News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/11

Started by JotaCC, 20 de November de 2011, 08:14

Previous topic - Next topic

JotaCC

"Estar presente no Jamor"


Ambição em alta e olhos postos no Jamor. Leonardo Jardim voltou a reforçar o desejo de chegar à final da Taça de Portugal, um dos objectivos traçados pelo Sp. Braga para esta temporada. Para isso, terá de domar esta noite os 'leões', em jogo da quarta eliminatória da prova rainha do futebol nacional (20.15 horas), mas o técnico arsenalista não teme a garra da equipa de Alvalade. Pelo contrário, destaca a qualidade do plantel, mesmo perante o elevado número de lesionados e de uma paragem "nada benéfica".
"Um terço do plantel está de fora, mas como é habitual temos é de contar com os que estão disponíveis é com esses que acreditamos que vamos passar a eliminatória. O Sporting é um adversário com valor, que joga em casa, mas temos de ter argumentos para superar na Taça de Portugal, porque o nosso objectivo é estar presente no Jamor", sublinhou o treinador bracarense, consciente da importância do encontro desta noite.
"É um jogo decisivo e queremos vencer. Um dos objectivos da época é a Taça de Portugal", frisou.
Quanto ao Sporting, Jardim lembra a "qualidade global" do adversário, "que alterou a estrutura do ano passado, valorizando o plantel com entrada de jogadores que têm mostrado bom rendimento", contudo é claro: "andámos a correr atrás dos nossos objectivos e só pensamos em vencer para atingir um dos objectivos da época".
Mesmo considerando que não pretendem surpreender "ninguém", nem Domingos Paciência, Jardim diz que o anterior técnico arsenalista "conhece parte do plantel do ano transacto, mas isso pouca importância tem, porque o Sp. Braga desta época pouco tem a ver com o das outras épocas".
Sem revelar qual será a escolha para o lugar do lesionado Baiano, adiantando apenas que entre Galo, Salino e Paulo Vinícius está à procura da "melhor opção", o treinador também não respondeu às críticas de Jorge Jesus e Eusébio a Alan, ainda na sequência no último jogo do campeonato. "Acredito nos meus atletas. Um é capitão [Alan] e o outro trabalha comigo há três anos [Djamal]. O Alan está há mais de dez anos em Portugal, mas sobre o caso não vou dizer mais nada. Fiquei triste, porque 20 por cento da crítica foi direccionada para o jogo e 80 por cento para aspectos exteriores ao jogo".

Estreia de Rivera

Para o jogo decisivo da quarta eliminatória da Taça de Portugal, em Alvalade, Leonardo Jardim chamou todos os jogadores disponíveis do plantel, 19 no total. O grande destaque vai para a estreia de Rivera, jovem internacional sub-20. Baixas devido a lesão são oito: Vinicius, Zé Luís, Ukra, Nuno André Coelho, Baiano, Custódio, Imorou e Carlão.
A lista de convocados é a seguinte: guarda-redes: Quim e Berni; defesas: Galo, Elderson, Paulo Vinícius, Douglão e Ewerton; médios: Salino, Mossoró, Hugo Viana, Djamal e Fran Mérida; avançados: Meyong, Alan, Hélder Barbosa, Paulo César, Nuno Gomes, Lima e Rivera.

Ávila "tem potencialidade"

Leonardo Jardim aproveitou a antevisão para comentar o interesse do clube no avançado peruano Irven Ávila. "É um jogador internacional, jovem que tem potencialidade. Mas sobre este assunto, temos um gabinete de scouting", referiu o técnico do Sp. Braga.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Ávila tremido, N' Guessi apontado

No Peru garantem que o atacante vai assinar pelo Cristal. Surge outro alvo no horizonte.

A imprensa peruana deu ontem como praticamente certa a transferência de Irven Ávila para o Cristal, um dos clubes mais importante do país. O jornal El Comercio garante que o atacante decidiu permanecer no Peru e saltar para um dos grandes, atendendo a um pedido do treinador Roberto Mosquera, que potenciou as suas qualidades e será o futuro timoneiro do Cristal.


Tridente nos acertos finais

Jardim inclinado em lançar Salino no lado direito da defesa. Uma solução que mantém Paulo Vinícius no meio, na caça a Van Wolfswinkel. Berni e Mossoró podem ser as outras novidades.

A velocidade de Capel e a chama goleadora de Van Wolfswinkel dão que pensar a um SC Braga forçado a mexer em peças sensíveis da sua defesa. É o sector mais forte da equipa, aquele que contribui para cimentar a ideia duma muralha quase impenetrável, das mais sólidas da Europa.

No entanto, a recente lesão de Baiano no jogo frente ao Benfica resultou na perda dum totalista no campeonato e na necessidade de encontrar uma solução válida para o lado direito da defesa sem comprometer os outros sectores.


A BOLA

JotaCC

Garantido apoio no covil dos leões
mais de 700 rumo à capital da nação
   
Os adeptos bracarenses responderam bem ao repto lançado pelo clube no sentido de em Alvalade se registar um forte apoio à equipa. O Sp. Braga pediu 1.200 bilhetes para vender na cidade ao preço unitário de 5 euros e, embora estes não tenham esgotado, a procura foi, segundo fontes do clube, "bastante boa". Prevê-se que em Alvalade possam estar cerca de 700 adeptos do clube arsenalistas que aproveitaram também o facto de por apenas 21 euros garantirem transporte para Alvalade e bilhete para o jogo. A resposta sobretudo das claques foi muito positiva, na expectativa de ver o Sp. Braga seguir em frente numa competição que até já venceu.

No entanto, é preciso recuar até 1966 para recordar a vitória do Sp. Braga então treinado por Rui Sim-Sim sobre o V. Setúbal na final da Taça de Portugal. Um triunfo garantido com um golo de Perrichon, avançado de origem argentina.

RECORD

JotaCC

Hipótese Salino ganha mais força

Se Capel mete respeito pela velocidade e espírito guerreiro, então o Braga terá o antídoto ideal para o anular. Sem dar certezas sobre o polícia do espanhol, Leonardo Jardim deu uma importante pista. "Temos Salino; dá-nos combatividade e velocidade", avaliou, descartando ao mesmo tempo a hipótese Rodrigo Galo para preencher a vaga motivada pelo afastamento de Baiano (lesionado). A alternativa é Paulo Vinícius. "Dá segurança defensiva e maior capacidade no jogo aéreo", disse.


Mexicano Rivera estreou-se na convocatória


Sempre atenta a Rivera, a Imprensa mexicana tem finalmente um bom motivo para abrir noticiários, quando já o fazia para escrever simplesmente que continuava de fora das escolhas de Leonardo Jardim: desta vez, para variar, o internacional sub-20 estreou-se na convocatória do Braga. Numa lista de 19 jogadores, o segundo destaque é o regresso, previsível, do lateral-esquerdo Elderson, ausente na jornada anterior devido a castigo. Vinícius, Baiano, José Luís, Ukra, Nuno André Coelho, Custódio, Imorou e Carlão constituem as baixas dos minhotos.


Leonardo Jardim
"Esta equipa não é igual à de Domingos"

Comparar o Braga actual com o que Domingos Paciência levou à final da Liga Europa é um erro. Alguns jogadores até podem ser os mesmo, mas, como fez questão de reiterar ontem Leonardo Jardim, há muita coisa diferente. "O Braga está bem identificado, e o plantel não permite grandes oscilações. É um facto que o Domingos conhece os jogadores que estiveram com ele, mas isso tem pouca importância, porque o Braga desta época pouco tem que ver com o das épocas anteriores", declarou o técnico madeirense, porventura pensando na aposta num onze com Mossoró, Salino e - principalmente - Hélder Barbosa, que em 2010/11 foram quase sempre segundas opções para o agora treinador dos leões.

Mas as mudanças não se verificaram somente na Pedreira; segundo Leonardo Jardim, em Alvalade também mora agora uma equipa diferente para melhor. "O Sporting alterou grande parte da estrutura do ano anterior, valorizando o plantel com a entrada de jogadores que têm tido um bom rendimento neste início de campeonato. No entanto, nós temos a nossa forma de estar e um comportamento igual, independentemente do adversário", vincou o madeirense, que prometeu uma equipa a "atacar quando tiver a bola e com os cuidados necessários quando não a tiver".

Apesar de o sorteio dos 16-avos-de-final da Taça de Portugal ter colocado mais um grande no caminho do Braga, à semelhança do que já havia sucedido na temporada transacta, na qual a equipa acabou eliminada pelo Benfica, Jardim não se desvia do objectivo traçado no dia em que foi apresentado. "O Sporting é um adversário com valor, que joga em casa, mas temos de ter argumentos para ir ao encontro do nosso objectivo, que é estar no Jamor. Não há outra forma de encarar o jogo que não seja para vencê-lo", vincou o treinador, ao qual é atribuída uma costela sportinguista.


"Confio em Alan e Djamal"

Depois dos assuntos relacionados com a Selecção Nacional, os alegados insultos racistas proferidos pelo benfiquista Javi García contra Alan e Djamal dominaram as conversas dos adeptos do futebol nas últimas duas semanas. Muitos puseram em causa as declarações do capitão arsenalista; Jorge Jesus acusou-o de quebrar "um código profissional", e Eusébio até lhe chamou "estúpido". Declarações que tiveram eco em Braga, mas às quais Leonardo Jardim preferiu responder sem entrar em polémicas. "Tenho confiança nos atletas que estiveram relacionados com o caso [dos alegados insultos racistas], pois trabalho com um há três épocas e o outro é capitão de equipa, o que me leva a ter plena confiança na sua forma de estar e nos seus comportamentos. Alan está há mais de dez anos em Portugal, e todos o conhecem", referiu o treinador do Braga, decepcionado com todo o ruído resultante do Braga-Benfica, da décima jornada do campeonato. "O mais importante foi o jogo, e fiquei triste pelo facto de 20 por cento da crítica ter sido direccionada para a qualidade de jogo e os outros 80 para factores extrafutebol. Isso não é positivo para os profissionais de futebol nem para o espectáculo", afirmou Jardim, que garante não ter notado qualquer sinal de perturbação em Alan depois ter sido alvo de tantas críticas. "Os atletas comportaram-se como se têm comportado habitualmente", assegurou o madeirense.


Írven Ávila entrou na lista do Cristal

A próxima semana será decisiva para o futuro de Írven Ávila. O Braga já cumpriu importantes etapas no sentido de contratar o avançado peruano do Sport Huancayo, mas tem agora o Cristal, o maior clube do Peru, como adversário nesta corrida. Por um contrato válido por dois anos, Ávila terá a possibilidade de auferir o mesmo que lhe oferece o clube arsenalista e só admite mudar-se para Portugal em troca de melhores condições. "As propostas dos dois clubes são muito idênticas. É tentador jogar na Europa, mas terão de melhorar a proposta que me fizeram. Aguardo respostas", declarou.

Atento às negociações, Leonardo Jardim aplaude a chegada do eventual reforço. "É um jogador internacional, mas terá de passar por uma fase de adaptação", observou o treinador, comparando depois o seu caso ao do mexicano Rivera. "É um jovem com potencial", sentenciou.


Fabrice Ondama debaixo de olho


Em fim de contrato com o Wydad Athletic Club (Marrocos), Fabrice Ondama  estará a ser seguido pelo Braga com vista a uma contratação futura. A notícia foi avançada pelo sítio footafrica365.fr uma semana depois de ter marcado presença no Estádio El Menzah, na Tunísia, um emissário do clube português para assistir ao jogo Espérance de Tunes-WAC (1-0), da segunda mão da Liga dos Campeões africanos. Adaptável a várias posições do ataque, o jogador congolês tem em mãos uma proposta concreta do Espérance de Tunes (oferece, à cabeça, cerca de 500 mil euros) e há algum tempo que é seguido pelos belgas do Anderlecht.


O JOGO

Bruno3429

Sp. Braga/AAUM bate Belenenses e deixa "lanterna vermelha"

Na recepção ao Belenenses, o Sp. Braga/AAUM alcançou o seu segundo triunfo no Campeonato Nacional 1ª Divisão. 4-2 foi o resultado que permite aos minhotos abandonarem o último lugar da tabela classificativa, por troca com o Boavista, ao mesmo tempo que mantém os Azuis do Restelo na sempre incómoda 12ª posição.

Os bracarenses estiveram quase sempre no comando do marcador, mas só garantiram os três pontos a pouco mais de trinta segundos do final, graças a um golo do brasileiro Jefferson. Amílcar (Sp. Braga/AAUM) e Nuças (Belenenses) destacaram-se ao bisarem na partida.

Futsalglobal

JotaCC

Física líder à condição

A vitória da Física em casa do Juventude de Viana (1-4) colocou a equipa de Vítor Fortunato na liderança, pelo menos até quarta-feira, dia em que as equipas que jogam nas provas europeias cumprem a quinta jornada.

Resultados

HC Braga SAD 3 - Paço de Arcos 2

I. sagres 6 - Gulpilhares 4

Riba d'Ave 7 - Tigres 6

J. viana 1 - Física 4

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Leonardo Jardim aponta à vitória dos minhotos em casa do Sporting
"Objectivo é o Jamor"

Leonardo Jardim prometeu um Sp. Braga cheio de ambição em Alvalade, apesar de reconhecer que o Sporting "tem muita qualidade" e está "ao nível de Benfica e FC Porto pelo espectáculo que oferece". O treinador dos minhotos só pensa em chegar à final do Jamor.

"O Sporting é um adversário com valor, que joga em casa, mas temos de ter argumentos para ir ao encontro do nosso objectivo, que é estar no Jamor. Não há outra forma de encarar este jogo da Taça que não seja vencê-lo", sublinhou.

O técnico defendeu que "a qualidade global do Sporting é que faz a diferença", recusando--se a destacar jogadores na equipa adversária. "Eles alteraram grande parte da sua estrutura, valorizando o plantel com jogadores que têm mostrado bom rendimento. São bons, mas valem pelo seu todo", reforçou.

A confiança do treinador é inabalável, ainda que este admita que "a paragem no campeonato não foi tão benéfica quanto gostaria". "As várias lesões graves que temos levam muito tempo a curar. Não conseguimos recuperar nenhum jogador nestes 15 dias e vínhamos de uma boa fase. Mas acredito que vamos manter esta forma de estar positiva e vamos passar esta eliminatória", disse.

Por fim, Jardim desvalorizou o facto de Domingos Paciência conhecer bem a equipa bracarense. "Conhece o plantel do ano transacto, mas isso pouca importância tem, até porque o Sp. Braga desta época pouco tem a ver com os das temporadas anteriores

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Sporting x SC Braga: Jogo grande para fechar ronda 4 da Taça
Duarte Monteiro


O sorteio reservou um duelo entre grandes para fechar a 4ª eliminatória da Taça de Portugal. O Sporting recebe em Alvalade, este domingo (20h15) o outro Sporting, o de Braga, para um jogo onde não haverá espaço para calculismos. Quem perde sai, é a assim a Taça de Portugal.


Taça de Portugal
Sporting vs SC Braga
6 Jogos, 5V 1E 0D (Golos: 25-4)

Últimos Resultados:
93/94: SCP 2-1 SCB
81/82: SCP 4-0 SCB
69/70: SCP 6-1 SCB
65/66: SCP 1-1 SCB
60/61: SCP 9-0 SCB

Começando pela história entre os dois emblemas, referência para o facto desta ser a 64ª visita dos minhotos a Alvalade, onde só conseguiram vencer por seis ocasiões, contra os 50 triunfos do leão sempre que jogou em casa com os bracarenses.

Se reduzirmos a análise aos encontros na Taça de Portugal, encontramos 13 desafios, entre Braga e Lisboa, entre arsenalistas e sportinguistas. Por três vezes a equipa nortenha saiu vencedora da eliminatória, contra oito triunfos do Sporting.

É, portanto, uma história pintada mais de verde que a vermelho, embora nas últimas quatro visitas ao terreno do leão, o Braga tenha vencido metade. Em 2009, por 2x3, e em 2010, por 1x2, sempre para o campeonato.

Domingos conta com Polga e Onyewu, Jardim chama os disponíveis

A dupla de centrais Polga e Onyewu está de volta e deve mesmo ser a escolhida para defrontar o SC Braga. Os dois centrais estão recuperados de lesão e foram chamados por Domingos Paciência, tal como o lateral-esquerdo Insúa.

Do lado minhoto, Leonardo Jardim chamou todos os jogadores disponíveis. Com oito homens de fora por lesão, o técnico madeirense chamou o mexicano Rivera, que se estreia assim numa convocatória em jogos oficiais.

Zerozero

JotaCC

Taça Portugal: Sporting e Sporting de Braga defrontam-se em Alvalade

O Sporting e o Sporting de Braga disputam hoje, em Alvalade, o "jogo grande" da quarta eliminatória da Taça de Portugal em futebol, já marcada pelo afastamento do FC Porto, derrotado por 3-0 em Coimbra.

O embate de Alvalade marca o reencontro de Domingos Paciência, treinador dos "leões", com os "arsenalistas", que levou a época passada à final da Liga Europa, perdida por 1-0, para o FC Porto, de Villas-Boas e Falcao.

Para hoje estão agendados mais 12 encontros, entre eles a receção do Paços de Ferreira ao Nacional.

Para a quinta ronda, já estão qualificados, além da Académica, o Benfica, que sexta-feira venceu por 1-0 no reduto da Naval 1.º de Maio, graças a novo golo do espanhol Rodrigo, e o Moreirense (7-1 ao Lousada).

FUTEBOL365

JotaCC

Jardim quer marcar presença no Jamor

O treinador do Sporting de Braga mostrou hoje ambição para o jogo de domingo em Lisboa com o Sporting, da quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, frisando a vontade de vencer em Alvalade.

Leonardo Jardim lamentou a onda de lesões que assola o plantel "arsenalista" – oito jogadores ficam de fora –, mas advertiu que, ainda assim, o Sporting de Braga quer chegar à final da competição e isso passa por vencer o Sporting no domingo.

"Temos um terço do plantel de fora por lesões, mas temos de contar com os disponíveis e com esses é que acreditamos que vamos passar a eliminatória", disse na antevisão da partida.

Jardim deixou alguns elogios à equipa sportinguista, considerando que este ano está a um nível muito próximo de FC Porto e Benfica, mas frisou: "Temos de ter capacidade para superar o nosso adversário, para atingirmos o objetivo que é estar no Estádio do Jamor. Este é um jogo decisivo e não há outra forma, queremos vencer".

Considerou que a paragem no campeonato "não foi benéfica" para os minhotos, porque não permitiu recuperar nenhum jogador lesionado e a equipa estava "numa boa fase", mas prometeu uma apresentar uma formação "com identidade própria" na casa dos "leões".

O técnico dos minhotos descartou ainda a hipótese de surpreender Domingos Paciência, treinador do Sporting e seu antecessor em Braga, até porque não há muitas possibilidades, dadas as limitações existentes neste momento.

"O Domingos conhece o plantel do ano passado, mas isso pouca importância tem porque o Braga desta época pouco tem que ver com o dos anos anteriores", notou ainda.

O treinador não quis ainda responder às opiniões do treinador do Benfica, Jorge Jesus, e de Eusébio, que criticaram Alan por causa dos alegados insultos racistas do benfiquista Javi Garcia ao jogador brasileiro do Braga.

"Acredito nos meus atletas. Tenho plena confiança nos dois [Djamal e Alan], um trabalha comigo há três anos, o outro está em Portugal há 10", notou.

O jogo começa às 20:15 de domingo, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e será arbitrado por Jorge Sousa, do Porto.

ANTENA MINHO

JotaCC

Alan: «Saímos de cabeça erguida»
triste com eliminação

O brasileiro Alan não gostou da derrota frente ao Sporting, na Taça de Portugal, e no final do encontro mostrou-se desagradado pela forma como os arsenalistas foram afastados da competição.

"O primeiro golo deles foi fora de jogo. Na primeira parte dominámos, mas infelizmente não conseguimos fazer melhor. De qualquer modo saímos de cabeça erguida, porque fizemos um bom jogo e deixámos uma boa imagem."

Quanto à polémica do jogo com o Benfica e as palavras de Jesus sobre o tema, Alan não falou.

"Não comento...", rematou.


Leonardo Jardim: «Dominámos na primeira parte»
ELOGIA EXIBIÇÃO DOS SEUS PUPILOS
   

Apesar da derrota em Alvalade, diante do Sporting, em jogo da Taça de Portugal, por 2-0, Leonardo Jardim felicitou a performance dos seus jogadores diante dos leões.

"Hoje terminou um dos objetivos da nossa temporada. A final era um sonho que queríamos tornar realidade. O resultado não traduz aquilo que aconteceu em campo. Na primeira parte dominámos em termos ofensivos e Sporting marcou nas poucas oportunidades que teve. Foram uma equipa muito eficaz", lamentou, prosseguindo a sua análise.

"Na segunda parte, tentámos inverter o resultado, mas acabámos por ficar com menos um jogador. Mesmo assim, em desvantagem numérica, a equipa discutiu o jogo e ainda tivemos oportunidades para fazer o 2-1 e relançar o jogo", disse.

"O Sp. Braga jogou como sabe, é assim em casa mas também fora dela. Hoje não fomos premiados. Ficámos com pena, mas estamos satisfeitos com a atitude dos jogadores", frisou.

"Esta eliminação não faz mossa na equipa, pois estivemos muito bem. Mostrámos uma excelente atitude e muita qualidade. O resultado não serviu para o nosso objetivo. Perdemos o primeiro de quatro, numa competição em que tínhamos ambições e onde queríamos chegar longe", concluiu.

RECORD

JotaCC

Sporting segue em frente com vitória sobre o SC Braga (2-0)

O Sporting assegurou a última vaga nos oitavos-de-final da Taça de Portugal, depois de ter vencido esta noite o SC Braga por 2-0. Diego Capel (14 minutos) e Insúa (21) carimbaram a qualificação dos leões, que ganham confiança extra para o derby do próximo sábado, diante do Benfica.


Bom espectáculo em Alvalade, manchado com a expulsão de Elderson na segunda parte, como que travando a reacção do SC Braga, que tinha chegado ao intervalo em muito bom plano, pese os dois golos sofridos.

Na verdade, os leões chegaram à vintena de minutos já a vencer por 2-0. Diego Capel, aproveitando paragem da defensiva bracarense, por suposto fora-de-jogo, inaugurou o marcador aos 14 minutos, com excelente recorte técnico sobre o guarda-redes contrário. Pouco depois, Insúa aumentou a vantagem leonina, tocando de peito para a baliza, quase sem querer, depois de livre batido da esquerda por Matías Fernandez.

A equipa minhota nunca se mostrou abnegada, fazendo por merecer, pelo menos, o golo de honra, sobretudo na primeira parte. Na segunda, a expulsão com vermelho directo de Elderson, por derrubar Elias, como que deitou por terra qualquer esperança de reviravolta.


«O resultado não traduz o que aconteceu» - Leonardo Jardim

O treinador do SC Braga reconheceu que a eliminação da Taça de Portugal deita por terra um dos objectivos do clube para a presente época. Ainda assim, deixou elogios à sua equipa.

«Penso que o resultado não traduz aquilo que aconteceu dentro do campo. A primeira parte, se não foi dominada por nós, pelo menos fomos superiores em termos ofensivos e em situações de golo. O Sporting finalizou as poucas situações ofensivas, sendo muito eficaz nesse aspecto. Na segunda parte, quando queríamos inverter o resultado, ficámos sem um jogador, mas mesmo assim a equipa teve atitude extremamente competitiva, discutindo sempre o jogo. Podíamos ter feito o 2-1, mas as coisas tornaram-se difíceis com menos um jogador e o Sporting só na parte final teve o jogo completamente dominado», disse Leonardo Jardim, já depois de ter assumido que a Taça era um dos objectivos traçados para esta época.

O treinador dos bracarenses garantiu ainda que a derrota não vai deixar mossa, uma vez que no horizonte da equipa depara-se agora o FC Porto.

«Não fomos premiados pelo nosso bom futebol, mas ficamos satisfeitos pela atitude e empenho que os jogadores tiveram», vincou.


«Saímos de cabeça erguida» - Alan

O brasileiro Alan diz que, apesar da derrota e consequente eliminação da Taça de Portugal, a equipa do SC Braga sai de cabeça erguida do Estádio de Alvalade.

«Acho que o primeiro golo do Sporting é fora-de-jogo. De resto, o SC Braga foi dominador. Infelizmente não conseguimos impor o nosso futebol na segunda parte, também porque tivemos um jogador expulso, mas, mesmo assim, saímos daqui com a cabeça erguida bom futebol que praticámos», disse.

Confrontado com as recentes declarações de Jorge Jesus, treinador que disse ter pretendido o jogador no Benfica, Alan escusou-se a comentar, assim como as declarações de Eusébio em torno das acusações de racismo sobre Javi García.

A BOLA

JotaCC

TP: Sporting-Sp. Braga, 2-0 (crónica)
Eficácia no ensaio para a Luz

O Sporting eliminou o Sp. Braga da Taça de Portugal, com uma vitória por 2-0, e reforçou a onda de entusiasmo antes do «derby» com o Benfica da próxima semana. Um jogo aberto, com oportunidades repartidas, mas com os leões bem mais eficazes junto à baliza. A expulsão de Elderson, a abrir a segunda parte, fragilizou a reacção dos minhotos que lutaram até ao fim.

Com um grande ambiente nas bancadas, o jogo começou com um ritmo intenso, com um Sporting inclinado para a frente e um Braga a responder na mesma moeda, com as duas equipas a procurar tirar vantagens nas transições. Os leões mais descaídos sobre a esquerda, com Capel a tentar explorar a adaptação de Salino a lateral direito. Os minhotos respondiam pelo mesmo flanco, com a velocidade de Alan e Lima a provocarem desequilíbrios. Um jogo aberto que ganhou um ritmo frenético, com as equipas a atacar à vez. A primeira oportunidade até foi dos minhotos, com Alan a cruzar tenso, mas Lima chegou um tudo-nada atrasado para o desvio junto ao primeiro poste.

A equipa de Leonardo Jardim transbordava confiança e subiu no terreno perante as primeiras hesitações dos leões, mas acabou por provar do próprio veneno, porque foi o Sporting que marcou em contra-ataque, com Matías a sair disparado da área de Patrício e a abrir o jogo para Van Wolfswinkel que, depois de um primeiro remate, assistiu Capel para o primeiro golo do jogo. O Braga não tremeu e voltou a carregar sobre a baliza de Patrício, com Alan, Lima e Hugo Viana em bom plano, mas foram os leões que voltaram a marcar, na sequência de um livre de Matías sobre a esquerda. Berni defendeu para a frente e Insúa encostou com o peito. Pouco mais de vinte minutos e os leões já venciam por 2-0, dois golos com o «dedinho» de Matías.

Este segundo golo já fez mexer com o Braga. Os minhotos ficaram nervosos, protestaram e perderam rigor táctico. Entre pequenas quezílias e protestos, o ritmo de jogo baixou de forma considerável. O Sporting, agora mais recuado, procurava gerir, enquanto os minhotos respondiam de coração aberto e até voltaram a estar perto do golo, primeiro numa cabeçada de Alan, a cruzamento de Hélder Barbosa e, já sobre o intervalo, com um remate de Paulo Vinicius, também de cabeça. Nas duas ocasiões, brilhou Patrício com duas grandes defesas.

Os leões chegavam a meio do jogo com uma vantagem de dois golos, sobretudo, pela maior eficácia que revelaram junto à baliza, até porque, até aí, o jogo tinha sido equilibrado em todos os outros aspectos. Mas logo a abrir a segunda parte a balança descaiu subitamente para o lado do Sporting quando Elias fugiu na direcção de Berni e foi travado pelas costas por Elderson. A expulsão era inevitável, como o reajustamento de forças, com Hélder Barbosa a ter de recuar para fechar o flanco. Mesmo assim, os minhotos, numa primeira fase, conseguiram disfarçar o facto de estarem a jogar com menos um.

O Sporting também não conseguia tirar proveito da vantagem numérica. Domingos sentiu isso e retocou a equipa, com a entrada de Carriço para o lugar de André Santos, ganhando centímetros à frente da defesa, e de Carrillo para o lugar de Matías, ganhando velocidade sobre o flanco. Na mesma altura, Leonardo Jardim também recompôs a defesa com a entrada de Galo e refrescou o ataque com Paulo César e, mais tarde, Nuno Gomes. Neste período de transição, Paulo César foi o primeiro a mostrar-se com um remate à trave.

A equipa de Domingos, feito o reajustamento, passou a ter o jogo controlado e nas bancadas começaram os ensaios dos «cânticos de guerra» para a Luz, reforçados depois da entrada de Nuno Gomes. O Braga, cada vez mais desgastado, foi recuando e o Sporting voltou a estar perto do terceiro golo, com Carrillo a empatar nos remates aos «ferros». Capel teve a última palavra, com mais um remate ao poste antes do apito final.


TP: Sporting-Sp. Braga, 2-0 (destaques)

Capel e Insúa assinam vitória com empurrão de Matías

A figura: Matías
A arrancada para o primeiro golo foi deliciosa. Um trilho sinuoso mas que Matías percorreu com velocidade, acerto e visão. O chileno viu a oportunidade e apontou o caminho aos companheiros, papel que tem assumido com regularidade no Sporting e que nunca deixou dúvidas na selecção chilena. Pouco depois, excelente a marcação do livre directo que forçou a Berni a comprometer e Insúa a marcar. Fortíssimo nas bolas paradas e incansável no meio-campo, mesmo numa noite em que foi destacado para a frente.

Momento: 2-0
Ainda o Braga reagia ao primeiro golo (14m) quando, pouco depois, o Sporting marcava o segundo. Em apenas 22 minutos, e numa prova a eliminar, o leão ficou numa situação bastante confortável para seguir em frente na Taça e acabou por explorar a intranquilidade do adversário.

Outros destaques:

Rui Patrício
Domingos Paciência não quis abdicar de Rui Patrício na Taça de Portugal, pelo menos neste jogo, e o guarda-redes respondeu, entre outras, com duas grandes intervenções na primeira parte, a negarem golos a Alan e Paulo Vinicius. O treinador não teve dúvidas sobre as dificuldades que o adversário podia causa, tal como o internacional português não teve problemas em assegurar total tranquilidade à equipa.

Capel
Boa exibição do espanhol, celebrada com um golo, o primeiro. Van Wolfswinkel não lhe deu o feedback que desejaria na noite da Taça, mas Capel não desistiu de ensaiar as assistências para golo, ele que é um dos melhores da equipa neste capítulo.

Insúa
Regresso muito aplaudido do lateral argentino, recuperado de lesão, e bafejado com um golo. Estava no sítio certo no momento necessário, como em tantas outras ocasiões.

Carrillo
Excelente entrada do jovem peruano, que respondeu à oportunidade do treinador com uma bola à trave.

Alan
Lutou muito para alimentar o sonho do Jamor. Testou, mais do que uma vez, a eficácia de Rui Patrício entre os postes e só um guarda-redes ao mais alto nível impediu que marcasse.

Viana
Um dos melhores dos minhotos, tal como Alan, determinado a combater os dois golos madrugadores. Perigosíssimo nas bolas paradas.


Alan: «Primeiro golo foi fora-de-jogo»
Brasileiro acusa árbitro de má decisão na jogada que Capel finalizou para o 1-0.

Alan, avançado do Sp. Braga, depois da derrota em Alvalade na Taça de Portugal, em declarações à SportTV:

«O que falhou? O primeiro golo, que foi fora-de-jogo. Fomos
dominadores na primeira parte e não conseguimos desenvolver o nosso futebol na segunda porque tivemos um jogador expulso. É um objectivo que cai por terra, mas saímos daqui de cabeça erguida.»

[Os elogios de Jorge Jesus, que disse que sempre quis levá-lo para o Benfica] «Não sabia do Benfica, mas não vou comentar.»


Leonardo Jardim: «Não há vitórias morais»
Sporting-Sp. Braga, 2-0 (reportagem)

Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, depois da derrota diante do Sporting (0-2), no Estádio de Alvalade, em jogo da 4ª jornada da Taça de Portugal:

[Tinha dito que a Taça era um dos objectivos do Braga, como se sente?]
«Sentimo-nos tristes por não ter conseguido passar esta eliminatória. A Taça de Portugal era um dos nossos objectivos, não o conseguimos, mas sabemos que tudo fizemos para o conseguir. O resultado não traduz minimamente o que se passou dentro de campo. O Braga foi dominante na primeira parte, em todas as variáveis do jogo, menos na finalização e eficácia. Na segunda parte, com menos um jogador, tivemos uma atitude dinâmica e sempre positiva, a discutir o resultado. Não existem vitórias morais, mas a equipa teve um empenho importante».

[O que determinou o resultado? Que peso tem esta eliminação?]
«O resultado não traduz o que se passou em campo porque, na análise do jogo, em termos estatísticos, de remates e situações ofensivas, revelam um maior caudal do Braga em relação ao Sporting. O Braga nunca foi dominado pelo Sporting, com excepção dos últimos cinco minutos, devido à atitude que teve. Só aí é que o Sporting conseguiu um remate à trave e o controlo do jogo. Não quero falar da arbitragem, mas parece-me que as decisões em relação ao Braga foram sempre de forma negativa. Quanto ao peso, temos quatro objectivos e não conseguimos um. Tínhamos esse objectivo, é um objectivo falhado».

[Além do resultado negativo, perde Elderson para o Dragão]
«As baixas são uma coisa que temos conseguido superar com a rentabilidade máxima do plantel. Não temos soluções para todas as posições, mas a polivalência de alguns jogadores permite-nos gerir essas situações. É isso que vamos fazer no Dragão».

[Falou da arbitragem. Pode indicar algum caso específico?]
«Houve vários. Faltas dentro da área do adversário que não foram punidas, houve situações de offside, faltas claras em períodos de transição. São situações difíceis de ajuizar, mas na análise penderam sempre a favor de uma equipa em relação à outra, O Braga gosta de ser respeitado como os outros clubes».

[Porquê a aposta em Berni para a Taça de Portugal?]
«Foi minha escolha. O Berni era o guarda-redes que iria defender a Taça, já o tinha feito contra o 1º Dezembro, voltou a ser primeira escolha. Temos sempre dois guarda-redes preparados paras as competições».


Jardim: «Resultado não traduz o que se passou»
Treinador do Braga lamenta finalização e diz que na primeira parte a sua equipa dominou o Sporting.

Leonardo Jardim, treinador do Sporting de Braga, depois da derrota em Alvalade frente ao Sporting, na Taça, em declarações à SportTV:

«Hoje terminou um dos nossos objectivos, que era chegar à final. Não o conseguimos. O jogo e o resultado não traduzem o que aconteceu dentro de campo. Na primeira parte fomos superiores, e das poucas vezes que o Sporting chegou à nossa baliza foi capaz de finalizar e foi muito eficaz. Na segunda parte, ficámos com menos um jogador, mas mantivemos uma atitude positiva, criámos uma ou duas oportunidades, tivemos uma bola no poste e podíamos ter voltado ao jogo. Nos últimos quatro ou cinco minutos foi quando o Sporting conseguiu controlar o encontro. O Sporting ganhou porque fez dois golos, o Sp. Braga jogou como sabe jogar, manteve uma atitude ofensiva, mas não foi premiado. É pena.»

[Satisfação com os jogadores] «Em termos de comportamento, a equipa esteve bem, quer em qualidade futebolística quer na altitude. O resultado deixa um dos objectivos para trás, já que tínhamos ambições nesta competição e queríamos chegar ao Jamor.»


Lima antecipa Porto: «Vai ser um jogo de igual para igual»

Lima, avançado do Sp. Braga, comenta a eliminação da Taça de Portugal frente ao Sporting, em Alvalade, neste domingo, na quarta eliminatória:

«É um resultado frustrante. Jogámos bem, não soubemos aproveitar as oportunidades, mas já conversámos no balneário e temos de sair daqui de cabeça erguida pela nossa determinação. Com um a menos na segunda parte as coisas complicaram-se. Acabei de ver as imagens do golo do Capel e sem dúvida que estava em fora-de-jogo. Agora vamos descansar e pensar no FC Porto, que é um jogo muito importante para o campeonato.»

[Se a derrota afecta o moral para o jogo com o FC Porto] «De maneira nenhuma. Se tivéssemos feito uma péssima partida isso ia desestabilizar-nos, mas foi o contrário. O Sp. Braga é uma equipa forte, experiente, está acostumada a enfrentar este tipo de situações e jogos. É mais um jogo importante, contra uma grande equipa e vamos preparar-nos bem para essa batalha.»

[Se é possível vencer o FC Porto] «Como o Sp. Braga joga, sim. Nada é impossível. Sabemos que o FC Porto atravessa um momento menos bom, mas é uma grande equipa, vai ser um jogo de igual para igual.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Leonardo Jardim: "Dominámos mas não fomos felizes"

Foi um Leonardo Jardim abatido e resignado que se apresentou no final da partida frente ao Sporting, para comentar as incidências.

O treinador do Sp. Braga explicou então os motivos da desilusão: "O resultado não traduz o que se passou em campo, especialmente na primeira parte, em que fomos nós que criámos as ocasiões de perigo, mas foi o Sporting quem marcou. Foi um desfecho injusto num jogo que dominámos mas no qual não fomos felizes".

De qualquer forma, e apesar das falhas na finalização, o treinador foi elogioso para com os seus pupilos: "Estou satisfeito com a atitude mostrada pelos jogadores. No meio disto tudo, só foi pena o resultado final, que pôs fim ao nosso sonho de marcar presença na final", concluiu.


O JOGO