News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 18/12

Started by Bruno3429, 18 de December de 2011, 07:10

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Sp. Braga: Reforçar objectivo em Olhão
Carlos Costinha Sousa

O Sp. Braga viajou esta manhã para o Algarve onde, amanhã, defronta a formação do Olhanense, em partida a contar para a 13.ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol.
No encontro que encerra a competição no ano de 2011, os bracarenses querem somar mais um triunfo e, dessa forma, entrar no novo ano com o objectivo de conquistar um dos quatro primeiros lugares reforçado.
É verdade que depois deste jogo ainda falta disputar muito campeonato, mas o que é certo é que uma vitória em Olhão, a encerrar o ano, permite começar 2012 com o "pé direito" e com a moral em alta para enfrentar os jogos que se seguem.

No entanto, esta deslocação a terras do Algarve traz sempre grandes dificuldades. O Olhanense é uma equipa que não facilita nada a vida aos adversários que a visitam no seu terreno de jogo e ainda por cima procura um regresso às vitórias, depois de quatro jogos consecutivos sem vencer.
O Sp. Braga tem preparado este encontro com afinco e depois de uma sessão de treino realizada na manhã de ontem, os bracarenses já viajaram e esta tarde já realizam um treino no Estádio do Algarve, a pa rtir das 18 horas, no final do qual o treinador Leonardo Jardim faz a antevisão da partida da próxima segunda-feira.
Nuno André Coelho, Ukra, imorou, Baiano, Zé Luís e Paulo Vinicius não seguiram viagem com o resto do grupo por se encontrarem a realizar trabalho específico para recuperarem das lesões que os afectam.


Olhanense quer voltar às vitórias contra o Braga

O treinador do Olhanense, Daúto Faquirá, considerou ontem que o Sp. Braga é o adversário ideal para o clube algarvio voltar aos bons resultados, no jogo da 13ª jornada da Liga.
"É um adversário difícil mas é o adversário ideal, porque a equipa já deu resposta muito positiva esta época, diante de adversários teoricamente mais difíceis", disse Faquirá.
As prestações na Luz e Alvalade e os jogos caseiros com Guimarães e FC Porto são, para Daúto Faquirá, a prova de que os jogos com equipas mais fortes "conferem maiores índices de motivação" ao grupo.
Depois do quarto jogo consecutivo sem vencer, o objectivo é regressar aos triunfos já nesta partida frente ao Sp. Braga.

Correio do Minho

Bruno3429

Temporada de Custódio começa em Janeiro
Por Pascoal Sousa

Custódio vai terminar o ano sem um único minuto disputado esta época. A perspectiva é que entre em 2012 na plenitude das suas capacidades físicas, depois de duas lesões iguais -um estiramento - em ambos os joelhos. O primeiro golpe de destino aconteceu no estágio de pré-temporada, em Melgaço, mas foi a segunda lesão que o deixou de rastos do ponto de vista anímico, porque aconteceu poucos dias depois de ter recebido alta.

Só hoje Leonardo Jardim divulga os convocados para o último jogo do ano do SC Braga, mas Custódio não fará parte das escolhas. Se viajar com a equipa será apenas como acompanhante, isso apesar de se treinar sem limitações há duas semanas. A BOLA já tinha antecipado o cenário do regresso do sub-capitão apenas em Janeiro, quando o SC Braga entrar em acção na Taça da Liga.

A Bola

Bruno3429

Escorregadelas fora travam ataque ao pódio
vitória NO BONFIM foi uma feliz exceção

RICARDO VASCONCELOS

Finalizada a fase de grupos da Liga Europa, o Sp. Braga concentra todas as energias no campeonato e o objetivo é atacar o pódio, nomeadamente o 3.º lugar do Sporting de Domingos Paciência.

Para isso, a equipa orientada por Leonardo Jardim deve melhorar substancialmente o desempenho fora de portas e já amanhã, em Olhão, os arsenalistas têm mais uma oportunidade de mostrar argumentos para chegar aos três primeiros lugares. Novo deslize, caso o Sporting vença hoje em Coimbra, poderá alargar a vantagem dos verde e brancos para mais de 5 pontos...

Record

Bruno3429

Alan reina no Algarve com Olhão para os golos
P.R.

Especialista em arrancadas desconcertantes pela direita e assistências mortíferas, Alan também sabe aparecer na zona de tiro a resolver, como aconteceu esta época contra o Feirense, Maribor e Paços de Ferreira. Se a lei das probabilidades fizesse sentido no futebol, poderia até anunciar-se, com uma margem de erro mínima, que voltará a facturar contra o Olhanense. E não será uma mera repetição circunstancial. Desde que regressou à I Liga, há duas épocas, a equipa algarvia perdeu sempre em casa com o Braga (1-0 e 2-0) e o marcador de serviço foi o brasileiro, com total exclusividade. Amanhã será, por isso, o centro das atenções.

Curiosidade ou não, a verdade é que Alan é o tipo de matador que aplica o golpe de misericórdia ao cair do pano, não permitindo qualquer hipótese de reacção aos visitados. Em 2009/10, marcou já nos descontos (90'+3'); na época passada, bisou, assinando o ponto logo aos 12 minutos e, por fim, aos 90, na transformação de uma grande penalidade. Interessado em oferecer aos adeptos do Olhanense uma vitória como presente, Daúto Faquirá tem então razões de sobra para não contar com o espírito natalício do extremo no relvado, logo no seu 100º jogo pelo Braga para o campeonato.

Habituado aos ares do Norte desde 2005, altura em que trocou o Marítimo pelo FC Porto, Alan revela-se, por outro lado, mais letal em deslocações ao Algarve, pelo que não se deve pensar num caso isolado de atracção absoluta pela baliza do Olhanense digno de estudo. Na época passada, em visita ao Portimonense, o Braga venceu por uma margem folgada (3-0) e, para não variar, o camisola 30 fechou a contagem aos 70 minutos... Seja qual for o desfecho do jogo de amanhã, Leonardo Jardim apenas tem como garantido que Alan atravessa um dos melhores momentos da sua carreira, sendo o único intocável do tridente ofensivo do Braga. Aos 32 anos, desequilibra como poucos e não pára de marcar pontos como denominador comum nos êxitos.


Mossoró reforça meio-campo

De volta ao campeonato, o Braga retomará a sua forma habitual no plano táctico (4x3x3) com a simples troca de Nuno Gomes por Mossoró. Leonardo Jardim quer atacar o Olhanense, amanhã, com um meio-campo consistente e a inclusão de Mossoró é praticamente um dado adquirido. Adivinha-se um Braga forte na circulação de bola e a tentar desequilibrar nas zonas interiores do terreno de jogo, com Djamal a funcionar como único trinco visível e Hugo Viana a dispor de maior liberdade para construir lances ofensivos, ao invés do que se verificou na recente deslocação à Bélgica, em que foi utilizado o 4x4x2 a privilegiar o futebol directo e as descidas dos extremos pelos flancos para servir a dupla Nuno Gomes-Lima. Em Brugge, o número 45 praticamente actuou na mesma linha de Djamal, como segundo trinco.

Se por um lado o regresso de Mossoró é quase uma garantia, por outro, é possível que Paulo César alcance a titularidade, como chegou a ser projectado para o último jogo da fase de grupos da Liga Europa. Hélder Barbosa (ler peça à parte) poderá falhar o jogo de amanhã por questões físicas e o jogador brasileiro, lançado no decorrer do jogo com o Brugge para actuar como lateral-esquerdo, é a opção mais válida para a possível vaga no ataque.

Hélder Barbosa trabalhou à parte e está em dúvida

Condicionado por um traumatismo num pé, reflexo do jogo com o Brugge, Hélder Barbosa trabalhou à parte do grupo, sendo a principal dúvida para o jogo com o Olhanense. Se o extremo não recuperar a tempo de alinhar sem restrições, Paulo César reconquistará a titularidade.

Estádio do Algarve palco de último treino fechado

As últimas afinações para o encontro de amanhã serão feitas à porta fechada no Estádio do Algarve, às 18h00. Leonardo Jardim fará a projecção da partida com o Olhanense no final, estando marcada uma conferência de Imprensa para as 20h00, num hotel de Olhão.

O Jogo

Bruno3429

Minhotos podem ficar com mais oito pontos que na temporada passada
Por Pascoal Sousa

O SC Braga tem amanhã a hipótese de terminar o ano com mais 8 pontos que em igual período da época passada. Para isso acontecer, tem de ganhar ao Olhanense. O histórico dos jogos em Olhão é altamente favorável aos minhotos: quatro empates entre 1947 e 1951 e vitórias, por 0-1 e 0-2, nas duas últimas temporadas.

A Bola

Pé Ligeiro

«Queremos continuar nos lugares da frente» - Leonardo Jardim


A equipa do Braga já está no Algarve, onde amanhã defronta o Olhanense, em jogo da 13.ª jornada da Liga Zon Sagres. O treinador Leonardo Jardim fez a antevisão da partida onde, apesar das dificuldades, espera vencer.

«O Olhanense vai ser um adversário complicado, como tem demonstrado nas últimas jornadas. São fortes nas transições ofensivas e têm jogadores com alguma experiência. Mas nós temos a ambição de vencer para consolidar a nossa posição e continuarmos nos lugares da frente», referiu.

O Braga tem, nesta altura, apenas uma vitória fora de portas, algo que Jardim prefere ver por outra perspectiva: «se é verdade que não temos muitas vitórias, também é verdade que só perdermos duas vezes, em Leiria e no Estádio do Dragão. Objectivo é vencer para terminar o ano em beleza. Lugares da Campinos? Importante é olhar sempre em frente com o objectivo de fazer mais e melhor. Temos de estar sempre motivados e moralizados».

O técnico minhoto garantiu ainda que não acredita que as declarações de Djalmir, durante a semana, tenham abalado o plantel algarvio. «O Olhanense é uma equipa muito experiente, não é por isso que se vão deixar afectar ou abater», salientou.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Um livro que justifica SC Braga no topo

João Pedro Dias é o jovem autor de «Por Dentro do Negócio – O Case Study de Sucesso do SC Braga», livro alusivo enquanto estudo ao crescimento desportivo e financeiro do emblema minhoto, apresentado no acolhedor Teatro da Vilarinha, no Porto.

Acompanhado por responsáveis do clube bracarense, João Gomes e Amaral Correia, bem como do presidente da AXA, João Leandro, do professor Jorge Silvério, actual provedor do adepto da Liga de Clubes, e de um elemento da Prime Books, que garantiu a edição do livro, João Pedro Dias partilhou com a plateia, na maioria composta por amigos e familiares, as motivações por detrás de uma obra, que começou por ter cariz académico, ao ser uma tese de mestrado do curso de comunicação e marketing da Universidade de Desporto do Porto.

O autor, também ele um jovem treinador de futebol, concretamente da Academia do Sporting em Perafita, de forma desapaixonada decidiu mergulhar na realidade do SC Braga por ter como referência Miguel Cardoso, o fiel adjunto de Domingos Paciência, hoje no Sporting.

Entre os elogios dos oradores ao trabalho inovador de João Pedro Dias, que investiga as razões que sustentam uma permanência do SC Braga no topo, como equipa com resultados desportivos e marca com impacto no mercado, salta à vista a viragem encetada com a chegada à presidência de António Salvador. O livro dá a conhecer algumas das técnicas de comunicação e marketing usadas na sua hábil gestão. Jorge Silvério tomou a liberdade de esmiuçar algumas delas: um estádio de referência arquitectónica, a contratação de jogadores internacionais como João Pinto, Nuno Gomes ou Hugo Viana, a estratégia que conduziu à imagem de «Guerreiros do Minho», e, finalmente, aposta por ligar o nome do estádio a uma empresa.

O líder dos bracarenses deixou mensagem de apoio ao sucesso do livro e justificou a sua ausência com base em compromissos profissionais.

A BOLA