News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 21/12

Started by JotaCC, 21 de December de 2011, 07:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Leonardo Jardim: "Urgência é equilibrar a defesa"

O ano fecha com um triunfo, o quarto lugar da Liga e a certeza de que a abertura do mercado irá trazer novidades ao plantel. Leonardo Jardim esteve à conversa com os jornalistas para uma espécie de balanço de ano e lembrou a importância de reajustar em Janeiro o grupo de trabalho, bastante fustigado por lesões, sobretudo a nível defensivo, sector mais problemático, devido às lesões de Nuno André Coelho, Imorou, Baiano e Paulo Vinícius.

"Neste momento, a urgência devido às lesões é equilibrar a parte defensiva, porque é aí que estamos mais carentes", frisou o técnico, lembrando que os responsáveis arsenalistas estão já atentos a alguns nomes.
"É importante o clube reforçar sectores mais débeis. Neste momento é o sector defensivo, por existirem muitas lesões. Já temos tido reuniões com o departamento de 'scouting' e a direcção para reforçar o melhor possível o quadro de atletas para nos dar mais estabilidade e mais opções", explicou.

Com apenas dois centrais disponíveis - Ewerton e Douglão - Jardim recorda que não têm "nenhum lateral de raiz" para o lugar de Baiano, "as situações que temos são alternativas". "O Galo é um médio direito que pode desenrascar, mas preferi adaptar o Salino, porque em termos de intensidade defensiva é superior ao adversário e tem-se adaptado bem", referiu o treinador, acrescentando que o plantel irá ficar mais curto, se não forem contabilizados os jogadores lesionados que irão ficar parados.

Dentro do plantel há já atletas que podem ser considerados reforços de Inverno, como Custódio, que em Janeiro deverá se estrear com a camisola do Sp. Braga, após prolongada paragem. Quanto a Nuno André Coelho, o cenário é mais cinzento: "ainda é muito cedo para falar dele, pelo menos mais dois ou três meses vai necessitar. O Custódio já estará em condições para competir a partir de Janeiro. Com o Djamal na CAN, não podemos limitar a estrutura a um jogador para aquela posição. O Djamal tem sido um jogador importante na estrutura da equipa, mas o Sp. Braga tem outras soluções. O Custódio e o Vinicius são excelentes jogadores que estão à espera de uma oportunidade para jogar, confio plenamente neles para serem opção", revelou, deixando a ideia de que não será necessário adquirir mais nenhum médio.

Com o triunfo em Olhão, o Sp. Braga fecha 2011 com mais oito pontos do que há um ano, mas Jardim escusa-se a fazer comparações.
"Não é fácil estar a fazer comparações com a equipa do ano transacto para esta equipa, porque grande parte dos atletas não são os mesmos, estamos a falar de um número acentuado. A equipa deste ano teve a dificuldade inicial de se organizar porque havia muita gente nova, conseguimos e depois o factor das lesões limitou-nos no aspecto defensivo, não é por acaso que o Sp. Braga teve uma fase muito boa a nível defensivo e menos a nível ofensivo e agora inverteu-se o cenário".

No entanto, confessa: "gostaríamos de ter mais pontos neste momento. Neste clube ambicionamos sempre mais e essa é a nossa forma de estar".
A entrevista com Leonardo Jardim será publicada na íntegra na edição do próximo sábado


Gala reconheceu os melhores


Está encerrado, oficialmente, o ano do Hóquei Clube de Braga SAD, com uma festa com "conta, peso e medida" e que reuniu o universo hoquista do clube que representa a cidade de Braga na modalidade.

Foi uma noite de gala que teve como objectivos, para além do convívio e confraternização entre todos os que vivem este HC Braga, a entrega de galardões aos elementos do clube que mais se destacaram ao longo da temporada. Foram também celebrados os dez anos da direcção encabeçada pelo presidente Alberto Botelho, direcção essa que quis homenagear os treinadores e capitães que ao longo da década estiveram ao serviço da equipa sénior do clube, conforme explicou o presidente.

"Ao fim dez anos de trabalho desta direcção, achámos que devíamos fazer uma retrospectiva do que foi feito e comemorar todo o trabalho e resultados que conseguimos alcançar. O que foi feito merece uma comemoração de todos aqueles que, durante todos estes anos, trabalharam imenso para que o HC Braga se tornasse a referência que hoje é a nível nacional e mesmo internacional. Penso que a entrega dos galardões é o reconhecimento mais do que merecido daquilo que os atletas, técnicos e seccionistas fizeram ao longo da temporada. Para além disso ainda homenageamos os quatro treinadores que passaram pela equipa sénior ao longo desta década e ainda os capitães de equipa dos seniores nessas épocas, figuras que marcaram e marcam ainda este HC Braga", afirmou Alberto Botelho.

Para a presente temporada e para os anos vindouros os objectivos estão traçados e o principal deles é continuar a apostar nos escalões de formação porque a direcção acredita que os jovens atletas são o futuro do clube.

"Temos vindo a apostar forte na formação, sobretudo a partir do momento em que o Vítor Silva veio trabalhar connosco. Os miúdos têm feito um trabalho excelente e que na época passada teve os seus frutos. É uma aposta para continuar no futuro. Esta época, na formação, estamos novamente na luta pelos melhores resultados e classificações possíveis e vamos continuar a apostar nestes jovens atletas porque são o futuro do HC Braga e mesmo do hóquei patins nacional", disse o presidente.

Galardoados e homenageados

Atleta do Ano - Hélder Nunes (representou na época 2010/11 as equipas dos escalões de juvenis, juniores e seniores);

Atleta Revelação do Ano - Miguel Vieira (atleta campeão nacional pela equipa de iniciados e vice-campeão pelos juvenis);

Equipa Revelação do Ano - Iniciados (equipa sagrou-se campeã nacional na temporada 2010/11);

Seccionista do Ano - Carlos Loureiro (um dos responsáveis pela equipa de iniciados);

Treinador do Ano - Vítor Silva (treinador da equipa sénior e coordenador das equipas dos escalões de formação).

Foram ainda homenageados pela direcção do Hóquei Clube de Braga SAD, os treinadores e capitães que passaram pela equipa sénior dos bracarenses ao longo dos dez anos da direcção liderada por Alberto Botelho.
Carlos Silva, Domingos Carvalho, Rui Sérgio Teixeira e Vítor Silva foram os técnicos homenageados pelo HC Braga, que se juntaram aos capitães de equipa Carlos Dantas, Jorge Maceda "Xixa", Serafim Moreira e Nuno Teixeira "Fellini", também galardoados nesta cerimónia.
A votação para a eleição dos melhores da temporada foi feita por 50 pessoas escolhidas pelo presidente e da qual fazem parte a direcção do clube, os capitães das equipas, seccionistas e mais algumas pessoas que acompanham mais a realidade do Hóquei Clube de Braga.

Timoneiro aposta nos títulos

O treinador Vítor Silva que, para além de ser técnico da equipa sénior do clube, coordena todos os escalões jovens, foi premiado nesta gala com o título de Melhor Treinador do Ano e considerou que apesar do ano de 2011 ser muito complicado de imitar, não é impossível, mostrando-se confiante no sucesso das equipas no ano de 2012.

"Em termos desportivos penso que este ano foi praticamente inigualável para o HC Braga. Tivemos resultados espectaculares quer nos seniores, quer nas camadas jovens e acabámos por deixar de ser surpresa. A partir de agora as outras equipas já vêem o HC Braga como um grande clube, com excelente formação e boas equipas", referiu o técnico, lembrando "a presença numa 'final-four' de uma taça europeia, a presença de três equipas nas fases finais dos escalões jovens, uma equipa campeã nacional, outra vice-campeã... Penso que são resultados de enorme relevo e que mostram a qualidade que este HC Braga tem na sua estrutura a nível desportivo".

Vítor Silva referiu ainda que acredita que as equipas jovens do HC Braga vão conquistar excelentes resultados na presente temporada.



Hugo Viana: "Espírito de grupo sai reforçado"


O Sp. Braga vai fechar o ano no quarto lugar da Liga e com uma vitória frente ao Olhanense, após um jogo electrizante que ditou a conquista do segundo triunfo fora de portas esta época. Hugo Viana destaca a importância da vitória e da reviravolta encetada pela equipa depois de estarem a perder por 2-0.

"A resposta foi muito importante, o grupo sai reforçado e o espírito de grupo também. Nos dois últimos anos ganhámos aqui em Olhão com sofrimento, este ano não ia ser diferente e foi o que se viu, por isso, são três pontos importantes. Mas a reviravolta e o que o grupo mostrou foi muito importante", realçou o capitão, no final do encontro com o Olhanense.

Considerando o resultado no último jogo do ano "mais do que merecido", Viana diz que a "resposta da equipa na segunda parte", foi "determinante". "Não est ávamos contentes com o nosso jogo e isso viu-se no resultado do 2-0 na primeira parte. Entrámos na segunda com uma vontade completamente diferente. Conseguimos recuperar o resultado e a resposta que foi dada dentro de campo foi o mais importante, saímos contentes com o que o grupo conseguiu", explicou.

Para o médio arsenalista, o ano fecha com chave de ouro, elevando a confiança para os próximos desafios do Sp. Braga.
"Nesta casa pensa-se sempre jogo-a-jogo. É óbvio que ficar a dois pontos do terceiro lugar é óptimo, porque teremos que jogar em casa com o Sporting daqui a duas jornadas. Teremos uma saída muito complicada com o Beira-Mar, um jogo que queremos e temos obrigação de vencer para depois recebermos o Sporting. Mas, neste momento, o jogo mais importante à parte desses dois é o próximo com o Nacional da Madeira, para a Taça da Liga", rematou.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

«Não faço campanha para conquistar adeptos» - Leonardo Jardim

Ainda não conseguiu cair no goto do universo bracarense, mesmo tendo mais oito pontos na Liga do que na época passada. O madeirense compara as críticas que lhe são dirigidas com a vida de um político que tem de sistematicamente cativar pessoas para ganhar votos. No Minho respeita todos, mas não muda a sua atitude.

- Está dentro das suas expectativas o actual SC Braga, comparando com o que foi finalista da Liga Europa em Maio?

- Não se podem fazer comparações entre as duas equipas. Os atletas não são os mesmos. Recordo-me dos quatro centrais, dos laterais, do Vandinho, do Luis Aguiar e do Matheus. Era um plantel diferente. A equipa deste ano teve como grande adversidade as lesões, que nos limitaram. Não é por acaso que o SC Braga tem uma fase inicial boa em termos defensivos e ofensivamente menos boa. Agora os papéis inverteram-se.

- Mas a classificação deixa-o satisfeito?

- Nunca estamos conformados com o que temos. Gostaríamos de ter mais pontos. Sempre falei numa média de dois pontos por jogo, mas não o conseguimos. Temos 25 pontos e a perspectiva é solidificar a subida na tabela classificativa.

- Ainda assim, o SC Braga tem mais oito pontos do que na época passada e mais golos marcados...

- Essas comparações fazem-nas vocês. Que tipo de plantel havia e existe agora. Importante é rentabilizar ao máximo os meus atletas e os activos do clube.

- Como interpreta, então, as críticas que lhe são dirigidas por alguns adeptos?

- Um treinador tem de saber lidar com a crítica. A esse respeito faço uma comparação entre um treinador e um político. Temos de conquistar adeptos no desporto e na política temos de ganhar votantes e, para isso, é necessário fazer-se campanha. Uns fazem, outros não. Normalmente, invisto pouco na minha campanha e prefiro apostar na campanha dos atletas, do grupo e do rendimento. Opto antes pelo trabalho, que foi o que me trouxe até aqui.

- E acha que os adeptos entendem essa postura?

- É a minha estratégia, eles têm de perceber que foi o caminho que tracei para a minha carreira. É a minha forma de estar. Sempre fui reconhecido nos clubes por onde passei pelo trabalho, empenho e rendimento desportivo e não pelas campanhas, de gostarem mais ou menos da minha forma de ser e pensar o futebol. E, garanto, vou continuar a ser assim...


Edcarlos, ex-Benfica, fala em oferta do SC Braga

O central Edcarlos, que actuou no Benfica na temporada 2007/08, diz ter em mãos propostas para regressar à Europa. Além do Racing Santander, de Espanha, o brasileiro assegura que foi igualmente sondado pelo SC Braga.

«O meu empresário [André Cury] chegou esta semana da Europa e falou-me destas possibilidades. Vamos ver se haverá evolução mas, de qualquer forma, fico feliz porque são equipas que actuam na elite dos seus países. O SC Braga, inclusive, esteve na final da Liga Europa na época passada», disse o jogador de 26 anos, que termina contrato com o Grêmio no final deste ano e está fora dos planos do clube de Porto Alegre para a próxima temporada.


A BOLA

JotaCC

Leonardo Jardim: «No SC Braga nunca nos podemos acomodar»

Leonardo Jardim faz um balanço positivo da temporada até ao momento mas garante que o SC Braga já tem em mente tentar subir ao terceiro lugar do campeonato, depois de ter terminado o ano a ganhar pontos ao Sporting, que ocupa essa posição.

«Neste clube nunca podemos acomodar e se estamos em quarto lugar queremos sempre passar para terceiro», revelou o treinador dos bracarenses, que considera «urgente» reforçar o sector defensivo da equipa, algo que vai acontecer, pois António Salvador já admitiu que os minhotos vão ser compradores na reabertura do mercado de transferências.

Questionado sobre o que falta ao SC Braga para lutar pelo título de campeão nacional, o treinador respondeu que «nada» porque «o clube está em crescimento constante», mas pediu calma aos adeptos em relação a esse objectivo.

O SC Braga termina o ano 2011 no quarto lugar da Liga Zon Sagres, a dois pontos do Sporting e a oito de FC Porto e Benfica, líderes da classificação. Além disso, os bracarenses garantiram a passagem aos 16 avos de final da Liga Europa, onde vão defrontar o Besiktas.

No entanto, a equipa comandada por Leonardo Jardim já foi eliminada da Taça de Portugal, depois de ter sido derrotada pelo Sporting, no Estádio de Alvalade.

ZEROZERO

JotaCC

"Não faço campanhas como outros treinadores"

Leonardo Jardim, treinador do Braga, concedeu uma longa entrevista de final de ano em que escalpelizou todos os temas inerentes à sua equipa e não só.

Como compara o Braga actual com o da época passada?

Não é fácil fazer comparações porque os plantéis são diferentes. Saíram muitos jogadores. A equipa deste ano teve essa dificuldade inicial de ter que organizar, conseguiu-o e depois as lesões limitaram-nos, sobretudo na defesa. Não é por acaso que o Braga, numa fase inicial, revelou uma organização defensiva muito boa e organização ofensiva menos boa, e agora inverteu-se um pouco isso. Já foram utilizados 11 jogadores naquele sector.

O registo actual deixa-o satisfeito e acredita na ida à Liga dos Campeões?

Nunca podemos dizer que estamos conformados com aquilo que temos. Gostaríamos de ter mais pontos neste momento. Sempre falei numa média de dois pontos por jogo. Era importante, mas não conseguimos. Se estamos em quarto, queremos o terceiro e assim sucessivamente.

Este Braga tem mais pontos e golos do que na época passada por esta altura...

Essas comparações são vocês que têm de fazer, que tipo de plantel o Braga tinha num ano e no outro. Para mim isso é pouco importante. Para mim, o mais importante é rentabilizar os activos.

Mesmo assim, tem sofrido algumas críticas dos adeptos. Como lida com isso?

Um treinador tem que saber lidar com a crítica e eu às vezes faço a comparação entre ser treinador e ser político. Às vezes temos que conquistar adeptos no desporto e na política temos que angariar votantes, mas para isso é preciso fazer campanha. Alguns fazem campanha, outros não fazem e eu normalmente invisto pouco na minha campanha. Prefiro a campanha dos atletas, do rendimento e do trabalho, algo que me trouxe até aqui.

Espera que os adeptos venham a compreender essa estratégia?

É a minha estratégia e eles têm que perceber. Foi o caminho e a forma de estar que tracei. Fui sempre reconhecido nos clubes em que passei pelo trabalho e pelo rendimento desportivo. Não foi pelas campanhas que fiz e vou continuar desta forma.

Tem uma personalidade forte. Já houve choques com o António Salvador?

As ideias do clube é que são importantes. O presidente, mais do que ninguém, é responsável pelo crescimento do clube e temos que trabalhar em conjunto. Temo-lo feito para o clube continuar a crescer.

É possível o Braga chegar ao título a curto/médio prazo?

Acredito. Acredito no trabalho sustentado e na evolução. Senão acreditasse nunca teria chegado à I Liga. O Braga tem ambição diária e neste clube a exigência é uma palavra de ordem.

Falta algo ao Braga para ser campeão?

Acho que não falta nada. Está num processo de crescimento que não tem limites, fruto da estrutura montada nos últimos sete/oito anos.

Qual é o seu limite?

Estou num bom clube, cumpri um dos objectivos da minha vida e quero crescer na carreira em Portugal e depois, se for possível, também experimentar outras culturas, campeonatos e ideias. O futebol é universal. Do Brasil à China, há muitos países diferentes.

Sabe o valor da sua cláusula?

Sei, mas não vou dizer.

Gostava de ver o Braga na final da Liga Europa?

Quem não gostaria? Mas para isso temos que ultrapassar o Besiktas, uma equipa recheada de internacionais. Temos a ambição de passar. Será uma eliminatória equilibrada.

Vão apostar muito na Taça da Liga?


Não sou de poupanças. Temos que gerir, mas sem abdicar de competições.

"Nuno Gomes já jogou mais do que em duas épocas no Benfica"

O Nuno Gomes é a sua terceira opção para o ataque?

Não. O Carlão e o Nuno Gomes são dois jogadores diferentes. A aposta em Olhão passou por dois jogadores mais rápidos para explorarmos a falta de velocidade dos centrais do Olhanense e o Nuno é um jogador mais de apoios. Naquele jogo a necessidade era outra. Mas os três jogadores [Lima, Carlão e Nuno Gomes] têm tido oportunidades e são importantes.

Nuno Gomes disse que queria jogar mais do que no Benfica. Sente algum desconforto do jogador?

Ele disse isso e conseguiu concretizá-lo, porque já jogou mais este ano em meia época do que em duas épocas no Benfica. Acredito que ele gostaria de ter mais utilização, mas eu tenho de gerir em função das necessidades do clube. Como profissional tem sido exemplar e não se tem queixado nem tem alterado o comportamento por ser mais ou menos utilizado.

A equipa poderá sentir a ausência do Djamal para a CAN?

Tem sido um jogador importante na estrutura da equipa, mas o Braga tem outras soluções, o Custódio e o Vinícius, que são excelentes jogadores e aguardam oportunidades. Confio plenamente neles.

O Hugo Viana tinha lugar na Selecção Nacional?

Respeito e admiro o Paulo Bento. Ele toma as opções consoante as necessidades da nossa Selecção. O Hugo Viana está a fazer uma excelente época, tornou-se num médio de ligação, já sabe defender e atacar, entra com mais frequência na área adversária e procura mais o remate. Se isso permitir que ele vá à selecção era bom para ele e para mim como treinador, que também tenho colaborado nessa boa época. O caso do Quim é igual.

Já que se está a falar da Selecção, como analisa o grupo de Portugal no Euro'2012?

Portugal tem tantas hipóteses como as outras equipas. Se pretende chegar perto da final, tem que superar estes adversários e penso que tem capacidade para isso.

E o que seria um bom Euro'2012 para Portugal?


Um bom campeonato europeu é chegar às meias-finais. Um excelente campeonato europeu é ser campeão.

Vítor Pereira sofre "por ter vindo de baixo"


Foi há um ano que Pinto da Costa o elogiou. É muitas vezes apontado como possível futuro treinador do FC Porto. Como vive com essa situação?

As críticas não nos passam ao lado, porque não gostamos. Os elogios também não, porque gostamos que o nosso trabalho seja valorizado. Penso que tenho feito um bom percurso, baseado no trabalho.

Que comentário lhe merece a contestação ao Vítor Pereira?

Os problemas do Vítor Pereira são próprios de quem vem de baixo. Todo o treinador que tem um trajecto ascendente é sempre posto em dúvida a cada patamar que sobe. Eu melhor que ninguém sei disso, porque tenho passado por isso anualmente. Temos que ter capacidade de superar com trabalho e rendimento.

Quem é o principal candidato a ser campeão?

O último campeão é sempre o candidato, porque o acabou de o ser e com poucas mexidas é aquele que se perfila em primeiro lugar dos candidatos.


Reforçar a defesa é urgente

Quais são as principais necessidades que vai tentar colmatar no mercado de Janeiro?

O importante é reforçar os sectores débeis, em especial o sector defensivo por causa das lesões. Temos tido algumas reuniões para reforçarmos o quadro de atletas de forma a termos mais estabilidade e mais opções.

Um central é fundamental?

Sim. Neste momento, temos dois centrais, não temos nenhum lateral de raiz, porque tínhamos o Baiano e uma segunda opção mais válida, o Paulo Vinícius, mas os dois ficarão de fora até ao fim da época. Depois, temos situações alternativas. O Galo é um médio-direito que pode desenrascar e o Salino, que é um médio interior, que tem resolvido ali a questão.

Entende o Galo como médio?

Em termos de adaptações, prefiro adaptar o Salino, porque tem mais intensidade em termos defensivos. O Galo, no Gil Vicente, jogava algumas vezes a lateral, mas jogava, na maior parte dos casos, a médio.

O plantel vai ficar mais curto?

Se contarmos com os lesionados, deve manter-se o mesmo número.

Para quando conta com o Nuno André Coelho?

Ainda precisa de mais dois ou três meses para recuperar.

E o Custódio?

O Custódio acredito que a partir de Janeiro já estará em condições de competir.


"Equipas B são fundamentais"

Leonardo Jardim vê com bons olhos o regresso das equipas B no próximo ano, com entrada directa na Liga Orangina. "É algo fundamental para o Braga e para o futebol português. Vão permitir duas coisas importantes: um espaço maior para toda a formação em Portugal e os jovens estrangeiros poderão ter aqui uma fase de lapidação de forma a serem vendidos depois para mercados de maior poder financeiro. As equipas B são uma necessidade. O Danny, o Pepe, o Ezequias, entre outros, e o Marítimo B são bons exemplos", defende o treinador da equipa arsenalista.


Edcarlos revela interesse bracarense

O Braga está no mercado à procura de um defesa-central, que poderá chegar brevemente. Edcarlos, brasileiro que passou pelo Benfica, em 2007/08, admitiu à Imprensa brasileira que está a analisar a possibilidade de assinar pelos bracarenses, isto depois de saber que não vai renovar pelo Grémio, de Porto Alegre. "Já é praticamente certo que não seguirei no Grémio. O André Cury [empresário] chegou esta semana da Europa e passou-me essas situações. Vamos ver se haverá evolução, mas de qualquer forma fico feliz porque são times de centros importantes e que actuam na elite de seus países. O Braga, inclusive, disputou a decisão da última Liga Europa", destacou o central brasileiro, igualmente pretendido pelo Racing Santander.

Contratualmente ligado ao Grémio até ao próximo dia 31, Edcarlos, de 26 anos, assina pelo próximo clube a custo zero.


Médio francês Amary Baby apontado ao AXA

Numa altura em que se aproxima a passos largos a reabertura do mercado, em Janeiro, começam a surgir alguns nomes de jogadores como alvos de interesse de vários clubes. Ontem, por exemplo, a Imprensa francesa colocou Amary Baby na rota do Braga. Trata-se um médio gaulês de apenas 22 anos que joga no seu clube de sempre, o Châteauroux, emblema que milita actualmente na Ligue 2, equivalente à Liga Orangina. Baby é considerado uma jovem promessa do futebol francês e tem sido apontado a vários clubes que o têm vindo a seguir. Além do clube arsenalista, o Sporting, o Barcelona e o Espanhol também estão na corrida pelo jovem jogador, que esta época tem sido titular indiscutível na sua equipa, pela qual já assinou três assistências para golo, embora ainda não tenha conseguido marcar. De acordo com as notícias avançadas ontem por alguns órgãos de comunicação social franceses, o empresário de Amary Baby está a pedir meio milhão de euros pelo passe do jogador.


O JOGO

JotaCC

Mão-cheia de estreantes

A Selecção Nacional sub-17 concentrou-se, ontem, em Rio Maior, para um estágio de apenas dois dias. O treinador Hélio Sousa (na foto) pôde contar com a disponibilidade física dos 24 jogadores convocados, entre os quais se destaca a estreia, em estágios neste escalão, de Miguel Rodrigues e Paulo Brites (Académica), Macedo (Padroense), Nuno Tomás (Belenenses) e Tiago Sá (Braga).


Benfica em Braga sem margem de erro

O ABC-Benfica é o jogo grande da jornada (17ª) que fecha 2011 e interrompe o campeonato, o qual, por compromissos da selecção, regressará em Fevereiro. Hoje, em Braga, o ABC recebe um Benfica (20h15) a tentar reagir à derrota na Madeira, um duro revés numa luta pelo título, que se traduz na quarta derrota da época, sendo que sete pontos foram perdidos fora de casa (empate em Águas Santas, derrotas com Sporting, FC Porto e Madeira). O ABC, depois de uma série de três derrotas no início da época (FC Porto, Águas Santas e Horta), reagiu, chegou a somar seis vitórias consecutivas, e agora, depois de vencer o Horta e o Fafe, defronta, de novo, o Benfica, com o qual perdeu na sexta jornada (25-18) e nos oitavos-de-final da Taça (24-28), sendo que, neste último caso, obrigou a equipa da Luz a dar o máximo. O guarda-redes Bruno Dias recorda: "A melhor prenda seria vencer o Benfica para termos um bom Natal e entrarmos em grande em 2012. Provámos, no último jogo frente ao Benfica, para a Taça, que podemos batê-los e não vamos entrar derrotados. Vai ser difícil, mas se fosse fácil, não seria um clássico." Recorde-se que o tricampeão FC Porto joga em casa do Xico (21h00).


O JOGO

JotaCC

Leonardo Jardim: «Treinadores são como políticos mas eu não faço campanhas»
ENTREVISTA RECORD
   
Jovem técnico arsenalista (37 anos) fala do seu percurso e também da carreira do Sp. Braga, numa entrevista de balanço na qual diz que nada falta ao clube para se candidatar ao título

RECORD – Comparando o Sp. Braga da época passada que terminou na final de Dublin e o percurso deste Sp. Braga que nesta altura soma mais 8 pontos no campeonato e continua na Liga Europa, podemos falar de evolução apesar de todos os problemas de lesões?

LEONARDO JARDIM – Não podemos fazer essa comparação pois grande parte dos atletas não são os mesmos e estamos a falar de um número acentuado: o Artur, os quatro centrais, os laterais, Vandinho, Luís Aguiar, Matheus... Temos hoje um plantel um pouco diferente. A equipa este ano teve essa dificuldade inicial de se organizar pois havia muita gente nova e depois as lesões limitaram-nos principalmente no aspeto defensivo. Não é por acaso que o Sp. Braga teve uma fase inicial muito boa na organização defensiva com uma organização ofensiva menos boa e agora o papel inverteu-se. A nossa defesa, com onze jogadores utilizados nessa estrutura, teve dificuldades que são conhecidas.

R – Está satisfeito com os pontos conseguidos no campeonato ou entende que a conta podia ser um pouco mais alta?

LJ – Não nos podemos conformar com o que temos. Gostávamos de ter mais pontos. Uma média de dois pontos por jogo era importante [1,92 é o registo atual]. Temos de solidificar cada vez mais a conquista de pontos. O importante é rentabilizar ao máximos os meus atletas e os ativos do Sp. Braga.

RECORD

JotaCC

Edcarlos (ex-Benfica) diz que tem proposta do Sp. Braga
Central está em final de contrato com o Grémio

Edcarlos, antigo central do Benfica, está livre, depois de ter terminado a sua ligação ao Grémio, e diz que tem propostas do Sp. Braga e do Racing Santander.

«Já é praticamente certo que não seguirei no Grêmio. O André Cury chegou esta semana da Europa e me passou essas situações. Vamos ver se haverá evolução, mas de qualquer forma fico feliz porque são times de centros importantes e que atuam na elite de seus países. O Braga, inclusive, disputou a decisão da última Liga Europa», destacou o defesa que está livre a partir de 31 de Dezembro.

«Realmente esse é um detalhe que ajuda numa futura negociação. Não ter vínculo com clube algum facilita o entendimento entre as partes», acrescentou o jogador que até há pouco tempo mantinha uma ligação contratual com o clube da Luz.

Edcarlos esteve no Benfica na temporada de 2007/08, mas não se conseguiu impor e voltou ao Brasil onde vestiu, sucessivamente, as camisolas do Fluminense, Cruzeiro e Grémio, com uma passagem pelos mexicanos do Cruz Azul pelo meio.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Férias de Natal

Depois da excelente vitória por 4-3 em Olhão, na última jornada da Liga, o plantel partiu para férias.

Até ao dia 27 de Dezembro os Gverreiros do Minho descansam e recarregam as baterias para enfrentar o que resta da 1ª volta do campeonato (Beira -Mar e Sporting) e o mês de Janeiro com o inicio das Taça da Liga (3 de Janeiro), na Madeira, com o União da Madeira.

13 jornadas estão completas. O SC Braga é 4º classificado na Liga, está na Liga Europa e espera o inicio da Taça da Liga.

Entre dificuldades, lesões e alegrias ficou para trás o ano competitivo de 2011.

É tempo de descanso, mas é também tempo de Natal, da família, de convívio, compras (as possíveis nesta altura) e de parar para nos deixar-mos entranhar deste espírito festivo.



Mensagem de Natal


Caros Associados

Estamos a passar por mais uma época natalícia.

Um período festivo e sempre associado às reuniões familiares, à alegria e felicidade de todos.

Infelizmente, e por causas sobejamente conhecidas, muitas famílias não irão ter o Natal igual a tantos outros.

É a essas famílias que me dirijo em particular, deixando-lhes uma palavra de conforto, esperando transmitir-lhes também ânimo para vencerem este período menos bom, perspectivando sempre um futuro melhor.

O Natal deve transmitir um sentimento de partilha, por isso apelo a todos os associados, que felizmente se encontram numa situação estável e confortável para que não esqueçam aqueles, que sem culpa própria e vítimas de decisões menos acertadas atravessam sérias dificuldades.

Não esqueçam, especialmente, as crianças e os idosos e demonstrem que o significado da palavra solidariedade está bem presente em toda a família bracarense.

O Sporting Clube de Braga também não esquecerá os que mais precisam, estando disponível para retribuir o apoio que ao longo dos 90 anos da sua existência, tantas vezes já pediu aos seus associados.

Defendo que o desporto deve ser uma escola de virtudes, um factor de união, amizade e solidariedade entre todos. Está na altura de o demonstrarmos.

Desejo que o SC Braga seja um elo de ligação entre todos e que sintam um pequeno conforto com as nossas vitórias e com os nossos êxitos.

Como Presidente do SC Braga desejo a todo o departamento de futebol profissional, jogadores, equipa técnica, médica e demais colaboradores e funcionários, bem como a todos os técnicos, atletas e dirigentes das modalidades amadoras e ainda aos associados do Clube, em particular, e a todos os bracarenses em geral, o melhor Natal possível e um 2012 cheio de esperança.

Bem hajam!

António Salvador Rodrigues


SB.BRAGA.PT

JotaCC

Fiúsa admite vontade de receber Galo

António Fiúsa abre a porta para Rodrigo Galo chegar por cedência do SC Braga, mantendo, todavia, dúvidas na conclusão desta operação desde há muito desejada pelo clube de Barcelos e ambicionada pelo atleta.

«Sabemos que ele quer vir para cá mas até ser jogador do Gil Vicente vai uma diferença muito grande. Vamos ver se será possível, porque também tem pretendentes no Brasil», adiantou, a propósito de movimentações gilistas no mercado, que também podem contemplar a chegada de mais um ponta-de-lança.

«O treinador quer um homem que marque golos mas também não será fácil satisfazer essa vontade», explica o presidente do Gil Vicente, sempre pronto a esclarecer dúvidas.

Em grande discussão continua o futuro do extremo Hugo Vieira, sugerido por uma proposta do Panathinaikos. Nesta matéria, Fiúsa é irredutível em baixas os termos da negociação nesta reabertura do mercado e garante que o jogador cumprirá o contrato em Barcelos até final da corrente temporada. A renovação parece estar irremediavelmente distante.

«Não creio que o futuro dele possa passar pelo Gil Vicente», observa.

A BOLA

Bruno3429

Juniores: Resultados da 18.ª jornada
Por Redacção

Resultados e líderes do campeonato nacional de juniores após os jogos da 18.ª jornada realizados esta quarta-feira.

Zona Norte:

Feirense - Gondomar, 2-1
Varzim – V. Guimarães, 0-3
Rio Ave - Marítimo, 1-0
FC Porto - Boavista, 1-0
Gil Vicente - Leixões, 2-2
SC Braga - Nacional, 0-2

Líderes: FC Porto, com 46 pontos, seguido de Nacional, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães, com 30.

...

A Bola