News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 11/09

Started by JotaCC, 11 de September de 2011, 08:07

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga-Gil Vicente: "É o jogo com maior dificuldade do início de época"

É o primeiro dérbi da época e o jogo mais difícil deste arranque de campeonato. O alerta foi deixado por Leonardo Jardim, que espera um Gil Vicente em bom nível esta tarde no Estádio Municipal de Braga. Para contrariar as qualidades ofensivas do adversário - a terceira equipa com mais golos marcados quando estão disputadas três jornadas - o técnico espera um Sp. Braga dominante com o claro objectivo de vitória no pensamento.

"Será o jogo com maior dificuldade deste início de campeonato. O Gil Vicente é uma equipa que, apesar de ter vindo da Liga de Honra, tem apresentado um futebol positivo, futebol de ataque rápido e contra-ataque, é a terceira equipa com mais golos marcados e nós, em casa, queremos ser superiores. Mas temos que ter algum cuidado com esta transição rápida e ofensiva do Gil Vicente", alertou o treinador, acrescentando que o factor casa terá de ser determinante.

"Queremos controlar o jogo, ser dominantes e vencer, que é o objectivo, somar pontos de forma a consolidar a nossa posição na tabela classificativa", frisou. Num jogo marcado pela falta de centrais de raiz para formar dupla com Paulo Vinícius, Jardim não assume favoritismo: "favoritismo existe sempre quando equipas de dimensão diferente se encontram, mas isso é pouco importante, o importante é os jogadores do Sp. Braga anularem o valor do adversário, conseguindo impor-se anulando o que é mais forte do adversário. A vitória é a nossa ambição, independentemente do adversário".
r /> O Sp. Braga volta a competir depois de uma paragem de quinze dias devido aos compromissos das selecções, paragem que para o Sp. Braga acabou por trazer alguns dissabores.
"A moeda tem duas faces, estes quinze dias proporcionaram à equipa uma recuperação de jogadores lesionados, também um maior período de adaptação sem jogos dos atletas que chegaram no fecho do mercado, no entanto, em termos desportivos perdemos um jogador [Nuno André Coelho] e, em termos de resultados, não queremos perder nada", sublinhou.

Para além do problema das lesões na defesa, Jardim deparou-se com contratempos relacionados com os certificados de jogadores, como Douglão, e Samson, que regressou ao Vietmane. "Como técnico gostava que as coisas estivessem totalmente definidas no início da época a todos os níveis, mas isso não foi possível, nem é possível em nenhum clube.

As situações de não poder utilizar os atletas também não é positiva, mas temos que viver com isto e temos de ter capacidade para motivar e trabalhar os que estão disponíveis. Não vale a pena estarmos a lamentar as ausências, temos é que valorizar as presenças. Acredito que estes 19 convocados terão capacidade dentro de campo para cumprir os objectivos do clube", referiu.
A estreia nos eleitos é Fran Mérida, jovem atleta que Jardim destaca. "Tem boa qualidade técnica, é um elemento de ligação de sector médio ofensivo e pode ser um médio de ataque. Tem a vantagem de estar numa fase adiantada de treino".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Sp. Braga-Gil Vicente (antevisão): o derby positivo
Na Pedreira, a partir das 17 horas, defrontam-se duas equipas que têm feito um início de época muito bom. A prometer um derby... positivo.


O momento:

Sp. Braga:
Viu F.C. Porto e Benfica ganharem vantagem, por isso tem de vencer para se manter no pelotão da frente. Só marcou três golos, é certo, mas em compensação continua sem sofrer nenhum: é aliás uma de duas equipas que se mantêm invioláveis. Perdeu Nuno Coelho e só tem um central de raiz disponível.

Gil Vicente:
O sétimo lugar é um bom indicador: em três jogos empatou com o Benfica, perdeu no Dragão e venceu a Académica. Em novo jogo com um candidato ao título, empatar já será um bom resultado. Permitir-lhe-á por exemplo manter-se distante dos lugares de descida, no fim de um início de Liga difícil.

Principais ausências:

Sp. Braga: Paulo César, Custódio, Zé Luís e Ukra, Ewerthon e Nuno André Coelho não jogam por lesão, Douglão ainda não tem o certificado internacional.

Gil Vicente: João Vilela, Yero, Paulo Arantes, Leandrinho e Tó Barbosa, todos lesionados. Guilherme, emprestado pelo Sp. Braga, ficou de fora por opção.

Discurso directo:

Leonardo Jardim: Será o jogo mais difícil deste início de campeonato. O Gil Vicente tem apresentado um futebol positivo, com um ataque rápido e é a terceira equipa com mais golos. Nós jogamos em casa, queremos consolidar a nossa posição, mas temos que ter cuidado com as transições rápidas do Gil.»

Paulo Alves: «É um derby que, a nível oficial, já não se disputa há seis anos. São duas equipas vizinhas com uma empatia muito própria. Estão reunidas as condições para um bom jogo. Esperamos estar à altura e não vamos abdicar de lutar pela conquista dos três pontos.»

Histórico de confrontos.
Sp. Braga e Gil Vicente já se defrontaram 33 vezes em jogos oficiais, 28 das quais para a Liga. Em Braga, porém, a formação da casa manda claramente: 11 vitórias, seis empates e apenas duas derrotas. Curiosamente as duas vitórias do Gil Vicente foram em jogos do campeonato: em 1991 e 1993.

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Quim; Baiano, Paulo Vinícius, Palmeira e Elderson; Djamal e Hugo Viana; Alan, Mossoró e Hélder Barbosa; Lima.
Suplentes: Berni, Galo, Imourou, Vinícius, Salino, Fran Mérida, Nuno Gomes e Meyong.

GIL VICENTE: Jorge Baptista; Éder, Sandro, Cláudio e Júnior Caiçara; André Cunha, Luís Manuel e Pedro Moreira; Luís Carlos, Laionel e Hugo Vieira.
Suplentes: Facchini, Daniel, Paulo Lima, Halisson, Richard, Mauro, Roberto e Bruno Filipe.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Jardim escolhe Djamal para suturar ferida

Das "três situações" que Leonardo Jardim confessou ter para fechar a ferida aberta no centro da defesa, Djamal é aquela que mais garantias parece dar-lhe para o encontro com o Gil Vicente. O treinador preferiu não revelar qual será a sua escolha, mas deixou no ar a ideia de que Palmeira, o central resgatado ao Vizela para colmatar as ausências de Nuno André Coelho, Ewerton e Douglão, deverá começar no banco. "Dentro dos jogadores disponíveis, trabalhámos duas ou três situações que podem minimizar os efeitos de não termos centrais. Por isso é que fomos buscar um jovem ao Vizela [Palmeira], de forma a completar a convocatória", esclareceu.

A posição (central) não é propriamente nova para Djamal, que em 2008/09, no Beira-Mar, chegou a ocupá-la num embate com o Vizela. Possante e com um jogo aéreo capaz de causar inveja a muitos centrais, o internacional líbio tem tudo para ser bem sucedido no eixo da defesa e para satisfazer o desejo de Jardim: manter a baliza do Braga inviolável. "É sempre importante não sofrer golos, ainda por cima depois da grande remodelação da estrutura. Independentemente de quem jogue, a estrutura continua forte e é isso que quero para este jogo", vincou o treinador, que espera manter contra o Gil a mesma tendência vitoriosa verificada antes da pausa para os compromissos das selecções. "O Gil é uma equipa que, apesar de ter vindo da II Liga, tem apresentado um futebol positivo, de ataque rápido e contra-ataque. Temos de ter algum cuidado mas, jogando em casa, queremos controlar o jogo e vencer", afirmou, classificando o encontro como "o de maior dificuldade deste início de Liga".


Caso Douglão "não é positivo"

Douglão e Samson monopolizaram a semana noticiosa do Braga e tudo porque os respectivos certificados internacionais não deram entrada na FPF. Dois problemas que, embora alheios ao Braga, deixaram Leonardo Jardim decepcionado. "Como treinador, gostava que as coisas ficassem totalmente definidas no início da época. Mas isso não é possível em nenhum clube. Não poder utilizar os atletas não é positivo, mas temos de viver com isso", lamentou o técnico arsenalista, que prefere muito mais "valorizar as presenças".

Nesse âmbito, a de Mérida acaba por ser o grande destaque na lista de convocados para o jogo com o Gil. O espanhol tem pouco tempo de trabalho, mas, ao contrário de outros reforços, chegou em boas condições físicas. "É um jovem atleta, com boa qualidade técnica. Ele teve a vantagem de ter vindo numa fase em que já se encontrava a treinar, já estava mais adiantada no processo físico e isso permitia uma integração mais rápida. Acredito que o Mérida será mais um bom jogador de grupo, que nos permitirá soluções diferentes, e que ao longo da época afirmar-se-á consoante as suas potencialidades", declarou Jardim.


Guilherme falha encontro com ex-clube

Paulo Alves já tinha dado a pista na conferência de Imprensa de sexta-feira, mas só ontem surgiu a confirmação: Guilherme ficou de fora da lista de convocados do Gil Vicente e perde, assim, a oportunidade de jogar contra o Braga, na Pedreira. O médio, que chegou a Barcelos no derradeiro dia do mercado de transferências, aguardava pelo encontro frente ao ex-clube com bastante expectativa, mas acabou por ser preterido por opção técnica, pois o treinador português considera que, à semelhança de Sidnei, ainda está "em fase de adaptação a um novo sistema de jogo". A estreia do brasileiro com a camisola dos gilistas fica, desta forma, adiada para a próxima jornada, na recepção ao Olhanense.


Lesão afasta Tó Barbosa

Uma contractura muscular vai afastar Tó Barbosa da visita a Braga. O avançado, que vinha sendo testado na equipa titular por Paulo Alves, sentiu uma dor na coxa esquerda e nos últimos dois treinos limitou-se a realizar alguma corrida. No entanto, os responsáveis gilistas acreditam que o jovem já poderá treinar normalmente a partir de segunda.


O JOGO

JotaCC

ABC desmoraliza leão

O ABC estreou-se da melhor forma no Campeonato Nacional Andebol 1, vencendo em casa o Sporting, por 24-18. A partida começou com ambas as equipas muito nervosas. A leonina mostrou até mais dificuldades, mas depois de o técnico Pokrajac trocar Hugo Rocha, um lateral esquerdo que jogava a central, por Rui Silva, a formação leonina começou a melhorar e foi mesmo o central a fazer o primeiro golo, aos seis minutos.

Na primeira parte o equilíbrio foi muito, o que explica um marcador de números baixos até aos 20 minutos. O ABC foi a vencer para o intervalo pela margem mínima (12-11) e entre os sportinguistas destacava-se Fábio Magalhães, com sete golos. Na segunda parte, os pupilos de Carlos Resende aumentaram o ritmo e em cinco minutos "dispararam", com um parcial de 4-1.

A formação leonina acabou por baixar o seu nível de jogo, enquanto o ABC manteve sempre um ritmo elevado, devido à rotatividade do plantel que Carlos Resende implementou. A maior vantagem conseguida foi de sete golos, a três minutos do fim (24-17).

Recorde-se que o ABC e o Sporting já se haviam encontrado esta época, na luta pelo terceiro lugar no Torneio de Portugal. Sendo que na altura o Sporting tinha ido ao pódio depois de vencer o ABC ( 32-27).

ABC 24

Sporting 18

Pavilhão Flávio Sá Leite

1º árbitro Roberto Martins

2º árbitro Daniel Martins

ABC

Humberto Gomes 16/31

Bruno Dias 3/6

José Rolo 1/2

Fábio Vidrago 5/7

João Rodrigues -/-

Tiago Pereira 1/5

Pedro Seabra 2/4

Miguel Sarmento -/-

Rui Lourenço 3/4

Mário Peixoto 0/1

José Ricardo Costa 4/4

José Pedro Coelho 5/11

Álvaro Rodrigues 3/4

Nuno Rebelo nj

Treinador Carlos Resende

SPORTING

Hugo Figueira 10/33

Ricardo Correia -/1

Pedro Portela 1/2

Bruno Moreira 1/3

Zoran Radojevic 3/6

Rui Silva 2/4

Ricardo Dias 1/6

João Pinto 1/4

João Paulo Pinto 1/2

Daniel Muresan 0/3

Hugo Rocha -/-

Fábio Magalhães 8/18

Carlos Siqueira nj

Luís Oliveira Gr/nj

Treinador Branislav Pokrajac

ao intervalo 12-11

Marcador 0-0 (5') 2-3 (10'), 7-5 (15'), 9-6 (20'), 9-9 (25'), 12-11 (30'), 16-12 (35'), 18-12 (40'), 19-14 (45'), 21-16 (50'), 23-17 (55'), 24-18 (60')


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Leonardo Jardim alerta para o poder ofensivo do Gil Vicente
"Este é o jogo mais difícil"

"Será o jogo de maior dificuldade até agora. O Gil Vicente tem apresentado um futebol positivo, de ataque rápido e contra-ataque. É uma das equipas com mais golos marcados no campeonato", disse ontem Leonardo Jardim no lançamento da partida de hoje frente à formação de Barcelos (17h00, Sport TV 1).

O técnico dos minhotos teme o contra-ataque gilista. "Temos de ter alguns cuidados com a transição rápida deles, mas em casa queremos ser dominadores, vencer e ganhar os três pontos para consolidarmos a posição na tabela classificativa", frisou.

Sem poder contar com Douglão, uma vez que o certificado internacional do central ainda não chegou, Leonardo Jardim só tem à disposição Paulo Vinícius e o jovem Palmeira como soluções de raiz para o eixo da defesa, e poderá fazer uma adaptação: "Dentro dos jogadores disponíveis, trabalhámos duas ou três situações para minimizar o facto de não termos outro central."

A grande novidade nos eleitos de Jardim é Fran Mérida, jogador em quem o técnico deposita grandes esperanças: "É um jovem atleta com boa qualidade técnica, um médio de ligação do sector intermédio com o sector ofensivo, que nos dá outro tipo de soluções".


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Operário estreia-se na 1ª Divisão com vitória

Foi uma estreia de sonho no Campeonato Nacional da 1ª Divisão para o Operário. O Conjunto açoriano venceu no terreno do regressado Sp. Braga/AAUM, por quatro bolas a duas, conquistando assim os seus primeiros três pontos na prova.

Até começaram melhor os minhotos, que inauguraram o marcador, aos 5', por intermédio do reforço Amílcar. Aos 15', Minhoca restabeleceu a igualdade e fixou o resultado ao intervalo em 1-1.

No segundo tempo, a equipa liderada por Roger Augusto colocou-se pela primeira vez em vantagem, com um golo de Veto, aos 32'. O mesmo jogador viria a aumentar a contagem, a dois minutos do final. O também reforço bracarense Jefferson ainda colocou as equipas de novo com a diferença de um golo no marcador. Mas André Lopes viria a acabar com todas as dúvidas, a escassos segundos do último apito.

FUTSALGLOBAL

Bruno3429

Central na cabeça de Jardim
Por Pascoal Sousa

As lesões de Ewerton e Nuno André Coelho e problemas no registo de Douglão, cujo certificado internacional não chegou a tempo, deixaram Leonardo Jardim com uma só opção para o eixo da defesa - Paulo Vinícius.

O treinador recrutou Palmeira ao Vizela e ensaiou ao longo da semana, sempre à porta fechada, planos de ataque a um problema que pode comprometer o impecável registo defensivo do SC Braga no Campeonato: zero golos sofridos em três jogos.

Candidatos à vaga há muitos, mas, tirando Palmeira, cuja inexperiência o atirará quase seguramente para o banco, os restantes não têm rotina no eixo.

A Bola

Pé Ligeiro

Imorou está forte e ameaça Elderson

Três semanas depois de se ter sofrido uma lesão muscular, Imorou está de volta à convocatória. Juntamente com Galo e Fran Mérida, o lateral beninense foi novidade e até é possível que entre directamente no onze.

Ao longo desta semana, Imorou treinou-se sem limitações, mostrando invejável condição física para quem vem de lesão.

Como a seguir ao Gil Vicente o SC Braga entra em acção na Liga Europa, defrontado o Birmingham, é provável que Leonardo Jardim aproveite o desafio com os galos para reintroduzir Imorou na sua estratégia.

Por outro lado, Elderson, titular nos últimos desafios, regressou tarde e cansado a Braga, depois de ter jogado pela Nigéria no longínquo Bangladesh.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

«Fiquei feliz por ter contribuído para mais uma vitória» - Nuno Gomes
Por Redacção

Nuno Gomes só precisou de menos de 45 minutos para marcar dois golos e ajudar o SC Braga a vencer o Gil Vicente por 3-1.

No final da partida o avançado não escondeu a alegria por mais um triunfo dos arsenalistas.

«O futebol às vezes não se consegue explicar. Em duas vezes puseram-me a jogar a titular os 90 minutos e não conseguimos fazer golos. Noutras vezes, entramos e na primeira vez que tocamos na bola podemos fazer golo. É mesmo assim, por isso é que o futebol é um desporto de espectáculo e é muito apreciado por muita gente».

«Fique feliz por ter contribuído para a nossa equipa ter ganho mais um jogo. Estou contente por ter ajudado com a minha entrada a equipa a ganhar o jogo», disse o antigo jogador do Benfica aos microfones da Sport TV.

Em quatro jornadas, o SC Braga soma três triunfos e um empate. Apesar do bom início de temporada, Nuno Gomes afirma que a equipa só vai fazer as contas no final do campeonato.

«Estar nos lugares cimeiros e temos que dentro do campo tentar provar isso. Estamos a fazer um excelente início de época e estamos concentrados já no próximo jogo. O nosso objectivo é pensar jogo a jogo e depois no fim fazer as contas», constatou o número 21 do SC Braga.


Nuno Gomes bisa na vitória do SC Braga
Por Redacção

O avançado Nuno Gomes começou no «banco», mas entrou na segunda parte, marcou dois golos e foi decisivo na vitória do SC Braga sobre o Gil Vicente (3-1), em jogo da quarta jornada da Liga portuguesa.

Na primeira parte o SC Braga teve mais posse de bola e chegou algumas vezes à baliza adversária, mas não conseguiu chegar ao golo.

Na etapa complementar, o treinador Leonardo Jardim fez entrar Nuno Gomes para o lugar de Mossoró e essa decisão acabou por ser decisiva. Apenas três minutos após ter entrado em campo, o avançado assistiu Lima, com o brasileiro a rematar para defesa de Adriano, que não segurou, tendo Nuno Gomes, na recarga, finalizado.

Pouco minutos depois o Gil Vicente ficou reduzido a 10 unidades, após a expulsão de Éder. O SC Braga capitalizou dessa situação e aos 72 minutos elevou a contagem. Lima assistiu Hélder Barbosa, que atravessa um bom momento, com o médio a rematar fora do alcance de Adriano.

Os gilistas ainda reduziram, aos 88 minutos, por Cláudio, após a marcação de uma grande penalidade.

Em cima do apito inicial, o SC Braga chegou ao terceiro golo. Hugo Viana fez uma excelente assistência para Nuno Gomes, que, na área, não falhou e estabeleceu o resultado final.

A Bola

Bruno3429

"Bis" de Nuno Gomes na vitória bracarense ante o Gil Vicente (3-1)

O SC Braga venceu hoje em casa o Gil Vicente, por 3-1, com um "bis" de Nuno Gomes e um de Hélder Barbosa, colando-se ao Benfica à 4ª jornada da Liga Zon/Sagres, enquanto os gilistas ficaram mais perto dos últimos lugares.

Os "arsenalistas" fizeram um bom ensaio para o jogo da Liga Europa, quinta-feira, diante do Birmingham, em Inglaterra, e continuam em terceiro lugar no campeonato, com os mesmos pontos (10) que o segundo, o Benfica, clube de onde chegou esta temporada o homem do jogo: Nuno Gomes.

O internacional português, que hoje marcou o seu golo 200 em todas as competições dos campeonatos que disputou (português e italiano, ao serviço da Fiorentina), entrou na partida na segunda parte e foi decisivo ao marcar dois golos, os primeiros ao serviço dos bracarenses.

O primeiro abriu as portas a um triunfo justo e a uma segunda parte tranquila, para a qual também contribuiu o facto do Sporting de Braga ter jogado com mais um jogador desde os 65 minutos, após a expulsão de Éder.

Na equipa bracarense, nota para o recuo do "trinco" Djamal para o eixo da defesa, dadas as ausências dos centrais Ewerton, Nuno André Coelho, por lesão, e Douglão, por ainda não chegado o seu certificado internacional.

O jogo começou com uma cabeçada de Lima (02) e um remate enrolado de Luís Carlos (05), a obrigar Quim a empenhar-se, mas a primeira grande oportunidade surgiu aos 15 minutos e para a equipa da casa: centro largo de Baiano da direita, Hélder Barbosa assistiu Lima que rematou com o pé esquerdo ligeiramente ao lado.

Mais perigo só à passagem da meia hora quando Lima, de cabeça, obrigou Adriano a excelente defesa após centro de Alan, mas os 45 minutos iniciais foram pouco brilhantes, o que motivou alguns assobios dos adeptos da casa na saída para o intervalo.

O Gil Vicente mostrou personalidade nos minutos iniciais, mas a atitude não teve sequência durante o resto do jogo.

O Sporting de Braga reentrou com vontade de marcar e Hugo Viana esteve muito perto, aos 53 minutos.

Nuno Gomes substituiu Mossoró cinco minutos depois e quase marcou na primeira vez que tocou na bola, mas Adriano com uma enorme defesa conseguiu adiar o golo.

Após o canto, Paulo Vinícius cabeceou à figura do guardião gilista, mas o golo adivinhava-se: remate de Lima, defesa de Adriano e recarga de Nuno Gomes (62).

Logo a seguir (65), Éder foi expulso por travar Lima, que seguia isolado na direcção da baliza e, a jogar com mais um jogador, o Sporting de Braga aumentou a vantagem, aos 73 minutos, por Hélder Barbosa que, isolado por Lima, teve a calma suficiente e meteu a bola por cima do guarda-redes, prosseguindo a veia goleadora dos últimos jogos.

O Gil Vicente ainda reduziu a desvantagem, por Cláudio, no minuto 90, na transformação de uma grande penalidade que puniu uma mão de Paulo Vinícius na área, mas seria mesmo Nuno Gomes a fechar as contas com um remate cruzado já dentro da área (90+3).


Ficha de Jogo:
Jogo no Estádio Municipal de Braga.

Sporting de Braga -- Gil Vicente, 3-1.

Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:

1-0, Nuno Gomes, 62 minutos.
2-0, Hélder Barbosa, 73.
2-1, Cláudio, 90 (grande penalidade).
3-1, Nuno Gomes, 90+3.

Equipas:
- Sporting de Braga:
Quim, Baiano, Paulo Vinícius, Djamal, Elderson, Vinícius, Hugo Viana, Mossoró (Nuno Gomes, 58), Alan, Hélder Barbosa (Salino, 79) e Lima.

Suplentes:
Berni, Imourou, Palmeira, Salino, Fran Mérida, Meyong e Nuno Gomes.

- Gil Vicente:
Adriano, Éder, Sandro, Cláudio, Júnior Caiçara, Luís Manuel, Pedro Moreira (Laionel, 46), André Cunha, Richard, Luís Carlos (Daniel, 78) e Hugo Vieira (Roberto, 66).

Suplentes:
Jorge Baptista, Daniel, Laionel, Paulo Lima, Mauro, Roberto e Halisson.

Árbitro:
Rui Costa (Porto).

Acção disciplinar:
Cartão amarelo para Pedro Moreira (12), Elderson (32), Cláudio (49), Adriano (56), Paulo Vinícius (88) e Baiano (90+1). Cartão vermelho direto para Éder (66).

Assistência:
Cerca de 15.000 espectadores

O Jogo

Bruno3429


Nuno Gomes: «Contente por ajudar a equipa»
Avançado bisou frente ao Gil Vicente


Nuno Gomes saltou do banco para garantir o triunfo do Sp. Braga, este domingo, frente ao Gil Vicente, ao apontar um bis. No final da partida o avançado ex-Benfica mostrou-se contente por ter ajudado a equipa.

"Estou contente por ter ajudado a equipa. O futebol às vezes não se explica: podemos jogar o jogo todo sem conseguir marcar e, outras vezes, entramos e na primeira vez que tocamos na bola fazemos golo. Por isso é que o futebol é um espectáculo", afirmou Nuno Gomes.

O goleador português realçou ainda o bom momento do conjunto bracarense: "O nosso objetivo é estar nos lugares cimeiros. Estamos a fazer um excelente início de época e estamos concentrados já no próximo jogo. O nosso objetivo é pensar jogo a jogo e no final fazer as contas".

Record

Bruno3429

Nuno Gomes «bisa» na vitória do SC Braga sobre o Gil Vicente (3-1)
AUTOR
Duarte Monteiro

O SC Braga seguiu os exemplos do FC Porto e do Benfica e também não vacilou na 4º jornada da Liga portuguesa. Em casa, os arsenalistas venceram o dérbi do Minho com o Gil Vicente por 3-1 e voltaram a colar-se ao Benfica no segundo lugar da Liga e na perseguição directa ao FC Porto.

Depois de uma primeira parte sem golos, a festa nas bancadas do AXA cresceu já no segundo tempo, com Nuno Gomes a estrear-se a marcar em jogos oficiais pelo SC Braga. O ex-avançado do Benfica entrou aos 58 minutos e aos 62' já facturava, aproveitando da melhor forma uma defesa incompleta de Adriano.

Foram minutos fatais para os de Barcelos, já que aos 64' Éder seria expulso, depois de travar Lima que seguia isolado para a baliza. Com menos um elemento, o Gil Vicente não conseguiu suster o SC Braga que chegaria ao 2-0 por intermédio de Hélder Barbosa, aos 73 minutos.

Aos 88', Paulo Vinicius jogou a bola com a mão dentro da área arsenalista e o central Cláudio aproveitou para reduzir a desvantagem do Gil Vicente a partir da marca dos onze metros, ficando com o mérito de ter sido o primeiro jogador a marcar um golo a Quim na Liga 2011/2012.

Mas já em período de descontos, outra vez Nuno Gomes a fazer o 3-1 final, com um remate cruzado já dentro da área do Gil Vicente.

No outro jogo que teve início às 17 horas deste domingo, o Feirense venceu por 1-2 no terreno do Olhanense. Marcou primeiro Varela, aos 17 minutos, para os de Santa Maria da Feira.

Já na segunda parte, Salvador Agra fez o empate para a equipa de Olhão, finalizando uma excelente jogada de futebol, mas Ludovic, aos 83', aproveitou um erro de Mexer para dar o triunfo ao Feirense, que soma a primeira vitória da época.

Zerozero

Bruno3429

Leonardo Jardim: Nuno Gomes é melhor mais tarde
Treinador admitiu que o Sp. Braga é mais forte nas segundas partes e explicou por que prefere o avançado nessa fase

Leonardo Jardim, treinador do Sp. Braga, em declarações no final da vitória por 3-1 sobre o Gil Vicente, num jogo em que Nuno Gomes bisou:

«O Nuno Gomes é um avançado que sempre jogou em clubes de grande dimensão e é um avançado que tem mais eficácia quando incorporamos muitos jogadores no ataque, porque é um elemento de apoios.

Temos utilizado mais o Nuno Gomes na segunda parte e ele tem sido decisivo, porque tem muita presença na área e capacidade técnica, que se tornam mais decisivos quando o adversário baixa as linhas e nós jogamos mais dentro da área.

Temos tido sempre maior capacidade nas segundas partes do que nas primeiras. Por dois factores: o primeiro é porque os adversários vão diminuindo a pressão muito forte sobre os jogadores do Sp. Braga e o segundo porque o Sp. Braga vai-se libertando à medida que o tempo corre.

Ainda hoje o Gil Vicente começou muito bem, mas foi diminuindo a pressão, baixando linhas e permitiu-nos chegar à vitória.

A partir de agora vamos tentar preparar o jogo com o Birmingham. Mas claro que em termos de ideias e conhecimento do adversários, já estamos pronto. Ainda hoje esteve um adjunto meu a observar o Birmingham em Inglaterra, agora vamos transportar isso tudo para o trabalho.»

Sp. Braga-Gil Vicente, 3-1 (destaques)
Nuno Gomes foi a estrela mais cintilante de um jogo ao qual Hélder Barbosa deu brilho intenso
Por Sérgio Pereira

Estrela: Nuno Gomes
Tem qualquer coisa, é seguro, qualquer coisa que faz dele uma arma secreta preciosa: basta aliás olhar para o que fez esta tarde. Perante tanta dificuldade em chegar ao golo, entrou a meia-hora do fim e logo nesse minuto atirou duas vezes com perigo. Três minutos depois marcou mesmo. Sobre o fim, e quando o Gil Vicente já tinha reduzido e prometia emoção, fechou a discussão com o segundo golo pessoal. É preciso mais?

Surpresa: Hélder Barbosa
Está a crescer, e a tornar-se preciso no futebol do Sp. Braga: serviu duas vezes Lima para cabeceamentos perigosos, colocou a bola na cabeça de Djamal para grande ocasião e serviu Hugo Viana para um remate perigoso. Para fechar em beleza, fez o segundo golo, num toque artístico por cima de Adriano.

Positivo: Lima
Criou perigo num cabeceamento logo no primeiro minuto,. A partir daí esteve em quase todas as ocasiões de golo: cabeceou por duas vezes ao lado, rematou ligeiramente torto, e viu Adriano negar-lhe outras duas vezes o golo. Mexeu-se bem, trabalhou e ainda fez a assistência para o golo de Hélder Barbosa.

Outros destaques:

Hugo Viana
Quase marcava, aos 51 minutos, num remate que Adriano ainda desviou para canto. A importância de Hugo Viana no jogo, porém, foi outra: essencial na organização de jogo, na recuperação de jogo, nas bolas paradas, enfim, essencial em tudo o que a equipa faz. Assistiu, por exemplo, Nuno Gomes no último golo.

Adriano
O guarda-redes do Gil Vicente defendeu praticamente tudo que podia defender: só mesmo naquele tiraço de Nuno Gomes não podia fazer mais. Antes disso já tinha defendido duas finalizações do mesmo Nuno Gomes, mais um desvio de Lima e um remate de Hugo Viana em excelente posição.

Maisfutebol

Bruno3429


Vinicius estreou-se no Braga: «Estive bem, gostei»
Médio exalta o ciclo de vitória do Sp. Braga e diz que é importante vencer quinta-feira em Birmingham
Por Sérgio Pereira


Vinicius, médio contratado a meio da época anterior ao Olhanense, e que este domingo fez primeiro jogo para a Liga pelo Sp. Braga, na vitória (3-1) sobre o Gil Vicente, ele que também ficou de fora da lista europeia:

«Fiz uma pré-época muito boa, hoje tive a minha estreia e senti-me bem. Tanto sou trinco como chego mais perto do ataque, acho que estive bem, gostei da minha exibição e estou contente por ter ajudado o Sp. Braga a conseguir uma grande vitória.

Trabalho para ser opção sempre, tanto eu como os meus companheiros, depois a opção do treinador. Importante é toda a gente estar concentrada em dar o melhor para chegar às vitórias.

Estamos a fazer um arranque de época muito boa, as vitórias estão a ser importantes e agora queremos dar continuidade na Liga Europa.»


Paulo Alves surpreendido em Braga
Treinador garante que nada fazia prever uma exibição tão abaixo do que a equipa pode fazer. Por isso aceitou a vitória do Sp. Braga.
Por Sérgio Pereira

Paulo Alves, treinador do Gil Vicente, em declarações no final da derrota (1-3) em Braga:
«Não esperava que o resultado fosse este, mas a forma que hoje abordámos o jogo esteve muito longe do que podemos fazer. Vínhamos de uma fase muito boa e nada indicava que a equipa estivesse tão abaixo do que pode fazer.

Claramente justa a vitória do Sp. Braga porque a minha equipa não esteve ao nível do que tem estado. O Gil Vicente tem outra intensidade de jogo que hoje não conseguiu exprimir em campo.

Vamos pensar que volta e meia isto acontece, não deve, mas acontece com toda a gente. Temos de dar uma reposta cabal já na próxima sexta-feira. Há jogadores que têm estado num nível exibicional muito elevado e que hoje não estiveram nem a metade disso. Espero que tenha sido só hoje.»

Maisfutebol

Pé Ligeiro

Leonardo Jardim: «Nuno Gomes é um jogador de apoios»
DIZ QUE O JOGADOR RENDE MAIS COM COLEGAS AO LADO


Leonardo Jardim elogiou Nuno Gomes, autor de dois dos três golos da vitória do Sp. Braga sobre o Gil Vicente, por 3-1.

"O Nuno é um avançado que sempre jogou em clubes de grande dimensão e ele rende mais quando temos capacidade de termos muitos homens no ataque porque ele é um jogador de apoios, de área, mas nem sempre o Braga pode ter esse caudal. Tem sido utilizado mais nas segundas partes e tem sido decisivo, as equipas vão baixando linhas e ficam à mercê do Nuno", analisou.

O treinador dos bracarenses disse ainda que a sua equipa tem sido mais forte nas segundas partes porque "os adversários iniciam os jogos com uma atitude de pressão muito grande, que vai depois diminuindo, o Braga liberta-se e leva o jogo para onde pretende".
Record
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Nuno Gomes bisa

O Sporting de Braga venceu hoje em casa o Gil Vicente, por 3-1, com um "bis" de Nuno Gomes, e colou-se ao Benfica na Liga de futebol, enquanto os gilistas ficaram mais perto dos últimos lugares.

Os "arsenalistas" fizeram um bom ensaio para o jogo da Liga Europa,quinta-feira, diante do Birmingham, em Inglaterra, e continuam em terceiro lugar no campeonato, com os mesmos pontos (10) que o segundo, o Benfica,
clube de onde chegou esta temporada o homem do jogo: Nuno Gomes. O internacional português, que hoje marcou o seu golo 200 em todas as competições dos campeonatos que disputou (português e italiano, ao serviço da Fiorentina), entrou na partida na segunda parte e foi decisivo ao marcar
dois golos, os primeiros ao serviço dos bracarenses. O primeiro abriu as portas a um triunfo justo e a uma segunda parte tranquila, para a qual também contribuiu o facto do Sporting de Braga ter
jogado com mais um jogador desde os 65 minutos, após a expulsão de Éder.Na equipa bracarense, nota para o recuo do "trinco" Djamal para o eixo da defesa, dadas as ausências dos centrais Ewerton, Nuno André Coelho, por lesão, e Douglão, por ainda não chegado o seu certificado internacional.
O jogo começou com uma cabeçada de Lima (02) e um remate enrolado de Luís Carlos (05), a obrigar Quim a empenhar-se, mas a primeira grande oportunidade surgiu aos 15 minutos e para a equipa da casa: centro largo de Baiano da direita, Hélder Barbosa assistiu Lima que rematou com o pé esquerdo ligeiramente ao lado.
Mais perigo só à passagem da meia hora quando Lima, de cabeça, obrigou Adriano a excelente defesa após centro de Alan, mas os 45 minutos iniciais foram pouco brilhantes, o que motivou alguns assobios dos adeptos da casa na saída para o intervalo.
O Gil Vicente mostrou personalidade nos minutos iniciais, mas a atitude não teve sequência durante o resto do jogo. O Sporting de Braga reentrou com vontade de marcar e Hugo Viana esteve muito perto, aos 53 minutos. Nuno Gomes substituiu Mossoró cinco minutos depois e quase marcou na primeira vez que tocou na bola, mas Adriano com uma enorme defesa conseguiu adiar o golo.
Após o canto, Paulo Vinícius cabeceou à figura do guardião gilista,mas o golo adivinhava-se: remate de Lima, defesa de Adriano e recarga de Nuno Gomes (62). Logo a seguir (65), Éder foi expulso por travar Lima, que seguia isolado na direção da baliza e, a jogar com mais um jogador, o Sporting de Braga
aumentou a vantagem, aos 73 minutos, por Hélder Barbosa que, isolado por Lima, teve a calma suficiente e meteu a bola por cima do guarda-redes, prosseguindo a veia goleadora dos últimos jogos.
O Gil Vicente ainda reduziu a desvantagem, por Cláudio, no minuto 90, na transformação de uma grande penalidade que puniu uma mão de Paulo Vinícius na área, mas seria mesmo Nuno Gomes a fechar as contas com um remate cruzado já dentro da área (90+3).

RTP