News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/01

Started by JotaCC, 21 de January de 2012, 07:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp: Braga: Rio Ave preparado ao pormenor

O Sp. Braga continua a preparar em segredo a recepção de amanhã ao Rio Ave, em partida a contar para a 16.ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol.
Em mais uma sessão de treino realizada, na manhã de ontem, à porta fechada, o plantel arsenalista continua a ultimar pormenores do confronto com os vilacondenses que marca o início da segunda volta do campeonato para as duas equipas.

No treino e sabendo que ainda não pode contar com as prestações dos lesionados Baiano, Imorou e Paulo Vinícius, o técnico Leonardo Jardim teve a boa notícia de ver o médio Luís Alberto a treinar integrado com o resto do grupo de trabalho e pode mesmo vir a ser opção para o confronto de amanhã.

O jogador, que foi uma das contratações de Inverno dos arsenalistas já se estreou com as cores do Sp. Braga, mas depois de participar em duas partidas acusou fadiga muscular, pelo que tem realizado trabalho específico no relvado e ginásio, para 'ganhar músculo' de forma a evitar possíveis lesões futuras mais complicadas.

Hoje o plantel realiza a última sessão de trabalho antes do jogo, pelas 10.30 horas, à porta fechada, finda a qual, por volta das 12.30 horas, o treinador Leonardo Jardim procede à habitual antevisão do jogo com o Rio Ave.

Paulão perto de ser hipótese descartada

O eventual interesse do Sp. Braga em garantir o regresso de Paulão parece estar a esvair-se em fumo, uma vez que o Saint Etienne, clube que detém o passe do brasileiro, anunciou ontem no seu site que está a negociar o seu empréstimo, com opção de compra, com a equipa espanhola do Bétis de Sevilha.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Renovação de Lima avança no imediato
SALVADOR QUER SEGURAR O GOLEADOR
   
Brasileiro tem vários clubes interessados no seu serviço.

Apesar do propalado interesse do Génova e do Hertha Berlim em Lima, a SAD do Sp. Braga não recebeu ainda nenhuma proposta concreta para o brasileiro e a intenção é avançar no imediato para a renovação do contrato. Lima é claramente um dos ativos mais cintilantes, até pela veia goleadora que vem demonstrando com 6 jogos consecutivos a marcar no campeonato, pelo que António Salvador quer em primeira instância segurar o jogador, de 28 anos, ganhando ao mesmo tempo maior poder negocial no caso de surgir mesmo uma oferta sobre a mesa.

O vínculo de Lima termina em junho de 2013 e já houve negociações para a renovação, mas sem sair fumo branco das mesmas. O próprio jogador confessou recentemente estar tudo "parado" nesse sentido desde novembro, mas as notícias de que a época de Lima está a ser acompanhada de perto por muitos clubes fizeram a SAD arsenalista avançar para o acordo. A ideia é não só prolongar o contrato por mais 3 anos, mas principalmente blindar Lima com uma cláusula de rescisão bem maior do que a atual, na ordem dos 4,5 milhões de euros. Lima, recorde-se, esteve quase a sair para o Besiktas no último defeso, mas os turcos não ultrapassaram a fasquia dos 3 milhões de euros e o brasileiro manteve-se em Braga. A hipótese de a equipa garantir um lugar que dê acesso à milionária Champions deixa também António Salvador com água na boca, sendo que o presidente preocupa-se no momento em reforçar o grupo, mas também em segurar as mais-valias, incluindo Hugo Viana, que terá também alguns clubes à perna...


RECORD

JotaCC

O convidado mais inofensivo

Se por um lado o Braga não vence em Vila do Conde desde 2005/06, por outro, leva uma vantagem esmagadora no historial recente de recepções ao Rio Ave, provavelmente a equipa mais inofensiva das que já visitaram o AXA num número de vezes considerável.

Nos seis encontros que já disputou no novo estádio dos arsenalistas, o Rio Ave nunca conseguiu sequer marcar um golo. No campeonato, acabou por sair sempre derrotado e só na Taça de Portugal teve motivos para sorrir, vencendo, nos quartos-de-final, em 2009/10, no desempate por penáltis, depois do nulo no final dos 120 minutos.

No que toca à Liga, o Braga ganhou sempre por 1-0 nas últimas três temporadas, depois de, nos tempos de Jesualdo Ferreira, ter obtido vitórias bem mais expressivas: 3-0 e 5-0. Na época passada, recorde-se, os arsenalistas receberam o Rio Ave na 24ª jornada e um golo de Hugo Viana, aos 73 minutos, foi suficiente para manter a tendência.

Para se encontrar o último golo do Rio Ave no terreno dos bracarenses é preciso recuar a 2003/04, época em que as duas equipas se defrontaram no Estádio 1º de Maio e empataram 1-1. Wender marcou para os arsenalistas, mas Jaime Júnior repôs a igualdade, ele que depois se transferiria para o Braga. Carlos Brito já era o treinador do Rio Ave nessa partida, assim como da segunda e última vez que o clube de Vila do Conde triunfou na Cidade dos Arcebispos. Foi na temporada de 1999/00, com o resultado de 1-0, à custa de um golo apontado por Armando Sá, mais tarde também jogador do Braga.

Braga-Rio Ave no AXA
época resultado

2010/11 1-0

2009/10 1-0

2008/09 1-0

2005/06 5-0

2004/05 3-0


Soma e segue com Douglão e Ewerton


Os últimos resultados do Braga ajudaram a desmitificar algumas dúvidas que foram colocadas em torno da dupla de centrais a que Leonardo Jardim teve de recorrer para fazer face à onda de lesões, que no eixo defensivo afectou inicialmente Nuno André Coelho e que depois encerrou a época de Paulo Vinícius, até então titularíssimo. Em contraponto com o que seria mais expectável, o Braga está mesmo a atravessar a melhor série de resultados da temporada, tendo obtido, desde Dezembro, seis vitórias e um empate em jogos oficiais. Nesta fase, a dupla no centro do sector mais recuado foi sempre a mesma: Douglão/Ewerton.

Paulo Vinícius lesionou-se com gravidade no joelho direito num treino a 5 de Dezembro e, por isso, o último jogo que realizou foi em casa contra Birmingham (1-0), no último dia de Novembro. Leonardo Jardim não tinha alternativas e sistematizou uma dupla que só havia jogado por duas vezes, ambas, curiosamente, em testes de fogo. Se Ewerton tem sido titular desde o início da época, Douglão só se estreou no campeonato na recepção ao Benfica (1-1), num jogo em que fez dupla com o número 5 e em que Paulo Vinícius jogou a lateral-esquerdo devido ao castigo (quinto amarelo) de Elderson. A dupla foi reeditada no Dragão, naquela que foi a única vez que perdeu (3-2). Com Elderson novamente suspenso, desta feita por ter sido expulso em Alvalade, Paulo Vinícius foi novamente adaptado e Douglão e Ewerton jogaram ao centro. Com o interregno do jogo com o Birmingham, reencontraram-se na recepção ao Paços, e quase só conheceram êxito a partir daí. Desconhecidos quando chegaram ao AXA e órfãos do experiente Paulo Vinícius, Douglão e Ewerton superaram algumas batalhas e hoje respiram segurança.

Factos curiosos
Resultados

6 vitórias

Dougão e Ewerton fizeram dupla nove vezes e o saldo é bem positivo: seis vitórias (Paços, Olhanense, Nacional, Beira-Mar, Sporting e Penafiel), dois empates (Benfica e Brugge) e uma derrota (FC Porto).
Golos

13 sofridos

A actual dupla de centrais já sofreu 13 golos, o que perfaz uma média de 1,4 por jogo. Nos restantes 18 jogos em que Leonardo Jardim optou por outro par para o eixo defensivo, os arsenalistas sofreram 13 golos, uma média baixa: 0,7.
Liga Zon Sagres

13 pontos

Em termos de resultados, esta é a dupla mais rentável do Braga no campeonato. Em seis jogos, o par Douglão/Ewerton ajudou a equipa arsenalista a somar 13 pontos, ao passo que Ewerton/Paulo Vinícius amealhou 12 em sete partidas.
Cartões

3 amarelos

Dougão e Ewerton têm em comum uma folha disciplinar exemplar. Só viram três amarelos cada um, incluindo todas as provas, o que é mais admirável no caso de Ewerton, um dos mais utilizados da equipa.
Golos

1 marcado


Quer Ewerton quer Douglão já marcaram um golo na Liga ZON Sagres, o primeiro ao Feirense e o segundo ao Olhanense. No entanto, Ewerton já facturou na Liga Europa, no empate na Bélgica diante do Brugge.


Cinco duplas em 27 jogos


Leonardo Jardim já fez alinhar cinco duplas de centrais nos 27 jogos oficiais do Braga esta época. A mais recorrente foi Paulo Vinícius/Ewerton, utilizada por 15 vezes. Douglão/Ewerton já leva nove jogos, pelo que as restantes aconteceram apenas por uma vez cada, sempre com a presença de Paulo Vinícius. Em Setúbal, o ex-Leiria jogou com Nuno André Coelho; na recepção ao Gil Vicente teve a companhia do adaptado Djamal; e com o 1º de Dezembro baptizou a estreia oficial de Douglão.


Paulão emprestado ao Bétis

Esfumou-se, de vez, a possibilidade de Paulão regressar ao Braga em regime de empréstimo. O defesa-central brasileiro foi cedito pelo Saint-Étienne ao Bétis, actual 12º classificado da liga espanhola e onde actua o português Nélson. Sem conseguir afirmar-se no clube francês, pelo qual assinou, no Verão, um contrato de três épocas, depois de expirar a sua ligação ao Braga, Paulão, de 29 anos, jogará até ao final da temporada no Bétis, que fica com opção de compra pelo jogador.


Regresso à normalidade em breve

Depois de muito tempo com apenas dois defesas-centrais disponívels (Douglão e Ewerton), o que tem levado o jovem Palmeira, do satélite Vizela, a treinar várias vezes com o plantel principal, Leonardo Jardim contará dentro de pouco tempo com quatro opções para o eixo defensivo, o número ideal em qualquer plantel. Nuno André Coelho já começou a treinar sem limitações e daqui a nada poderá voltar à competição, e Samuel está contratado e já a trabalhar com a equipa, esperando ser oficializado e inscrito. Paulo Vinícius, esse, só poderá voltar a jogar na próxima época.


Quatro regressos naturais

O onze do Braga, que amanhã entrará em campo para a recepção ao Rio Ave, sofrerá, ao que tudo indica, quatro alterações em comparação com o do jogo diante do Penafiel, realizado na quarta-feira e a contar para a Taça da Liga. Os quatro habituais titulares que Leonardo Jardim poupou nesse jogo têm o regresso à equipa inicial praticamente certo. Na baliza, Quim recupera o lugar em que tem sido dono e senhor esta época, depois da oportunidade concedida ao italiano Berni, liderando uma defesa que manter-se-á intacta, com Salino, Douglão, Ewerton e Elderson. No meio-campo, Mossoró também estará de volta, para render Nuno Gomes, actuando à frente de Custódio e Hugo Viana, que foram titulares diante do Penafiel. Já na frente de ataque, há duas alterações à vista. O goleador Lima, que marca há seis jogos consecutivos no campeonato, voltará a ser a referência, ao passo que Hélder Barbosa jogará à esquerda, na posição que esta temporada tem sido dele mas que na quarta-feira foi ocupada por Paulo César. Na direita, claro, jogará o capitão Alan. Esta manhã, o Braga treina, à porta fechada, pela última vez antes do jogo e, no final, Leonardo Jardim estará na sala de Imprensa do Estádio AXA para fazer a antevisão do mesmo.


Luís Alberto repousa

Depois de ter feito gestão de esforço na quinta-feira, Luís Alberto, ontem, já surgiu no relvado, que alternou com o ginásio. O médio ex-Nacional vai recuperando, assim, os níveis físicos desejáveis, depois de ter ficado mais de um mês sem competir. No departamento clínico do Braga continuam Baiano, Paulo Vinícius e Imorou.


Djamal fica no banco

A CAN'12 arranca hoje na Guiné Equatorial, com a equipa da casa a defrontar a Líbia, do bracarense Djamal. O onze provável da equipa treinada por Marcos Paquetá não inclui o trinco dos arsenalistas.


Comida por bilhetes


O Braga leva a cabo este fim-de-semana uma campanha de solidariedade para com os mais necessitados. Nesse sentido, as bilheteiras do Estádio AXA estarão abertas até à hora do jogo de manhã, com o Rio Ave, para a troca de alimentos por bilhetes grátis para o encontro



"Empatar é bom vencer seria excelente"

Na antevisão do jogo com o Braga, amanhã, no AXA, Carlos Brito, treinador do Rio Ave, admitiu que conseguir um empate é "um bom resultado", mas "vencer seria excelente", mesmo sabendo estar perante "um jogo com elevado grau de dificuldade, frente a um adversário que conquistou uma vitória importantíssima frente ao Sporting".

"Será precisa muita concentração. Além de ter bons valores individuais, o Braga é uma equipa na verdadeira acepção da palavra que dificilmente perde jogos em casa", frisou o líder dos vila-condenses. Com 14 pontos conquistados na primeira volta, o Rio Ave apenas conseguiu um empate nos jogos fora.

"Em casa, temos cumprido e as diferenças na classificação não são muito grandes", afirmou Carlos Brito, que mesmo perante o fraco cenário nas partidas extramuros e no ano da sua carreira em que "mais tem mexido na equipa", garante que não irá "mudar a identidade" do colectivo.

"É uma questão de confiança que pode ser conquistada com uma sequência de bons resultados. Tem faltado também eficácia", concluiu.


O JOGO


JotaCC

Hóquei em Patins
Italianos no Dragão e no Pico

As equipas portuguesas regressam hoje à Europa. Na principal prova - a Liga Europa - só o Benfica joga no estrangeiro, em Itália, com o Lodi, enquanto FC Porto, Candelária e Oliveirense contarão com o apoio dos adeptos nesta terceira ronda. Os campeões nacionais recebem o Valdagno, o Viareggio desloca-se à ilha do Pico e a Oliveirense enfrenta os alemães do Cronenberg. FC Porto e Candelária lideram os seus grupos. Na Taça CERS, o HC Braga vai a França defrontar o St. Brieuc.


O JOGO

JotaCC

Lima só sai no verão

Os ecos do interesse despertado por Lima em alguns clubes europeus chegaram rapidamente ao Minho e à estrutura diretiva do clube bracarense, mas isso está longe de significar que Leonardo Jardim irá perder o rei dos golos do SC Braga.

Aliás, a ordem vigente é outra e passa por manter o brasileiro nos quadros arsenalistas até ao verão e só depois rentabilizar o investimento feito no atacante há duas épocas, que não chegou aos 400 mil euros, preferencialmente com uma venda por muitos milhões.

O Hertha de Berlim, 11.º classificado da Bundesliga, foi o último clube a entrar na corrida pela contratação de Lima, juntando-se assim aos italianos do Génova, aparentemente, os primeiros a ensaiarem uma aproximação à SAD, visando um potencial negócio, sem esquecer o alegado interesse do FC Porto.

Certo é que por enquanto Lima é para manter, salvo o pouco provável caso de que alguém bata a cláusula de rescisão de 4,5 milhões de euros que seguram o avançado brasileiro.

A BOLA

JotaCC

Miguel Lopes estreia-se nos convocados

Já são conhecidos os nomes dos jogadores convocados por Leonardo Jardim para a jornada 16 da Liga. A maior novidade é a estreia de Miguel Lopes entre o lote de eleitos.

O lateral-direito chegou ao Minho este mês, por empréstimo do FC Porto, e poderá acumular hoje os primeiros minutos com a camisola arsenalista.

De fora da convocatória, devido a queixas musculares, ficou Luís Alberto, outro dos reforços de Inverno.

Eis a lista completa:

Guarda-redes: Quim e Berni;

Defesas: Miguel Lopes, Leandro Salino, Douglão, Ewerton, Palmeira e Elderson;

Médios: Hugo Viana, Custódio, Vinícius, Mossoró e Rivera;

Avançados: Alan, Lima, Nuno Gomes, Carlão, Paulo César e Hélder Barbosa.


«Queremos consolidar a equipa nos lugares da frente» - Leonardo Jardim

Domingo (16.15 horas), o SC Braga recebe a visita do Rio Ave e a intenção dos minhotos é dar continuidade à sequência triunfal deste mês (quatro jogos, quatro vitórias), como se percebe pela mensagem que Leonardo Jardim deixou passar na conferência de Imprensa realizada ao início desta tarde.

«Este é mais um jogo de Campeonato e mais um jogo de extrema importância que pretendemos vencer, de forma a dar continuidade aos bons resultados e no sentido de consolidar a nossa posição nos lugares cimeiros da tabela classificativa. Só somando mais três pontos é que será possível concretizar esse objectivo», defende o técnico bracarense.

O registo passado de confrontos entre SC Braga e Rio Ave dá conta de uma supremacia incontestável dos minhotos, mas Leonardo Jardim prefere não valorizar esse dado e opta por jogar pelo seguro.

«Na minha opinião, esses são, antes, sinais de alerta, porque a história e o passado não resolvem o presente. Portanto, há que respeitar ao máximo o adversário que é muito bem orientado por um treinador com larga experiência na Liga e formado por jogadores jovens, que também estão a mostrar todo o seu valor. Temos que ter muito cuidado e só um SC Braga ao melhor nível conseguirá vencer este adversário», alerta o treinador dos minhotos, que se mostrou completamente indisponível para dar continuidade ao bate-boca com Domingos Paciência, treinador do Sporting.

«Polémica com o Sporting? Deve haver algum engano... Não há polémica alguma. O assunto está encerrado», reforça Leonardo Jardim.

«Quem não gostava de ser campeão?»

A semana ficou marcada pelo 91.º aniversário do SC Braga e pelo desejo manifestado por Mesquita Machado, autarca local, em ver o clube conquistar o título. Será isso possível no imediato, questinou-se o técnico. Eis a sua resposta:

- Quem não gostava de ser campeão? A questão é saber quais são os nossos objetivos e que metas foram traçadas para a presente época. A prioridade é consolidar o SC Braga nos lugares cimeiros da tabela classificativa. Nos últimos anos, o SC Braga tem conseguido intrometer-se na luta pelas melhores classificações e se assim continuar, a médio prazo, então sim, essa possibilidade será indiscutivelmente mais pertinente e mais objetiva.

Por último, Leonardo Jardim dirigiu um pedido aos adeptos:

- As pessoas deveriam vir, amanhã, ao estádio apoiar o SC Braga. Ao mesmo tempo, na sequência da iniciativa do clube, que oferece bilhetes em troca de alimentos que serão depois distribuídos pelas famílias mais necessitadas, a presença dos adeptos será sinónimo de relevante gesto de solidariedade para com os que mais necessitam.

A BOLA

JotaCC

Leonardo Jardim sobre o Rio Ave: «Jogo de extrema importância»

Leonardo Jardim quer a quinta vitória em cinco jogos em Janeiro frente ao Rio Ave para manter o SC Braga a lutar pelos postos cimeiros da classificação.

A turma bracarense só sabe vencer em 2012 e é favorita na receção aos vila-condenses, mas Jardim não quer descansar à sombra dos bons resultados conquistados até aqui.

«Este é mais um jogo de campeonato e mais um jogo de extrema importância que pretendemos vencer, de forma a dar continuidade aos bons resultados e no sentido de consolidar a nossa posição nos lugares cimeiros da tabela classificativa», disse o técnico da turma minhota, acrescentando: «Só somando mais três pontos é que será possível concretizar esse objetivo.»

A história dita uma maioria de vitórias bracarenses sobre o Rio Ave, mas o treinador madeirense pretende «máximo respeito» pelos homens de Carlos Brito.

«Na minha opinião, esses são, antes, sinais de alerta, porque a história e o passado não resolvem o presente. Portanto, há que respeitar ao máximo o adversário que é muito bem orientado por um treinador com larga experiência na Liga e formado por jogadores jovens. Temos que ter muito cuidado e só um SC Braga ao melhor nível conseguirá vencer este adversário.»

Miguel Lopes estreia-se nos convocados


Para o encontro relativo à 16ª jornada da Liga Zon Sagres, Leonardo Jardim chamou, pela primeira vez, Miguel Lopes.

O lateral-direito chegou por empréstimo do FC Porto e estreia-se nos eleitos. Luís Alberto, também ele reforço de inverno, fica de fora por queixas físicas.

JotaCC

Leonardo Jardim: «Quem não gostava de ser campeão?»
técnico do sp. braga responde a presidente da Câmara

O Sp. Braga comemorou 91 anos e o presidenta da Câmara Municipal pediu como prenda o título de campeão nacional.

Hoje, na projeção da receção ao Rio Ave, Leonardo Jardim respondeu a Mesquita Machado, colocando alguma água na fervura nas ambições do autarca.

"Quem não gostava de ser campeão? Primeiro temos de cumprir os nossos objetivos: consolidar a equipa e ficar nos primeiros lugares. Depois, se continuarmos a conseguir intrometer-nos na luta pelas melhores classificações essa possibilidade será pertinente."

Em relação ao embate com o Rio Ave, o treinador dos arsenalistas também jogou pelo seguro:

"É uma partida onde queremos consolidar a nossa posição. Só um Sp. Braga no seu melhor nível consegue vencer uma equipa bem orientada com jovens rápidos nas transições."

RECORD

JotaCC

SC Braga quer manter Lima até ao final da época

Lima é um dos jogadores que tem estado em destaque no SC Braga de Leonardo Jardim e os bracarenses vão tentar manter o brasileiro até ao final da temporada.

O avançado de 28 anos tem sido colocado na órbita dos italianos do Genoa, dos alemães do Hertha Berlim e até do FC Porto, mas a SAD minhota pretende manter o jogador, apostando ainda mais na valorização de um jogador que chegou à Pedreira época passada, sem ter sido preciso investir demasiado.

Contratado ao Belenenses, Lima desde cedo revelou que esta temporada queria chegar à marca dos 30 golos. Com 26 partidas disputadas até ao momento, o atacante tem 13 tentos assinados e, com ele, tem despertado o interesse de outros emblemas, mas o mais certo é que continue na cidade dos arcebispos, pelo menos até ao final da época.

ZEROZERO

JotaCC

Freixieiro goleia Sp. Braga/AAUM e segue em frente na Taça

Na partida em atraso dos 16-avos da Taça de Portugal, o Freixieiro recebeu e bateu o Sp. Braga/AAUM, por sete bolas a uma. Este resultado permite aos matosinhenses seguir em frente na prova, tendo o ADR Mata (3ª Divisão) como adversário nos oitavos-de-final.

Tiago Brito e Tiago Soares, com três golos cada, foram os principais responsáveis da goleada do conjunto liderado por José Vasconcelos que viu Paulinho despedir-se do público, esta tarde, ele que está de partida para os russos do KPRF Moscovo. O jovem André também inscreveu o seu nome nos marcadores. Fabrício apontou o tento de honra dos minhotos que assim despedem-se da presente edição da Taça de Portugal.

FUTSALGLOBAL

Bruno3429

#10
Futsal: Freixieiro segue em frente na Taça
Freixieiro, SC Braga, Taça de Portugal

Álvaro Gonçalves

O Freixieiro recebeu e venceu o SC Braga por 7x1, em partida a contar para os 16 avos de final da Taça de Portugal, e garantiu a passagem à próxima eliminatória.

Em Matosinhos, Tiago Brito e Tiago Soares, cada um com um hat-trick, foram as figuras do encontro, cabendo a André marcar o outro golo da vitória da equipa comandada por José Vasconcelos. Do lado dos bracarenses, Fabrício foi o autor do único golo que conseguiram marcar.

Com este resultado, o Freixieiro está apurado para os oitavos-de-final, onde vai encontrar o ADR Mata, equipa da terceira divisão, que nos 16 avos de final eliminou o Gualtar.

Zerozero