News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/10

Started by JotaCC, 02 de October de 2011, 07:59

Previous topic - Next topic

JotaCC

Leonardo Jardim: "Não gostámos de perder"

O sabor amargo da primeira derrota da época não agradou a Leonardo Jardim. Por isso, a meta para o jogo desta tarde, na Marinha Grande, frente à União de Leiria (16 horas), está bem traçada: retomar o caminho das vitórias. Depois do desaire na Liga Europa, frente ao Club Brugge, o Sp. Braga quer manter-se no topo do campeonato e continuar invicto a nível interno.

"Foi uma situação nova, pela primeira vez perdemos na época e não gostámos de perder, é uma sensação que não gostámos. Pretendemos rectificar já no próximo jogo com a União de Leiria, queremos voltar as vitórias e temos já o jogo de amanhã [hoje] para conseguir esse objectivo", frisou o técnico.

Andar na frente da classificação é para Jardim "uma pressão positiva", perante adversários que "se motivam muito a jogar com o Sp. Braga": "acredito que alguns se transcendam a jogar connosco, mas temos que estar preparados para isso, jogar para todas as provas com ambição. O grupo sabe disso e está a preparar-se para superar as motivações extras dos adversários".
Por isso, o técnico lembra que o desafio desta tarde apresenta um grau de dificuldade, elevado com a chegada de Manuel Cajuda ao comando técnico dos leirienses.

"O jogo com a União de Leiria aumentou de dificuldade com a entrada de Manuel Cajuda, por dois factores: porque é um treinador com muita experiência no futebol português, em termos motivacionais desenvolve muito bem esse papel e vai motivar os jogadores até ao limite; depois é um treinador que conhece muito bem o Sp. Braga, tem até assistido aos jogos e tem mais argumentos para preparar este jogo. Ainda não sabemos muito bem como é que o Leiria se vai apresentar, mas temos de apostar tudo e apresentar um futebol positivo de forma a conquistar o objectivo de vencer".

Apesar de a União de Leiria ocupar o penúltimo lugar da tabela, o técnico arsenalistas alerta para o factor motivacional da última 'chicotada'.
"Sinceramente, espero um Leiria, extremamente, motivado com a entrada de um novo treinador, mas também espero uma boa resposta dos meus atletas e que sejamos capazes de mostrar no jogo os nossos atributos e o porquê de estarmos no primeiro lugar da tabela", sublinhou o treinador.

Quanto aos concorrentes FC Porto e Benfica, Jardim diz que "normalmente" não se "preocupa com os jogos dos adversários", a única preocupação "é controlar o nosso jogo e vencer, de forma a dar continuidade ao lugar que estamos na tabela".

Cajuda: "Empate é um bom resultado"

Manuel Cajuda considera que um empate, esta tarde, frente ao Sp. Braga, "é um bom resultado". O novo técnico da União de Leiria - que substituiu na última semana Vítor Pontes, sucessor de Pedro Caixinha - reconhece a dificuldade para a partida que marca o regresso à equipa que já orientou duas vezes em épocas anteriores.
"O empate é um bom resultado. Há treinadores que têm medo de o dizer, para não dizerem que não são ambiciosos. Eu também vou jogar para ganhar, mas o empate é um bom resultado. Não me preocupo com o que vão dizer sobre isso", disse.

O realismo de Cajuda para a estreia justifica-se pelo potencial que o técnico reconhece ao adversário Sp. Braga. "Recebemos uma grande equipa e estou satisfeitos por poder começar o meu campeonato com uma grande equipa, à qual estou muito ligado: nos últimos 15 anos, estive oito em Braga", lembrou. O adversário é visto como ideal: "se perdermos, perdemos com uma grande equipa. Se ganharmos, ganhamos a uma grande equipa", afirmou, acreditando que a União de Leiria "está mais forte, pelo menos mentalmente".

Contudo, o novo treinador reconhece as dificuldades que sente na equipa.
"Cinco dias não dá para ver tudo, quanto mais para prontificar tudo. Mas tenho a certeza de que está tudo melhor do que estava há cinco dias". E esclareceu: "não é fácil tomar conta de uma equipa que tem 19 jogadores novos. Não é fácil encontrar uma equipa em que 50 por cento dos jogadores tem peso a mais. E não é fácil comandar uma equipa que tem cinco derrotas e uma só vitória e que tem mais golos sofridos que todas as outras".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Mais sede de vitórias com golos de Nuno
JARDIM PODE FAZER PEQUENAS POUPANÇAS
   
Nuno Gomes pode recuperar a titularidade, ele que apenas integrou o onze em quatro dos dez jogos oficiais realizados esta época pelo Sp. Braga. O ponta-de-lança de 35 anos, autor já de 3 golos com a camisola bracarense, tem condições para render Lima na partida de hoje na Marinha Grande, tendo em conta que o brasileiro, que foi sempre titular quando esteve disponível, sofreu grandes desgaste no jogo de 5.ª feira com o Brugge. Leonardo Jardim não deverá fazer poupanças mas esta é uma das possibilidades que tem para não abusar de alguns dos jogadores mais utilizados e para dar oportunidades a quem tem correspondido nas últimas jornadas dos guerreiros do Minho.

De resto, o Sp. Braga vai jogar alto na Marinha Grande, de onde apenas quer sair com mais 3 pontos somados, garantindo mais uma jornada na liderança do campeonato. Uma liderança que Jardim não sente como fator de pressão. "Mas acreditamos que os nossos adversários se transcendem quando nos defrontam", referiu o treinador dos arsenalistas, que não se preocupa com o que pode acontecer esta jornada aos outros clubes do topo da tabela. "Isso é algo que não podemos combater", justificou a posição de neutralidade sobre os jogos de Benfica e FC Porto.


RECORD

JotaCC

Leonardo Jardim
"Andar na frente é pressão positiva"

Por mais frustrante que tenha sido a primeira derrota do Braga, para a Liga Europa, o céu não desabou sobre o grupo às ordens de Leonardo Jardim. No lançamento do jogo com o Leiria, o treinador assumiu que a derrota imposta pelos belgas do Brugge foi digerida com enorme dificuldade, mas não roubou o apetite pela primeira posição. "Andar na frente é sempre uma pressão positiva. Pelo que vou lendo na Imprensa, até os nossos adversários se motivam quando defrontam o Braga, pelo que é natural que alguns se transcendam. Os jogadores do Braga têm de estar preparados para isso e jogar em todas as provas com ambição. No caso do campeonato, há que lutar pelos lugares da frente. O grupo sabe que tem de passar por algumas dificuldades e está a preparar-se, sobretudo em termos mentais, para suportar essa motivação extra dos adversários", testemunhou.

Para já, quem vai pagar a fava será o Leiria. "Perder foi uma situação nova e não gostámos. Pretendemos, por isso, rectificar já no próximo jogo. Não está em causa a mesma prova, mas queremos rectificar e regressar às vitórias. É com esse objectivo que vamos defrontar o Leiria", avançou, embora sem certezas sobre o actual perfil do adversário, prestes a estrear mais um treinador. "Não sabemos ao certo como irá apresentar-se o Leiria, mas temos que apostar nas nossas competências. Apostamos num futebol positivo e, obviamente, na vitória", repetiu.

Estratégias à parte, o treinador arsenalista já meteu na cabeça que o novo Leiria se apresentará de alma lavada. "Espero um Leiria extremamente motivado, reflexo da entrada do novo treinador. Mas também estou à espera de uma boa resposta dos meus jogadores. Têm de mostrar todos os seus atributos, de modo a provarmos por que razão o Braga está no primeiro lugar", desafiou. Os pensamentos que assaltam Leonardo Jardim em torno do jogo desta tarde absorvem-no de tal forma que não há espaço para exercícios matemáticos a envolver percalços de FC Porto e Benfica. "Isso está fora do nosso controlo. A nossa preocupação é antes controlar os nossos jogos, podendo assim vencer. A nossa intenção é dar continuidade ao lugar que ocupamos", repetiu.

"Manuel Cajuda trabalha a motivação até ao limite"

Uma coisa é o Leiria estrear um novo treinador; outra substancialmente diferente, e bem pior para o Braga, é a pessoa em causa chamar-se Manuel Cajuda. Para Leonardo Jardim, o histórico técnico significa "uma dificuldade extra". "É um treinador com muita experiência e trabalha bem as suas equipas a nível motivacional. Acredito que vai motivar os seus jogadores até ao limite do que é possível. Por outro lado, conhece bem o Braga e tem assistido aos nossos últimos jogos. Até por aí tem mais argumentos do que nós", suspirou.


Conversa com Alan pode indiciar poupança à vista

O desgaste causado pelo jogo com o Brugge, relativo à segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa, e o curto período de tempo para descansar têm dado que pensar a Leonardo Jardim. A derrota sofrida com os belgas não teve qualquer relação directa com eventuais sinais de défice físico, até porque a equipa minhota carregou a fundo no acelerador até ao fim do jogo, mas a factura do esforço poderá revelar-se alta em Leiria, daí que o treinador equacione refrescar a equipa com jogadores menos utilizados. Se essa opção avançar, o lateral-esquerdo Imorou e até o médio-ofensivo Mérida são fortes candidatos a entrar na equipa, da mesma forma que não espantará se Alan tiver direito a algum descanso inicial no banco de suplentes. Antes da partida para a Marinha Grande, no último treino em Braga, o extremo foi convocado por Leonardo Jardim para uma conversa à parte e terá sido confrontado com essa possibilidade.

Trinco Vinícius acrescentado à convocatória

A inclusão de Vinícius, não inscrito nos jogos da Liga Europa, foi a única novidade na convocatória do Braga para o jogo em Leiria. Leonardo Jardim resolveu chamar desta vez 20 jogadores e voltou a deixar de fora, por opção, o avançado Meyong. Já o médio Custódio ficou guardado para o jogo com o 1.º de Dezembro, em Sintra, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, enquanto o avançado Paulo César continua sob a alçada do departamento médico, tal como Ukra, Zé Luís e Nuno André Coelho. Cumprido o treino da manhã e servido o almoço no Estádio AXA, a equipa rumou a sul para se instalar num hotel próximo da Marinha Grande.


Paulo Vinícius e Carlão dispensam aula de iPad


Sempre muito ligado às novas tecnologias, ao admirável mundo da estatística e aos livros de psicologia, Manuel Cajuda não deverá gastar bateria no seu célebre iPad para explicar aos jogadores quem são Paulo Vinícius e Carlão. Por aí, uma boa parte do grupo já saberá de cor e salteado que o central e o avançado do Braga não brincam em serviço, ou não tivessem deixado saudades em Leiria. Hoje estão de volta, e só não se poderá falar num autêntico regresso ao local do crime, no bom sentido, claro, porque o Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa foi substituído pelo Municipal da Marinha Grande como casa (provisória?) do Leiria. Para os visitantes, funciona quase como jogar em terreno neutro.

Mudar tem sido, aliás, mais do que nunca a palavra de ordem da SAD presidida por João Bartolomeu. Em matéria de treinadores, Manuel Cajuda já é o terceiro da época (estreia-se hoje), depois de Pedro Caixinha e Vítor Pontes; quanto a jogadores, saíram vários e, entre os mais importantes, é obrigatório referir os nomes de Paulo Vinícius e Carlão, que sempre figuraram entre os mais utilizados nas últimas três épocas. Para o Braga, significam agora duas importantes opções, em vez de problemas ou até mesmo de sérios riscos de um mau resultado: basta pensar que, na última deslocação a Leiria, a equipa minhota perdeu por 3-1, com Carlão a assinar os dois primeiros golos para os visitados.

O faro especial do avançado brasileiro pelos golos nunca foi um fenómeno isolado. Em três épocas consecutivas ao serviço do Leiria, foi sempre o melhor marcador da equipa. Até Janeiro de 2010, somava 26 golos (nove até à 14ª jornada) e ficou por ali, pois acabou por se transferir para os japoneses do Kashima Antlers em nome de um contrato irrecusável, rendendo pouco mais de dois milhões de euros ao clube português. Foi sol passageiro. A adaptação correu mal, e depressa Carlão pediu para regressar à Europa, num quadro de empréstimo. Esteve perto de assinar pelos suíços do Neuchâtel Xamax, mas acabou por voltar a Portugal, suscitando mesmo um curioso braço-de-ferro entre os eternos rivais Guimarães e Braga. Ganhou o vice-campeão da Liga Europa, mas Carlão, por enquanto ensombrado por Lima e Nuno Assis, continua em busca de um lugar ao sol e do seu primeiro golo pelos arsenalistas.

Melhor sorte teve Paulo Vinícius, apresentado como um defesa polivalente, capaz de abraçar qualquer missão, incluindo actuar como médio-defensivo. Na grelha de partida, parecia estar mal posicionado na corrida pelos lugares do centro da defesa, mas depressa provou o contrário, conquistando Leonardo Jardim e os adeptos. Hoje é difícil imaginar qualquer muro defensivo sem ele a liderar as operações.


O JOGO

JotaCC

Saber descolar na altura certa

O Benfica respondeu da melhor forma à derrota caseira da jornada passada contra o Madeira SAD e venceu de forma esclarecedora o ABC, num velho clássico do andebol português, mas infelizmente sem a emoção e o equilíbrio de outros tempos.

O triunfo encarnado teve dois protagonistas: Ricardo Candeias e Carlos Carneiro. O guarda-redes parou vários remates, permitindo à equipa obter uma margem confortável no marcador; já o central foi mortífero no tiro, como provam os sete golos que marcou, nomeadamente no segundo tempo, quando finalizou da melhor forma dois contra-ataques, fazendo os encarnados alcançar uma vantagem de quatro golos.

Os bracarenses, por sua vez, só equilibraram o encontro durante a primeira parte. Após o intervalo, faltaram pernas e também serenidade aos comandados de Carlos Resende, que não se conseguiram adaptar à nova táctica defensiva dos adversários - os lisboetas passaram a jogar em 3:2:1.

Com o resultado decidido, ambos os técnicos fizeram descansar os principais jogadores, dando minutos a atletas menos utilizados.


Declarações

Jorge Rito treinador Benfica
"Uma vitória decisiva"


Depois da derrota contra o Madeira SAD, este foi um triunfo importante para restaurar a confiança dos adeptos, segundo Jorge Rito. "Uma vitória decisiva. Na segunda parte, alterámos o sistema e conseguimos uma vantagem de seis/sete golos. A partir daí jogámos mais confiantes", analisou o técnico encarnado.

Carlos Resende treinador ABC
"Oferecemos alguns golos"

Para Carlos Resende, a boa entrada do Benfica na segunda parte sentenciou o jogo. "O adversário cavou um fosso após o intervalo, e nós oferecemos alguns golos em contra-ataque. Depois perdemos várias oportunidades para concretizar em superioridade numérica", lamentou o treinador dos bracarenses.


O JOGO

JotaCC

Leonardo Jardim diz que jogadores do Sp. Braga vão encontrar U. Leiria motivada
"O míster Cajuda é muito experiente"

Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, alertou a equipa para a possibilidade de defrontar hoje um adversário (U. Leiria) muito motivado, devido à influência do novo técnico. "O míster Cajuda é muito experiente, mas os jogadores do Braga têm de estar preparados para, jornada a jornada, se depararem com a motivação extra dos seus opositores", disse, ontem de manhã, após o último treino antes do jogo com os leirienses, na Marinha Grande.

Jardim lembrou ainda que o seu homólogo da U. Leiria viu com muita atenção os últimos jogos dos minhotos: "Por isso, temos de apostar nas nossas competências."

Convocados: Quim e Berni (guarda-redes); Galo, Ewerton, Baiano, P. Vinícius, Douglão, Elderson e Imorou (defesas); Vinícius, Mossoró, Merida, Djamal, Salino e Hugo Viana (médios); H. Barbosa, Lima, Nuno Gomes, Alan e Carlão (avançados). 

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Liga Zon Sagres: FC Porto e Sp. Braga «obrigados» a vencer


O FC Porto e o Sporting de Braga estão obrigados a vencer nas respetivas deslocações a Coimbra e Leiria, em jogos da sétima jornada da Liga, para poderem se manter colados ao Benfica no comando da prova.

Os ''dragões'', que vêm de dois empates para a Liga e de uma derrota para a Liga dos Campeões, vão tentar apagar esta má fase, perante uma Académica de Coimbra em alta e que pode passar os portistas na pauta classificativa em caso de triunfo.

Em Leiria, o Sporting de Braga também quererá fazer esquecer a derrota caseira sofrida a meio da semana para a Liga Europa, perante uma União de Leiria necessitada de pontos e que estreia Manuel Cajuda,o terceiro treinador da temporada.

No sábado, o Benfica venceu o Paços de Ferreira por 4-1, no estádio da Luz, e isolou-se provisoriamente no comando com 17 pontos, mais três do que "dragões" e "arsenalistas", que contam, obviamente, com menos um jogo disputado.

LUSA

JotaCC

Meyong pouco utilizado pode sair

Quase não se dá pela presença nesta temporada do melhor marcador do SC Braga em 2009/2010, com 11 golos. Afastado da fase de grupos da Liga Europa, Meyong também não foi chamado para o jogo da Marinha Grande, num progressivo apagamento que faz prever novidades em Janeiro.

O camaronês foi suplente utilizado frente a Rio Ave e Young Boys, acumulando 33 minutos de competição. Ponto final na história. A entrada de Carlão tapou-lhe o único caminho para a convocatória, sendo que nem todos podem caber nas primeiras opções de Jardim.

A BOLA

Bruno3429

U. Leiria-Sp. Braga: olha quem voltou (antevisão)
Manuel Cajuda está de volta ao futebol português, e logo conttra os «arsenalistas».

O momento:

U. Leiria: Uma vitória e cinco derrotas em seis jogos oficiais deixam a equipa leiriense na penúltima posição da tabela classificativa. Vítor Pontes substituiu Pedro Caixinha, mas só resistiu duas jornadas. O senhor que se segue é Manuel Cajuda, que no regresso estreia-se logo frente ao Sp. Braga, clube onde passou oito anos.

Sp. Braga O percurso na Liga é quase imaculado, e vale a liderança partilhada da prova, mas a meio da semana surgiu a primeira derrota da época, na Liga Europa. O jogo deste domingo vai mostrar qual a gravidade do golpe provocado pelo Club Brugge.

Ausências:

U. Leiria: Marco Soares, Rúben Brígido, Erichot e Robinho são os únicos jogadores ausentes de uma convocatória alargada, e todos por lesão.

Sp. Braga: Nuno André Coelho, Ukra, Zé Luís, Custódio e Paulo César continuam entregues ao departamento médico.


Discurso directo:

Manuel Cajuda: «O empate é um bom resultado. Há treinadores que têm medo de o dizer, para não dizerem que não são ambiciosos. Eu também vou jogar para ganhar, mas o empate é um bom resultado. Não me preocupo com o que vão dizer sobre isso. Se perdermos, perdemos com uma grande equipa, se ganharmos, ganhamos a uma grande equipa. Não é fácil tomar conta de uma equipa que tem 19 jogadores novos. Não é fácil encontrar uma equipa em que 50 por cento dos jogadores tem peso a mais. E não é fácil comandar uma equipa que tem cinco derrotas e uma só vitória e que tem mais golos sofridos que todas as outras.»

Leonardo Jardim: «Cajuda é uma dificuldade extra para nós. É um treinador com muita experiência no futebol português e que trabalha bem as suas equipas a nível motivacional. Acredito que vai motivar os seus jogadores até ao limite do que é possível. Conhece também bem o Braga e tem assistido aos nossos últimos jogos. Até por aí tem mais argumentos para preparar este jogo do que nós.»


Histórico de confrontos:

Algum equilíbrio nos duelos em que a formação leiriense foi anfitriã, e no que ao campeonato diz respeito. Em dezassete jogos, sete triunfos caseiros, seis empates e quatro vitórias minhotas. O equilíbrio é ainda mais notório nos últimos anos: dois triunfos para cada lado e um empate. Na Marinha Grande a União de Leiria soma uma vitória e um empate (2002 e 2003).

Equipas prováveis:

U. LEIRIA: Gottardi; Ivo Pinto, Edson, Diego Gaúcho, Shaffer; Manuel Curto; André Almeida, Elvis e Maykon; Luís Leal e Djaniny

SP. BRAGA: Quim; Baiano, Ewerthon, Paulo Vinícius, Elderson; Alan, Djamal, Hugo Viana e Hélder Barbosa; Nuno Gomes e Lima

Maisfutebol