News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 01/12

Started by JotaCC, 01 de December de 2011, 07:47

Previous topic - Next topic

JotaCC

Hugo Viana estoira para o apuramento

Só a vitória interessava ao Sporting Clube de Braga para evitar ir a Brugge (Bélgica) sobre brasas para garantir o apuramento, e os 'Guerreiros do Minho' foram ontem gigantes no embate complicado com o Birmingham, que também jogava uma cartada importante nesta partida. Espírito combativo, atitude, personalidade, sofrimento, estrelinha que protege os campeões, mas sobretudo a lição bem estudada por Leonardo Jardim e aprendida pelos seus pupilos.

Hugo Viana foi o herói da legião minhota, ao marcar o golo decisivo que valeu a qualificação, aos 51 minutos da segunda parte, num tiro fulminante de fora da área, que raspou num inglês antes de fazer balançar as redes de Myhill.

O triunfo foi amplamente justo, pois os bracarenses foram claramente a melhor equipa em campo, e nos últimos dez minutos até podiam ter goleado, aproveitando o balenceamento do Birmimngham para engrenar vários contra-ataques mortíferos, que só pecaram na finalização.

Mas o Sp. Braga também não ganhou para o susto, face à entrada estonteante dos ingleses em campo, dominando e criando muito perigo, e conquistando um penálti logo aos dez minutos, por carga de Ewerton sobre Beasejour. Valeu a classe de Quim com uma grande defesa! Esta importante vitória arsenalista deve-se também muito à exibição portentosa do guarda-redes internacional português, não só neste lance, como ao longo de todo o jogo, inspirando os restantes guerreiros para a batalha.

Depois de uma primeira parte morna, o Sp.Braga foi avassalador na segunda, embalando para o triunfo. Os falhanços de Lima, isolado, aos 80 minutos, e de Paulo César na recarga, e já no fim foi Mérida a ter o pé frio, podiam ter dado um resultado mais expressivo, mas a p ágina dourada do apuramento do vice-campeão da Liga Europa já estava escrita pelo estoiro de Hugo Viana, e o Sp. Braga vai agora, super-tranquilo, a Brugge discutir o primeiro lugar do grupo H com o campeão belga, com quem tem umas contas a ajustar pela desfeita na primeira volta.

Quim: "claro que tenho a esperança de ir ao Campeonato Europeu"

Depois da grande exibição do guarda-redes internacional português, era inevitável pergunta a Quim sobre a selecção nacional. E tal como frente ao Birmingham, Quim mostrou toda a sua perícia, não fugindo à questão. "Já disse tudo o que tinha a dizer sobre isso", atirou.

Perante a insistência, o guarda-redes do Sp. Braga abriu o coração. "Em primeiro lugar trabalho diariamente para dar o meu melhor em prol do meu clube. Quanto à selecção, quem manda é o seleccionador e ele é que sabe, é soberano e as opções são dele. Mas claro que tenho esperança de voltar a ser chamado e ser convocado para o Campeonato Europeu, porque sinto que posso ser útil à selecção", defendeu o guardião bracarense.

Quanto ao jogo que valeu já o apuramento para os dezasseis avos-de-final da Liga Europa, o guarda-redes reconheceu que o Sp. Braga não teve tarefa fácil para desmontar os ingleses do Birmingham, mas considerou a vitória justa, e que ainda permite sonhar com o primeiro lugar do grupo.

"Foi um jogo difícil, tal como nós esperávamos. Houve muita bola no ar, muita bola bombeada para a nossa área, mas conseguimos a vitória que era o mais importante. Agora falta um jogo para conseguimos o primeiro lugar do grupo que era muito importante e tudo faremos para ir ganhar ao Brugge", destacou o guarda-redes arsenalista.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Chegar ao destino por um bom desvio

Valeu a pena aguardar pacientemente pelo primeiro remate do Braga à baliza do Birmingham para se vislumbrar o desejado apuramento do Braga para os 16 avos-de-final da Liga Europa. A longa espera durou 51 minutos e, por entre sobressaltos absolutamente desaconselháveis a cardíacos, chegou a ser acompanhada por um silêncio sepulcral, só interrompido pelas claques da casa e pelo festival dos adeptos do Birmingham. O disparo de Hugo Viana, um especialista em torpedos de longo alcance, para variar nem saiu com grande convicção e até contou com um desvio de um defesa (Davies), que se revelou fatal para o guarda-redes Myhill, mas bastou para chegar à vantagem e abrir caminho, com mais esforço do que arte, para uma vitória preciosa. A próxima etapa é agora vencer o Brugge dentro de 15 dias para acabar na liderança do Grupo H.

Este sofrimento desnecessário explica-se em boa parte pelo erro de cálculo de Leonardo Jardim, que previa um Birmingham de contenção, a espreitar o contra-ataque. Na véspera, Chris Hughton já tinha deixado escapar, por entre dentes, que a sua equipa poderia surpreender e não era "bluff". Os primeiros 15 minutos do jogo foram realmente sufocantes para o Braga, com o imparável Quim a salvar, por três vezes, golos quase certos da equipa inglesa. Nem de grande penalidade, a castigar um puxão de Ewerton a Elliott, Zigic conseguiu bater o guarda-redes. Mais rápido do que a sua sombra (Elderson), Burke era o grande problema dos visitados e foi por um triz que não provocou logo aos 13 minutos a expulsão de Ewerton, que já tinha um amarelo no cadastro quando resolveu varrer o extremo à margem das leis já muito perto da área. Valeu então a simpatia do árbitro Markus Strombergsson.

Absorvido o concentrado de sustos que o Birmingham tinha preparado, o sentido de jogo começou a pertencer ao Braga, embora sem grandes ocasiões de perigo. Os cruzamentos de Hélder Barbosa, Salino e Alan, em busca de um Lima ensanduichado entre os gigantes Caldwell e Davies, revelavam-se insuficientes, mas pelo menos já retraíam o ímpeto ofensivo do oitavo classificado da Championship (II Liga inglesa ). Era preciso mais e o talento de Mossoró, uns furos valentes acima do seu rendimento esta época, parecia ajudar. Talvez fosse só uma questão de acrescentar Nuno Gomes ao ataque, mas Jardim preferiu apostar em Paulo César, autor do maior desperdício da noite.

Na verdade, nem se tratou de arranjar uma companhia para Lima: foi uma pura substituição de Hélder Barbosa, em dificuldades físicas, por outro extremo-esquerdo. Em 4x3x3, contra o pouco britânico 4x2x3x1, o Braga esforçava-se, passou a correr mais no segundo tempo, mas não conseguia arranjar pontos de penetração e muito menos ligação com Lima, que só de longe ousou rematar.

Arbitragem

Simpático e com "miopia"


Elderson e Ewerton vão lembrar-se de Markus Strombergsson quando tiverem de lidar com um árbitro mais rigoroso e atento. Ao lateral-esquerdo foi perdoado um penálti por mão na área (1'); já o central contou com a benevolência do juiz sueco, que resolveu ignorar a amostragem de um segundo amarelo (13').


O MOMENTO

11'
Uma defesa a evitar derrocada na "Pedreira"

A pedreira do Monte Castro esteve em risco de ruir quando Markus Strombergsson apontou para a marca de penálti, a castigar agarrão e derrube de Ewerton a Elliott. Era o ponto zénite da pressão do Birmingham. No momento da verdade, Quim fixa a trajectória do remate de Zigic e estica-se para defender de forma monumental. Foi quase o virar de página.


Lances-chave

11' Quim defende penálti marcado por Zigic.


14' Na cobrança de um livre, Caldwell testa a atenção de Quim, que defende com dificuldade.

15' Após cruzamento da direita, Caldwell desvia de cabeça já na pequena área. Quim evita um golo quase certo com uma defesa enorme.

44' Burke acelera pela direita e assiste Elliot, que, já no interior da área bracarense, dispara para defesa segura de Quim.

51' [1-0] Sem linhas de passe disponíveis, Hugo Viana atira de longe rasteiro, sem grande força. A bola tabela no central Davies e o desvio acaba por enganar Myhill.

57' Desmarcado pela direita, Mossoró mete para Hélder Barbosa, que perde a bola. Na recarga, à entrada da área, Djamal dispara contra as costas de Caldwell.

73' Atento a um cruzamento da esquerda de Murphy, Zigic aparece de rompante a desviar de cabeça, errando o alvo por pouco.

80' Falhanço escandaloso do Braga. Sem marcação directa, Lima arranca pela direita e remata na passada para grande defesa de Myhill. Na recarga, Paulo César, com a baliza deserta, atira muito por cima da barra.


A ESTRELA

Quim 8
Com exibição imaculada, até um penálti defendeu


Se há jogos em que os guarda-redes ganham pontos, ontem foi claramente um desses exemplos. O experiente guarda-redes foi decisivo na vitória arsenalista, realizando uma exibição sem falhas e com um brilho especial no primeiro quarto-de-hora, período do jogo em que o Birmingham causou enormes problemas ao Braga. Nesta fase, Quim evitou por três vezes, de forma espectacular, o golo ao conjunto inglês, primeiro num penálti batido por Zigic e, depois, a remates do defesa Caldwell. Na recta final da primeira parte, Elliott procurou o golo, mas Quim voltou a responder com a segurança que caracterizou a sua exibição. Nos cruzamentos, também esteve sempre à altura das exigências, ajudando a garantir o apuramento.


O Braga um a um

Quim permite a Viana decidir

Salino 6

Não é lateral-direito de raiz, mas até parece, tal o à-vontade com que joga na posição para a qual a lesão de Baiano o empurrou. Ganhou quase todos os duelos individuais no capítulo defensivo e, na hora de apoiar o ataque, nunca perdeu a noção dos terrenos que pisava, procurando entregar a bola em segurança.

Paulo Vinícius 7

No regresso ao centro da defesa, depois de ter jogado a lateral-esquerdo frente ao FC Porto, foi o bombeiro de serviço. Foram muitas as vezes em que o brasileiro limpou jogadas de perigo e evitou que os erros de Ewerton e Elderson tivessem consequências graves. Não admira que tenha permanecido ao centro quando Elderson teve de sair devido a lesão.

Ewerton 4

Jogo para esquecer, com nervosismo e insegurança, algo inesperado num central que tem dado boa conta do recado. Coleccionou uma série de erros, entre os quais um penálti infantil.

Elderson 4

Depois de cumprir castigo no Dragão, teve um regresso infeliz à equipa. Ultrapassado várias vezes por Burke em lances de um contra um, saiu lesionado na segunda parte.

Djamal 6

Importante no jogo aéreo, trocou a bola com os colegas sem facilitar. Ainda foi à frente tentar o golo, aos 57 minutos.

Hugo Viana 7

Decisivo. Depois das assistências, marcou pela primeira vez esta época e assinou o passaporte rumo à próxima fase da Liga Europa. Com exibição em crescendo, jogou e fez jogar.

Mossoró 6

Suplente no Dragão, regressou com fome de bola. Ao seu estilo, esteve sempre irrequieto, baralhando os adversários e abrindo espaços para Lima.

Alan 6

A qualidade habitual em prol da equipa, segurando a bola com inteligência e experiência, e dando quase sempre a melhor sequência às jogadas.

Lima 6

Só ficou a faltar o golo ao avançado que nunca parou e foi um quebra-cabeças constante para os adversários. Tentou marcar de fora da área, mas sem sucesso, e falhou isolado ao cair do pano.

Hélder Barbosa 5

Tal como Mossoró, voltou ao onze titular com muita vontade de mostrar serviço, mas, desta vez, nem sempre encontrou a inspiração necessária.

Douglão 5

Chamado ao jogo para render o lesionado Elderson, acabou por dar altura ao sector defensivo, factor importante para segurar o bombardeamento final dos ingleses.

Paulo César 3


Sempre com preocupações defensivas, ajudou Ewerton a fechar à esquerda, mas falhou um golo de forma incrível.

Mérida 4


Poucos minutos em campo foram suficientes para o espanhol tocar de calcanhar e rematar com perigo.


Leonardo Jardim
"Foram os piores 15 minutos da época"

O Braga alcançou o primeiro objectivo na Liga Europa, depois de um arranque de jogo em que contou com a inspiração de Quim para não sofrer. Leonardo Jardim considerou mesmo que foram os "piores 15' da época". "Muita perda de bola e ansiedade, principalmente na construção. A responsabilidade de resolver já foi interiorizada de forma muito forte", explicou. "Em 21 jogos oficiais ainda não tivéramos a felicidade de o adversário não marcar no melhor período", observou. A equipa reagiu e, "com maior posse e organização" do Braga "o domínio foi aumentando", levando a que o treinador não tenha dúvidas: "Justificámos a vitória. Tivemos três ou quatro situações de golo iminente e ganhámos com todo o mérito a uma equipa que ainda não tinha perdido fora de casa". Isto depois de o adversário ter entrado "forte, com a pressão mais alta que o habitual", antes de regressar ao esperado. "É uma equipa tipicamente inglesa. Sabíamos que ia baixar o bloco", sublinhou.

O próximo passo na prova é garantir o primeiro lugar do grupo, frente ao Brugge. "Teoricamente, podemos encontrar um adversário mais acessível", explica Leonardo Jardim, embora avisando que, por si só, a liderança não significará facilidades no sorteio dos 16-avos-de-final da competição. "Não quer dizer que as equipas que venham da Liga dos Campeões sejam melhores que as da Liga Europa", reforçou. Certo é que o Braga irá à Bélgica "para vencer e comandar o grupo", ou não fosse essa "a forma de estar" do clube.

Quim
"Tenho a esperança de ser útil à Selecção"

A par de Helton, Quim é o guarda-redes menos batido na Liga ZON Sagres, com sete golos, e após uma exibição notável o tema Selecção Nacional tornou-se inevitável. "Já disse o que tinha a dizer sobre isso. Trabalho diariamente em prol do meu clube. Quem manda é o seleccionador, ele é que sabe e as opções são dele", afirmou, questionado, de seguida, se espera ir ao Euro'2012. "Tenho a esperança de ser útil à Selecção", respondeu. Sobre o jogo de ontem, Quim admitiu que foi "difícil, com muita bola no ar", mas o "mais importante era a vitória". "Falta um jogo e tudo faremos para sermos primeiros", concluiu.

Paulo Vinícius
"Importante é ajudar"


Paulo Vinícius, o jogador mais versátil do Braga, voltou a ser central, ele que também é opção para o lado direito da defesa e que frente ao FC Porto alinhou na esquerda. Apetece dizer que só lhe falta ser guarda-redes. "O mais importante é estar sempre disponível para ajudar e fico ainda mais feliz com uma vitória como esta, depois de as coisas não terem corrido bem no Dragão", respondeu. Reconhecendo que "o Birmingham entrou bem", destacou que o golo "tornou as coisas mais simples" e que a equipa teve o mérito de "controlar" a partida.

Adaptado a lateral e feliz

Salino voltou a actuar como lateral-direito e foi um dos elementos arsenalistas em destaque. "Estamos de parabéns. O Braga conseguiu o primeiro objectivo. Foi o quarto jogo em que fui adaptado e estive tranquilo. O importante é jogar", afirmou o brasileiro, que espera agora "ficar em primeiro lugar do grupo" e perspectiva "um jogo difícil" na Bélgica.


O JOGO

Bruno3429

Quim e Viana dão apuramento

O Sp. Braga voltou a impor-se ao Birmingham, com um golo de Hugo Viana, apesar do arranque diabólico dos ingleses, que obrigaram Quim a aplicar-se nos instantes iniciais. Com este triunfo, os minhotos qualificam-se para os 16-avos-de-final da Liga Europa e podem garantir a liderança do grupo H se vencerem o duelo da últ-ima jornada, na Bélgica, com o Club Brugge.


Os ingleses arrancaram fortes, mas perderam, tal como no primeiro confronto (3-1, em Inglaterra). A culpa foi do guarda-redes Quim, até porque os defesas minhotos chegaram a ser os piores inimigos, cometendo faltas em zonas proibidas e perdendo a cabeça na fase de maior pressão . O exemplo maior da displicência foi a jogada em que Ewerton agarrou Elliot na área. Os ingleses só não marcaram de penálti porque Quim adivinhou a trajectória da bola, disparada com estrondo pelo 'gigante' Zigic (2,02 m). Este último já tinha incomodado o guarda-redes, tal como Murphy (de livre) e o defesa Fahey (cabeceamento).

Após o intervalo, o Braga melhorou, e Hugo Viana fez a diferença com alguma sorte: disparou de fora da área, a bola desviou num adversário e traiu Myhill.

"15 MINUTOS MUITO MAUS"

"Os nossos primeiros 15 minutos foram maus. A equipa entrou demasiado ansiosa, houve muitas perdas de bola e a nossa organização esteve aquém da que habitualmente temos", disse, no final, Leonardo Jardim.

"Tivemos alguma felicidade, no nosso pior momento o adversário não finalizou. Mas, na segunda parte, conseguimos justificar a vitória e o apuramento". acrescentou.

FICHA DO JOGO

LIGA EUROPA - 5.ª jornada, grupo H, 30/11/2011

Estádio Municipal de Braga - Assistência: 9957 

Golo: 1-0 Hugo Viana (51')

Figura do jogo: Quim, guarda-redes, 36 anos

SP. BRAGA

Quim, Leandro Salino, Ewerton, Paulo Vinícius, Elderson (Douglão 68'), Djamal, Hugo Viana, Mossoró (Mérida 84'), Alan, Hélder Barbosa (Paulo César 68'), Lima.

Suplentes não utilizados: Berni, Rodrigo Galo, Nuninho e Nuno Gomes.

Treinador: Leonardo Jardim

BIRMINGHAM

Myhill, Spector, Caldwell, Davies, Murphy, N'daw, Elliott (Redmond 64'), Fahey, Burke, Beausejour (King 64'), Zigic (Wood 76').

Suplentes não utilizados: Doyle, Pablo Ibanéz, Gomis e Rooney.

Treinador: C. Hughton

Árbitro: Marcus Strombergsson (Suécia)

Disciplina: AMARELOS: Ewerton (10'), Caldwell (39'), Alan (86') e Burke (90'+3).

Correio da Manhã

Bruno3429

Vitória escassa sobre o Birmingham
Sp. Braga apurado para a próxima fase da Liga Europa

Um golo de Hugo Viana foi suficiente para os bracarenses assegurarem os três pontos indispensáveis para seguirem em frente.

O Sporting de Braga qualificou-se para os 16 avos de final da Liga Europa, ao vencer, em casa, o Birmingham, por 1-0, em jogo da quinta jornada do Grupo H.
Foi, contudo, um triunfo suado e difícil, perante uma equipa que surpreendeu, sobretudo na primeira parte, contrariando a antevisão de Leonardo Jardim, que disse esperar um Birmingham retraído na defesa.
Aos 10 minutos, Ewerton abordou muito mal um lance com Elliott, perdendo a vantagem que teve inicialmente, e, depois, puxou o adversário na grande área. Na conversão da respetiva grande penalidade, Quim defendeu o remate de Zigic e manteve as suas redes invioláveis.
O Sporting de Braga só aos 33 minutos tentou alvejar a baliza contrária, por Lima, mas sem sucesso, porque o remate saiu fraco e ao lado.
A segunda parte começou quase com o golo do Braga: remate de fora da área de Hugo Viana que ia para fora, mas tocou em Curtis Davies, desviou por completo a trajetória e enganou o guarda-redes inglês (51 minutos).
No outro jogo do Grupo H, o Club Brugge não ganhou para o susto, mas acabou por sair vitorioso da deslocação a Maribor, ficando muito perto do apuramento. Os belgas estiveram a perder 3-0, mas deram a volta ao resultado e triunfaram, por 4-3.

Objetivo cumprido. O Sporting de Braga vai marcar presença no sorteio dos 16avos de final da Liga Europa

O primeiro de Janeiro

JotaCC

DISCURSO DIRECTO

"Se não vencêssemos as coisas iam ficar complicadas. Conseguimos o principal objectivo e agora queremos o primeiro lugar do grupo. O Brugge veio ganhar a Braga e agora vamos tentar vencer lá. É importante ficar em primeiro

Lima

avançado do Braga

"Somos fortes e uma grande equipa. Entrámos ansiosos, mas depois controlámos a partida. O Quim defendeu um penálti e depois dominámos completamente. O resultado é justo. Vamos a Brugge a apontar ao primeiro lugar

Alan

extremo do Braga


"No primeiro tempo jogámos muito bem e esperava que a equipa marcasse um golo. A qualificação fica difícil, mas vamos tentar vencer o Maribor e esperar que o Braga faça o mesmo com o Club Brugge

Chris Hughtonj

Treinador do Birmingham



Melhor casa da época

A afluência de público aos jogos do Braga nesta edição da Liga Europa tem sido escassa. Ontem, os 9957 espectadores que foram ao AXA fizeram a melhor casa dos arsenalistas na fase de grupos da competição em 2011/12. É que na recepção ao Brugge o estádio recebeu 9145 espectadores e contra o Maribor estiveram 7185.

Finalmente em branco


O Braga quebrou uma série de quatro jogos sempre a sofrer golos. Coimbra, de onde trouxe um nulo para o campeonato, marcava a última partida em branco defensivamente. Seguiram-se os golos de Maribor, também para a Liga Europa, Benfica, Sporting e FC Porto, sendo que Alvalade ditou o adeus bracarense à Taça de Portugal.

Elderson saiu tocado

Depois de cumprir castigo com o FC Porto, Elderson voltou a ser titular ontem, mas saiu aos 68 minutos por causa de um toque num pé. De acordo com os responsáveis arsenalistas, não se trata de uma lesão preocupante, embora o nigeriano possa ser reavaliado amanhã de manhã, no regresso da equipa ao trabalho. Hoje é dia de folga.



Acabou jejum de sete anos

Hugo Viana apontou o golo que carimbou a passagem do Braga, um momento que não vivia há sete anos. A última vez que o médio tinha festejado para as competições europeias foi ao serviço do Sporting, em 2004/05, frente ao Dínamo Tbilisi. Os leões chegaram mesmo à final da Taça UEFA, mas perderam-na para o CSKA de Moscovo, em Alvalade.

Lima discute a liderança

Lima era o único jogador do Braga em risco de exclusão caso visse um cartão amarelo e conseguiu ultrapassar o obstáculo. Desse modo, o avançado será, salvo algum imprevisto, opção para Leonardo Jardim na deslocação à Bélgica. O encontro com o Brugge será decisivo para a atribuição do primeiro lugar do Grupo H, agora o próximo objectivo do Braga.


Braga segura quinto lugar de Portugal


A vitória de ontem do Braga não só permitiu aos bracarenses continuarem na Liga Europa, como deu a Portugal a possibilidade de ampliar a vantagem sobre a França, na luta pelo quinto lugar do ranking UEFA. Isto porque a única equipa gaulesa ontem em prova, o Rennes, não fez melhor que um nulo em casa com a Udinese. Por outro lado, é já garantido que Portugal vai continuar com todas as suas equipas em prova: o Benfica na Champions, o FC Porto na Champions ou na Liga Europa e o Sporting na Liga Europa tal como o Braga. Quanto à França, ontem o Rennes assinou a sua saída da competição.



O JOGO

Bruno3429

Braga segura Europa

O Sporting de Braga garantiu, ontem, a passagem aos 16 avos de final da Liga Europa ao bater os ingleses do Birmingham por 1-0, no Estádio Municipal. No dia 15 de Dezembro, na Bélgica, vai lutar pelo primeiro lugar no grupo, frente ao Brugge.

Diario do Minho

Bruno3429

Braga não falha e segue em frente
Sp. Braga 1-0 Birmingham City FC
Um penalty defendido por Quim e um remate feliz de Hugo Viana valeram o apuramento "arsenalista".
por Nuno Tavares

O Sporting de Braga garantiu o apuramento para os 16 avos-de-final da UEFA Europa League, ao receber e bater o Birmingham City FC, por 1-0, na quinta jornada do Grupo H.

A equipa de Leonardo Jardim sabia que um triunfo carimbava automaticamente o passaporte para a fase seguinte da prova, com um remate feliz de Hugo Viana no início da segunda parte a fazer a diferença no Municipal de Braga, já depois de Nikola Žigić ter falhado um penalty para o Birmingham.

Apesar de se apresentar num 4-5-1, com Žigić como homem mais avançado, o Birmingham revelou desde muito cedo apetência pela baliza contrária, com o poder aéreo do internacional sérvio a criar dificuldades ao último reduto "arsenalista".

E os visitantes tiveram mesmo uma oportunidade de ouro para fazer o 1-0 aos 11 minutos, quando Ewerton derrubou Wade Elliott na grande área. Chamado a converter a correspondente grande penalidade, Žigić viu Quim adivinhar o lado e manter o nulo com uma excelente defesa. O lance não desmotivou o conjunto inglês, que partiu para um período onde colocou o adversário sob intensa pressão.

O Braga foi recuperando do assalto inglês e começou a ter mais posse de bola a partir dos 20 minutos, ainda que sentisse problemas para incomodar o guarda-redes Boaz Myhill. O Birmingham, esse, estava agora mais preocupado em tapar os caminhos da sua baliza, com a excepção a ser um remate à figura de Keith Fahey aos 44 minutos, pelo que não estranhou que o intervalo chegasse com o marcador em branco.

A partida parecia destinada ao mesmo ritmo na etapa complementar, mas um momento de felicidade bracarense mudou por completo o cenário. Decorria o minuto 51 quando Hugo Viana apareceu em posição frontal à entrada da área inglesa, com o seu remate de pé esquerdo a sofrer um desvio em Curtis Davies e a trair Myhill.

O Birmingham demorou algum tempo a responder e só o fez após a entrada de Marlon King e de Nathan Redmond, com Žigić a cabecear com algum perigo aos 74 minutos. O Braga não estava, porém, disposto a deixar fugir o tão desejado apuramento e só não respirou mais cedo de alívio porque Lima permitiu a defesa de Myhill quando seguia isolado aos 81 minutos, antes de Paulo César atirar por cima na recarga com a baliza à sua mercê.

A vitória deixa o Braga já apurado, enquanto o Birmingham terá de bater o NK Maribor a 15 de Dezembro e esperar que a equipa portuguesa derrote fora o Club Brugge no mesmo dia para poder, também ele, apurar-se.

UEFA.pt

Bruno3429

Sporting de Braga nos 16 avos de final

O Sporting de Braga qualificou-se ontem para os 16 avos de final da Liga Europa em futebol, juntando-se ao Sporting, ao vencer em casa os ingleses do Birmingham por 1-0, na quinta jornada do Grupo H.

Um golo de Hugo Viana, aos 51 minutos, foi suficiente para os "arsenalistas" assegurarem o apuramento, num embate em que o guarda-redes Quim defendeu, aos 11, uma grande penalidade apontada pelo "gigante" sérvio Nikola Zigic.

Na última jornada, marcada para 15 de dezembro, o conjunto comandado por Leonardo Jardim desloca-se ao reduto dos belgas do Club Brugge, que esteve a perder por 3-0 no reduto do Maribor e acabou por vencer por 4-3.

Antena Minho

Bruno3429

Grande exibição de Quim ajudou o Braga a garantir a qualificação para os 16 avos de final
Viana sela apuramento


Um golo de Hugo Viana e uma exibição inspirada de Quim deram ontem ao Sporting Braga uma vitória sobre o Birmingham e o apuramento para os 16 avos da Liga Europa. Após a quinta ronda do Grupo H, a equipa minhota partilha a liderança com o Club Brugge, com 10 pontos, contra sete do Birmingham, sendo que tem vantagem no confronto direto com os ingleses.
Foi, contudo, um triunfo suado e difícil, perante uma equipa que surpreendeu, sobretudo na primeira parte, contrariando a antevisão do treinador "arsenalista", Leonardo Jardim, que disse esperar um Birmingham retraído na defesa. Os britânicos assumiram o comando do jogo desde o início e só a meio da primeira parte a equipa da casa foi equilibrando a contenda. A segunda parte começou quase com o golo do Braga: remate de fora da área de Hugo Viana que ia para fora, mas tocou em Curtis Davies, desviou por completo a trajetória e enganou o guarda-redes inglês.

Matias e Carrillo estão fora de jogo

As ausências de Matias Fernandez e de Carrillo, ambos lesionados, constituem as notas de destaque da convocatória do Sporting para a receção, hoje, aos suíços do Zurique, em jogo da Liga Europa. Segundo o boletim médico dos "leões", Matias Fernandez sofreu uma lesão na face posterior da coxa direita no encontro com o Benfica e estará ausente cerca de três semanas, enquanto Carrillo, que também saiu lesionado do mesmo encontro, com uma entorse no joelho direito, falha o encontro de hoje e está em dúvida para o jogo com o Belenenses, para a Taça de Portugal.

Em relação à convocatória para o jogo com o Benfica destaque para a saída de Arias e Elias, jogadores que não podem atuar pelos "leões" na Liga Europa, e de Rui Patrício, este por opção. Na convocatória de Domingos Paciência, realce ainda para a inclusão de três juniores, Carlos Chaby, João Carlos e João Mário. O Sporting recebe pelas 20:05 de hoje o Zurique, em jogo da 5.ª jornada do grupo D da Liga Europa, que será dirigido pelo árbitro dinamarquês Peter Rasmusse.

Equipas já qualificadas para os 16 avos de final da Liga Europa

Com metade da 5.ª jornada disputada ontem já estão qualificadas para os 16 avos de final da Liga Europa, que se disputam a 16 e 23 de Fevereiro de 2012, as seguintes equipas: PSV Eindhoven (Grupo C); Légia Varsóvia (C); Sporting (D); Athletic Bilbau (F); Metalist Kharkiv (G); Sporting de Braga (H); Atlético de Madrid (I); Twente (K) e Anderlecht (L). Hoje disputa-se a outra metade desta ronda devendo apurar-se mais algumas equipas. A última ronda disputa-se nos dias 14 e 15.

Jornal da Madeira

JotaCC

Miss Volley 2012
As 20 qualificadas para a Fase de Grupos


Terminou às 23h59 de ontem, dia 30 Novembro, a votação para a 1ª Fase do concurso Miss Volley 2012. Foram quase 2.000 votos que nos chegaram via Facebook. A adesão foi imensa e superou as expectativas.

Tal como definido no regulamento, seriam as 2 atletas mais votadas de cada equipa a passar à Fase de Grupos. A contagem não foi fácil, dado que os votos foram muitos, e havia alguns votos inválidos.

A votação da 1ª Fase qualificou as seguintes 20 atletas:

Cristiana Gonçalves (CCL) - 261 votos
Rita Costa (CCL) - 239 votos
Sunilza Gomes (CFB) - 136 votos
Joana Polido (CFB) - 109 votos
Amanda Menezes (GDG) - 75 votos
Mariana Falcão (SCB) - 75 votos
Luísa Marques (CAT) - 66 votos
Catarina Mineiro (SCB) - 65 votos
Fabiola Gomes (CSM) - 51 votos
Ana Gonçalves (GST) - 38 votos
Joana Reis (CAT) - 37 votos
Katia Helena Oliveira (CDR) - 34 votos
Vanessa Rodrigues (CDR) - 28 votos
Catarina Costa (GDG) - 23 votos
Maria Maia (LSC) - 14 votos
Fabiana Silva (CMG) - 11 votos
Maria Carlos (CMG) - 11 votos
Maria João Caseira (GST) - 10 votos
Ana Couto (LSC) - 10 votos
Flavia Descalzo (CSM) - 9 votos

A Fase de Grupos começará em breve e a votação será até ao último dia do mês de Dezembro. O alinhamento é o seguinte:

Grupo A
Cristiana Gonçalves (CCL)
Amanda Menezes (GDG)
Fabiola Gomes (CSM)
Vanessa Rodrigues (CDR)
Maria Carlos (CMG)

Grupo B
Rita Costa (CCL)
Mariana Falcão (SCB)
Ana Gonçalves (GST)
Catarina Costa (GDG)
Flavia Descalzo (CSM)

Grupo C
Sunilza Gomes (CFB)
Luísa Marques (CAT)
Katia Oliveira (CDR)
Maria Maia (LSC)
Maria João Caseira (GST)

Grupo D
Joana Polido (CFB)
Catarina Mineiro (SCB)
Joana Reis (CAT)
Fabiana Silva (CMG)
Ana Couto (LSC)

Lembramos que da Fase de Grupos, qualificar-se-ão para os quartos-de-final, as 2 primeiras atletas de cada grupo. A votação será feita na foto individual de cada atleta, através de um "Like" ou "Gosto" (e não em forma de comentário, como foi na 1ª Fase).

SOVOLEIL.PT

Bruno3429

Quim e Viana são heróis
Braga 1-0 Birminghan


Um golo de Hugo Viana e uma exibição inspirada  de Quim deram ontem ao Sp. Braga uma vitória sobre o Birmingham (1-0)  e o apuramento para os 16 avos da Liga Europa.   

Após a quinta ronda do Grupo H, a equipa minhota, finalista vencida  em 2010/2011, partilha a liderança com o Club Brugge, com 10 pontos, contra  sete do Birmingham, sendo que tem vantagem no confronto directo com os ingleses. 

Foi, contudo, um triunfo suado e difícil, perante uma equipa que surpreendeu,  sobretudo na primeira parte, contrariando a antevisão do treinador arsenalista,  Leonardo Jardim, que disse esperar um Birmingham retraído na defesa. Os britânicos, que militam no segundo escalão do futebol inglês, assumiram  o comando do jogo desde o início e só a meio da primeira parte a equipa  da casa foi equilibrando a contenda.   

Logo no primeiro minuto, ficou por assinalar uma grande penalidade contra  os minhotos, por mão de Elderson, que cortou um centro de Burke, num duelo  que se repetiria várias vezes e quase sempre favorável ao inglês.   

Aos 10 minutos, Ewerton abordou muito mal um lance com Elliott, perdendo  a vantagem que teve inicialmente, e, depois, puxou o adversário na grande  área.   
Na conversão da respectiva grande penalidade, Quim defendeu o remate  de Zigic e manteve as suas redes invioláveis.   

Logo a seguir (13 minutos), uma vez mais a tentar fazer a dobra a Elderson,  que perdeu novamente em velocidade para Burke, Ewerton cometeu falta - e  devia ter visto o segundo cartão amarelo e respetivo vermelho - e, na conversão  do livre, Murphy obrigou Quim a defesa apertada.   

A avalanche ofensiva dos ingleses continuava, perante uma equipa da  casa muito passiva e que só a muito custo, com alguma sorte e um "grande"  Quim (voltou a "salvar" com uma excelente defesa a um cabeceamento de Caldwell,  aos 15 minutos) conseguiu aguentar.   

O Sp. Braga só aos 33 minutos tentou alvejar a baliza contrária,  por Lima, mas sem sucesso, porque o remate saiu fraco e ao lado.   
A segunda parte começou quase com o golo do Braga: remate de fora da  área de Hugo Viana que ia para fora, mas tocou em Curtis Davies, desviou  por completo a trajetória e enganou o guarda-redes inglês (51 minutos).

O Sp. Braga jogava agora com outra intensidade e, a vencer,  não mais permitiu ao adversário grandes situações de perigo junto da baliza  de Quim, e podia mesmo ter dilatado, aos 58 minutos, por Hélder Barbosa  e Djama.

DN Madeira

Bruno3429

Sp. Braga sofreu mas arrumou a qualificação
Leonardo Jardim: "Tivemos alguma felicidade"


O Birmingham entrou melhor e desperdiçou um penálti, mas o golo de Hugo Viana, aos 51 minutos, colocou os minhotos nos 16-avos-de-final da Liga Europa.

Pela quinta vez nas últimas seis épocas, o Sp. Braga vai estar nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Na penúltima jornada do Grupo H, os minhotos garantiam o apuramento em caso de vitória, mas a exibição frente ao Birmingham esteve longe de ser brilhante e Quim foi decisivo ao defender uma grande penalidade. Um remate feliz de Hugo Viana garantiu os três pontos à equipa treinada por Leonardo Jardim que, desta forma, viu realizado o desejo de "arrumar já a qualificação".

Limitado pelo elevado nome de indisponíveis, Jardim manteve o figurino habitual da equipa (4x2x3x1) e fez, como era previsível, três trocas em relação ao jogo frente ao FC Porto: Elderson, Mossoró e Hélder Barbosa renderam Douglão, Mérida e Paulo César, respectivamente.

Do lado do Birmingham, actual 11.º classificado da Championship, equivalente à 2.ª liga inglesa (tem três jogos em atraso), o treinador Chris Hughton apostou numa equipa que se desdobrava entre o 4x2x3x1 e o 4x4x1x1, onde o gigante internacional sérvio Nikola Zigic (2,02m) era o jogador mais adiantado, sempre apoiado de muito perto pelo experiente Elliott. Nas alas, Beausejour, pela esquerda, e Burke, na direita, tentavam criar desequilíbrios.

Na análise que fez à equipa inglesa na antevisão da partida, Jardim destacou o "poderio físico" do adversário e previu uma formação britânica a apostar no "contra-ataque". A mensagem deve ter chegado ao balneário dos ingleses que pareceram apostar na surpresa: o que se viu no início do encontro foi precisamente o contrário.

Mais agressiva e procurando sempre jogar em velocidade pelos flancos, o Birmingham dominou por completo os primeiros 25 minutos e foi com enorme felicidade (e mérito de Quim) que o Sp. Braga não sofreu um golo nesse período. Logo aos 2', Elderson desviou a bola com o braço na área, mas o árbitro sueco mandou seguir. Nove minutos mais tarde, Ewerton de forma displicente, agarrou Elliott na área e, desta vez, foi assinalada grande penalidade, mas Quim defendeu com qualidade o remate de Zigic.

O aviso não teve efeitos imediatos nos amorfos jogadores do Sp. Braga e nos quatro minutos seguintes Quim voltou a ser protagonista por duas vezes. Só a partir da meia-hora os minhotos entraram na partida e conseguiram ter mais posse de bola. No entanto, até ao intervalo, o Sp. Braga não criou ocasiões de golo.

A entrada da equipa portuguesa no segundo tempo foi melhor e Hugo Viana deu o primeiro sinal ao isolar Hélder Barbosa que chegou ligeiramente atrasado. Pouco depois, chegou o momento do jogo: aos 51', Viana rematou de longe, a bola desviou em Davis e traiu Myhill. O mais difícil estava alcançado e o Sp. Braga já tinha o jogo controlado.

O Birmingham ainda tentou apostar no futebol directo, mas não criou perigo como na primeira parte e seria dos bracarenses, aos 81', a melhor oportunidade, mas Lima e Paulo César não tiveram arte para fazer o 2-0.
Com o apuramento garantido, o Sp. Braga vai discutir na Bélgica frente ao Club Brugge (que na Eslovénia depois de estar a perder por 3-0 frente ao Maribor conseguiu ganhar por 4-3) o primeiro lugar do Grupo H.

Positivo

Quim
Para além da grande penalidade defendida, nos primeiros 20' evitou o golo dos ingleses em três ocasiões.

Paulo Vinícius
Foi o melhor jogador da defesa minhota e confirmou que é no centro que rende mais.

Chris Burke
O escocês criou enormes problemas a Elderson e esteve na origem de quase todos os lances de perigo do Birmingham.

Negativo

Ewerton
Foi displicente no lance do penálti. Exibição insegura.

Ficha de jogo
Jogo no Estádio Axa, em Braga.
Assistência Cerca de 8.000 espectadores.

Sp. Braga
Quim, Leandro Salino, Paulo Vinícius Ewerton, Elderson (Douglão, 68'), Djamal, Hugo Viana, Alan, Mossoró (Fran Mérida, 84'), Hélder Barbosa (Paulo César, 68') e Lima.
Treinador Leonardo Jardim.

Birmingham
Boaz Myhill, Spector, Caldwell, Davies, Murphy, N'Daw, Elliott (Redmond, 65'), Fahey, Burke, Beausejour (King, 65') e Zigic (Chris Wood, 76').
Chris Hughton.

Árbitro: Markus Strombergsson, da Suécia.
Amarelos Ewerton (10'), Steven Caldwell (39'), Alan (86') e Chris Burke (90'+3').

Golo
1-0, por Hugo Viana, aos 51'.

Grupo H
1.º Club Brugge 5 jogos/10 pontos
2.º Sp. Braga 5/10
3.º Birmingham 5/7
4.º Maribor 5/1


Resultados
Club Brugge-Maribor, 2-0
Birmingham-Sp. Braga, 1-3

Sp. Braga-Club Brugge, 1-2
Maribor-Birmingham, 1-2

Maribor-Sp. Braga, 1-1
Club Brugge-Birmingham, 1-2

Sp. Braga-Maribor, 5-1
Birmingham-Club Brugge, 2-2

Maribor-Club Brugge, 3-4
Sp. Braga-Birmingham, 1-0

Club Brugge-Sp. Braga, 15 Dezembro
Birmingham-Maribor, 15 Dezembro

Publico

JotaCC

Felipe: «Parecia que tínhamos menos 3 jogadores...»
RECORDA GOLEADA SOFRIDA EM LONDRES
   
A derrota do Sp. Braga em Londres, na fase de grupos da Champions 2010/11, por 6-0, ficou na memória dos adeptos dos minhotos, mas também de um jogador que até já deixou a equipa agora comandada por Leonardo Jardim.

Felipe, agora ao serviço do Flamengo, recordou no programa "É Gol!!!", essa partida, referente à primeira jornada do Grupo H, num grupo em que o Sp. Braga acabaria em terceiro.

"Chegas ao estádio e vês Fàbregas, Van Persie e Arshavin. Esses jogadores estão nos meus vídeojogos. Com 20 minutos, eles já tinham feito quatro golos. Parecia que tínhamos menos três jogadores. Era uma diferença muito grande", relembrou o agora guarda-redes do Flamengo, no programa "É Gol!!!".


FC Porto e Benfica mantêm posições no ranking IFFHS
Em 5.º e 13.º respetivamente

   
FC Porto e Benfica viram as suas posições inalteradas no ranking de dezembro publicado pela Federação Internacional de História e Estatística de Futebol (IFFHS), esta quinta-feira, em comparação com o mês anterior.

Os dragões permaneceram na 5.ª posição (só superados pelo líder Barcelona com 332 pontos, Real Madrid, Vélez e Manchester United) com 256 pontos ao passo que os encarnados obtiveram 221 pontos que fez com que mantivessem a posição de Novembro sem mexidas (13.ª).

O Sporting passou a ser o terceiro clube nacional com melhor classificação, figurando no 47.º posto (o mesmo do mês anterior). Os leões beneficiaram da queda do Sp. Braga do 35.º para o 53.º posto.

O Nacional (252.º), Vitória de Setúbal (362.º) e Vitória de Guimarães (374.º) fecham o "top" português.

Classificação:

1. (1.) Barcelona (Espanha), 332 pontos
2. (2.) Real Madrid (Espanha), 316
3. (4.) Vélez Sarsfield (Argentina), 279
4. (3.) Manchester United (Inglaterra), 267
5. (5.) FC Porto (Portugal), 256
6. (7.) Manchester City (Inglaterra), 245
7. (8.) Bayern Munique (Alemanha), 233
8. (12.) Inter Milão (Itália), 225
9. (6.) Schalke 04 (Alemanha), 250
10. (10.) Santos (Brasil), 228
11. (9.) Universidad Católica (Chile), 228,5
12. (11.) Paris Saint-Germain FC (França) 222
13. (13.) Sport Lisboa e Benfica (Portugal) 221
14. (20.) Club Libertad Asunción (Paraguai) 217,5
15. (22.) Arsenal FC London (Inglaterra) 214
16. (15.) Liga Deportiva Universitaria de Quito (Equador) 206,5
17. (17.) FC Twente Enschede (Holanda) 204
18. (16.) PSV Eindhoven (Holanda) 202,5
19. (18.) Villarreal CF (Espanha) 200
20. (14.) FC Dinamo Kyiv (Ucrânia) 196,5

(...)

47. (47.) Sporting Clube de Portugal (Portugal) 154,5
53. (35.) Sporting Clube de Braga (Portugal) 148,5
252. (252.) CD Nacional Madeira (Portugal) 76,5
362. (373.) Vitória de Setubal (Portugal) 62
374. (357.) Vitória de Guimarães (Portugal) 61,5

RECORD