News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/08

Started by JotaCC, 12 de August de 2011, 07:16

Previous topic - Next topic

JotaCC

Jardim finalmente com grupo completo

Nuno Gomes e Quim eram as peças do puzzle que faltavam ao treinador Leonardo Jardim para preparar o jogo de estreia do Sporting Clube de Braga na Liga Portuguesa 2011/2012, que se disputa amanhã, em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, a partir das 18 horas, no Estádio dos Arcos.

Revigorados pela ida à selecção nacional, o avançado e o guarda-redes portugueses já treinaram ontem de manhã com o grupo, no treino que decorreu à porta fechada no Estádio AXA. Felizmente, dois regressos a cem por cento, a não complicar ainda mais a vida do técnico madeirense, que não tem a equipa bracarense na máxima força para Vila do Conde, face às lesões de Paulo César, Custódio, Ukra e Zé Luís.

O plantel do Sp. Braga volta a trabalhar hoje de manhã, pelas 9.30 horas, novamente num apronto com a porta fechada, onde Jardim ultimará a estratégia para o ataque dos 'Guerreiros do Minho' ao Rio Ave. No final da ses-são, o treinador desloca-se à sala de imprensa para fazer o lançamento do campeonato, e divulgar a sua primeira lista de convocados para o primeiro jogo oficial da época.

Mossoró e Hélder Barbosa às portas do jogo centenário

Em caso de serem convocados e jogarem contra o Rio Ave, a jornada inaugural do campeonato pode ficar na memória de dois atletas do Sp. Braga. Mossoró e Hélder Barbosa têm 99 jogos cumpridos na competição e podem atingir a marca centenária. O médio brasileiro parece, no entanto, o jogador com mais hipótese de fazer esse registo já este sábado. Mas é esperar para ver...


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Jardim sem dúvidas para jogo de estreia
nuno andré coelho ganha lugar a paulo vinícius
   
A equipa sensação das duas últimas épocas entra amanhã em competição e Leonardo Jardim já não tem dúvidas quanto ao onze que vai apresentar no primeiro jogo oficial. Depois de intensas negociações, contratações sonantes, descobertas promissoras e segundas oportunidades, o treinador refez o grupo de trabalho que Domingos Paciência levou até ao 2.º lugar do campeonato e à final da Liga Europa.

A maioria dos jogos-treino tem mostrado um conjunto afinado e as escolhas foram sendo feitas com calma, a última das quais teve lugar no eixo da defesa:Nuno André Coelho chegou do Sporting depois de uma época menos conseguida e no Minho não encontrou concorrência. Henrique veio mais tarde, seguiu-se Ewerton e, mais recentemente, Paulo Vinícius. A concorrência gerou alguma confusão inicial, com o ex-Corinthians Alagoano a simplificar as contas e a ser o primeiro a garantir lugar. Henrique atrasou-se, ficou fora da Liga Europa e restaram dois:Nuno André Coelho foi cumprindo, Vinícius comprometeu frente ao Aston Villa e as dúvidas dissiparam-se...


RECORD

JotaCC

Baiano segue a linha

À natural alegria que Baiano terá sentido ao ser contratado pelo finalista da Liga Europa e vice-campeão português há duas épocas, rapidamente terá sucedido outro pensamento: suceder a Sílvio, contratado pelo Atlético de Madrid, último nome numa linhagem de laterais-direitos do Braga com destinos teoricamente melhores do que o clube minhoto: Abel mudou-se para o Sporting no Verão de 2006, clube que recebeu João Pereira em Janeiro de 2010. Se houver lógica no futebol, Baiano está, aos 24 anos, a caminho de algo melhor.

Baiano acabou de chegar ao Braga e já se estabeleceu como dono do lado direito da defesa, sendo o único cuja titularidade não oferece discussão para a primeira jornada da Liga ZON Sagres. A iniciar a terceira época em Portugal - esteve dois anos no Paços de Ferreira depois de meia época e oito jogos no Belenenses -, o brasileiro já não estranha nada em Portugal. "O Baiano é, naturalmente, diferente do Sílvio e do João Pereira, os dois laterais mais recentes, mas está totalmente adaptado ao futebol português, apesar da formação diferente, no futebol brasileiro", disse a O JOGO Zé Nuno Azevedo, ex-lateral e capitão do Braga, hoje adjunto de Litos no Leixões, na II Liga.

O crescimento do clube minhoto nos últimos anos, coincidindo com a chegada de António Salvador à presidência, em Fevereiro de 2003, terá mudado um pouco o perfil dos laterais-direitos. O antigo jogador concorda em parte, "tem de ser ofensivo", mas avisa que não basta, dando o exemplo de Sílvio "que também sabia defender e bem". Certo, concorda Zé Nuno Azevedo, "o Braga tem sabido comprar laterais, mas também outros jogadores, como se nota pela venda de guarda-redes, centrais, avançados...".

Abel

750 mil euros

Começou à experiência até à venda

Prejudicado em Guimarães por um contrato que obrigava o clube a pagar mais acima de certo número de utilizações, Abel mudou-se para Braga de 2004/05 para assinar época e meia de grande nível. Sim, porque a meio de 2005/06 mudou-se para o Sporting, à experiência com opção de compra, acabando por render ao Braga 750 mil euros no Verão de 2006.
João Pereira

João Pereira

3 milhões de euros

Excedente do benfica

rentabilizado

O Benfica nunca soube muito bem o que fazer com João Pereira e daí ao empréstimo ao Gil Vicente foi um passo e a compra do passe pelos gilistas outro passe. Estamos em 2006/07, João Pereira sobrevive ao que se julgava ser a queda final da curta carreira e salta da II Liga para o Braga. Três épocas, titular indiscutível e mais um negócio de Salvador com o Sporting, em Janeiro de 2010.

Sílvio

?

Direita, esquerda e Madrid

Tenha sido por quatro milhões de euros ou pelo dobro, esta será a única dúvida em volta de Sílvio, transferido para o Atlético de Madrid. Bastou uma época no Braga, depois de ter sido recrutado no Rio Ave, clube do "campeonato" do Paços de Ferreira, de onde chegou Baiano, o substituto de Sílvio no lado direito da defesa do Braga. E de Miguel Garcia, que saiu para a Turquia.




Leonardo Jardim no mundo da publicidade

Esta é uma das diferenças entre treinar um clube de pequena dimensão e um de reputação cada vez mais elevada. Depois de Camacha, Chaves e Beira-Mar, Leonardo Jardim chegou ao Braga, finalista da última edição da Liga Europa, e entrou rapidamente num mundo bem mais mediático do que aquele a que estava habituado. A participação do treinador na campanha publicitária da Cerveja Sagres para a época desportiva de 2011/12 é uma das provas desta nova realidade.

A partir de hoje, dia do arranque do campeonato, será exibida, em jornais, internet, televisão e pontos de venda, a promoção "Vem viver os bastidores da Liga Zon Sagres" e Leonardo Jardim será um dos actores de serviço. Do Braga, destaque também para a participação de Nuno Gomes, o mais popular entre os arsenalistas e muito habituado a estas andanças.

A nova campanha foi filmada no Estádio AXA e também na Luz, onde a representação pertenceu a Rúben Amorim e Javi Garcia, do Benfica. Recorde-se que, ao contrário dos rivais FC Porto e Sporting, que fazem publicidade à Super Bock nas camisolas, os encarnados são patrocinados pela Sagres.


Dupla da Selecção de volta

Depois de terem estado ao serviço da Selecção Nacional, Quim e Nuno Gomes já treinaram ontem de manhã nos campos de apoio do Estádio AXA. Os dois jogadores não saíram do banco, no amigável em que Portugal goleou o Luxemburgo (5-0), e no final rumaram ao Minho, de modo a incorporarem-se na preparação para o arranque do Braga no campeonato. Hoje, a equipa arsenalista volta a treinar de manhã, à porta fechada, e no final da sessão o treinador Leonardo Jardim vai deslocar-se à sala de Imprensa para projectar o jogo frente ao Rio Ave.



Madrid é desejo difícil, Christian ainda é hipótese

Pedro Emanuel já disse, por mais do que uma vez, que o plantel da Académica estava fechado, chegando mesmo a aludir às naturais limitações orçamentais. Só que até dia 31 deste mês tudo pode acontecer e a verdade é que ainda pode chegar mais alguém. Um dos alvos, como O JOGO adiantou a 3 de Julho, é o extremo Christian, que continua integrado no plantel do FC Porto, mas ainda sem saber se continuará às ordens de Vítor Pereira. No entanto, o técnico academista ainda não desistiu da ideia de receber o ganês por empréstimo. Outra possibilidade, mas ainda mais difícil, é Andrés Madrid. O médio argentino, que não entra nas contas do Braga, já terá sido abordado para a mudança de ares, mas há um grande entrave: o salário do jogador é muito superior àquilo que a Académica pode oferecer.

Entretanto, o clube anunciou ontem que o guardião Fábio Santos assinou um contrato de quatro anos, isto depois da Briosa ter acertado com o Penafiel os direitos de formação.

O JOGO

JotaCC

Aníbal já treina e Covilhã Evita ida ao mercado

Aníbal Capela recuperou mais cedo que o previsto de uma lesão num joelho, sofrida ao serviço dos sub-20 - falhou o Mundial da categoria por esse motivo -, e já treina. A disponibilidade do central, cedido pelo Braga, evita que o Covilhã recorra ao mercado em busca de mais uma opção para o eixo. Entretanto, Luís Miguel, guarda-redes que terminou a carreira no clube, é o novo treinador dos iniciados.


O JOGO

JotaCC

Nuno Gomes à beira do golo 150

Proscrito na Luz, Nuno Gomes recusou encerrar uma carreira notável a todos os níveis, sobretudo no que diz respeito a golos.

O engodo pela baliza permanece intacto - como prova a recente chamada de Paulo Bento aos trabalhos da Selecção Nacional - e o melhor marcador em actividade no campeonato português apresta-se para continuar a desempenhar, com a destreza que sempre habituou os adeptos, a sua missão de autêntico guerreiro de área.

Esteve quase a assinalar um feito notável com a camisola do Benfica (apontar o golo 150 no principal escalão do futebol português), mas Jorge Jesus deu-lhe poucas oportunidades e esse objectivo ficou adiado.

Talvez por pouco... É que Nuno Gomes está à curta distância de dois golos de alcançar essa proeza, que, naturalmente, poderá muito bem acontecer em Vila do Conde, no jogo que marca o arranque do novo SC Braga no Campeonato.

A BOLA

JotaCC

Liga Europa: Sporting, Braga, Vitória e Nacional já têm árbitros

Liga Europa: Sporting, Braga, Vitória e Nacional já têm árbitrosOs árbitros dos jogos da primeira mão do playoff da Liga Europa, na próxima quinta-feira, 18 de Agosto, já são conhecidos. A primeira equipa a entrar em campo (19h00) é o Sporting, na Dinamarca, frente ao Nordsjaelland e o jogo será dirigido pelo norte-irlandês Mark Courtney. O finalista vencido da última edição da Liga Europa, o Sp. Braga, vai receber os suíços do Young Boys com o polaco Pwel Gil a dirigir a partida (21h00). O francês Clément Turpin é o escolhido para a deslocação do Vitória de Guimarães ao Estádio Vicente Cálderon, onde defronta o Atlético de Madrid (21h00). O Nacional da Madeira recebe (19h45), na Choupana, os ingleses do Birmingham com arbitragem do sérvio Milorad Mazic.

FUTEBOL PORTUGAL

JotaCC

Douglas apresentado

Douglas realizou esta manhã o primeiro treino como jogador do Beira-Mar, onde vai jogar esta época por empréstimo do SC Braga. O ponta-de-lança brasileiro foi depois apresentado à comunicação social, em conferência de imprensa onde explicou o motivo por que só agora chegou a Aveiro.

«Só vim hoje porque apenas ontem consegui reunir com o meu empresário, para acertar todos os detalhes da vinda para o Beira-Mar. Estou muito agradecido a este clube, que já no tempo do 'mister' Jardim quis contar comigo. O meu amigo Renan [representou o Beira-Mar na época anterior, emprestado pelo V. Guimarães] deu-me as melhores referências», confidenciou Douglas.

«Pode ser-nos extremamente útil», comentou, por sua vez, o treinador Rui Bento sobre o mais recente reforço do plantel.

A BOLA

JotaCC

Guilherme entre os convocados para Vila do CondePor Pascoal Sousa

A chamada do jovem médio Guilherme é o principal destaque na lista de convocados de Leonardo Jardim para o jogo de amanhã em Vila do Conde, frente ao Rio Ave, às 18 horas, na jornada inaugural da Liga.

De fora, por opção, ficam o guarda-redes Marcos, o central Henrique e o lateral-direito Rodrigo Galo, que se juntam ao lote de lesionados: Paulo César, Ukra, José Luís e Custódio.

Confira a lista de convocados:

Guarda-redes: Quim e Berni;
Defesas: Nuno André Coelho, Ewerthon, Baiano, Imorou e Paulo Vinícius;
Médios: Mossoró, Vinícius, Hélder Barbosa, Djamal, Salino, Pizzi, Guilherme e Hugo Viana;
Avançados: Lima, Meyong, Nuno Gomes e Alan.



«A nossa única ambição é ganhar» - Leonardo Jardim

O treinador do SC Braga, Leonardo Jardim, está preparado para as dificuldades no jogo de estreia para o campeonato, marcado para amanhã, às 18 horas, frente ao Rio Ave.

«Nos últimos dez anos o SC Braga só ganhou por duas vezes em Vila do Conde. Vamos com ambição de dominar o jogo e regressar com os três pontos, respeitando naturalmente o valor do adversário», afirmou Leonardo Jardim, que recusa pensar em outro resultado que não a vitória:

- Pensar no empate é o primeiro passo para perder um jogo. A avaliação de um resultado só pode ser feita no final do jogo. Antes disso, a nossa única ambição é ganhar.

Apesar da grande revolução que o plantel bracarense sofreu, Leonardo Jardim mantém-se confiante num bom arranque de temporada.

«O SC Braga se calhar foi a equipa da Liga cujo onze mais mudou, com a saída de seis ou sete titulares. Mas não me vão ouvir lamentar essas saídas. Acredito na minha estrutura e na qualidade dos meus jogadores», afirmou o treinador.

Já sobre as ausências de Henrique e Galo, que ficaram igualmente de fora da lista enviada para a UEFA, Leonardo Jardim defende que ainda necessitam de tempo.

«São jogadores com grande margem de progressão, que têm a consciência que deram um salto muito grande nas carreiras, directamente da 2.ª Liga para o SC Braga. Para virem a ser mais-valias têm de ter um crescimento sustentado», explicou Leonardo Jardim.

A BOLA

JotaCC

Leonardo Jardim: «Queremos entrar bem no campeonato»
técnico PROJETA JOGO EM VILA DO CONDE
   
Leonardo Jardim assume as dificuldades do pontapé de saída do campeonato com uma deslocação a Vila do Conde.

"O Rio Ave nos últimos anos tem mantido uma boa estrutura e essa estrutura tem criado muitos problemas aos seus adversários e a prova disso é que o Sp. Braga nos últimos dez anos ganhou lá uma vez", referiu o treinador bracarense.

"Queremos entrar bem no campeonato e vamos respeitar o adversário mas queremos dominar o jogo e regressar a Braga com os 3 pontos", acrescentou Jardim, que leva 19 jogadores à foz do Ave.

RECORD