News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 28/09

Started by JotaCC, 28 de September de 2011, 07:21

Previous topic - Next topic

JotaCC

Com golos no horizonte

Com golos no horizonte. Numa partida que se prevê de emoções fortes na segunda jornada do Grupo H, da Liga Europa. Frente-a-frente vão estar duas equipas que ainda não perderam esta época no campeonato e nas competições europeias e lideram a Liga Portuguesa e o campeonato belga, respectivamente.
Pela primeira vez, o Sp. Braga mede forças com o Club Brugge, amanhã, a partir das 18 horas, moralizado por ter conseguido uma das vitórias mais folgadas fora de casa da história nas provas da UEFA, em casa do Birmingham (3-1). Os dados estão lançados e a estatística eleva a confiança.
Na única experiência anterior frente a adversários belgas, o Sp. Braga levou a melhor sobre o Standard de Liège, nos 16 avos-de-final da então Taça UEFA, na época 2008/09. Em casa, no primeiro jogo, os arsenalistas venceram por 3-0 e, na Bélgica, empataram a um golo.
Já os quatro desafios do Club Brugge frente a adversários portugueses renderam 19 golos e terminaram com um registo de duas vitórias e duas derrotas. O conjunto belga marcou três golos em cada um dos últimos três encontros frente a adversários portugueses, tendo registado triunfos caseiros por 3-2 e 3-1, antes e depois de uma derrota, por 4-3, no terreno do FC Porto.
Mas, apesar do bom início de época, o Club Brugge só venceu uma vez fora de casa em 12 jogos das fases de grupos da Taça UEFA e Liga Europa, tendo um registo total de uma vitória, sete empates e quatro derrotas. O único triunfo aconteceu em 2009, no terreno do FK Partizan.
Para aumentar o ego bracarense, convém recordar que o Sp. Braga não perde na 'pedreira', para as competições europeias, há sete jogos. A última derrota data de 28 de Setembro de 2010, por 3-0, na Liga dos Campeões, frente ao FC Shakhtar Donetsk O registo contabiliza cinco vitórias e dois empates e nenhum golo sofrido.
Hugo Viana é o único jogador do plantel que já defrontou o Club Brugge ao serviço do Valencia, em 2008, em jogo da Taça UEFA, que terminou com um empate 1-1, no Mestalla.

Paulo César é única dúvida


Leonardo Jardim tem o plantel, praticamente, na máxima força para a recepção ao Club Brugge. Custódio é ausência certa. O médio lesionou-se há cerca de dois meses e continua a realizar treino condicionado, já integrado no grupo de trabalho, no entanto, ainda não será opção para o jogo de amanhã.
A única dúvida é Paulo César. O avançado brasileiro já treina normalmente com o plantel, depois de ter sido poupado por Leonardo Jardim no último jogo devido a gestão do esforço. A lesão muscular está sanada e não há nada que impeça Paulo César de competir, por isso, apenas hoje será esclarecida a dúvida. O plantel realiza o último treino às 10 horas, no final Leonardo Jardim faz a antevisão ao jogo.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

A pedreira reclama a vitória 100

Jogo com o Club Brugge poderá assinalar proeza histórica.

É a obra de referência de Souto Moura, um estádio premiado que mereceu em Junho passado o elogio público do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que o qualificou de sublime.

O Estádio Municipal de Braga é a casa do SC Braga desde Janeiro de 2004 e pode amanhã conhecer mais um belo capítulo da sua história, caso a equipa de Leonardo Jardim dê forma ao favoritismo que lhe é atribuído no jogo com o Club Brugge.

O Axa, como também é conhecido por graça de um naming que entrou facilmente no ouvido, prepara-se para celebrar a vitória 100 do SC Braga em jogos oficiais. É mais um factor de motivação para os guerreiros na partida europeia frente aos belgas.

A BOLA

JotaCC

À volta de Nuno
A TAL DÚVIDA NO ONZE
   
Em equipa que ganha não se mexe. Um ditado que nem sempre faz sentido, mas que pode fazer pela primeira vez na era de Leonardo Jardim no Sp. Braga. Se repetir o onze que derrotou o Nacional, o treinador dá continuidade a um conjunto que, de facto, ganhou, mas que necessitou mais tarde da preciosa ajuda de Leandro Salino.

Ou seja, é a grande questão que tem sempre assaltado a definição da estratégia do Sp. Braga esta temporada. Com a equipa a trabalhar longe dos olhares indiscretos, torna-se complicado o exercício, mas não é preciso ser mosca para se "entrar" no balneário bracarense e perceber que tudo gira, mais uma vez, à volta de Nuno Gomes.


RECORD

JotaCC

Ritmo baiano à direita

A estreia de Baiano no futebol português, ao serviço do Belenenses, foi premonitória sobre as responsabilidades, em tamanho grande, que assumiria três anos depois em Braga. Oriundo do recôndito Grémio Anápolis (Goiás, Brasil), o lateral-direito poderia ter aparecido de fininho, somando poucos minutos a partir do banco de suplentes, mas Casemiro Mior resolveu lançá-lo às feras logo como titular e ainda por cima no Estádio do Dragão. Ganhou o FC Porto (2-0), mas as pernas de Baiano não abanaram. Nem nessa altura, nem nunca. Remédio santo. Pelo Braga, conquistou rapidamente a confiança de Leonardo Jardim e simplificou aquilo que parecia ser um sério problema: preencher, de forma convincente, o vazio provocado pelas saídas de Miguel Garcia (Orduspor) e Sílvio (Atlético de Madrid). "Ganhou experiência no Paços de Ferreira e soube tirar partido do bom arranque do Braga", testemunha Zé Nuno Azevedo.

Imprescindível no novo rosto do Braga (só Baiano, Paulo Vinícius e Djamal são totalistas), o defesa brasileiro estará então bem posicionado para rivalizar com os melhores na sua posição? Histórico na mesma posição, sendo inclusivamente o arsenalista com mais jogos disputados na I Liga (274), o actual técnico-adjunto do Leixões recomenda-lhe, para já, "trabalho e muita dedicação". "Ainda tem à frente o João Pereira, o Maxi Pereira, o Sapunaru, o Fucile e até o Alex. Com o decorrer da época, pode chegar lá, pois tem grande potencial", certifica.

Se por um lado a "vocação ofensiva" de Baiano ajudou à sua afirmação entre os Guerreiros do Minho; por outro, já se percebeu que o entendimento com Alan tem sido quase perfeito no corredor direito. A equipa ganhou um novo acelerador, mas Zé Nuno não retira importância ao trintão Alan. "Tudo depende do modelo de jogo. O Baiano até pode combinar com jogadores que pisam sectores interiores do relvado. Encaixam bem porque são bons jogadores. Um mau jogador nunca se tornará melhor por ter o Messi ao lado", sustenta.

Sílvio aprova sucessor

Vendido ao Atlético de Madrid por oito milhões de euros, Sílvio passou pelo Braga como um raio de luz, conquistando pelo meio a primeira chamada à Selecção Nacional. Pela televisão, o lateral-direito assistiu ao clássico Guimarães-Braga e confirmou a impressão positiva que já tinha sobre Baiano. "É muito rápido e gosta de subir. Tem tudo para evoluir."


10 mil adeptos na Marinha Grande

O primeiro lugar na Liga ZON Sagres, dividido com o FC Porto e o Benfica, será defendido pelo Braga na Marinha Grande no domingo, frente ao Leiria. Face à importância do jogo, o clube disponibiliza aos adeptos bilhetes a 15 euros e um "pack" a envolver transporte e ingresso, a troco de 25 euros, tendo já vendido cerca de sete mil (3500 de cada gama). Os bilhetes estarão disponíveis na secretaria do Estádio 1º Maio e na loja do Braga Parque até sábado; e o clube estima vender um total de 10 mil.


Paulo César impossível esta semana

Perseguido por problemas musculares, Paulo César deixou de figurar no lote dos jogadores convocáveis para o jogo de amanhã com o Bruges, a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa. A conselho do departamento médico, o avançado trabalha desde segunda-feira com algumas restrições e poderá mesmo falhar o assalto ao Leiria, no regresso do campeonato. Já o médio Custódio, prestes a queimar a última etapa respeitante à recuperação de um estiramento no ligamento lateral interno do joelho esquerdo, trabalhou à parte.


"Braga não terá grandes problemas"

Há um bom motivo para o Braga encarar a visita do Brugge, líder na Liga belga, com algum optimismo. Na única experiência frente a adversários belgas, sob o comando de Jorge Jesus, a equipa minhota despachou o Standard de Liège nos 16-avos-de-final da extinta Taça UEFA, em 2008/09, e só não foi mais além na prova porque encontrou, na ronda seguinte, um Paris Saint-Germain demasiado forte e apetrechado. Na primeira mão com o Standard, o Braga venceu em casa por 3-0 (golos de Renteria, André Leone e Luis Aguiar); arrancando depois um empate a um golo (marcou Luis Aguiar) na deslocação à Bélgica.

O primeiro êxito do Braga contra equipas belgas não deixou Norton de Matos surpreendido. Antigo jogador do Standard entre 1978 e 1980, o actual seleccionador da Guiné-Bissau tem a certeza de que as equipas belgas já não têm o poderio de outros tempos. "Os grandes clubes como o Brugge, o Standard de Liège e o Anderlecht já não têm nada a ver com o que eram há 20 anos. O futebol belga não deixa de ser uma excelente vitrina, mas os clubes deixaram de importar jogadores caros e conhecidos porque são muito vigiados pelo Fisco, nem podem ter ordenados em atraso. Tudo é muito bem pensado. A qualidade caiu muito. A Liga belga só tem alguma emoção porque termina em fase de play-off. Acredito que o Braga não terá grandes problemas", estimou.


Brugge chega esta manhã

O primeiro visitante do Braga na fase de grupos da Liga Europa chega esta manhã a Portugal (11h20). O plantel do Brugge terá a possibilidade de se adaptar ao relvado do Estádio AXA num treino marcado para as 18h00, enquanto o técnico holandês Adrie Koster fará a projecção do jogo de amanhã meia hora antes, em conferência de Imprensa.


Nuno Gomes ou Salino?

Estes é um dos agradáveis dilemas em que está metido Leonardo Jardim. Nuno Gomes abriu caminho para a vitória sobre o Nacional com um golo; já Leandro Salino entrou no segundo tempo para dar segurança ao meio-campo. E ainda há o criativo Mossoró à disposição... Com este problema, pode qualquer treinador muito bem.



Viana experimentou empate

É preciso vasculhar bem no grupo arsenalista para encontrar alguém que já tenha enfrentado o Brugge: só Hugo Viana teve essa experiência e ficou associado a um empate (1-1), ao serviço do Valência, em 2008. Refira-se que o Brugge só venceu uma vez fora (FK Partizan), em 12 jogos das fases de grupos da Taça UEFA e da Liga Europa


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Minhotos preparam recepção europeia ao Brugge
Nuno e Lima certos no onze

A Europa já não tira o sono a Leonardo Jardim, mas o técnico do Sp. Braga não quer desfazer o onze que se destacou na última jornada, no 2-0 ao Nacional, e na vitória em Birmingham (3-1), na primeira ronda do Grupo H da Liga Europa. Jardim, sabe o CM, quer manter as rotinas sobretudo no ataque, que voltará a depender da inspiração de Nuno Gomes e Lima.

A dupla Nuno Gomes-Lima ganhou relevo na deslocação a Birmingham, mas a sua influência também ficou bem vincada em jogos domésticos, nomeadamente na última jornada. Lima, de 28 anos, foi o grande aliado do nº 21 na busca do golo que surpreendeu o Nacional e empurrou o Sp. Braga para a vitória e consequente liderança da Liga, em igualdade pontual (14) com Benfica e FC Porto. Os papéis inverteram-se em Birmingham, já que foi Nuno Gomes, de 35 anos, quem assistiu Lima para um golo que dilatou a vantagem dos minhotos e os ajudou a vencer, pela primeira vez, em solo britânico.

Nuno deve continuar a jogar nas costas de Lima, sendo que Alan e Hélder Barbosa vão manter-se nas alas. O avançado ex-Benfica já soma três golos em Braga.

O médio Custódio, a fazer treino condicionado, depois de ter recuperado de uma lesão muscular, e o avançado Paulo César, em gestão de esforço, são as únicas baixas num plantel que respira confiança antes do jogo de amanhã (18h00, Sport TV1) com Brugge.

HUGO VIANA É ESPIÃO IMPROVÁVEL EM BRAGA

O Sp. Braga nunca defrontou o Brugge, mas estudou o adversário ao pormenor, por conta dos relatórios de Leonardo Jardim e, sobretudo, das dicas de Hugo Viana, o espião improvável dos minhotos, que defrontou os belgas em Dezembro de 2008 com a camisola do Valência, também na Liga Europa. De pedra e cal no meio-campo, Viana ajudou o treinador a fazer um retrato fiel do Brugge, que logrou empatar com o Valência (1-1) em pleno Estádio Mestalla. O objectivo é evitar que o Sp. Braga subestime um adversário com nome pouco sonante, mas que lidera actualmente a liga belga. Nuno Gomes também falou da sua experiência, no Benfica, defrontou o La Louviére em Outubro de 2003 (1-1 e 1-0), para a Taça UEFA.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sporting de Braga defronta amanhã o Brugge para dar seguimento a um bom arranque na liga europa de futebol

O Sporting de Braga vai tentar na quinta-feira dar seguimento ao bom início na fase de grupos da Liga Europa de futebol, quando receber o Club Brugge.

Depois de uma vitória no terreno do Birmingham por 3-1, o Sporting de Braga recebe o Club Brugge, líder do campeonato belga, cinco dias depois de ter igualado o FC Porto e o Benfica no topo da classificação da Liga portuguesa.

Com cinco triunfos e quatro empates, os "arsenalistas" ainda não perderam qualquer encontro esta temporada, defrontando agora pela primeira vez o Brugge, que o Maribor na jornada inaugural do Grupo H venceu por 2-0

O Sporting de Braga apenas defrontou uma vez equipas belgas, tendo eliminado o Standard Liège da Taça UEFA de 2008/09, enquanto o Club Brugge venceu duas vezes e perdeu outras tantas com adversários lusos, marcando sempre três golos nos três últimos confrontos.

ANTENA MINHO

Bruno3429

Hugo Viana já conhece os belgas
Por António Casanova

Defrontou o Club Brugge ao serviço do Valência e não foi além de um empate a uma bola.

Hugo Viana é o único jogador do SC Braga que já defrontou o Club Brugge. Foi ao serviço do Valência, a 15 de Outubro de 2003, na Taça UEFA, e o jogo saldou-se num empate a uma bola, no Mestalla.

Muita coisa mudou entretanto, mas os belgas continuam a ser um adversário imprevisível, apesar de só terem ganho uma vez fora de casa nos últimos 12 jogos. Em Novembro de 2009, o Club Brugge surpreendeu o Partizan em Belgrado, vencendo por 1-0.

Todo o cuidado é pouco e o SC Braga tem a noção do potencial do adversário, em especial no que respeita à construção do jogo ofensivo.

A Bola

JotaCC

SC Braga pronto para receber o Brugge


Leonardo Jardim tem um leque limitado de jogadores para defrontar o Brugge
O SC Braga recebe o Club Brugge quinta-feira no estádio Axa, em jogo da fase de grupos da Liga Europa, a
Para o jogo de amanhã o treinador Leonardo Jardim tem 19 elementos disponíveis. Paulo César e Custódio recuperam de lesões. Meyong, Rivera e Vinicius não estão inscritos na Liga Europa.
Para o jogo com a equipa belga são esperados apenas 10 mil espetadores, dado o horário "madrugador" do jogo ainda em plena hora de trabalho.
Os arsenalistas do Minho completam hoje um ano desde que sofreram a última derrota europa no seu terreno.
Nos últimos sete jogos realizados na Pedreira a equipa não sofreu golos e defrontou os seguintes adversários: Partizan, Arsenal, Lech Poznan, Liverpool, Dínamo de Kiev, Benfica e Young Boys.

RTP

JotaCC

Paulo César não deve jogar com o Club Brugge

A dúvida só ficará desfeita ao final da manhã, assim que Leonardo Jardim divulgar a lista de convocados, mas é praticamente certa a ausência de Paulo César nos eleitos para o jogo de amanhã com os belgas do Club Brugge, a contar para a Liga Europa.

O avançado não foi visto nos 15 minutos do treino abertos à Comunicação Social para recolha de imagens, sinal de que ainda estará a efectuar trabalho específico de recuperação. Foi possível sentir o grupo de trabalho bastante animado, pois querem dar sequência sobre o Birmingham na vitória na jornada inaugural da competição.

Leonardo Jardim abordará, pelas 12.30 horas, a partida com os belgas em conferência de Imprensa no Estádio Axa.

A BOLA

JotaCC

Paulo César em dúvida para recepção ao Club Brugge

A presença de Paulo César na lista de convocados do SC Braga para a recepção ao Club Brugge é a maior dúvida na equipa orientada por Leonardo Jardim.

No treino desta manhã, o último antes de serem conhecidos os eleitos, o número nove não foi visto no relvado nos 15 minutos abertos à comunicação social, o que coloca em risco a presença no jogo frente aos belgas.

SC Braga e Clube Brugge entram para a segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa, depois de terem ganho na primeira ronda: o SC Braga ao Birmingham, por 1-3 e o Club Brugge ao Maribor  por 2-0.

ZEROZERO

Bruno3429


Custódio foi a novidade no treino
paulo césar fora do relvado

Autor:  ANTÓNIO MENDES

Custódio foi a grande novidade do treino desta manhã do Sp. Braga. O médio, recorde-se, está lesionado desde a pré-época, mas aos poucos está a ser reintegrado nos trabalhos normais da equipa.

Já Paulo César, que recupera de um problema muscular, não esteve no relvado, ficando remetido a tabalho de ginásio, pelo que o avançado brasileiro não deverá ser chamado para o jogo desta 5.ª feira, frente ao Club Brugge, da 2.ª jornada do Grupo H da Liga Europa.

Leonardo Jardim promove ao fim da manhã (12.30) a conferência de imprensa de antevisão do jogo, seguindo-se a divulgação dos convocados, onde também ainda não deve constar o nome de Custódio, apesar da notória evolução da recuperação à grave lesão sofrida no joelho direito ainda durante o estágio de Melgaço.

Record

Bruno3429

O forte deles é a equipa», destaca Alan
Por Paulo Horta

Alan acompanhou Leonardo Jardim na projecção do jogo frente ao Club Brugge. O brasileiro destacou qualidades do adversário mas também reflectiu confiança num resultado favorável aos bracarenses.

«É um adversário que ainda não perdeu no campeonato e é muito forte. Não tem individualidades que se destaquem, penso que o forte deles será mesmo a equipa no seu conjunto», observou o atacante.

O SC Braga não perde há um ano em casa nas provas europeias e os belgas não vencem fora há um ano e meio. «Espero que continue assim, que eles cheguem aqui e sintam a força que termos em casa», afirmou Alan.

Será possível os minhotos brilharem tanto mais na montra da UEFA como na época passada. «Todos querem o melhor, mas temos de pensar jogo a jogo. Temos de deixar o passado para trás, viver o presente e encarar este jogo com grande concentração e vencer», comentou.


«Dar um passo rumo à próxima fase», diz Leonardo Jardim
Por Paulo Horta

Leonardo Jardim projecta um Braga ambicioso frente ao Clube Brugge. O triunfo é o objectivo frente aos belgas, em nome da defesa da liderança no Grupo H e da perspectiva do apuramento tranquilo para os 16-avos da competição.

«Trata-se de um jogo extremamente importante e que nos pode permitir continuarmos a liderar o grupo e ganhar vantagem sobre os directos adversários. Um resultado positivo pode ser um bom passo em relação à passagem à próxima fase», observou, há momentos, o treinador dos minhotos.

É possível que Jardim promova alterações na equipa. «Serão feitas as necessárias mudanças para abordar o jogo e sabendo as características do adversário. É uma equipa belga mas com estilo holandês, com Jogo muito apoiado e com muitos jogadores a participarem nas acções ofensivas. Temos de fazer pressão forte e não deixar o adversário ter iniciativa, impondo o nosso jogo de forma a conseguirmos o nosso objectivo», disse o técnico

O SC Braga pode somar a centésima vitória no Estádio Axa, onde há um ano não perde para as competições europeias. «É mais uma motivação, mas o mais importante é mesmo ganhar e dar continuidade aos bons resultados e manter a liderança no grupo. Quando a tradição é favorável, espera-se sempre que se mantenha. Na jornada anterior queríamos contrariar e conseguimos. Desta vez, é para manter».

A Bola

JotaCC

Jardim quer vencer e liderar isolado

Leonardo Jardim só pensa na vitória frente ao Club Brugge, amanhã, para garantir a liderança isolada do grupo H da Liga Europa. O técnico quer um SC Braga igual a si próprio de forma a conseguir impor o seu estilo de jogo frente aos belgas. Alan quer que o emblema da Bélgica sinta a força dos arsenalistas em casa.

«O SC Braga tem um jogo extremamente importante pela frente porque pode, em caso de vitória, continuar a liderar o grupo e ganhar vantagem sobre os adversários directos», começou por dizer o treinador dos minhotos em conferência de imprensa.

Leonardo Jardim, aliás, só pensa num «resultado positivo» frente aos belgas de forma a que isso se torne num «bom presságio para a passagem à próxima fase».

No que diz respeito ao adversário, primeiro classificado da liga belga, o treinador dos arsenalistas quer contrariar o seu estilo de jogo de forma a que seja a sua equipa a impor o ritmo: «Têm uma equipa que tem um estilo de jogo apoiado, como muitos jogadores a participarem na fase de construção. Nós temos que contrariar isso com pressão forte e, também, tentar impor o nosso jogo, de forma a conseguir o nosso grande objectivo que é vencer para continuar a liderar o grupo», reiterou Leonardo Jardim.

Nas palavras do líder do balneário bracarense, percebe-se a possibilidade de existirem alguns ajustes na equipa, apesar de Jardim não os explicar ou concretizar: «Serão feitas as necessárias mudanças para abordar o jogo e sabendo as características do adversário», explicou, voltando à análise do Club Brugge: «É uma equipa belga mas com estilo holandês», lembrou.

Além da vitória valer a liderança isolada do grupo, há ainda a motivação extra de os bracarenses poderem somar a centésima vitória no Estádio Axa e manter a invencibilidade no seu reduto, onde já não perdem há um ano para as competições europeias. «É mais uma motivação, mas o mais importante é mesmo ganhar e dar continuidade aos bons resultados e manter a liderança no grupo. Quando a tradição é favorável, espera-se sempre que se mantenha. Na jornada anterior queríamos contrariar e conseguimos. Desta vez, é para manter», rematou o técnico.

Alan fala em colectivo forte

Ao lado de Leonardo Jardim esteve Alan,  que salientou o forte colectivo que o emblema belga possui: «É um adversário que ainda não perdeu no campeonato e é muito forte. Não tem individualidades que se destaquem, penso que o forte deles será mesmo a equipa no seu conjunto», disse o capitão arsenalista.

Para Alan a tradição de resultados, quer da sua equipa, quer do Club Brugge, é para manter amanhã: «Espero que continue assim, que eles cheguem aqui e sintam a força que termos em casa», disse, lembrando que o SC Braga não perde em casa há um ano nas provas europeias e que os belgas não vencem fora há um ano e meio.

Inevitável, a questão sobre os horizontes bracarenses nesta prova, depois de terem atingido a final na época passada: «Todos querem o melhor, mas temos de pensar jogo a jogo. Temos de deixar o passado para trás, viver o presente e encarar este jogo com grande concentração e vencer», atirou.


ZEROZERO

JotaCC

Meyong fica de fora; Galo convocado

A principal novidade nos convocados do SC Braga é a presença de Rodrigo Galo no lugar de Meyong para o jogo frente ao Club Brugge, de quinta-feira, do Grupo H da Liga Europa.

O avançado brasileiro Paulo César, que tinha falhado o derradeiro treino, também não figura entre os convocados do treinador do SC Braga, Leonardo Jardim.

Eis a lista de convocados: Quim, Rodrigo Galo, Everton, Mossoró, Hélder Barbosa, Baiano, Fran Mérida, Lima, Elderson, Nuno Gomes, Djamal, Imorou, Salino, Paulo Vinicious, Alan, Berni, Douglão, Hugo Viana e Carlão.

A BOLA

JotaCC

Jardim quer vitória que ponha o Braga na rota do apuramento

O treinador Leonardo Jardim notou hoje que se o Sporting de Braga vencer quinta-feira o Club Brugge, na segunda jornada do grupo H da Liga Europa de futebol, dá um "bom passo" para passar à fase seguinte.

Na primeira jornada, os minhotos venceram em Inglaterra o Birmingham (3-1), enquanto os belgas bateram o Maribor, em casa (2-0), liderando o grupo em igualdade pontual.

"Este é um jogo muito importante e, em caso de vitória, permite-nos continuar na liderança do grupo e ganhar vantagem sobre os outros adversários e é uma realidade que pode ser um bom passo em relação à passagem para a outra fase", afirmou Leonardo Jardim.

O técnico bracarense notou que o adversário tem características do futebol holandês, nacionalidade do seu treinador, Adrie Koster, e que lidera o campeonato belga, pelo que importa ter o "máximo respeito".

"Não é uma equipa holandesa, mas tem um jogo semelhante, muito apoiado, circulado, com muitos jogadores a participarem nas acções ofensivas. Temos que contrariar isso com uma pressão forte e fazer o nosso jogo, também apoiado, com bom preenchimento das zonas de finalização para atingirmos o grande objectivo, que é vencer e continuar a liderar o grupo", afirmou.

Leonardo Jardim quer um Sporting de Braga "consistente, semelhante ao que tem feito no campeonato e na Liga Europa" e lembrou que, "não por acaso", a equipa minhota também é líder e tem a defesa menos batida do campeonato português.

O extremo brasileiro Alan também alertou para dificuldades, considerando que o Brugge, "pelo seu histórico, é a equipa mais forte" que o Sporting de Braga vai defrontar no grupo.

"O adversário ainda não perdeu no campeonato dele, é um adversário muito forte, marca bem e sai forte nas transições, não tem um jogadores que se destaquem muito, mas a força deles é o seu conjunto", considerou.

Nas competições europeias, o Braga não perde em casa e não sofre golos há um ano e o Brugge não vence fora há quase dois.

"Vamos fazer tudo para que eles continuem a perder e que sintam a nossa força aqui em braga", acrescentou Alan.

Há cerca de uma semana, Djamal disse que a equipa podia lutar pelo título e até pela conquista da Liga Europa, mas Alan preferiu dizer que a estratégia passa por "pensar jogo a jogo".

"O Djamal disse isso, e isso passa pela cabeça de todos os jogadores, mas temos que deixar para trás o que fizemos no passado e viver o presente", disse.

O jogo começa às 18:00 de quinta-feira, no Estádio Axa, e será arbitrado pelo norueguês Tommy Skjerven.

O JOGO

JotaCC

Braga quer continuar a fazer história

Leonardo Jardim classifica o embate do Braga com o Bruges no Minho como "extremamente importante", num encontro que poderá dar aos portugueses a 100ª vitória no seu estádio.

O Braga procura a 100ª vitória no seu recinto

O treinador do Sp. Braga, Leonardo Jardim, classifica o embate com o Club Brugge KV na segunda jornada do Grupo H da UEFA Europa League, agendado para esta quinta-feira, no Minho, como "extremamente importante".

O Braga recebe o líder invicto do campeonato da Bélgica depois de ambas as equipas terem vencido os respectivos encontros de abertura da UEFA Europa League, os portugueses fora diante do Birmingham City FC por 3-1 - naquele que constituiu o primeiro triunfo de sempre em Inglaterra - e os belgas em casa ante o NK Maribor, por 2-0. "É jogo extremamente importante", disse Jardim. "Pode permitir continuarmos a liderar o grupo e ganharmos vantagem sobre os directos adversários. Um bom resultado pode ser um bom passo em relação à passagem à próxima fase."

Sobre o adversário, o técnico do Braga afirmou: "É uma equipa belga com estilo holandês. Jogam um futebol apoiado e com muitos jogadores nas acções ofensivas. Temos de pressionar e não deixá-los ter iniciativa." O próximo triunfo do Braga no seu recinto será o 100º e Jardim vê o facto como "mais uma motivação" e acrescentou: "Mas o mais importante é mesmo ganhar, dar continuidade aos bons resultados e manter a liderança."

Quanto ao avançado e capitão do Braga, Alan, destacou: "Ainda não perderam no campeonato e são muito fortes. Não têm individualidades que se destaquem, a equipa no seu conjunto é o ponto forte."

UEFA.COM

JotaCC

Alan: «Vamos fazer tudo para que sintam a nossa força»
Sp. Braga não perde em casa há um ano, Club Brugge não vence fora há dois

O Sp. Braga não perde em casa e não sofre golos nas competições europeias há um ano e, esta quinta-feira, recebe o Club Brugge que não vence fora há quase dois anos. Dois factos que Alan quer manter intactos depois de concluída a segunda jornada da Liga Europa.

«Vamos fazer tudo para que eles continuem a perder e que sintam a nossa força aqui em Braga», destacou o avançado esta quarta-feira em conferência de imprensa.

Há uma semana, Djamal disse que a equipa podia lutar pelo título e até pela conquista da Liga Europa, depois da presença na final na última temporada. Alan prefere dizer que a estratégia passa por «pensar jogo a jogo».

«O Djamal disse isso, e isso passa pela cabeça de todos os jogadores, mas temos que deixar para trás o que fizemos no passado e viver o presente», acrescentou.


Jardim: «É um jogo muito importante»

Treinador do Braga cauteloso e alertado para as dificuldades que o Brugge pode causar.

Leonardo Jardim destacou a importância do jogo desta quinta-feira frente ao Club Brugge, na segunda jornada da Liga Europa. O treinador do Sporting de Braga quer começar a ganhar vantagem sobre os rivais.

«Este é um jogo muito importante e, em caso de vitória, permite-nos continuar na liderança do grupo e ganhar vantagem sobre os outros adversários e é uma realidade que pode ser um bom passo em relação à passagem para a outra fase», afirmou.

No que diz respeito ao Brugge, Jardim está alertado para os danos que podem causar: «Não é uma equipa holandesa, mas tem um jogo semelhante, muito apoiado, circulado, com muitos jogadores a participarem nas ações ofensivas. Temos que contrariar isso com uma pressão forte e fazer o nosso jogo, também apoiado, com bom preenchimento das zonas de finalização para atingirmos o grande objetivo, que é vencer e continuar a liderar o grupo».

O técnico acredita ter também a fórmula para conseguir um resultado positivo. «Temos de impor uma pressão forte e não deixar que seja o nosso adversário a ter a bola e a iniciativa», concluiu.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Bruno Paixão apita V. Guimarães-Sporting

O árbitro Bruno Paixão foi o escolhido para a tradicionalmente difícil deslocação do Sporting ao terreno do Vitória de Guimarães, no jogo com maior expectativa da sétima jornada da Liga portuguesa.

No Académica-FC Porto foi seleccionado Paulo Baptista, no Benfica Paços de Ferreira foi chamado Bruno Esteves e no UD Leiria-SC Braga encontramos Marco Ferreira.

Lista de árbitros:

Feirense – Marítimo, Manuel Mota
Nacional – Olhanense, Jorge Tavares
Benfica – Paços de Ferreira, Bruno Esteves
Académica – FC Porto, Paulo Baptista
V. Setúbal – Rio Ave, Pedro Proença
UD Leiria – SC Braga, Marco Ferreira
Gil Vicente – Beira-Mar, André Gralha
V. Guimarães – Sporting, Bruno Paixão

A BOLA

JotaCC

«Braga é favorito», diz treinador do Club Brugge

Adrie Koster, treinador do Club Brugge, antevê um desafio complicado frente ao SC Braga. O técnico considera os minhotos favoritos à vitória no jogo de hoje e à conquista do primeiro lugar no Grupo H da Liga Europa.

«O Braga é um adversário complicado. Fez uma grande campanha europeia na época passada e já nesta edição da Liga Europa conseguiu um grande resultado na primeira jornada. Mas não devem desvalorizar-nos, vamos à procura de um resultado favorável», disse o treinador, há momentos, na conferência de Imprensa de antevisão do encontro de amanhã.

«O Braga é favorito, já mostrou do que é capaz. Mas o jogo começa sem golos e nunca se sabe como vai acabar. Encaramos a partida confiantes», admitiu Koster. É o adversário mais forte para nós e o favorito a vencer o grupo. Temos as nossas possibilidades, mas não vou revelar os nossos segredos.»

A BOLA

Bruno3429

Club Brugges não esconde o jogo
Por Paulo Horta

O Club Brugges está a realizar o treino de adaptação ao relvado do Estádio Axa e o treinador do emblema belga decidiu realizar a sessão à porta aberta.

Em vez dos habituais 15 minutos abertos à comunicação social, o treino do Club Brugges decorre à porta aberta, isto porque a equipa técnica decidiu premiar os adeptos, que viajaram até Portugal, com a possibilidade de assistirem também à sessão.

O SC Braga defronta, na quinta-feira, o Club Brugges, em jogo da segunda jornada Grupo H da Liga Europa.

A Bola