News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 04/09

Started by Bruno3429, 04 de September de 2011, 03:16

Previous topic - Next topic

Bruno3429

«Braga tem estrutura e plantel fortes e aqui até posso conquistar títulos» - Mérida
Por Paulo Horta

É espanhol, natural de Barcelona, passou pela cantera do Barcelona e rumou à escola do Arsenal. Pelos londrinos jogou na liga inglesa e até na Champions. Regressou a Espanha e venceu a Supertaça Europeia pelo Atlético de Madrid, que o cedeu agora ao SC Braga. Tem 21 anos de idade e está encantado com o clube minhoto...

Depois de experiências nos campeonatos mais desejados do momento, Inglaterra e Espanha, apresenta-se em Portugal. O que o motivou a abraçar esta aventura?

- Acredito que possa parecer estranha a opção, vistas as coisas dessa forma. Mas estou convencido de ter feito uma aposta muito boa para mim, porque vou jogar numa liga competitiva e que desperta muita atenção na Europa. Por outro lado, estou num clube que tem crescido muito nos últimos anos e tem um projecto ambicioso. A melhor prova disso é o trajecto do SC Braga na última época, com a presença na final da Liga Europa. Fizeram um ano espectacular e isso, naturalmente, também pesou na minha decisão.

- A experiência em Braga ainda está no começo. Até onde espera chegar com este passo na carreira?

- Sim, ainda estou a conhecer o clube e a cidade, mas estou encantado com o que tenho visto. O SC Braga tem das melhores condições para um jogador trabalhar. A estrutura é muito profissional, o estádio é muito bonito e o ambiente no clube agrada-me imenso. Fui bem recebido, estou a ser bem acompanhado pelos meus novos companheiros de equipa e a vontade que sinto é, naturalmente, de me adaptar depressa a tudo isto para começar a jogar. Quero aproveitar ao máximo esta oportunidade e fazer uma época muito positiva, ajudando a equipa e, se possível, conquistando títulos.

- A imagem que tem do SC Braga é, portanto, a de um clube vencedor.

- Sinceramente, pelo percurso que o clube tem feito, sinto que posso ser muito feliz aqui. Tenho a melhor imagem do SC Braga, até porque na última época acompanhei em grande parte a campanha do clube nas provas da UEFA e ganhei a ideia de que este clube procura e trabalha bem para a afirmação. A estrutura e o plantel são fortes. Estou no Braga à procura de mostrar todo o meu valor, e até posso conquistar títulos.

A Bola

Bruno3429

Rivera é exemplo no México

A transferência de Edson Rivera para o Braga tem dado que falar no México. Internacional sub-20 e presente no Mundial da Colômbia, o avançado chegou a ser pressionado no sentido de prolongar a sua ligação ao Atlas, tendo recebido uma proposta superior à do clube português em termos financeiros, mas foi firme na intenção de se aventurar no futebol europeu e acabou mesmo por assinar pelos minhotos para as próximas cinco temporadas. Citado pelo diário mexicano "Medio Tiempo", Manuel Viniegra, médio do Tigres, defendeu a postura corajosa do compatriota, que terá sido acusado pelo ex-clube de virar a cara ao país. "Uma coisa é o clube, outra a Selecção. Era um jogador livre e, por isso, tinha todo o direito de escolher o que era melhor para a sua carreira. Só temos de desejar a maior das sortes a todos os mexicanos que actuam na Europa", declarou.

A propósito da mudança do jovem reforço do Braga, o organizador do Tigres aproveitou mesmo para lamentar que no futebol mexicano vários jogadores têm de emigrar para fintarem os constrangimentos relacionados com o pagamento dos direitos de formação, em vez de assinarem pelos seus clubes preferidos. "Só no México é que imperam os pactos de cavalheiros. Nos outros países, qualquer jogador fica livre quando termina contrato, daí que sejam naturais as transferências de mais mexicanos para a Europa, onde se joga o melhor futebol", constatou Viniegra. Face ao cenário actual do futebol mexicano, Manuel Viniegra acha que Rivera tomou claramente a melhor opção e até fez questão de elogiar a sua audácia. "É admirável e merece aplausos. Apesar da sua juventude, é preciso ter coragem para tentar a sorte lá [em Portugal]", salientou.

Coincidente nos ideais aventureiros de Rivera, o jogador do Tigres confessou que muito em breve conta dar igualmente o salto, embora com o devido consentimento do clube que representa. "Temos uma visão de futuro que se assemelha. Se jogar bem e a direcção fizer bem o seu trabalho, creio que também poderei transferir-se num clima de total concórdia, a bem de todos", apreciou. Quanto a Rivera, é capítulo encerrado para o Atlas. Para já, não entrou na lista de jogadores inscritos para a fase de grupos da Liga Europa.


Três Internacionais de regresso

O plantel do Braga retoma amanhã, logo pela manhã, os treinos e uma das curiosidades que a sessão encerrará será saber se o técnico Leonardo Jardim já poderá contar com os três jogadores que nos últimos dias estiveram ao serviço das respectivas selecções: Quim (Portugal), Elderson (Nigéria) e Djamal (Líbia). O lateral-esquerdo Imorou chegou a estar nos planos da selecção do Benim, mas acabou por ficar em Braga a recuperar de uma lesão.

Djamal mantém-se como trinco

O que se verificou com Paulo Vinícius, um "trinco" de raiz que aceitou o desafio de vestir a pele de defesa-central ao ponto de já ter conquistado o estatuto de titular nessa condição, não acontecerá a Djamal. Como solução interna, num cenário de adaptação, o médio líbio parece ser o homem certo para disfarçar os desaparecimentos sucessivos dos centrais Ewerton e Nuno André Coelho, ambos motivados por lesões, e as dúvidas que se levantam em torno da disponibilidade física de Douglão, mas Leonardo Jardim não estará inclinado a mexer no tridente do meio-campo. Apesar da disponibilidade de Leandro Salino, Djamal tem-se revelado fundamental na missão de atrelar a defesa ao ataque e o seu passado recente ao serviço do Beira-Mar, coincidente com o do actual treinador do Braga, não conta qualquer jogo na qualidade de central. O "viveiro" de Vizela ganha, por isso, força.


Leonardo Jardim tirou notas no jogo dos juniores

Em dia de folga concedida ao plantel, Leonardo Jardim aproveitou o tempo livre para deitar o olho aos juniores do Braga na partida com o FC Porto, disputada no Estádio 1º de Maio, que terminou com a vitória dos visitantes por 0-3. O técnico assistiu ao jogo na companhia do director-técnico para a formação, Agostinho Oliveira, e testemunhou que o mesmo azar que já vitimou os profissionais Ewerton e Nuno André Coelho atacou ontem os jovens centrais Artur Jorge e Pedro Eira. Ou seja, se o treinador contava recorrer a um deles para resolver a falta de centrais da equipa sénior, terá mudado rapidamente de ideias. Caso Douglão não convença, o recrutamento de um dos quatro centrais do Vizela ganha força e será precisamente com a missão de apreciar os titulares da equipa de Quim Berto (Palmeira e Hugo Lopes) que um dos membros da equipa técnica marcará hoje presença em Ponte de Lima, na primeira jornada da II Divisão, Série Norte.


Operação de Nuno André Coelho é segredo

Conhecido o pior dos diagnósticos (rotura de ligamentos no joelho direito), Nuno André Coelho terá de se submeter nos próximos dias a uma delicada intervenção cirúrgica, enfrentando posteriormente um árduo período de recuperação, com a duração mínima de seis meses. A operação será conduzida pelo cirurgião João Lourenço, responsável máximo pelo departamento médico do Braga, numa clínica privada em Riba d'Ave, mas a data de intervenção, que poderá já acontecer amanhã, é segredo, de modo a proteger a privacidade do jogador e dos restantes utentes da unidade hospitalar.

O Jogo

Bruno3429

Palmeira e Douglão na luta
PEDRO ROCHA

Nos bastidores de uma das duas equipas que ainda não sofreram qualquer golo para o campeonato, o caos tomou conta parcialmente da defesa. A irónica maldição teve início na véspera do jogo com o Setúbal, quando Ewerton sofreu uma entorse na tibiotársica; e voltou a manifestar-se, com gravidade, no treino de sexta-feira, durante o qual Nuno André Coelho sofreu uma rotura de ligamentos no joelho direito. De repente, apenas sobram dois centrais e o raciocínio mais óbvio será adivinhar a estreia de Douglão no jogo com o Gil Vicente, ao lado de Paulo Vinícius. Na verdade, a equipa técnica do Braga não é por esta altura tão taxativa: o jovem Palmeira também deve ser levado em conta, entre outras soluções do Vizela (ler coluna à direita). O recurso a jogadores do clube-satélite já não é uma prática nova (Aníbal, agora no Covilhã, era o central preferido de Domingos Paciência) e Leonardo Jardim também apostará forte neste filão.

Com pouco mais de uma semana de treinos na Pedreira e sem qualquer pré-época nas pernas, Douglão está naturalmente aquém da plenitude física e a sua experiência e estatura elevada (mede 1,93 m) não bastam, como argumentos, para convencer o treinador, um acérrimo adepto do máximo rendimento. Os próximos dias serão, por isso, decisivos para o ex-defesa do Kavala (Grécia), cujo certificado internacional ainda não terá chegado a Portugal, mas é certo que Jardim tem Palmeira na algibeira. Aliás, já na última jornada, no seguimento da lesão de Ewerton, o central português foi chamado de urgência aos convocados para o jogo do Bonfim, tendo assistido no banco de suplentes à estreia de Nuno André Coelho e à segunda vitória da equipa.


Satélites

> Hugo Lopes

O que era excedentário para o Guimarães, que rejeitou prolongar a sua ligação, virou reforço para o vizinho Braga. Após duas épocas no Serzedelo e Vizela, chegou a ser sondado pelo Espanhol. Forma com Palmeira a dupla ideal de centrais do Vizela.


> Jaka

Oriundo dos juniores do Braga, após breves passagens pelo Gil Vicente e Benfica, parte para a segun-da época como sénior em Vizela. Natural de Barcelos, representou na época passa-da o Santa Maria. Tem 20 anos e falta-lhe experiência.


> Kanu

Brasileiro chegou há um ano a Portugal para reforçar os juniores do Braga. Com 19 anos, estreia-se esta época como profissional pelo Vizela.

O Jogo

JotaCC

   
Sp. Brag: Alerta no centro da defesa

Dores de cabeça e mais problemas para resolver. Neste momento parece ser esta a sina do treinador do Sp. Braga, Leonardo Jardim, que se vê obrigado a refazer a defesa minhota novamente.
Depois de ter trabalhado arduamente para conseguir construir uma defesa, após a saída dos jogadores que compunham este sector na época passada, Jardim vê-se agora a mãos com novo problema no sector defensivo. O técnico conta com quatro defesas centrais no plantel - Nuno André Coelho, Paulo Ewerton, Douglão e Paulo Vinícius -, e vê as suas opções reduzirem-se drasticamente.

A lesão de Nuno André Coelho que, pela gravidade, deve impedir o jogador de dar o seu contributo à equipa pelo menos até Janeiro próximo, é mais uma 'acha para a fogueira' dos problemas no centro da defesa. O central português junta-se ao brasileiro Ewerton na lista dos indisponíveis, uma vez que também o prognóstico de recuperação deste é ainda reservado e não se sabe se poderá ser opção para o jogo com o Gil Vicente, a contar para a quarta jornada da Liga Portuguesa de Futebol e que se realiza no próximo dia 11 de Setembro.

A estes lesionados junta-se ainda Douglão, o último dos quatro a chegar ao clube e que procura ainda a sua melhor forma física, para além de que ainda não jogou com os seus companheiros esta temporada (jogos oficiais), pelo que o entrosamento, ou falta dele, pode também ser um motivo para não ser opção para Leonardo Jardim.
A cem por cento, neste momento, apenas Paulo Vinícius, ele que tem sido talvez a 'pedra basilar' da defesa arsenalista neste início de temporada.

Sem grandes soluções à vista, Leonardo Jardim pode ter apenas como resolução para este problema o recurso aos jovens jogadores da formação do clube, como de resto já aconteceu no passado com outros treinadores.
Aníbal Capela, que está emprestado ao Sp. Covilhã é sempre uma forte opção, ele que já tem experiência em jogos de dificuldade elevada em representação do Sp. Braga. Mas há outras opções: Palmeira e Kanu, dois jovens que evoluem, também por empréstimo, no satélite Vizela e que podem também ser solução para a actual escassez de defesas centrais disponíveis no plantel do Sp. Braga.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Douglas: «Vinicius vai arrepender-se...»
TENTOU CONVENCER TRINCO A MUDAR-SE PARA AVEIRO
   


O avançado Douglas está extremamente motivado para triunfar em Aveiro. Aliás, ficou tão agradado com o que encontrou no Beira-Mar que até tentou convencer o seu companheiro do Sp. Braga, Vinicius, a aceitar a mudança para os aurinegros.

"Falei ao Vinicius para vir. Ele não me escutou e vai arrepender-se de certeza, porque o mais importante para um jogador é não estar parado", revelou o goleador, de 25 anos, que viu a sua carreira no futebol português abalada por uma lesão grave que o impediu de dar continuidade aos bons desempenhos iniciais ao serviço do V. Guimarães. De resto, a saída do Berço tornou-se inevitável durante a época passada, fruto do final de contrato e do assédio arsenalista, e complicou o empréstimo ao Beira-Mar então desejado por Jardim.


RECORD

JotaCC

Campeão arranca vitória em Braga


O FC Porto foi a Braga vencer, por 3-0, um resultado muito dilatado para o pouco futebol produzido pelos dois conjuntos. Arsenalistas e dragões foram protagonistas de uma exibição fraca e pouco emocionante, ainda assim, os visitantes tiveram o mérito de saber aproveitar melhor as raras ocasiões de perigo registadas ao longo de todo o desafio.

Os azuis e brancos revelaram pouca inspiração ofensiva e sentiram dificuldades em passar do meio-campo adversário, esbarrando na boa organização defensiva bracarense. No entanto, os locais foram apanhados desprevenidos num lance em que Alves isolou Fábio Martins para este, de chapéu, no bico da área, fazer o 1-0.

A defesa minhota voltou a ser surpreendida, pouco depois, numa jogada em tudo idêntica. Alves serviu Tozé na esquerda, que, já na área, atirou rasteiro para o segundo golo. Uma vantagem ao intervalo lisonjeira para o FC Porto, tento em conta que o jogo ofensivo do Braga fluía melhor, mas não era tão objectivo.

Na segunda parte, os portistas geriram a vantagem, mas foram os arsenalistas a ganhar ascendente na procura do golo. Contudo, não criaram situações de perigo, salvo num remate de Pedro Eira, a rasar o poste, num lance em que o central se lesionou e deixou a equipa desfalcada. Com mais um, o FC Porto foi para a frente e Fábio Martins bisou, na sequência de um cruzamento de Frederic.


Sub-20 empatam com o HC Braga

A Selecção Nacional de sub-20 empatou com o HC Braga no segundo jogo de preparação para o Mundial de Barcelos, que se vai realizar entre os próximos dias 10 e 17. Depois da goleada de sexta-feira à Académica de Espinho (8-0), a equipa de Luís Duarte teve ontem um teste mais duro e o equilíbrio de um jogo com várias reviravoltas reflectiu-se no 5-5 final. Gonçalo Alves (1), João Souto (2) e Miguel Vaz (2) foram os autores dos golos da equipa nacional.


O JOGO

Bruno3429

Galo inscrito na Liga Europa
Por António Casanova

Rodrigo Galo é uma das novidades na lista do SC Braga para a Liga Europa.

O lateral-direito, contratado esta época ao Gil Vicente, não figurava no lote inicialmente entregue à UEFA, tendo, por isso, ficado de fora dos play-off, mas depois de confirmada a sua presença nos quadros arsenalistas (chegou-se a falar num possível empréstimo) o brasileiro convenceu o técnico Leonardo Jardim a dar-lhe uma das vagas disponíveis para a participação na prova europeia.

O inverso sucedeu com Meyong e Vinícius. Os dois foram inscritos nos play-off e viram as inscrições anuladas para a fase de grupos. Samson, avançado cedido pelo At. Madrid, também não consta da lista para a UEFA.

A Bola

Bruno3429



Regresso de Custódio deixa Djamal em sentido
LUTA PARA ENCONTRAR SUCESSOR DE VANDINHO

Autor:  RICARDO VASCONCELOS

A debandada anunciada de jogadores do Sp. Braga após a final de Dublin obrigou a SAD a atacar de forma célere o mercado e Leonardo Jardim pôde começar a gizar a equipa-tipo para a nova temporada logo nos primeiros dias de trabalho. As posições foram sendo ocupadas sucessivamente e poucas dúvidas se levantaram quando já todos esperavam pelo primeiro apito do campeonato. Mas agora tudo pode mudar:a paragem na competição vai dar ao treinador mais opções e preveem-se verdadeiros despiques, nomeadamente na posição 6, com Custódio de regresso após lesão prolongada.

A saída de Vandinho deixou em aberto um dos lugares mais sensíveis da equipa e Djamal não teve concorrência, afirmando-se de pedra e cal no meio-campo. Olíbio, que o treinador tão bem conhece dos tempos do Beira-Mar, é por natureza um recuperador de bola e um elemento importante quando é preciso policiar bem de perto um talentoso criativo adversário.

Record