News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 26/01

Started by JotaCC, 26 de January de 2012, 07:05

Previous topic - Next topic

JotaCC

Lima recupera para o Marítimo

O melhor marcador da equipa vai ser opção para o desafio com o Marítimo. Depois de ter saído com queixas musculares no último jogo do campeonato, com o Rio Ave, Lima foi reavaliado pelo departamento médico dos arsenalistas, confirmando-se um edema na coxa esquerda. Na sequência da pancada sofrida no jogo de domingo, o avançado brasileiro trabalhou, ontem, limitado e sob vigilância médica, no entanto, a situação é recuperável para o desafio da próxima segunda-feira, na Madeira, diante do Marítimo.

Lima tem sido uma das peças-chave do ataque arsenalista e titular indiscutível de Leonardo Jardim, por isso, deverá voltar a ser primeira opção no Estádio dos Barreiros, já que com o jogo agendado apenas para segunda-feira há tempo para o ponta-de-lança evoluir e recuperar a cem por cento é Elderson. O lateral continua em observação e gestão física, após ter saído também com queixas no último encontro, mas o nigeriano já estabilizou os índices físicos, não estando em causa a presença do defesa no onze.

Em sentido inverso está Luís Alberto. Ausente do jogo com o Rio Ave devido a problemas musculares, o médio - reforço de Inverno dos arsenalistas - continua a fazer treino específico, mantendo-se em dúvida para a viagem ao Funchal.

No boletim clínico, figuram ainda Paulo Vinícius e Baiano, em evolução com tratamento às cirurgias realizadas. O lateral direito encontra-se numa fase mais avançada e faz já algum trabalho de ginásio e trabalho específico no relvado. Já Nuno André Coelho e Imorou trabalham integrados de forma condicionada.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Caminho da Europa passa pelo Marítimo
LEONARDO JARDIM QUER CAVAR FOSSO DECISIVO

Leonardo Jardim concedeu dois dias de folga ao plantel como prémio pela quinta vitória consecutiva na Liga Zon Sagres, frente ao Rio Ave, e começa hoje a preparar o teste sério que tem nos Barreiros. O confronto com o Marítimo, adiado para 2.ª feira no fecho da jornada 17, é demasiado importante para poder ser ignorado, pois pode permitir ao Sp. Braga cavar já um fosso pontual bem significativo para um adversário direto na luta pela Europa.

Este jogo, aliás, é visto numa perspetiva dupla pelos arsenalistas, pois em caso de novo triunfo a equipa de Pedro Martins pode ficar a 8 pontos de distância, confirmando a segurança dos arsenalistas num 3.º lugar que permite o acesso à 3.ª pré-eliminatória da milionária Champions, um objetivo já assumido por toda a estrutura bracarense, agora que o Sporting também já está a 5 pontos...

RECORD

JotaCC

Quaresma preferia ter Hugo Viana do seu lado

Qual astro do sistema solar, Hugo Viana deve ser encarado como uma das fontes principais de energia de um Braga admirável, com uma propensão especial para bater recordes e ameaçar a hegemonia dos grandes. O futebol geométrico do internacional português não pára de influenciar de forma positiva o rendimento da equipa, e os quatro golos e cinco assistências que contabiliza esta época são apenas alguns dos reflexos do seu talento. Contra o Penafiel, para a Taça da Liga, fez mesmo o inesperado: marcou de pé direito, o que é raro num esquerdino. Bem longe, na Turquia, Quaresma assistiu pela televisão ao resumo do jogo e não abriu a boca de espanto com o golo do antigo companheiro no Sporting. "Sinceramente não me surpreendeu muito, porque um jogador com a sua qualidade é capaz de tudo", assegurou, sendo menos decidido a encontrar razões para o rendimento baixo do médio no estrangeiro (Newcastle, Valência e Osasuna). "Se calhar não lhe deram a confiança que merecia. Deparei-me igualmente com muita coisa, mas já não vale a pena queixar-me. Passei por alguns dos melhores clubes do mundo, e só isso deixa-me feliz", alegou.

O tempo cura qualquer ferida e, no caso de Hugo Viana, foi francamente regenerador. "Está um jogador mais evoluído e experiente do que era no Sporting. Ele, Alan e Lima são as referências do Braga. Já lá vão dez anos a jogar ao mais alto nível", comprovou o jogador do Besiktas, embora lembrando que a fama de bom jogador foi alcançada em Alvalade muito antes do romeno Boloni o ter lançado: "Já nas camadas jovens fazia a diferença pela qualidade do passe e do remate. Tinha uma cultura táctica diferente de quase todos." Pela mesma altura, já era perseguido pela fama de não ser um velocista, mas em campo Quaresma apenas registava "as suas qualidades". "É capaz de fazer mais a diferença do que muitos jogadores rápidos. Há o correr pouco e bem e o correr muito e mal. É tudo relativo", alegou.

Admirador do pé-canhão da Pedreira, Quaresma tem saudades dos tempos em que jogavam juntos e até acredita que o reencontro ainda será possível. "A vida dá tantas voltas. É claro que gostaria de tê-lo na minha equipa. Ele conhece-me bem, e eu conheço-o bem. É fácil jogar com ele. O Hugo é daqueles que todos pedem para ter: mete a bola onde quer. É o jogador ideal para quem joga como extremo ou avançado. Tudo se torna mais fácil para nós", sustenta.


"Ainda fui capitão do Hugo nos juvenis"

Longe da família (é natural de Barcelos), Hugo Viana crescia à força na capital e era o "mais maduro" dos juvenis ("Já sabia o que queria"), mas o capitão chamava-se Ricardo Quaresma. Bizarro? "Nem sei como fui capitão...", gracejou o especialista em trivelas, comentando, mais a sério, que foi o escolhido por estar "há mais tempo no clube". A dupla desfez-se por volta dos 16 anos, mas a separação foi breve. "Eu saltei para a equipa B, ele ainda passou pelos juniores, mas continuámos muito próximos e amigos", contou.

Em 2001/02, Quaresma e Hugo Viana eram chamados à equipa profissional por Laszlo Boloni e acabaram por ficar ligados à conquista do campeonato e da Taça. "Era um treinador diferente de todos. Punha-nos ao nível de João Pinto, Pedro Barbosa, Paulo Bento e Mário Jardel. Sentíamo-nos valorizados", recorda o extremo que, tal como Hugo Viana, persegue o sonho de entrar na convocatória final da Selecção para o Europeu. "Só penso em voltar bem à competição, porque já estou recuperado da lesão, o que acontecerá já este fim-de-semana. Depois, o que tiver de acontecer acontece", atalhou, fazendo figas igualmente por Hugo Viana. "Somos profissionais e só temos de jogar aquilo que sabemos. Se não acontecer, paciência", desabafou.

"Um empate já seria bom"

Já lá vai o tempo em que as invasões turcas faziam estremecer o Minho. A tradição mudou de tal forma que até é possível identificar sete portugueses do lado do Besiktas: o técnico Carlos Carvalhal e os jogadores Júlio Alves, Manuel Fernandes, Quaresma, Simão Sabrosa, Bebé e Hugo Almeida. O primeiro duelo com o Braga está marcado para 14 de Fevereiro, a contar para os 16-avos-de-final da Liga Europa, e os visitantes já se darão por satisfeitos com uma igualdade. "Será bastante complicado. Vamos tentar sacar o melhor resultado para o segundo jogo; se não ganharmos, um empate já será bom", confessou Quaresma. O extremo não poupa nos elogios ao Braga, que tem "uma equipa coesa e forte", mas não compreende a ultrapassagem ao Sporting. "Sem faltar ao respeito ao Braga, o Sporting continua a ser o grande que sempre foi. Só que continua à procura de estabilidade. Tem um grande treinador e acredito que o grupo fará uma boa época, porque tem qualidade", argumentou.


Jardim a uma vitória de imitar Domingos


Leonardo Jardim recusou sempre a teoria de que estaria em Braga para tentar fazer melhor que o antecessor. A verdade é que, aos poucos, o madeirense tem conseguido superar alguns dos feitos de Domingos Paciência. Além de ter sido o primeiro treinador da história dos arsenalistas a vencer em Inglaterra, Jardim qualificou pela primeira vez a equipa para as meias-finais da Taça da Liga e agora tem a possibilidade de repetir um feito raro na história do clube, só alcançado pelo leceiro em 2009/10, entre a segunda e a sexta jornada, e entre a 14ª e a 16ª: somar três vitórias seguidas para o campeonato... na condição de visitante.

Depois de algumas dificuldades iniciais para vencer fora, o Braga conseguiu dar a volta ao texto, permitindo a Leonardo Jardim estar numa posição privilegiada para voltar a fazer história. Tudo mudou com o triunfo arrancado a ferros em Olhão (4-3), que surgiu na sequência de quatro encontros consecutivos (Guimarães, Leiria, Académica e FC Porto) sempre a escorregar. A equipa ganhou confiança e, volvidas duas jornadas do êxito no Algarve, conseguiu ganhar novamente fora como visitante, desta vez em Aveiro, novamente pela margem mínima (2-1). Segue-se agora uma viagem até aos Barreiros, onde o Braga até tem conseguido bons resultados nas últimas cinco épocas (três vitórias, um empate e uma derrota).


Lima limitou-se a trabalho de ginásio


O plantel do Braga voltou ontem aos treinos, mas Lima nem sequer chegou a subir ao relvado com os companheiros de equipa. O avançado, melhor marcador da equipa esta temporada, com 13 golos, limitou-se a realizar trabalho de ginásio para tratar a lesão sofrida no jogo com o Rio Ave. O brasileiro junta-se a Luís Alberto - continua a fazer trabalho específico de recuperação muscular - no lote das dúvidas para o embate com o Marítimo, embora os responsáveis arsenalistas estejam optimistas quanto à recuperação do primeiro.

Certo nas opções de Leonardo Jardim estará Mossoró, que nem figura no boletim clínico divulgado pelo clube, e, ao que tudo indica, Elderson. Os dois jogadores, que também foram substituídos na última jornada devido a problemas físicos, devem mesmo surgir entre as opções iniciais do treinador arsenalista, que tem em Paulo Vinícius e Baiano os únicos indisponíveis. Contudo, o último está numa fase adiantada da recuperação, ao ponto de já fazer corrida, tal como O JOGO adiantou segunda-feira.

Samuel oficializado nos últimos dias

Apesar de já ter a companhia da família em Portugal - chegou ontem - e de se ter mudado para um apartamento na Cidade dos Arcebispos, Samuel ainda aguarda pela oficialização da transferência por parte do Braga. O central já surgiu equipado com as cores dos arsenalistas no sítio oficial do clube, mas somente com o equipamento de treino, uma vez que apenas deverá ser inscrito na Liga nos últimos dias do mercado de transferência. Segundo o empresário, Luís Carlini, "Samuel está trabalhando bem e até tem feito parte das equipas que vencem as peladinhas".

Carlão cumpre 50 jogos na Liga

A titular ou como suplente utilizado, Carlão deve ser um dos jogadores utilizados por Leonardo Jardim no encontro de segunda-feira, com o Marítimo, e, se assim for, atingirá um número redondo no principal campeonato português. O ponta-de-lança, que se encontra em Braga cedido pelos japoneses do Kashima Antlers, está a um jogo de completar 50 na prova, na qual se estreou em 2009/10 ao serviço do Leiria, pela mão de Manuel Fernandes. Pelos arsenalistas, contabiliza sete aparições e um golo.

O JOGO

JotaCC

Integração de Zé Luís "seria simples"

Zé Luís não foi inscrito na Liga pelo Braga, pelo que António Fiusa tem esperança que o Braga o dispense. "O Zé Luís é jogador do Braga, mas sei que quer jogar cá", atirou o presidente do Gil Vicente. "Temos percentagem no passe do jogador, é um activo do clube e estar parado não é bom para o Gil Vicente nem para o Braga. Caso o Braga o dispense ele quer vir para o Gil Vicente", garantiu, adiantando que irá "falar com o presidente" do Braga, António Salvador, "quando regressar do estrangeiro".

O presidente do Gil Vicente considerou que "a integração do jogador seria muito simples", porque ele "conhece o treinador, o clube, e o treinador também o conhece muito bem".

Atletismo
Nacional de clubes vais abrir com 100 equipas

Há cem equipas inscritas para participar no apuramento do Nacional de clubes, que se realiza no próximo fim-de-semana, em simultâneo na Nave de Espinho  e no Pavilhão Expocentro, em Pombal. Aveiro é a associação distrital que apresenta maior número de equipas, 14 no total, o que revela a força do atletismo aveirense neste tipo de competição em pista. A seguir a Aveiro, destacam-se as associações de Porto, Lisboa, Santarém e Leiria. Recorde-se que esta fase apura 12 equipas para a final do Nacional de Clubes, que se realiza a 12 e 13 de Fevereiro, em Pombal. As primeiras seis disputarão a I Divisão e as restantes a II Divisão.

Juniores estão mais fortes

Tendo por base de análise as marcas alcançadas pelos campeões, o Nacional de juniores em pista coberta, que se realizou em Pombal no último fim-de-semana, foi o melhor dos últimos três anos. No conjunto das 28 provas, houve 16 com melhores resultados no campeonato em relação a 2011 e 17 no comparativo com 2010. Só em 2009 o nível das marcas dos juniores foi semelhante ou até ligeiramente melhor.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Médio está suspenso pelo Benfica
Amorim interessa

O Sp. Braga manifestou interesse na contratação de Ruben Amorim, mas a SAD do Benfica recusou qualquer negociação nesse sentido, garantiu ao CM fonte do clube minhoto, que pretendia o empréstimo do médio até ao final da época.

A mesma fonte revelou que as águias não vão ceder Amorim a qualquer clube nacional "e muito menos a um concorrente directo aos lugares europeus", como é o caso do Sp. Braga.

O CM também soube que Amorim via com bons olhos a possibilidade de reencontrar Nuno Gomes e que os dois conversaram sobre isso nos últimos dias.

Recorde-se que Amorim enfrenta um processo disciplinar no Benfica por alegadamente se ter recusado a treinar com os não utilizados no final do duelo com o Rio Ave, que o Benfica venceu por 5-1,a 16 de Dezembro. Desde então, treina sozinho e longe do centro de estágio do Seixal, aguardando o desfecho do processo e uma eventual punição.

Além do Sp. Braga, o Benfica não recebeu qualquer proposta formal por Amorim, cujo passe está avaliado em cinco milhões de euros. Se não deixar o clube até ao fecho do mercado, o médio continuará a trabalhar à parte até que o treinador Jorge Jesus decida reintegrá--lo no grupo encarnado.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

#5
Lima e Elderson poupados em teste com o Vizela

Para afinar a estratégia para o jogo frente ao Marítimo, segunda-feira, o SC Braga disputou esta tarde um treino de conjunto frente ao Vizela, à porta fechada. O conjunto bracarense venceu o clube satélite por 4-0, mas Leonardo Jardim não pôde contar com o contributo de Lima e Elderson.

Ambos foram poupados e fizeram gestão do esforço, mas é uma garantia de que tanto o lateral-esquerdo como o goleador irão jogar de início no Funchal. Também de fora ficou Luís Alberto, que recupera de um problema muscular. Baiano e Paulo Vinícius fizeram tratamento, enquanto Imorou e Nuno A. Coelho desenvolveram treino condicionado.

O SC Braga volta sexta-feira ao trabalho, com sessão à porta fechada, marcada para as 15.30 horas.

Nomeações da 17.ª jornada

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol divulgou, esta quinta-feira, as nomeações para os jogos da 17.ª jornada da Liga.

Nomeações:
sexta-feira:
V. Guimarães – Nacional, Manuel Mota (Braga)

sábado:
Rio Ave – Académica, André Gralha (Santarém)
Feirense – Benfica, Rui Costa (Porto)

domingo:
UD Leiria – Paços Ferreira, Nuno Almeida (Algarve)
V. Setúbal – Olhanense, Carlos Xistra (Castelo Branco)
Sporting – Beira-Mar, Duarte Gomes (Lisboa)
Gil Vicente – FC Porto, Bruno Paixão (Setúbal)

segunda-feira:
Marítimo – SC Braga, Bruno Esteves (Setúbal)


A Bola