News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 16/08

Started by miguel_afonso, 16 de August de 2011, 08:34

Previous topic - Next topic

miguel_afonso

Injecção de experiência e potencial
BRUNO FILIPE MONTEIRO

Embora cheguem a Portugal no anonimato, motivado por passagens por ligas com as quais a maioria dos portugueses não está familiarizada, Douglão e Samson têm tudo para serem bem-sucedidos. A opinião é de José Gomes e Henrique Calisto, cuja destino os levou até à Grécia e ao Vietname, respectivamente, onde os atletas desejados pelo Braga deram nas vistas. As diferenças do futebol que se pratica nesses países para aquele que se joga por cá ainda são algumas, mas ambos acreditam que isso não será um problema. "O ritmo de jogo é diferente e, como tal, Samson precisará de um período de adaptação. No entanto, qualidade não lhe falta para jogar na Europa, pois tem grande potencial", disse, a O JOGO, Calisto, que treinou no Vietname durante oito anos antes de rumar aos tailandeses do Muang Thong.

Se Samson significará uma injecção de potencial no ataque do Braga, Douglão poderá aumentar a experiência de um sector que esteve debaixo de fogo na pré-época: a defesa. O bilhete de identidade coloca-o num patamar ainda jovem, mas José Gomes vincou que as pessoas não se devem deixar enganar pelos 25 anos completados ontem. "Douglão é formado num clube com tradição de bons centrais no Brasil e também jogou em França", realçou o adjunto de Jesualdo Ferreira no Panathinaikos, convencido de que o central será "um bom reforço para o Braga". Os adeptos não esperam outra coisa.

José Gomes (Panathinaikos)
"Douglão tem bom sentido posicional"

Apesar de Douglão ter defrontado apenas uma vez o Panathinaikos em 2010/11, José Gomes ficou com uma ideia positiva do central que o Braga deseja contratar. "É muito alto, muito forte no jogo aéreo e tem bom sentido posicional", descreveu, a O JOGO, o adjunto de Jesualdo Ferreira no Pana, ao qual o brasileiro até fez um golo. "A velocidade" é o único ponto que o português não vê como "muito forte" no defesa, cujas características são muito idênticas a um outro que nos últimos anos ganhou um lugar na selecção do Brasil. "Digamos que, em tamanho, é muito parecido com Luisão, que também é alto e tem um bom jogo de cabeça. Não tem é o mesmo currículo", ressalvou.

Henrique calisto (ex-seleccionador do Vietname)
"Samson possui estilo de Drogba"

Como profundo conhecedor do campeonato do Vietname, Henrique Calisto não tem dúvidas de que o Braga não se arrependerá de ter solicitado, ao Atlético de Madrid, o empréstimo de Samson, um jogador cuja fama não tem limites naquele país asiático. "Tem um pontapé fortíssimo, é bastante forte no um para um e inteligente a jogar", garantiu o agora treinador dos tailandeses do Muang Thong a O JOGO. "Ele estava numa equipa que não era muito forte e resolvia os jogos quase sozinho. Possuiu um 'feeling' incrível pelo golo e um estilo muito semelhante ao de Drogba", explicou o português, que, após conversar algumas vezes com o nigeriano, ficou com a ideia de que se trata de uma pessoa "ambiciosa, que sabe muito bem o que quer".


Paulo César e Custódio trabalham a meio gás

Ainda não será esta quinta-feira que Paulo César e Custódio se vão estrear oficialmente esta temporada. Apesar de estarem a recuperar bem das lesões que os têm impedido de treinar normalmente nas últimas semanas e de se encontrarem inscritos na Liga Europa - ao contrário de Rodrigo Galo e Henrique -, os dois jogadores ainda apresentam algumas limitações, reduzindo para 20 o número de opções de Leonardo Jardim para o encontro da primeira mão do play-off, com o Young Boys. Na melhor das hipóteses, o extremo e o médio-defensivo só deverão estar em condições de ser utilizados na segunda mão, que se realiza no dia 26, em Berna. Entretanto vão continuar com o mesmo programa de treinos, que passa por trabalho de ginásio e alguma corrida sem bola.

Custódio leva quase um mês na enfermaria, depois de ter feito um estiramento no ligamento lateral do joelho esquerdo antes do particular com o Celta de Vigo, a 22 de Julho. Paulo César não treina desde o jogo-treino com o Trofense, realizado no dia 3 de Agosto.

Constanzo falha play-off

Uma lesão sofrida nos últimos minutos do jogo com o Grasshoppers vai impedir Constanzo de participar nos dois jogos do play-off da Liga Europa, com o Braga. Segundo as informações fornecidas pelo Young Boys à Imprensa suíça, o extremo tem um problema ligamentar e enfrenta uma paragem de sensivelmente quatro semanas.

Forlán à frente de Pizzi

A Imprensa da Turquia continua a associar Pizzi ao Besiktas e ainda ontem um site anunciava mesmo um princípio de acordo entre as duas partes. Contudo, o nome do português surge atrás do de Postiga (Sporting) Carlos Vela (Arsenal) ou Diego Forlán (Atlético de Madrid), o grande alvo do presidente Yildirim Demiroren.

Suíços pediram 500 bilhetes

A avaliar pelo número de bilhetes pedidos pelos responsáveis do Young Boys, o jogo com o Braga, da primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, não está a gerar grande entusiasmo entre os adeptos. O clube suíço solicitou apenas 500 ingressos, e os responsáveis bracarenses duvidam que estes venham a ser vendidos na totalidade.

in Ojogo

miguel_afonso

O milagre da transformação
Por Pascoal Sousa

Samson Olaleye faz hoje exames médicos, que antecedem a assinatura de um contrato de um ano com o Braga. Cedido pelo Atlético de Madrid, o nigeriano é, por agora, o 13.º reforço num plantel que voltou a crescer. E ainda falta chegar um central e um médio. Douglão, do Kavala, está apalavrado mas só será aquisição efectiva para a defesa quando passar nos exames médicos e assinar contrato.

E o Braga de Leonardo Jardim promete mais mexidas até ao fecho do mercado, dia 31.

Se antes da chegada de Olaleye, e provavelmente de Douglão, já se falava com toda a propriedade de revolução, o que se pode dizer neste momento é que a transformação ainda está em marcha e pode estimular a chegada de mais nomes.

Basta comparar o primeiro onze utilizado na jornada inaugural do Campeonato da temporada anterior com aquele que subiu ao relvado no sábado, em Vila do Conde, para se concluir que Jardim abriu efectivamente uma nova era.

Lima e Alan sobreviveram incólumes à mudança, bem como Hugo Viana, que chegou um pouco mais tarde à equipa de Domingos mas foi titular indiscutível em 2010/11.

In Abola

miguel_afonso

Equilíbrio garantido com Olaleye e Douglão
LEONARDO JARDIM COM MAIS OPÇÕES

Leonardo Jardim tem mais dois reforços para equilibrar o grupo e fica com novas soluções para sectores que estavam debilitados.

Samson Olaleye já está em Braga e cumpre hoje a habitual bateria de testes médicos. O avançado nigeriano encontra-se neste momento a recuperar de uma pequena cirurgia num braço, aproveitando o impasse sobre o seu futuro para tratar de uma lesão contraída ainda no Vietname, ao serviço do Dong Thap. Esse problema não é impeditivo para que tudo o que já está decidido se torne oficial durante o dia de hoje. Olaleye vai jogar esta época no Sp. Braga emprestado pelo Atl. Madrid, com quem o avançado de 22 anos assinou um contrato de 5 anos. Durante as próximas duas semanas, o jogador apenas tem de evitar o choque, mas pode encetar a sua integração plena junto do plantel.

In Record

Bruno3429

De volta à ribalta europeia
Joana Russo Belo

Na memória está ainda fresca a inédita final de Dublin. E um percurso brilhante nos palcos europeus na época passada. A presença na final da Liga Europa colocou o Sp. Braga na elite europeia e elevou a fasquia da equipa para o desafio europeu da nova temporada que agora arranca. Quinta-feira, os arsenalistas regressam à ribalta europeia num duelo frente aos suíços do Young Boys, jogo a contar para a primeira 'mão' do 'play-off' de acesso à fase de grupos da Liga Europa (21 horas).

Depois de uma entrada a meio--gás no campeonato nacional - fruto do empate em Vila do Conde, diante do Rio Ave - os 'Guerreiros do Minho' centram agora as atenções na estreia na competição da UEFA, em jogo que se assumem como favoritos.

A preparação do desafio tem sido feita longe dos olhares dos adeptos e comunicação social, já que ontem as portas do Estádio Municipal voltaram a fechar-se para que o plantel se concentre a cem por cento no desígnio de entrar com o pé direito na Liga Europa, prova onde deu cartas e brilhou na última temporada.

Leonardo Jardim continua com quatro baixas no grupo: Zé Luís e Ukra realizaram tratamento, enquanto Paulo César e Custódio efectuaram tratamento no ginásio e treino condicionado. São quatro cartas fora do bara-lho para o Young Boys, ou melhor, duas, já que Zé Luís e Ukra nem sequer foram inscritos.

Para hoje está agendado um novo treino, às 9.30 horas, que já terá porta aberta. Entretanto, o Sp. Braga já anunciou o plano de trabalhos que antecedem o desafio europeu. Amanhã o grupo treina às 9.30 horas e, no final, Leonardo Jardim faz a antevisão ao jogo. Quanto aos suíços, abordam a partida às 19.30 horas e treinam, meia-hora depois, no relvado do municipal.
Para hoje está também prevista a chegada de Samson Olaleye. O avançado é esperado para realizar os habituais exames médicos.

Correio do Minho

Bruno3429

Três dúvidas no ataque para Braga
Por Ricardo Nuno Abreu

Depois de uma exibição muito irregular na estreia da Liga, com um empate (0-0) diante do Beira-Mar, jogo onde faltou, sobretudo, eficácia, Pedro Martins começa hoje a preparar a deslocação ao terreno do SC Braga e é precisamente no ataque que estão as maiores dúvidas.

Os avançados Pouga e Ibrahim, que falharam a ronda inaugural, aguardam ainda a chegada dos respectivos certificados internacionais, enquanto Baba sofreu um traumatismo no pé direito na partida diante do Beira-Mar e está em dúvida.

O avançado, melhor marcador dos madeirenses no ano passado, vai ser hoje reavaliado.

A Bola

Pé Ligeiro

Mossoró: «A nossa responsabilidade aumentou»
Médio alerta para valor do Young Boys

   
Mossoró foi o jogador do Sp. Braga que compareceu esta terça-feira na conferência de imprensa de antevisão do jogo da primeira mão do playoff da Liga Europa frente aos suíços do Young Boys.

"A nossa responsabilidade na competição aumentou fruto do excelente trabalho que fizemos na época passada, mas não podemos pensar no passado e sim no futuro. Temos possibilidades de passar a eliminatória mas há que provar o favoritismo dentro do campo", afirmou o médio brasileiro no final do treino desta terça-feira.

Mossoró garante que o adversário tem qualidade: "Têm uma boa equipa, com experiencia, e vamos procurar explorar eventuais pontos fracos e neutralizar os pontos fortes. Estamos motivados para fazer mais uma época histórica no clube e é com esse pensamento que vamos para dentro de campo".

No treino de hoje o técnico Leonardo Jardim voltou a não poder contar com os lesionados Custódio, Paulo César, Ukra e Zé Luís.
RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

«Temos de provar dentro do campo que merecemos estar na Liga Europa» - Mossoró

Integrado no lote de capitães para a nova época, Márcio Mossoró assume que a sua responsabilidade é agora maior. Pede concentração máxima para o «play-off» da Liga Europa, frente aos suíços do Young Boys, eliminatória na qual considera o SC Braga favorito.

«Temos boas condições para passar a eliminatória, mas temos de provar dentro do campo que merecemos estar na fase de grupos da Liga Europa», começou por salientar o médio brasileiro, para quem o primeiro jogo, marcado para esta quinta-feira em Braga, será decisivo.

«Não podemos entrar descansados. O adversário é bom, tem qualidade e experiência, por isso teremos de estar atentos aos seus pontos fortes e explorar os pontos fracos», realçou Mossoró, lembrando o que aconteceu há dois anos, também numa eliminatória de acesso à Liga Europa, frente ao Elfsborg. «Nessa altura também éramos favoritos e acabámos por ser eliminados. É um jogo que nos serve de lição», vincou.

Já a campanha do ano passado – presença na final da prova, onde foi batido na final pelo FC Porto – só pode servir de motivação. Mossoró assume vontade do grupo em repetir a proeza, mas lembra que o importante é o presente e aí há que ultrapassar a equipa suíça.

A finalizar, o jogador falou pela primeira vez sobre a sua integração no lote de capitães de equipa, juntamente com Alan e Hugo Viana. «É um orgulho muito grande. Entro na minha quarta época no clube e a responsabilidade aumenta», referiu.


Olaleye cumpre testes médicos

O avançado nigeriano Samson Olaleye, que chega a Braga por empréstimo do At. Madrid, cumpre hoje os habituais testes médicos, necessários para se vincular ao clube bracarense.

O jogador que deu nas vistas no Campeonato do Vietname tem à sua espera contrato válido por uma época, por cedência do At. Madrid, que não pôde proceder à sua inscrição na Liga espanhola devido ao excesso de extra-comunitários.


Custódio e Paulo César continuam em tratamento

O médio Custódio e o avançado Paulo César voltaram esta manhã a realizar apenas tratamento e trabalho de ginásio, pelo que são baixas certas para o encontro com o Young Boys, marcado para quinta-feira, referente à primeira mão do play-off da Liga Europa.

Como estão inscritos na UEFA, os dois jogadores só poderão aspirar a ser opção para Leonardo Jardim para o encontro da segunda mão, na Suíça, no dia 25.

Leonardo Jardim não conta ainda com Ukra e José Luís, que recuperam de cirurgias.
ABOLA

BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Marcar o ritmo para o relógio suiço


Depois do arranque do campeonato, os Gverreiros preparam nova odisseia nas competições europeias.

As provas de elite do futebol europeu passaram a ser uma realidade assídua no SC Braga num crescendo que teve na época passada o momento mais alto.

Regressa a aventura, passando obrigatoriamente pelo Play-off com o Young Boys. É um jogo de decisões. Para trás fica o empate em Vila do Conde.

"O empate em Vila do Conde não tirou confiança nenhuma. É um jogo diferente. São dois jogos e agora não podemos errar. Temos que estar no nosso melhor para conseguir passar". A certeza foi deixada por Márcio Mossoró, no final do treino.

A experiência do médio criativo diz-lhe também que a serenidade será a atitude mais sensata no momento. É quase como ser o SC Braga a marcar o ritmo compassado do relógio suiço.

"O primeiro jogo pode decidir tudo. Mas temos 180 minutos, não podemos entrar desesperados a querer decidir a eliminatória numa partida só. Temos que encarar com tranquilidade. É importante o factor casa para fazer um bom resultado e ir para lá com mais tranquilidade".

Na história, ainda está presente, a eliminação com os suecos do Helfsborg. Tempos idos que servem sempre de exemplo.

"Não falamos sobre isso mas serve de lição. Lembro-me muito bem. Era uma equipa que ninguém conhecia e vocês viram que tinham grandes valores. Agora também não podemos desvalorizar o Young Boys. É uma equipa boa, experiente. Temos que estar atentos e saber neutralizar os pontos fortes deles e tirar vantagens de alguns pontos fracos que eles também têm".


Mossoró pertence, este ano, ao grupo de 4 quer divide a responsabilidade e orgulho de ser capitão. Leonardo Jardim, fez da base do plantel as pedras basilares na estrutura de grupo. Mossoró sente-se bem no papel.

"Sinto-me bem e orgulhoso. É um reconhecimento. Vou para a 4ª época aqui no SC Braga. Isso motiva-me ainda mais e aumenta a responsabilidade. Mas lido com isso com tranquilidade. Não posso é mudar. Dentro de campo tenho que estar cada vez melhor, para estar sempre no meu lehor e ajudar o SC Braga a sair sempre com a vitória".

O SC Braga volta a trabalhar amanhã de manhã, 9.30, numa sessão aberta 15 minutos apenas à Comunicação Social, cumprindo os requisitos da UEFA, fazendo a antevisão do jogo pelas 12.30 em conferência de imprensa, onde estará o treinador Leonardo Jardim.
In scbraga.pt
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Sp. Braga quer «fazer história novamente», diz Mossoró

Primeira mão do «play-off» da Liga Europa realiza-se nesta quinta-feira, no Minho, frente aos suíços do Young Boys

O Sp. Braga quer «fazer história novamente» nas competições europeias, garantiu o médio Mossoró, nesta terça-feira, na antevisão da primeira mão do «play-off» da Liga Europa, com os suíços do Young Boys.

O finalista da última edição da prova (além da participação inédita na fase de grupos da Champions também na época passada) parte ambicioso para este jogo «que pode decidir tudo», na opinião do médio brasileiro, mas também consciente do valor do adversário.

«Não podemos desvalorizar o Young Boys, que é uma boa equipa, experiente. Temos de saber neutralizar os seus pontos fortes e tirar partido dos pontos fracos», defendeu, citado pela agência Lusa.

Mossoró é um dos capitães da equipa minhota, mas não foi primeira escolha para Leonardo Jardim em Vila do Conde, na ronda inaugural do campeonato. «Estou a dar o meu melhor para estar pronto quando o treinador precisar de mim», assegurou.

O Sp. Braga-Young Boys realiza-se na quinta-feira, às 21 horas.

MAISFUTEBOL
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

UEFA nomeia árbitros dos jogos da Liga Europa
Por Redacção

A UEFA divulgou hoje a lista de árbitros nomeados para os jogos da primeira mão do play-off da Liga Europa, eliminatória na qual estarão quatro equipas portuguesas.

Primeiro a entrar em campo, defrontando o Nordsjaelland na Dinamarca, o Sporting terá como árbitro Mark Courtney, da Irlanda do Norte.

O Nacional-Birmingham terá arbitragem do sérvio Milorad Mazic, seguindo-se o SC Braga-Birmingham, com o polaco Pawel Gil, e o At. Madrid-V. Guimarães, dirigido pelo francês Clément Turpin.

A Bola

Pé Ligeiro

José Luís foi operado

José Luís foi operado esta terça-feira à noite a uma fractura no quinto metatarso do pé esquerdo, no Hospital Privado de Braga. A operação do atacante cabo-verdiano foi conduzida pelo cirurgião ortopedista João Lourenço.

Em breve, José Luís receberá alta hospitalar, estimando-se que regresse aos treinos dentro de sensivelmente três meses.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!