News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 17/12

Started by JotaCC, 17 de December de 2011, 07:46

Previous topic - Next topic

JotaCC

"Besiktas está ao alcance do Sporting de Braga"

Ironia do destino. O Sporting de Braga vai defrontar uma equipa turca, nos 16 avos-de-final da Liga Europa, que é orientada por um treinador bracarense e cujo percurso como jogador está intimamente ligado ao Sporting de Braga. Carlos Carvalhal é o timoneiro do Besiktas, clube que o Braga terá de ultrapassar para chegar aos oitavos-de-final da competição. No meio de outros colossos do futebol europeu, em geral, o sorteio até acabou por ser risonho para os arsenalistas. O manager do Braga, Fernando Couto, revelou-se satisfeito e até considera que o Braga tem todas as condições para seguir em frente nesta eliminatória. "Foi um sorteio bom. É uma equipa (Besiktas) ao alcance. Vai ser uma viagem longa e esperamos que corra da melhor forma", começou por apontar o representante do Sporting de Braga, presente em Nyon. Fernando Couto lembra a vantagem dos turcos pelo facto de terem vários joga-dores portugueses assim como o próprio treinador. "O Besiktas tem um treinador (Carlos Carvalhal) que conhece bem o futebol português e jogadores portugueses (Manuel Fernandes, Quaresma, Simão, Hugo Almeida, Júlio Alves e Bébé). Jogamos apenas em Fevereiro e até lá muitas coisas podem mudar, mas é um adversário ao alcance do Braga", salientou o manager do clube minhoto. Em caso de apuramento para os oitavos-de-final da competição, o Sporting de Braga já sabe que vai medir forças com o vencedor do jogo entre Lázio e Atlético de Madrid. O primeiro jogo com o Besiktas está agendado para 16 de Fevereiro, em Braga.

Programa dos jogos dos 16 avos-de-final
SP. BRAGA - Besiktas
FC PORTO,- Manchester City
Aja x - Manchester United
Lokomotiv M. - Athletic Bilbau,
Salzburgo, - Metalist Kharkiv
Stoke City - Valência
Rubin Kazan - Olympiacos
AZ Alkmaar - Anderlecht,
Lázio - Atlético Madrid
Steaua Bucareste - Twente
Viktoria Plzen - Schalke 04
Wisla C. - Standard Liège
Udinese - PAOK Salónica
Trabzonspor, - PSV Eindhoven
Hannover, - Club Brugge
Legia Varsóvia, - SPORTING

Ewerton: "Besiktas é um mal menor"

O central do Sporting de Braga, Ewerron, reagiu através da sua assessoria de imprensa ao sorteio da Liga Europa, mostrando-se confiante para o próximo embate. "Sei que o Besiktas tem bons nomes, incluindo jogadores portugueses, até mesmo o treinador que já trabalhou na nossa equipa. Então será um confronto complicado. Entre os males foi o menor, pois poderíamos ter apanhado o Manchester City e o Manchester United, entre outras grandes equipes", frisou o brasileiro do Sporting de Braga.

Carlos Carvalhal reparte favoritismo

Carlos Carvalhal comentou no site oficial do Besiktas o sorteio da Liga Europa, e apontou que o favoritismo para o duelo com o Sporting de Braga é repartido. "Não serão jogos fáceis, o Sporting de Braga tem uma equipa forte e na época anterior foi finalista do torneio. No entanto, este Sporting de Braga não é a mesma equipa, e o Besiktas este ano está mais forte. O favoritismo é repartido, 50 por cento para cada lado", referiu o treinador que chegou a orientar a equipa do Braga na primeira parte da época 2006/07, após a saída de Jesualdo Ferreira.


CORREIO DO MINHO

Bruno3429

Salino é a melhor invenção de Leonardo Jardim
Por Pascoal Sousa

Salino era conhecido no Brasil como um dos melhores recuperadores de bola, um médio cuja versatilidade lhe permitia jogar tanto a trinco como a médio interior direito. Foi aliás nessa qualidade que o jogador chegou às mãos de Manuel Machado na segunda passagem do treinador pelo Nacional da Madeira, em 2008/2009, época em que Salino explodiu, depois de empréstimos ao Flamengo e Ipatinga que serviram para temperar de maturidade e experiência um espírito irreverente e ávido de sucesso.

Hoje, por força do destino que atirou Baiano para fora dos relvados por vários meses, surge na montra um Salino impecavelmente vestido com fato de lateral-direito, bem engomado e sem o desconforto decorrente de uma adaptação forçada pelo azar físico do companheiro.

Nada que surpreenda Manuel Machado. «Não é a primeira vez que actua a lateral-direito. No Nacional chegou a ocupar por diversas vezes essa posição, sempre que era necessário, embora ele fosse um médio, com perfil de 6 ou 8. Olhando para o quadro actual do Braga, e agora inserido numa equipa com mais valor que a do Nacional na época, a sua resposta ao desafio tem sido óptima», resume o professor, que encontra em Salino características físicas e técnicas «para se tornar num lateral completo».

A Bola

Bruno3429

Experiência de Nuno tem peso na Europa
jardim voltou a lançar um trunfo e acaba com "seca" no campeonato

RICARDO VASCONCELOS

São 86 jogos europeus e 28 golos marcados. Nuno Gomes foi o reforço mais sonante do Sp. Braga para esta temporada e Leonardo Jardim sabe bem o jogador que tem em mãos. A aposta do avançado para a deslocação a Brugge surpreendeu muita gente, mas o treinador há muito tempo que andava a pensar nessa alteração.

A experiência acumulada durante toda a carreira é um trunfo para os embates da Liga Europa, nomeadamente fora de portas. Tinha sido assim na vitória diante do Birmingham e repetiu-se, sem o mesmo sucesso, na Bélgica.

Record

JotaCC

Salino é a grande invenção de Jardim

Quando uma defesa é constantemente fustigada por lesões graves, só resta uma alternativa: dar largas à criatividade na tentativa de descobrir substitutos credíveis. É o que tem feito Leonardo Jardim praticamente desde o começo da época. Nem sempre corre bem, mas são mais os casos de sucesso do que as apostas falhadas, sendo Leandro Salino, na condição de lateral-direito, a criação mais bem conseguida do treinador do Braga. Em foco no jogo com o Brugge (até esteve próximo de marcar), o brasileiro pegou de estaca, quando teve de render Baiano (lesionado) no decurso do jogo com o Benfica, e desde então agarrou a posição, deixando de ser uma segunda opção pontual para o meio-campo para se afirmar como elemento indispensável na estrutura defensiva. Já lá vão cinco jogos: Benfica, FC Porto, Birmingham, Paços de Ferreira e Brugge. A excepção foi contra o Sporting, para a Taça de Portugal.

Na véspera do último jogo na Bélgica, no fecho da fase de grupos da Liga Europa, manifestou-se "confortável e tranquilo" no exercício desta nova função, e essa atitude terá sido fundamental para o êxito da aposta de Leonardo Jardim. "As adaptações tornam-se mais fáceis com jogadores de qualidade que se mostram disponíveis. Salino viu nisso uma oportunidade para se tornar útil e meteu todo o seu empenho", observou o antigo lateral-direito arsenalista Zé Nuno, que não registou nenhum sinal de dificuldade de adaptação. "Ele sempre foi um jogador rápido, e normalmente é mais fácil recuar no terreno do que o inverso. São poucos os laterais que se transformam em extremos", lembrou.

A única dúvida do antigo jogador do Braga é saber se Salino se transformou em definitivo num lateral. "Só se o Braga não resolver o problema em Janeiro. A sua baixa estatura não lhe permite ser um lateral muito defensivo nas zonas interiores, mas é muito dinâmico", destacou.

Outros "adaptados"

Fábio Coentrão
Figo das Caxinas virou defesa

Contratado pelo Benfica ao Rio Ave como extremo, Fábio Coentrão transformou-se num lateral-esquerdo de valor acrescentado graças a Jorge Jesus. A aposta do treinador resultou tão bem que o ex-Figo das Caxinas acabou por se mudar para o Real Madrid. É titular também da Selecção.

Paulo Ferreira

Um trinco para a direita

Imprescindível no FC Porto campeão europeu de José Mourinho, Paulo Ferreira chegou a ser um médio-defensivo no Estoril antes de vingar como lateral-direito ao serviço do Setúbal. De estatura elevada e com boa velocidade, está no Chelsea há oito épocas consecutivas.

Pereirinha

Lateral às vezes

É um dos canivetes suíços do Sporting do qual Domingos Paciência não abre mão. Talhado para ser extremo, estreou-se como lateral-direito sob o comando de Paulo Bento e até chegou a suscitar curiosas comparações com Carlos Xavier. De volta a Alvalade, após empréstimos ao Guimarães e Kavala (Grécia), Pereirinha parece marcar pontos como lateral nos raros intervalos de João Pereira.


Elderson bateu outra vez no sinal vermelho

Único resistente da defesa do Braga da época passada, Elderson tem sido muito castigado no capítulo disciplinar. O internacional nigeriano já viu cinco cartões amarelos em apenas oito jogos de campeonato e, em menos de um mês, viu dois cartões vermelhos directos. Frente ao Brugge, Elderson foi expulso aos 16 minutos e a equipa pagou cara a factura, pois discutir o jogo de igual para igual com a equipa belga tornou-se impossível e o empate final já não serviu para conquistar o primeiro lugar do Grupo H da Liga Europa.

Como não se tratou de um caso isolado esta época, Elderson terá de rever a sua atitude em campo. Em Alvalade, para a Taça de Portugal, foi igualmente expulso e a vitória do Sporting tornou-se mais fácil. Em matéria de cartões amarelos, o cenário também se complica: o defesa já viu cinco em oito partidas da Liga, sendo o jogador do plantel bracarense mais penalizado pelos árbitros. Nem o facto de Hugo Viana somar apenas menos um cartão no "cadastro" pessoal funciona como atenuante, pois o centrocampista já disputou 11 partidas da Liga ZON Sagres, pelo que acaba por ser mais controlado na gestão de amarelos.

Olhando para 2010/11, percebe-se ainda que Elderson já superou o número de cartões (quatro) vistos na sua primeira temporada em Portugal ao serviço do Braga. Por um lado, pode falar-se num certo descontrolo do nigeriano na forma demasiado dura como passou a abordar as disputas de bola com os jogadores adversários; por outro, é igualmente admissível que a folha disciplinar do lateral-esquerdo, cada vez mais carregada de cartões, seja também um reflexo de uma defesa fragilizada, permanentemente em mutações, forçadas por lesões, e com falta de rotinas. Imorou, a alternativa para a esquerda da defesa arsenalista, continua lesionado e entre os muitos indisponíveis do plantel de Leonardo Jardim.


Carlão

"Vou lutar pela titularidade"

O fim do período de "quarentena" de Carlão coincidiu com a última partida da fase de grupos da Liga Europa. Em pouco mais de dez minutos, o avançado fez pela vida e, mesmo ao cair do pano, quase marcou o golo de uma desejada vitória, que mais não foi do que uma miragem. "Acreditei que podíamos ganhar e, naquele que seria o último remate do jogo, o defesa-central do Brugge deu a vida para conseguir aquele corte e desviou a bola para fora das quatro linhas. Só foi pena que o árbitro não tenha permitido cobrar o pontapé de canto, terminando ali o desafio", lamentou, ainda a digerir, com dificuldade, um empate que só favoreceu a equipa belga. "Fizemos tudo para terminar esta fase de grupos da Liga Europa em primeiro lugar, mas infelizmente não conseguimos. Por vezes, o futebol tem destas coisas", desabafou.

Certo de que ultrapassou de vez os problemas físicos que o condicionavam, o avançado promete dar luta a Lima e Nuno Gomes. "Não senti qualquer incómodo. Quero estar a cem por cento fisicamente para ajudar a equipa e ser um reforço em Janeiro. O Braga tem boa equipa e excelentes executantes no ataque, mas vou trabalhar e empenhar-me ao máximo para conseguir a titularidade. Tenho a consciência de que isso depende muito do treinador", lembrou.


Passar pelas brasas e treinar

Sem tempo a perder, o plantel do Braga já treinava ontem ao fim da manhã nos relvados de apoio do Estádio AXA, dando início à preparação do jogo com o Olhanense. A sessão matinal foi mais ligeira para os jogadores utilizados contra o Brugge, mas, de uma forma geral, o cansaço era evidente depois da viagem de regresso da Bélgica, concluída já muito perto das quatro horas da madrugada. A equipa volta a trabalhar esta manhã à porta fechada, estando marcado um treino para amanhã à tarde já no Algarve, findo o qual Leonardo Jardim fará a projecção da partida de segunda-feira.

Irven Ávila já assinou pelo Cristal

Se ainda restavam esperanças em relação à contratação de Irven Ávila, ontem todas caíram por terra com o anúncio de que ele assinou pelo Sporting Cristal. Citado pela Imprensa peruana, o avançado de 21 anos, ex-Sport Huancayo, confirmou o interesse do Braga e explicou que optou por continuar mais uma época no Peru para trabalhar com o técnico Mosquera. "Era certo o empenho do Braga, mas queria trabalhar com o professor mais algum tempo. Já me conhece bem", contou.

Bilhetes disponíveis a 7,5 euros

Descontado o dinheiro gasto em portagens e combustível - que, na verdade, são pormenores bem significativos -, assistir ao Olhanense-Braga não será dos desejos mais caros da época. O clube arsenalista já recebeu o lote de bilhetes a que tem direito e pô-los à venda por 7,5 euros.


Poucas razões para sorrir

Nada está perdido, mas é óbvio que os sorteios da Liga Europa e da Liga dos Campeões de ontem não deixaram as equipas portuguesas com muitos motivos para sorrir. Na prova-rainha, o Benfica terá de medir forças com o Zenit de São Petersburgo, equipa que já este ano viajou até Portugal para atirar com o FC Porto para a Liga Europa. Trata-se de um adversário de respeito e que conta actualmente no plantel com dois internacionais portugueses - Bruno Alves e Danny. De qualquer forma, as águias poderão ter uma enorme vantagem em relação aos dragões quando medirem forças com os russos: o campeonato encontra-se actualmente parado e só será retomado a 3 de Março, pelo que é bem possível que o Zenit não se apresente com grande ritmo competitivo.

Na Liga Europa, o FC Porto, actual detentor do troféu, apanhou o pior adversário possível. Na teoria, o Manchester City é a equipa mais forte em prova, quer pela qualidade do seu plantel, quer pelos resultados que têm obtido na Premier League, que lidera à frente do rival United. Mas também é verdade que ninguém esperava que os citizens fossem eliminados da Champions e acabassem em terceiro atrás de Bayern e Nápoles. A favor do FC Porto, além de uma maior experiência internacional que os milionários de Manchester, pode jogar a prioridade da equipa de Mancini, que passa pelo campeonato. Na época passada, o City desvalorizou a Liga Europa; resta saber o que irá fazer quando defrontar os dragões.

Para o Sporting, o sorteio dos 16-avos-de-final foi um pouco mais simpático, beneficiando os leões do estatuto de cabeça-de-série para ajudar a evitar alguns tubarões. O Légia Varsóvia, equipa sem grandes pergaminhos na Europa e de um futebol polaco que há muito deixou de estar no "top", é bastante acessível, saiba o Sporting confirmar em campo o seu favoritismo. Ao Braga calhou o Besiktas, uma das equipas mais portugueses nas provas da UEFA, treinada por Carlos Carvalhal e contando no seu plantel com seis jogadores lusos. Promete ser um duelo equilibrado, mas atenção ao primeiro jogo na casa dos turcos, onde o ambiente é infernal.

Na Champions, refira-se ainda o confronto do Real de Mourinho com o CSKA de Moscovo e do Chelsea de Villas-Boas com o Nápoles, equipa que já eliminou o City.

Besiktas adversário do Braga

Turcos de alma lusa têm magia nos pés

Soa de forma muito estranha, mas é a verdade: com seis jogadores portugueses no plantel (mais o treinador, além do brasileiro Sidnei, emprestado pelo Benfica), o Besiktas é a terceira equipa mais... lusitana na Liga Europa: só Braga e Sporting têm, nas suas fileiras, mais atletas nascidos em Portugal - o FC Porto, por exemplo, só tem quatro...

No topo dos topos está Quaresma, um verdadeiro ídolo dos adeptos. Simão, Manuel Fernandes, Hugo Almeida, Júlio Alves e Bebé completam o ramalhete de um conjunto formado à pressa para um campeonato que começou com quase um mês de atraso, face ao escândalo de viciação de resultados que afastou o campeão Fenerbahçe da Liga dos Campeões.

Ainda assim, o Besiktas continua na luta pelo título - está a apenas três pontos de distância de Fenerbahçe e Galatasaray - e tem estado em bom nível na Europa, onde os golos de sabor luso têm feito a diferença: Quaresma, Manuel Fernandes e Hugo Almeida apontaram seis dos 16 tentos europeus do clube.


Carlos Carvalhal

Líder da armada é um tapa-buracos


Foi contratado para orientar a equipa de forma interina, enquanto decorre o processo judicial a Tayfur Havutçu. Teve o primeiro momento alto da carreira ao chegar à final da Taça de Portugal (e à Taça UEFA) com o Leixões em 2001/02, então na II Divisão B. Depois de ganhar a Taça da Liga com o Setúbal, assinou pelo Sporting em 2009/10. Foi demitido depois de terminar em quarto.


Fernando couto

"Passar este e enfrentar a Lázio"


É uma equipa ao alcance do Braga. Vai ser uma viagem longa e esperamos que corra da melhor forma. O Besiktas tem um treinador [Carlos Carvalhal] que conhece bem o futebol português e jogadores portugueses. Espero que consigamos passar e depois enfrentar a Lázio. Seria fantástico.

Braga-Besiktas é grande jogo. É bom voltar a Portugal e jogar contra uma grande equipa. Vai ser bom rever amigos
Simão Sabrosa, Extremo do Besiktas


O JOGO

Bruno3429

Treino no Estádio Algarve e conferência no hotel
Por Pascoal Sousa

O Estádio Algarve será no domingo o cenário do último treino do SC Braga antes do jogo frente ao Olhanense, a disputar segunda-feira, às 20.15 horas.

A sessão, à porta fechada, está marcada para as 18 horas. Leonardo Jardim falará aos jornalistas às 20 horas, no hotel Real Marina, em Olhão.

Esta manhã o plantel treinou no relvado secundário do Estádio Axa. José Luís fez corrida mas o quadro geral no que respeita aos lesionados não se alterou significativamente. Baiano, Paulo Vinícius, Nuno André Coelho, Ukra e Imorou estão afastados do jogo com os algarvios.


Lançado no domingo obra que relata crescimento do clube
Por Pascoal Sousa

É amanhã, domingo, lançado, no Teatro da Vilarinha, no Porto, o livro «Por Dentro do Negócio - O case-study de sucesso do SC Braga», da autoria de João Pedro Dias, treinador da Academia do Sporting em Perafita, Matosinhos.

A obra, com prefácio de João Leandro, presidente da Axa, teve a sua génese numa tese de mestrado ao abrigo do curso de comunicação e marketing da Universidade de Desporto do Porto. Na sessão de lançamento estará presente Jorge Silvério, doutorado em psicologia do desporto e provedor do adepto.

Com a chancela da editora PrimeBooks, o livro pretende historiar o crescimento que o SC Braga conheceu nos últimos anos. «O que me cativou foi o extraordinário trabalho de marketing e comunicação que o clube desenvolveu, desde a criação da imagem dos Guerreiros do Minho, que teve um grande impacto, ao naming do Estádio e ao crescimento enorme ao nível de associados. Pela primeira vez o Braga ultrapassou o Vitória de Guimarães nesse domínio, o que é relevante», resumiu João Pedro Dias.

A Bola