News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/12

Started by JotaCC, 16 de December de 2011, 07:13

Previous topic - Next topic

JotaCC

Erro de Elderson deitou por terra estratégia



Um empate com sabor amargo. Apenas a vitória permitia a liderança do grupo H e a fuga dos 'tubarões' da 'Champions' no sorteio de hoje, mas o Sp. Braga não foi além de um empate na jornada derradeira, em casa do Club Brugge.
Leonardo Jardim apostou em Nuno Gomes para atacar o primeiro lugar, com o avançado a fazer dupla na frente com Lima. Mossoró foi o preterido no onze inicial e foi ao ataque que o Sp. Braga entrou em campo. Ritmo elevado desde o apito inicial e pressão alta, com Lima a dar o primeiro sinal.

No entanto, a sentença ficou escrita com uma infantilidade de Elderson, logo aos 16 minutos de jogo. Erro fatal do nigeriano ao ver Odjidja isolar-se pela direita, o lateral agarra o adversário à entrada da área e vê vermelho directo. Leonardo Jardim não ficou nada satisfeito com a atitude do jogador e criticou Elderson à saída do relvado.

Com a defesa abalada - e Hélder Barbosa sacrificado a recuar para a lateral esquerda - Vleminckx aproveitou para cabecear por cima, mas foi Lima, numa boa desmarcação de Alan, que isolado rematou à figura do guardião belga.
Mesmo a jogar com dez desde os minutos iniciais, o Sp. Braga conseguiu equilibrar o jogo, mostrou excelente organização em termos defensivos e esteve perto de marcar, mas Nuno Gomes não conseguiu desviar após livre de Hugo Viana.

Para a segunda parte, Jardim não fez alterações e o Sp. Braga foi surpreendido por uma entrada determinante dos belgas. Donk deu o primeiro aviso, Douglão ainda salvou um remate de Vasquez e, no minuto seguinte, Vleminckx confirmou um golo esperado, após corte infeliz do central brasileiro.

A correr atrás do prejuízo, o Sp. Braga acabou por reagir com a entrada de Paulo César e num remate de Viana, Ewerton, de calcanhar, empatou o marcador.
Apesar de estar em inferioridade numérica, o Sp. Braga foi melhor equipa que o Brugge, mas as substituições foram tarde demais e os remates de Viana e Salino não levaram a mira certa.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Liga Europa: Equipa portuguesa falha primeiro lugar do Grupo H
Braga empata de calcanhar

A ousadia de alguns belgas e uma inexplicável atitude de Elderson, que viu de imediato o cartão vermelho, condicionaram a estratégia do Sp. Braga, mas a equipa portuguesa soube jogar em sacrifício e garantiu um empate (1-1) em inferioridade numérica, diante de um Brugge que se tinha colocado em vantagem após o intervalo. Ewerton fez o único golo minhoto num toque de calcanhar.

Com este resultado, o Sp. Braga falhou o único objectivo que tinha na viagem à Bélgica, que era a liderança do Grupo H da Liga Europa. Nada que vá afectar a motivação da equipa de Leonardo Jardim, pois já tinha garantido a qualificação para a fase seguinte da prova, na jornada anterior, com o triunfo por 1-0 sobre o Birmingham.

Até à expulsão de Elderson, ao minuto 16, a partida foi disputada a um ritmo frenético, com chances para as duas equipas. A saída do lateral nigeriano, numa jogada em que agarrou Odjidja à entrada da área, levou Jardim a improvisar na defesa e a descompensar ligeiramente o ataque, mas, na prática, o Sp. Braga não deixou de disputar o jogo, antes pelo contrário: conseguiu anular um golo apontado por Vleminckx e terminou em cima dos domínios belgas.

O mérito do golo minhoto pertence ao central Ewerton. Qual ponta-de-lança, desviou de calcanhar um remate de Hugo Viana. Quem respirou de alívio foi o outro central, Douglão, que tinha oferecido um golo aos belgas com um corte defeituoso.

EWERTON À MADJER

Ewerton – Marcou um golo à Madjer, num desvio de calcanhar perfeito, após remate de Hugo Viana. Defensivamente teve problemas, mas nunca comprometeu.

Quim – Sem culpa no golo, foi feliz num remate ao poste.

Leandro Salino – Grande iniciativa e remate de pé esquerdo para defesa de Kujovic. Bom jogo.

Douglão – Azarado, fez um corte que deixou a bola ao dispor de Vleminckx para o golo. Evitou outro com corte providencial.

Elderson – Expulso quando agarrou um adversário.

Hugo Viana – Eficaz a pautar o ritmo dos minhotos, descobriu Nuno Gomes num livre e rematou para o desvio vitorioso de Ewerton. Bom disparo ao lado.

Hélder Barbosa – Quase sempre lateral esquerdo e teve um excelente passe para Nuno Gomes. Bateu-se com bravura.

Alan – Isolou Lima para a melhor ocasião bracarense. Escorregou em remate que podia ter sido perigoso. Melhorou na 2ª parte.

Nuno Gomes – Chegou atrasado a livre de Hugo Viana. Boa assistência para Alan falhar.

Lima – Apareceu isolado frente à baliza do Brugge, mas não conseguiu ultrapassar Kujovic.

Paulo César – Deu dinâmica.

Carlão– Correu e lutou.

Mossoró– Para segurar a bola.

FICHA DE JOGO

LIGA EUROPA - Grupo H - 6.ª Jornada

Estádio Jan Breydel - Assistência: 28 000

CLUB BRUGGE: Kujovic, Tom Hogli, Donk, Hoefkens, Almeback, Nabil Dirar, Victor Vasquez, Niki Zimling, Odjidja, Vleminckx (Akpala 88'), Thomas Meunier (Refaelov 46').

Treinador: C. Daum

SP. BRAGA: Quim, Leandro Salino, Ewerton, Douglão, Elderson, Djamal, Hugo Viana (Mossoró 85'), Hélder Barbosa (Carlão 78'), Alan, Nuno Gomes (Paulo César 60'), Lima.

Treinador: Leonardo Jardim

Golos: 1-0 Vleminckx (50'), 1-1 Ewerton (65')

Figura do jogo: Ewerton, defesa, 22 anos

Árbitro: Aleksandar Stavrev (Macedónia) 6

Disciplina: AMARELOS: Odjidja (22'), Hoefkens (37'), Leandro Salino (60'), Douglão e Quim (após o final do jogo). VERMELHO: Elderson (16')

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Quando entra água aparecem tubarões

Fazer figas e pensar que tudo se resolve com mais gente no ataque nem sempre dá resultado. Quando o perigo ronda a baliza, deve ser levado a sério e esse foi o principal pecado do Braga numa partida em que a fronteira entre o êxito e o fracasso era mínima. Dependente apenas de um empate para acabar na liderança do Grupo H e qualificar-se para os 16-avos-de-final da Liga Europa, o Brugge não se assustou com a dupla Nuno Gomes e Lima e a expulsão de Elderson, em plena fase de aquecimento, boicotou por completo a estratégia de Leonardo Jardim. Resultado: no sorteio de hoje, os poderosos Manchester United, Manchester City, Valência e Olympiacos podem calhar ao Braga.

Como só a vitória interessava ao Braga, era preciso passar para a frente no marcador o mais rápido possível e a inclusão de Nuno Gomes no onze inicial parecia tornar o ataque mais feroz. Se a força do Brugge residia no meio-campo, o antídoto ideal poderia ser apostar no futebol directo e na velocidade, sem grandes passeios pela zona central do terreno de jogo para não beneficiar o inimigo, e por aí parecia fazer sentido o 4x4x2 britânico do Braga. Resumido para futebolês, era uma equipa de transições rápidas.

Na prática, resultou somente durante pouco mais de um quarto de hora, embora com alguns sustos pelo meio. Dono e senhor do meio-campo, como se previa, o Brugge tricotava jogadas à vontade e tentava rasgar a defesa arsenalista preferencialmente pela direita, através de Odjidja e Dirar. E foi mesmo por ali que o Braga começou a fraquejar: Dirar arranca isolado e Elderson só chega a tempo de puxar o atacante, vendo de imediato o vermelho. Com menos um em campo, a ânsia por marcar cedo deu lugar a uma postura guerreira, a apelar à capacidade de sofrimento. O Brugge, já a salivar por golos frescos, bem tentava resolver a partida rapidamente, mas o nulo arrastou-se até ao intervalo e o marcador até esteve mais perto de funcionar para os visitantes, quando Lima, a passe de Alan, apareceu de rompante na área a disparar de primeira. Valeram os reflexos de Kujovic.

A pressão do Brugge voltou a manifestar-se no reatamento e Vleminckx já não perdoou à primeira oportunidade na área, um minuto depois de Douglão ter evitado, quase por milagre, um golo quase certo do recém-entrado Refaelov. Era a deixa para Jardim procurar soluções no banco: entraram Paulo César, Carlão e Mossoró. De bola corrida, era difícil fazer a diferença. De canto, após um remate enrolado de Hugo Viana, Ewerton resolveu na área com um toque de calcanhar brilhante. Estava relançada a partida. Com mais coração do que com cabeça, o Braga agigantou-se na ponta final e Hugo Viana esteve próximo de marcar. Com o credo na boca, os visitados sentiram calafrios e não era pelo frio. Os últimos minutos transformaram-se numa eternidade, dando por fim lugar a uma explosão de alegria.

Brugge-Braga, 1-1

Jogo no Estádio Jan Breydel, em Brugge.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Vleminckx, 50 minutos.

1-1, Ewerton, 65.

-

Brugge: Kujovic, Hoefkens, Donk, Almeback, Hogli, Odjidja, Zimling, Vazquez, Dirar, Meunier e Vleminckx.

(Suplentes: Coosemans, Van Gijseghem, Refaelov, Van Acker, Deschilder, De Jonghe e Akpala).

Braga: Quim, Leandro Salino, Ewerton, Douglão, Elderson, Dajmal, Hugo Viana, Alan, Nuno Gomes, Hélder Barbosa e Lima.

(Suplentes: Berni, Rodrigo Galo, Mossoró, Mérida, Nuninho, Paulo César e Carlão).

-

Árbitro: Aleksandar Stavrev (Macedónia).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Odjidja (22), Hoefkens (38), Leandro Salino (61), Quim (após o final), Douglão (após o final). Cartão vermelho para Elderson (16).


ARBITRAGEM
Poupança nos descontos


A expulsão de Elderson não merece qualquer tipo de discussão, pelo que Aleksandar Stavrev cumpriu naquela que foi a sua decisão mais importante. Bem no aspecto disciplinar, o macedónio mostrou-se, no entanto, demasiado poupado nos descontos, ao conceder apenas dois minutos e terminando o jogo quando o Braga se preparava para marcar um canto...


MOMENTO: 65'[1-1]
Calcanhar de Ewerton


Num delicioso toque de calcanhar, Ewerton relançou o jogo quando o Brugge já cantava vitória. No seguimento de um canto na esquerda, Hugo Viana rematou à entrada da área, mas a bola saiu enrolada e seguiu a rota do central brasileiro, que surpreendeu Kujovic com um toque de calcanhar em habilidade. Era a pedrada no charco que o Braga precisava. Assustado com a ressurreição dos visitantes, o Brugge deixou de sufocar.


Filme do jogo

3' Servido por Alan, Lima arranca pela direita e ganha a linha de fundo para cruzar. Nuno Gomes e Hélder Barbosa não chegam a tempo do desvio.

14' Solto na direita, Salino entra na área em velocidade. Kujovic resolve com uma saída corajosa aos pés do lateral.

16' Odjidja arranca na direcção da baliza e Elderson pára-o em falta, recebendo ordem de expulsão.

23' Desmarcado por Alan, Lima remata e obriga Kujovic a grande defesa.

49' Refaelov aparece a rematar e Douglão desvia o remate.

50' [1-0] Na grande área, Vleminckx roda e dispara de pé direito, sem hipóteses para Quim.

54' De costas para a baliza, Nuno Gomes amortece de peito para Alan. O remate sai ao lado.

60' Falhanço incrível de Odjidja, que, sem marcação, na área bracarense, remata ao poste.

64' Em diagonal da direita para o centro, Salino enche o pé e obriga Kujovic a aplicar-se.

65' [1-1] Golo de Ewerton.

70' A cruzamento de Hoefkens, Vleminckx remata, na área, para as nuvens.

84' Alan serve Hugo Viana à entrada da área e o médio dispara rente ao poste esquerdo da baliza belga.


A FIGURA: Salino 7
Um tapa-buracos que abre brechas

Quem não conheça o passado de Salino e ontem o tenha visto jogar pela primeira vez, dificilmente diria que a posição para a qual está formatado é médio. Chamado de urgência para tapar o buraco aberto no lado direito da defesa pela lesão de Baiano, o brasileiro tem superado as expectativas, não se limitando apenas a anular os extremos do adversário (Meunier e Refaelov nem deram sinais de existência). A velocidade e o espírito guerreiro levam-no a subir várias vezes pelo flanco, abrindo brechas e criando desequilíbrios no último terço do terreno, como sucedeu nos instantes finais deste jogo, nos quais até poderia ter marcado. Só Kujovic lhe negou, com uma defesa do outro mundo, um golo que teria sido a cereja no topo do bolo.


BRAGA UM A UM

Salino segura as pontas

Quim 5

Exceptuando uma saída complicada a um cruzamento já na parte final (88'), quase não foi chamado a intervir num jogo em que acabou por sofrer um golo - no qual não teve hipóteses -, ver uma bola acertar no poste (60') e ser admoestado por protestos.

Douglão 4

Início de segunda parte atribulado em que alternou entre o bom e o terrível. Impediu Vasquez de marcar com um corte em esforço (49'), mas ofereceu, a Vleminckx, o golo dos belgas. Deve rever o posicionamento.

Ewerton 5

Não fosse o pormenor de qualidade que deu o empate ao Braga - toque de calcanhar a desviar remate de Hugo Viana -, teria certamente nota negativa. Os lapsos defensivos foram vários, e um deles originou o vermelho de Elderson.

Elderson 1

Podia ou não ter evitado a expulsão? A dúvida até se pode pôr, mas o facto é que recebeu ordem para sair do jogo por uma falta (aparentemente) desnecessária e deixou a equipa entregue à sua sorte.

Djamal 5

Jogou quase sempre encostado aos centrais e acabou por se revelar uma preciosa ajuda na hora de defender, principalmente na primeira parte. Na segunda soltou-se mais para o ataque, mas muito pouco.

Hugo Viana 6

É um homem só no meio-campo na hora de organizar o ataque, mas voltou a provar que essa responsabilidade não o afecta. Os passes teleguiados para Lima criaram problemas à defesa do Brugge, e os remates de longa distância foram um perigo. O primeiro (65'), desviado por Ewerton, resultou mesmo no empate.

Alan 6

Mais esforçado do que virtuoso, tentou sair para o ataque com critério, fazendo os possíveis para que a equipa não perdesse a posse de bola. Na retina ficou um excelente passe que isolou Lima, na etapa inicial.

Hélder Barbosa 5

Para quem tem poucas rotinas como lateral-esquerdo, não se deu nada mal. Aliás, foi a partir do momento que rendeu Elderson que Dirar acalmou. Muito fustigado com faltas, acabou substituído quando já revelava poucas forças.

Lima 5

Embora tenha feito de extremo com o recuo de Hélder Barbosa, foi como avançado solto que mais perigo criou. Só não marcou porque Kujovic não o permitiu (23').

Nuno Gomes 4

A bola raramente lhe chegou aos pés, e assim é difícil fazer melhor. Teve um bom passe para Alan e um remate torto (38').

Paulo César 5

Entrou para extremo e acabou a fechar bem o lado esquerdo.

Carlão 3

Não teve o impacto que Leonardo Jardim desejaria.

Mossoró -

Esteve pouco tempo em jogo.


Leonardo Jardim
"Atitude enorme dos jogadores"

O vermelho visto por Elderson logo aos 15 minutos marcou o jogo, e foi exactamente por aí que Leonardo Jardim iniciou a sua análise do empate arrancado pelo Braga no terreno do Brugge.

"A expulsão condicionou a minha estratégia, como condicionaria a estratégia de qualquer equipa, pois jogámos mais de 75 minutos com dez jogadores. Mas não foi por aí que fomos inferiores ou perdemos o jogo", comentou o treinador arsenalista, alertando para uma alegada irregularidade no golo dos belgas. "O Brugge ficou em vantagem num lance duvidoso de fora-de-jogo, mas acabámos por dar uma boa resposta e empatar. Jogámos os últimos 10/15 minutos em cima do adversário. Foi uma atitude enorme dos jogadores tanto em termos estratégicos como na procura do resultado, o que me deixa satisfeito", sublinhou Leonardo Jardim.

Não obstante o segundo lugar no Grupo H da Liga Europa, o técnico fez um "balanço positivo" do desempenho bracarense nesta fase da prova. "Cumprimos o objectivo de passar a primeira fase", justificou, sem grandes prognósticos para o sorteio dos 16-avos-de-final. "Era importante evitar três/quatro equipas da Liga dos Campeões, mas num sorteio não vale a pena estar a lançar adversários preferidos. Era importante fugir dessas quatro; as outras são todas excelentes e penso que vai existir muita competitividade", opinou Leonardo Jardim.


António Salvador
"Podem sair jogadores de quem esperávamos mais"

Depois de ter reconhecido que o Braga terá de ir ao mercado em Janeiro, em face da onda de lesões que afecta o plantel, António Salvador voltou a abordar o tema no final do jogo de ontem, avançando com a possibilidade de alguns atletas serem dispensados. "Vão ser feitos reajustamentos no plantel, uma ou duas entradas, e também podem sair jogadores de quem esperávamos mais", adiantou o presidente arsenalista.

Antes deste depoimento, António Salvador já havia lamentado o facto de a equipa não ter cumprido o objectivo de ficar no primeiro lugar do Grupo H da Liga Europa. "Não podemos estar satisfeitos. Temos equipa, jogadores e qualidade para vencer o Brugge, mas existiram várias contrariedades. Gostei da atitude da equipa na última meia hora. Não era fácil jogar assim e, na recta final, os jogadores tudo fizeram para acabarmos em primeiro", salientou.

Mesmo olhando com optimismo para o futuro do Braga na Liga Europa, António Salvador admitiu que gostava de partir noutra condição para o sorteio dos 16-avos-de-final. "Queríamos fugir das grandes equipas, principalmente das que vêm da Liga dos Campeões. Paciência. Vamos tentar ganhar a quem vier. O clube já demonstrou noutras ocasiões que está à altura das maiores equipas da Europa", frisou o presidente do Braga, clube que na época passada chegou à final da competição depois de eliminar equipas como Liverpool, Dínamo de Kiev e Benfica.


Árbitro irrita Quim

A decisão de Aleksandar Stavrev em terminar o jogo quando o Braga se preparava para marcar um canto despertou a ira dos bracarenses no final do jogo. Quim foi o mais veemente nos protestos e, à semelhança de Douglão, foi amarelado. A atitude enfureceu-o ainda mais e obrigou Rui Correia a retirá-lo do relvado para evitar consequências piores, enquanto os restantes jogadores agradeciam o apoio dos adeptos. Por isso, o guarda-redes foi bastante crítico na hora de analisar o trabalho do árbitro macedónio. "Na primeira parte ameaçou-me com um amarelo por dizer que eu andava a perder tempo; no fim, deixou o guarda-redes deles estar um minuto com a bola e, ainda por cima, não nos deixou marcar o canto", acusou o internacional português, que elogiou o trabalho dos arsenalistas, apesar de o objectivo não ter sido alcançado. "A equipa uniu-se muito com a expulsão, demos tudo, defendemos bem e criámos oportunidades de golo", resumiu.


Elderson repetente

Alan e Lima eram os jogadores que entravam para a derradeira jornada da fase de grupos em risco de falharem a primeira mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa, mas esse azar tocou a Elderson. O nigeriano voltou a ser expulso esta temporada e, se Imorou não recuperar totalmente dos problemas musculares que o vêm perturbando quase desde o arranque das competições europeias, Leonardo Jardim tem um problema em mãos. O lateral-esquerdo, recorde-se, já havia visto o cartão vermelho frente ao Sporting, em Alvalade, num encontro da Taça de Portugal, no qual também derrubou um adversário que seguia em posição privilegiada para poder bater Quim.



Guerreiros com fair-play

O Braga foi a equipa mais disciplinada da Liga ZON Sagres durante o mês de Novembro. Por isso, o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol distinguiu a equipa treinada por Leonardo Jardim com o prémio "Fair-Play colectivo/BetClic", numa lista em que o Paços de Ferreira ficou em segundo lugar e o FC Porto em terceiro.

Fernando Couto em Nyon

O Braga será representado por Fernando Couto no sorteio dos dezasseis-avos-de-final da Liga Europa, que terá lugar hoje ao final da manhã, em Nyon (Suíça). Habituado a estas andanças desde a longa caminhada europeia da época passada, o manager do Braga encontrar-se-á com representantes de Benfica, FC Porto e Sporting.

Salino e Carlão em sintonia

Para Salino, o Braga está de "parabéns pela exibição", apesar de ter deixado escapar o primeiro lugar. "No ano passado, também afastámos equipas de qualidade. Espero que a equipa esteja ao mesmo nível agora", afirmou, numa opinião partilhada por Carlão: "Demos o máximo para ficar em primeiro. Venha o que vier, vamos encarar da mesma forma", disse.

Uma centena a apoiar

O Braga contou com o apoio de cerca de 100 adeptos, a maioria emigrantes, pois apenas 20 viajaram no voo charter da equipa. Mesquita Machado, autarca de Braga, também foi a Brugge e, na companhia de António Salvador, foi recebido por representantes do clube e do município local para um almoço de cortesia.

Silêncio pelas vítimas do atentado de Liège


A UEFA correspondeu ao pedido que lhe foi feito pela Direcção do Brugge e, antes do apito inicial, cumpriu-se um minuto de silêncio em memória das vítimas do atentado de Liège, que ocorreu na terça-feira. O incidente provocou seis mortes e mais de uma centena de feridos, deixando a Bélgica em choque.


O JOGO

JotaCC

Braga deixa França mais perto

O empate do Braga, aliado à derrota do Rennes frente ao Atlético de Madrid, permitiram a Portugal diminuir a diferença em relação a França. O fim da fase de grupos da Liga Europa torna o cenário mais favorável a Portugal, pois os franceses têm agora apenas duas equipas em prova (Marselha e Lyon, ambos na Champions). Já Portugal conta ainda com quatro: Benfica na Champions e FC Porto, Sporting e Braga na Liga Europa.

RANKING DA UEFA


PAÍS 07/08 08/09 09/10 10/11 11/12 Ranking Equipas

1 Inglaterra 17,875 15,000 17,928 18,357 12,375 81,535 5/ 8

2 Espanha 13,875 13,312 17,928 18,214 11,285 74,614 5/ 7

3 Alemanha 13,500 12,687 18,083 15,666 10,750 70,686 4/ 6

4 Itália 10,250 11,375 15,428 11,571 9,500 58,124 5/ 7

5 França 6,928 11,000 15,000 10,750 9,666 53,344 2/ 6

6 PORTUGAL 7,928 6,785 10,000 18,800 9,000 52,513 4/ 6

7 Rússia 11,250 9,750 6,166 10,916 8,916 46,998 4/ 6

8 Ucrânia 4,875 16,625 5,800 10,083 6,416 43,799 1/ 6

9 Holanda 5,000 6,333 9,416 11,166 9,200 41,115 4/ 5

10 Grécia 7,500 6,500 7,900 7,600 6,200 35,700 2/ 5

11 Turquia 9,750 7,000 7,600 4,600 6,125 35,075 2 /4


Empate trama Braga

O empate com o Brugge fez com que o Braga não conseguisse escapar ao segundo lugar, integrando juntamente com o FC Porto o Pote 2 da Liga Europa. Ambos correm o risco de lhes ver sair no sorteio adversários bem mais complicados que os que estarão reservados ao Sporting, primeiro classificado no Grupo D.

Ajax, "despromovido" da Liga dos Campeões, Udinese e Rubin Kazan podem ser os adversários mais incómodos para os leões. Pêras duras de roer, mas longe do poderio dos tubarões que podem calhar aos outros dois representantes portugueses na competição.

Os grandes de Manchester - United e City -, o Valência ou o Olympiacos são as equipas caídas da Liga milionária que se poderão atravessar no caminho de dragões e minhotos. Mas não fica por aqui: nos vencedores dos respectivos grupos na Liga Europa encontram-se nomes tão sonantes como os Atléticos espanhóis (Madrid e Bilbau), os holandeses PSV Eindhoven e Twente, ou o Schalke, semifinalista na última Liga dos Campeões. A armada portuguesa da Turquia - Besiktas - também é um conjunto a ter em conta, tal como o PAOK de Vieirinha, orientado por Laszlo Boloni, ou o Anderlecht, único conjunto a terminar a fase de grupos só com vitórias.


O JOGO

JotaCC

Sorteios europeus são esta manhã

Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga ficam hoje a conhecer os respetivos adversários na Liga dos Campeões e na Liga Europa. Os «encarnados» serão a primeira equipa portuguesa a ser sorteada, já que é a única presente nos oitavos de final da «Champions», enquanto o sorteio para os 16avos de final da Liga Europa será realizado uma hora mais tarde (12 horas), na sede da UEFA.

PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Atitude guerreira só deu empate

O Sporting de Braga não conseguiu os seus objectivos de terminar em primeiro lugar no Grupo H da Liga Europa, apesar do um empate "arrancado a ferros" no terreno do Brugge, num encontro onde jogou em inferioridade numérica durante mais de 75 minutos, devido à expulsão de Elderson.


DIARIO DO MINHO

JotaCC

«Não gosto de ficar de fora» - Nuno Gomes

O avançado voltou a ser titular pelo SC Braga, algo que já não acontecia desde 29 de Outubro, em partida frente à Académica. Nuno Gomes garante respeitar as opções do treinador, mas não escondeu que não gosta de ficar de fora.

«Trabalho sempre para ser titular e não gosto de ficar de fora. São opções do treinador, que respeito e quando sou chamado procuro dar o máximo», vincou Nuno Gomes.

Sobre o jogo com o Brugge, o avançado reconheceu que o empate deixou sabor amargo: «Ficámos reduzidos a 10 elementos muito cedo e isso mudou a nossa estratégia, que era conquistar os três pontos para sermos primeiros.»

Agora vem aí o sorteio: «O SC Braga não pode ter medo de jogar com qualquer equipa. Queríamos terminar na frente para evitar os adversários mais fortes, mas se tiver de ser com eles...»


«Na próxima fase venha quem vier» - Quim

Quim estava na grande área do Brugge à espera da marcação de canto, que o árbitro não autorizou. Após o apito final, o guardião recebeu um amarelo por protestos e comentou a situação após o jogo na zona mista.

«Na primeira parte o árbitro ameaçou metade das vezes que me dava amarelo alegando que eu estava a perder tempo. Enquanto isso autorizou o guarda-redes do Brugge que estivesse mais de um minutos parado e nem o chamou à atenção. Depois no fim acabou o jogo e não deixou bater o canto», acusou o guardião arsenalista.

«Mesmo depois da expulsão o Braga continuou unido, defendeu muito bem e soube criar oportunidades de golo. Infelizmente não as soubemos concretizar», analisou desta forma o jogo.

Quanto ao sorteio para a próxima fase, Quim foi directo: «Venha quem vier!».

A BOLA

miguel_afonso

Quarteto com a porta aberta
Por Pascoal Sousa

No final do jogo com o Club Brugge, António Salvador assumiu a necessidade não só de reforçar a equipa como de corrigir situações no plantel, abdicando de «jogadores em sub-rendimento», que não são opções regulares de Leonardo Jardim.

Os nomes em cima da mesa são quatro: Marcos, Galo, Vinícius e Meyong. No entanto, cada caso será tratado de forma diferente. Como A BOLA deu conta atempadamente, Galo tem destino traçado e irá regressar ao Gil Vicente, em princípio a título de empréstimo.

Vinícius poderá ser cedido ou desligar-se definitivamente do SC Braga, pois é um jogador com muito mercado, tanto em Portugal como no estrangeiro. Meyong é outro activo que desperta bastante interesse na Liga Zon Sagres mas a prioridade é vender o seu passe e mercados como o Chipre, a Grécia ou a Ásia são fortes possibilidades.

No que respeita a Marcos, o clube vai tentar encontrar uma colocação para o guardião. O brasileiro não está inscrito, e por essa razão não pode actuar em jogos oficiais. Para terceiro guarda-redes, o SC Braga tem Rui Vieira, do Vizela, e Bruno, dos juniores, inscritos tanto na Liga como na UEFA.
In Abola

miguel_afonso

Chegada à Braga de madrugada e treino esta manhã
Por Pascoal Sousa

Não houve tempo para os jogadores do SC Braga gozarem um sono retemperador. Esta manhã, às 11.30 horas, os futebolistas vão subir ao relvado secundário do Estádio Axa para o primeiro treino dedicado à deslocação ao terreno do Olhanense, jogo que se disputa segunda-feira, às 20.15 horas, no Estádio José Arcanjo.

O avião que transportou a comitiva bracarense de Bruges aterrou no aeroporto Francisco Sá Carneiro às 3.20 da madrugada. Seguiu-se a viagem de autocarro até Braga, onde atletas, equipa técnica e dirigentes chegaram às 4.30 horas. Foi portanto fugaz a passagem pela cama, por imperiosa necessidade de preparar o último jogo do ano.

Leonardo Jardim vai agora avaliar o desgaste decorrente do desafio frente ao Club Brugge, que terminou empatado 1-1, atirando o SC Braga para o segundo pote do sorteio da Liga Europa. Salino sofreu uma pancada no último quarto de hora da partida, mas em princípio o seu estado não inspira cuidados.

Em Olhão, o SC Braga costuma ser feliz, pois nunca lá perdeu. Entre 1948 e 51 empatou por quatro vezes e nos últimos dois anos ganhou à turma algarvia.

In Abola

miguel_afonso

Douglão: «Equipa foi aguerrida»
central enaltece boa posse de bola

O brasileiro Douglão gostou da forma como a sua equipa, mesmo em desvantagem numérica durante largos minutos, se bateu em Brugges, durante o empate (1-1) em partida referente ao Grupo H da Liga Europa.

"Foi um jogo muito difícil fora de casa, mas a equipa foi aguerrida desde a expulsão. Tivemos depois uma boa posse de bola, empatámos mesmo com menos um jogador e foi pena não termos conseguido a vitória", disse.

"Não deu para ver o lance da expulsão, foi tudo muito rápido. Acontece e vamos trabalhar para que não volte a acontecer. Não podemos facilitar desta forma, mas valeu o empenho e a dedicação da equipa".

Quanto ao nome do próximo opositor, Dougão não tem qualquer preferência. "O Sporting de Braga não tem de escolher nada no sorteio. Na época passada, a equipa não era favorita e chegou à final. Agora, podemos fazer da mesma forma".

In Record

miguel_afonso

Leonardo Jardim: «Expulsão condicionou»
técnico queria mais que o empate


Satisfeito com a equipa, mas algo desiludido com o empate. Foi assim que Leonardo Jardim surgiu no "flash interview" da Sport Tv, após o empate (1-1) dos minhotos em Brugge, na sexta e última ronda do Grupo H da Liga Europa.

"A expulsão [de Elderson, aos 16 minutos] condicionou a estratégia. Qualquer equipa que ficasse nas mesmas circunstâncias teria a estratégia condicionada. Jogámos mais de 75 minutos com menos um, mas não foi por aí que empatámos", explicou o técnico arsenalista.

"Tivemos sempre capacidade para criar situações. O Brugge teve um golo duvidoso, mas conseguimos empatar e, nos últimos 15 minutos, estivemos em cima do adversário. Não foi possível vencer este jogo, mas os jogadores tiveram uma atitude enorme."

"O balanço da fase de grupos tem de ser positivo. Cumprimos o objetivo de passar à próxima fase. Era importante evitar as três ou quatro equipas mais fortes na fase seguinte. Não vale a pena estar a lançar equipas que vão sair no sorteio [sexta-feira]", rematou.

In Record

JotaCC

Fernando Couto: «Besiktas é uma equipa ao alcance»
satisfeito com sorteio
   
O Sp. Braga vai defrontar o Besiktas nos 16 avos-de-final da Liga Europa, um "sorteio bom" nas palavras de Fernando Couto.

"É uma equipa ao alcance. Vai ser uma viagem longa e esperamos que corra da melhor forma. O Besiktas tem um treinador (Carlos Carvalhal) que conhece bem o futebol português e jogadores portugueses (Manuel Fernandes, Quaresma, Simão, Hugo Almeida, Júlio Alves e Bébé). Jogamos apenas em fevereiro e até lá muitas coisas podem mudar, mas é um adversário ao alcance do Braga", afirmou o representante dos bracarenses no sorteio


Hugo Almeida: «Sp. Braga é uma grande equipa»
Adversário do Besiktas na Liga Europa
   
O jogador do Besiktas, Hugo Almeida, garantiu que o Sp. Braga será um adversário difícil depois se saber que os bracarenses irão medir forças com a formação turca nos oitavos-de-final da Liga Europa, em jogos disputados a 16 e 23 de fevereiro e o avançado português

"O Sp. Braga é uma grande equipa, mas vamos fazer tudo para conseguir passar", comentou o companheiro de Manuel Fernandes, Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Bebé e Júlio Alves, à Rádio Renascença, esta sexta-feira.

O internacional português apontou que numa fase já adiantada da prova não é possível escolher equipas acessíveis.

"A esta altura qualquer equipa é boa, mas se queremos passar em frente temos de vencer. É mais um obstáculo. Temos de fazer mais golos e sofrer menos que eles".

RECORD

JotaCC

«Besiktas é um mal menor» - Ewerton

Autor do golo de calcanhar que permitiu ao SC Braga empatar a um bola frente ao Club Brugge, Ewerton reagiu há momentos, à sua assessoria de imprensa, ao resultado do sorteio dos 16-avos-de-final da Liga Europa. O Besiktas é o adversário dos minhotos, um conjunto que o brasileiro assume não conhecer «a fundo».

Apesar de tudo, Ewerton ficou satisfeito pelo facto do SC Braga escapar aos dois gigantes de Manchester. «Sei que o Besiktas tem bons nomes, incluindo jogadores portugueses, até mesmo o treinador que já trabalhou na nossa equipa. Então será um confronto complicado. Entre os males foi o menor, pois poderíamos ter apanhado o Manchester City e o Manchester United, entre outras grandes equipes», declarou o central.


«Besiktas está ao alcance do SC Braga» - Fernando Couto

Confiante e optimista. Assim se apresentou Fernando Couto após o sorteio que ditou o Besiktas como adversário do SC Braga nos 16 avos-de-final da Liga Europa.

«Foi um sorteio muito bom, o Besiktas é uma equipa ao nosso alcance. Espero que as coisas corram da melhor forma», desejou.

«Vai ser fantástico defrontar uma equipa orientada por um treinador português e com vários jogadores portugueses no plantel», regozijou-se Fernando Couto, que fica a torcer por um encontro com a Lazio na próxima fase, o que permitiria regressar a uma 'casa' onde jogou entre 1998 e 2005.


O regresso de Carvalhal a Braga


Os sorteios têm destas coisas. Ditou a sorte que Carlos Carvalhal, treinador que atravessa um grande momento na Turquia, ao serviço do Besiktas, tivesse de medir forças na Liga Europa, precisamente um dos clubes ao qual guarda um sentimento especial: o SC Braga.

O treinador, de resto, natural da cidade, antigo treinador da equipa bracarense, terá agora a missão de deixar pelo caminho uma equipa que, recorde-se, chegou à final na última edição da Liga Europa. Um duelo interessante também para a equipa mais portuguesa da Turquia, com Ricardo Quaresma, Manuel Fernandes, Simão Sabrosa, Hugo Almeida, Bébé a terem uma oportunidade de regressar a Portugal.

Recorde-se que o Besiktas venceu o Grupo E, seguido de Stoke City, Dinamo Kiev e Maccabi Telavive.

A BOLA

JotaCC

SC Braga com Besiktas no caminho europeu

O SC Braga vai defrontar o Besiktas nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Nunca os arsenalistas defrontaram o emblema turco, orientado, actualmente, por Carlos Carvalhal, antigo jogador e treinador do emblema minhoto.

SC Braga x Besiktas marca o regresso de Carlos Carvalhal a Braga, onde fez toda a formação, jogou como sénior e chegou a treinar a equipa, na época 2006/07.

Os arsenalistas nunca defrontaram o Besiktas, e há apenas dois jogos no histórico de confrontos do SC Braga com equipas turcas. Dois jogos, dois triunfos, na Taça Intertoto de 2008, com Jorge Jesus no comando dos minhotos, prova que o SC Braga viria a ganhar nesse ano.

Lazio ou Atlético nos oitavos

O sorteio ditou ainda que o vencedor deste confronto entre SC Braga e Besiktas, que possui no seu plantel os portugueses Simão Sabrosa, Ricardo Quaresma, Júlio Alves, Manuel Fernandes, Hugo Almeida e Bebé, irá medir forças com Atlético de Madrid, de Falcao, Sílvio, Pizzi e Paulo Assunção, ou Lazio.

Os jogos dos 16-avos-de-final da Liga Europa estão agendados para os dias 16 e 23 de Fevereiro. Os oitavos-de-final vão realizar-se nos dias 8 e 15 de Março.


Fernando Couto diz que Besiktas «está ao alcance do SC Braga»


Fernando Couto está confiante nas qualidades da sua equipa para fazer frente ao Besiktas de Carlos Carvalhal. O director desportivo dos arsenalistas regozija-se com os reencontros entre lusos que a eliminatória vai provocar.

«Foi um sorteio muito bom, o Besiktas é uma equipa ao nosso alcance. Espero que as coisas corram da melhor forma», projectou Fernando Couto, após o sorteio.

O dirigente arsenalista fez questão de realçar o facto de a eliminatória entre a sua equipa e o clube de Istambul promover uma série de reencontros com jogadores portugueses: «Vai ser fantástico defrontar uma equipa orientada por um treinador português e com vários jogadores portugueses no plantel», elogiou.

Além da vitória do SC Braga, Fernando Couto deixou ainda o desejo de que nos oitavos-de-final da prova os arsenalistas encontrem a Lazio, clube que representou enquanto jogador entre 1998 e 2005.

ZEROZERO

JotaCC

Fernando Couto: "Foi um sorteio bom, é uma equipa ao alcance"

O director-geral do Sporting de Braga, Fernando Couto, em reacção ao sorteio dos 16 avos-de-final da Liga Europa, que ditou o Besiktas como adversário dos "arsenalistas", mostrou-se satisfeito com a sorte, considerando a formação turca uma "equipa ao alcance".

"Foi um sorteio bom. É uma equipa ao alcance. Vai ser uma viagem longa e esperamos que corra da melhor forma.

O Besiktas tem um treinador (Carlos Carvalhal) que conhece bem o futebol português e jogadores portugueses (Manuel Fernandes, Quaresma, Simão, Hugo Almeida, Júlio Alves e Bébé).

Jogamos apenas em Fevereiro e até lá muitas coisas podem mudar, mas é um adversário ao alcance do Braga".

O JOGO

JotaCC

Fernando Couto: «Besiktas está ao alcance do Sp. Braga»
Director-geral dos minhotos satisfeito com o sorteio

Fernando Couto, director-geral do Sp. Braga, mostrou-se confiante após o sorteio dos 16-avos de final da Liga Europa, que determinou um embate entre os minhotos e os turcos do Besiktas, que têm um largo contingente de portugueses: «Foi um sorteio bom. É uma equipa ao alcance do Sp. Braga. Vai ser uma viagem longa e esperamos que por esse lado corra da melhor forma. O Besiktas tem um treinador que conhece bem o futebol português e muitos jogadores portugueses. Os jogos são apenas em Fevereiro, e até lá muitas coisas podem mudar, mas é um adversário ao alcance do Braga», sublinhou.


Besiktas (perfil): o clube mais português da Europa
Um cenário a fazer inveja a alguns clubes da nossa Liga.


O Besiktas é estranhamente familiar aos adeptos portugueses. Contas feitas, o adversário do Sp. Braga nos 16avos-de-final da Liga Europa tem seis jogadores lusos às ordens do técnico Carlos Carvalhal. Um cenário a fazer inveja a alguns clubes da nossa Liga.

Depois de um arranque complexo, devido à prisão do seu treinador, o Besiktas recorreu a Carlos Carvalhal e conseguiu acumular resultados interessantes. Para além do primeiro lugar no Grupo E da Liga Europa, a equipa turca está na terceira posição do campeonato local, a três pontos dos líderes Galatasaray e Fenerbahce.

Para chegar a esta fase da competição europeia, o adversário do Sp. Braga começou por ultrapassar o Alania Vladikavkaz no play-off.

No Grupo E, o Besiktas foi mais forte que Stoke City, Dynamo Kiev e Maccabi Tel Aviv.

Ricardo Quaresma é uma referência incontornável nesta formação turca. Com a braçadeira de capitão, o português tem marcado vários golos de belo efeito.

Manuel Fernandes, Júlio Alves, Simão Sabrosa, Bebé e Hugo Almeida são os outros jogadores lusos do plantel. Nota ainda para Sidnei, defesa brasileiro cedido pelo Benfica.

Carlos Carvalhal promoveu várias mudanças na equipa durante a fase de grupos da Liga Europa e Quaresma acaba por ser o único português a surgir no onze mais utilizado na competição. Simão, Manuel Fernandes e Hugo Almeida são, ainda assim, opções regulares.

Eis o onze mais utilizado na prova europeia:
Cenk Gonen; Ismail Koybasi, Tomas Sivok, Roberto Hilbert e Egemen Korkmaz; Ricardo Quaresma, Veli Kavlak, Fabian Ernst e Necip Uysal; Filip Holosko e Edu.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Vida difícil para Porto e Braga

Porto e Braga têm tarefas complicadas para os dezasseis avos-de-final da Liga Europa, com o Sporting a ter alguma sorte com o adversário. O Manchester City, relegado da Liga dos Campeões, vai defrontar a formação azul e branca, tendo o sorteio ditado que os "arsenalistas" vão encontrar o Besiktas, de Quaresma, Simão e Hugo Almeida. Para os "leões", o adversário vai ser o Legia de Varsóvia.

Foram os primeiros nomes a surgir no sorteio de hoje para os dezasseis avos-de-final da Liga Europa: Porto e Manchester City. A formação orientada por Vítor Pereira vai assim defrontar um adversário complicado, que, apesar de ter sido eliminado da Liga dos Campeões, lidera o campeonato inglês, à frente de equipas como Manchester United, Chelsea ou Arsenal. Este será o primeiro encontro entre as duas equipas.

Quem também não teve muita sorte no torneio foi a outra equipa do Norte de Portugal, o Braga, que vai, pela primeira vez, jogar com o Besiktas, de Quaresma, Simão Sabrosa e Hugo Almeida nos dezasseis avos-de-final da prova. A formação turca está neste momento no terceiro lugar do campeonato, a apenas três pontos da liderança. No caso de conquistar a passagem à próxima fase da Liga Europa, os bracarenses vão encontrar nos oitavos-de-final o vencedor dos encontros entre o Atlético de Madrid e a Lazio.

O Sporting ficou para último, "conseguiu evitar" o Hanover, e vai assim jogar com o Legia de Varsóvia, que está em segundo lugar no campeonato polaco. Caso vençam, os "leões" têm uma tarefa complicada pela frente, já que terão de defrontar o vencedor dos encontros entre o Manchester City e o Porto.

RTP

Bruno3429

Braga recebe Besiktas no dia 14 de Fevereiro
Por Pascoal Sousa

O SC Braga recebe o Besiktas no Estádio Axa no dia 14 de Fevereiro, uma terça-feira, disputando a segunda-mão a 22 do mesmo mês, uma quarta-feira, no Estádio Inonu.

As datas iniciais ditadas pelo sorteio apontavam para que as partidas da Liga Europa se disputassem a 16 e 23 de Fevereiro, mas uma vez que o FC Porto joga no Dragão frente ao Manchester City, e as regras da UEFA não permitem a realização de dois jogos com tanta proximidade geográfica, houve que proceder aos ajustamento de datas.

A Bola

JotaCC

Besiktas está ao alcance do Braga, diz Fernando Couto

O diretor desportivo do Sporting de Braga mostrou-se confiante após o sorteio da Liga Europa que ditou como adversário o Besiktas. Uma equipa "ao alcance do Braga", diz Fernando Couto

Fernando Couto considerou que o sorteio foi "muito bom". Para o diretor desportivo dos "arsenalistas", o Besiktas está "ao alcance do Braga". Fernando Couto lamentou a longa viagem até à Turquia e desejou passar a eliminatória para, nos "oitavos", encontrar-se com a Lazio, clube que representou de 1998 a 2005.

Fernando Couto considerou fantástico defrontar uma equipa, o Besiktas, orientada por um treinador português, com vários jogadores portugueses no plantel.

"Jogamos apenas em fevereiro e até lá muitas coisas podem mudar, mas é um adversário ao alcance do Braga", voltou a afirmar Fernando Couto.

RTP