News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Opções no seio do plantel

Started by ric, 23 de February de 2012, 10:12

Previous topic - Next topic

ric

Confesso que existem algumas coisas no futebol que me deixam algo..perplexo.
Tem a ver com as opções de alguns treinadores e a certeza de que nem tudo é cientifico no futebol.
Passo a explicar algumas situações:

1- os treinadores falam N vezes da estabilidade da equipa, da sistematização do jogo que passa pela repetição de processos e ambientação dos atletas aos seus parceiros. Diz-se que uma equipa com um plantel estável e uma equipa estável no seu escalonamento é o melhor para a produção futebolista.

Mas não é raro ver futebolistas recem chegados ao plantel a apresentarem-se na equipa principal, sem qq tirocínio em momentos menos importantes e muitas vezes sem até saberem o nome (!) dos seus colegas. existem n exemplos de casos destes que com 2/3 dias já se apresentam, no plantel.
Recentemente isto aconteceu com o Ruben Amorim. Não quero estar aqui a levantar ondas mas acho estranho. Mas se calhar sou eu que não percebo nada de futebol...

2- Somos tb por demais massacrados com a necessidade dos treinadores terem as suas opções bem seguras em termos de posicionamento dos jogadores. Daí a importãncia de ter 2 lugares para cada posição e em alguns casos, mais 2 ou 3 dos chamados polivalentes que actuam em 3 ou 4 posições.
Compreendo isto pois as rotinas posicionais são o que de mais importante existe na estratégia táctica e que se materializam no jogo "jogado" das equipas.
Mas tb não é menos raro ver sucessivos atropelos a estas regras. O Braga já inventou várias posições para os seus atletas (veja-se o caso de Salino) embora muitas vezes com resultados bem positivos. No entanto, existe também a situação de termos atletas mais rotinados á posição, que não v~em de lesões prolongadas, que são alvo de cobiça no mercado d inverno e são preteridos sistemáticamente. o Braga tem e teve alguns casos destes. O Galo , por exemplo,era para ser lateral. nunca o foi em Braga apesar de todos pensarem que estava ali o defesa direito da equipa. O Samuel, recentemente contratado ao Anderlecht é um central que estava em actividade. Não tem sido opção de jardim mesmo com Ewerton lesionado e NAC é chamado para o eixo da defesa em Barcelos ( e agora na Turquia). Não percebo muito bem isto. O NAC que meses de lesão é o escolhido em momentos decisivos em detrimento de um jogador da mesma posição, contratado com uma "mais valia" (???) com maior rotina e capacidade fisica. Nãosei sinceramente se o Samuel poderia jogar na LE mas não seria este o natural substito de ewerton? A menos que Samuel não possa jogar na LE pelo Braga e Jardim pusesse o NAC a rodar em barcelos sabendo que teria de contar com ele para Istambul... Enfim, assim até se poderia compreender mas se assim não fosse, de certeza que NAC seria o escolhido ... Não percebo estas opções do futebol...


PS: Antes que toda a gente venha dizer que estou a ver fantasmas e coisas sem qq discussão, parece-me que muitas vezes a distãncia que vai entre o politicamente correcto no futebol (leia-se o normal rumo do futebol)  e a realidade é enorme. No Braga lembrei-me destes exemplos mas em todas as equipas há casos destes diáriamente.

sedas

O Samuel já jogou pelo Anderlecht na Liga Europa por isso não o poderia fazer por nós...
Esse deve ter sido o principal motivo para o Nuno André Coelho jogar em Barcelos onde fez (na minha opinião) um jogo fantástico, e agora em Istambul..

Hugo_89

Quanto ao exemplo do Rubén Amorim, tal como disseste, é algo que acontece em muitas equipas. No nosso caso, o Rúben nem entrou na equipa titular, tem apenas sido utilizado como suplente. No entanto, há até muitos casos de jogadores, em todos os campeonatos, que com dois ou três dias de trabalho assumem de imediato a titularidade. Isso acontece porque, simplesmente, a sua qualidade individual os torna mais valias para a equipa, mesmo sem o entrosamento desejado.

Já o caso do Samuel parece mais complicado. Em primeiro lugar, o Samuel não pode jogar nas competições europeias, e por isso, pode muito bem ser o caso que disseste de o NAC ter sido utilizado para lhe dar algum tempo de jogo antes do jogo de hoje. No entanto, ainda não tivemos a oportunidade de ver o Samuel em acção, e portanto também pode ser o caso de o NAC ser melhor, e, estando em boas condições físicas, ter sido ele a substituir o Ewerton. Também não sabemos se o Samuel se encontra nas melhores condições físicas.

JR1287

Sinceramente não compreendo a necessidade, muito menos a vantagem, de levantar esta questão na véspera de dois jogos importantíssimos.  Ainda para mais com o assunto mal estudado... E ainda por cima vindo do ric...

ric

Quote from: JR2052 on 23 de February de 2012, 10:51
Sinceramente não compreendo a necessidade, muito menos a vantagem, de levantar esta questão na véspera de dois jogos importantíssimos.  Ainda para mais com o assunto mal estudado... E ainda por cima vindo do ric...

nem sempre se acerta, caro amigo....
De facto pode ser um topico algo...esquisito...
por isso, este topico é o elo mais fraco. ADEUS

ENCERRADO