News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 25/08

Started by miguel_afonso, 25 de August de 2011, 08:21

Previous topic - Next topic

miguel_afonso

Pizzi certo no Atlético Lima aguarda indicações

Uma semana depois de ter viajado até Madrid para conhecer as condições do Atlético, Pizzi viu a transferência para o clube da capital espanhola ser finalmente confirmada. O jovem brigantino ainda treinou ontem, mas, à semelhança de Lima, que também só espera por indicações para fazer as malas e rumar a outras paragens, não fará parte das opções de Leonardo Jardim para o encontro com o Young Boys, no qual o Braga precisa, no mínimo, de um empate com golos para chegar à fase de grupos da Liga Europa.

O processo de transferência de Pizzi para o Atlético de Madrid, que escolheu o hotel de António Salvador para estagiar em Portugal, ficou encerrado ao final da noite, quando Diego Forlán chegou a um princípio de acordo com o Inter de Milão (ler mais na página 23). O internacional sub-21 português assinará um contrato válido por quatro temporadas e, segundo informações provenientes do lado de lá da fronteira, estará na sexta-feira na capital de Espanha para realizar exames médicos. Como contrapartida pela aquisição do extremo, os colchoneros pagarão ao Braga um valor entre os oito e os dez milhões de euros, o que pressupõe que os arsenalistas ainda ficarão com uma percentagem do passe da jóia da coroa da sua formação.

Numa fase menos avançada está o negócio de Lima. Pela Turquia comentava-se ontem que o presidente do Besiktas, Yildirim Demiroren, terá estado reunido com António Salvador em Madrid para tratar da transferência do brasileiro, mas ninguém deu o negócio como consumado. Aliás, fonte ligada ao processo explicou a O JOGO que só hoje, por volta da hora de almoço, será tomada uma decisão relativa à possível utilização do atacante brasileiro contra o Young Boys. Contudo, tal como Pizzi, é bastante improvável que o dianteiro venha a ser utilizado, pois isso impedi-lo-ia de alinhar por outra equipa com presença garantida nas competições europeias.

In Ojogo

miguel_afonso

Tradição da Liga Europa protege os clubes finalistas

Há uma tradição que importa ao Braga manter hoje, em Berna, onde joga mais do que a entrada na Liga Europa. Além dos respectivos milhões, em jogo está também o prestígio internacional e a sempre indesejável associação a um feito negativo na competição. É que em sete edições da prova sob o actual mo-delo, ou seja, com fase de grupos, nunca uma equipa finalista falhou o acesso na temporada seguinte. O CSKA de Moscovo, que derrotou o Sporting em 2004/05, o Sevilha e o Werder Bremen são exemplos que os arsenalistas devem seguir.

"Independentemente da forma queremos é fazer golos"

A importância do jogo da segunda mão do play-off da Liga Europa, com o Young Boys, levou ontem Leonardo Jardim a descrevê-lo como "o mais importante da época" ou mesmo como uma "final". O treinador sabe que está proibido de perder, sob pena de, tal como Domingos Paciência, falhar o acesso à fase de grupos no primeiro ano no clube, e, por conseguinte, pediu aos jogadores "maior eficácia na finalização". "Temos de marcar e ter uma atitude dominante. Tal como disse há uma semana, acredito que o Braga fará golos neste jogo e que irá resolver a eliminatória fora de casa", perspectivou o madeirense, que não tem preferência pela forma como os tentos são obtidos, apesar de a equipa só ter conseguido facturar na sequência de lances de bola parada. "Independentemente da forma, o importante é criarmos situações e finalizarmos com sucesso, para fazermos os golos que precisámos", frisou, recusando colocar toda a pressão sobre Nuno Gomes, que deve regressar à titularidade. "A responsabilidade de marcar é do colectivo. Não contratamos ninguém para fazer só uma tarefa", esclareceu.

Apesar de fazer parte da lista de convocados para este jogo, Lima é uma grande dúvida que Leonardo Jardim fez questão de alimentar até hoje - Pizzi era outra, mas está a caminho do Atlético de Madrid e não jogará -, embora tenha revelado já saber se os dois têm ou não autorização para jogar. Se o brasileiro jogar, o técnico dos arsenalistas espera que não se mostre inibido pelas notícias que o dão como alvo do Besiktas. "Espero que isso não os afecte, porque são profissionais do futebol. Sabemos que o mercado só fecha a 31 de Agosto e obriga a este tipo de situações. Por isso, cabe-nos estar preparados para estas agitações e estarmos concentrados no que é importante, que é na passagem da eliminatória", referiu Jardim, que antevê um Young Boys a jogar "um futebol de transição", tal como em Braga.

Alan deseja marcar primeiro

O nulo consentido há uma semana na Pedreira, na primeira mão do play-off da Liga Europa, não tirou motivação ao Braga, que, de acordo com Alan, "vai voltar a mostrar a força do passado" no reencontro com o Young Boys. De resto, só assim é que o extremo, e agora capitão de equipa, acredita que os bracarenses poderão resolver uma eliminatória que está a revelar-se mais equilibrada do que inicialmente se perspectivava. "Eles jogaram para empatar em Braga e conseguiram o resultado que queriam, mas aqui vão ter de se abrir um pouco mais. Por isso, é importante marcar primeiro", vincou.

A relva sintética do Estádio da Suíça não agrada a todos, mas Alan garantiu que os jogadores estão "preparados para jogar em qualquer relvado". "Já treinámos e já jogámos neste tipo de sintéticos. Por isso, acho que não vai influenciar em nada", afirmou o luso-brasileiro, mais preocupado em acabar com a falta de eficácia que a equipa tem revelado. "Queremos marcar os golos necessários para passarmos", encerrou.

Salvador chegou apenas à noite


Ao contrário do habitual, António Salvador não viajou juntamente com a equipa para a Suíça. O presidente, que teve de resolver alguns assuntos relacionados com as transferências de Pizzi e Lima, chegou apenas ao final da noite a Berna, onde hoje assistirá ao jogo com o Young Boys.

Duas dezenas de Adeptos a apoiar

O avião que transportou o Braga até à Suíça levou um número bastante reduzido de adeptos. Ao todo, não serão mais de 20 os simpatizantes que viajaram de Portugal para apoiar o clube, isto contando já com os convidados. Destaque para o agente FIFA Jorge Baidek, que aproveitou a proximidade entre Berna e Neuchâtel para tratar de documentos relativos à mudança de Carlão para os arsenalistas.

Christian Gross quer facturar a dobrar

Apesar de uma vitória por 1-0 chegar a qualquer uma das equipas para avançar para a fase de grupos da Liga Europa, Christian Gross quer mais. "Temos de marcar dois golos para evitar surpresas", explicou o treinador do Young Boys, que não descarta a hipótese de o Braga também facturar no encontro de hoje. "Temos de estar prevenidos. O Braga é uma equipa bastante experiente, mas sou uma pessoa optimista e acredito que o Young Boys não só vai vencer, como também será a equipa mais dominadora em campo", referiu o suíço, que irá promover alterações no onze que apresentou na primeira mão.

miguel_afonso

#2
Turcos desistem de Lima

O Besiktas anunciou, através de vários canais informativos, ter desistido de contratar Lima, devido a «exigências financeiras incomportáveis» do Braga. Esta decisão pode, no entanto, esconder um jogo de estratégia que visa colocar o brasileiro e o próprio Braga sob pressão, quando estamos a poucos dias do encerramento do mercado.

Neste processo, que se arrasta há mais de uma semana, o braço-de-ferro negocial entre Braga e Besiktas estacionou em dois números redondos: 3 milhões, que é quanto o Besiktas oferece pelo atacante; e 4 milhões, que é quanto o Braga exige para libertar o melhor marcador da época passada.

In Abola

miguel_afonso

Façam de conta que estão numa final
Por Pascoal Sousa

Dublin atravessou-se no discurso de Leonardo Jardim. É preciso golos, é necessário coragem Pizzi e Lima? Para decidir hoje.

Há um sentimento de urgência a dominar os jogadores de Leonardo Jardim. Uma vontade de depressa e bem concluir no relvado artificial do Estádio da Suíça a missão que ficou inacabada, há uma semana, no Axa. Uma necessidade de não deixar que a ilusão do Young Boys se torne numa imensa e marcante desilusão para o Braga, o campeão português das receitas na última passagem europeia, a equipa que estimulou os sonhos dos pequenos e encurtou os horizontes dos grandes, marcando de forma indelével a história recente da Liga Europa.

As dúvidas do costume

Não, definitivamente o Braga não está virado para decepções, e ainda que hoje tenha pela frente um adversário animado pelo empate sem golos na primeira mão, os guerreiros de Jardim trouxeram a Berna o espírito que os conduziu à final de Dublin, na época transacta. Leonardo Jardim invocou esse momento histórico antes mesmo de afirmar, sem rodeios, que o Braga tem pela frente «o jogo da época».

In Abola

miguel_afonso

Leonardo Jardim: «É o jogo da época»
técnico e o duelo com o Young Boys


O treinador do Sporting de Braga, Leonardo Jardim, considerou como o "jogo da época" dos arsenalistas o confronto de quinta-feira com o Young Boys, para a segunda mão do playoff de acesso à Liga Europa de futebol.

Depois do 0-0 no estádio AXA, o Sporting de Braga terá de marcar golos e não perder o jogo, para seguir em frente. "A nossa ambição é grande e esse será o jogo da época porque queremos passar a fase de grupos", disse Jardim, na conferência de imprensa de antevisão do jogo.

"Temos de ser diferentes em termos de eficácia na finalização. Temos de ter uma atitude dominante em relação ao adversário e só assim poderemos passar a eliminatória. Acredito que vamos fazer golos neste jogo e resolver a eliminatória fora de casa", disse ainda o técnico dos bracarenses.

Leonardo Jardim sublinhou que o Sporting de Braga "joga sempre para ganhar" e que o jogo de Berna "vai ser como uma final da Liga Europa".

Questionado sobre a eventual utilização de Pizzi e de Lima, jogadores colocados no mercado, preferiu remeter a resposta para quinta-feira, no momento da divulgação da ficha do jogo. Ambos estavam convocados para o jogo da primeira mão, mas não foram utilizados, ao contrário do jogo contra o Marítimo, para a Liga.

Young Boys e Sporting de Braga jogam quinta-feira a partir das 19:30 locais, no Stade de Suisse, em Berna, com arbitragem do croata Ivan Bebek.

In Record

Bruno3429

Elevar a ambição à prática

Chegar, ver e vencer é o que o se pretende do Sporting de Braga no jogo de hoje. A verdade é que aos arsenalistas basta não sofrer mais golos do que aqueles que marcarem. mas nunca fiando. O discurso só pode ser de vitória embora, nestas coisas, a prática tenha de acompanhar a teoria, ou seja, não basta dizê-lo (e Jardim já o fez, ainda no passado fim de semana ao revelar que o Braga é candidato ao título) é necessário sê-lo e isso demonstra-se em campo.

Ora tem mesmo de ser um Sp. Braga ambicioso aquele que se pretende para o final da tarde de hoje. Uma equipa onde as peças que fazem o todo estejam posicionadas nos lugares onde rendem mais, onde possam impri-mir uma dinâmica de jogo que leve ao golo.

A verdade, contudo, é que parece existir uma série de interrogações (pelo menos duas) com a equipa que vai subir ao relvado, questões que se prendem com o facto do marcado ainda não ter fechado.
Acresce ainda o facto de, e isto tem o valor que cada um lhe pretender dar, existirem certas semelhanças com o início de temporada oficial de há dois anos atrás e que um adepto arsenalista, ainda no aeroporto Francisco Sá Carneiro, nos fez questão de lembrar: um jogo de competição europeia, um adversário a vestir de amarelo, de um país iniciado por 'S', um jogo num estádio com relvado sintético, um treinador ainda à procura de equipa e, acrescentamos nós, um calor abafado à chegada e uma viagem algo longa (cerca de cem quilómetros) entre o aeroporto e a localidade da realização da partida. Apenas coincidências e folclore que só têm valor para aqueles que acreditam nestas coisas.

Quanto ao futebol, a história é diferente. O Sp. Braga tem de fazer valer os galões anteriormente conquistados. A equipa já revelou, de forma espaçada, aquilo que pode fazer, mas também não nos devemos esquecer que, por outro lado, o Sporting de Braga vai encontrar um adversário que, de uma forma subtil, acredita que pode afastar a equipa portuguesa. Não só as palavras do seu treinador, nas entrelinhas, o demonstram, com um discurso para o exterior muito cauteloso, mas que, dentro do balneário, deve ser bem diferente, como ainda o facto de, no passado fim-de-semana, a formação hélvética ter jogado com o Thun, uma formação constituída, na sua maioria por jogadores que não têm sido muito utilizados.

Ou seja, Gross decidiu poupar alguns atletas reservando-os para o jogo decisivo de hoje e isso é um sinal daquilo que espera os arsenalistas.
Quanto ao Sporting de Braga que estará no Estádio da Suíça ainda, como já referimos, subsistem algumas dúvidas. Leonardo Jardim não vai fugir àquilo que já mostrou nas outras três partidas oficiais desta temporada. Sejam quais forem as peças o Braga apresentará o 4x3x3 habitual com a presença do seu jogador 'fetiche' Djamal com a missão de ajudar defensi vamente. Pede-se golos ao Sporting de Braga, eficácia mas sobretudo eficiência no jogo para assim se criarem oportunidades de concretização.

Tudo isto feito de uma forma equilibrada, pois, nunca poderão esquecer que do outro lado está uma equipa que ainda na temporada transacta fez o poderoso Tottenham esforçar-se para seguir para a fase de grupos da Liga dos Campeões.


"Temos de ser dominantes"

Leonardo Jardim falou de ambição e do objectivo importante para o Sp. Braga que é a entrada na fase de grupos da Liga Europa. O técnico apelidou mesmo o encontro de hoje como "o jogo da época" e diz que "o Braga terá de ser diferente em termos de eficácia, temos de marcar e ter uma atitude dominante". O treinador está plenamente convencido que o Braga "vai fazer golos e resolver a eliminatória, pois a nossa ambição é grande".

Relativamente à pressão que existe sobre a equipa, o técnico referiu que "temos de estar preparados para essa pressão e ter ambição de vencer, pois esta é a nossa final, só marcando e vencendo é que conseguimos os nossos objectivos", disse.
Sobre o facto da equipa ainda não ter feito golos de futebol cirrido, Jardim desdramatiza e afirma que "o futebol é cada vez mais competitivo e as ocasiões escasseiam", lembrando que no último jogo "fomos mais eficazes e independentemente da forma como os golos acontecem o importante é mesmo marcar", sublinhou Jardim.

Questionado sobre a utilização de Pizzi e Lima, o técnico esquivou-se: "os dois jogadores estão convocados e se puderem ser utilizados vão jogar. Quando vou tomar a decisão? Certamente que já sei qual é a decisão, mas os jornalistas e o Young Boys só a vão conhecer no dia do jogo", referiu, escondendo o jogo a todos os presentes, de modo até a tentar utilizar o factor surpresa como arma.

Voltando ao jogo, o treinador mencionou o que pretende da sua equipa e do adversário, dizendo que "o Sp. Braga tem de valer pelo seu todo e não pelas individualidades e a forma de estar no jogo vai ser a mesma da de outras partidas", acrescentando que"gosto que a minha equipa seja equilibrada". Sobre o jogo da formação suiça, Leonardo Jardim apenas sublinhou o facto de que "o jogo do adversário vai passar por situações de transição" daí a necessidade de ser uma equipa equilibrada.

Questionado sobre se a não utilização de Nuno Gomes no encontro frente ao Marítimo foi de forma a poupar o jogador para o encontro de hoje, o técnico afirmou que "sou anti-poupanças e cada jogo é o mais importante e o Nuno, como qualquer outro avançado, é importante, mas essa responsbilidade (de fazer golos) é do colectivo e não das individualidades", considerou ainda o técnico.

Correio do Minho

Bruno3429

Sp. Braga obrigado a marcar em Berna

O Sporting de Braga procura hoje em Berna, a partir das 18h30, a passagem à fase de grupos da Liga Europa. O empate a zero obtido em Braga obriga os arsenalistas a marcar para prosseguirem na competição, num jogo onde está em dúvida a utilização de Pizzi e Lima.

Diario do Minho

Bruno3429

SC Braga na Suíça por um golo que seja
SC Braga, Young Boys, Liga Europa, antevisão

Catarina Morais

O Sporting de Braga tem esta noite uma tarefa complicada, que poderia ser bem mais simples caso a equipa de Leonardo Jardim tivesse atinado com as redes no último duelo europeu do Estádio AXA. O nulo registado na passada semana na recepção ao Young Boys obriga os arsenalistas a facturar no Stade de Suisse, mas os Gverreiros do Minho garantem estar preparados para o desafio.

O SC Braga é uma das equipas lusas que corre pela presença na fase de grupos da Liga Europa mas tem, quase se pode dizer, uma obrigação moral superior à de Vitória de Guimarães, Nacional ou até Sporting. Precisamente porque os arsenalistas foram finalistas na última edição desta prova.

Ora, a questão é que saiu o treinador e metade do plantel que esteve nessa final, mas a ambição dos adeptos bracarenses e, sobretudo, do presidente do clube, obriga a que os sucessores façam boa figura na competição.

Leonardo Jardim tem toda a confiança, o novo grupo de trabalho idem, mas há algo que faltou no AXA que o SC Braga terá forçosamente de ter em Berna: pontaria para fazer golos.

É verdade que o Young Boys - 3º da liga 2010/11 suíça - assustou e até demonstrou algum futebol na cidade dos arcebipos, mas poucos negarão o óbvio: o SC Braga - 4º do campeonato 2010/11 português - é superior e pode realmente seguir em frente na Liga Europa. Bastará, para tal, que Nuno Gomes, Meyong, Alan, Hugo Viana ou qualquer outro Gverreiro coloque o esférico na baliza adversária. Como o fizeram Elderson e Lima este fim-de-semana, contra o Marítimo.

E se estas duas equipas que hoje sobem ao relvado só por uma vez mediram forças, equilibrando-se, o histórico alargado entre portugueses e suíços deixa antever uma noite feliz para os minhotos: o Young Boys já sabe o que é perder com turmas lusas, pois sofreu-o aos pés do Sporting num amigável da pré-temporada transacta (1-0); o SC Braga já sabe o que é vencer helvéticos, pois conseguiu-o na Taça UEFA 2006/07, quando triunfou sobre o Grasshoppers (2-0).

Do lado do Young Boys, o central Alain Nef é baixa certa devido à expulsão em Portugal. Do lado nacional, mantêm-se as dúvidas Lima e Pizzi devido a questões de mercado.

Zerozero

Bruno3429

Jardim compara Young Boys à final da Liga Europa
Miguel Amorim, em Berna

O treinador Leonardo Jardim considerou, em Berna (Suíça), que o Young Boys-Braga, da 2.ª mão do play-off da Liga Europa, a realizar nesta quinta-feira, será o "jogo da época" para a sua equipa.

Jardim está convencido que o Braga vai saber conviver bem com a pressão. "Este clube joga sempre para ganhar. Na Suíça, para nós, vai ser como uma final da Liga Europa", reforçou, perspectivando o duelo com o Young Boys.

O treinador bracarense nada revelou sobre a possível utilização de Pizzi e de Lima, dois jogadores colocados no mercado, adiando a resposta para quinta-feira, quando divulgar a ficha do jogo.

Sobre Nuno Gomes, suplente na última jornada da Liga, frente ao Marítimo, e com chances de ser titular em Berna, esclareceu que é um técnico "antipoupança" e que a colocação do goleador no banco nada teve a ver com questões de ordem física.

Na primeira mão, no Minho, Braga e Young Boys empataram sem golos, estando os técnicos obrigados a correr riscos para seguir em frente na prova.

Jornal de Notícias

Bruno3429

Salvador recusou 9 milhões por Pizzi
Por Pascoal Sousa

António Salvador recusou uma primeira oferta do Atl. Madrid por Pizzi, que previa a compra de metade do passe do extremo por 9 milhões de euros.

O presidente do Braga insiste que o valor do mercado do atleta é mais elevado, à volta dos 14/15 milhões, e vai esperar que os colchoneros subam a parada.

O negócio continua de pé, até porque com a partida de Diego Forlán para o Inter abriu-se uma vaga no plantel orientado por Gergorio Manzano para a entrada de Pizzi. No entanto, o negócio não será seguramente concretizado nos moldes descritos hoje pelo diário Ás, que apontava para a chegada de Pizzi ao Atl. Madrid já amanhã, a troco de 8 milhões de euros.

O jogador continua concentrado com a equipa num hotel do centro de Berna, aguardando pelo desfecho deste longo folhetim que o impediu de participar no jogo da primeira-mão do play-off da Liga Europa, na semana passada.


Jogadores passearam por Berna
Por Pascoal Sousa

Leonardo Jardim e os jogadores do SC Braga deram um passeio pelas artérias do centro histórico de Berna no final da manhã, aliviando um pouco a pressão do jogo com o Young Boys, a disputar às 18.30 horas, no Estádio da Suíça.

Foi um passeio curto, de pouco mais de 20 minutos, nas redondezas da unidade hoteleira onde a comitiva está hospedada.

A Bola

Bruno3429

Lima titular; Pizzi fica de fora
Por Redacção

O avançado Lima, que tem sido apontado ao Besiktas, faz parte do onze titular escolhido por Leonardo Jardim para o jogo frente ao Young Boys.

De fora dos 18 convocados ficou Pizzi, alvo de interesse do Atl. Madrid.
A chama de Hélder Barbosa para a equipa inicial acaba por ser a grande surpresa agendada pelo técnico madeirense.

Nuno Gomes vai iniciar a partida no banco de suplentes.

Onze do SC Braga: Quim; Baiano, Paulo Vinícius, Ewerthon e Elderson; Djamal, Salino e Hugo Viana; Alan, Lima e Hélder Barbosa.

A Bola

Bruno3429

Empate com sabor a vitória
Por Redacção

O SC Braga empatou a dois golos na deslocação à Suiça, ao terreno do Young Boys, e garantiu presença na fase de grupos da Liga Europa. No encontro da primeira mão as duas equipas empataram a zero.

Hélder Barbosa e Lima anotaram os golos da equipa de Leonardo Jardim. Mayuka e Farnerud fizeram os tentos da formação helvética.

Depois de 20 minutos bem disputados, mas sem grandes ocasiões de golo, a equipa portuguesa colocou-se em vantagem através de uma obra de arte de Hélder Barbosa: o extremo Barbosa puxou de calcanhar a bola para o meio e rematou com o pé direito em arco ao ângulo esquerdo da baliza de Wolfli.

Ao intervalo, o SC Braga encontrava-se em vantagem.

No reatamento do jogo, o Young Boys surgiu mais forte, pressionou o SC Braga e empatou o jogo aos 61 minutos por Mayuka.

Numa primeira instância, o árbitro anulou o golo da equipa suíça, mas depois voltou com a decisão atrás e validou o golo. Na sequência dessa jogada, Ben Khalifa foi expulso por agressão a Quim.

A jogar com mais um elemento a formação lusa passou por vários calafrios, porém, numa rara joga de ataque, Lima, assistido por Guilherme anotou o 1-2.

Aos 81 minutos, Farnerud, na conversão de um livre directo, voltou a empatar o jogo. O guardião Quim ficou mal na fotografia.

Até ao apito final de Ivan Bebek, o Young Boys bem tentou anotar o terceiro golo, mas a defensiva bracarense conseguiu evitar maiores perigos.

Depois do excelente trajecto na edição do ano passado em que chegou à final, o SC Braga volta a assegurar presença na Liga Europa.

A Bola

Bruno3429

LE: Young Boys-Sp. Braga, 2-2 (crónica)
Minhotos chegam à Fase de Grupos depois de uma noite de sofrimento em Berna. Golo genial de Hélder Barbosa foi das poucas coisas boas

As más notícias chegam sempre depressa. Demasiado depressa, reza a sabedoria popular. Aqui invertemos a lógica e começamos pelas boas. O Sp. Braga empatou em Berna, qualificou-se para a Fase de Grupos da Liga Europa e Hélder Barbosa apontou um golo absolutamente genial. No fim, depois de muito sofrimento, Lima fez o 1-2 num lance de puro contra-ataque, antes do Young Boys voltar a empatar: 2-2.

E pronto. É isto. Não há muito mais por onde pegar na exibição do Sp. Braga. Suficiente, é verdade, mas pobre. Paupérrima em determinados momentos do jogo. O vice-campeão da Liga Europa, é bom recordar, está em pleno período de estabilização e tem muito, mas mesmo muito, por onde evoluir.

Em Berna, num relvado sintético encharcado, ficaram várias limitações à vista. Perante uma equipa corajosa mas limitada, o Sp. Braga não mostrou qualidade na posse de bola, raramente incomodou o guarda-redes contrário e sofreu dois golos em lances de bola parada.

Pior do que isso, quando a eliminatória parecia controlada e praticamente ganha, uma espécie de histeria colectiva apoderou-se da equipa. Intranquilidade, nervos à flor da pele, acções descabidas nas transições ofensivas e uma irritante tendência para complicar o que parecia simples.

O essencial foi alcançado, insista-se, e isso merece aplausos. Agora, a forma como o Sp. Braga empatou a dois golos na casa deste débil Young Boys é que já justifica ampla reflexão. Leonardo Jardim apelidara este de «jogo mais importante da época». Alguns jogadores não interiorizaram a mensagem.

Hélder Barbosa, uma obra-prima

Lima foi titular, Pizzi nem no banco esteve e o Atl. Madrid será o seu próximo clube. Hélder Barbosa, a grande surpresa na equipa inicial, resgatou a noite da mediocridade num instante de inspiração divina. Bola de calcanhar para a zona central e remate em arco, com o pé direito, ao ângulo superior esquerdo da baliza helvética.

O esquerdino saiu com nota positiva aos 60 minutos. Nem todos podem dizer o mesmo. Os laterais Baiano e Elderson foram inofensivos (mais o nigeriano), os centrais estiveram globalmente bem (excepção feita ao primeiro golo do Young Boys), Djamal é um médio de combate e pouco mais.

Hugo Viana precisa de correr mais quilómetros até estar bem, Leandro Salino andou sempre escondido do jogo. Alan alternou as boas acções com alguns comportamentos incompreensíveis para um jogador experiente e Lima apenas nos últimos 15 minutos mostrou o que pode, realmente jogar.

Uma palavra especial para o jovem Guilherme. Entrou e criou o segundo golo da equipa. Nuno Gomes não saiu do banco. O Sp. Braga qualifica-se sem ter ganho nenhum dos jogos ao Young Boys.

Maisfutebol

Pé Ligeiro

«Conseguimos rectificar o resultado da primeira mão» - António Salvador

O presidente do SC Braga mostrou-se satisfeito com o apuramento da equipa para a fase de grupos da Liga Europa, considerando que o clube minhoto tem responsabilidades nesta prova. Salvador falou ainda da cobiça em jogadores como Pizzi e Lima.

«Estou contente por termos assegurado um dos objectivos da época, que era o apuramento para a fase de grupos. O SC Braga é um clube com responsabilidades nesta prova e conseguiu rectificar aqui, na Suíça, um resultado que em casa não serviu. Esta é uma equipa remodelada mas continuaremos a ser uma grande equipa», disse António Salvador no final do encontro com o Young Boys (2-2), em Berna.

O líder do clube minhoto confirmou ainda uma sondagem do Atlético Madrid por Pizzi mas disse que não houve acordo com os colchoneros: «Para já, não há negócio com o Atlético Madrid. Houve um proposta na casa dos 9, 10 milhões de euros pelo jogador que nós não aceitámos. Aliás, o Pizzi tem mais que um clube interessado e vamos aguardar que as propostas atinjam o que consideramos ser o valor real do atleta

Sobre o apregoado interesse do Besiktas em Lima, Salvador referiu que o avançado «é jogador do SC Braga e vai continuar a sê-lo»: «Houve uma sondagem do Besiktas e de outros clubes que não chegaram aos valores pretendidos.»

Questionado sobre o interesse em Gerson Magrão, médio do Dínamo Kiev, Salvador atirou: «Vamos reforçar o plantel, pode ser com Magrão ou com outros jogadores.»
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

SC Braga sofre mas está na fase de grupos

O finalista vencido da última edição da Liga Europa sofreu mas está apurado para a fase de grupos da Liga Europa, após empatar com o Young Boys a duas bolas, valendo os dois golos marcados fora de casa, depois de um empate a zero na primeira-mão.

Na Suíça, debaixo de chuva intensa, a equipa de Leonardo Jardim, ao contrário do que aconteceu em Braga, entrou bem na partida. Aproveitando a velocidade de Hélder Barbosa, que foi uma das surpresas no 11 inicial, a formação portuguesa mostrava que estava disposta a marcar cedo.

E isso acabou mesmo por acontecer. Aos 24 minutos, numa excelente jogada individual de Hélder Barbosa, o número 10 arsenalista executou um remate colocado e não deu qualquer hipótese de defesa de Marco Wolfli.

O golo, além de ter surgido cedo, acabou por acontecer na melhor altura porque o Young Boys, minutos antes, tinha começado a equilibrar o encontro e a chegar com mais regularidade à área da defesa do SC Braga.

Até ao intervalo o SC Braga aguentou bem as tentativas de aproximação dos suíços à baliza de Quim, mas na segunda parte tudo se alterou para pior.

O Young Boys, sem nada a perder porque precisava de marcar dois golos para passar para a frente da eliminatória, entrou mais forte na etapa complementar e o SC Braga não soube controlar essa situação, recuando muito no terreno.

Lima estava praticamente sozinho e nas transições da defesa para o ataque, quase sempre protagonizadas por Alan, o brasileiro raramente tinha linhas de passe, o que fazia com que a equipa portuguesa perdesse a bola rapidamente.

Aproveitando a superioridade que evidenciava no jogo, o Young Boys empatou o jogo num lance de bola parada, no qual acabou por ter um jogador expulso, pois Ben Khalifa, ao ir buscar a bola ao fundo da baliza, agrediu Quim e viu o cartão vermelho.

Não gostando do que se passava no relvado, Leonardo Jardim, imediatamente, substituiu Leandro Salino por Guilherme para dar mais frescura ao meio campo e o jovem jogador, de quem se diz que está a ser seguido pelo Barcelona, assistiu Lima para o segundo golo. Numa das poucas jogadas de ataque do SC Braga na etapa complementar, Lima isolou-se e frente ao guarda-redes teve a frieza necessária para, praticamente, colocar os minhotos na fase de grupos da Liga Europa.

Com 12 minutos para jogar depois do golo de Lima, o SC Braga ainda sofreu mais um golo, marcado por Alex Farnerud, num lance em que Quim não fica bem na fotografia, e lançou a incerteza até final, mas, apesar da maior posse de bola do Young Boys, o resultado manteve-se inalterável, permitindo aos bracarenses confirmarem o favoritismo atribuído antes de a eliminatória começar e marcar presença no sorteio desta sexta-feira.
zerzero.pt
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Leonardo Jardim: «Algum sofrimento»
radiante pela passagem à fase de grupos

   
O treinador do Sporting de Braga era um homem feliz após a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa, embora tenha admitido algum "sofrimento" no empate 2-2 frente ao Young Boys, em Berna.

"Foi um jogo com algum sofrimento à mistura, sobretudo quando estávamos a dominar e o adversário conseguiu empatar num livre e dar alguma emoção à partida. Mesmo nesse período estivemos mais perto do terceiro golo", afirmou Leonardo Jardim.

O madeirense admitiu que a estratégia dos finalistas da última edição da Liga Europa -- derrotados pelo FC Porto -- passava por explorar o contra-ataque e desfazer a igualdade sem golos da primeira mão, no Minho.

"Foi estratégia. Tinha dito que o Sporting de Braga ia fazer golos na Suíça", sublinhou.

Leonardo Jardim disse ainda que o primeiro objetivo, a qualificação para a fase de grupos, foi alcançado e agora centra as atenções no campeonato.

"Agora temos de pensar no campeonato. Temos um jogo difícil com o Setúbal, mas queremos continuar a ganhar para estarmos nos lugares que queremos", comentou.

Os arsenalistas ficarão a conhecer os próximos adversários na Liga Europa na sexta-feira, no Mónaco, onde será realizado o sorteio da fase de grupos da Liga Europa
RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!