News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/01

Started by JotaCC, 18 de January de 2012, 07:05

Previous topic - Next topic

JotaCC

Leonardo Jardim: "é um jogo que nos pode dar a primeira meia-final"

Depois de ter ganho na Madeira, ao Nacional (2-1), na primeira jornada, o Sp. Braga pode dar hoje o passo de gigante para as meias-finais da Taça da Liga, em caso de triunfo sobre o Penafiel, na segunda ronda do Grupo C. Recorde-se que o conjunto da segunda Liga também venceu o primeiro jogo frente ao Portimonense (1-0). No tira-teimas pela liderança do grupo, e num jogo que pode até valer já a qualificação (em caso de triunfo ou empate do Nacional com o Portimonense) Leonardo Jardim não podia ter sido mais objectivo.

"A vitória pode permitir que o Braga chegue pela primeira vez na sua história à meia-final da Taça da Liga. Só por este semi-objectivo é um jogo muito importante para nós", focou ontem na antevisão.
Jardim admite alterações na equipa, mas poucas, pois quer vencer o Penafiel e arrumar já com a questão do apuramento.

"As alterações serão feitas de forma a manter a competitividade na equipa e no plantel, mas sem descaracterizar a nossa forma de jogar. Mas não vou mudar muito, apenas 3/4, porque o jogo tem muita importância para nós e para os objectivos do Sp. Braga e queremos ganhar", afirmou Jardim, guardando as surpresas apenas para a hora do jogo.

O timoneiro da legião minhota mostrou, porém, respeito pelo adversário e bom conhecimento do Penafiel. "É uma equipa organizada, que já deixou a Académica pelo caminho para chegar a esta fase de grupos, e tem neste momento os mesmos três pontos que nós. São uma equipa típica da II Liga, com níveis altos de intensidade de jogo, e se não queremos ser surpreendidos temos que estar no mesmo nível de intensidade, para impor o nosso futebol. Mas também jogamos em casa, queremos ser superiores, dominadores e cumprir o objectivo da vitória", frisou.

Leonardo Jardim abordou ainda o actual momento do Sp. Braga, que está numa série de vitórias consecutivas e acabou de isolar-se no terceiro lugar do campeonato da Liga Portuguesa.
O timoneiro está claramente satisfeito com o rendimento dos seus 'guerreiros'. Mas esta será a melhor fase da época da equipa?

"Acho que o Sp. Braga não tem tido muitas oscilações em termos de rendimento. Tem conseguido manter um padrão de jogo semelhante ao longo dos seis meses já disputados. Teve apenas uma fase com dois/três jogos seguidos fora, com os grandes, principalmente o jogo da Taça de Portugal (em Alvalade) e com o FC Porto (no Dragão para o campeonato) que não consegui-mos ter a sequência de resultados positivos que queríamos. De resto não tem tido oscilações no rendimento. Mas devido à série de jogos a vencer é normal que digam que estamos numa fase boa, e que queremos manter", rematou o técnico.

Com todos os trunfos na manga

Sem qualquer novidade no plantel, quanto aos jogadores que já estavam indisponíveis para o jogo com o Sporting, do passado domingo, Leonardo Jardim não foi de modas e repetiu ontem a mesma convocatória para a partida de hoje com o Penafiel, da Taça da Liga. Com esta convocatória, e embora tenha anunciado que vai descansar alguns dos habituais titulares, Jardim escondeu, porém, o jogo ao Penafiel.

Estratégia ou jogo psicológico, a verdade é que Jardim quer já carimbar o apuramento, e manter assim em aberto a possibilidade do Sp. Braga conquistar esta época um título, e chamou todos os trunfos.
Dos reforços já oficializados, Miguel Lopes, ainda à procura da melhor forma, continua de fora, tal como o avançado Zé Luís, já reintegrado no plantel desde 12 de Dezembro, mas também procura ainda recuperar os índices físicos depois de quatro meses de lesão.
No lote dos lesionados e ainda em recuperação, continuam Nuno André Coelho, Baiano, Ukra, Paulo Vinícius e Imourou.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Quim e Berni
Defesas: Ewerton, Elderson, Douglão e Palmeira
Médios: Leandro Salino, Luís Alberto, Hugo Viana, Custódio, Mossoró e Vinicius
Avançados: Paulo César, Hélder Barbosa, Rivera, Nuno Gomes, Alan, Lima e Carlão

'Correio do Minho' e 'Antena Minho' associam-se à campanha de solidariedade do Sp. Braga


O Jornal 'Correio do Minho' e a Rádio Antena Minho associam-se à campanha de solidariedade levada a efeito pelo Sporting Clube de Braga, no âmbito das comemorações do seu 91.º aniversário. Nesse sentido, os bilhetes habitualmente atribuídos em concursos nestes dois órgãos de comunicação social serão distribuídos pelos leitores do 'Correio do Minho' e ouvintes da 'Antena Minho' que em troca contribuírem com a oferta de um alimento. Os donativos entretanto recolhidos serão entregues a instituições de solidariedade.

Assim, cada pessoa que se deslocar às nossas instalações terá direito a um bilhete para o jogo de domingo deixando em troca um alimento para ajudar as pessoas mais carenciadas.
Nesse sentido, a campanha desenvolvida pelo Sporting de Braga ganha uma ampla dimensão, tendo em linha de conta que o objectivo passa por registar lotação esgotada no embate com o Rio Ave, a realizar domingo, pelas 16.15 horas.
Por cada bilhete um alimento e assim pode ser possível contar com a solidariedade de, pelo menos, 30 mil pessoas.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Floresta virgem

Treinador que se preze está quase sempre habilitado a rechear o currículo de feitos históricos. Pelo Braga, até parece fácil, mas é pura ilusão, especialmente esta época. Quando Domingos Paciência parecia deixar atrás de si um terreno absolutamente árido, infértil para novas conquistas, no seguimento de um segundo lugar no campeonato (2009/10) e de ter conduzido a equipa à final da Liga Europa (2010/11), eis que aparece um improvável Leonardo Jardim a derrubar barreiras improváveis. O primeiro apuramento da história do clube para os 16-avos-de-final da Liga Europa, a partir da fase de grupos, teve a assinatura do treinador madeirense; o próximo "recorde" inédito será atingir as meias-finais da Taça da Liga. E só estará, imagina-se, à distância de uma vitória na segunda jornada do Grupo C, isto com a ajuda de terceiros. Tem a palavra o Penafiel...

Prevenido para um adversário aguerrido, Jardim já recuperou da excitação decorrente da ultrapassagem ao Sporting e exige o mesmo à equipa. "O Penafiel é uma equipa organizada que já cumpriu a tarefa de ultrapassar a Académica. Joga com muita intensidade, como é típico na II Liga, mas temos de ser dominadores em nossa casa e vencer, de modo a podermos garantir a presença nas meias-finais", assinalou, afastando a possibilidade de apostar num Braga B. "As alterações serão feitas de forma a manter a competitividade na equipa, sem nunca descaracterizar a nossa forma de estar", assegurou Leonardo Jardim, que só deverá arriscar as entradas do trinco Luís Alberto, do extremo Paulo César e do ponta-de-lança Carlão, proporcionando algum descanso a Hugo Viana, Alan e Lima. Os elogios de António Salvador voltaram, mas o treinador rejeita exclusivos. "Não foram direccionados só para mim, mas para toda a estrutura", alegou.


Chaló acredita na diminuição das diferenças

O Penafiel tem, frente ao Braga, uma excelente oportunidade de dar um passo de gigante rumo às meias-finais da Taça da Liga. No entanto, terá de alcançar um resultado positivo. As diferenças entre as duas equipas são notórias, mas segundo Francisco Chaló, a distância entre ambas poderá ser diminuída. "O Braga é favorito, mas com dignidade, concentração absoluta e a optimização dos recursos que temos ao nosso dispor, certamente teremos probabilidades", vaticina o técnico do Penafiel. Sobre a atenção que os seus jogadores devem ter às individualidades do Braga, Chaló foi peremptório. "Não é nosso apanágio ter atenção a um jogador em específico; o nosso objectivo é contrariar a organização colectiva do Braga com a nossa própria organização", afirmou a O JOGO. Todavia, o Penafiel irá apresentar-se em campo com algumas limitações, visto que Diogo Viana, Ferreira e Filipe Pastel estão lesionados.


Salário dificulta Paulão


Se a paixão decidisse tudo, Paulão já estaria por esta altura em Braga. Não é o caso; no hemisfério do futebol profissional, o dinheiro conta muito e o defesa-central não está disposto a abdicar de uma fatia considerável das condições salariais de que usufrui ao serviço do Saint-Étienne para se juntar por empréstimo aos guerreiros do Minho, onde sempre foi feliz. Perdido o estatuto de titular há cinco jornadas, o jogador brasileiro teve autorização do clube francês para procurar alternativas e o Braga continua a ser o clube mais bem posicionado para o receber, embora na condição de condimentar um pouco mais a proposta inicial apresentada por António Salvador, há pouco mais de duas semanas. "Tenho muito carinho pelo Braga, mas as condições não foram do meu agrado nem agradaram ao Saint-Étienne", declarou.

Atendendo a que "o mercado de Inverno ainda não fechou", Paulão admite estudar um segundo convite e não esconde que regressaria a Portugal com grande satisfação. "Deixei lá muitos amigos e foi graças ao Braga que disputei a final da Liga Europa, que significou o patamar mais elevado da minha carreira", vincou. Francisco Quintana, o agente do defesa, também não fecha a porta um acordo. "Até ao fim do mês podem acontecer muitas coisas. O Braga, através do seu presidente, António Salvador, tem sido muito amável", salientou o empresário. Dependente deste caso ou não, a contratação de Samuel continua por oficializar, como assumiu Leonardo Jardim: "Não falo sobre jogadores que ainda não foram inscritos."


Collado reforça Guadalajara

Pertencente aos quadros do Braga desde 2010, José Collado prepara-se para deixar o Atlético de Madrid B para assinar pelo Guadalajara, num cenário de empréstimo. O clube espanhol procura, no mercado, um avançado para compensar a ausência prolongada de Ryan Harper (lesionado) e dá preferência à contratação do jovem espanhol de 21 anos. De acordo com os jornais "Marca" e "As", o acordo é total entre Collado e o Guadalajara, faltando apenas a assinatura do jogador para se tornar oficial a contratação, embora com a devida autorização do Braga, que será parte interessada na transferência, em nome da valorização do jogador. Natural de Santa Lucía de Tirajana (Las Palmas), o avançado passou por Vecindario, Las Palmas, Villarreal e Gimnástica de Torrelavega até assinar por quatro anos pelo Braga, onde não chegou a cumprir sequer uma época inteira. Emprestado há um ano e meio ao Atlético de Madrid, Collado chegou a cumprir a última pré-época com a equipa principal, sob o comando de Gregorio Manzano, mas acabou por ser devolvido à equipa B.


Saída de Fernando Couto "interfere pouco"

A surpreendente transferência de Fernando Couto para a liga da Índia, onde irá abraçar a carreira de treinador de futebol, não caiu como uma bomba em Braga nem irá mexer com as fundações da equipa. O clube agradeceu, em comunicado, os serviços prestados e o técnico Leonardo Jardim assumiu, sem grandes rodeios, que não havia uma relação de grande proximidade entre o ex-manager e o grupo, afastando assim a ideia de uma inesperada fragilidade. "As suas funções situavam-se mais na área do scouting e na relação directa com o presidente. Como não tinha uma grande proximidade com a equipa, penso que a sua saída interfere pouco", explicou. Na prática, a fórmula resultou e o trajecto ascendente da equipa será a melhor das provas: "O Braga não tem tido grandes oscilações de rendimento. Tem conseguido manter um padrão de jogo semelhante nestes seis meses."


O JOGO

JotaCC

'Jogo com Penafiel é importante '

Sp.Braga procura primeira meia-final na Taça da Liga

Apesar da importância da partida desta noite, Leonardo Jardim assumiu que vai fazer algumas alterações na equipa inicial.

O treinador do Sporting de Braga deverá fazer algumas alterações na equipa para a receção ao Penafiel, em jogo da Taça da Liga, mas quer vencer para levar o clube pela primeira vez às meias-finais da competição. Leonardo Jardim lembrou que uma vitória bracarense 'permite pela primeira vez chegar à meia-final da Taça da Liga, e só por este semi-objetivo o jogo é de grande importância', 'As alterações serão feitas de modo a manter a competitividade e não descaracterizar a nossa forma de estar. A equipa sabe que, independentemente de três ou quatro alterações, a importância do jogo é muito grande', realçou Leonardo Jardim, durante a conferência de imprensa de antevisão ao embate com a equipa da Liga de Honra. Leonardo Jardim considerou o Penafiel uma 'equipa organizada, típica de II Liga, que imprime grande intensidade no jogo e que já fez a tarefa difícil de ultrapassar a Académica antes desta fase',
Noutro sentido, mesmo após cinco vitórias consecutivas (quatro para o campeonato, uma para a Taça da Liga), o técnico madeirense diz que 'esta é uma fase boa', que pretende manter, mas não fala em melhor fase da época, considerando que a sua equipa não tem tido grandes oscilações.

Em busca de um troféu. É na ressaca de cinco vitória seguidas, que o Sporting de Braga procura as «meias» da Taça da Liga

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Jardim elogia equipa da honra
Penafiel preocupa

Leonardo Jardim quer que o Sp. Braga se qualifique já hoje para as meias-finais da Taça da Liga, mas para isso suceder a equipa terá de bater o Penafiel, que classificou como um adversário "organizado, típico da segunda Liga, que imprime grande intensidade no jogo e que já fez a tarefa difícil de ultrapassar a Académica."

Mesmo depois de cinco vitórias consecutivas (quatro para o campeonato e uma para a Taça da Liga), Jardim reconheceu que os arsenalistas atravessam uma "fase boa", que, vincou, pretende manter, mas observou que a equipa não tem tido "grandes oscilações".

Quanto à saída de Fernando Couto de manager do clube, para ir treinar um clube na Índia, o treinador desvalorizou: "O Fernando Couto não tinha uma ligação muito próxima da equipa, tinha mais funções de organização, no 'scouting' e na relação directa com o presidente."

Sobre as palavras de António Salvador, no final do jogo com o Sporting, no domingo (2-1), em que disse sentir-se injustiçado pelo tratamento conferido ao clube, Jardim afirmou: "São mais para alertar coisas deste tipo – o Braga chega ao terceiro lugar, mas o mais importante é que o quarto [Sporting] fica a 11 pontos do primeiro."

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

«Todos dão o máximo para nos vencer» - Ewerton
Por Pascoal Sousa

A euforia dos adeptos do SC Braga, na sequência da vitória sobre o Sporting e a subida do SC Braga ao terceiro lugar do Campeonato, não passou para o balneário da equipa. Ewerton está ciente das dificuldades que o Penafiel vai colocar à equipa minhota no jogo da 2.ª jornada do Grupo C da Taça da Liga, esta quarta-feira, no Estádio Axa.

«Apesar do jogo ser em casa, podemos ter um pouco de dificuldades. Tivemos pouco tempo de descanso e todos os que jogam contra o Braga dão o máximo para nos vencer», declarou o defesa-central, à sua assessoria de Imprensa.

A conquista da Taça da Liga é um dos objetivos traçados pela SC Braga, esta temporada, e o defensor tem a noção de que a responsabilidade está toda nas costas dos Guerreiros. «Estamos concentramos e preparados para um jogo que vale o primeiro lugar neste grupo», rematou.

A Bola

JotaCC

Benfica, Braga e Porto na Taça da Liga

Os minhotos dependem apenas de si para assumir a liderança isolada do grupo


Benfica, Braga e Porto entram hoje em campo para os respetivos encontros da segunda jornada da fase de grupos da Taça da Liga. As três equipas têm em comum o facto de jogarem em casa, e liderarem os respetivos grupos, ainda que seja uma iderança partilhada. A formação minhota, que joga com o Penafiel, é a única que depende de si mesma para assumir o comando isolado do grupo.

O Benfica recebe o Santa Clara na Luz nesta segunda jornada, depois de ter goleado o Vitória de Guimarães por 4-1 no primeiro encontro. O treinador do Benfica, Jorge Jesus, admite que a Taça da Liga não é o objetivo primordial das "águias", mas promete empenho na reconquista do troféu. No outro jogo do grupo B, o Vitória de Guimarães, em último, recebe o Máritimo, que soma uma vitória frente ao Santa Clara. Os insulares procuram a vitória para manter a pressão sobre a equipa encarnada, favorita na partida frente aos açorianos.

O Braga também joga em casa, frente ao Penafiel, equipa com quem partilha a liderança do grupo C. Ambos contabilizam uma vitória, mas esta noite, ainda que apenas teoricamente, são os bracarenses os favoritos. Conquistaram recentemente o terceiro lugar do campeonato ao Sporting, com uma vitória por 2-1 em casa, e estão motivados para alcançarem a liderança isolada do grupo. Nacional e Portimonense tentam fugir ao último lugar do grupo C, já que ambas as equipas saíram derrotadas nos encontros da primeira jornada

O Porto defronta o Estoril Praia, líder da Liga Orangina, e cujo treinador convocou todo o plantel para o encontro com os azuis e brancos. De fora ficou apenas o norte-americano Tony Taylor, que se encontra ao serviço da sua seleção sub-23. Do lado dos "dragões", com Hulk lesionado e Rolando suspenso, Vítor Pereira admitiu que haverá mexidas no "onze" habitual, mas afiançou: "iremos apresentar uma equipa que transmita confiança, porque queremos ganhar". Danilo será uma possível opção. O Vitória de Setúbal tem hoje o mesmo objetivo que o Marítimo, do grupo B, que é o de não deixar que o favorito da "poule" conquiste a liderança isolada.

A formação minhota é a primeira a entrar em campo, com o pontapé de saída agendado para as 18:00, num encontro que será arbitrado por Nuno Almeida. Segue-se o Benfica - Santa Clara, às 20:15 (Rui Silva), e o Porto - Estoril, com início às 20:45, e arbitrado por André Gralha.

RTP

JotaCC

Alterações à 17.ª jornada

A Liga de Clubes revelou esta quarta-feira as alterações à 17.ª jornada do campeonato português, na qual o líder Benfica é o primeiro dos três 'grandes' a entrar em ação.

Programa da 17.ª jornada:

Sexta-feira, 27 janeiro:
V. Guimarães - Nacional, 20.15 horas (SportTV).

Sábado, 28 janeiro:
Rio Ave - Académica, 18.30 horas (SportTV).
Feirense - Benfica, 20.30 horas (TVI).

Domingo, 29 janeiro:
UD Leiria – P. Ferreira, 16 horas
V. Setúbal - Olhanense, 16 horas
Sporting - Beira-Mar, 17 horas (SportTV).
Gil Vicente - FC Porto, 19.15 horas (SportTV).

Segunda-feira, 30 janeiro:
Marítimo - SC Braga, 20.15 horas (SportTV).

JotaCC

Sorteio da Taça de Portugal

Realizou-se esta tarde, na sede da FPF, em Lisboa, o sorteio dos oitavos-de-final, quartos-de-final e meias-finais da Taça de Portugal em futsal.

De destacar os encontros entre primodivisionários: Sporting-Leões Porto Salvo, Operário-Benfica e Académica-SL Olivais.


Confira o resultado do sorteio
Oitavos-de-final
(Jogos agendados para 18 de fevereiro)
Jogo 1: «Os Torpedos» (2.ª)-Modicus-Sandim (1.ª)
Jogo 2: Académica (1.ª)-SL Olivais (1.ª)
Jogo 3: Gondomar (3.ª)-Cohaemato (2.ª)
Jogo 4: Sporting (1.ª)-Leões Porto Salvo (1.ª.)
Jogo 5: Operário (1.ª)-Benfica (1.ª)
Jogo 6: Vencedor Freixieiro (1.ª)/SC Braga (1.) –ADR Mata (3.ª)
Jogo 7: Dramático Cascais (2.ª)-Boavista (1.ª)
Jogo 8: Póvoa Futsal (2.ª)-AM Portela (3.ª)

Quartos-de-final
(Jogos agendados para o 7 de março)
Jogo 9: Vencedor Jogo 5-Vencedor Jogo 4
Jogo 10: Vencedor Jogo 8-Vencedor Jogo 1
Jogo 11:Vencedor Jogo 6-Vencedor Jogo 3
Jogo 12: Vencedor Jogo 7-Vencedor Jogo 2

Meias-finais
(Jogos agendados para o dia 7 de março)
Vencedor do Jogo 9-Vencedor do Jogo 11
Vencedor do Jogo 12-Vencedor do Jogo 10

A BOLA

JotaCC

Hugo Viana e Mossoró "provocaram" Domingos
técnico revela atitude no túnel de Braga

O regresso a Braga não correu da melhor forma a Domingos que viu o Sporting perder por 2-1. No túnel já após o final do encontro, Hugo Viana e Mossoró disseram "toma" numa alusão à derrota leonina.

Domingos revelou o episódio na conferência de imprensa desta quarta-feira. O treinador leonino - lembrando contribuiu muito para a carreira dos dois - disse que prefere olhar para Hugo Viana e Mossoró como campeões formados à imagem dele e garantiu que teve uma "reação positiva".

RECORD

JotaCC

Domingos: ressabiados, fadistas e túnel do Braga
Técnico leonino muito crítico

Domingos Paciência diz que há demasiadas pessoas a denegrir a imagem do Sporting na opinião pública, a quem, no entender do treinador, faltam conhecimentos para argumentar com causa.

«Não quero individualizar comentários, mas a crítica tenho de a ler e depois dou-lhe o valor que devo dar. Nesta altura é fundamental o Sporting voltar a ganhar. O Sporting tem de lutar com o Benfica e FC Porto, com respeito pelo Sp. Braga e pelo V. Guimarães que têm milhares de adeptos, mas o Sporting tem três/quatro milhões. Mas dá-me a sensação que muita gente que por aqui passou parece que fala de forma ressabiada e quem por aqui queria passar fala de forma injustiçada. O mundo do Sporting é este. Vejam o que disseram os últimos três treinadores que aqui estiveram: o Carlos Carvalhal disse que foi o clube mais difícil em que trabalhou, o Paulo Sérgio que se sentiu sozinho e sem condições, o Paulo Bento andou aos tiros aos jornalistas, aos árbitros, tiros entre aspas. Hoje estou aqui eu, há seis meses...», lamentou o técnico, nesta quarta-feira, durante a antevisão do jogo da Taça da Liga com o Moreirense.

Domingos disse que as críticas não interferem com o grupo devido à barreira linguística, já que «a maior parte não consegue ler português», ao contrário de si, que lê e ouve o que não gosta. «Eu vejo médicos, fadistas, não sei o que o João Braga contribuiu para fazer do fado património mundial, carpinteiros a falar do Sporting... É fácil denegrir a imagem do Sporting porque quando o fazem de Benfica e FC Porto piam de outra maneira», afirmou.

O treinador lembrou, também, duas «histórias», ambas com o Sp. Braga em pano de fundo e no sentido de garantir que ele jamais teria o mesmo comportamento.

«Querem que vos conte o que se passou no ano passado por esta altura? Ligou-me o empresário Artur Santos, do Djamal e disse-me: Domingos, põe-te atento, que ele ia levar o jogador para o Mónaco e um treinador disse ao jogador para não ir, que tinha 99 por cento de hipóteses de ir com ele [treinador] para um determinado clube. Ouvi, calei, guardei. Estive atento ao que se foi passando daí para a frente. Para liderar um grupo [Sp. Braga] seis meses e levá-lo à final da Liga Europa é preciso estar muito focado e é assim que trabalho, sem estar minimamente preocupado com o que podem fazer outros. Ainda hoje vejo no jornal uma ingratidão muito grande para com Fernando Couto. Eu sou grato ao Fernando Couto, que fez um grande trabalho quando estivemos juntos no Sp. Braga. Hoje vi pessoas dizer que ele não interfere em nada do que é a equipa. Eu não consigo fazer isto. Estou aqui há seis meses mas quando sair do Sporting não vou dizer mal, tal como não disse em Leiria, Coimbra e Braga. Para este clube ser diferente temos de mudar muita coisa, para sermos grandes temos de mudar muita coisa, porque eu quero ganhar e quero dar alegrias aos adeptos», contou.

De seguida, o túnel do Braga e o «toma!» de Viana e Mossoró após a derrota do Sporting. «No final do jogo houve dois jogadores do Sp. Braga que no túnel ou nas escadas de acesso aos balneários disseram assim: toma! Sabem qual foi a minha reacção? Positiva! A minha reacção, se calhar, na mentalidade de outras pessoas, seria: Hugo Viana, no Valencia não jogava, fui busca-lo, consegui levantar-lhe a carreira e hoje é um jogador diferente. Fogo, faz-me isto!... O Mossoró, era suplente utilizado com o Jesus, comigo fez um grande campeonato, teve uma grave lesão, fui visitá-lo ao hospital..., que ingratidão! Mas eu não penso assim. Penso que formei dois campeões e que aquilo é a minha imagem. E sabem o que quero? De hoje para amanhã quero ouvir o mesmo do Onyewu, do Van Wolfswinkel, quando eles estiverem adaptados a este campeonato, mas para melhor ainda, porque é assim que trabalho. Não fico chateado porque é esse tipo de jogador que quero, é isso que procuro no Sporting», assumiu Domingos.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

SC Braga espreita a meia-final
Por Redação

O SC Braga venceu o Penafiel por 2-0, no Estádio Axa, e ficou a um empate do apuramento para as meias-finais da Taça da Liga.

Primeira parte equilibrada, com o Penafiel a dar boa réplica e a protagonizar o primeiro lance de perigo da partida, com um remate de Guedes à barra.

Iniciativa individual de Hugo Viana, ao cair do pano da primeira parte, permitiu ao SC Braga terminar a primeira metade em vantagem no marcador.

A equipa minhota 'puxou dos galões' na etapa complementar e
ampliou a vantagem por Carlão, aos 55 minutos.

O Penafiel nunca atirou a toalha e é justo dizer que merecia ter saído de Braga com um golo marcado.

Com duas vitórias em igual número de jogos, basta ao SC Braga empatar com o Portimonense [a derrota poderá também servir os desígnios minhotos, que, nesse cenário, ficariam dependentes do Penafiel], na última jornada, para selar o apuramento inédito para as meias-finais da Taça da Liga.


«Vencemos o Sporting e estamos a criar alguma agitação» - Leonardo Jardim
Por Nuno Vieira

O jogo da última jornada entre SC Braga e Sporting continua ainda a dar que falar. Desta feita, Leonardo Jardim, treinador dos bracarenses, respondeu a Domingos Paciência.

«Ataques ao SC Braga é algo que me deixa surpreendido mas também feliz porque o SC Braga venceu em campo, é terceiro classificado e psicologicamente está a criar alguma agitação. Não é normal ver comportamentos destes nesta altura do campeonato», disse o treinador madeirense na conferência de imprensa que se seguiu ao triunfo sobre o Penafiel, a contar para a Taça da Liga.

De seguida, o treinador madeirense falou sobre a saída de Fernando Couto, antigo diretor desportivo, do clube.

«Não fiz juízos de valor sobre o Fernando Couto em relação à nossa equipa. Ele fez um trabalho meritório noutra esfera que não relacionada com a nossa equipa», afirmou.

A Bola



JotaCC

Mossoró e Hugo Viana recusam qualquer polémica com Domingos Paciência

Mossoró e Hugo Viana recusam qualquer polémica com Domingos Paciência, atual treinador do Sporting e que já dirigiu os arsenalistas.

«Só pode ter sido um mal-entendido. Não me cruzei com Domingos em momento algum. Na comemoração (do golo) não faltei ao respeito. Admiro e conheço bem o Domingos, ele deu-me muitas oportunidades e não percebo o que terá acontecido. Estou surpreendido», explicou o médio brasileiro Márcio Mossoró.

Hugo Viana, outro dos visados, foi mais longe e confessou que já falou ao telefone com o treinador do Sporting.

«Li as declarações de Domingos e pelo respeito que ele me merece tive o cuidado de lhe ligar. Desconhecia totalmente esta história porque a única vez que estive com Domingos foi após o jogo na garagem e obviamente não lhe disse toma».

«Falámos das nossas vidas e quer eu quer o Mossoró estamos muito agradecidos porque ele ajudou-nos a ser melhores jogadores como nós o ajudamos a ser melhor treinador. Esta história tem que ser terminada porque não tem cabimento», esclareceu o médio português.


A BOLA

JotaCC

Taça da Liga: SC Braga bate Penafiel (2x0) e está quase nas «meias»

O SC Braga já está praticamente apurado para as meias-finais da Taça da Liga, depois de vencer esta quarta-feira à tarde o FC Penafiel por 2x0 no Estádio AXA, na 2ª jornada do Grupo C da prova nacional.

Boa entrada do Penafiel mas o golo foi de Viana

A equipa da Liga Orangina até entrou atrevida no encontro e aos 11 minutos, Guedes, acertou na trave da baliza defendida por Berni. O SC Braga não gostou da provocação dos visitantes e passou a assumir o controlo da partida, chegando ao golo em cima do minuto 45.

Carlão serviu Hugo Viana através de um toque de calcanhar e o médio português tirou um adversário do caminho antes de rematar para o 1x0, curiosamente com o pé direito. Ainda antes do descanso, Berni evitou o empate depois de um excelente remate de Ruben Ribeiro.

Carlão «matou» o jogo

A decisão da partida deu-se aos 55 minutos, quando Carlão finalizou da melhor forma um bom cruzamento do compatriota Alan, aumentando para 2x0 a vantagem da equipa liderada por Leonardo Jardim, que assim via o objetivo de chegar às meias-finais tornar-se realidade. O SC Braga ainda teve mais três ocasiões para ampliar a vantagem, mas o resultado manteve-se.

O terceiro jogo dos bracarenses na fase de grupos frente ao Portimonense, novamente em casa, será para confirmar a presença nas meias-finais, ficando depois os minhotos a aguardar pelo desfecho do Grupo A (do Sporting, entre outros) para saber qual o adversário no último desafio antes da desejada final da Taça da Liga, em Coimbra.

ZEROZERO

JotaCC

Sp.Braga vence Penafiel e garante presença inédita nas Meias-Finais

O Sp. Braga venceu o Penafiel por 2-0 no estádio AXA em jogo da 2ª Jornada do Grupo C da Taça da Liga. Com este resultado, os "arsenalistas" garantiram o apuramento para as Meias-Finais da Taça da Liga.

Hugo Viana inaugurou o marcador no final da primeira parte, ao minuto 45. Numa grande jogada individual o médio bracarense deixou para trás dois adversários e num remate cruzado fez o primeiro golo da partida.

Já na segunda-parte, Carlão estabeleceu o resultado final (55) numa recarga, após um ressalto de bola.

O Sp. Braga com este resultado garantiu presença inédita nas Meias-Finais da Taça da Liga.

Classificação Grupo C:

Sp. Braga 6 Pontos
Penafiel 3
Nacional 1
Portimonense 1

O JOGO

Bruno3429

TL: Sp. Braga-Penafiel, 2-0 (crónica)
Crescimento adequado em todas as frentes: ser grande é isto
Por Pedro Jorge da Cunha

Saber crescer, aproveitar cada pedaço de vida. Maturar sem pressas descabidas, birras egocêntricas ou ultimatos inquinados de malícia. O Sp. Braga faz o seu caminho, cada vez mais adulto e personalizado, senhor de si e do seu nariz. Sabe o que quer e para onde ir.

Veste-se a preceito para cada ocasião, elegante e seguro. Seja num baile de ostentação aristocrata - recepção ao Sporting no campeonato -, seja numa festa mais íntima - Taça da Liga -, este Braga não deslustra. Adequa os comportamentos à ocasião, revela dicas de etiqueta e raras vezes deixa alguém ficar mal.

Este Sp. Braga aprende a ser grande. E ser grande não é para qualquer um. A tentação, essa maldita antagonista da sensatez, urge aqui e ali uma solução compenetrada. Foi esse o maior mérito dos minhotos diante do Penafiel. Resistiram à tentação de viver às custas do sucesso recente, voltaram a ser sérios, competitivos, ambiciosos.

O triunfo por 2-0 deixa-os prontos a seguir em frente na Taça da Liga. Falta o derradeiro detalhe. Para confirmar frente ao Portimonense.

A arma incomum do mestre Viana

O mestre usa o pé esquerdo e a cabeça. Impõe o ritmo que bem entende, acelera e descomprime conforme a necessidade do jogo e da equipa. Muito do tal crescimento de que falávamos nas primeiras linhas passa por ele. Por Hugo Viana. Se o Sp. Braga amadurece, cresce, evolui, grande dose de responsabilidade é deste internacional português.

Esta tarde, Hugo Viana até mostrou uma novidade. Sabe rematar e fazer golos de pé direito. É estranho, de facto. É um Guilherme Tell a disparar de metralhadora, um Errol Flynn a lançar uma granada, um Lucky Luke em pele de espadachim. Não parece fazer sentido, mas o essencial está lá. Fez golo, após um brilhante slalom individual.

Essa vantagem surgiu na melhor altura possível: em cima do tempo de descanso. Retirou a pressão imposta por um Penafiel descomplexado, capaz de jogar pontualmente olhos nos olhos, e permitiu preparar a segunda parte numa confortável almofada resultadista.

O recomeço confirmou os indicadores lançados no final do primeiro tempo e o segundo golo não tardou. Carlão, ponta-de-lança faminto por golos, finzalizou um lance que começou na direita. Sossego completo, domínio em todos os vectores do argumento, o Sp. Braga lançava a candidatura a mais qualquer coisa nesta Taça da Liga.

Devidamente vestido e com a cabeça no lugar.

Nuno Gomes longe do que sabe

A noite podia ter sido ainda melhor. Nuno Gomes não quis. O avançado voltou à titularidade, várias semanas depois, e perdeu uma bela oportunidade de mostrar que continua bem vivo. Precipitado, lento, desinspirado, a bola nada quis com ele e foi sem surpresa que Leonardo Jardim o substituiu aos 65 minutos.

A Taça da Liga serve também para recuperar e motivar atletas que andam escondidos nas escolhas dos técnicos. Foi pena, de facto. Tommaso Berni, por exemplo, aproveitou bem a oportunidade, tal como Carlão. No Penafiel, nota mais para o médio Rúben Ribeiro e o atacante Guedes.

Os durienses apresentaram cinco jovens oriundos das camadas jovens e tinham mais três no banco de suplentes. É disto que o futebol português preciso. Disto e de equipas que sabem crescer. Como o Sp. Braga.

FICHA DE JOGO:

Estádio Axa, em Braga, 3624 espectadores.
Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve)

SP. BRAGA: Tommaso Berni; Leandro Salino, Douglão, Ewerton e Elderson; Alan, Custódio, Hugo Viana e Paulo César (Luís Alberto, 70); Nuno Gomes (Lima, 65) e Carlão (Hélder Barbosa, 79).

Suplentes: Quim, Vinícius, Mossoró e Edson Rivera.
Treinador: Leonardo Jardim

PENAFIEL: Riça; Penela (Dias, 76), Valdemar, Paulo Oliveira e Elízio; Rafa; Rúben Ribeiro, Mota e Vitor Bruno (Manoel, 66); Aldair (Coronas, 53) e Guedes.

Suplentes: Tiago Rocha, Allyson, Pedrinha e Bruno Jesus.
Treinador: Francisco Chaló

Cartões amarelos: Custódio (26), Coronas (74)
Golos: Viana (45), Carlão (56)


Hugo Viana e Mossoró: «Domingos está enganado»
Jogadores do Sp. Braga respondem às acusações do seu ex-treinador
Por Pedro Jorge da Cunha

Hugo Viana e Márcio Mossoró fizeram questão de reagir às críticas lançadas por Domingos Paciência. O treinador do Sporting arrasou o comportamento destes seus dois ex-atletas no final do Sp. Braga-Sporting.

HUGO VIANA:

«Não se passou nada, ele está enganado. Tive o cuidado de lhe ligar hoje porque desconhecia esta história. A única vez que estive com ele foi na garagem e não lhe disse toma!. Nem a ele nem a ninguém do Sporting. Estamos agradecidos ao Domingos por tudo o que fez por nós, mas nós também fizemos dele melhor treinador.»

MÁRCIO MOSSORÓ:

«Estou a quere perceber o que se passou. Há algum mal-entendido porque nem me cruzei com o Domingos. Não lhe faltei ao respeito porque o admiro muito. Se ele ouviu alguma coisa foi porque eu estava a comemorar. Jamais seria ingrato com ele. Ele está no Sporting também pela nossa ajuda. Fiquei surpreendido, mas estou tranquilo e não quero polémicas.»


Jardim reage a Domingos: problemas psicológicos e F. Couto
Técnico do Sp. Braga «surpreendido mas feliz» com as críticas do homólogo leonino
Por Pedro Jorge da Cunha

Leonardo Jardim aproveitou a conferência de imprensa após a vitória sobre o Penafiel para reagir aos comentários de Domingos Paciência. O técnico do Sp. Braga aproveitou para esclarecer o que tinha dito sobre a saída de Fernando Couto para a Índia.

A Crónica do Sp. Braga-Penafiel

«Ataques ao Sp. Braga? Deixa-me surpreendido, mas feliz. Já vencemos dentro de campo e estamos a criar problemas psicológicos a clubes maiores. Não é normal alguém [Domingos] ter um comentário desses nesta altura», fez notar Leonardo Jardim.

Domingos falou numa eventual «ingratidão» por parte de Jardim relativamente a Fernando Couto. O técnico discorda. «Ele estava a outro nível na estrutura, fora da esfera diária da equipa. Não disse mal de ninguém. O Fernando fez um trabalho meritório, mas no dia-a-dia não tinha influência no trabalho da equipa. Desejo-lhe as maiores felicidades.»

[Sobre a vitória diante do Penafiel] «Foi fundamental. O Penafiel tinha os mesmos pontos do que nós. Por isso vencer era dar um passo seguríssimo. A ressaca do jogo com o Sporting não permitiu que a nossa intensidade fosse sempre alta. Gerimos bem o plantel e conseguimos chegar à vitória.»

[Sobre a dupla Carlão-Nuno Gomes] ««Tentaram fazer o que lhe pedi. Não têm sido muito utilizados e isso limita algumas situações de jogo. Dentro das contingências fizeram um trabalho positivo.»


Maisfutebol

JotaCC

Mossoró: «Sp. Braga começa a incomodar muita gente»
MÉDIO RESPONDE AO TÉCNICO DO SPORTING

Márcio Mossoró respondeu a Domingos Paciência, que alegou ter sido alvo de provocações por parte do médio e de Hugo Viana no túnel de acesso aos balneários do Estádio AXA, logo após o encontro entre Sp. Braga e Sporting.

"Não percebi o que ele quis dizer. Se calhar pediram-lhe para passar algum recado. A verdade é que o Sp. Braga começa a incomodar muita gente", disse o brasileiro após a partida com o Penafiel, para a Taça da Liga.

Apesar da polémica, Mossoró recorda com carinho os tempos em que foi orientado por Domingos, não deixando, porém, de lembrar que os jogadores bracarenses têm grande responsabilidade na progressão na carreira do técnico: "Não quis faltar-lhe ao respeito. Domingos foi importante para nós e para o Sp. Braga mas nós também fomos importantes para ele."



Leonardo Jardim: «Afirmações de Domingos são um ataque ao Sp. Braga»
TÉCNICO BRACARENSE SURPREENDIDO MAS.... FELIZ

Leonardo Jardim criticou as acusações de Domingos Paciência mas, ao mesmo tempo, mostrou algum regozijo pela atenção que o Sp. Braga tem merecido nos últimos tempos, fruto dos resultados que a equipa tem obtido.

"As afirmações de Domingos Paciência? São um ataque ao Sp. Braga e isso, por um lado, deixa-me surpreendido mas feliz. Por outro lado, porque o Sp. Braga já venceu dentro do campo, é o terceiro classificado e está a criar problemas em termos psicológicos. Comportamentos destes não são normais", atirou o técnico madeirense.

Sobre a saída de Fernando Couto para a Índia, Jardim desejou "felicidades" ao antigo internacional português. "O Fernando Couto fez um trabalho meritório, mas noutra esfera, não tão próxima da equipa", referiu.

Quanto à vitória sobre o Penafiel, o timoneiro dos bracarenses lembrou que o importante era somar 3 pontos, depois das energias despendidas frente ao Sporting: "Fizemos os serviços mínimos. A ressaca do jogo com o Sporting não permitiu uma intensidade de jogo tão alta, mas conseguimos a vitória, com a colaboração de todos e a gestão do plantel, que era o mais importante."


Hugo Viana: «Não disse 'toma' a ninguém»
MÉDIO DIZ TER FALADO JÁ COM DOMINGOS

Hugo Viana rejeitou qualquer provocação a Domingos Paciência no final da partida entre Sp. Braga e Sporting. O internacional português revelou que já falou com o antigo treinador, no sentido de esclarecer a polémica despoletada após as críticas do timoneiro leonino.

"Não se passou nada. Tenho muito respeito por Domingos. Hoje já lhe liguei, pois desconhecia esta história, foi uma surpresa para mim. Nesse jogo, falei com ele já na garagem e sobre as nossas famílias, nada mais", vincou o médio após a partida com o Penafiel, da Taça da Liga, defendendo igualmente o companheiro de equipa envolvido na situação: "Não disse 'toma' a ninguém do Sporting e o Mossoró também não."

"Estamos agradecidos pelos dois anos que passámos com Domingos e o mesmo se deve passar com ele. Tornámo-nos melhores jogadores e ele um melhor treinador", sublinhou Viana.

RECORD

JotaCC

Minhotos a um empate das meias-finais
Taça da Liga: Sp Braga vence Penafiel

O Sp. de Braga venceu esta quarta-feira o Penafiel, da Liga de Honra, por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C da terceira fase da Taça da Liga e ficou a um empate das meias-finais.

O médio português Hugo Viana, aos 45 minutos, e o avançado brasileiro Carlão, aos 55, marcaram os golos do triunfo caseiro bracarense, que somou o segundo triunfo na prova.

Com a vitória, o Sp. de Braga passou a somar seis pontos, mais três que o Penafiel, e mais cinco que Nacional e Portimonense, que hoje empataram a zero e já estão arredados da próxima fase.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Sporting de Braga vence Penafiel na Taça da Liga

O Sporting de Braga venceu esta quarta-feira o Penafiel, da Liga de Honra, por 2-0, em jogo da segunda jornada do Grupo C da terceira fase da Taça da Liga de futebol, e ficou a um empate das meias-finais.

O médio português Hugo Viana, aos 45 minutos, e o avançado brasileiro Carlão, aos 55, marcaram os golos do triunfo caseiro bracarense, que somou o segundo triunfo na prova.

Com a vitória, o Sporting de Braga passou a somar seis pontos, mais três que o Penafiel, e mais cinco que Nacional e Portimonense, que hoje empataram a zero e já estão arredados da próxima fase.

JN

JotaCC

Leonardo Jardim: "Fizemos os serviços mínimos"

No final do jogo da segunda jornada do Grupo C da Taça da Liga, que ditou a vitória do Sporting de Braga na recepção ao Penafiel por 2-0, o treinador dos "arsenalistas" Leonardo Jardim reconhece que fizeram os serviços mínimos mas realçou a importância da triunfo.

"Foi uma vitória importante e fundamental, contra um adversário que tinha os mesmos pontos antes desta jornada. Precisávamos de vencer para chegar à liderança e dar um passo importante para chegar às meias-finais.

Fizemos os serviços mínimos. A ressaca do jogo com o Sporting não permitiu uma intensidade de jogo tão alta, mas conseguimos a vitória, com a colaboração de todos e a gestão do plantel, que era o mais importante.

As afirmações de Domingos Paciência? São um ataque ao Braga e isso, por um lado, deixa-me surpreendido, mas feliz, por outro, porque o Braga já venceu dentro do campo, é o terceiro classificado e está a criar problemas em termos psicológicos. Comportamentos destes não são normais.

Sobre saída de Fernando Couto? Quando falei (terça-feira), não fiz qualquer juízo de valor, mas parece que a mensagem não terá passado bem. O Fernando Couto fez um trabalho meritório, mas noutra esfera, não tão próxima da equipa. Desejo-lhe desde já felicidades para esta nova experiência".

O JOGO