News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 29/10

Started by JotaCC, 29 de October de 2011, 07:35

Previous topic - Next topic

JotaCC

"Não somos candidatos... não vale a pena sermos líricos"


O Sporting de Braga entra na nona jornada da Liga Portuguesa de Futebol a defender um lugar no pódio. Partilha com o Sporting a terceira posição, ambos com 17 pontos, cumprindo os objectivos que estavam previamente estabelecidos. O cheiro pelos lugares de topo, apesar da ambição e desejo que paira no seio dos adeptos, mantém-se distante. Leonardo Jardim faz questão de colocar água na fervura e aponta, com todas as letras, que o Braga não é candidato ao título.
"O Braga nunca foi candidato ao título, isso é assumido desde que estamos a trabalhar, desde o dia 1 de Julho", recordou. O discurso do treinador tem sido único. "O nosso objectivo é ficar entre os quatro primeiros e é para isso que trabalhamos, não vale a pena sermos líricos", apontou. No entender de Leonardo Jardim "importa dar um passo de cada vez e trabalhar para maximizar as nossas potencialidades", apontou. Quanto aos candidatos ao título, Leonardo Jardim avança que estão bem identificados. "Neste momento só existem três candidatos ao título assumidos". E qual o mais forte no presente? "Normalmente o mais forte é o que vai em primeiro e neste caso são o Benfica e o Porto", respondeu.
O plantel do Sporting de Braga treinou ontem de manhã e partiu para estágio em Coimbra, onde esta tarde mede forças com a Académica. O jogo está agendado para as 18.15 horas, no Estádio Cidade de Coimbra. A turma bracarense está apostada em dar continuidade aos resultados positivos na cidade dos 'estudantes' tendo em linha de conta que há oito anos que não perde um jogo no recinto da Académica.

"Queremos dar continuidade a este trajecto no campeonato"


Leonardo Jardim está satisfeito com o desempenho da equipa no campeonato e aposta num bom resultado para manter o Sp. Braga nos lugares cimeiros. Sobre o jogo em Coimbra, referiu que "é mais um jogo do campeonato com a importância igual à de todos os outros". "Vamos defrontar um adversário que está a fazer uma boa campanha e está nos lugares cimeiros da classificação. Temos todo o respeito mas queremos conquistar os três pontos em disputa e dar continuidade ao trajecto que temos feito neste campeonato", salientou.
O treinador admitiu ainda que o rendimento fora de casa não é tão positivo como nos jogos em Braga, mas "o Braga conseguiu ter sempre uma boa postura e fora só não foi tão forte ao nível de eficácia na finalização. Vamos tentar ser dominantes na casa do adversário e fazer golos para conquistar os três pontos e consolidar a nossa classificação", referiu.

Uma lista de repetidos

Equipa que ganha não se mexe. Terá sido esse o lema de Leonardo Jardim na elaboração dos convocados para o jogo desta tarde com a Académica de Coimbra (18.15 h), a contar para a nona jornada do campeonato. Depois do triunfo folgado sobre o Feirense (3-0) na ronda anterior, o treinador do Sporting de Braga repetiu a lista dos convocados, mantendo assim a estrutura principal da equipa intacta. O médio Djamal, que chegou a estar em dúvida, depois de uma lesão que sofreu na última partida também foi convocado, mas há possibilidade de acontecer uma alteração no 'onze'. Essa foi a única pista que o treinador do Braga deixou passar na conferência de imprensa de antevisão ao jogo em Coimbra. "Pode haver uma alteração, mas ainda estamos a ver qual a melhor solução", salientou o treinador do Sporting de Braga.
Leonardo Jardim faz contas ao futuro, na medida em que o calendário vai apertar durante o mês de Novembro.
"Vamos gerir a situação da melhor forma. O Braga tem pretensões em várias provas e o seu plantel não é constituído por 11 ou 12 elementos. Muitos já jogaram e outros estão a crescer para darem maiores soluções ao treinador", apontou o timoneiro do Braga.
A lista completa dos convocados para o jogo em Coimbra é a seguinte: Quim, Berni, Ewerton, Vinicius, Mossoró, Paulo César, Hélder Barbosa, Baiano, Mérida, Lima, Meyong, Elderson, Nuno Gomes, Djamal, Salino, Paulo Vinicius, Alan, Douglão e Hugo Viana.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Leonardo Jardim
"Nuno Gomes é especial"

Ter Nuno Gomes em campo, o máximo de tempo possível, significa para o Braga meio caminho andado rumo ao êxito. Esta curiosa relação de causa-efeito já não é nova e, para não variar, manifestou-se nos últimos dois jogos: em Maribor não jogou e a equipa não foi além de um empate (1-1); contra o Feirense, alinhou de início e contribuiu para o triunfo mais dilatado da época (3-0). Leonardo Jardim não ficou indiferente ao número 21, rotulando-o mesmo de preciosidade. "É sempre uma solução para chegar aos golos. O Nuno Gomes tem sabido tirar partido das suas melhores características, ora como titular, ora como suplente utilizado. Vamos continuar a rentabilizar os nossos jogadores e o Nuno é um jogador especial. Cabe ao treinador rentabilizar as suas características, de modo a ser cada vez mais competente e a ajudar a equipa com golos. São muito importantes", analisou o treinador do Braga, deixando entender que o avançado voltará a alinhar como titular, frente à Académica, enquadrado numa equipa muito próxima da utilizada na última jornada. "Poderá ser o mesmo onze, embora com uma alteração. Não mais do que isso", precisou.

Com apenas uma vitória (Setúbal) em quatro partidas disputadas fora de casa, o Braga atacará "os três pontos" em Coimbra, embora com cautelas. "A Académica está a fazer uma boa campanha e, por isso, teremos de ser muito competentes. Vamos tentar ser dominantes, de modo a chegar aos golos", apreciou Jardim, dizendo-se preparado para um ciclo apertado de jogos, envolvendo Maribor, Benfica, Sporting e FC Porto. "Temos pretensões em todas as provas e o plantel não se resume a 12 elementos. Há mais jogadores. Alguns já jogaram de modo a terem rendimentos semelhantes aos outros", explicou. Fora do relvado, o discurso mantém-se ameno, sem desvarios do comandante. "O Braga nunca foi candidato ao título. O nosso objectivo é ficar entre os quatro primeiros classificados. Não vale a pena sermos líricos. Pelo que leio e ouço, só existem três candidatos ao título assumidos", atalhou.


"Biótipo" de Éder favorece o contacto e as transições


O negócio da cedência definitiva de Diogo Valente à Académica terá deixado o Braga em situação privilegiada para adquirir o passe de Éder, à luz de um alegado direito de preferência a ser accionado até Janeiro, pois o contrato do avançado com a Académica expira no final da época. Sem certezas de nada, Leonardo Jardim foi taxativo sobre a grande referência do ataque da Briosa: "Não falo sobre ses". "Já foi noticiado que o Éder é referência para mais de dez clubes", reagiu.

Futurologias à parte, o treinador do Braga não poupou em elogios para descrever o jovem ponta-de-lança, já apontado como opção válida para o ataque da Selecção Nacional. "É um jogador jovem, com um biótipo favorável a um estilo de jogo em transições e com maior contacto. Dos poucos avançados que existem em Portugal, é um elemento a surgir com muitos clubes interessados e acredito que ainda está numa fase evolutiva, pelo que no futuro ainda vai rentabilizar mais", perspectivou. Na verdade, o olho clínico de Jardim vai muito além do potencial de Éder. "A Académica é uma equipa competitiva, com alguns jovens de qualidade, mas o Braga tem mais responsabilidades. Temos de fazer valer o nosso favoritismo ", assinalou.

Três meses de trabalho em Braga já lá vão e Leonardo Jardim mostra-se entusiasmado. "Estou a adaptar-me a um clube novo e a uma forma de estar diferente. A equipa é quase cinquenta por cento nova e, aos poucos, está a ficar mais forte", testemunhou. A um grupo de estudantes de Comunicação presente na conferência de Imprensa de antevisão do jogo com a Académica, o treinador apontou como objectivo na Liga Europa "passar a fase de grupos".


Último golo ao Braga tem quase três anos


O Estádio Cidade de Coimbra só existe desde 2003, mas para o Braga parece ter um significado especial. Por mais incrível que isto possa parecer, no palco actual a Académica nunca conseguiu derrotar a turma minhota e a última vez que o conseguiu fazer foi há oito anos, embora, na altura, no Estádio Municipal Sérgio Conceição, com um tento salvador de Paulo Adriano (1-0 foi o resultado final) a dar a permanência à Académica. Desde então, vitórias nem vê-las. Pior, em matéria de golos, tão preciosos para ganhar, já lá vão duas épocas de seca absoluta. Em 2010/2011, o Briosa empatou em Coimbra a zeros, enquanto há dois anos perdeu por 0-2 - a título de curiosidade refira-se que nas respectivas épocas também foi derrotada fora de casa, igualmente sem concretizar.

Ora, é preciso recuar até 2008/2009 para detectar a última vez que a formação de Coimbra conseguiu festejar um golo frente aos arsenalistas. A 2 de Novembro de 2008, numa altura em que Domingos Paciência e Jorge Jesus orientavam Académica e Braga, respectivamente, Pedrinho (agora ao serviço dos franceses do Lorient) conseguiu colocar os estudantes na frente do marcador, ele que, curiosamente, nem foi de marcar muitos golos aquando da passagem pelo emblema de Coimbra. Os visitantes evitaram a derrota por intermédio de Meyong que, como se sabe, tem queda para marcar golos ao conjunto que veste de negro.


Dificuldades estimulam a confiança

Titular desde a quarta jornada, João Real deverá manter hoje o lugar no eixo da retaguarda ao lado de Abdoulaye. O central, que a Académica foi buscar, no Verão, à Figueira da Foz, reconhece que "o Braga está moralizado pelo bom campeonato que tem vindo a fazer", mas isso não é suficiente para intimidar os jogadores da Briosa. "Jogamos em casa e temos as nossas metas bem definidas. Vamos encarar o jogo de forma concentrada, com uma boa atitude competitiva para contrariar o adversário e conseguir o que queremos: vencer", assume. O dono da camisola 13, que elogiou "as qualidades" dos avançados Lima e Nuno Gomes, até é da opinião que por vezes "as dificuldades ajudam a motivar e a fazer acreditar".

Real reforçou ainda que "a permanência é o objectivo" da Académica, mas não descartou outros horizontes, quando tal meta estiver consolidada, pois "as condições que o clube oferece assim o obrigam". Quanto à luta interna com Berger e Abdoulaye (Orlando ainda não está apto para a competição), diz que é a equipa que ganha e que todos, acima de tudo, "querem é ajudar". Seja como for, admite que o importante "é não adormecer, pois há sempre alguém à espreita" para roubar a titularidade, sublinhou o defesa que tem vínculo com os capas negras até 2014.


Traumatismo deixou de ser problema para Djamal


O traumatismo no pé direito de Djamal (na foto) deixou de pairar como uma ameaça. Os tratamentos e o trabalho específico desenvolvidos ao longo da semana resultaram na perfeição e o médio-defensivo acabou por ser a grande novidade no último treino realizado à porta fechada em Braga, trabalhando sem restrições, razão pela qual entrou na convocatória para o jogo com a Académica certamente para alinhar como titular. Confirmada a disponibilidade do trinco líbio, Leonardo Jardim apenas equaciona uma alteração no "onze": algo apagado nos últimos dois jogos, Hélder Barbosa deverá ser poupado de início para dar lugar a Paulo César ou a Mérida. O candidato mais forte à posição de extremo-esquerdo é o atacante brasileiro.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Minhotos confiantes para a visita a Coimbra
Jardim elogia Nuno Gomes

Leonardo Jardim quer conquistar hoje (18h15, Sport TV 1) em Coimbra a segunda vitória fora e admite recorrer de novo à pontaria de Nuno Gomes, que foi titular na última jornada e abriu caminho para a goleada ao Feirense (3-0).

"O Nuno é um jogador especial e cabe ao treinador rentabilizá-lo para ajudar a equipa com golos", frisou, acrescentando que o ponta-de-lança "pode ser uma solução frente à Académica". "É o elemento que tem finalizado o maior número de vezes. Aproveita aquelas que são as suas melhores características, quer quando joga de início quer como suplente utilizado", disse.

O rendimento da Académica "impõe respeito" a Jardim, que reconhece que o Sp. Braga "não tem sido tão eficaz fora como em casa". Ainda assim, só pensa em ganhar em Coimbra. "Queremos ser competentes e conquistar três pontos", avisou, esclarecendo que o objectivo "é continuar perto dos lugares da frente". "Nunca disse que lutaria pelo título. Só há três candidatos assumidos", reforçou.

Confrontado com o interesse no avançado Éder (Académica), foi evasivo: "Tem um perfil físico favorável ao contacto e à transição. Há clubes interessados. Apontaram-no a dez". O técnico repetiu a convocatória da última jornada, deixando os avançados Carlão e Ukra e o médio Custódio de fora por lesão.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Fórmula 100 por cento eficaz
Por Pascoal Sousa

O onze que ganhou ao Feirense também venceu o Birmingham e o Nacional. Mas até agora Leonardo Jardim nunca repetiu a equipa em dois jogos seguidos Será que é desta?

Em defesa de uma tradição de oito épocas sem perder em casa da Académica - a última derrota, por 0-1, aconteceu a 1 de Junho de 2003, e foi no Estádio Sérgio Conceição, em Taveiro -, o SC Braga transporta para Coimbra o espírito de conquista que o conduziu a uma vitória fácil sobre o Feirense na última jornada.

Leonardo Jardim repetiu a convocatória mas irá ele também repetir o onze? Talvez para não dar as armas todas ao adversário, o madeirense lançou a hipótese de fazer uma mudança pontual na equipa, sem dar pistas sobre a posição em causa.

A gestão que tem feito do esforço de Nuno Gomes levanta sempre a dúvida, mas a verdade é que com o 21 a titular o SC Braga marca e não perde.

Esta época, o treinador nunca repetiu o onze em dois jogos consecutivos. No entanto, a equipa que venceu por 3-0 o Feirense era a mesma que de forma categórica alcançou os três pontos em Birmingham [3-1] e que contornou a resistência do Nacional na sexta jornada [2-0], no Estádio Axa.

É, pois, uma fórmula 100 por cento vencedora, capaz, em teoria, de dar sequência ao conjunto de resultados alcançado fora com a Académica: quatro vitórias e quatro empates.

A Bola

Bruno3429

Éder com perfil e muito futuro
Por Pascoal Sousa

Leonardo Jardim teceu elogios à qualidade de Éder, jogador que em Janeiro poderá transferir-se para Braga.

Sem confirmar este cenário, o técnico considerou o avançado «um jovem com perfil físico favorável ao contacto e à transição e que pode ainda ser rentabilizado no futuro».

Recorde-se que por ocasião da cedência definitiva de Diogo Valente aos estudantes, o SC Braga assegurou opção de preferência para adquirir o passe de Éder.

A Bola

Bruno3429

Académica e SC Braga anulam-se em Coimbra
Por Redacção

Académica e SC Braga empataram a zero, em Coimbra, em jogo da 9.ª jornada da Liga.

Jogo disputado a bom ritmo mas com poucas ocasiões claras de golo. Na primeira parte, o SC Braga instalou-se no meio-campo da Académica sem, no entanto, conseguir criar situações para marcar.

No segundo tempo, os estudantes mudaram de estratégia e os minhotos não conseguiram assumir o controlo do jogo. Pertenceram mesmo à equipa de Pedro Emanuel as melhor ocasiões, com Éder a cabecear à barra e Adrien Silva a atirar ligeiramente ao lado da baliza de Quim.

Com este resultado, a equipa de Leonardo Jardim falhou a possibilidade de igualar, embora que de forma provisória, o Benfica no segundo lugar da classificação e pode ver o Sporting e o Marítimo destacarem-se no terceiro lugar.

Já a equipa isola-se à condição no sexto lugar com 13 pontos, a cinco dos lugares que dão acesso às competições europeias.

A Bola

JotaCC

Jardim aceita o empate

Leonardo Jardim considera justo o empate no jogo com a Académica. Treinador do SC Braga garante equipa preparada para ciclo exigente em Novembro.

«Tivemos o sinal mais na primeira parte, com posse de bola mas um ritmo algo lento e sem criar oportunidades de golo. A segunda parte foi mais equilibrada e intensa, as substituições contribuíram para manter a intensidade até final. Foi um jogo equilibrado e o resultado é justo», afirmou Leonardo Jardim, na zona de entrevistas rápidas.

Novembro reserva embates com Maribor, FC Porto e Benfica. Diz Jardim que «a equipa está preparada como sempre esteve», sublinhando que o Braga «trabalha diariamente para enfrentar todos os adversários».

«Os jogos valem três pontos, não é por defrontarmos as equipas da frente que vai deixar de ser assim. O futuro da época define-se nos setes meses de competição que temos para disputar. Novembro vai ser um mês competitivo, mas toda a gente gosta de jogar com adversários de valor. Os jogadores não vão fugir à responsabilidade», afiançou.


«Vitória era merecida» - Hugo Viana


Hugo Viana lamenta empate (0-0) com Académica. Médio diz que SC Braga merecia deixar Coimbra com os três pontos na bagagem.

«Pelo que fizemos e oportunidades que criámos, merecíamos uma vitória. Não saímos satisfeitos com o empate, a vitória era merecida», analisou Hugo Viana, na zona de entrevistas rápidas no final do encontro da 9.ª jornada da Liga.

Seguem-se os jogos com Maribor (casa), Benfica (casa) e FC Porto (fora). O médio diz que os guerreiros estão «motivados» para enfrentar um exigente mês de Novembro.

«Motivados pelo que fizemos hoje, sobretudo na primeira parte. Os jogadores sabem o que podem dar em campo», afiançou.

«Vamos preparar agora o jogo de quinta-feira [contra o Maribor], só depois pensaremos nos restantes jogos do campeonato», atirou.

A BOLA

JotaCC

Académica e SC Braga empatam a zero

Académica e SC Braga empataram a zero, em jogo a contar para a jornada nove da Liga Zon Sagres.

Na segunda partida da ronda, depois do FC Porto ter vencido o Paços de Ferreira por 3x0 no encontro inaugural, as duas equipas não conseguiram marcar golos para animar os adeptos presentes no Estádio Cidade de Coimbra.

Com isso, acabaram por dividir os pontos com um empate a zero, que faz com que a Académica não vença para a Liga há três jogos consecutivos, enquanto os comandados de Leonardo Jardim voltaram a ceder pontos, depois da vitória sobre o Feirense na jornada anterior.

Com este resultado, a Académica soma 13 pontos e está no sexto lugar, enquanto, mais acima, o SC Braga, com 18 pontos, pode ser ultrapassado na tabela classificativa por Sporting e Marítimo, caso estas duas equipas vençam o Feirense e o Gil Vicente, respectivamente.

ZEROZERO

JotaCC

Académica e Sporting de Braga empatam em Coimbra

A Académica e o Sporting de Braga empataram este sábado 0-0, em encontro da nona jornada da Liga portuguesa de futebol, disputado em Coimbra.

Com este empate, os coimbrões ascenderam provisoriamente à sexta posição com 13 pontos, enquanto os "arsenalistas" subiram, igualmente à condição, ao terceiro lugar com 18.


JN

JotaCC

Académica-Braga não teve golos

Académica e Sporting de Braga empataram a zero em Coimbra num jogo com domínio dividido e poucas oportunidades claras de golo.

Na primeira parte, a bola rondou mais a área de Peiser. Após o intervalo, no entanto, mandou mais o anfitrião, e com duas oportunidades mais claras, mas a equipa da casa continua desde 2003 sem vencer no seu estádio o Braga.

Com o lateral-direito Cédric em destaque, a Académica somou o primeiro empate no campeonato e subiu provisoriamente ao sexto lugar, com 13 pontos, menos cinco do que o Braga, que está, também à condição, em terceiro.

Os visitantes – que continuam com apenas três golos sofridos, mas agora em nove jogos – desperdiçaram uma oportunidade aos 37', quando Lima atirou muito por cima depois de um cruzamento de Elderson. Em cima do intervalo, o brasileiro e Nuno Gomes, que voltou a ser titular, não conseguiram chegar a tempo a um cruzamento de Alan.

No segundo tempo, os remates de longe de Hugo Viana foram a arma mais utilizada pelos bracarense, que perderam o domínio do encontro. Aos 53', após um dos oito cruzamentos de Cédric durante a partida, Éder cabeceou à barra naquele que foi o lance que esteve mais perto de terminar dentro de uma das balizas. A dez minutos do fim, o médio Adrien Silva apareceu bem na zona de finalização, fez bem a recepção, mas o remate saiu ligeiramente ao lado.

Leonardo Jardim considerou que a divisão de pontos foi justa. "Na primeira parte tivemos sinal mais, com boa circulação de bola, mas com um ritmo algo lento. Na segunda, a Académica equilibrou", afirmou o treinador do Braga.

Pedro Emanuel admitiu "algum ascendente" do adversário nos primeiros 45 minutos, mas referiu que as melhores oportunidades foram da sua equipa. "Estivemos mais perto dos três pontos", disse.

PUBLICO

JotaCC

Hugo Viana: «Merecíamos a vitória»
médio comenta empate com académica
   
Hugo Viana, jogador do Sp. Braga, comentou o empate (0-0) na visita ao reduto da Académica, em encontro referente à 9.ª jornada da Liga Zon Sagres, destacando que a vontade dos arsenalistas foi sempre a de vencer.

"Na segunda parte houve mais espaço entra a nossa linha média e a linha avançada e talvez eles tenham estado melhor na segunda. Pelo que fizemos na primeira, sobretudo, penso que merecíamos a vitória. Saímos daqui com o empate mas queríamos vencer", disse.

"Estamos motivados. Pelo que fizemos hoje, os jogadores sabem o que podem dar. Temos outro jogo quinta-feira, vamos recuperar para estar na próxima força", rematou.


Leonardo Jardim: «Pontos estão bem repartidos»
comenta empate frente à académica
   
Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, comentou aos microfones da SportTV o empate (0-0) frente à Académica, em encontro da 9.ª jornada da Liga Zon Sagres. E para o técnico dos arsenalistas, houve justiça no resultado.

"Uma equipa joga o que a outra deixa jogar. Tivemos sinal mais na primeira parte, mas circulámos a bola a um ritmo lento e não criámos situações que justificassem o domínio que tínhamos. Na segunda parte o jogo foi mais equilibrado e intenso. Os pontos estão bem repartidos", iniciou.

"Repeti o onze porque achava que se enquadrava melhor para este adversário. É importante manter uma estrutura, que é a mesma desde o início e queremos consolidá-la. É normal que na mesma estrutura haja oscilações, porque fomos mais dominadores com posse na primeira parte e mais agressivos na segunda e isso depende dos jogadores que estavam presentes em campo", explicou depois.

Confrontado com o calendário apertado que a sua formação vai ter nos próximos tempos, Jardim foi claro: "O Sp. Braga está preparado para o mês de novembro. Sabemos que todos os jogos valem três pontos e vamos respeitar os adversários como fazemos com todos até agora e queremos jogar para vencer. Vai ser um mês competitivo mas toda a gente gosta de jogar com adversários de valor."

RECORD