News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 23/09

Started by Bruno3429, 23 de September de 2011, 07:09

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Vício de marcar golos só depois do intervalo
PRIMEIRAS PARTES EM BRANCO SÃO REGRA EM PORTUGAL

Autor:  VÍTOR PINTO

É um caso de estudo sem uma explicação evidente. O Sp. Braga ainda não conseguiu marcar na primeira parte de qualquer jogo da Liga Zon Sagres. Trata-se da única equipa da competição com esse bloqueio, reservando os 7 golos faturados na prova para depois do intervalo.

O mal estendeu-se ao embate em casa, contra o Young Boys, e apenas conheceu duas exceções: precisamente nas ocasiões em que os arsenalistas jogaram fora de Portugal na Liga Europa: Hélder Barbosa fez o gosto ao pé bem cedo, tanto na Suíça como em Inglaterra, frente ao Birmingham.

Record

Bruno3429

O que é Nacional é bom
Joana Russo Belo

De olhos postos no topo da classificação e ouvidos no clássico desta noite, no Estádio do Dragão. Separados por apenas dois pontos - FC Porto e Benfica lideram com 13 e Sp. Braga é terceiro com 11 - os arsenalistas têm, amanhã, uma boa oportunidade para chegarem à liderança caso haja empate entre os dois primeiros classificados.

Se houver divisão de pontos no clássico, quem aproveitará será o Sp. Braga. Até porque, pela frente vai estar um adversário que nos últimos anos levou sempre na bagagem até ao Funchal derrotas.

Na fortaleza da 'pedreira', a estatística nos últimos confrontos com o Nacional está do lado bracarense. E a fazer fé na históri a - nunca o Sp. Braga perdeu com os madeirenses a jogar em casa - os adeptos vão voltar a festejar.
Em 12 jogos disputados entre as duas equipas para a Liga Portuguesa, o índice de sucesso é claro: 10 vitórias dos arsenalistas e dois empates (1-1 na época 2006/2007 e, em 1989, também a uma bola).

A jogar em casa, o Sp. Braga assume-se como favorito, depois de ter somado quatro vitórias consecutivas (1-0, 1-0, 2-0 e 2-0).
O resultado típico aponta para um triunfo por 1-0, mas nos últimos dois anos, a vitória arsenalista foi por dois golos sem resposta. Na época transacta, o triunfo teve sotaque brasileiro, com Paulo César e Lima a apontarem os golos da vitória.

Correio do Minho

Bruno3429

#2
Sete campeões à vista
PEDRO ROCHA

Deixou de ser uma blasfémia dizer que o Braga cabe no mesmo saco dos crónicos candidatos a vencer o campeonato. Era estranho, era; agora não. O segundo lugar alcançado há duas épocas, sob o comando de Domingos Paciência, alertou, em definitivo, a concorrência e, por vontade expressa de António Salvador, a fasquia está agora mais alta do que nunca. Embalado pela presença na final da Liga Europa, o dirigente apontou ao título logo no arranque da época e o objectivo não caiu no esquecimento. Palavra de Nuno Gomes ou de Djamal. Salvo as devidas distâncias, o Braga actual até parece remeter para o Boavista campeão nacional de 2000/01: também luta por uma meta inédita e parece inspirar-se nos seus jogadores já campeões nacionais ao serviço de outros clubes. "São muito importantes. Têm mentalidade ganhadora e convivem muito bem com a pressão, funcionando como referências para os outros", explica Jorge Couto, uma das tais celebridades que chegou ao Bessa já com o título de campeão nacional pelo FC Porto para ajudar a conquistar um título inédito.

Naquele tempo, entre axadrezados, os chamados campeões eram tão poucos como bons: Rui Óscar, Rui Bento, Erwin Sanchez, Jorge Couto e Duda. Já no caso do Braga, quase se pode falar num contexto de abundância, pois mais de meia equipa (são sete jogadores) já é dona de semelhante galardão. "É bom sinal. O Braga possui grandes jogadores, tem sido uma equipa constante e que goza de grande estabilidade. Faz realmente lembrar o Boavista dos meus tempos. Já reúnem condições para alcançarem o título", avalia Jorge Couto, embora alertando para uma dura realidade que dará muito que pensar, especialmente hoje, no clássico marcado para o Dragão. "Não será fácil. O FC Porto e o Benfica estão muito fortes. Quando o Boavista foi campeão, foi uma luta a dois, com o FC Porto", recorda. O resto já se sabe. "Não basta ter alguns campeões. A equipa deve ser toda boa, com qualidade, como era o Boavista".


Paulo César sim, Custódio não

Os alegados problemas físicos que perseguem Paulo César, supostamente resultantes de uma rotura muscular sofrida em Agosto, não se reflectiram em mais um treino realizado à porta fechada. O avançado treinou sem restrições e deverá entrar nos planos do técnico Leonardo Jardim para a recepção ao Nacional; já o médio Custódio terá de aguardar mais uma semana para regressar à acção. Ontem, voltou a alternar trabalho no ginásio com exercícios na relva, à parte do grupo.


Jardim hesita entre Mossoró e Nuno Gomes
B.F.M.

Muito apagado no clássico com o Guimarães, Leandro Salino não deverá repetir amanhã a titularidade. O médio não convenceu Leonardo Jardim, acabando substituído logo no começo do segundo tempo, e já se perfilam dois candidatos à vaga: Mossoró e Nuno Gomes. A entrada do primeiro permitirá à equipa manter-se no seu esquema habitual (4x3x3); já o internacional português significará um curioso regresso ao desenho táctico experimentado em Birmingham, o qual redundou numa vitória histórica. Ontem, o treinador baralhou as cartas, colocando-os juntos na mesma equipa.

Já não há totalistas entre 22 utilizados
DAVID SPRANGER

Na contagem decrescente para o jogo de amanhã, em Braga, Ivo Vieira volta a ser obrigado a mexer no onze titular do Nacional. Felipe Lopes viu o cartão vermelho frente ao Paços de Ferreira e cumprirá suspensão de um jogo. De resto, com essa expulsão e a consequente ausência forçada no AXA, o Nacional deixou já de ter totalistas no plantel. Quando estão disputadas apenas cinco jornadas, 22 jogadores já foram utilizados. Além de Felipe Lopes, o técnico também não pode contar com Luís Alberto, Diego Barcellos e André Recife, todos por lesão.

Hoje, ainda na Choupana, terá lugar um derradeiro treino matinal, seguido da abordagem ao jogo por parte do técnico madeirense e divulgação da lista dos jogadores que, pela tarde, rumarão ao Porto.

O Jogo

Bruno3429

O Nacional faz bem ao ego arsenalista
Por Pascoal Sousa

Oito jogos sem conhecer a derrota ainda não é recorde no SC Braga, mas não anda muito longe do máximo estabelecido em 2005/2006 por Jesualdo Ferreira.

O professor manteve o SC Braga invencível durante 12 partidas consecutivas, naquele que constitui o arranque mais sólido da história do clube na Liga portuguesa.

Será o Nacional capaz de quebrar a série notável da equipa de Leonardo Jardim? Se o conseguir será realmente uma tremenda surpresa, pois Braga é, para a equipa madeirense, sinónimo de muitas tristezas e nenhuma vitória.

A superioridade bracarense nos jogos disputados tanto no antigo Estádio 1.º de Maio como no actual Axa é esmagadora e em 12 desafios só por duas vezes os insulares escaparam à degola, mas só com empates. Triunfos, nem um para amostra.

A Bola

JotaCC

Entram Mérida e Meyong, saem Vinícius e Paulo César

Leonardo Jardim chamou 19 jogadores para o desafio de sábado, frente ao Nacional. Em relação à última convocatória, saem Vinícius e Paulo César e entram Fran Mérida e Meyong.

Apesar de Paulo César estar a treinar-se normalmente, o treinador decidiu poupá-lo, uma vez que o extremo ainda não está a 100 por cento das suas capacidades.

Custódio, já integrado, mas ainda sob vigilância médica, José Luís, Ukra e Nuno André Coelho, sujeito a intervenções cirúrgicas, são as baixas na equipa arsenalista.

A lista de convocados é a seguinte:

Guarda-redes: Quim e Berni

Defesas: Baiano, Ewerton, Douglão, Paulo Vinícius, Elderson e Imorou

Médios: Djamal, Salino, Mossoró, Hugo Viana e Fran Mérida

Avançados: Alan, Lima, Nuno Gomes, Hélder Barbosa, Carlão e Meyong


«Queremos subir na classificação» - Leonardo Jardim

Em função do resultado do jogo FC Porto-Benfica, o SC Braga tanto pode alcançar a liderança como isolar-se no segundo lugar do Campeonato.

Leonardo Jardim admite que o embate no Dragão pode funcionar como «factor de motivação» para a sua equipa investir tudo para ganhar ao Nacional.

- Acima de tudo temos de pensar mais no nosso jogo. Teremos um SC Braga com o seu habitual padrão de jogo, respeitando ao máximo o adversário, equipa que faz transições rápidas e tem dois homens velozes na frente, por vezes até joga com três. O nosso objectivo é vencer. O Braga irá ter a ambição de ser dominante, pegar e assumir a responsabilidade do jogo.

O madeirense garante que não vai gerir o esforço dos titulares a pensar no desafio da Liga Europa, frente ao Club Brugge:

- Dou importância a todos os adversários, queremos jogar este jogo no limite e só depois pensar no desafio de quinta-feira. Não podemos misturar as duas situações. Queremos subir na classificação e para isso é necessário ganhar.

Sobre as palavras de Djamal, que projectou um Braga capaz de lutar pelo título nacional e Liga Europa, Leonardo Jardim baixou um pouco a bitola:

- O Djamal tem algumas dificuldades em falar português mas fico satisfeito por ele traduzir essa ambição. Mas os nossos objectivos não passam por ser campeão nem ganhar a Liga Europa. Podemos dar um passo em frente, sim, mas só depois de alcançar as nossas metas.

No final, Leonardo Jardim elogiou a entrega de Nuno Gomes e a importância do número 21 na sua estratégia:

- O Nuno Gomes já foi titular em alguns jogos e noutros não. Ele tem colaborado com a equipa, o Nuno é um jogador especial para os adeptos. Para nós, é um elemento válido nas diferentes fases do jogo. Tem correspondido da melhor forma, tanto a jogar de início como quando é lançado.


A BOLA

JotaCC

Meyong e Mérida nos convocados
Vinicius e Paulo César de fora
   
Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, divulgou esta sexta-feira os convocados para a receção ao Nacional da Madeira, sábado, num jogo que poderá ser especial para os guerreiros do Minho que podem atingir os primeiros lugares da tabela, caso FC Porto e Benfica empatem.

Em relação aos últimos convocados, o treinador madeirense optou por chamar o médio Fran Mérida e o avançado Meyong. De fora da convocatória, por opção técnica, ficaram Vinicius e Paulo César.

Lista de convocados:

Guarda-Redes: Quim e Berni.

Defesas: Ewerton, Baiano, Elderson, Imorou, Paulo Vinicius e Douglão.

Médios: Djamal, Hugo Viana, Leandro Salino, Mossoró e Fran Mérida.

Avançados: Alan, Hélder Barbosa, Lima, Meyong, Nuno Gomes e Carlão.

RECORD

JotaCC

Leonardo Jardim ambicioso: «Queremos subir na tabela»
Técnico do Sp. Braga espera colher benefícios do clássico

Leonardo Jardim, técnico do Sp. Braga, admite que a possibilidade de o Sp. Braga beneficiar do clássico entre F.C. Porto e Benfica para subir na tabela, podendo mesmo repartir a liderança, caso vença o Nacional e os dois históricos empatem, é um dado importante para o jogo de sábado, no estádio Axa: «Poder subir na classificação independentemente do jogo entre o primeiro e o segundo classificados é um factor de motivação extra. Não podemos pensar nesse jogo, só no nosso, que podemos controlar. Mas temos essa ambição de subir na tabela», advertiu.

Caracterizando o Nacional como «uma equipa de transições rápidas, que tem dois homens rápidos na frente, por vezes até três» o técnico do Sp. Braga sustenta a necessidade de a equipa se manter fiel às suas características: «Queremos ser dominantes e assumir a responsabilidade do jogo. Teremos que apresentar um futebol rápido e apoiado, como o que temos demonstrado neste início de época para atingir o objectivo de vencer», resumiu.

O técnico recorreu também ao passado recente para sustentar a confiança: «O Nacional nunca venceu em Braga, o melhor que conseguiu foram dois empates. O Sp. Braga ainda não perdeu esta temporada. Estas parcelas da mesma adição serão para manter, mas temos que estar no máximo das nossas capacidades», alertou.

Em relação às palavras do médio Djamal, que a meio da semana garantiu que o Sp. Braga tem argumentos para lutar pelo título ou pela final da Liga Europa, Jardim optou por pôr água na fervura: «Eu não ouvi, e ele também não fala muito bem português... Mas fico satisfeito por ele transmitir ambição, isso é importante. Mas os nossos objectivos não passam por ser campeão nem por ganhar a Liga Europa», garantiu.

Fran Mérida e Meyong são as novidades na convocatória de Leonardo Jardim para o jogo de sábado, no Estádio Axa, às 18.30.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Leonardo Jardim assume motivação extra por causa do "clássico"

O treinador de futebol do Sporting de Braga disse hoje que a possibilidade de igualar FC Porto e Benfica na liderança ou isolar-se na segunda posição é um factor de motivação extra para a recepção ao Nacional.

Antes de disputar o jogo da sexta jornada da Liga, no sábado, o Sporting de Braga ocupa a terceira posição, com 11 pontos, a dois do duo que hoje se defronta no Estádio do Dragão e, se vencer o Nacional, pode igualá-lo na liderança, caso estes empatem, ou isolar-se na segunda posição em caso de vitória de qualquer das equipas.

Por isso, para Leonardo Jardim, "poder subir na classificação independentemente do jogo entre o primeiro e o segundo classificados é um factor de motivação extra".

"Mas, não podemos pensar nesse jogo, só no nosso, que podemos controlar, mas temos essa ambição de subir na classificação", advertiu.

Jardim prometeu uma equipa dentro do "padrão de jogo que tem demonstrado neste início de época" respeitando "ao máximo o adversário", mas a querer impor o estilo "mais circulado e apoiado para atingir o objectivo que é vencer".

"Queremos ser dominantes e assumir a responsabilidade do jogo", resumiu.


O técnico alertou para a qualidade da equipa madeirense, notando que o plantel é quase o mesmo que na época passada conseguiu o sexto lugar e, apesar de ter começado mal o campeonato (ocupa actualmente o 14.º lugar), alcançou na última jornada a primeira vitória, o que a fortalece em termos anímicos, considerou.

Depois do jogo do campeonato, o Sporting de Braga recebe o Club Brugge, na quinta-feira, na segunda jornada do grupo H da Liga Europa, mas Leonardo Jardim disse não haver ainda necessidade de fazer gestão do plantel.

Sobre as declarações de Djamal, que a meio da semana disse que o Sporting de Braga pode lutar pelo título e ganhar a Liga Europa, o técnico destacou a sua ambição.

"Eu não ouvi, ele também não fala muito bem português... Mas fico satisfeito por ele transmitir ambição, isso é importante, mas os objectivos não passam por ser campeão nem por ganhar a Liga Europa", corrigiu Jardim.

De fora da convocatória para o jogo com o Nacional ficaram Vinícius e Paulo César, este mais por precaução já que apresentou queixas relacionadas com a antiga lesão, além dos lesionados Custódio, Ukra, Zé Luís e Nuno André Coelho.

Fran Mérida e Meyong são as novidades nos eleitos de Leonardo Jardim.

O jogo vai ser disputado no sábado, no Estádio Axa, em Braga, às 18:30, e será arbitrado por Carlos Xistra, de Castelo Branco.

O JOGO