News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 12/02

Started by Bruno3429, 12 de February de 2012, 09:42

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Lima corre por um churrasco
B.F.M.

O que terá passado pela cabeça de Lima para estabelecer, como objectivo pessoal para esta temporada, fazer 30 golos? É muito simples: além da possibilidade de ser o melhor marcador de uma competição, título que nunca logrou ao longo da carreira, dá-lhe ainda a hipótese de se deliciar com um churrasco tipicamente brasileiro... à borla. O desafio foi-lhe feito pelo irmão gémeo, Roberto, que confessou ontem a O JOGO, enquanto se preparava para uma pescaria, já estar a "preparar o bolso" para pagar a refeição. "Costumamos falar muito ao telefone e já lhe disse [Lima] que se fizer os 30 golos, vem cá a casa comer um churrasco por minha conta. Se não fizer, então paga ele", revelou Roberto por entre risadas, embora esteja confiante que o atacante arsenalista "até vai ultrapassar essa marca".

Com 29 encontros realizados até este momento da época, Lima está a meio da meta que estabeleceu. Com os dois golos marcados ao Vitória de Setúbal, que Roberto ainda não viu porque "a televisão brasileira não transmitiu o jogo", o atacante do Braga leva 15, à média de um golo a cada jogo e meio. Para atingir o objectivo, porém, terá de melhorar um pouco a conta, isto partindo do princípio de que o Braga vai realizar um máximo de 24 encontros até ao final de 2011/12: os 12 que faltam para encerrar o campeonato, mais os dois da Taça da Liga (meia-final e final) e os nove na Liga Europa (16 avos, oitavos, quartos, meia-final e final).

O desafio que o espera daqui em diante não é nenhuma pêra doce, mas Lima já sabia disso quando colocou a fasquia nos 30 golos começo da temporada. Por isso, mesmo que não consiga alcançar a meta Roberto assegura que o irmão será recebido em Monte Alegre, cidade do Estado do Pará, com a mesma euforia de sempre. "As pessoas daqui gostam muito do Rodrigo [Lima] e desde que ele saiu para a Juventus de São Paulo que começaram a falar dele. Depois, quando foi para Portugal, o jornal local e as rádios também começaram a falar muito no nome dele. Está todo o mundo a torcer para que o Rodrigo tenha sucesso", contou.


Fotógrafo só nas horas vagas e... por brincadeira

Natural de uma zona do Brasil em que os acessos não são propriamente uma maravilha, Lima "nunca pensou ter outra profissão que não fosse a de futebolista". Quem o garante é Roberto, apesar de o avançado até ter demonstrado alguns dotes de fotógrafo quando, nos festejos do primeiro golo que marcou ao Vitória de Setúbal, pegou numa máquina e desatou a disparar. "Que eu saiba, ele só tira fotografias nas horas vagas e por brincadeira. Aqui [Monte Alegre], o normal é ele ser fotografado, não o contrário", afiançou o irmão.

Gémeo partilhou a dor quando Lima se lesionou

Existem estudiosos que alegam que a relação entre irmãos gémeos vai muito além da parte afectiva; alguns até conseguirão sentir as mesmas dores. Realidade ou ficção, o certo é que Roberto diz ter tido uma experiência idêntica com Lima. "O Rodrigo jogava nas categorias de base do Paraná e machucou um tornozelo; parece que também senti uma dor. Ainda hoje me recordo desse momento", afirmou Roberto, que sorri quando as pessoas tentam encontrar diferenças entre ambos. "Dizem que o Rodrigo é mais alto", revela.


"Só dependemos de nós"
B.C.

O Braga quer agarrar o segundo lugar, posição a que chegou depois de bater o Vitória de Setúbal, embora em igualdade pontual com o FC Porto, que só hoje joga e que por isso tem a oportunidade de repor a vantagem com que partiu sobre os arsenalistas para esta jornada. Hugo Viana sabe disso, mas, mesmo assim, avisa os dragões.

"Sabemos que dependemos só de nós, mas faltam muitos jogos. Temos de continuar humildes. Como se falou no início da época, o nosso objectivo é acabar nos quatro primeiros lugares. Se houver a possibilidade de ficar em terceiro, segundo ou o mais acima possível do quarto lugar, é óbvio que não a descartaremos", comentou o internacional português, que já aponta baterias para o embate europeu com o Besiktas. "É uma excelente equipa, tem demonstrado isso não só na Europa como na Turquia, mas nós temos uma palavra a dizer. É um jogo em casa, respeitamos o Besiktas, mas queremos sair com um resultado positivo, porque sabemos que o jogo de lá será mais complicado do que aqui", projectou o esquerdino.

No plano individual, Hugo Viana continua pouco preocupado com a ausência da Selecção. "É óbvio que qualquer jogador português gosta de representar a Selecção e, se for chamado, ficarei contente e orgulhoso. Se não for, encaro isso com normalidade e continuarei a trabalhar para estar bem no meu clube", voltou a dizer o esquerdino, para o qual a veia goleadora que está a mostrar esta época é um argumento "relativo" nas contas de Paulo Bento.


"Quaresma tem enchido os portugueses de orgulho"

Depois de Quaresma ter dito que todos os avançados gostavam de jogar com Hugo Viana, o médio retribuiu o cumprimento. "É sempre bom receber elogios. Se for de um jogador e de um amigo como Quaresma, melhor ainda. Aquilo que ele tem feito na Turquia é digno de um grande jogador e tem enchido os portugueses de orgulho", disse o camisa 45, elogioso para todos os compatriotas do Besiktas. "Se não pudessem jogar, era bom para nós", referiu.


Rúben Amorim: 14 minutos a passar com eficácia

O jogo com o Vitória de Setúbal, na sexta-feira, marcou a estreia oficial de Rúben Amorim pelo Braga. O médio emprestado pelo Benfica por época e meia substituiu Mossoró aos 75 minutos e durante o curto período em que esteve em campo não deu muito nas vistas, mas fez o suficiente para arrancar uma exibição positiva, recebendo nota 5 de O JOGO. O novo camisola 90 dos arsenalistas destacou-se essencialmente no capítulo do passe, característica, de resto, em que se notabilizava também ao serviço dos clubes que serviu anteriormente, Belenenses e Benfica. Frente ao Vitória de Setúbal, executou sete passes, atingindo o êxito em 71 por cento.

Além deste parâmetro, Rúben Amorim acrescentou, à estatística individual, uma recuperação de bola e uma falta cometida, sendo que, no ataque, chegou ligeiramente atrasado para fazer a recarga a um remate de Paulo César defendido por Ricardo.


Miguel Lopes espreita lugar no onze

Com Elderson castigado por ter sido expulso no último jogo da fase de grupos da Liga Europa, na Bélgica, contra o Brugge, Leonardo Jardim deverá optar por Miguel Lopes para o lado esquerdo da defesa com o Besiktas. Uma vez que Imorou continua lesionado, Miguel Lopes é a solução lógica, até porque o lateral emprestado pelo FC Porto cumpriu os dois primeiros jogos pelo Braga (Rio Ave e Marítimo) nessa posição, substituindo Elderson em ambos os casos, aos 76 minutos.


Hugo Almeida já à disposição de Carvalhal

Hugo Almeida recuperou do pequeno problema físico que o apoquentou nos últimos dias e, por isso, ontem trabalhou sem limitações, pelo que o treinador do Besiktas, Carlos Carvalhal, já tem a certeza de que poderá contar com o ponta-de-lança internacional português para o jogo de terça-feira, em Braga, a valer para a primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa. A equipa turca chega hoje, às 17h00, ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro, ficando instalada num hotel de Braga, e só irá treinar no Estádio AXA amanhã, a partir das 17h30.


O Jogo

Bruno3429

Sp. Braga já prepara Liga Europa
Carlos Costinha Sousa

Ainda os adeptos bracarenses festejavam o triunfo sobre o Setúbal e já o plantel do Sp. Braga preparava o próximo jogo, na terça-feira, contra o Besiktas, a contar para a Liga Europa.
Jogo que se antevê de elevado grau de dificuldade e que os bracarenses preparam ao pormenor para tentarem conquistar um resultado positivo que possa facilitar a vida na partida da segunda 'mão', na Turquia.

O Besiktas não é um adversário qualquer e o médio arsenalista Hugo Viana lembra essa situação, apesar de referir que nesta altura todos os adversários são difíceis e lembrando que neste momento o Braga tem que se preocupar apenas consigo. "O Besiktas é uma excelente equipa e tem-no demonstrado não só na Europa, mas também na Turquia. Mas é óbvio que, pelo fizemos no ano passado, temos uma palavra a dizer nesta prova.

O primeiro jogo é em casa e respeitamos o Besiktas, mas queremos sair com um resultado positivo porque sabemos que o jogo lá será muito mais difícil", declarou o médio, acrescentando que era bom que os portugueses do Besiktas não jogassem, mas que, mesmo jogando, o Sp. Braga vai manter o jogo: "é óbvio que o Hugo Almeida é um excelente jogador, o Quaresma também e se pudessem não jogar era bom para nós. No entanto isso tem que ser preocupação deles e jogando ou não para nós não altera a nossa forma de jogar porque nunca o fizemos. Estamos mais preocupados com o que pode-mos fazer do que com o que os outros podem fazer".

"Dependemos apenas de nós"

No que diz respeito ao campeonato, o Sp. Braga tem estado em grande nível, com sete vitórias consecutivas num total de 12 jogos seguidos sem derrotas. Por isso mesmo, Hugo Viana considera que a equipa, nesta altura, tem apenas que se preocupar consigo própria e não tem que olhar para os outros adversários, porque há ainda muito campeonato pela frente e o Sp. Braga está a fazer o que tem que fazer para chegar aos seus objectivos. "Sabemos que dependemos só de nós para manter o segundo lugar. No entanto faltam muitos jogos e temos que continuar a ser humildes. Como se falou no início da época o objectivo é acabar nos primeiros quatro lugares, mas se houver a possibilidade de ficar em terceiro, segundo ou mesmo o primeiro lugar é óbvio que não descartamos essa possibilidade".

Em boa forma nos últimos jogos, Hugo Viana não descarta um regresso à selecção nacional, mas também não se mostra centrado nessa questão. "É óbvio que qualquer jogador gosta de representar a selecção nacional. Se for chamado ficarei contente, mas se não for encaro isso com a maior normalidade e continuarei a trabalhar para ajudar o clube a atingir os objectivos".

Correio do Minho

Bruno3429

Carlos Carvalhal: «Quero ganhar porque sou profissional»
REGRESSA À CIDADE NATAL MAS REPRESENTANDO O BESIKTAS

MIGUEL PEDRO VIEIRA

Carlos Carvalhal está de regresso à sua cidade natal. Só que, desta vez, vestindo a camisola do adversário. Não se tratando de uma situação inédita, uma vez que o treinador de 46 anos já visitou por várias vezes por várias vezes o atualmente denominado Estádio Axa, em Braga.

Mas nunca como desta vez. Carvalhal é emigrante na Turquia, treinando agora o Besiktas. E, se quiser seguir em frente na Liga Europa, terá de deixar pelo caminho um clube que lhe diz muito, o Sporting de Braga. Ainda em Istambul, o técnico dá conta deste momento especial. "Ter-nos calhado o Braga nesta altura foi uma má coincidência. Fico muito feliz por voltar a casa, ao clube da minha formação, à minha cidade, onde está a minha família. Claro que fico satisfeito por jogar em Braga, onde terei muitos amigos e familiares na bancada a assistir. Mas não era o adversário que queria. Há equipas com nome mas que não têm competência; e outras, como o Braga, que são muito competentes mas não têm um nome tão grande. Há que lembrar que foi o finalista da Liga Europa na época passada. É uma excelente equipa, muito parecida com as anteriores, que nos tem habituado a mudar muito pouco", começa por explicar.

Record

Bruno3429

Hugo Viana quer 2.º lugar

O Sporting de Braga só depende de si para terminar em segundo lugar na Liga portuguesa de futebol, posição que ocupa em igualdade com o FC Porto, mas com mais um jogo, frisou o médio Hugo Viana. 

A equipa minhota venceu sexta-feira o Vitória de Setúbal (3-0), na abertura da 18.ª jornada, e igualou o FC Porto na segunda posição, com 40 pontos, sendo que os portistas apenas jogam hoje, em casa, com a União de Leiria.   

"Sabemos que dependemos só de nós, mas também que faltam ainda muitos jogos. Temos que continuar humildes e, como se disse no início da época, o objectivo é acabar nos primeiros quatro lugares. Se houver a possibilidade - e isso só depende de nós - de ficar o mais acima possível do quarto, em terceiro ou em segundo, claro que não descartamos essa possibilidade", notou.

Diario de Notícias da Madeira

Bruno3429

Miguel Lopes corre para o lugar de Elderson
Por José Carlos de Sousa

Miguel Lopes ganha posição no lado esquerdo da defesa para ocupar o lugar do Elderson, fora desta partida com o Besiktas por cumprir castigo. O francês Imorou continuou ontem a fazer treino condicionado e tudo indica que não recuperará a tempo de defrontar a equipa turca.

Também quem aguarda ainda alta, limitando-se a trabalho de campo à margem dos companheiros, é Nuno André Coelho, enquanto Luís Alberto continua entregue aos cuidados do corpo clínico dos arsenalistas. Paulo Vinicius e Baião recupera de cirurgias.

Os bracarenses, que defrontam depois de amanhã a equipa do Besiktas, na primeira mão dos 16-avos de final da Liga Europa, treinam amanhã de manhã, às 10.30 horas, no Estádio Axa, com os primeiros 15 minutos a serem abertos aos media.

Às 12.30 horas realiza-se a conferência de Imprensa de antevisão do jogo com a equipa de Istambul, a cargo do técnico Leonardo Jardim e um jogador arsenalista.

O Besiktas faz amanhã, às 17.30 horas, o treino de adaptação ao relvado e à luz artificial da casa bracarense, enquanto o encontro com a Imprensa está agendado para as 17.15 horas.

A Bola

Bruno3429

Besiktas já está em Braga: Carvalhal recebido como um herói (com fotos)
Por José Carlos de Sousa

Cerca de três dezenas de adeptos receberam ao final da tarde de hoje no aeroporto Francisco Sá Carneira a comitiva oficial do Besiktas, que fez deslocar a Portugal um total de 19 jogadores para o jogo como SC Braga, da primeira mão dos 16-avos de final da Liga Europa.

Simão, Quaresma, Hugo Almeida, Manuel Fernandes e Júlio Alves integram o lote de convocados. Bebé, a recuperar em Portugal, foi esperar os companheiros à aerogare portuense

Apesar de há quatro jogos consecutivos não ganhar, os adeptos do Besiktas vitoriaram, sobretudo, Carlos Carvalhal. O que não deixou de ser curioso. O treinador português disse à chegada estar imensamente feliz por regressar a Portugal. «É a minha terra, a minha cidade e o clube da minha formação», disse a propósito, realçando ainda que «a eliminatória será complicada para ambas as equipas». Desabafou entretanto que preferia não defrontar uma equipa portuguesa, principalmente o SC Braga. Isto porque ficará sempre a perder...

O Besiktas seguiu diretamente da aerogare do Porto para uma unidade hoteleira de Braga. Para esta segunda-feira, pelas 17.30 horas, faz o treino de adaptação ao relvado e à iluminação artificial do Estádio AXA. A conferência de Imprensa de Carvalhal e um jogador a designar, que deverá ser português, terá lugar às 17.15 horas.

A Bola