News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/09

Started by JotaCC, 25 de September de 2011, 07:24

Previous topic - Next topic

JotaCC

Vitória imaculada dá liderança



O Sporting de Braga juntou-se a FC Porto e Benfica na liderança do campeonato depois de, ontem, ter vencido o Nacional da Madeira. E se a motivação para o jogo frente aos madeirenses pode ter sido o empate de véspera entre os dois membros do triunvirato que comanda, também é verdade que os arsenalistas nunca tiveram a vitória em dúvida, apesar de terem tido necessidade de sofrer para a conseguir.
Nuno Gomes voltou a ter um papel importante na vitória da equipa, fez um golo que abriu o placard e jogou para equipa, revelando que poderá ter um papel de realce nesta equipa arsenalista. Quanto ao jogo em si, o Sporting de Braga soube aproveitar a estratégia do Nacional para construir a jogada do primeiro golo, e abrir, assim, o caminho da vitória.
Com um Nacional plantado num 4x1x3x2 em que os três médios surgiam a jogar muito pela zona interior, aos arsenalistas competia aproveitar o espaço que era concedido para fazer subir os laterais e criar situações de desequilíbrio. E assim foi. Ora Elderson na esquerda, ora Baiano na direita, mais este do que o primeiro, o Sporting de Braga lá criou situações de algum perigo para a baliza madeirense. E foi numa dessas acções ofensivas de Baiano que o Sporting de Braga chegaria ao golo. Antes, porém, já o Nacional tinha criado algum embaraço na área arsenalista fruto da acção do seu meio campo que, muitas vezes em superioridade numérica, era capaz de laçar rápidos ataques que deixaram a defesa minhota em sobressalto. Com maior ou menor dificuldade, os bracarenses lá fora resolvendo e assim mantiveram a vantagem segura.
Já na segunda metade, valeu um extraordinário voo de Quim a negar o golo a internacional esloveno Skolnik. O Sporting de Braga dava espaço para o Nacional pensar que podia chegar ao empate, Rondon chegou a ameaçar, mas depois lá veio aquela dose de cinismo que costuma ser característica das grandes equipas e o Sporting de Braga já não é a primeira vez que a aplica. Quando todos pensavam que Alan ia bater o canto ao primeiro poste este acabou por lançar a bola para o segundo poste e P. Vinicius fez o golo , o segundo e colocou um ponto final no jogo. Ainda podia ter subido mais o placard, porque o Braga ainda teve oportunidades para o fazer.
Carlos Xistra não teve trabalho difícil mas deu a ideia de complicar um pouco na segunda parte.


Motivação a curto prazo

No final do jogo Leonardo Jardim, no centro do relvado, cumprimentou todos os seus atletas e agradeceu ao público. No final do jogo, o madeirense era um treinador feliz e começou por confidenciar, referindo-se ao jogo entre FC Porto e Benfica que "a situação do empate deu-nos uma motivação extra para chegarmos ao topo, apesar disso não ser o mais importante".
Para o técnico o objectivo de ontem era "conquistar os três pontos, um jogo difícil, frente a um adversário que nos criou muitas dificuldades, nomeadamente, na primeira parte, em termos estratégicos". Todavia, na segunda parte as coisas mudaram porque, afirma Jardim, "acertámos em termos estratégicos e não deixámos o Nacional fazer rápidas transições", acrescentando que "a vitória foi justa".
Referindo-se aos seus joga-dores, Leonardo Jardim afirmou que "os atletas dão tudo para realizar bons jogos e conseguir vitórias e temos os nossos objectivos, que são ambiciosos e que queremos conquistar".
Questionado se o Sp. Braga deste ano tem como motivação ultrapassar algumas barreiras, Leonardo Jardim não deu grande relevância ao facto de alguns recordes dos arsenalistas poderem ser batidos e disse: "a nossa motivação tem de ser a curto e não a médio prazo", referindo que essa motivação é já o próximo jogo, a contar para a Liga Europa frente, ao Club Brugge. "É importante e temos que vencer para consolidar a nossa posição no grupo que disputamos", concluiu Jardim.

Nuno Gomes: "Entrámos com o objectivo de fazer o nosso trabalho e conseguir os três pontos. Estamos contentes por estar nos primeiros lugares da classificação, mas o campeonato é longo e vamos pensar jogo-a-jogo. Queria dedicar o golo ao povo timorense que muito me tem apoiado".


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Eficácia: Sp. Braga vence e cola-se a Benfica e FC Porto com 14 pontos
Nuno Gomes dá asas ao novo líder

Nuno Gomes aproveitou da melhor maneira o empate no clássico do Dragão, empurrando o Sp. Braga para um triunfo (2-0) frente ao Nacional, que lhe garante um lugar na frente, em igualdade pontual com Benfica e FC Porto (14 pontos). Foi mais uma exibição superior do veterano avançado, que inaugurou o marcador e voltou a encantar a plateia com muita entrega e criatividade.

A noite podia ter sido ainda mais proveitosa para Nuno Gomes, se tivesse chegado a tempo a um remate inventado por Hugo Viana, em cima do intervalo. Não chegou, mas marcou numa fase de atrevimento dos madeirenses. O lateral Baiano foi à linha cruzar para a emenda fácil do camisola 21, deixando em delírio os adeptos da casa.

Para trás, ficou um Sp. Braga organizado e seguro de si, mas com a impressão de estar perante um 'tsunami' madeirense, tal a fome de pontos do Nacional. Os bracarenses acabaram por aproveitar bem a lesão de Elizeu, o elo mais forte do Nacional, que tinha deixado Mateus em condições de marcar.

Os insulares voltaram a criar perigo. Só não chegaram ao golo porque o guarda-redes Quim travou um remate de Skolnik em pleno voo. O médio esloveno ainda tentou oferecer um golo, mas Mateus rematou aos ferros. Depois do susto, o Sp. Braga reencontrou-se e partiu para uma exibição pressionante. Ameaçou de bola parada, marcou num canto. Alan chutou e o central Paulo Vinícius cabeceou de cima para baixo, enganando o guarda-redes Marcelo.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sporting de Braga vence e junta-se os líderes

A equipa de Leonardo Jardim recebeu e venceu o Nacional da Madeira (2-0), com esta vitória os minhotos colam-se ao Fc Porto e ao Benfica no topo da tabela da Liga.

O Nacional da Madeira era até ao início do jogo o único clube madeirense, que faltava ao treinador do Braga vencer, e com o um golo de Nuno Gomes na primeira parte e outro de Paulo Vinícius no final do desafio, Leonardo Jardim não só alcançou esse feito, bem como colocou o Braga entre os líderes do campeonato.

Até ao primeiro golo da partida, apontado por Nuno Gomes aos 33 minutos, o jogo esteve dividido com vários remates perigosos para as duas equipas.

Na segunda parte, o equilíbrio continuou. O Nacional esteve sempre mais perto de marcar, porém, a equipa da Madeira nunca conseguiu materializar as oportunidades criadas.

Com o jogo a chegar ao seu fim, o Sporting de Braga aumentou a vantagem na sequência de um canto aproveitado por Paulo Vinícius para marcar. Refira-se que este é o segundo jogo consecutivo em que o defesa-central dos minhotos marca, pois foi o autor do golo do empate dos bracarense frente ao Vitória de Guimarães (1-1) na jornada anterior.

Com esta vitória o Sporting de Braga junta-se a FC Porto e Benfica no comando da Liga, ocupando o terceiro posto, por ter uma diferença de golos inferior à dos encarnados e dos portistas, primeiro e segundo, respectivamente.

DN

JotaCC

Futebol: Liga (6.ª jornada) - Sporting de Braga alcança a liderança, Sporting soma primeiro triunfo em Alvalade

O Sporting de Braga igualou hoje FC Porto e Benfica na liderança da Liga de futebol, ao vencer na receção ao Nacional da Madeira, por 2-0, enquanto o Sporting alcançou o primeiro triunfo em Alvalade, na sexta jornada.

No Minho, o Sporting de Braga aproveitou da melhor forma o empate 2-2 de sexta-feira entre FC Porto e Benfica e alcançou os dois clubes no topo da classificação, com 14 pontos.

Nuno Gomes e Paulo Vinícius, aos 33 e 83 minutos, marcaram os tentos dos bracarenses, frente a um Nacional da Madeira, que soma quatro pontos e pode terminar a ronda em zona de despromoção.

SIC

Bruno3429




Quim: «Liderança sabe bem»
guarda-redes ainda não pensa no título


Quim, o experiente guarda-redes do Sp. Braga, recusa-se a assumir a luta pelo título, mas não esconde a alegria que sente por estar no topo da tabela classificativa, junto de Benfica e FC Porto. "É óbvio que esta liderança sabe bem, mas neste momento ainda não pensamos na luta pelo título", explicou o guarda-redes de 35 anos.

Sobre o facto de ser, a par de Rui Rego (Beira-Mar), o guarda-redes menos batido da Liga, Quim prosseguiu orgulhoso. "Esse dado é importante para mim, mas felizmente já não é a primeira vez que isso acontece", lembrou, continuando depois sobre o ataque à titularidade da Seleção Nacional: "Defender as cores portuguesas foi e será sempre um objetivo meu. Tudo irei fazer para poder jogar lá, mas, primeiro tenho de pensar no Sp. Braga."

Record

Bruno3429

Sp. Braga reparte liderança

O Sporting de Braga venceu ontem o Nacional da Madeira, por 2-0, e colou-se ao Benfica e ao FC Porto na liderança, somando agora todos 14 pontos em seis jogos. Nuno Gomes abriu o activo aos 33 minutos e Paulo Vinícius, aos 82, deu a tranquilidade aos adeptos arsenalistas. Hoje, o Vitória de Guimarães joga na Madeira frente ao Marítimo (19h15) e o Gil Vicente desloca-se a Paços de Ferreira (16h00).

Diario do Minho

Bruno3429

Leonardo Jardim ganha a Ivo Vieira no duelo de madeirenses
Braga mais eficaz



Até ontem o Nacional era a "besta negra" do técnico madeirense Leonardo Jardim, que na sua carreira já havia batido todas as equipas da região com excepção dos nacionalistas (em dois jogos averbou uma derrota e um empate). Facto é que Jardim treina agora o Sp. Braga, que à sexta jornada igualou na liderança FC Porto e Benfica, e ontem a equipa minhota provou porque tem o estatuto de quase candidata ao título, apesar da excelente réplica do Nacional.
Num duelo entre técnicos madeirenses vizinhos – Ivo Vieira é natural de Machico e Jardim é de Santa Cruz – foi o treinador dos minhotos que acabou por levar a melhor. Tudo graças a um golo de Nuno Gomes, que aos 33 minutos aproveitou uma falha de marcação no eixo da defensiva nacionalista para, após cruzamento bem medido de Baiano, marcar o golo que fez a diferença no marcador.
O golo surgiu cedo mas o Nacional esteve longe de baixar os braços e no recomeço da segunda parte teve o seu melhor período, sob a batuta do médio esloveno Skolnik, que ontem tentou por várias vezes a meia distância. Skolnik esteve mesmo perto de fazer um golo de bandeira quando aos 49', do meio da rua, tentou surpreender Quim, que voou para desviar para canto. No entanto, a resiliência madeirense esteve longe de se confinar à classe do esloveno. Aos 52 minutos o venezuelano Rondón teve o empate nos pés, mas desperdiçou-o inacreditavelmente, ao não acertar, à boca da baliza, após um cruzamento de Edgar Costa. Certo é que o Nacional não desmoralizou com a perdida e continuou a tentar, tanto pela meia distância de Skolnik e Mihelic, como pela velocidade de execução e sentido de oportunidade de Mateus, que aos 62' quase valeu a igualdade: num remate à meia-volta atirou a bola ao poste.
Nada feito. A baliza do clube da cidade dos arcebispos mais parecia estar benzida e não havia força nacionalista que quebrasse o enguiço. Pior mesmo só aos 83', quando o Sp. Braga, que no segundo tempo pouco havia atacado, marcou num cabeceamento ao segundo poste de Paulo Vinícius. Nova distracção da defesa, novo golo... Um castigo demasiado pesado para a equipa de Ivo Vieira que assim continua à mercê do duo que fecha a tabela, graças a um arranque decepcionante na Liga: em seis jogos, o Nacional soma apenas quatro pontos, resultado de uma vitória e um empate. Muito pouco para uma equipa com aspirações aos lugares europeus.

"Todos têm o lugar em risco..."

A situação é incontornável, com apenas quatro pontos em seis jogos o lugar de Ivo Vieira no comando técnico do Nacional não está imune a contestações e o técnico abordou esse tema sem complexos ontem na sala de imprensa, no final do jogo frente ao Braga, que se saldou em mais uma derrota.
"Se tenho o lugar em risco? Todos nós temos o lugar em risco. Atendendo à situação do País, até as pessoas que têm outros trabalhos e que têm contrato como efectivos têm o lugar em risco, tal como eu...", disse Ivo Vieira no final da partida, sublinhando o bom jogo que o Nacional fez ante um dos líderes do campeonato: "A produção e qualidade de jogo hoje evidenciada peca apenas por não termos concretizado. È comigo que vamos inverter esta situação. Vamos dar a volta por cima."
Quando ao jogo propriamente dito, Ivo Vieira defendeu que o Nacional apresentou-se em Braga com uma atitude positiva e acabou por perder o jogo devido à falta de eficácia: "A diferença fez-se na concretização. Criámos algumas oportunidades, mas não concretizámos. O futebol resume-se a isto: quem marca, ganha... Sou adepto do jogo bem jogado, da festa, da alegria, da paixão. Mas jogar bem por vezes não é suficiente. É preciso ganhar para ter mais confiança. Esta equipa vai melhorar imenso e tem qualidade para tal."
Relativamente ao facto de ontem ser terem defrontado dois treinadores madeirenses o técnico alvi-negro manifestou o seu "orgulho", tal como Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, que disse achar perfeitamente normal que haja mais treinadores madeirenses a "dirigirem equipas tanto no continente como até fora do país."
"O futebol tem várias fases. É difícil ser dominante em todas as fases do jogo e hoje aconteceu isso. Houve fases em que dominou o Sp. Braga e outras em que dominou o Nacional. Importante é interpretar essas situações e dar uma resposta positiva. Soubemos sofrer e tivemos humildade para perceber que eles estavam a controlar e tínhamos de nos unir. A entrada do Salino deu-nos equilíbrio e a partir daí fomos dominantes", disse Leonardo Jardim sobre o jogo.

«Todos nos temos o lugar em risco. Atendendo à actual situação do país, até outras pessoas que tem outros trabalhos e que estão efectivos têm o lugar tão em risco como eu».
Ivo Vieira

«É gratificante estar em primeiro. É com satisfação que vemos isso, mas sabemos que o mais importante não é estar em primeiro mas andar no grupo dos primeiros.»
Leonardo Jardim

Jornal da Madeira

Bruno3429

Nacional derrotado em Braga por 2-0
Leonardo Jardim na liderança da I Liga


O Nacional foi derrotado no Estádio AXA, em Braga por 2-0, com golos marcados por Nuno Gomes aos 24 minutos e por Vinícius aos 83.

Os alvinegros até estavam melhor no encontro quando sofreram o primeiro golo e foram-se abaixo após o segundo golo sofrido.

Com a vitória sobre o Nacional, o Sp. Braga, comandado pelo madeirense Leonardo Jardim, é líder da I Liga com os mesmos pontos que o Benfica e o FC Porto.

Diario de Notícias da Madeira

Bruno3429

A prova dos nove levou-os ao topo
HUGO SOUSA

Foi preciso um Braga de fôlego para trepar até ao lugar mais alto da classificação e partilhar a vista privilegiada com FC Porto e Benfica. A última vez que olhara a concorrência assim, de cima para baixo, tinha sido em Fevereiro de 2010, tempo suficiente para fazer desta conquista um motivo de festa, mas, por outro lado, um intervalo curto que ajuda a reforçar a ideia de crescimento sustentado. Dentro e fora de campo. Em campo, pelo menos neste jogo, o Braga misturou um comportamento de autoridade típico de uma equipa experiente, servida por jogadores que não se atrapalham com as responsabilidades, com um espírito algo burguês, capaz de fermentar a confiança do adversário até ao golo de Paulo Vinícius. Aí sim, terminou de vez a sensação de que o Nacional teria algo a dizer nesta história, que arrancou num golo de Nuno Gomes.

Nuno Gomes é, e não só pelo golo, um bom ponto de partida. Coerente com o que disse, Leonardo Jardim arranjou maneira de o encaixar no onze, com sacrifícios inevitáveis no meio. Djamal e Hugo Viana, numa interessante conjugação de contrastes, complementavam-se nas tarefas: um cortava e o outro costurava de imediato o ataque. Do pé esquerdo de Viana nasceram incontáveis passes longos, quase todos bem direccionados, que foram dando a quem estava no ataque a sensação de que nem era preciso mexer-se muito. Bastava esperar. Alan, Hélder Barbosa, Lima e Nuno Gomes esperavam. Daí resultava um espaço vazio que o Nacional tentava aproveitar, beneficiando do trabalho incansável de René, muito mexido de início, e da superioridade numérica de um meio-campo que ainda recebia ajuda de Mateus e Rondon.

Esse desenho madeirense, mais compacto e equilibrado, não era um poço de virtudes, porque tinha muitos defeitos na cobertura lateral. Baiano e Elderson ajudaram a destapá-los. Aliás, o golo nasceu num desses movimentos de desequilíbrio de Baiano, patrocinado pela inteligência de Alan e, depois, pela veia goleadora de Nuno Gomes. Estava feito o primeiro, e daí ao intervalo foi um instantinho.

Ivo Vieira já tinha lançado Edgar Costa como resposta ao golo; Leonardo Jardim preferiu confiar no esquema, mantendo-o intacto para a segunda parte. Um erro que se prolongou por quase 20 minutos, com evidente impacto no crescimento de um Nacional mais rápido e mais agressivo. O poste devolveu um remate de Mateus e obrigou Jardim a reagir. E reagiu bem. A aposta em Leandro Salino, em sacrifício de Nuno Gomes, foi um tiro certeiro, conferindo ao Braga o equilíbrio que lhe faltava no jogo de forças a meio-campo. A reacção do Nacional esvaziou-se, mas o resultado ainda não era tranquilo para os bracarenses, sujeitando-os ao nervosismo típico das vantagens magras.

Com o domínio de jogo recuperado, o Braga voltou a ganhar fôlego para investir no ataque, fazendo-o com outra segurança. Alan sobressaía nas bolas paradas: de um livre nasceu um cabeceamento perigoso de Carlão e, na jogada seguinte, o canto - também de Alan - foi direitinho à cabeça de Paulo Vinícius. Danielson facilitou e Vinícius carimbou definitivamente a vitória.

Abram alas ao líder, ouviu-se pouco depois nos altifalantes do estádio.


O Jogo

Bruno3429

Braga vence e cola-se à liderança

O Sporting de Braga venceu este sábado, no Estádio Axa, o Nacional da Madeira (2-0) e igualou F.C. Porto e Benfica na liderança da Liga.

Nuno Gomes e Paulo Vinícius responsabilizaram-se pelos tentos bracarenses frente ao conjunto insular. O quarto triunfo do onze do minho permitiu aos arsenalistas colarem-se ao campeão nacional e às águias que empataram a dois tentos no clássico do Dragão, realizado na véspera.

À semelhança dos rivais, a equipa de Leonardo Jardim totaliza 14 pontos e apresenta uma diferença de 9-2 entre golos marcados e sofridos, respectivamente.

JN

JotaCC

Arbitragem
Duas notas apenas num jogo simples

Não foi um trabalho muito difícil para Carlos Xistra, que contou com o auxílio dos jogadores. Duas notas apenas: aos 21', após remate de Mateus, a bola parece bater na mão de Elderson, que estava no chão. Xistra considerou acidental, e aparentemente bem; os protestos madeirenses foram tímidos. Na segunda parte, Xistra terá feito vista grossa sobre uma entrada ríspida de Mateus, que já tinha amarelo.


O MOMENTO

83' [2-0]
A cabeça de Vinícius


O golo de Nuno Gomes abriu o caminho, mas foi o de Paulo Vinícius a garantir a tranquilidade. O crescimento do Nacional na segunda parte deixou o Braga exposto a perigos que a vantagem magra acentuava. De um canto, nasceu a tranquilidade: Alan cruzou para o segundo poste, Danielson facilitou na vigilância pelos ares e Vinícius subiu para carimbar o triunfo.


Lances-chave

10' Rondon foge a Baiano, cruza para Elizeu, mas, de cabeça, Elderson antecipa-se.

21' Cruzamento da esquerda apanha Mateus desmarcado na área. O remate bate em Elderson - timidamente, o Nacional pediu mão - e Quim não consegue agarrar à primeira.

23' Baiano, Hélder Barbosa e Nuno Gomes cozinham um primeiro remate de Hugo Viana que Marcelo não segura. A recarga volta a sobrar para Viana. Ao lado.

28' Um mau alívio de Neto sobra para Hélder Barbosa, à entrada da área. O remate, pronto, bate... em Neto.

33' 1-0 Trabalho de Alan, a esperar o momento certo para a desmarcação de Baiano, que ganha a linha de fundo e cruza atrasado para Nuno Gomes encostar.

49' Bomba de Skolnik obriga Quim a aplicar-se, desviando para canto.

52' Remate de Alan deixa Marcelo atrapalhado, e, na resposta, nasce uma jogada de perigo do Nacional, conduzida por Edgar Costa. Na área, Rondon não a finaliza da melhor maneira.

62' Danielson e Neto trabalham na área, num canto, e preparam remate de Mateus. Ao poste!

82' Marcelo defende um cabeceamento de Carlão, após livre de Alan.

83' 2-0. Golo de Vinícius.


História do jogo


Nuno Gomes está a apenas um remate certeiro de alcançar uma marca histórica na carreira em competições nacionais

Golo 199 para o povo timorense

Nuno Gomes está com a pontaria afinada nos encontros do campeonato realizados na Pedreira. Depois de bisar contra o Gil Vicente, agora foi a vez de o Nacional sentir na pele a eficácia do avançado, que, desta forma, ficou a apenas um tiro certeiro de atingir um registo histórico na carreira: o golo 200 em competições nacionais (campeonato, Taça da Liga, Taça de Portugal e Supertaça Cândido de Oliveira). Não se sabe a quem o internacional português o dedicará, mas o 199 teve um destinatário bastante especial. "Queria dedicar este golo ao povo timorense, que muito me tem apoiado, em especial a embaixadora de Timor-Leste em Portugal [Natália Carrascalão]", afirmou.


A ESTRELA

Paulo Vinícius 7
Nunca perde a rede e ainda está equipado com GPS para os golos

Em plena era dos "gadgets" irresistíveis, Paulo Vinícius é uma excelente fonte de inspiração para quem procura uma nova invenção. Eventualmente até será um protótipo que só está ao serviço, em exclusivo, do Braga. Chegou pé ante pé à Pedreira, com o estatuto de adaptável a tudo e mais alguma coisa, mas é na defesa, como central impiedoso, que dita as regras. Depois de ter marcado em Guimarães, voltou a desviar de cabeça para o fundo das redes. Pelo meio, apareceu a limpar quase sobre a linha, um golo quase certo de Mateus.

O Braga um a um
Paulo Vinícius faz poesia de cabeça

Quim 6

Os bons guarda-redes estão ali para as ocasiões, especialmente as mais difíceis. Por aí, Quim quase roçou a perfeição ao defender, de forma espectacular, uma perigosa bomba de Skolnik (48'). Ainda teve o poste do seu lado (62').

Baiano 6

Muito seguro na vigilância ao corredor direito, deu nas vistas no ataque, tendo assistido Nuno Gomes para o primeiro golo do Braga.

Ewerton 5

Menos inseguro do que em Guimarães, começa a crescer ao lado de Paulo Vinícius. Tirou partido da velocidade no desarme.

Elderson 5

Começou bem ao ponto de figurar entre os melhores, aparecendo no sítio certo a cortar de cabeça um perigoso cruzamento para área. Estranhamente foi baixando de produção.

Djamal 5

No seu estilo muito posicional, funcionou como bombeiro extra da defesa. Nem sempre acertou no passe.

Hugo Viana 7

O que faltou a Djamal, sobrou ao esquerdino. Geométrico a distribuir jogo e com grande facilidade na condução da bola, esteve muito próximo do golo, em dois remates consecutivos (24').

Alan 6

Sempre a meter velocidade, antecipou os dois golos; primeiro, ao desmarcar o lateral Baiano, que acabaria por assistir o avançado; depois, ao cobrar o canto que resultou no desvio triunfal de Paulo Vinícius.

Hélder Barbosa 5


Perseguido por Claudemir para todo o lado, fez pela vida, embora sem o brilho.

Nuno Gomes 7


A eficácia habitual. Assistido por Baiano, atirou a matar, desbravando caminho para a vitória.

Lima 5

Ora trapalhão, ora azarado, ficou em branco. Lutou.

Leandro Salino 6

Deu músculo e consistência ao meio-campo.

Carlão 5

Quase marcou num bom desvio de cabeça.

Mérida -

Pouco tempo em campo.


Primeiro duelo entre madeirenses

Para a história do futebol português, o Braga-Nacional significou o primeiro duelo entre treinadores madeirenses: Leonardo Jardim e Ivo Vieira. Com trajectos distintos e nada coincidentes nos clubes por onde passaram na Madeira, os dois técnicos são "velhos" conhecidos e transpareceram uma saudável relação de amizade através de cumprimentos em pleno relvado. Além de Vieira, o círculo de amizades de Leonardo Jardim envolve o técnico-adjunto Nélson Jardim (Nacional), a quem recorreu para ter informações preciosas sobre o Birmingham (Liga Europa).


Brugge vence e comanda

O Brugge aumentou ontem o período de invencibilidade na Jupiler League, que se cifra agora em oito jogos consecutivos. Apesar de ter chegado ao intervalo em desvantagem (0-1), o adversário do Braga na próxima quinta-feira, na segunda jornada da fase de grupos da Liga Europa, deu a volta ao jogo com o Mons graças a golos de Vleminnckx e Odjidja. Por isso, lidera isolado a prova.


Claques fizeram silêncio

Os primeiros cinco minutos do encontro de ontem foram cumpridos em silêncio pelas duas claques do Braga, que, desta forma, homenagearam Paulo "Martelo", elemento dos "Red Boys" falecido recentemente. Durante esse período, este grupo de apoiantes exibiu duas tarjas com as mensagens: "Estarás sempre connosco; Descansa em paz Martelo".


Peixoto na bancada

Sem espaço no plantel do Benfica, César Peixoto aproveitou o dia de ontem para ver o jogo da ex-equipa (Braga) contra o Nacional. O esquerdino, que chegou a ser apontado como possível reforço dos arsenalistas nos últimos dias do mercado de transferências, esteve nas bancadas do AXA na companhia do filho, Rodrigo.


Próximos adversários a ver

Brugge e Leiria juntaram-se ontem a um rol de 14 clubes, entre os quais FC Porto e Benfica, que estiveram no AXA para ver o Braga-Nacional. O nome da equipa belga e o da portuguesa merecem maior destaque por serem os próximos adversários dos arsenalistas: o primeiro já na quinta-feira, para a Liga Europa, o segundo no domingo, para o campeonato.


Leonardo Jardim

"Com Salino dominámos"

A ascensão do Braga ao primeiro lugar foi mais um sinal de mérito do que uma consequência do empate entre FC Porto e Benfica. Essa é a opinião de Leonardo Jardim, que voltou a aplaudir o profissionalismo dos seus jogadores. "O empate no clássico deu-nos uma motivação extra, apesar de a liderança não ser o mais importante para nós. O que mais nos interessa é consolidar uma posição nos lugares da frente. É motivo de orgulho chegar ao primeiro lugar, mas estes profissionais merecem", assinalou.

Passando ao pormenor, Jardim reconheceu as dificuldades estampadas no relvado. "Conseguimos ganhar um jogo difícil contra um adversário rápido na transição, principalmente na primeira parte, mas o Braga é um justo vencedor", emendou, elegendo Leandro Salino como jogador-chave para o assalto final. "Houve fases de desequilíbrio até à entrada do Leandro Salino. A partir daí, estabilizámos e passámos a dominar o jogo, chegando mesmo ao segundo golo. Podíamos ter feito mais golos", analisou.

A três jogos de alcançar o recorde de Jesualdo Ferreira (12 jogos consecutivos sem perder), o treinador arsenalista prefere concentrar-se no essencial. "A nossa motivação não pode ser a médio prazo, mas sim direccionada para o próximo jogo da Liga Europa", apontou.


DISCURSO DIRECTO

Não podemos desperdiçar pontos em casa e conseguimo-lo. Apesar de não termos feito um jogo brilhante, a vitória foi importante. Estamos contentes por estarmos nos primeiros lugares. Ser campeão é difícil, mas não é impossível.

Nuno Gomes

Braga


O objectivo é ganhar sempre para nos mantermos na frente, junto com os outros grandes. Hoje conseguimos e, por isso, estamos felizes. No entanto, as contas só se fazem no fim. Graças a Deus fiz um bom jogo e espero continuar assim.

Baiano

Braga


Estamos a realizar uma boa Liga, mas não pensámos no título; só em vencer jogo a jogo. É importante ser o guarda-redes menos batido, mas não é a primeira vez que acontece. Jogar na Selec-ção? O treinador é que decide.

Quim

Braga


O JOGO



JotaCC

Hoje há dérbi em Loures

O Pavilhão Paz e Amizade é hoje palco, pelas 17h00, do dérbi entre Sporting e Benfica, equipas que contam por triunfos os dois jogos já disputados. Derrotados na Supertaça pelas águias, os leões querem limpar a imagem e fazer valer o estatuto de campeões nacionais. Djô, uma das estrelas do Sporting, diz que "motivação não falta" para o dérbi. "Temos a obrigação de ganhar. Vai ser complicado, mas não queremos perder dois jogos seguidos com o Benfica. Isso nem pensar", comentou.

Do lado do Benfica, Diece também promete motivação em doses industriais. "O grupo está a trabalhar bem, mas sabemos as dificuldades que vamos ter em Loures. Espero um excelente jogo e que conquistemos os três pontos", afirmou o brasileiro.

Resultados

AMSAC- Fundão 5-2

L. Porto Salvo- Belenenses 2-0

Modicus-Sandim- Boavista 3-2

Académica- Operário 1-3

Freixieiro- Braga 3-3

Sporting- Benfica Hoje

Olivais- Loures Hoje

Juniores A
Zona Norte

Resultados

Feirense-Varzim 1-1

Gondomar-Rio Ave 1-1

Guimarães-FC Porto 2-2

Marítimo-Gil Vicente 3-0

Boavista-Braga 0-0

Nacional-Leixões 1-2

Zona Sul

Resultados

Sporting-Portimonense 7-0

Sacavenense-Belenenses 3-1

Leiria-Oliveirense 1-1

Setúbal-Sanjoanense 5-1

Louletano-Naval 2-2

Benfica-Casa Pia (adiado 27/09)

Águas Santas isolado

Ao golear o ISMAI (34-23), o Águas Santas saltou para a liderança e está isolado, estatuto que se poderá manter se o Benfica não ganhar hoje ao Madeira SAD. A equipa de Jorge Borges continua a mostrar argumentos depois de ter surpreendido o Benfica com um empate (28-28) e o ABC ao vencer em Braga (23-28). Ontem foi o pivô Nuno Pimenta o marcador de serviço, assistido por Pedro Cruz.

Sporting não descola

O Sporting foi a Guimarães vencer o Xico Andebol por 24-22, conseguindo a quarta vitória consecutiva, isto depois de ter entrado no campeonato a perder em Braga. A vitória, que mantém a equipa de Alvalade em igualdade pontual com o FC Porto, acabou por ser natural - ainda que quase tangencial -, dadas as assimetrias orçamentais que ditam plantéis distintos.

Resultados 5ª jornada

Xico Andebol 22-24 Sporting

Belenenses 27-33 FC Porto

São Bernardo 34-30 Sporting da Horta

ABC 32-20 AC Fafe

ISMAI 23-34 Águas Santas


O JOGO