News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 14/08

Started by Pé Ligeiro, 14 de August de 2011, 15:05

Previous topic - Next topic

Pé Ligeiro

Arranque habitual alimenta o enguiço

De que forma deve ser analisado o arranque do Braga na Liga? A pergunta tem várias hipóteses de resposta, dependendo sempre do ponto de vista. O adepto mais exigente dirá que os arsenalistas perderam dois pontos, pois encostaram o Rio Ave à parede, tiveram várias oportunidades para lhe dar o golpe fatal, mas nunca atinaram com a pontaria. O mais benevolente entendê-lo-á como a conquista de um ponto, uma vez que, historicamente, a equipa bracarense não costuma ser feliz no estádio dos vila-condenses, no qual não ganha desde 2005/06. O enguiço dos "Arcos" parece estar, por isso, para durar e desta vez foi alimentado por uma tradição associada a Leonardo Jardim. É que em sete temporadas como treinador principal, o madeirense só conseguiu vencer por uma vez na primeira jornada de um campeonato. E foi já em 2005.
Seja como for, ao Rio Ave deve ser atribuído o mérito de não ter perdido a compostura a defender. Mesmo nos períodos de maior aperto do Braga, os vila-condenses nunca se desorganizaram e contribuíram para o apagão de Nuno Gomes, Meyong e Lima (também passou pelo centro do ataque). As únicas intervenções mais exigentes para Paulo Santos surgiram na sequência de acções de Alan e Pizzi, os grandes dinamizadores do ataque arsenalista, daí que a subtracção do português na parte final do jogo tenha merecido muitos assobios por parte dos adeptos.
Antes de ser encostado às cordas, o Rio Ave ainda foi capaz de pregar alguns sustos a Quim, que voltou ontem à competição, um ano e três meses depois de ter realizado o seu último jogo oficial. A estratégia foi quase sempre a mesma: transições rápidas e eficazes, aproveitando o espaço resultante do balanceamento da equipa de Leonardo Jardim para o ataque, cabendo ao Braga a missão de definir as jogadas. Na primeira, o multifacetado atacante acertou no poste; na segunda, obrigou o guarda-redes bracarense a aplicar-se para evitar um golo que, como se perceberia depois, nunca viria a aparecer.
Ainda assim, não foi por falta de tentativas que o Braga surgiu mais rápido após o intervalo. Para isso foi fundamental Imorou, cujas incursões pelo flanco esquerdo criaram inúmeras dificuldades a Zé Gomes e companhia. Jardim gostava do que via, mas queria mais e, por isso, lançou Mossoró, Meyong e Hélder Barbosa, alterações às quais respondeu Carlos Brito com a entrada de Tiago Costa para o lado direito. Objectivo: travar o lateral bracarense e o reforço do meio-campo. As ameaças mantiveram-se até ao fim, mas tiveram o mesmo resultado do jogo: nulo.

Rio Ave 0-0 Braga
Jogo no Estádio do Rio Ave FC, em Vila do Conde.
Assistência: Cerca de 4.500 espetadores.
Árbitro: Duarte Gomes (Lisboa).
-
Rio Ave
Paulo Santos, Zé Gomes (Rafinha, 80), Gaspar, Jeferson, Tiago Pinto, Wires, Vítor Gomes, Braga (Jorginho, 65), Saulo, João Tomás e Pateiro (Tiago Costa, 59).
(Suplentes: Huanderson, Tiago Costa, Dinei, Rafinha, Gilmar, Jorginho e Éder).
Braga
Quim, Baiano, Paulo Vinicius, Ewerton, Imorou, Djamal, Pizzi (Hélder Barbosa, 85), Hugo Viana, Alan, Nuno Gomes (Mossoró, 65) e Lima (Meyong, 75).
(Suplentes: Berni, Nuno Coelho, Vinicius, Mossorá, Hélder Barbosa, Meyong e Salino).
-
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Tiago Pinto (60), Saulo (90+4).


Filme do jogo

2'
Braga acerta no poste.
24'
Pizzi tira Gaspar do caminho, entra na área e remata para uma boa defesa de Paulo Santos.
36'
Braga recebe a bola na esquerda, flecte para o meio e dispara. Quim voa para lhe negar o golo.
41'
Remate fraco de Lima que Paulo Santos encaixa facilmente.
45'
Canto de Hugo Viana na direita. Paulo Vinícius sobe bem, mas atira por cima.
52'
Imorou ganha em velocidade a Saulo e cruza largo para Alan, que cabeceia na direcção da baliza. Paulo Santos afasta em cima da linha.
55'
Alan tenta surpreender Paulo Santos com um chapéu, mas o guarda-redes, atento, defende para fora.
73'
Mossoró liberta-se de dois adversários na esquerda e serve Pizzi, que atira fraco.
90'+3'
Paulo Santos, na derradeira tentativa do Braga, desvia o tiro de Hélder Barbosa.


Braga um a um

Quim 5
Ao pouco trabalho que lhe passou pelas mãos deu a resposta adequada.

Baiano 5
Muito discreto nas subidas para dar maior atenção ao que Braga andou a fazer no seu flanco.

Paulo Vinícius 5

Um cabeceamento a sair por cima da baliza do Rio Ave, a fechar a primeira parte, reforçou uma actuação segura no eixo defensivo.

Ewerton 5
Tranquilo e com disposição para pôr a bola a circular.

Imorou 5
Nota-se que tem predisposição para dar profundidade ao flanco esquerdo.

Djamal 5
Mais aguerrido na contenção do jogo, ajudou a travar o crescimento do meio-campo do Rio Ave na primeira parte.

Hugo Viana 5
Teve alguns dificuldades, mas acabou por acertar os ponteiros para impor a ordem no centro do terreno. Mas isto só depois do intervalo.

Alan 6
Carregou o jogo ofensivo, sobretudo na primeira parte, na procura de espaços para criar oportunidades na área adversária. Foi ele, aliás, quem gizou o lance do primeiro sinal de perigo do Braga. E, na segunda etapa, ainda teve fôlego para assinar, com três minutos de diferença, duas excelentes ocasiões.

Lima 4
Um remate e pouco mais saiu dos pés de um jogador ainda em fase de adaptação à ala-esquerda.

Nuno Gomes 3
Abandonou o relvado sem glória, restando-lhe de consolo uma jogada de combinação com Pizzi aproveitada num remate de Lima.

Mossoró 5
Completou o jogo 100 em Portugal e trouxe maior mobilidade ofensiva, precisamente no período de crescimento da equipa.

Meyong 2
Era suposto que criasse mais oportunidades, pois foi para isso que entrou.

Hélder Barbosa -

Um remate ao cair do pano ilustrou os cerca de cinco minutos do seu jogo 100 na I Liga

A figura: Pizzi 6
Luz apagou-se aos 85'


Fosse na direita, onde se postou no início; fosse na esquerda, para compensar a saída de Lima, Pizzi deu largas à imaginação e iluminou um ataque sem soluções. Criou a primeira oportunidade do Braga (24') e correu léguas a tentar encontrar o buraco da agulha.


Pizzi
"Só faltou o golo"


Pizzi, o melhor em campo, gostou da exibição do Braga, ainda que tenha reconhecido que a sua equipa "entrou com alguma ansiedade". "Praticámos bom futebol, trocámos a bola durante a maior parte do jogo e só faltou finalizar", comentou o extremo.


Leonardo Jardim
"Faltou-nos capacidade de finalização"


Ainda não foi desta que o Braga quebrou o enguiço em Vila do Conde. Leonardo Jardim queixou-se da ineficácia dos seus jogadores. "O Braga, neste momento, em termos de opções ofensivas, só tem os jogadores que foram aqui apresentados. Estamos limitados, mas temos a noção que devemos acrescentar mais unidades ao plantel. O grupo e os associados vão ter de perceber que vamos encarar estes jogos com este lote de soluções. Não foi por falta de atitude que não vencemos", relatou. O Braga mudou da primeira para a segunda parte, "altura em foi extremamente dominante. Não deixámos o adversário entrar no nosso meio-campo, mas faltou-nos maior capacidade de finalização", observou Jardim. Quanto aos assobios pela substituição de Pizzi, interpretou-os como sinal de carinho. "É normal que os sócios queiram vê-lo dentro de campo", rematou.


Chelsea na bancada

O jogo em Vila do Conde atraiu prospectores de vários pontos da Europa. O mercado está aberto até ao final deste mês, e, nesse sentido, Chelsea, Everton, Anderlecht e Metz passaram por Vila de Conde em busca de potenciais reforços que o Rio Ave ou o Braga possam oferecer.


Young Boys no estádio

Olheiros dos Young Boys, adversário do Braga no play-off da Liga Europa, estiveram em Vila do Conde para actualizarem as informações sobre os bracarenses, com vista ao jogo de quinta-feira. Benfica, Guimarães, Académica, Nacional, Setúbal e Feirense também espiaram.

IN OJGO
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Samson Olaleye reforça ataque


O Braga assegurou junto do Atlético de Madrid a cedência por uma temporada do atacante nigeriano Samson Kayode Olaleye, de 22 anos, jogador que nas últimas quatro temporadas actuou no Campeonato do Vietname.

Os golos apontados por Olaleye no Vietname, designadamente ao serviço do Dong Thap FC, despertaram a atenção do Atlético de Madrid, que o contratou há relativamente pouco tempo, debaixo de grande secretismo. O empréstimo do atleta deverá ser confirmado amanhã.

Olayeye também estava a ser seguido de perto pelo gabinete de prospecção do Braga há vários meses. O facto do Atlético de Madrid não ter mais vagas para a inscrição de futebolistas extra-comunitários facilitou o empréstimo.

Leonardo Jardim ganha assim um reforço para substituir o lesionado José Luís, avançado que vai parar entre dois a três meses devido a uma fractura no quinto metatarso do pé esquerdo.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Jogo com Young Boys preparado à porta fechada

Leonardo Jardim orientou esta manhã sessão à porta fechada, após o empate a zero do Braga em Vila do Conde. O treinador lançou os primeiros tópicos para o desafio europeu com o Young Boys, quinta-feira, No Estádio Axa, a contar para a primeira-mão do play-off da Liga Europa.

Paulo César e Custódio entram agora na recta final da recuperação. Os jogadores titulares com o Rio ave realizaram treino mais ligeiro, de recuperação, enquanto os restantes atletas cumpriram o plano normal de trabalho no relvado e ginásio.

Segunda-feira o Braga realiza novo treino, às 17.30 horas, à porta fechada.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

SC Braga fecha a porta em vésperas da Europa

Leonardo Jardim fechou as portas no regresso do Sporting de Braga ao trabalho, horas depois do nulo obtido em Vila do Conde. A estratégia arsenalista para o confronto com Young Boys é, assim, preparada no segredo dos deuses.

Na prática, a informação é esta: os minhotos estão de volta ao relvado e já treinam para preparar a partida de quinta-feira contra os suíços do Young Boys, a contar para o play-off da Liga Europa. E pouco mais se sabe: os titulares da liga fizeram trabalho de recuperação, o restante plantel trabalhou entre campo de jogo e ginásio.

Leonardo Jardim preferiu o segredo e o sossego ao carinho dos adeptos - e aos olhares dos jornalistas -, nas vésperas de nova epopeia internacional e é esse cenário que se vai manter amanhã, às 17h30, quando os bracarenses realizarem a segunda sessão de treino da semana.

zerozero.pt
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Preparar a Liga Europa

O SC Braga voltou ao trabalho esta manhã, após o empate em Vila do Conde, iniciando a preparação para o jogo da 1ª mão do playoff da Liga Europa.

Os jogadores utilizados realizaram uma sessão mais ligeira, de recuperação, enquanto os restante grupo efectuou uma sessão de trabalho no relvado e ginásio.

Amanhã, segunda-feira, 15 de Agosto, está prevista uma sessão de trabalho às 17.30, a decorrer à porta fechada.

scbraga.pt
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Sp. Braga: Samson reforça o ataque... Douglão vem para a defesa

Ainda no rescaldo do empate em Vila do Conde, e já com o pensamento voltado para o jogo da primeira 'mão' da Liga Europa, com o Young-Boys, na próxima quinta-feira, o plantel do Spor-ting de Braga prepara-se para ser reforçado com dois jogadores credenciados, e que resultam de um trabalho de prospecção há muito adiantado pela estrutura do clube bracarense. Mas só agora se torna possível fechar os negócios que estavam em aberto há algum tempo, ainda que no maior sigilo.

Com algumas lacunas por preencher, ainda, Leonardo Jardim vê resolvidos dois problemas de uma assentada, com a chegada de dois jogadores: um para a defesa e outro para o ataque.
Samson Olaleye, 22 anos, nigeriano, reforça o sector ofensivo, depois de se ter confirmado como o segundo melhor marcadore do campeonato vietnamita, ao serviço do Dong Thap.

Entre Janeiro e Julho deste ano apontou 17 golos em 18 jogos realizados, tendo despertado o interesse do responsáveis do Braga, mas que entretanto acabou por acertar um vínculo com o Atlético de Madrid, que entrou na corrida pela aquisição do jogador.

Dado o excesso de extra-comunitários no clube espanhol, o Atlético optou pelo empréstimo de Samson ao Braga. O futebolista garantiu um acordo por uma época, com o clube minhoto a deter a opção de compra. Samson Olaleye passa a ser mais um a opção para Leonardo Jardim, juntando-se a Paulo César, Nuno Gomes, Lima e ainda, o camaronês, Meyong.

Para o sector defensivo, há muito que o Braga também estava no mercado a tentar fechar a contratação de um central experiente e acertou agora com o brasileiro Douglão. O futebolista, completa hoje 25 anos, esteve nas cogitações de alguns emblemas do futebol alemão, depois de se ter notabilizado no Kavala, clube do futebol grego. Douglão estava há duas épocas na Grécia, depois de uma primeira experiência na Europa, em França, onde representou o Nantes. No entanto, foi na Grécia que o brasileiro se sobressaiu ao serviço do Kavala.

Na época passada Douglão pautou-se como um dos joga-dores fundamentais na sua equi-pa, completando 24 jogos no campeonato sempre como titular e ainda apontou um golo.
A título de curiosidade, refira-se que Douglão foi parceiro de equipa do português Bruno Pereirinha (ex-jogador do Vitória de Guimarães e Sporting), que na temporada passada defendeu as cores do Kavala.

Estes dois reforços devem ser apresentados em Braga no de-correr dos próximos dias, sendo certo que não podem entrar ainda nas opções de Leonardo Jardim para os jogos da Liga Europa com o Young Boys, na medida em que a lista remetida pelo Sporting de Braga para a UEFA já está preenchida por jogadores extra-comunitários.
in Correio do Minho
BRAGA SEMPRE MAIS!