News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 26/12

Started by Pé Ligeiro, 26 de December de 2006, 08:54

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Volta ao Brasil
Irineu vai jogar no Flamengo

Pedido por Ney Franco, que o conhece da altura em que treinava o Ipatinga, o central é hoje apresentado no novo clube


Apesar de ainda nem ter aberto, o mercado de Inverno já deu a Rogério Gonçalves a certeza de ter um novo central e agora acaba de lhe tirar o segundo: vem Alberto Rodriguez, internacional peruano, ex-Sporting Cristal, já saíra Maurício, com destino à Coreia de Sul, e agora foi Irineu, brasileiro que o Braga contratara no início da época, por empréstimo, ao Cruzeiro. O Flamengo, um dos clubes mais populares do Brasil, confirmou a contratação, até Junho de 2008, do jogador (23 anos) – que foi internacional pelas camadas jovens do seu país e venceu, até, o Mundial de Sub-20, em 2003 –, satisfazendo a vontade ao treinador Ney Franco, que o conhece desde a altura em que o Ipatinga, filial do Cruzeiro, era o patrão de ambos.
Tapado por Paulo Jorge e Nem, Irineu ainda chegou a ser titular algumas vezes – no campeonato e também na Taça UEFA –, portando-se bem em quase todas, mas já era certo que o Braga não iria exercer a opção de compra (por mais três temporadas) do seu passe, no final da época (como O JOGO já nopticiara). Por isso, a saída antecipada acaba por agradar a qualquer uma das partes. Se Maurício, que tem uma proposta de um clube sul-coreano, também deixar a capital do Minho, então o Braga é capaz de avançar para a contratação de mais um central, embora os dois que já tem lhe dêem garantias de rigor acima da média e o que aí vem se faça acompanhar de boas recomendações. É esperar para ver.
IN O JOGO


+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Relatório penaliza árbitro Duarte Gomes
OBSERVADOR DÁ RAZÃO ÀS QUEIXAS


O observador designado pela Comissão de Arbitragem da Liga para avaliar o polémico trabalho de Duarte Gomes no último Sp. Braga-Boavista penalizou fortemente o árbitro filiado na AF Lisboa, dando razão às graves queixas apresentadas pelos bracarenses após o empate final (2-2).

Para além de erros de avaliação, esteve em causa a amostragem de 11 cartões, tendo a expulsão de João Pinto levado o Sp. Braga a tentar a despenalização do atleta (sancionado com 2 jogos de suspensão) junto da Comissão Disciplinar.

Segundo o relatório do observador que, tal como o do árbitro, foi solicitado pela SAD arsenalista junto da Liga, a nota atribuída a Duarte Gomes foi inferior a 7, o que fica enquadrado na designação qualitativa de "muito insatisfatório".



Lateral precioso
LUÍS FILIPE SÓ SAI COM OFERTA MUITO ALTA


SAD do Sp. Braga considera que Luís Filipe é um dos activos mais valiosos, razão pela qual não está disposta a abrir mão do seu passe no mercado de Inverno a menos que surja uma proposta muito elevada, situação difícil nesta fase.

Os arsenalistas acreditam no valor de um lateral que se destaca pela qualidade e polivalência, resultante da sua formação ofensiva. Tendo em conta que o valor total da sua passagem em definitivo do Atlético de Madrid para o Sporting, intermediada pelo Sp. Braga, foi de 2,750 milhões de euros (com 1,250 milhões de lucro para os minhotos), a SAD de António Salvador entende que, dada a sua evolução como jogador, Luís Filipe poderá valer agora mais de 4 milhões.



Irineu reforça o Flamengo
DEFESA ERA UMA PRIORIDADE DE NEY FRANCO


O defesa central Irineu, que chegou no último Verão a Braga emprestado pelo Cruzeiro de Belo Horizonte, é o novo reforço do Flamengo, segundo o site oficial do clube.

O brasileiro de 23 anos, que nunca foi primeira opção, primeiro de Carlos Carvalhal e posteriormente de Rogério Gonçalves, que apostaram na maioria das vezes na dupla Nem-Paulo Jorge, ruma ao clube rubro-negro onde era considerado uma prioridade pelo técnico Ney Franco.

Irineu, que ao serviço do Cruzeiro, foi campeão brasileiro em 2003, para além de ter conquistado uma Taça do Brasil, teve ainda uma passagem pelo Ipatinga, em 2005.

Este é o segundo defesa central a abandonar os bracarenses num curto espaço de tempo, depois de outro brasileiro, Maurício, ter rumado à Coreia do Sul, onde vai jogar no Pohang. Recorde-se que António Salvador já contratou o peruano Alberto Rodriguez para compensar estas saídas.
IN RECORD

++++++++++++++++++++++++++++++++++


Flamengo anuncia contratação de Irineu (Sp. Braga)

O Flamengo anunciou a contratação do defesa-central brasileiro Irineu, que representava o Sp. Braga desde o início da época por empréstimo do Cruzeiro.

De acordo com o site oficial do Flamengo, as negociações para a contratação de Irineu, considerado «prioridade» para o técnico Ney Franco, ficaram concluídas durante o dia de ontem, sendo que o contrato será válido até Junho de 2008.

A apresentação oficial de Irineu aos sócios do Flamengo está marcada para amanhã.


IN A BOLA


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++


Sp. Braga: Flamengo anuncia contratação de Irineu
O Flamengo anunciou a contratação de Irineu, defesa-central que tinha chegado ao Sporting de Braga no início da época, proveniente do Cruzeiro de Belo Horizonte. O jogador mereceu algumas chamadas ao onze arsenalistas, mas prepara-se agora para regressar ao seu país.
Rogério Gonçalves conta no plantel com Nem, Paulo Jorge, Maurício (tem uma proposta para sair) e com um novo reforço, o internacional peruano Alberto Rodriguéz.
«Irineu estava no Sporting de Braga, de Portugal, e ficará no Flamengo até junho de 2008. Irineu tem diversas passagens pelas seleções brasileiras de base, incluindo o título mundial sub-20 em 2003 e, no mesmo ano, a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo», pode ler-se no site oficial do Flamengo.
IN MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Kintaro

"Os adeptos têm o direito de exigirem mais e melhor"
Rogério Gonçalves chegou há pouco mais de um mês ao Sporting de Braga mas já entrou para a história do clube arsenalista ao garantir o apuramento para os 16 avos da Taça UEFA, depois do triunfo obtido sobre o Grasshoppers.

No plano interno, bateu o pé ao Benfica logo no jogo de estreia, mas acabou por ser ultrapassado no final do ano pela equipa das "águias" na tabela classificativa. Ainda assim, assume que o objectivo do Braga mantém-se em pé. A obtenção do 4.º lugar na Liga Portuguesa apresenta-se como o "rendimento mínimo" mas admite que "os adeptos têm o direito de exigirem mais e melhor. Nós estamos cá para tentar responder às exigências", afirmou.

Correio do Minho– Disse enfrentar o maior desafio na sua carreira quando abraçou o projecto do Sp. De Braga, nunca chegou a hesitar uma vez que estava estável na Naval 1.º de Maio?
Rogério Gonçalves – Reconheço que estava num projecto estável, mas às vezes precisamos de sair do comodismo e tentar assumir novos projectos e novos desafios, correndo maiores riscos. Foi com essa intenção que decidi abraçar o projecto do Sporting de Braga, sendo um dos clubes grandes do futebol português. Todos sabem aquilo que o Braga pretende e achei que seria mais um desafio da minha carreira e quando disse que seria o mais exigente da minha vida, enfim, todos os desafios que assumi foram exigentes. Comecei por baixo e cada grau que fui subindo deparei-me sempre com novos obstáculos, só é necessário ultrapassar as situações e saber viver com elas. Neste momento o Sp. Braga é o clube mais visível no cenário futebolístico português entre todos os que treinei...

Teve apenas uma semana para preparar o jogo grande com o Benbfica. Na altura como é que encontrou o plantel?
Eu já estava na I Liga e tudo se tornou mais fácil, tinha o conhecimento do adversário e do próprio plantel do Braga. Naquele momento tivemos de preparar esse jogo com o pensamento na vitória e a resposta dos atletas era muito importante. Ainda bem que a resposta foi positiva, fui substituir um colega e era importante passar a mensagem para os atletas que tínhamos muito campeonato pela frente e só podíamos pensar na vitória nesse jogo.

Foi adaptando o sistema de 4x3x3 na equipa de uma forma imediata. Já tem a equipa a jogar à imagem do Rogério Gonçalves?
Já está mais à minha imagem. Sabe que gosto do 4x3x3, ainda pudesse apresentar outro tipo de sistema na equipa, mas temos de ir sempre ao encontro dos jogadores que temos disponíveis, a fim de retirar o maior partido das suas qualidades. É isso que temos feito, tentando rentabilizar ao máximo os atletas que temos na equipa.

O Braga foi, entretanto, ultrapassado pelo Benfica na classificação. Sente que o 4.º lugar já sabe a pouco para os bracarenses?
Estou à pouco tempo em Braga e ainda não sei aquilo que os bracarenses sentem em concreto. Posso dizer que os adeptos têm o direito a exigir mais e melhor da nossa parte. Estamos cá para responder da melhor forma. É óbvio que esta equipa alcançou o 4.º lugar em dois anos consecutivos e os seus associados têm legitimidade em quererem mais. Mas é preciso ter a consciência que temos pela frente três grandes adversários – FC Porto, Benfica e Sporting – desde há anos considerados os grandes candidatos aos primeiros lugares e a nossa tarefa não é fácil. Só pensando e acreditando que é possível é que as coisas se conseguem alcançar.

Além dos três "grandes", quem aponta como outros adversários directos na luta pela Europa?
Há vários. Temos várias equipas a intrometerem-se nessa luta, não queria ser deselegante para com nenhuma delas e recusava apontar nomes. É óbvio que passa por mais três/quatro equipas, além do Boavista que tem um plantel formado pelo Jesualdo e a pensar na Europa, incluindo-se nesse lote de potenciais adversários.

"Os jogadores da frente têm de fazer mais golos"

No plano de aquisições tem intenção em reforçar o sector atacante?
Vamos ver... não gosto de falar do que ainda não está feito. Só posso falar dos jogadores que estão no plantel e só tenho a dizer bem dos atletas do Braga. Têm demonstrado muito disponibilidade para a assimilação de processos para o nosso trabalho...

Mas concorda que o ataque está um pouco debilitado, basta ver que o melhor marcador da equipa é um defesa (Paulo Jorge)?                                   
É claro que temos uma pecha nesta equipa. Não temos problemas em abordar essa situação, pois se formos obter referências a clubes de top vê-se que os avançados detém grande parte dos golos da equipa. Em Braga, curiosamente, o nosso central é o que está melhor posicionado, fruto da forma como procura o golo em situações de bola parada. Ficamos satisfeitos pela resposta dada pelo Paulo Jorge, mas reconheço que os homens da frente têm de fazer mais golos... No passado, o João Tomás chegou a fazer 15 golos por época e é importante situarmo-nos com uma referência desse género.

Maurício deixou o plantel e Rodriguez é a nova escolha para a defesa. Que tipo de jogador estamos a falar?
O Rodriguez é um central rápido, posiciona-se muito bem no campo, forte no contacto físico. Não tem um grande porte físico, mas vai bem no jogo aéreo. Trata-se de um jogador que desde muito jovem faz parte da Selecção peruana e, agora, vamos ver como se adapta ao futebol europeu...

O plantel está a ser reestruturado nesta altura, o Rogério Gonçalves assume responsabilidade nestas alterações que estão a ser introduzidas?
Tudo é feito em sintonia com a administração da SAD.

Já conhecia António Salvador antes de vir para Braga, como tem sido a ligação entre o treinador e presidente?
Nunca lidei muito com o presidente António Salvador antes de vir para Braga, não existia uma grande aproximação. Mas desde que cheguei a Braga devo dizer que tem fornecido um apoio incondicional, está sempre presente e pronto a colaborar. Naruralmente, estou muito satisfeito pela forma como me recebeu.

O João Pinto, parece estar bem melhor desde que o Rogério Gonçalves chegou à equipa, é fruto da alteração táctica que efectuou?
Sou suspeito para falar disso, mas é um facto que temos o João Pinto mais participativo. É um jogador que está bem e dentro do campo não mostra a idade que tem, está móvel, muito participativo e com alegria em jogar. Nota-se que sente a mesma vontade de há uns anos em jogar futebol, quando assim é acaba por ter maior rendimento.

"Sei muito bem o que é trabalhar de dia e treinar à noite..."

A carreira de Rogério Gonçalves como treinador de futebol começou em 1991 no comando do Lanheses, na Associação de Futebol de Viana. O técnico minhoto foi escalando muitos degraus até chegar ao topo do futebol português, mas não esquece as origens. Rogério Gonçalves soma no seu currículo várias subidas de divisão, mas confessou que o desafio que agora se lhe depara no Sporting de Braga "é o maior" da carreira que já leva 16 anos.
O actual treinador do Sporting de Braga diz conhecer bem a dura realidade do futebol amador, onde deu os primeiros passos. Mas, também, assegura que o futebol profissional detém maior nível de exigências, que acarretam igualmente muitas responsabilidades.
"Cresci ao longo destes últimos anos mas nunca neguei as minhas origens. Sou uma pessoa que sei o que é o futebol amador, onde comecei, subi degrau a degrau, sei o que é trabalhar de dia e treinar à noite. Reconheço o empenhamento que esses atletas e treinadores têm, mas também sei o empenhamento e dedicação que é necessário no futebol profissional, e não é uma tarefa fácil".

"A equipa do Braga já demonstra traquejo nos grandes jogos europeus"

Já estou ao pormenor a equipa do Parma, adversário na Taça UEFA?
Ainda não. Já tenho conhecimento de algumas coisas, mas ainda estamos longe de abordar esse jogo. Sabemos que o Parma não está muito bem posicionado no campeonato italiano, temos conhecimento dos jogadores e do sistema de jogo que usam, mas ainda não debruçamo-nos ao pormenor sobre esse jogo pois temos muito tempo. Sabemos que é uma equipa que não está bem no campeonato, mas nas competições europeias tem dado uma excelente resposta. Só perdeu um jogo, e foi o último jogo quando já tinha o primeiro lugar do Grupo assegurado. Pareceu-me, até, que nem apresentou a equipa habitualmente titular nesse jogo com o Oussassuna, daí que exista uma explicação lógica para essa derrota.

A este nível o Rogério Gonçalves viveu a sua primeira experiência nas competições europeias desde que chegou a Braga, enfrentado os jogos com Sevilha e Grasshoppers. Como avalia a resposta da equipa?
O Braga já demonstra algum traquejo nestes jogos e não se perturba facilmente. Repare que o jogo em Sevilha não foi nada fácil, houve pessoas que ficaram apreensivas quando disse que tinha ganho a melhor equipa: nunca tenho problemas em admitir isso, naquele jogo o Sevilha foi melhor do o Braga e não tive problemas em o reconhecer. Nunca vou esconder o meu sentimento nessas situações, pois é importante saber reconhecer que o adversário também ganha por mérito próprio, tal como aconteceu em Sevilha. Na minha perspecvtiva, o Braga fez dois bons jogos na UEFA, contra o Sevilha e Grasshoppers, mas num desses jogos o adversário foi melhor do que nós. Não podemos sentir-nos diminuídos ou envergonhados quando reconhecemos que o adversário é melhor do nós ao longo dos 90 minutos de jogo.

É legítimo pensar em passar aos oitavos-de-final da Taça UEFA?
O Braga só de encarar eliminatória a eliminatória sob a perspectiva de que é possível chegar mais longe, caso contrário nem vale a pena andarmos aqui. É claro que o grau de dificuldade é maior, mas as nossas exigências também são elevadas e pensamos sempre que é possível fazer melhor. É com essa mentalidade que vamos encarar os dois jogos com o Parma...

A resposta da equipa, na sua opinião, tem sido correspondida com o apoio do público?
Desde que cheguei a Braga que o apoio do público tem sido fantástico. Os adeptos do Braga têm-nos apoiado incondicionalmente, ainda no último jogo que empatamos os adeptos aplaudiram a equipa no final do jogo. Em Sevilha tivemos cerca de 500 pessoas de Braga a apoiar-nos e estiveram sempre com a equipa. Portanto, este apoio deixa-nos muito satisfeitos mas ficaríamos mais satisfeitos se fosse em maior número.

"O Jorge Costa revela uma postura fantástica"

Rogério Gonçalves é o rosto da equipa-técnica do Sporting de Braga. Na sombra conta com o apoio de Jorge Costa, o seu adjunto que iniciou funções nesta área em Braga, depois de uma carreira recheada de sucessos enquanto futebolista. Rogério Gonçalves mostra-se "orgulhoso" por contar com o apoio de Jorge Costa, a quem augura uma carreira de treinador brilhante para o futuro. "O Jorge Costa tem ajudado muito e está adaptar-se bem, embora ele é a pessoa mais indicada para responder. Posso dizer que o Jorge Costa tem uma postura fantástica no papel que assumiu. Tem sido um bom elemento na equipa-técnica, faz o que gosta e está no meio onde se sente muito bem. Trata-se de uma pessoa inteligente e pode estar a caminhar para vir a abraçar a carreira de treinador", afirmou Rogério Gonçalves, num comentário ao seu colaborador da equipa-técnica.

in Correio do Minho