News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 29/12

Started by JotaCC, 29 de December de 2011, 07:17

Previous topic - Next topic

JotaCC

2011: o ano em que Sp. Braga chegou ao topo

18 de Maio de 2011. A data que marcou a história do Sp. Braga com tons de ouro e glória. E elevou o clube ao céu e ao topo da elite europeia. Se em Portugal, já estava confirmado o estatuto de quarto grande a nível nacional, a presença na inédita final de Dublin (com o FC Porto), expoente máximo de todo o percurso do clube em 90 anos de existência do emblema bracarense, catapultou o Sp. Braga à escala dos grandes nomes do futebol europeu.

Depois da melhor época de sempre, em 2009/2010 - com a conquista do segundo lugar da Liga - Domingos Paciência (técnico que orientou a equipa durante as últimas duas épocas e se assume como o melhor treinador de sempre do clube na era de António Salvador) teve o mérito de elevar a fasquia e assinar uma temporada de glória, com o ano de 2011 a assumir-se como o apogeu em termos de glória.

Com Jorge Jesus (2008/09), o Sp. Braga entrou, claramente, em curva ascendente, vencendo a Taça Intertoto. Mas foi 2011 que marcou a história e permitiu ao Sp. Braga ombrear com clubes da elite internacional, como Liverpool e Arsenal. A carreira europeia da última época começou na Liga dos Campeões, com vitórias sobre o Celtic e o Sevilha. Os arsenalistas deixaram ainda pelo caminho na Liga Europa Liverpool FC, FC Dínamo Kiev e o rival Benfica.

5 de Maio de 2011. A noite em que o sonho se tornou realidade no Estádio AXA. Custódio foi o herói que qualificou o Sp. Braga para a final de Dublin. Os arsenalistas eliminaram o Benfica, por 1-0, nas meias-finais, com um cabeceamento do médio e carimbaram a história, com festejos noite dentro em toda a cidade. O ano de 2011 marca também essa aproximação e entrosamento definitivo entre a cidade de Braga e o clube.

O sucesso de 2011 - que em termos nacionais se traduziu no quarto lugar da Liga - resulta de uma política forte e ambiciosa desde que António Salvador assumiu a presidência, há mais de oito anos. Uma evolução notável em termos desportivos e financeiros, com a SAD bracarense a encaixar 18, 739 milhões de euros pela participação nas provas da UEFA.

Já na era de Leonardo Jardim, o ano fecha com a presença nos 16 avos-de-final da Liga Europa e a conquista da primeira vitória arsenalista em Inglaterra, diante do Birmingham.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Contagem descrescente
devolução de méridA PODE SER PRENÚNCIO DO REGRESSO DE PIZZI

O processo de Pizzi entrou em contagem decrescente mas o Atlético Madrid continua sem se pronunciar sobre a obrigação de adquirir o passe do extremo, até ao final do ano, pagando 15 milhões. De resto, a devolução de Fran Mérida aos colchoneros, por parte do Sp. Braga, teve impacto na imprensa espanhola e não deve ter ajudado a um acordo.

É que o novo treinador dos conjunto madrileno, Diego Simeone, chegou apenas esta semana e, face à necessidade de reforços e ausência de meios financeiros do Atlético, é pouco crível que exercer a opção de Pizzi, pouco utilizado por Gregorio Manzano, seja uma prioridade. Todavia, os espanhóis podem sempre tentar uma prorrogação do empréstimo. Faltam poucas horas para que surja fumo branco ou... negro.


RECORD

JotaCC

Minhotos agarram Douglas

Douglas é um defesa-direito de 21 anos que fez furor ao serviço do Goiás, na mais recente edição do campeonato da Série B. Nos últimos dias, o lateral, que termina contrato no exacto dia 26 de Maio de 2012, virou atracção no Brasil pelo impasse gerado quanto ao seu futuro e pela demora em dizer sim ao convite do Internacional Porto Alegre, um dos históricos emblemas brasileiros.

Ontem, percebeu-se o porquê de tanta hesitação. É que o SC Braga tinha há muito sinalizado o jogador e apresentado uma proposta tentadora. Mais: já havia acordo entre os bracarenses e a Traffic, empresa que detém os direitos económicos do defensor, mas a informação entretanto posta a circular no outro lado do Atlântico de que Douglas padece de uma pubalgia terá travado a transferência e a entrada imediata do internacional sub-20 nos quadros minhotos.

A BOLA

JotaCC

À procura de médio versátil

O Braga já tem totalmente definidas as prioridades para o ataque ao mercado durante o mês de Janeiro. Se as inúmeras lesões que afectaram o sector defensivo, sobretudo as mais recentes, de Baiano e Paulo Vinícius, tornaram evidente a necessidade principal, o reforço do meio-campo também é encarado pelos responsáveis do clube arsenalista como algo fundamental para a segunda metade da temporada.

Além de um lateral-direito e de pelo menos um defesa-central (Salino tem sido adaptado à faixa e para o eixo só há dois jogadores disponíveis neste momento, Ewerton e Douglão), a SAD bracarense também pretende contratar um médio polivalente. No fundo, o objectivo passa por encontrar um jogador capaz de actuar como médio-defensivo e também na posição 8.

Olhando para a questão por partes, recorde-se que o Braga vai ficar enfraquecido, desde logo, no lugar de trinco já a partir de Janeiro, devido à ausência do titularíssimo Djamal, que irá participar na Taça das Nações Africanas (CAN) ao serviço da Líbia e que por isso vai ficar afastado, pelo menos um mês, dos jogos dos arsenalistas. O jogador ainda irá alinhar contra o Nacional, na terça-feira, para a Taça da Liga, mas partirá no dia seguinte, a fim de se incorporar no estágio da sua selecção. Assim sendo, já não estará em Aveiro para defrontar o Beira-Mar no regresso do Braga ao campeonato, pelo que Vinícius e Custódio se assumem como os candidatos mais fortes e naturais a ocupar a vaga criada por Djamal. No entanto, ambos pouco ou nada (no caso do português) jogaram esta época, e o Braga quer apetrechar-se com uma outra alternativa para aquela posição em que Djamal tem sido dono e senhor desde que chegou ao AXA.

Nos lugares mais avançados do meio-campo, o plantel orientado por Leonardo Jardim também apresenta poucas opções, daí a necessidade de assegurar um jogador com as características já mencionadas. Hugo Viana é um indiscutível e tem vindo a ter a companhia de Mossoró, mas não há muito mais por onde escolher. Antes pelo contrário. Salino, que também joga a trinco e a 8, tem actuado sempre a lateral-direito desde que Baiano se lesionou e o espanhol Mérida acabou de ser dispensado por Leonardo Jardim.

Na frente de ataque, o cenário é bem diferente. Com a inscrição de Zé Luís, em Janeiro, o técnico dos minhotos passará a contar com quatro pontas-de-lança (Lima, Nuno Gomes e Carlão), além de cinco extremos, incluindo Ukra.


Uma via por explorar chamada Taça da Liga

É antigo e sobejamente conhecido o desejo do presidente António Salvador em conquistar um troféu, talvez o único passo que ainda falta ser dado por um Braga em crescendo significativo ao longo das últimas temporadas. Perante a eliminação na Taça de Portugal, a Bwin Cup surge como a hipótese mais real para os arsenalistas concretizarem esse sonho esta época em que permanecem em três frentes de batalha.

A questão tem vindo a colocar-se nas últimas épocas, mas a resposta dos minhotos nunca foi positiva. Muito longe disso. É que se na Taça de Portugal os sorteios azarados para o Braga têm servido de atenuante para os fracassos - eliminações com Benfica e Sporting -, as participações dos minhotos na Taça da Liga têm deixado muito a desejar. Uma tendência que o grupo de Leonardo Jardim pretende contrariar agora, como atestam as declarações recentes tanto do técnico como de Hugo Viana. "O Braga joga todas as competições com ambição e com os seus melhores argumentos. Mesmo eu não sou de grandes poupanças. Temos que gerir o plantel, mas sem abdicar de uma prova em relação a outra", disse o treinador, sintonizado com o camisa 45. "Preferíamos vencer a Taça de Portugal, mas agora transportamos essa importância para a Taça da Liga", afirmou Viana a O JOGO.

Desde que a prova foi criada, em 2007/08, o Braga nunca passou da primeira fase em que entrou em cena. Na estreia, foi logo afastado numa eliminatória a um jogo em Setúbal, ao perder por 2-0, e na época seguinte não foi além da primeira fase de grupos, ficando no segundo lugar atrás do Rio Ave. Em 2009/10, numa época de sonho sob o comando de Domingos Paciência, os minhotos entraram em acção na segunda fase de grupos e tiveram uma participação para esquecer, ao quedarem-se pelo terceiro lugar, atrás de Sporting e Trofense. Já na temporada passada, os bracarenses tinham tudo para chegar às meias-finais, por serem cabeças-de-série, mas nem assim atingiram o êxito na prova. Uma derrota em casa com o Paços de Ferreira (3-2) complicou irremediavelmente as contas do apuramento e o Braga acabou por ficar no segundo lugar, atrás dos castores e à frente de Guimarães e Arouca.

Na terça-feira, o Braga vai jogar na Choupana contra o Nacional, num encontro que poderá ser preponderante para decisão do Grupo C. Uma vitória poderá ser meio caminho andado rumo ao primeiro lugar - o único que dá acesso às meias-finais -, já que depois a equipa bracarense terá dois jogos no AXA, teoricamente acessíveis, ambos contra equipas da Liga Orangina: Penafiel e Portimonense.


Leonardo Jardim chamou quatro jovens reforços

Não são reforços de Inverno, mas pode dizer-se que estão implicados no reajustamento que decorre no plantel bracarense. Para colmatar as saídas dos quatro jogadores dispensados que já não treinam com a equipa desde o regresso ao trabalho após as férias de Natal (Marcos, Galo, Mérida e Meyong), Leonardo Jardim chamou quatro jovens oriundos da formação bracarense para a dupla sessão de ontem. A principal novidade foi a inclusão do guarda-redes dos sub-17 do Braga, Tiago Sá, que assim acompanhou o também guardião Rui Vieira, o defesa-central Jaka e o médio Wanderson, três jogadores que esta época têm rodado no clube-satélite, o Vizela. Na mesma situação, está o central Palmeira, que tem vindo a treinar com a equipa principal de há algum tempo a esta parte. Refira-se que Rui Vieira já esteve no banco na Liga ZON Sagres esta temporada, em Setúbal, por força da ausência de Quim, então na Selecção.

Mérida já regressou a Madrid

Dispensado por Leonardo Jardim, o espanhol Mérida já regressou ao Atlético de Madrid, clube que o havia emprestado ao Braga num acordo envolvido na transferência de Pizzi para os colchoneros, que têm de accionar a opção de compra do jovem extremo português em Janeiro, se assim o entenderem. Outro jogador que não faz parte das opções de Leonardo Jardim, Rodrigo Galo, também já tem a sua próxima paragem definida, regressando ao Gil Vicente [ver página 17]. Já Marcos e Meyong estão em situações diferentes. O guarda-redes nem sequer foi inscrito e o ponta-de-lança raramente foi opção, pelo que ambos vão rescindir os contratos que expiravam no final da presente temporada.

Craques viram figuras de Torneio de Natal

Dois jogadores do Braga vão marcar presença hoje, a partir das 12h00, no Pavilhão Municipal de Lamaçães, onde participarão no encerramento do Torneio de Natal de Futebol 5, no escalão de sub-14. Os atletas vão entregar prémios, numa cerimónia em que também estará, entre outros, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado. No que diz ainda respeito à agenda arsenalista, a equipa de Leonardo Jardim continua a preparar a deslocação ao terreno do Nacional (Taça da Liga) à porta fechada, sendo que hoje vai treinar apenas uma vez, às 15h30.


Rodrigo Galo está garantido e até pode ficar de vez

Rodrigo Galo vai jogar no Gil Vicente até ao final da temporada. O lateral-direito brasileiro, de 25 anos, regressa a uma casa onde foi feliz durante três épocas, até se transferir para o Braga, por quem assinou, no dia 31 de Maio último, por quatro anos. No entanto, o treinador Leonardo Jardim não utilizou o atleta um minuto sequer, pelo que a sua saída era previsível e Barcelos o destino esperado. No entanto, as Direcções dos dois clubes estão ainda a alinhavar os pormenores da transferência, que pode passar pelo simples empréstimo de seis meses, a uma saída em definitivo. São várias as questões a ultimar, mas o certo é que (Rodrigo) Galo e Barcelos voltam a figurar no mesmo escaparate. O brasileiro, que nasceu num dos Estados brasileiros mais isolados - o Acre, nos confins da Amazónia, e que faz fronteira com a Bolívia e o Peru - está esperançado em relançar uma carreira que teve o seu auge no Avaí, onde despontou a lateral-direito.


O JOGO

JotaCC

ABC joga para o 5º lugar

O ABC joga esta manhã para o quinto lugar no Torneio Internacional de Limburg, na Holanda. Apesar da vitória conseguida ontem, frente ao campeão holandês, o Kras/ Volendam, por 28-18, a conjugação de resultados não foi favorável aos portugueses, que não chegaram às meias-finais.

Carlos Resende rodou todos os atletas e até o júnior André Azevedo marcou um golo.


Restrição às importações

O Governo pretende proteger mais os jogadores portugueses, assim como a Selecção Nacional, ponderando, nesse sentido, limitar o acesso dos estrangeiros ao futebol português. A "exigência de critérios de qualidade" nos estrangeiros contratados, o que pode passar pela "necessidade de um determinado número de internacionalizações" (à imagem do que acontece em Inglaterra), é uma das recomendações feitas ao Governo por José Luís Arnaut, coordenador do Grupo de Trabalho dedicado ao assunto.

Arnaut defendeu "o incentivo à contratação de jogadores nacionais", assim como a "discriminação positiva dos clubes formadores". Como incentivo, por exemplo, preconiza igualmente a atribuição de "cheques-formação para os praticantes desportivos concluírem a sua formação escolar". Outro dos objectivos é a "regularização da actividade dos empresários", para que estes não recebam dinheiro em transferências de menores de idade".


Propostas

As conclusões deste Grupo de Trabalho foram definidas após as respostas de oito clubes: Benfica, Braga, Leiria, Marítimo, Nacional, Sporting, Vitória de Setúbal e Gil Vicente foram os únicos dos 16 da Liga ZON Sagres que responderam ao inquérito que lhes foi enviado. Cada um dos três Grupos de Trabalho tinha entre oito a nove pessoas. Integravam vários professores universitários, contando ainda com os contributos do Comité Olímpico de Portugal, da CDP, FPF, Liga, SEJD, Sindicato de Jogadores, Associação de Treinadores, IDP e Associação Europeia das Ligas Profissionais. O estudo abrangeu várias modalidades e não apenas o futebol.

> Menos acções

Outras mudanças se prevêem em relação às SAD. Por exemplo, se até aqui os clubes devem ter um mínimo de 15 por cento das acções, uma nova lei de acordo com este estudo baixaria essa obrigatoriedade para os 10 por cento.

> Direitos de imagem

Ao contrário do que acontece agora, as verbas respeitantes a direitos de imagem pagos aos jogadores, assim como o dinheiro pago a agentes e intermediários nas transferências, passarão obrigatoriamente, para efeitos fiscais, a fazer parte dos custos oficiais dos clubes.

> 250 mil euros

250 mil euros é o valor mínimo de capital social que um clube precisará para se constituir como SDUQ e inscrever-se nas competições profissionais. Para uma SAD, é necessário um milhão de euros.

> Árbitros da Federação

A avançar o profissionalismo, como é vontade do Governo, os árbitros deverão assinar um contrato de trabalho com a FPF, ficando assim "dependentes de quem organiza a competição", conforme explicou João Leal Amado. Apesar disso, nada é definitivo: "Vamos deixar alguma margem negocial para se modelarem os contratos".

> Extracomunitários

Em relação à restrição aos estrangeiros, naturalmente aplicar-se-á a lei apenas a extracomunitários (excepto do Brasil e dos PALOP, em virtude dos acordos em vigor).

O JOGO

JotaCC

José Luís e Custódio a todo o gás

Prazos integralmente cumpridos na recuperação da cirurgia a um dedo do pé, confirmando-se uma entrada em 2012 a todo o gás: José Luís já integra os trabalhos da equipa sem limitações e dá mostras de ser uma excelente alternativa para o ataque bracarense, agora que já nem há Meyong para fazer concorrência (o camaronês foi dispensado e negoceia a desvinculação com o SC Braga).

O avançado cabo-verdiano contratado no início de época ao Gil Vicente será inscrito no início do próximo ano e, tal como A BOLA anunciara oportunamente, é uma espécie de primeiro reforço de Inverno dos arsenalistas.


A BOLA

JotaCC

Douglas pode ser reforço do SC Braga

Douglas, lateral-direito que deu nas vistas ao serviço do Goiás, deverá ser reforço do SC Braga.

O jogador de 21 anos era pretendido pelo Internacional, mas Fernandão, dirigente do clube de Porto Alegre, afirmou que a transferência do defesa estava complicada porque havia uma proposta de Portugal.

Agora sabe-se que a proposta portuguesa pertence ao SC Braga, que pretende reforçar a defesa por causa das diversas lesões sofridas até ao momento nesse sector.

ZEROZERO

JotaCC

«É possível ultrapassar o Sporting» - Djamal

A pouco tempo de se ausentar de Portugal para participar no CAN, Djamal mostrou-se confiante na prestação do SC Braga no campeonato, considerando que a equipa será capaz de alcançar os rivais mais directos.

À margem do Torneio de Natal de Futebol 5, em Lamaçães, o médio líbio disse que quando voltar espera ver o SC Braga «num lugar melhor» que a actual 4.ª posição.

«É possível ultrapassar o Sporting, só está a dois pontos», disse Djamal, que realiza a sua última partida na terça-feira diante do nacional para a Taça da Liga antes do CAN.

«A equipa não vai sentir a minha falta porque tem um treinador e jogadores competentes. Eles não vão sentir a minha falta», sublinhou Djamal.

Ainda sobre a sua ausência e quando questionado sobre quem seria a melhor opção para o render no onze titular, Djamal não hesitou em apontar o «experiente» Custódio: «Até o acho melhor jogador do que eu.»

Djamal mostrou-se também «muito contente por ir representar a Líbia, que agora é um país livre». Falando numa «grande expectativa», após a morte do ex-ditador Muammar Kadhafi, Djamal disse acreditar na passagem da primeira fase.

Outro dos jogadores que participou no torneio de Natal foi Rivera. O jovem falou do seu percurso no clube, dizendo esperar uma «oportunidade».

«Estou ainda numa fase de adaptação ao futebol português, porque é um ambiente diferente, é um futebol mais rápido. Estou a trabalhar para ser convocado», frisou.

A equipa volta a treinar esta tarde à porta fechada, pelas 15.30 horas, no estádio AXA.

A BOLA

JotaCC

Djamal quer SC Braga acima do Sporting

São apenas dois os pontos que separam o SC Braga do Sporting e para Djamal, jogador dos arsenalistas, é possível ultrapassar os leões. O médio líbio vai abandonar os minhotos para participar na CAN 2012 e espera reencontrar a sua equipa acima do quarto posto.

«É possível ultrapassar o Sporting, só está a dois pontos», atirou Djamal, referindo-se à posição na tabela das duas equipas.

O jogador do SC Braga vai ausentar-se brevemente participar na CAN pela sua selecção, a Líbia, e espera, quando voltar, ver a sua equipa «num lugar melhor» que o actual quarto posto, desvalorizando a sua ausência: «A equipa não vai sentir a minha falta porque tem um treinador e jogadores competentes. Eles não vão sentir a minha falta», afiançou, à margem de um torneio de Natal, elegendo Custódio como a melhor opção para o render na titularidade: «Até o acho melhor jogador do que eu», elogiou.

Junto a Djamal à conversa com os jornalistas esteve também o mexicano Édson Rivera que diz esperar uma «oportunidade» no plantel orientado por Leonardo Jardim: «Estou ainda numa fase de adaptação ao futebol português, porque é um ambiente diferente, é um futebol mais rápido. Estou a trabalhar para ser convocado», afiançou.

ZEROZERO

JotaCC

Djamal: «É possível ultrapassar o Sporting»
anular diferença de 2 pontos não é difícil

O médio Djamal disse esta quinta-feira que o Sporting de Braga pode em breve ultrapassar o Sporting na tabela classificativa e ascender ao terceiro lugar da Liga ZON Sagres.

O médio líbio vai falhar vários jogos dos minhotos devido à sua participação na Taça das Nações Africanas (CAN) - deixa Braga a 4 de janeiro e a competição decorre entre 21 de janeiro e 12 de fevereiro no Gabão e na Guiné Equatorial -, mas diz confiar nos companheiros e acredita ser possível melhorar a atual quarta posição.

"O Braga está no quarto lugar, mas tem o objetivo de chegar mais à frente e acho que vai conseguir, tem bons jogadores, está confiante e a jogar bem. O Sporting não está muito longe, está a dois pontos e, no futebol, isso não é grande coisa. Sim, é possível ultrapassá-los", afirmou.

O médio, de 28 anos, disse ainda que a equipa não vai sentir a sua falta e elegeu Custódio como seu sucessor natural.

"O Custódio é muito bom jogador e vai fazer um muito bom trabalho, tenho confiança nele, para mim até é melhor jogador do que eu", disse no final da entrega de prémios de um torneio juvenil de Natal de futsal, em Lamaçães, Braga.

Sobre o jogo com o Nacional, terça-feira, na Madeira, a contar para a Taça da Liga, notou que "todos os jogos são complicados", mas lembrou que o Sporting de Braga já venceu os insulares para o campeonato (2-0, em casa), frisando que a equipa "tem todas as condições para ir ganhar lá" e a "ambição" do grupo em vencer a competição.

Sobre a participação no CAN 2012, disse que a Líbia "pode passar a fase de grupos" e salientou que "há muito entusiasmo" em torno da seleção depois da guerra civil por que o país atravessou recentemente.

Também presente na cerimónia, Rivera disse já estar mais adaptado às diferenças entre o futebol mexicano e o português e espera estrear-se a jogar na segunda volta do campeonato.

"Aqui é muito mais rápido, não te deixam pensar, lá quando recebes a bola tens duas ou três opções, aqui tens logo dois ou três adversários em cima, tens que pensar rápido, mas na segunda volta espero ser mais utilizado, começar a jogar, somar minutos e acrescentar algo à equipa", afirmou.

Apesar de jogar pouco, vir para a Europa e para Braga, clube pelo qual assinou por cinco temporadas, "foi a aposta correta", considerou o internacional sub-20 mexicano que no seu país natal se notabilizou a jogar como um "10", mas que também pode jogar como extremo esquerdo, posição onde tem sido trabalhado por Leonardo Jardim, revelou.

"Ficar lá teria sido mais cómodo, sabia que vir para cá não seria fácil, mas tenho trabalhado, e não me dou por vencido. Tenho aprendido muito com os meus companheiros, principalmente com os jogadores mais experientes como o Nuno [Gomes] e o Quim", disse o jovem jogador de 20 anos.

RECORD

JotaCC

Djamal: «É possível ultrapassar o Sporting»
Médio do Sp. Braga vai para a CAN, mas confia nos colegas e até elogia eventual sucessor.

Djamal vai falhar as próximas jornadas da Liga, devido à participação na Taça das Nações Africanas (CAN), mas ainda assim acredita que o Sp. Braga vai conseguir ultrapassar o Sporting na tabela classificativa, anulando uma diferença que é, nesta altura, de dois pontos.

«O Braga está no quarto lugar, mas tem o objectivo de chegar mais à frente e acho que vai conseguir. Tem bons jogadores, está confiante e a jogar bem. O Sporting não está muito longe, está a dois pontos, e no futebol isso não é grande coisa. Sim, é possível ultrapassá-los», disse o internacional líbio, que aposta em Custódio como seu substituto no «onze».

«O Custódio é muito bom jogador e vai fazer um muito bom trabalho, tenho confiança nele, para mim até é melhor jogador do que eu», acrescentou, citado pela agência Lusa.

Djamal ainda defronta o Nacional, antes de partir para a CAN, e embora assuma que «todos os jogos são complicados», defende que o Sp. Braga «tem todas as condições para ir lá ganhar», até pelo desejo de conquistar a Taça da Liga. Em relação à prova africana, o médio manifestou a convicção de que a Líbia «pode passar a fase de grupos».

Rivera trabalha para a estreia

O médio defensivo dos «arsenalistas» marcou presença na entrega de prémios de um torneio de futsal, tal como o mexicano Rivera, que ainda se está a adaptar ao futebol português. «Aqui é muito mais rápido, não te deixam pensar, lá quando recebes a bola tens duas ou três opções, aqui tens logo dois ou três adversários em cima, tens que pensar rápido, mas na segunda volta espero ser mais utilizado, começar a jogar, somar minutos e acrescentar algo à equipa», disse o jovem avançado.

Embora ainda não tenha sido utilizado pelo técnico Leonardo Jardim, o antigo jogador do Atlas diz que assinar pelo Sp. Braga «foi a opção correcta». «Ficar lá teria sido mais cómodo, sabia que vir para cá não seria fácil, mas tenho trabalhado, e não me dou por vencido. Tenho aprendido muito com os meus companheiros, principalmente com os jogadores mais experientes como o Nuno [Gomes] e o Quim», acrescentou, também citado pela agência Lusa.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

SC Braga cede Rodrigo Galo ao Gil Vicente

O SC Braga chegou a acordo com o Gil Vicente para o empréstimo de Rodrigo Galo até ao final da época. O defesa não entrava nas contas de Leonardo Jardim e regressa a um emblema que representou durante três épocas.

É um regresso a uma casa que conhece bem e a um clube que representou durante três épocas, desde que chegou a Portugal, vindo do Avaí.

Rodrigo Galo é reforço para Paulo Alves no comando técnico do Gil Vicente, sendo emprestado pelo SC Braga, equipa que o havia comprado no início da presente época tendo assinado um vínculo até 2015.

Fora dos planos de Leonardo Jardim, Galo soma apenas um jogo com a camisola dos minhotos, na Taça de Portugal, frente ao 1.º de Dezembro, sendo Baiano e Salino as primeiras escolhas do técnico dos arsenalistas para a posição de lateral-direito.

ZEROZERO

JotaCC

Galo confirmado em Barcelos

António Fiusa e António Salvador, respectivamente presidentes de Gil Vicente e SC Braga, acertaram, esta quinta-feira, o empréstimo de Rodrigo Galo ao clube de Barcelos até final da época.

Vinculado ao SC Braga até 2015, Rodrigo Galo não entrava nos planos de Leonardo Jardim para esta temporada, tendo apenas disputado um jogo oficial pelos guerreiros.

O Gil Vicente, clube de onde o brasileiro saíra no último Verão, fez valer o direito de opção sobre o defesa, que realizará, sexta-feira, o primeiro treino às ordens de Paulo Alves.

A BOLA

JotaCC

Bruno Paixão apita V. Guimarães-Benfica; Cosme Machado no Rio Ave-Sporting

O Conselho de Arbitragem divulgou esta quinta-feira a lista de nomeações para a jornada inaugural da terceira fase da Taça da Liga.

Cosme Machado (AF Braga) está nomeado para o Rio Ave-Sporting, no dia 2, enquanto no dia seguinte, terça-feira, Bruno Paixão (AF Setúbal) estará no V. Guimarães-Benfica.

Lista completa de nomeações:

GRUPO A:

Segunda-feira (2 Jan):

Rio Ave - Sporting, Cosme Machado (Braga)

Gil Vicente - Moreirense, Artur Soares Dias (Porto)

GRUPO B:

Segunda-feira (2 Jan):

Marítimo - Santa Clara, António Ferreira (Braga)

Terça-feira (3 Jan):

V. Guimarães - Benfica, Bruno Paixão (Setúbal)

GRUPO C:

Terça-feira (3 Jan):

Nacional - SC Braga, Hugo Miguel (Lisboa)

Portimonense - Penafiel, João Capela

GRUPO D:

Segunda-feira (2 Jan):

V. Setúbal - Estoril-Praia, Manuel Silva (Braga)

Paços de Ferreira - FC Porto, 1-2 (disputado a 21 de Dezembro)

A BOLA

Bruno3429

Goleada ao Vizela em jogo-treino (5-0)
Por Paulo Pinto

O SC Braga realizou esta tarde, no Estádio Axa, um jogo-treino com o Vizela, da 2.ª Divisão. A equipa de Leonardo Jardim goleou o clube-satélite por 5-0, com golos de Hélder Barbosa, Nuno Gomes, Elderson, Rivera e Lima.

O técnico dos arsenalistas aproveitou para testar a equipa para o próximo compromisso oficial, na terça-feira, na Choupana, com o Nacional da Madeira, em partida referente à Taça da Liga.

O médio Custódio jogou os 90 minutos, quanto o ponta-de-lança José Luís foi utilizado em meia parte.

O boletim clinico manteve-se inalterado: Nuno André Coelho, Ukra e Imorou realizaram trabalho condicionado, tratamento e ginásio, enquanto Baiano e Paulo Vinícius fizeram apenas tratamento.

Amanhã realizam-se duas sessões, a primeira, às 10 horas, será aberta à comunicação social e aos adeptos, e às 15.30 horas (à porta fechada).

A Bola

JotaCC

Gil Vicente: Rodrigo Galo garantido por empréstimo
Gilistas ficam com opção de compra no final do ano. Saída de Bruno Filipe ainda não está resolvida.

O Gil Vicente garantiu o empréstimo de Rodrigo Galo junto do Sp. Braga. O lateral, que tinha sido contratado precisamente aos gilistas no início da época, não foi feliz na equipa de Leonardo Jardim e volta à casa de partida.

A notícia foi confirmada ao Maisfutebol por António Fiusa, presidente do Gil Vicente. «Será um empréstimo até ao final do ano, com opção de compra. Amanhã [sexta-feira] vamos reunir para acertar os últimos detalhes», explicou.

O clube continua ainda no mercado em busca de um avançado.

Em sentido inverso, Bruno Filipe tem as portas do clube abertas. A situação ainda não está resolvida porque o Gil Vicente diz estar a tentar zelar pelo bem do jovem avançado formado em Barcelos. «Queremos o melhor para ele e vamos ver qual será a sua preferência», afirmou Fiusa.

O grupo gilista perdeu apenas Leandrinho Costa, que rescindiu e voltou ao Brasil, e Sidnei, emprestado ao Recreativo Libolo, de Angola.

MAIS FUTEBOL