News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 27/09

Started by Bruno3429, 27 de September de 2011, 06:57

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Alan: «Título passa sempre pela nossa cabeça»
GARANTE NÃO HAVER MUDANÇA DE OBJETIVOS E ADMITE UM FACTO

Autor:  ANTÓNIO MENDES E NUNO BARBOSA

Alan não tinha saudades de estar na frente do campeonato, pois uma equipa como o Sp. Braga não pode ser "obcecada por isso". O capitão é o primeiro a confirmar a filosofia reinante, carregando na tecla do "pensar jogo a jogo e sempre com a vitória na mente".

"A equipa tem que estar focada nos jogos que se aproximam", até porque os objetivos continuam intactos em relação ao que foi traçado pela direção no início da época.

Record

Bruno3429

«Pressão para ganhar a Liga Europa? Não é para nós!» - Alan
Por Pascoal Sousa com Pedro Manuel Couto

Alan elogia a carreira da equipa. Mas recusa vender promessas e subir a parada.

O líder destacado do Campeonato belga frente a um dos líderes da liga portuguesa fornece a promessa de um cartaz europeu de emoções fortes na segunda jornada do grupo H.

Tal como o SC Braga, o Club Brugge não perdeu qualquer jogo no Campeonato e na Liga Europa apenas escorregou uma vez, ao perder por 1-0 frente ao Karabakh, do Azerbaijão, no apuramento para a fase de grupos.

Alan não arrisca identificar as principais estrelas do conjunto belga. É o todo que capta a atenção do luso-brasileiro, ciente de que o SC Braga tem pela frente um adversário de nível muito superior ao Birmingham.

«O Club Brugge é uma equipa com qualidade. Não conheço individualmente os seus jogadores, mas tem um bom colectivo. É um dos emblemas mais fortes da Bélgica e vai ser um jogo complicado», antevê o capitão bracarense.

«Ganhar a Liga Europa? Essa pressão não é para nós. Vamos fazer o mesmo que na época passada: manter a cabeça limpa e jogar o suficiente para passar a fase de grupos. É atrás desse objectivo que corremos, o que significa que agora queremos vencer o Club Brugge para continuar no topo do nosso grupo».

A Bola

Bruno3429

Sporting de Braga: formar guarda-redes de topo
Joana Russo Belo

É a geração do futuro. Num projecto de olhos postos em formar guarda-redes de topo. A nova época da escola de guarda-redes do Sp. Braga 'Os guardiões dos Guerreiros do Minho' deu o pontapé de saída na nova temporada, este ano sob a coordenação de Rui Correia, com mais de 30 jovens, entre os oito e os 15 anos de idade. O primeiro dia contou com a presença especial dos três guarda-redes da equipa sénior - Quim, Berni e Marcos - que apadrinharam o projecto e deram conselhos aos futuros craques.

"A escola baseia-se em tentar formar um guarda-redes que possa vir a servir o Sp. Braga no futuro e, se tivermos um já no escalão dos juvenis ou juniores, as coisas são muito melhores. Na primeira abordagem que tive com o presidente, disse-me que era um trabalho extremamente importante, porque tínhamos que formar um guarda-redes de topo", sublinhou Rui Correia.

O antigo internacional e ex-guardião arsenalista - agora no papel de coordenador e treinador - lembra que "existe uma falta muito grande de guarda-redes portugueses", perante o elevado número de estrangeiros, por isso, é claro: "mais do que nunca, é importantíssimo retirar deles o maior pos sível de valor, para que um dia mais tarde sejam uns grandes guarda-redes, é para isso que trabalhamos".

O Sp. Braga é um clube já reconhecido e com forte tradição na formação de guarda-redes, um trabalho que Rui Correia diz "ir ao encontro do que foi feito com Quim e Eduardo", os grandes nomes das balizas portuguesas formados em Braga.

"É um método diferente agora, quando eu jogava também não se podia jogar com os pés, não se podia jogar com as mãos quando nos atrasavam, por exemplo, o futebol tem evoluído muito. Ainda bem que existe esta escola, é uma escola que pode vir a dar frutos, por isso, só temos que estar empenhados juntamente com os sete treinadores", sublinhou o coordenador.

O projecto pretende fomentar o interesse dos jovens pelo posto específico de guarda-redes, assim como permite a prospecção de talentos. A prioridade passa "pelos escalões do clube", mas a escola está também aberta à inscrição de outros jovens atletas, permitindo abranger entre 30 a 50 miúdos. O trabalho desenvolvido vem na sequência da época transacta, com os treinos semanais agendados para as segundas-feiras, sempre a partir das 19 horas

Correio do Minho

Bruno3429

Escola de guarda-redes abriu portas no 1.º de Maio

A escola de guarda-redes do Sporting Clube de Braga, um projecto liderado por Rui Correia, abriu ontem e, no arranque, contou com a presença de Quim, Berni e Marcos, da equipa principal dos arsenalistas. A escola conta com meia centena de jovens com idades compreendidas entre os 8 e os 16 anos.

Diario do Minho

Bruno3429

Quim e o Club Brugge: «Temos boas expectativas»
Guarda-redes do Sp. Braga anseia por mais um triunfo na Liga Europa


O Sp. Braga recebe o Club Brugge na quinta-feira e o guarda-redes Quim só pensa no triunfo. Os vice-campeões da Liga Europa querem fazer jus ao estatuto. «As expetativas que temos são as de vencer e obter os três pontos que estão em disputa. É um jogo importante, como todos os outros. Vamos entrar com o objetivo de vencer», afirmou, à margem do arranque do projecto Os Guardiões dos Guerreiros do Minho.

Quim não quis deixar de participar nesta acção de formação para jovens guarda-redes. «Estive ali a falar com eles e uma coisa a salientar é que são todos portugueses. Isso é importante, porque hoje em dia há poucos guarda-redes portugueses a jogar na Liga. É importante aparecerem miúdos e um clube como o Braga fazer estes treinos, fazer homens e guarda-redes para o futuro.»

Rui Correia, coordenador do gabinete de guarda-redes do Sp. Braga, também esteve presente e lamentou «o excesso de estrangeiros» no campeonato nacional, em geral, e nas balizas, em particular.

Maisfutebol

JotaCC

Quim garante que só a vitória interessa no jogo da Liga Europa com o Brugge

O Sporting de Braga prepara a recepção ao Brugge, em jogo da segunda jornada da Liga Europa, agendado para quinta-feira, às 18 horas.

Só a vitória interessa, garantiu o guarda-redes Quim, durante a sessão de abertura da Escolinha de guarda-redes do Sporting de Braga.


Quim mostra-se determinado em vencer o jogo de quinta-feira. O plantel do Braga regressa aos trabalhos esta tarde, numa sessão que decorre à porta fechada, visando a preparação para o duelo com os belgas do Brugge.

ANTENA MINHO

JotaCC

Ainda não é tempo de Paulo César

Atacante vai de novo ser riscado do mapa de Leonardo Jardim, assim como Custódio.

Paulo César é menos um trunfo para Leonardo Jardim no jogo de amanhã, frente ao Club Brugge. O atacante continua a fazer gestão do esforço, depois de ter recuperado de uma lesão muscular. O problema clínico está sanado, mas jogador e corpo médico entendem não ser esta a altura adequada para regressar à competição. Por conta dessa lesão, o brasileiro perdeu grande parte da pré-época e até agora jogou apenas um minuto, na vitória do SC Braga sobre o Birmingham, por 3-1, na ronda inaugural da Liga Europa.

Custódio é outra ausência confirmada. O médio lesionou-se há dois meses e está praticamente recuperado. Faz treino condicionado, já integrado no grupo, mas a estreia em jogos oficiais terá de ser uma vez mais adiada.

A BOLA

JotaCC

Nuno Gomes chega-se à frente

Quando falou pela primeira vez como jogador do Braga, Nuno Gomes dizia-se tão nervoso como se estivesse "no primeiro dia de aulas". Só não especificou se essa inquietação seria idêntica ao que sente uma criança na primeira experiência na escola. O esclarecimento que se impunha apareceu rapidamente, e logo sob a forma de golos para o campeonato - dois ao Gil Vicente e um ao Nacional. Percebe-se agora que o experiente ponta-de-lança, de 35 anos, estava ali na qualidade de professor catedrático na arte de atirar para o fundo das balizas. A fome de golos, que já durava há mais de dois meses, é que realmente incomodava e, curiosamente, até deu lugar a uma saudável faceta, pouco habitual: chegar ao final de Setembro, à sexta jornada, envolvido entre os melhores marcadores do campeonato, acima da fasquia dos dois golos. Para encontrar igual, é preciso recuar 15 épocas (1996/97) e esquecer o Benfica, pois foi ainda ao serviço do Boavista, com apenas 20 anos, que Nuno Gomes teve a sua primeira entrada de leão no campeonato.

"Não estou aqui para provar nada, a minha carreira fala por si", afirmou então, reportando-se às 12 épocas de Benfica, intervaladas por dois anos ao serviço da Fiorentina (Itália). Sem querer, Nuno Gomes parece contradizer-se; é a conclusão que se pode retirar dos três golos que contabiliza. Na 18ª época como profissional, com duas Taças de Portugal, uma Taça de Itália e dois títulos de campeão nacional no currículo, o internacional português não pára de se superar: já atingiu 150 golos no campeonato, está apenas a um de alcançar os 200 em competições nacionais e fez questão de se aproximar do seu melhor arranque de sempre como goleador: em 2005/06, quando fez um hat trick ao Leiria e bisou com o Penafiel, para o campeonato, depois de já ter marcado um golo na primeira mão da final da Supertaça, frente ao Setúbal.

Mais do que um excelente trunfo de marketing (lidera venda de camisolas ), Nuno Gomes tem-se revelado uma preciosa solução no ataque, tanto na qualidade de finalizador como de assistente de Lima, de tal forma que já recuperou o estatuto de titular, depois de uma breve passagem pelo banco, embora na qualidade de jogador mais vezes solicitado, quando é preciso alguém para desequilibrar. Chegou à Pedreira a "sonhar com a Selecção", como se nunca lá tivesse andado, mas em pouco tempo demonstrou que não é por acaso que figura como quarto melhor marcador de sempre da Selecção, com 29 golos em 77 jogos, atrás de Figo (32 golos), Eusébio (41) e Pauleta (47).


João Tomás
"Com este ritmo marcará facilmente mais 10 golos"


Pela amostra, Nuno Gomes estará no bom caminho para imitar o melhor marcador português da época passada. Com a idade actual do avançado do Braga (35 anos), João Tomás somou 16 golos e não se importa nada que alguém ameace a sua marca. "Com este ritmo, o Nuno marcará facilmente mais dez golos, no mínimo. Fiquei muito feliz por ele ter continuado em Portugal, porque normalmente esta gama de jogadores emigra", observou.

Nada surpreendido com a veia goleadora de Nuno Gomes, o jogador do Rio Ave garante até que a questão da idade não passa de um detalhe. "Custa muito quando as pessoas nos julgam pela idade, em vez de ser pelo nosso rendimento. Vivo com isso há quatro anos e tenho vencido a batalha. Foi com grande honra que fiquei em segundo lugar na lista dos melhores marcadores, depois de Hulk. Beneficiando de uma boa equipa, que normalmente aposta no ataque continuado, Nuno Gomes poderá fazer o mesmo", estimou.

Como titular ou suplente, Nuno Gomes vai calando os críticos, mas João Tomás avalia como tempo perdido vê-lo no banco de suplentes. "Qualquer jogador trabalha para ser titular, mas o rendimento de Nuno Gomes é sempre elevado, seja qual for a situação; já acontecia isso no Benfica. Julgo que um avançado assim nunca deve ser poupado", sugeriu. Tanto entusiasmo em torno do internacional não significa, porém, que a conquista do título esteja próxima. "Não se pode entregar uma responsabilidade dessas a um só jogador, mas ele trouxe sem dúvida muita qualidade à equipa", vincou.


Quim sai em defesa do produto nacional

A escola Gvardiões dos Gverreiros do Minho (os vês substituem mesmo os us), que está sob a alçada de Rui Correia, treinador e coordenador da preparação dos guarda-redes da equipa profissional, reabriu portas para mais uma temporada de forma pomposa: Quim, Berni e Marcos assistiram à primeira aula, conversaram com os jovens jogadores e posaram juntos para a fotografia. Titular da baliza arsenalista e único oriundo da formação do clube, Quim acabou por ser, sem grande espanto, a grande atracção do final de tarde. "Felizmente fiz o meu trajecto nas camadas jovens do Braga, onde beneficiei de óptimas condições. Há que salientar uma coisa nesta escola: são todos portugueses. E digo isto porque actualmente há poucos na I Liga, comentou.

Em busca de "um grande guarda-redes", à imagem de Quim ou Eduardo, Rui Correia e os sete profissionais que compõem o corpo técnico da escola estão abertos a todas as sugestões possíveis. Para já, pelo que vai sendo falado nos bastidores, valerá a pena fixar este nome: Maximiano. Com apenas 12 anos, não tem parado de surpreender e ainda por cima é craque nos estudos. "Gostava de ser como Quim", atirou, corajoso.


O título também passa pela cabeça de Alan

Alcançar FC Porto e Benfica no topo da tabela, somando os mesmos 14 pontos, não deixou o plantel de Leonardo Jardim em transe. Ninguém deixa de sonhar em ser campeão, mas ainda é cedo para precipitações. "O título passa pela cabeça de qualquer jogador, mas é coisa complicada. O campeonato está no início, e já ficamos felizes por estar na frente", assegurou Alan, rejeitando o cenário de entusiasmo desmedido. "A nossa equipa não é obcecada com a liderança. Queremos ir jogo a jogo e estamos focados nos que aí vêm. Estar em primeiro lugar não muda os nossos objectivos. Agora, se no final do campeonato estivermos na frente isso aí já é outra coisa. Importante foi vencer o Nacional. Estar na frente é melhor ainda", gracejou.

Será assim até à próxima jornada. Antes regressa a Liga Europa ao AXA. O primeiro visitante chama-se Brugge, e o extremo prevê dificuldades. "É outro jogo difícil que será importante vencer. Vencendo todos os jogos em casa, passaremos. Não conheço todos os jogadores do Brugge, mas é uma equipa de qualidade", apreciou, assumindo a "pressão" de o Braga ter sido finalista na Liga Europa. "Temos de andar de cabeça tranquila", driblou.


Tommy Skjerven apita jogo com o Brugge

O norueguês Tommy Skjerven vai apitar o jogo entre o Braga e o Brugge, da segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa, marcado para quinta-feira, às 18h00. Internacional desde 2001, Skjerven apenas esteve uma vez em jogos com portugueses, no triunfo do Sporting no terreno do Basileia (3-0), em jogo da extinta Taça UEFA, em 2006/07. Na única experiência do Braga frente a belgas, os minhotos despacharam o Standard de Liège, nos 16-avos-de-final da Taça UEFA em 2008/09: um triunfo em casa por 3-0, um empate a um golo na Bélgica.


Custódio dividido entre a relva e o ginásio

O regresso de Custódio à competição dificilmente acontecerá na recepção ao Brugge. Aliás, é bem provável que o trinco não apareça sequer na jornada seguinte do campeonato, frente ao Leiria, pois o seu processo de recuperação de um estiramento no ligamento lateral interno do joelho esquerdo ainda não chegou ao fim. O médio-defensivo chegou a pisar a relva em mais um treino realizado à porta fechada, mas trabalhou à parte do grupo, rumando de seguida ao ginásio para efectuar exercícios suplementares. Nuno André Coelho, Zé Luís e Ukra são igualmente baixas confirmadas.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Alan diz que vencer a Liga passa pela cabeça dos jogadores
Alan admite título

Alan admitiu ontem que o plantel do Sp. Braga não coloca de parte a possibilidade de chegar ao título. "Passa pela cabeça de qualquer jogador, mas é coisa complicada. A Liga está no início e já ficamos felizes por estar na frente", afirmou.

Em igualdade pontual com FC Porto e Benfica no topo da classificação (14 pontos), sem derrotas e com a melhor defesa da prova (dois golos sofridos), o avançado frisou que "estar em primeiro" não "muda os objectivos".

"Vamos continuar a pensar jogo a jogo. Agora, se no final do campeonato estivermos na frente, isso aí, já é outra coisa", destacou o brasileiro que revelou desconhecer o Brugge, próximo adversário para a Liga Europa.

Já o guardião Quim foi o porta-voz da ambição bracarense para o compromisso europeu. "As expectativas que temos são as de obter os três pontos que estão em disputa.

É um jogo importante, como todos os outros. Vamos entrar com o objectivo de vencer", referiu.

Depois do triunfo sobre o Nacional da Madeira (vitória minhota por 2-0), o plantel dos arsenalistas iniciou ontem a preparação do encontro da Liga Europa, na quinta-feira, no Minho, com Leonardo Jardim a optar por realizar o apronto longe dos olhares da imprensa e dos adeptos.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sporting e Braga em casa para dar seguimento a bom arranque

Sporting e Sp. Braga preparam os compromissos de quinta-feira para a Liga Europa Demotix Images
O Sporting e o Sporting de Braga vão tentar na quinta-feira dar seguimento ao bom início na fase de grupos da Liga Europa de futebol, quando receberem a Lazio e o Club Brugge, respetivamente.
twitter
Na melhor fase da temporada, os "leões" procuram o quinto triunfo consecutivo, algo que não conseguem desde janeiro de 2010, quando conseguiram uma série de sete vitórias.

Na primeira jornada do Grupo D, o Sporting venceu fora o FC Zurique, por 2-0, recebendo agora a Lazio, em teoria, o rival mais poderoso da "poule", mas que se estreou com um empate caseiro frente ao Vaslui (2-2).

Os "leões" nunca defrontaram a Lazio nas competições europeias, mas, em 25 encontros com equipas italianas, apenas venceram quatro vezes e perderam em 11 ocasiões, embora não tenha perdido nenhum dos três últimos jogos em casa com transalpinos.

O Sporting surge neste jogo motivado pela melhor exibição da temporada, frente ao Vitória de Setúbal (3-0), no primeiro triunfo em casa esta temporada.

Depois de uma vitória no terreno do Birmingham (3-1), o Sporting de Braga recebe o Club Brugge, líder do campeonato belga, cinco dias depois de ter igualado o FC Porto e o Benfica no topo da classificação da Liga
portuguesa.

Com cinco triunfos e quatro empates, os "arsenalistas" ainda não perderam qualquer encontro esta temporada, defrontando agora pela primeira vez o Club Brugge, que o Maribor (2-0) na jornada inaugural do Grupo H venceu.

O Sporting de Braga apenas defrontou uma vez equipas belgas, tendo eliminado o Standard Lige da Taça UEFA de 2008/09, enquanto o Club Brugge venceu duas vezes e perdeu outras tantas com adversários lusos, marcando sempre três golos nos três últimos confrontos.

RTP

Bruno3429

Club Brugge com seis «baixas» para Braga
Por Redacção

O Clube Brugge desloca-se na próxima quinta-feira a Braga com seis «baixas» na convocatória de Adrie Koster.

Em relação ao lote dos eleitos para o último compromisso no campeonato belga [vitória sobre o Mons, por 2-1] ficou de fora o defesa Daan Van Gijseghem, por lesão, entrando para o seu lugar Jannes Vansteenkiste.

Fredrik Stenman, Vladan Kujovic, Maxime Lestienne, Matej Vydra e Pietro Perdichizzi também não serão opção para o encontro da segunda jornada do Grupo H da Liga Europa.

Lista de convocados: Colin Coosemans, Sven Dhoest, Jordy Maes, Carl Hoefkens, Ryan Donk, Michael Almebäck, Jannes Vansteenkiste, Tom Hogli, Jimmy De Jonghe, Thibaut Van Acker, Niki Zimling, Odjidja Vadis, Jonathan Blondel, Deschilder Fries, Thomas Meunier, Nabil Dirar, Victor Vazquez, Lior Refaelov, Bjorn Vleminckx e Joseph Akpala.

A Bola