News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/01

Started by Bruno3429, 17 de January de 2012, 06:55

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Bilhetes em troca de solidariedade
Joana Russo Belo

Encher o estádio de solidariedade. No âmbito do 91.º aniversário - que se assinala na quinta-feira - o Sp. Braga lançou uma campanha de solidariedade, em parceria com a Arquidiocese de Braga, para recolha de alimentos, que serão distribuídos por várias instituições do concelho. Em troca, cada sócio ou adepto arsenalista terá direito a um bilhete gratuito para o próximo jogo do campeonato nacional, domingo, frente ao Rio Ave.

A campanha arrancou, ontem, em todos os habituais postos de venda de bilhetes - loja do Braga Parque, secretaria do Estádio 1.º de Maio e Galerias do Bingo - e decorre até domingo. Cada pessoa terá apenas de doar um alimento solidário e, em troca, recebe um ingresso gratuito para assistir ao jogo da 16.ª jornada da Liga.

"Em altura de aniversário, o Sp. Braga lembra que há muita gente em dificuldades e que o dever da solidariedade é premente. Nunca a palavra solidariedade teve um significado tão necessário e eficaz como agora", refere o clube em comunicado, convidando todos a "dar um pouco aos que nada têm".

A par da vertente solidária, o Sp. Braga pretende ainda encher o Estádio Municipal, revivendo de forma saudosista as tardes de futebol ao domingo, já que o jogo está agendado para as 16.15 horas.
Com capacidade para 30 mil pessoas, se cada adepto responder de forma solidária, são 30 mil alimentos para ajudar os mais necessitados.
"Todos juntos ajudamos, todos juntos vencemos", apela o capitão Hugo Viana.


Fernando Couto deixa Sp. Braga
Joana Russo Belo

Fernando Couto deixou o Sp. Braga e o cargo de 'manager' para abraçar um novo projecto na Índia. O antigo internacional português e a SAD arsenalista chegaram, ontem, a acordo, terminando uma ligação que durava desde 19 de Junho de 2010, altura em que Fernando Couto foi anunciado, oficialmente, como sucessor de Carlos Freitas.

A saída de Couto prende-se com o convite da Federação da Índia para treinar clubes da recém-criada Premier League Soccer, liga profissional de futebol daquele país, sendo que o ex-'manager' arsenalista faz parte de uma lista de estrelas de futebol convidadas para orientar clubes de Calcutá, juntamente com Peter Reid, John Barnes, Colin Todd, Samson Siasia, Marco Etcheverry, Teitur Thodarson e Milos Rus.

"Passei dois anos fantásticos em Braga, tendo participado na construção de uma das páginas mais prestigiantes da história do clube. Guardo, por isso, um tremendo orgulho em tudo o que ali vivi, mas sempre tive - e nunca o escondi - a ambição de assumir a carreira de treinador", confessou.

Quanto ao futuro, Couto revela ser "um desafio enorme" treinar na Índia, deixando a porta aberta a um possível regresso ao futebol nacional: "quem sabe, talvez um dia possa regressar a Braga, noutras funções".

Em comunicado, divulgado no site oficial, o Sp. Braga agradece a Fernando Couto a dedicação e trabalho ao longo de quase dois anos, lembrando que o antigo 'manager' "faz parte da história do Sp. Braga e de uma das páginas mais brilhante dos mais de 90 anos de existência deste clube". "A aposta [em Fernando Couto, em 2010], que surpreendeu muita gente, veio a provar ter sido a acertada. No desempenho das suas funções deixou vincadas as virtudes que lhe foram e serão sempre reconhecidas: o empenho, o profissionalismo e a determinação".

Correio do Minho

Bruno3429

Nuno Gomes com o Penafiel
AVANÇADO DEVE JOGAR

Leva um mês sem ser utilizado

Nuno Gomes está há um mês sem jogar, depois da titularidade em Brugge para a Liga Europa, a 15 de dezembro. O avançado deve sair finalmente do banco, onde esteve nos últimos 4 jogos, para defrontar o Penafiel em jogo para a Taça da Liga, marcado para amanhã, às 18 horas.

Leonardo Jardim vai fazer descansar alguns dos habituais titulares no campeonato e Nuno Gomes insere-se nessa política de rotatividade, sendo que a Taça da Liga é um dos objetivos da época e uma vitória pode definir já o apuramento para as meias-finais.

Record

Bruno3429

Lima supera o melhor de Ronaldo e Messi
BRUNO FILIPE MONTEIRO / PEDRO ROCHA

Desde Novembro que Lima vem revelando pé quente para o campeonato, mas o embate com o Sporting confirmou outro dado: não há outro avançado nas principais ligas europeias (Espanha, Itália, Inglaterra, França e Alemanha) que esteja a marcar há tantos jogos seguidos como o do Braga. A actual série - seis encontros sempre a facturar - é mesmo mais longa que a melhor de Messi (Barcelona) ou Cristiano Ronaldo (Real Madrid), primeiro e segundo classificados na eleição de Melhor Jogador do Mundo para a FIFA. O internacional português foi capaz de marcar durante quatro jornadas seguidas - entre a 12ª e a 15ª -, enquanto o argentino ainda fez pior: só em três (entre a 11ª e a 13ª). Apenas Ibrahimovic (Milan) conseguiu um feito igual ao do arsenalista esta temporada, embora beneficiando do facto de a primeira ronda da Serie A ter sido realizada entre a 16ª e a 17ª jornada.

Os oito golos que Lima alcançou desde a recepção ao Benfica (décima jornada) fazem dele, por isso, o goleador do momento nos grandes campeonatos do Velho Continente. Aliás, nenhum outro avançado facturou tanto nas seis jornadas mais recentes como o brasileiro. Huntelaar (Schalke 04), Marco Reus (Borússia de Monchengladbach) e Cavani (Nápoles) foram os que se aproximaram mais, apontando sete golos, mas com um interregno pelo meio. Só depois aparece Cristiano Ronaldo, com seis, na companhia de Demba Ba (Newcastle), Podolski (Colónia) e Giroud (Montpellier).

Com o golo que apontou ao Sporting, Lima obteve ainda um feito raro em Portugal: marcar aos históricos três grandes do campeonato. É que, antes, também já o havia feito a Benfica e FC Porto, que, de resto, tem sido a sua vítima principal. "Só contra o FC Porto, já tenho seis golos na carreira, mas o meu objectivo é a artilharia do campeonato português", revelou o atacante ao sítio brasileiro "Terra", mostrando-se satisfeito pelo "grande momento" que está a atravessar e lembrando que tem "muitas metas e objectivos" esta temporada. Atingir os 30 golos é a principal, e assim ultrapassaria largamente todos os registos pessoais. Mas só uma coisa é certa nesta altura: se voltar a fazer o gosto ao pé, o atacante nascido em Monte Alegre (Pará) igualará a sua melhor marca de sempre em Portugal (14 golos), alcançada em 2010/11.

Renovação será retomada

As conversações para a renovação de contrato de Lima, suspensas desde meados de Setembro, altura em que O JOGO as noticiou em primeira mão, vão ser retomadas muito em breve. O atacante tem mais uma época e meia de ligação ao Braga, mas os responsáveis da SAD pretendem prolongá-la, ao que tudo indica, por mais dois anos, além de aumentar o valor da cláusula de rescisão do atacante recrutado em 2010 ao Belenenses. De resto, este é o principal factor de preocupação entre os bracarenses, pois qualquer clube que faça chegar à Pedreira uma proposta a rondar os 4,5 milhões de euros poderá roubar o brasileiro, que nos derradeiros dias de Agosto chegou a despertar a cobiça do Besiktas, entre outros. Embora o mercado esteja em crise, como se percebe pelos poucos euros gastos desde a abertura da janela de transferências, os golos que Lima tem marcado recentemente poderão ressuscitar interesses antigos ou captar a atenção de emblemas de países onde o dinheiro não parece ser um problema, como a Rússia ou a Ucrânia.

Manchester City será parceiro por três épocas

A expansão do Braga também pode medir-se pelos protocolos de cooperação que vai celebrando. Depois de ter assinado uma parceria com o Andraus (Brasil), com início em 2012 e pelo período de três anos, a sociedade desportiva do clube prepara-se para fechar outro contrato do mesmo género, embora mais abrangente, com o o gigante Manchester City, actual primeiro classificado da Premier League, em igualdade pontual com o vizinho Manchester United. Impulsionado pelo poder económico do xeque Mansour bin Zayed Al-Nahyan, dono e presidente do City, o clube inglês gastou esta época 92 milhões de euros em contratações e pretende afirmar a sua marca a nível internacional através de parcerias que envolverão trocas de jogadores e de experiências em várias áreas, tendo escolhido o Braga para representante em Portugal. A formalização deste intercâmbio acontecerá numa reunião marcada para a primeira semana de Fevereiro.

António Salvador aplaudiu equipa

Sempre presente, nos bons e maus momentos, António Salvador fez questão de passar pelo balneário da equipa no fim do jogo com o Sporting para felicitar técnicos e jogadores pela vitória de domingo, que se reflectiu na ultrapassagem à equipa de Alvalade na classificação. O dirigente pediu o mesmo empenho para os próximos desafios, saindo de seguida em defesa do grupo. "Temos sido injustiçados. Não podem dar todo o mérito a um e demérito aos outros", declarou, em tom de crítica.

Samuel deixa empresário intrigado

Já lá vão duas semanas desde que Samuel desembarcou em Portugal para assinar por 18 meses, com opção de renovação por mais três épocas, mas a contratação ainda não foi oficializada no sítio do Braga na internet, ao invés do que se verificou com Miguel Lopes e Luís Alberto. Luís Carlini, o agente do ex-central do Anderlecht, não tem explicação. "Tenho sido contactado por diversos meios de Portugal por causa disso e estou a achar estranho", deixou escapar, esclarecendo que não há qualquer problema com a inscrição do defesa brasileiro, que continua a treinar com plantel.

Fernando Couto na liga da Índia

Fernando Couto está de partida nos próximos dias para uma nova aventura na Índia, na qualidade de treinador de futebol. O antigo internacional e actual embaixador da Selecção Nacional vai suspender o cargo de manager do Braga, por cinco semanas, e assumirá o comando técnico de uma das equipas de Calcutá, no seguimento de um "draft" (ou leilão) envolvendo outras quatro antigas estrelas de futebol: o Bola de Ouro italiano Cannavaro, o francês Robert Pires, o inglês Robbie Fowler e o argentino Hernán Crespo. Terminado o período experimental, o regresso a Braga é uma possibilidade, mas é ponto assente que Couto deixará de figurar como manager no organograma do futebol profissional.

O antigo jogador aguardava uma oportunidade de se estrear na carreira de treinador e por isso manifestou-se encantado à agência Lusa. "Guardo um tremendo orgulho por tudo o que vivi em Braga nos últimos dois anos, mas sempre tive, e nunca o escondi, a ambição de assumir a carreira de treinador", lembrou, dando conta de um convite "prestigiante e de uma oportunidade de aplicar no terreno todos os conhecimentos" que adquiriu ao longo da carreira. Detentor do nível máximo de competências para treinadores, reconhecido pela UEFA, Fernando Couto diz-se preparado para um "desafio enorme" e cheio de "vontade de ajudar a desenvolver todas as estruturas" de base no futebol indiano.

O Jogo

Bruno3429

Sp. Braga: FC Porto, Hertha e Génova na corrida
Lima vale 5 milhões


FC Porto, Hertha de Berlim e Génova sondaram o Sp. Braga tendo em vista a transferência de Lima. Segundo apurou o CM, os três clubes já contactaram formalmente os arsenalistas e ficaram a saber que o avançado brasileiro, de 28 anos, vale cinco milhões de euros, apesar de a cláusula de rescisão ser de 15 milhões.

Por:Matilde Rocha Dias

De acordo com as fontes contactadas, o interesse do FC Porto já vem da época passada. No entanto, Pinto da Costa recusou pagar a verba então pedida pelos minhotos. Em Fevereiro de 2011, o líder dos portistas avançou como nova proposta: dinheiro, mais o avançado Djalma, que na altura estava no Marítimo mas que já se tinha comprometido com o FC Porto. António Salvador, presidente do Sp. Braga, recusou.

Já Lima (nove golos na Liga), que tem contrato até Junho de 2013, está receptivo a deixar o clube, o que esteve para acontecer no Verão passado rumo ao Besiktas, onde iria ganhar 90 mil euros por mês. Os turcos, todavia, tal como o FC Porto, recusaram despender cinco milhões de euros, verba que Hertha e Génova parecem dispostos a pagar.

COUTO VAI PARA A ÍNDIA

Fernando Couto deixou ontem o cargo de director desportivo do Sp. Braga para treinar um clube de Calcutá (Índia). Segundo soube o CM, o líder dos minhotos, António Salvador, pretende que Couto seja substituído por Luís Freitas Lobo. Contactado pelo CM, o comentador da Sport TV não atendeu o telemóvel.

Em comunicado, o Sp. Braga agradeceu o trabalho desenvolvido por Fernando Couto (42 anos) e desejou-lhe "sucesso".

Correio da Manhã

Bruno3429

Treinador na Índia
Fernando Couto deixa Sp. Braga


O ex-internacional português deixará o cargo de diretor desportivo do Sporting de Braga, depois de aceitar o convite de federação da Índia para treinar clubes daquele país. Fernando Couto irá deixar o cargo que ocupa no clube minhoto nos próximos dias para iniciar a sua primeira experiência como treinador num dos clubes de Calcutá. Maniche também pode rumar ao futebol indiano.

O Primeiro de Janeiro

Bruno3429

Fernando Couto deixa Sp. Braga

O Sporting de Braga, que se prepara para assinar um acordo de cooperação com o Manchester City, acaba de perder o seu diretor desportivo Fernando Couto, que parte para o futebol indiano.

Diario do Minho

Bruno3429

Jardim não mexe na convocatória
Por Pascoal Sousa

Leonardo Jardim não promoveu a alterações na convocatória para o jogo de quarta-feira, frente ao Penafiel, às 18 horas, no Estádio Axa. O treinador madeirense chamou os mesmos 19 futebolistas que entraram nas suas primeiras opções para o desafio com o Sporting.

Miguel Lopes, reforço cedido pelo FC Porto, já está inscrito na Liga mas ainda não possui índices físicos para ser utilizado no imediato, conforme explicou o técnico bracarense.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Quim e Berni;

Defesas: Ewerton, Elderson, Douglão e Palmeira;

Médios: Leandro Salino, Luís Alberto, Hugo Viana, Custódio, Mossoró e Vinicius;

Avançados: Paulo César, Hélder Barbosa, Rivera, Nuno Gomes, Alan, Lima e Carlão.

A Bola

JotaCC

«É um jogo que nos pode dar a primeira meia-final» - Leonardo Jardim

Leonardo Jardim quer continuar a escrever história. Ganhando ao Penafiel, o SC Braga pode dar um passo decisivo rumo às meias-finais da Taça da Liga, feito que seria inédito no clube. O madeirense falou ainda sobre reforço e afirmou que a saída de Fernando Couto não terá qualquer influência na equipa.

- Anunciou que ia fazer alterações na equipa. Até que ponto isso pode influenciar o rendimento da equipa?
- As alterações serão feitas de forma a manter a competitividade na equipa, sem nunca descaracterizar a nossa forma de estar e sabendo que independentemente de existirem três ou quatro alterações, a importância do jogo é grande, pois pode permitir ao clube chegar pela primeira vez na sua história à meia-final da Taça da Liga.

- Este é o melhor Braga da época?

- O Braga não tem tido oscilações de rendimento. Tem conseguido manter um padrão de jogo semelhante nestes seis meses. É uma fase boa, que pretendemos manter.

- Que avaliação faz do Penafiel?

- É uma equipa organizada, que já cumpriu tarefa difícil ao ultrapassar a Académica. Tem os mesmos pontos que nós, é um conjunto típico da II Liga que joga com muita intensidade. Temos de ser superiores e dominadores, e cumprir o objetivo de vitória.

- Como recebeu elogios do presidente depois do jogo com o Sporting?
- Os elogios não foram direcionados só para mim, mas para toda a estrutura. São dividendos desse trabalho, principalmente do trabalho dos jogadores. Eles é que traduzam nos jogos o empenho e qualidade que têm.

- Acha que o SC Braga tem sido injustiçado, como denunciou António Salvador?
- Serviu um pouco como alerta. O Braga chega ao terceiro lugar e o mais importante é o quarto classificado estar a 11 pontos do primeiro posto. Temos de destacar o rendimento, penso eu, mas sabemos viver com isso.

- A saída de Fernando Couto fragiliza a equipa?
- Não, porque ele não tinha uma grande proximidade com a equipa. As suas funções situavam-se mais na área do scouting e na relação direta com presidente. Penso que a sua ausência será colmatada, portanto em relação à equipa a sua saída interfere pouco.

- Há mais algum desenvolvimento em relação a reforços?
- Tenho o Miguel Lopes e o Luís Alberto inscritos. Vão ajudar-me naquilo que a equipa necessita, tornando o Braga mais forte e competitivo.

- Mas também tem um central, o Samuel, a treinar com a equipa. Como está o caso deste jogador?

- Neste momento inscritos estão os dois que falei. Não falo sobre jogadores que não tenham sido apresentados nem façam parte do plantel.

A BOLA

JotaCC

Jardim quer «chegar pela primeira vez à meia-final da Taça da Liga»

Depois da conquista do terceiro lugar do campeonato no final da primeira volta, Leonardo Jardim quer manter a equipa no bom caminho e só pensa em chegar às meias-finais da Taça da Liga. O treinador dos minhotos considera que a saída de Fernando Couto não vai influenciar o rendimento da equipa e admite mudanças na partida de amanhã com o Penafiel apesar de os convocados serem os mesmos que foram chamados para o Sporting.

«As alterações serão feitas de forma a manter a competitividade na equipa, sem nunca descaraterizar a nossa forma de estar e sabendo que independentemente de existirem três ou quatro alterações, a importância do jogo é grande, pois pode permitir ao clube chegar pela primeira vez na sua história à meia-final da Taça da Liga», começou por dizer o treinador dos arsenalistas, que quer «manter» a «fase boa» que a equipa atravessa, sem «oscilações de rendimento» e com «um padrão de jogo semelhante nos últimos meses».

Leonardo Jardim diz que o Penafiel «é uma equipa organizada, que já cumpriu uma tarefa difícil ao ultrapassar a Académica», que tem «os mesmos pontos» que a sua equipa e que representa «um conjunto típico da segunda liga, que joga com muita intensidade».

Para fazer frente ao emblema penafidelense o treinador do SC Braga quer que a sua equipa seja «superior e dominadora» de forma a conseguir alcançar «o objetivo de vitória».

Uma palavra, ainda, quanto à saída de Fernando Couto, que vai treinar na Índia. Leonardo Jardim considera que a saída do diretor-desportivo não vai influenciar a equipa: «Não, porque ele não tinha uma grande proximidade com a equipa. As suas funções situavam-se mais na área do scouting e na relação direta com o presidente. Penso que a sua ausência será colmatada, portanto em relação à equipa a sua saída interfere pouco», afiançou.

Quanto aos convocados para o desafio de amanhã com o Penafiel, Leonardo Jardim chamou os mesmos 19 jogadores que figuraram na lista para o encontro com o Sporting.

ZEROZERO

JotaCC

Leonardo Jardim: «A importância do jogo é grande»
penafiel é um desafio perigoso

Leonardo Jardim quer atingir um facto histórico e carimbar já o apuramento do Sp. Braga para as meias-finais da Taça da Liga no jogo desta quarta-feira, frente ao Penafiel, no Estádio Axa (18 horas).

O treinador admitiu entre três a quatro alterações na equipa, mas que "serão feitas de forma a manter a competitividade na equipa, sem nunca descaraterizar a forma de estar e de jogar".

"A importância do jogo é grande, pois pode permitir ao clube chegar pela primeira vez na sua história à meia-final da Taça da Liga", reforçou Jardim na conferência de antevisão do jogo frente a uma equipa que Jardim considera "perigosa, pois o Penafiel é uma equipa organizada, que já cumpriu tarefa difícil ao ultrapassar a Académica".

"Eles têm os mesmos pontos que nós, é um conjunto típico da Segunda Liga que joga com muita intensidade. Temos de ser superiores e dominadores, e cumprir o objetivo de vitória", concluiu Jardim que ainda comentou a saída de Fernando Couto do cargo de manager da SAD arsenalista:

"Ele não tinha uma grande proximidade com a equipa. As suas funções situavam-se mais na área do scouting e na relação direta com presidente. Penso que a sua ausência será colmatada, portanto em relação à equipa a sua saída interfere pouco."

RECORD

JotaCC

Leonardo Jardim quer atingir meias-finais

O treinador do Sporting de Braga admitiu hoje fazer algumas alterações na equipa para a receção ao Penafiel, na quarta-feira, em jogo da Taça da Liga de futebol, mas quer vencer para passar pela primeira vez às meias-finais.

O técnico lembrou que uma vitória bracarense "permite pela primeira vez chegar à meia-final da Taça da Liga, e só por este semi-objetivo o jogo é de grande importância".

Considerou o Penafiel, oitavo da Liga de Honra, uma "equipa organizada, típica de segunda liga, que imprime grande intensidade no jogo e que já fez a tarefa difícil de ultrapassar a Académica antes desta fase".

Mesmo após cinco vitórias consecutivas (quatro para o campeonato, uma para a Taça da Liga), Jardim diz que "esta é uma fase boa" que pretende manter, mas não fala em melhor fase da época, considerando que a equipa não tem tido grandes oscilações. 

Quanto à saída de Fernando Couto de "manager" do clube, para ir treinar um clube na Índia, o treinador desvalorizou-a.

Sobre as palavras de António Salvador, no final do jogo com o Sporting, no domingo (vitória por 2-1), em que disse sentir-se injustiçado pelo tratamento conferido ao clube, considerou que elas são mais para "alertar coisas deste tipo - o Braga chega ao terceiro lugar, mas o mais importante é que o quarto fica a 11 pontos do primeiro".

Instado a revelar as razões porque o defesa central brasileiro Samuel, que já treina com o plantel há quase duas semanas, ainda não ter sido oficializado como reforço, respondeu apenas que não fala sobre jogadores que não fazem parte do plantel.

RTP

Bruno3429

Nomeações para segunda jornada
Por Redação

A Liga de Clubes divulgou a lista de árbitros nomeados para os jogos da segunda jornada da segunda fase da Taça da Liga.

Quarta-feira:
Rio Ave - Gil Vicente: Duarte Gomes
V. Guimarães – Marítimo: Jorge Sousa
Benfica - Santa Clara: Rui Silva
Nacional – Portimonense: Jorge Tavares
SC Braga – Penafiel: Nuno Almeida
P. Ferreira - V. Setúbal: Paulo Baptista
FC Porto – Estoril: André Gralha

Quinta-feira:
Sporting - Moreirense: Marco Ferreira

A Bola