardim está a 38 minutos de igualar a melhor sequência sem sofrer golos no campeonato. Curiosamente, o melhor registo (359 minutos) parece já de um tempo longínquo, pois sucedeu precisamente nas três primeiras jornadas do campeonato, onde não houve golos sofridos, até ao penálti que Cláudio transformou no Axa no minuto 89 da receção ao Gil Vicente (3-1 à 4.ª jornada).

RECORD

JotaCC

Adeptos assumem candidatura ao título

A sabedoria popular diz que cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém, mas a maioria dos adeptos do Braga não se deixa levar pelo discurso prudente que o clube vem passando para o exterior. Dos que O JOGO questionou durante o dia de ontem, só Marcelo Rebelo de Sousa alinha pelo mesmo diapasão de Leonardo Jardim, Salino e companhia, enquanto Fernando Oliveira, João Gomes Oliveira, João Fernando Magalhães, Pedro Machado e António Duarte concordam com a opinião manifestada por Lima no final do dérbi com o Guimarães e incluem os arsenalistas no rol de candidatos ao título. No entanto, ressalvam que não se lhes pode exigir que sejam campeões, pois os orçamentos de FC Porto e Benfica são bastante superiores e, no entender dos dois últimos, existem "forças externas" que podem ter influência no desfecho do campeonato.

Para sustentar a candidatura do Braga ao título, os adeptos baseiam-se em dois fatores: as boas exibições realizadas desde o começo do ano, fundamentais para a obtenção de nove vitórias consecutivas, e a atual diferença pontual (apenas três pontos) para Benfica e FC Porto. Por isso, será com expectativa que todos vão seguir o clássico de hoje entre águias e dragões, fazendo figas para que, independentemente dos números, acabe empatado. Afinal, o resultado possibilitaria aos arsenalistas reduzirem para apenas um ponto a desvantagem para o duo de líderes em caso de triunfo na Choupana, que, para Pedro Machado, ex-presidente do clube, "é a deslocação mais difícil da equipa antes do jogo na Luz".

Apesar da convicção pessoal, todos dizem compreender os cuidados com que a estrutura do Braga tem lidado com a questão do título. Elevar as expectativas neste momento poderia ser prejudicial, pois a euforia que resultaria dessa atitude poderia virar-se contra a equipa. Logo, preferem primeiro vencer o Nacional e fazer as contas no final.


Marcelo: "Só somos candidatos à Europa"


A sabedoria popular diz que cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém, mas a maioria dos adeptos do Braga não se deixa levar pelo discurso prudente que o clube vem passando para o exterior.


Discurso do balneário

> Grandeza

"Se o Braga fosse candidato, não tínhamos dez jornalistas na conferência de Imprensa antes deste jogo [V. Guimarães]."

Leonardo Jardim

Treinador (27/02/12)

> Confiança

"Candidatos? Sem dúvida que somos. Estamos demonstrando bom futebol, vencendo jogos, e esperamos manter esta série."

Lima

Avançado (27/02/2012)

> Expectativas

"Vamos lutar pelo melhor lugar possível. Não queremos criar falsas expectativas aos adeptos e a nós."

Nuno Gomes

Avançado (28/02/2012)

> Meta inicial

"O Braga não é candidato. Queremos ficar entre os quatro primeiros."

Salino

Médio (29/02/2012)


A PALAVRA DO ADEPTO

Fernando Oliveira (ex-presidente)

>> Vontade de sermos campeões

"O Braga criou condições para se intrometer entre os dois grandes. A luta é desigual, porque estamos a falar de orçamentos muito diferentes, mas o Braga tem vindo a crescer de forma sustentada. No íntimo temos vontade de ser campeões, mas vamos com calma. Vamos tentar ganhar ao Nacional e ver se o clássico dá empate."

João Gomes Oliveira (ex-presidente da AG)

>> Carreira abre boas perspetivas

"Tenho de reconhecer que o Braga está a realizar uma carreira de tal forma regular, que deixa boas perspetivas de poder lutar pelo título. Compreendo que o clube esteja com tantas cautelas, porque o futebol é pródigo em surpresas e é preciso ter os pés bem assentes na terra. Resultado do clássico? Quero é que o Braga ganhe..."

Marcelo Rebelo de Sousa (adepto)

>> Líderes com outras condições

"O Braga não é candidato, esse espaço é de Benfica e FC Porto. O Braga é candidato às provas europeias. Agradar-me-ia o empate no clássico. Ganhando, o Braga reduzia a diferença para os dois. Percebo as cautelas e temos de ser realistas. A equipa é muito boa, o treinador muito bom, o presidente excecional, mas Benfica e FC Porto têm outras condições."


Jardim procura pleno na Madeira

Sempre que a Madeira teve mais do que um representante na liga principal, o Braga nunca conseguiu fazer o pleno nas visitas à ilha. Esta época, já venceu nos Barreiros para o campeonato e na Choupana para a Taça da Liga, em ambas as ocasiões por 2-1, e amanhã tentará obter um registo inédito na sua história, curiosamente sob o comando de um técnico madeirense.

Os bracarenses bateram o Nacional fora de casa para o campeonato apenas uma vez. Isso aconteceu em 2007/08, temporada em que, no entanto, saíram goleados dos Barreiros pelo Marítimo (4-1). Como visitante do União da Madeira, o Braga também só logrou vencer um jogo. Foi em 1991/92, por 2-0, mas no reduto do Marítimo não foi além do empate sem golos.

Um desafio que se coloca amanhã à equipa de Leonardo Jardim, que procura a décima vitória seguida na Liga.

Pedro Machado (Ex-presidente)

>> Temos uma equipa fortíssima

O Braga tem uma equipa fortíssima, um ataque dos melhores do país, com um Lima inspirado, e um meio-campo fora-de-série com Hugo Viana, Custódio e Rúben Amorim. Por isso, é mais do que candidato. Infelizmente, não tem o mesmo peso que outros noutras matérias. Vamos ver se os rivais dão uma ajuda e perdem pontos no clássico.

António Duarte (ex-dirigente)

>> Braga pratica melhor futebol

Pelo orçamento, pelo historial e por tudo o que representam, Benfica, FC Porto e até Sporting são mais candidatos; o Braga é candidato porque pratica melhor futebol. No entanto, não nos podemos distrair, porque há outras forças no futebol. Não vivo obcecado com os outros, mas o empate seria o melhor resultado no clássico.

João fernando Magalhães (Ex-presidente CG)

>> Não podemos espantar a caça

Parece-me que o Braga é candidato, mas não podemos fazer barulho para não espantar a caça. O Benfica começou a embandeirar em arco e agora começou a perder pontos. Aliás, espero que o clássico termine empatado. Ficar a um ponto dos dois líderes era bom, porque não sei qual deles nos pode causar mais problemas.


Onze sem mudanças à vista

O onze que o Braga vai apresentar amanhã na Choupana será o mesmo que goleou o V. Guimarães. Isso significa que Paulo César vai manter-se do lado direito do ataque, no lugar habitualmente ocupado por Alan. O capitão continua lesionado e, por isso, vai falhar o segundo jogo consecutivo. De fora, também por lesão, vai permanecer Ewerton, pelo que Nuno André Coelho vai manter-se ao lado de Douglão no centro da defesa. No miolo, Rúben Amorim, em função das boas exibições que realizou com o Besiktas e o V. Guimarães, também terá a titularidade garantida, deixando, por isso, Mossoró no banco de suplentes. Noutro plano, refira-se que Imorou já reintegrou ontem os trabalhos, após o jogo na Etiópia que fez pela seleção do Benim. O lateral chegou de manhã e, por isso, fez apenas gestão de esforço no treino de ontem.


Internacionais a tempo do Braga

Vladan (Montenegro), Rondón (na foto, Venezuela) e Pecnik (Eslovénia) regressam hoje à Madeira, após terem estado ao serviço das suas seleções. O treinador Pedro Caixinha decidiu, inclusive, alterar o horário do treino para as 18 horas, de molde a que o trio possa realizar a derradeira sessão de preparação antes do confronto de amanhã com o Braga, finda a qual os jogadores convocados entrarão em estágio na unidade hoteleira do Complexo da Choupana. Fora das contas da equipa técnica estão Edgar Costa (lesionado) e Todorovic (castigado), perspetivando-se, deste modo, os regressos de Andrés Madrid e Moreno à equipa, uma vez que ambos os atletas já se encontram aptos a nível físico.


O JOGO

JotaCC

Que o papão minhoto lhes talhe o medo

Os clássicos são táticos porque valem mais do que três pontos. Também por isso inspiram mais medo do que coragem, porque mesmo para quem ficar em segundo contará uma história diferente se não tiver perdido com o líder. Este é um clássico especial, porque jogadores de ambos os lados andarem pelas seleções e não treinaram nem descansaram o desejado, porque se disputa quando ainda há 30 pontos por jogar mas o vencedor, se o houver, terá fortes probabilidades de ser campeão. É preciso lembrar que, devido a tresloucados atos de autoflagelação, esta corrida deixou de ser a dois. Será a classificação do Braga suficientemente motivadora para fazer com que Benfica e FC Porto arrisquem mais do que prenunciam as palavras dos respetivos treinadores? Se o clássico der empate, o Braga depende de si próprio para ficar a um ponto de ambos. Havendo vencedor, 24 horas depois o derrotado pode ter os minhotos como companheiros de viagem no segundo lugar. Que o papão minhoto lhes talhe o medo!

Neste jogo das muitas dúvidas, até os "mind games" são fraquinhos. Jesus diz que o FC Porto não melhorou muito com o regresso de Lucho. Sabe que não é assim, mas diz o contrário. Vítor Pereira lança umas farpas a quem considerava que o Benfica já era campeão (ou quase) depois do acidente portista em Barcelos, mas é de duvidar que ele próprio acreditasse que depois daquele resultado chegaria a este jogo em igualdade pontual. Por não ser dado a grandes tiradas, nem sequer tentou valer-se de uma possível vantagem psicológica por, na época passada, o FC Porto ter goleado o Benfica no Dragão (5-0) e ido festejar o título à Luz (1-2) e depois eliminar o mesmo Benfica da Taça de Portugal tendo ganho 1-3 fora após perder 0-2 em casa.

Depois de uma semana agendadamente atribulada, valha-nos a inspiração dos jogadores. Porque os há de eleição em ambos os lados. Assim não os amarrem demasiado os treinadores que por certo terão como prioridade não perder.

O JOGO

JotaCC

Gala atribui 28 prémios entre 19 nomeados

«O Minhoto» em Braga

A Gala de «O Minhoto» realiza-se, este ano, em Braga. O Primeiro de Janeiro é um dos júris dos troféus desportivos.

A gala da XV Edição dos Troféus Desportivos «O Minhoto» realiza-se no próximo dia 12 no Grande Auditório do Parque de Exposições de Braga, num ano em que esta cidade é Capital Europeia da Juventude.
Através de sessão pública, «O Minhoto – Troféus Desportivos» tem como finalidade reconhecer e premiar o mérito de atletas, clubes, treinadores, árbitros e dirigentes desportivos, nos 24 concelhos dos distritos de Braga e Viana do Castelo, pelo empenho e dedicação que têm prestado, na promoção do desporto minhoto, nas mais diversas modalidades.
'Pretende-se que «O Minhoto» seja uma grande festa do desporto da região', sublinhou José Ferreira, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, na apresentação do evento, esta semana, no Posto de Turismo daquela cidade, em que estiveram também presentes os organizadores José Ferreira e Rui Lages.
Para gala de atribuição dos 28 prémios estão nomeados atletas de 19 concelhos do Minho, todos eles campeões nacionais e ou internacionais. Nesta edição, será ainda feita a entrega de diplomas de reconhecimento a seis atletas de diferentes modalidades, que se sagraram campeões da Europa e do Mundo.
O júri desta edição é constituído por mais de 100 elementos, entre os quais O Primeiro de Janeiro, sublinhando-se a não acumulação de prémios a galardoados anteriores.
'Ano após ano, distinguimos minhotos sem acumular prémios a atletas premiados anteriormente. Significa que existe um número considerável de valores, na prática e no fomento do desporto, que merece reconhecimento. É um princípio de regulamento, que realça a qualidade e a quantidade dos atletas da região', explicou José Ferreira.
A cerimónia de entrega de prémios será abrilhanta por um sarau artístico cultural, composto pela atuação dos Alunos de Apolo (danças desportivas), da Tuna Universitária do Minho, da Escola Secundária Alberto Sampaio (ginástica acrobática), da Trial Portugal e da Equipa Espiral (grupo de percussão).
Nesta gala, será também distribuída a revista oficial do evento, que servirá como anuário do desporto minhoto, retratando a realidade desportiva de cada concelho, desde atletas de referência, dirigentes e os clubes mais relevantes do fenómeno desportivo da região.

«O Minhoto». Cerimónia realiza-se no dia 12

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Vinícius convocado para a Choupana

A entrada de Vinicius por troca com Rivera é a grande novidade na lista de convocados de Leonardo Jardim para o jogo de amanhã à tarde, na Choupana.

De resto, Baiano, Paulo Vinicius, Alan e Ewerton são baixas confirmadas por lesão, tal como Luís Alberto, que falha assim o regresso ao seu anterior clube.

A comitiva bracarense viaja às 15h30 para a Madeira.

A lista completa dos convocados é a seguinte:

Guarda-redes: Quim e Berni.

Defesas: Salino, Nuno Coelho, Miguel Lopes, Elderson e Douglão

Médios: Mossoró, Djamal, Custódio, Hugo Viana, Rúben Amorim e Vinícius

Avançados: Carlão, Nuno Gomes, Lima, Hélder Barbosa, Paulo César e Ukra.

«Título? Não podemos queimar etapas!» – Leonardo Jardim


Leonardo Jardim projetou há instantes a partida com o Nacional da Madeira, a realizar amanhã à tarde, na Choupana. O técnico do SC Braga espera manter-se na senda dos bons resultados e quanto à questão do título continua a não assumir uma candidatura, ao mesmo tempo que não dá grande importância ao resultado do clássico entre Benfica e FC Porto.

- Que resultado lhe agrada para o clássico de logo à noite?
O resultado que mais me agrada é a vitória do SC Braga, que servirá para consolidar a nossa posição na classificação...

- O SC Braga jogará na Choupana com a perspetiva de lutar pelo título?-
O SC Braga vai encarar o jogo com o objetivo de conquistar os três pontos, sabendo de antemão que vai defrontar o Nacional no seu melhor momento da época. E convém lembrar que nos últimos dez anos o SC Braga somente por uma vez ganhou na Choupana.

- Em caso empate no clássico e de vitória do SC Braga na Madeira, assumirá a candidatura?

Posso dizer que em caso de vitória da minha equipa cimentamos a nossa posição e podemos aproximar-nos do segundo lugar. Estamos focalizados no nosso resultado e é só nesse que temos influência direta.

- Mas há alguma razão para ter um discurso tão cauteloso?
O SC Braga não tem um discurso de cautela, mas sim real. O campeonato só agora entra no último terço e o nosso objetivo está definido pela Direção, não podemos queimar etapas! Ainda esta semana, o selecionador disse que não podia ser campeão europeu sem passar à fase de grupos. Os nossos objetivos são por etapas. Temos de concluir a etapa que o clube nos colocou no início da época. O fim de semana perfeito é o SC Braga. Os outros não vão ganhar os dois. Alguém vai perder pontos. A minha preocupação é o SC Braga, pois não podemos interferir nos resultados dos outros...

- Depreende-se que correr por fora pode ter as suas vantagens...
Não percebo o que é correr por fora. Faço uma analogia em relação à minha carreira. Para chegar ao SC Braga tive de passar por várias etapas. O SC Braga mantém sempre a sua forma de estar. Em primeira instância temos os objetivos propostos e enquanto não o atingirmos... Não podemos queimar etapas.

- Lima disse no final do jogo com o V. Guimarães que o SC Braga era candidato devido à qualidade do seu futebol...
O Lima falou depois do jogo em que o SC Braga venceu um rival, talvez pelo melhor resultado dos últimos anos, ficou na frente dos melhores marcadores e estava eufórico depois de várias perguntas. É natural que tenha ambições, mas ele e os seus colegas sabem o que está delineado. Falamos todos a uma só voz.

A BOLA

JotaCC

Leonardo Jardim: «Fim-de-semana perfeito é o Sp. Braga vencer»
clássico da luz em segundo plano

Leonardo Jardim voltou a recusar assumir a candidatura do Sporting Braga ao título. Em conferência de imprensa esta sexta-feira, o treinador referiu que um fim-de-semana perfeito será com a sua equipa a vencer na visita ao reduto do Nacional, no domingo, colocando o clássico Benfica-FC Porto em segundo plano.

"Não podemos queimar etapas em relação a isso – ainda esta semana ouvi o nosso selecionador a dizer que não pode ser campeão da Europa sem passar a primeira fase. Temos de ter objetivos por etapas e agora passa por concluir a etapa que o clube colocou no início da época", começou por dizer, antes de evitar adiantar muito em relação ao clássico da Luz:

"O fim-de-semana perfeito é o Sp. Braga vencer, porque os outros [Benfica e FC Porto] não vão ganhar os dois. A nossa única preocupação é vencer, não podemos interferir nos jogos dos nossos adversários. Vamos consolidar a nossa terceira posição e ficar mais perto do segundo, isso é certeza absoluta."

RECORD

JotaCC

Jardim e o clássico: «O resultado que mais me agrada é a vitória do SC Braga»

O SC Braga vai entrar em campo amanhã, na Choupana, a saber qual o resultado do clássico desta noite. Leonardo Jardim não dá muita importância ao desafio entre Benfica e FC Porto e o que mais quer é que a sua equipa vença o Nacional.

«O resultado que mais me agrada é a vitória do SC Braga, que servirá para consolidar a nossa posição na classificação», atirou o treinador, em conferência de imprensa, questionado sobre qual o melhor resultado para a sua equipa no clássico de hoje. «Posso dizer que em caso de vitória da minha equipa cimentamos a nossa posição e podemos aproximar-nos do segundo lugar. Estamos focalizados no nosso resultado e é só nesse que temos influência direta».

Sem querer assumir uma candidatura ao título, Leonardo Jardim diz que a sua equipa vai à Choupana para vencer: «O SC Braga vai encarar o jogo com o objetivo de conquistar os três pontos, sabendo de antemão que vai defrontar o Nacional no seu melhor momento da época. E convém lembrar que nos últimos dez anos o SC Braga somente por uma vez ganhou na Choupana».

O treinador do arsenal do Minho rejeita a ideia de um discurso cauteloso, preferindo chamar-lhe realista: «O SC Braga não tem um discurso de cautela, mas sim real. O campeonato só agora entra no último terço e o nosso objetivo está definido pela direção, não podemos queimar etapas! Ainda esta semana, o selecionador disse que não podia ser campeão europeu sem passar à fase de grupos. Os nossos objetivos são por etapas. Temos de concluir a etapa que o clube nos colocou no início da época. O fim de semana perfeito é o SC Braga. Os outros não vão ganhar os dois. Alguém vai perder pontos. A minha preocupação é o SC Braga, pois não podemos interferir nos resultados dos outros...», atirou Leonardo Jardim.

Quanto aos convocados, destaca-se a entrada de Vinícius, saindo Rivera. Alan, Baiano, Ewerton, Luís Alberto e Paulo Vinícius ficam de fora por lesão.

ZEROZERO

Bruno3429

Marítimo-Feirense no arranque da 22.ª jornada
Por Redação

A partida entre o Marítimo e o Feirense irá ser realizada na sexta-feira, dia 9 de março, e marca o início da 22.ª jornada, que termina com o Sporting-V. Guimarães, no domingo.

Calendário da 22.ª jornada da Liga:

Sexta-feira, 09 mar:
Marítimo - Feirense, 20.15 (Sport TV).

Sábado, 10 mar:
SC Braga - União de Leiria, 18.00 (Sport TV).

FC Porto - Académica, 20.15 (Sport TV).

Domingo, 11 mar:
Olhanense - Nacional, 16.00.
Rio Ave - Vitória de Setúbal, 16.00.
Beira-Mar - Gil Vicente, 16.00.
Paços de Ferreira - Benfica, 18.15 (TVI).
Sporting - Vitória de Guimarães, 20.15 (Sport TV).


Liga de Clubes também distingue Lima como melhor de fevereiro
Por Redação


O avançado brasileiro do SC Braga foi eleito o melhor jogador de fevereiro pela Liga de Clubes, distinção que também já tinha arrecadado por parte do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF).

Lima somou 21,41 por cento dos votos, seguido de Hugo Viana, seu companheiro no SC Braga, com 11,81 por cento. O avançado Rodrigo, do Benfica, ficou com em terceiro lugar, com 11,72 por cento das preferências.

A votação é realizada pelos treinadores e pelos adeptos registados no site da Liga.

A Bola

jaimec

18:48 - Futebol - Sp Braga Na Madeira com uma hora de atraso

O Braga já está na Madeira, onde amanhã defrontará o Nacional, na Choupana. A comitiva bracarense deveria ter chegado às 17H30, mas acabou por pisar solo madeirense uma hora mais tarde, pois tiveram um pequeno contratempo no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, já que o avião que os acabaria por levar até ao Funchal ainda não tinha chegado ao local.

in ojogo

jaimec

Lima eleito melhor jogador de fevereiro

O avançado brasileiro do Sporting de Braga, Lima, foi eleito o melhor jogador da Liga ZON Sagres  em fevereiro, anunciou esta sexta-feira o organismo que organiza as competições profissionais lusas.
O melhor marcador do campeonato reuniu a maioria das preferências dos votantes, conquistando 21,41 por cento dos votos, seguido do colega de equipa Hugo Viana, com 11,81, e do benfiquista Rodrigo, com 11,72.
A eleição do jogador do mês é feita através da votação realizada dos treinadores das várias equipas e também do público em geral, desde que registados no site oficial da Liga de clubes.

in record.pt