News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 04/12

Started by JotaCC, 04 de December de 2011, 07:47

Previous topic - Next topic

JotaCC

Pedreira em perda
mau arranque nas assistências TOLDA AFIRMAÇÃO
      
Há quatro anos, depois de um jogo com o Estrela Vermelha com 8 mil espectadores nas bancadas do Estádio Axa, António Salvador deu os parabéns a quem esteve presente e olhou para além do Bom Jesus. "Se tivéssemos a massa associativa de um clube que regressou esta época à Liga, estaríamos ainda melhor", referiu o presidente do clube bracarense, numa alusão ao rival de Guimarães. "Este clube merece mais desta cidade e desta região", acrescentou, pondo ao rubro as tertúlias locais, após o tratamento de choque. Que parece ter resultado. Em jogos do campeonato, a Pedreira fechou a época com uma média de 15.614 espectadores, mas ainda assim com uma diferença 59.460 espectadores para o V. Guimarães, que foi 3.º classificado.

Na última época, finalmente, e desde que a Liga contabiliza assistências, o Sp. Braga superou o V. Guimarães, fechando com mais 15.836 espectadores por jogo, fruto de mais uma boa campanha também no campeonato.


RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Dezembro mais desanuviado

Um Dezembro bem mais desanuviado. Ultrapassado o ciclo infernal de Novembro, com duelos com os três grandes a nível nacional e desafios europeus, o Sp. Braga pode agora respirar de forma mais tranquila. Pelo caminho ficou a Taça de Portugal, mas os arsenalistas confirmaram o apuramento para os dezasseis avos-de-final da Liga Europa com o último triunfo diante do Birmingham.
Já de fora da prova rainha do futebol nacional - cujos oitavos--de-final se realizam este fim- -de-semana - a equipa bracarense pode agora recuperar em termos anímicos e físicos de um duro teste no último mês, marcado também por várias lesões no plantel, de forma a atacar os próximos compromissos a cem por cento. A paragem permite a Leonardo Jardim recuperar alguns jogadores e elaborar uma estratégia para fechar o ano da melhor forma.
O próximo adversário chama- -se Paços de Ferreira, 'lanterna vermelha' da Liga. O j ogo, a contar para a 12.ª jornada do campeonato, está agendado para a próxima sexta-feira, pelas 20.15 horas, e poderá permitir ao Sp. Braga, em caso de vitória, recuperar pontos na tabela. Os arsenalistas ocupam a 5.ª posição, a três pontos de diferença do Marítimo, que recebe o Benfica.
Segue-se o último desafio da fase de grupos da Liga Europa. Cumprido o primeiro objectivo europeu de apuramento para os dezasseis avos-de-final, o Sp. Braga vai agora a Brugge disputar o primeiro lugar do grupo H, em igualdade pontual (10 pontos) com os belgas. O encontro está agendado para dia 15 de Dezembro.
Quatro dias depois, nova viagem, desta vez até ao Algarve. Os 'guerreiros do Minho' rumam ao Sul onde defrontam o Olhanense, na 13.ª jornada da Liga. O jogo realiza-se dia 19 e fecha o mês em termos de competição, devido à pausa natalícia. O novo ano arranca em Aveiro, frente ao Beira-Mar, dia 8 de Janeiro.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Quim no clube dos 350

O restrito clube de jogadores com 350 jogos no principal campeonato português pode ter sexta-feira um novo membro. Se jogar com o Paços de Ferreira, como tudo indica que acontecerá, Quim atingirá essa marca histórica na carreira de um futebolista, obtida ao fim de 17 temporadas, embora leve mais duas - em 1993/94 e 2010/11 não somou qualquer minuto - como profissional. O guarda-redes natural de Famalicão tornar-se-á, assim, no segundo atleta ainda em actividade a atingir esse registo, depois de Nuno Gomes o ter conseguido em 2008/09, em representação do Benfica.

A estreia aconteceu a 14 de Maio de 1995, num encontro do Braga em Setúbal, que terminou com um empate a zero. Manuel Cajuda foi o responsável pelo lançamento de Quim, mas foi só com Fernando Castro Santos, na temporada de 1997/98, que ascendeu na hierarquia de guarda-redes, passando de segunda escolha a titular indiscutível. O espanhol ignorou as críticas sobre a estatura (1,84 m) do famalicense, visto por muitos como um guardião baixo, e lançou-o em detrimento de Wosniak, que havia defendido nas primeiras 15 jornadas da época. O internacional português, que, a par de Nuno Gomes e Dani, se deu a conhecer ao mundo no Mundial de sub-20 do Catar em 1995, começou aí a construir as bases de uma carreira que parece não ter fim à vista, apesar de já ter 35 anos.

Em 19 temporadas no principal campeonato, Quim só fez menos de duas dezenas de jogos na competição em sete delas. Nas primeiras quatro, ainda em Braga, nas quais somou um total de cinco aparições; em 2005/06, no Benfica de Ronald Koeman, com quem só fez sete encontros; em 2008/09, também no clube da Luz, com Quique Flores, que o utilizou em 16 jogos; e em, por fim, em 2010/11, no regresso a Braga. Neste último caso, porém, foi devido a uma lesão no tendão de Aquiles, sofrido num estágio de pré-temporada, que o obrigou a ser operado e quase colocou em causa a carreira.


Perguição ao recorde de Zé Nuno Azevedo

Dos 349 encontros que Quim soma no campeonato, 218 foram realizados pelo Braga, tornando o guarda-redes o sexto atleta com mais jogos realizados pela equipa bracarense na competição. O recorde pertence a Zé Nuno Azevedo, que, entre 1992 e 2003, somou um total de 274 presenças. Para o bater, o famalicense precisa de jogar, no mínimo, mais duas temporadas.


"Há sempre nervosismo"


Completar 350 jogos no principal campeonato português é um registo raro e, por isso, foi com surpresa que Quim soube, por intermédio de O JOGO, que está tão perto de o alcançar. "Não se pode dizer que essa marca [350 jogos] esteja ao alcance de qualquer um. Será complicado no futuro conseguirem esse número", referiu o guarda-redes, que, apesar da experiência, antes de entrar para o relvado ainda experimenta as mesmas sensações do encontro de estreia, em Setúbal. "Há sempre algum nervosismo nos primeiros minutos, quer se tenha 350 ou 400 jogos. A única diferença para aquele jogo com o Setúbal foi que, como era novo e tinha pouca experiência, estive nervoso durante mais tempo", recordou o internacional português.

Volvidos todos estes anos, Quim ainda tem bem presente na memórias as palavras de incentivo de Manuel Cajuda. "Disse-me para ir lá para dentro e dar o meu melhor. Isso ficou-me para sempre", garante o guarda-redes, que também não esqueceu o jogo em que festejou o primeiro de dois títulos de campeão. "A estreia e aquele encontro no Bessa, em que me sagrei campeão pelo Benfica, são momentos que nunca esquecerei", concluiu.


Padrinhos de mais uma estreia

O Braga vai voltar a apadrinhar a estreia de um treinador esta temporada. Depois de ter sido o primeiro a defrontar o Leiria com Manuel Cajuda como treinador, os arsenalistas vão agora ficar ligados ao primeiro jogo de Henrique Calisto no Paços de Ferreira, que rendeu esta semana Luís Miguel. Os bilhetes para esse encontro, agendado para sexta-feira, já foram colocados à venda e variam entre os cinco euros, para os sócios bracarenses, e os dez, para o público em geral.


Meyong ausentou-se do país e volta amanhã

Razões de ordem familiar levaram Meyong a faltar ao treino matinal de ontem, à semelhança do que sucedeu na quinta-feira, na ressaca da vitória frente ao Birmingham, para a Liga Europa. O avançado internacional camaronês teve mesmo de ausentar-se do país, no entanto, os responsáveis bracarenses acreditam que voltará a tempo de alinhar nas duas sessões de trabalho agendadas para segunda-feira (10h30 e 15h30). Hoje é dia de folga para o plantel, uma vez que, face à eliminação precoce da Taça de Portugal, não teve jogo este fim-de-semana.


Hóquei em Patins » Nacional I Divisao
Benfica joga pela Pipa

O Benfica venceu o Infante Sagres (7-2), com Sérgio Silva (vermelho directo da 6ª jornada valeu apenas repreensão por escrito), mas sem Abalos (lesionado). Agora joga no dia 1, em casa do Estremoz (17h30), um jogo de solidariedade, cuja receita reverte a favor da Pipa, criança com paralesia cerebral que está a ser tratada em Espanha.

Resultados | 7ª Jornada

Valongo - FC Porto, 1-8

Infante Sagres - Benfica, 2-7

Porto Santo SAD - Os Tigres, 1-3

Académica de Espinho - Candelária, 3-6

Física - Gulpilhares, 3-1

Óquei de Barcelos - HC Braga, 3-1

Riba D'Ave - Paço D'Arcos, 1-7

Juventude de Viana - Oliveirense, 1-2


O JOGO

Bruno3429

Leonardo Jardim quer novo ciclo de vitórias
Por Paulo Horta

Há três jogos sem vencer para a Liga, o SC Braga atinge Dezembro com margem para reparar danos sofridos na prova e despedir-se de 2011 numa posição confortável, dentro do que são os objectivos defendidos por Leonardo Jardim. No quinto posto da tabela do campeonato, já sem Taça de Portugal para disputar e com a sobrevivência garantida na Liga Europa, é na grande montra nacional que os guerreiros vão perseguir a felicidade até ao fim do ano.

Foi reparadora, em múltiplos aspectos, a vitória a meio da semana sobre o Birmingham, principalmente porque devolveu os bracarenses às manifestações de alegria, fundamentais aos estados anímicos e físicos de qualquer equipa.

A Bola