News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/08

Started by JotaCC, 05 de August de 2011, 07:15

Previous topic - Next topic

JotaCC

Douglas chega de Braga para reforçar ataque

Douglas é o mais recente reforço para o ataque da equipa de Rui Bento, podendo ser apresentado em Aveiro nas próximas horas.

Os aveirenses acabaram por vencer a corrida ao Gil Vicente, que também estava interessado no empréstimo do avançado brasileiro.

Ironia do destino, o ponta-de-lança que Leonardo Jardim pretendia há um ano na Ria - quando orientava o Beira-Mar - foi agora preterido pelo técnico madeirense, no SC Braga, onde o ponta-de-lança brasileiro encontrou uma concorrência muito cerrada, com Nuno Gomes, Lima, Meyong e José Luís a influenciarem a decisão que acaba por ajudar a resolver um problema do Beira-Mar.


Anda à roda em Nyon

Cinco clubes portugueses conhecerão hoje, no sorteio de Nyon, os adversários que lhes calharão em sorte nos play-off da Liga dos Campeões e da Liga Europa.

A partir das 10.50 horas de Portugal Continental, o Benfica ficará a saber com quem se cruzará [ver notícia relacionada] na Champions, enquanto hora e meia depois, a partir das 12.20 horas, Sporting, SC Braga, Nacional e V. Guimarães saberão com quem jogarão na Liga Europa.

Os dois Sportings, o de Lisboa e o de Braga, são cabeças-de-série, e por isso têm a vida teoricamente, facilitada. Se olharmos para os rankings da UEFA, o pior adversário que pode calhar em sorte às equipas de Domingos Paciência e de Leonardo Jardim é o Young Boys, da Suíça.

Outros potenciais adversários cujo grau de dificuldade será mais elevado: os alemães do Hannover, os turcos do Trabzonspor e do Bursaspor ou os gregos do Olympiakos.

A vida de Nacional e de V. Guimarães será mais complicada. A equipa madeirense é, no entanto, a segunda equipa não cabeça-de-série com melhor ranking (14,319 pontos), depois do Young Boys. O pior cabeça-de-série no ranking da UEFA (Partizan de Belgrado) apresenta 15,850.

A estas duas equipas portuguesas podem calhar, por exemplo, os espanhóis do Sevilha (cabeça-de-série mais forte: 93,465 pontos) ou do At. Madrid, os italianos da Roma, os ingleses do Tottenham, os holandeses do PSV Eindhoven ou, por exemplo, os alemães do Schalke 04.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga conhece destino europeu

O Sporting de Braga fica a conhecer hoje o adversário que vai disputar no 'play-off' da Liga Europa, tendo em vista o apuramento para a fase de grupos. O sorteio realiza-se pelas 12 horas, em Nyon, altura em que a equipa bracarense, finalista da Liga Europa na época passada, ficará a conhecer o primeiro adversário nas provas internacionais.

Fruto da classificação no ranking da UEFA, a turma arsenalista apresenta-se como 'cabeça-de-série' e logo à partida evita alguns dos 'gigantes' do futebol europeu, como são os casos de Roma, Tottenham, Atlético de Madrid ou Spartak de Moscovo.

Neste caso, o Braga apresenta-se como um adversário já temido pelos demais adversários, ou não fosse o finalista da edição do ano passado. São 76 os emblemas no sorteio divididos em quatro grupos de dez equipas e três de 12, cada um deles composto por igual número de equipas cabeças-de-série e não cabeças-de-série, sabendo-se de antemão que não poderão jogar entre si equipas do mesmo país.

Festa de apresentação começa uma hora mais cedo

Chegou o momento que os adeptos e sócios do Sporting de Braga tanto aguardavam. A apresentação oficial do plantel para a nova temporada, depois de um ano memorável, tendo em linha de conta a histórica participação na final da Liga Europa.

As expectativas elevam-se, num grupo que regista a entrada de caras novas e podem ainda surgir novidades nestas últimas horas. O plantel do Sporting de Braga continua em aberto, com alguns reforços já referenciados. Um dos últimos alvos dos bra-carenses foi o brasileiro Gerson Magrão (Dínamo de Kiev) mas as negociações não estão fáceis.

O encontro com os ingleses do Aston Villa está agendado para as 18 horas, mas o ponto alto da festa vai acontecer uma hora mais cedo.
As portas do Estádio abrem-se às 16.30 horas e segue-se (17 horas) a apresentação dos 'Guerreiros do Minho' no centro do relvado. A seguir, as atenções da equipa estarão voltadas para o jogo com os ingleses. Mas consta ainda no programa momentos de animação e interacção com o público.

Os TUB garantem transporte dos adeptos para o Estádio AXA, com bilhete de 1 euro, e partida às 17 horas desde S. Ma-mede d'Este, Cruzamento de Esporões e Cabreiros.


'Guerreiros' reforçam selecção nacional

O Sporting de Braga está representado por dois jogadores na selecção nacional, tendo em vista o jogo particular com Luxemburgo, a realizar na próxima quarta-feira, visando a preparação para os jogos com o Chipre na qualificação para o Europeu'2012.

O guarda-redes Quim, confirma o regresso à equipa das 'quinas' depois de um longo período ausente, coincidindo igualmente com o retorno aos relvado depois de uma grave lesão que o impediu de dar o seu contributo ao Braga na época passada.

O mesmo sucede com o avançado Nuno Gomes, um dos novos reforços do Sporting de Braga para a época 2011/2012 que assim vê confirmada uma das suas primeiras metas da época quando decidiu envergar a camisola dos 'Guerreiros do Minho'. Nuno Gomes vê assim concretizado um dos objectivos que tinha definido para esta temporada.

Paulo Bento considerou que o guarda-redes Quim e o avançado Nuno Gomes são jogadores com "espírito de selecção" e que o jogo particular com o Luxemburgo não servirá para homenagens.
"O Quim está no lote de guarda-redes convocáveis e não estamos num cenário de fazer homenagens. Os jogadores são convocados para corresponderem às nossas expectativas", referiu.

Em conferência de imprensa, Paulo Bento deixou ainda elogios para Nuno Gomes, &ldq uo;um jogador com grande qualidade", que "nos últimos anos não teve muita participação" na equipa que representava. "Neste momento está a participar no clube [Sporting de Braga], é um jogador com espírito e cultura de selecção, tem grande maturidade e qualidade", sublinhou.

Outra das novidades na convocatória para o encontro de quarta-feira é a estreia do médio Castro, do FC Porto, um jogador que "tem um trajecto de selecções jovens". "Além da sua qualidade técnica e táctica, é também um jogador que, pelo seu espírito e atitude, nos agrada. Queremos vê-lo no contexto de selecção principal", considerou. Questionado sobre se a chamada de Quim podia significar uma mudança na titularidade na baliza da selecção, sobretudo por Eduardo ser actualmente suplente no Benfica.

"Neste momento, há uma situação de três guarda-redes para cada estágio, à excepção do jogo com a Espanha. O Quim passou por uma fase difícil em função de lesão que teve, mas tem maturidade", referiu. Sobre o encontro com os luxemburgueses, Paulo Bento lembrou que será o último de preparação antes dos três últimos jogos da qualificação para o Euro2012, com Chipre, Islândia e Dinamarca. "Serve para tentarmos melhorar, jogar bem, tentarmos ganhar e tentar não sofrer golos", apontou Paulo Bento.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

O resistente
meyong assume-se como trunfo para o ataque
   
Mais um golo num jogo de preparação, desta vez frente ao Trofense, com Leonardo Jardim a colocá-lo de início. Meyong, de 30 anos, é claramente um dos jogadores bracarenses em melhor condição e continua a dar garantias, assumindo-se como um verdadeiro resistente.

O goleador camaronês chegou a Braga pela mão de Jorge Jesus e nas duas últimas épocas contrariou sempre as notícias que o davam como um elemento dispensável. Neste momento leva vantagem sobre o jovem Zé Luís na condição de primeira alternativa a Nuno Gomes no eixo do ataque dos guerreiros do Minho, isto se Leonardo Jardim insistir em jogar com uma linha dianteira apenas com um ponta-de-lança apoiado por dois alas e com Mossoró no apoio direto.


Nome de Douglas sobre a mesa
MAS O AVANÇADO NÃO ESTÁ INTERESSADO
   
O avançado bracarense chegou a ser falado que estaria já ontem presente no treino vespertino realizado no Mário Duarte. Mas ninguém comentou a veracidade da informação veiculada. O empresário de Douglas, Arnault Medeiros, disse a Record desconhecer qualquer interesse do Beira-Mar e reafirmou a vontade do jogador em continuar em Braga, lembrando que o mesmo já recusou várias propostas de empréstimo.

No final do treino de ontem, Rui Bento foi confrontado com esta situação, tendo respondido de forma abrupta: "Não quero falar com ninguém..." Esta má disposição resulta da inércia dos sucessivos apelos do técnico que, à beira do início do campeonato, se vê privado dos reforços de nomeada que solicitou. O dia a dia do Beira-Mar está envolto em mistérios indecifráveis. A direção não dá sinais de vida e a constituição da SAD tarda, levando os sócios a interrogar-se sobre este arrastamento na ausência de notícias.


RECORD

JotaCC

Meyong é outra criação de Jesus

Meyong, mais uma vez, está a contrariar as vozes agoirentas que têm profetizado a possível dispensa dos planos de Leonardo Jardim. Com o golo apontado no jogo-treino ante o Trofense, na passada quarta-feira, o avançado camaronês é, a par de Pizzi, o melhor marcador da pré-temporada do Braga. Já coleccionou três, suplantando os nomes mais sonantes do plantel - caso de Nuno Gomes e de Lima. Discretamente e sem angústia, Meyong vai dando pontapés nos vaticínios dos fatalistas, do mesmo modo como fizera em tempos. Luís Campos, que o treinou no Setúbal há sete anos, contou a O JOGO que o avançado "era sempre dado como dispensável, mas acabava por ficar e para se tornar no melhor marcador da equipa". Elucidativo.

Um facto curioso que, por outro lado, revela, explica Luís Campos, uma faceta da personalidade de um "jogador para quem está tudo bem, não se incomoda com nada e que não está à espera de destaque". Isto não significa que é indiferente ou que é um acomodado, pelo contrário, esclarece o técnico, "trata-se de um excelente profissional e um bom elemento de grupo".

O Zezé Meyong, como era conhecido no balneário do Setúbal, soube conquistar um espaço no esboço dos treinadores "pela versatilidade em jogar em qualquer posição no ataque". E foi com Jorge Jesus, também no Setúbal, que ampliou a destreza para alargar os horizontes até às alas e assim se libertar da imagem de um avançado destinado apenas à zona de golo. Luís Campos sublinha que depois fez questão de continuar o aproveitamento do potencial "e da qualidade técnica" de um avançado a quem vislumbrara um bom futuro. Se não fossem umas lesões arreliadoras, Meyong, diz, "poderia ter feito uma carreira bastante melhor".

Na quarta época consecutiva no Braga, Meyong terá de se debater com a forte concorrência de Zé Luís, Lima e Nuno Gomes, todos para o lugar de ponta-de-lança.


Vontade de Panetolikos travada devido à falta de alternativas

A proposta chegou há algumas semanas, mas a SAD do Braga já avisou o Panetolikos de que Hélder Barbosa, pelo menos por agora, não é para dispensar. O clube grego manifestou grande interesse em se reforçar com o empréstimo do extremo-direito e até sugeriu algumas vantagens consideradas de "agradáveis" pelos bracarenses. A resposta foi negativa, tendo em conta o número de opções para a posição que ficaram encurtadas face à lesão grave que afastou Ukra do grupo de Leonardo Jardim. Da Grécia surgiram, entretanto, novidades que projectam a visita de Hélder Barbosa ao Panetolikos, no próximo domingo, na folga do Braga. Este cenário não está, pois, totalmente eliminado dos horizontes dos bracarenses, estes mais interessados num estrondoso encaixe com a possível transferência de Pizzi, o que os devolveria ao mercado para recrutarem as peças em falta no plantel. Por isso, tudo está suspenso para as bandas da pedreira.


Paulo César ficou-se pelo ginásio

O grau de gravidade da lesão que afecta Paulo César será desvendado após o treino desta manhã. O avançado recorde-se, teve de abandonar o jogo-treino com o Trofense, devido a um problema aparentemente muscular na coxa esquerda - o jogador lesionou-se sozinho. Por essa razão, Paulo César não fez parte dos dois treinos de ontem do plantel do Braga, não saindo do ginásio. A questão agora é saber até que ponto o avançado estará em condições para integrar o jogo de apresentação, amanhã, com os ingleses do Aston Villa. Para ter a casa cheia para aplaudirem os guerreiros, a SAD do Braga disponibiliza transporte com um custo mínimo de um euro (ida e volta), saindo de vários pontos da cidade.



Bracarenses em sétimo no ranking

Como finalista da última edição da Liga Europa, o Braga parte como cabeça-de-série para o sorteio da fase de apuramento da Liga Europa, a ter lugar ao fim da manhã de hoje, em Nyon. Fernando Couto estará em representação dos bracarenses, agora considerados a sétima equipa com melhor coeficiente da UEFA, mercê da evolução dos êxitos da equipa em provas europeias. Estatuto que o estreante Leonardo Jardim terá de dar continuidade. Este privilégio que permitirá ao Braga afastar-se de adversários de grande prestígio europeu: Tottenham, Lázio, Sevilha, PSV, Rangers, Dínamo de Bucareste e até mesmo o Besiktas dos portugueses Carlos Carvalhal, Hugo Almeida, Simão, Ricardo Quaresma, Bebé e Manuel Fernandes.


Douglas tem a palavra

O ponta-de-lança Douglas está no topo das preferências do Beira-Mar para preencher o lugar em aberto no ataque, mas a ausência da confirmação do empréstimo por parte do Braga e da aceitação do jogador para ser cedido não permitiu ainda a conclusão do processo. Ontem era, alegadamente, dia de decisões e o Beira-Mar até apontava para a conclusão do caso ao princípio da noite mas entretanto o cenário foi alterado. Nem Douglas deixou Braga - onde treinou normalmente - nem o Beira-Mar viu o jogador chegar a Aveiro.

Não obstante o interesse de Rui Bento em contar com o atacante que, como O JOGO noticiou em tempo oportuno, era (e continua a ser) o alvo desejado, a verdade é que "Douglas continua sem saber oficialmente qual o seu futuro, nem tão pouco foi dado como dispensável" do plantel de Leonardo Jardim, referiu ao nosso jornal o seu representante, Arnon Medeiros, que assegura ser vontade do jogador "permanecer no clube, embora esteja aberto a uma negociação, caso o presidente do Braga [António Salvador] apresente uma proposta ao jogador".

O dia de hoje será, por isso, determinante para se perceber se Douglas será confirmado como reforço do Beira-Mar ou se, por outro lado e contra os desejos de Rui Bento, os responsáveis aveirenses terão de começar a apontar para outros alvos. Ontem, num dia algo agitado para as bandas aveirenses, o clube optou por aguardar desenvolvimentos que devem ser conhecidos durante o dia de hoje. De resto, para além do ponta-de-lança, o Beira-Mar ainda vai reforçar-se com mais dois jogadores: um organizador de jogo e um extremo que possa jogar sobre as duas bandas do terreno.


O JOGO

Bruno3429

Fundo pode colocar Pizzi na montra espanhola
Por Pascoal Sousa

O sai-não-sai de Pizzi pode conhecer um novo desenvolvimento. Ecos vindos de Espanha dão o Saragoça como possível destino do extremo bracarense, nos mesmos moldes em que funcionou a transferência de Roberto para o emblema espanhol, ou seja, através da compra por parte de um fundo dos direitos económicos de Pizzi.

O fundo em questão é o Quality Sports Investment, criado pelo antigo director desportivo do Man. United e do Chelsea, Peter Kenyon, e cujo consultor é Jorge Mendes, agente que representa o transmontano. Por agora é apenas um cenário em equação, mas que em termos desportivos seria mais aliciante para o jogador do que a saída para o mercado russo.

Monetariamente, essa possibilidade também garantiria ao SC Braga um encaixe sensacional, na ordem dos 15 milhões de euros, valor que António Salvador considera ajustado ao valor do atleta.

A Bola

JotaCC

Fundo pode colocar Pizzi na montra espanhola

O sai-não-sai de Pizzi pode conhecer um novo desenvolvimento. Ecos vindos de Espanha dão o Saragoça como possível destino do extremo bracarense, nos mesmos moldes em que funcionou a transferência de Roberto para o emblema espanhol, ou seja, através da compra por parte de um fundo dos direitos económicos de Pizzi.

O fundo em questão é o Quality Sports Investment, criado pelo antigo director desportivo do Man. United e do Chelsea, Peter Kenyon, e cujo consultor é Jorge Mendes, agente que representa o transmontano. Por agora é apenas um cenário em equação, mas que em termos desportivos seria mais aliciante para o jogador do que a saída para o mercado russo.

Monetariamente, essa possibilidade também garantiria ao SC Braga um encaixe sensacional, na ordem dos 15 milhões de euros, valor que António Salvador considera ajustado ao valor do atleta.


A BOLA

Pé Ligeiro

Meyong finta o destino com golos

Nem Lima, nem José Luís, nem Nuno Gomes. O melhor marcador do SC Braga nesta fase preparatória da temporada é Meyong, que antes de regressar de férias transportava o rótulo de jogador a vender com toda a urgência, por força da inflação de avançados no plantel.

O camaronês parece ter fintado este destino com três remates inspirados nos jogos frente a Leixões, Moreirense e Trofense, isso sem contar com o ensaio frente ao juniores, cujo carácter foi diferente dos demais testes.

Mas mesmo contabilizando essa partida, na qual Lima assinou um hat-trick, Meyong estaria sempre na liderança desse ranking interno, à frente de Pizzi, Guilherme, Nuno Gomes, Henrique e José Luís, todos com dois golos apontados até ao momento.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

UEFA já divulgou alinhamento do sorteio
sporting e sp. braga com tarefa mais fácil

   

A UEFA divulgou na madrugada desta sexta-feira o alinhamento do sorteio do playoff da Liga Europa, a realizar ao final da manhã, determinando os duelos potenciais, que estão limitados em sete grupos, cada um dos quais liderado por cabeças-de-série.

Sporting e Sp. Braga, no papel de cabeças-de-série, têm à partida tarefa simplificada, com os leões (grupo 4) a terem como possíveis adversários FC Dnipro Dnipropetrovsk (Ucrânia), CSKA Sófia (Bulgária), FC Nordsjalland (Dinamarca), NK Maribor (Eslovénia) e FC Spartak Trnava (Eslováquia).

Os bracarenses, no grupo 7, terão pela frente um dos seguintes conjuntos: Young Boys (Suíça), Helsingborgs (Suécia), Estrela Vermelha (Sérvia), CS Gaz Metan Medias (Roménia), Helsínquia (Finlândia) ou FC Dinamo Tbilisi (Geórgia).

Vitória e Nacional com tarefa dura pela frente

No polo oposto, Vitória de Guimarães e Nacional terão tarefas complicadas pela frente.

Os vimaranenses ficaram no grupo 1, onde os cabeças-de-série e potenciais rivais são Atlético Madrid (Espanha), Panathinaikos (Grécia), Besiktas (Turquia), FC Metalist Kharkiv (Ucrânia) e FK Partizan (Sérvia).

Aos madeirenses (grupo 5) podem calhar PSV Eindhoven (Holanda), Dinamo Kiev (Ucrânia), Celtic (Escócia), Lazio (Itália), Birmingham (Inglaterra) ou FC Rapid Bucareste (Roménia).

ALINHAMENTO DO SORTEIO

Cabeças-de-série   Não cabeças-de-série
GRUPO 1   
Atlético Madrid (Espanha)   Sochaux (França)
Panathinaikos (Grécia)   V. Guimarães (Portugal)
Besiktas (Turquia)   FC Alania Vladikavkaz (Rússia)
FC Metalist Kharkiv (Ucrânia)   Maccabi Telavive (Israel)
Partizan Belgrado (Sérvia)   Sahmrock Rovers (Irlanda)
GRUPO 2   
Roma (Itália)   Bursaspor (Turquia)
Paris Saint-Germain (França)   Vorskla Poltava (Ucrânia)
Alderlecht (Bélgica)   Olympiacos (Grécia)
Dinamo Bucareste (Roménia)   Slovan Bratislava (Eslováquia)
Rosenborg (Noruega)   AEK Larnaca (Chipre)
GRUPO 3   
Tottenham (Inglaterra)   Trabzonspor (Turquia)

Spartak Moscovo (Rússia)
   Karpaty Lviv (Ucrânia)
Hapoel Televive (Israel)   Hearts (Escócia)
Athletic Bilbao (Espanha)   Legia Varsóvia)
PAOK (Grécia)   Ekranas (Lituânia)
GRUPO 4   
Sporting (Portugal)   

Dnipro Dnipropetrovsk (Ucrânia)
Rangers (Escócia)   CSKA Sófia (Bulgária)
Fulham (Inglaterra)   

FK Nordsjalland (Dinamarca)
Steaua Bucareste (Roménia)   NK Maribor (Eslovénia)
Lokomotiv Moscovo (Rússia)   FC Spartak Trnava (Eslováquia)
GRUPO 5   
PSV Eindhoven (Holanda)   Nacional (Portugal)
Dinamo Kiev (Ucrânia)   FC Sion (Suíça)
Celtic (Escócia)   Litex Lovech (Bulgária)
Lazio (Itália)   SV Ried (Áustria)
Birmingham (Inglaterra)   FK Rabotnicki (Macedónia)
Rapid Bucareste (Roménia)   Slask Wroclaw (Polónia)
GRUPO 6   
Sevilla (Espanha)   Hanover 96 (Alemanha)
AZ Alkmaar (Holanda)   FC Vaslui (Roménia)
FC Brugge (Bélgica)   AC Omonia (Chipre)
Sparta Praga (República Checa)   FC Thun (Suíça)
FC Salzburgo (Áustria)   Aalesunds (FK (Noruega)
Stoke City (Inglaterra)   FC Zestafoni (Geórgia)
GRUPO 7   
Sp. Braga (Portugal)   Young Boys (Suíça)
Schalke 04 (Alemanha)   Helsingborgs (Suécia)
Standard Liège (Bélgica)   Estrela Vermelha (Sérgia)
AEK Atenas (Grécia)   GAZ Metan Medias (Roménia)
Rennes (França)   FC Helsínquia (Finlândia)
Viena Áustria (Áustria)   Dinamo Tbilisi (Geórgia)

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Definida lista de cinco possíveis adversários


O SC Braga, com o estatuto de cabeça-de-série, já conhece a lista de cinco potenciais adversários no sorteio do «play-off» da Liga Europa, a realizar ao final desta manhã, em Nyon (Suíça).

Young Boys (Suíça), Helsingborgs (Suécia), Estrela Vermelha (Sérvia), Gaz Metan (Roménia), HJK Helsínquia (Finlândia) e Dínamo Tbilissi (Geórgia) são os possíveis adversários dos bracarenses.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

Treino leve para Custódio
Por Pascoal Sousa

O plantel do SC Braga trabalhou esta manhã no Estádio AXA. Após um treino leve, o médio Custódio recolheu mais cedo aos balneários, devido a um estiramento no ligamento lateral do joelho esquerdo.

Paulo César fez ginásio e Ukra permanece em tratamentos, enquanto Yazalde fez companhia a Douglas num tipo de trabalho distinto dos restantes futebolistas, pois recuperam de lesões e estão de saída do clube.

A Bola

Bruno3429

Young Boys é o primeiro adversário do SC Braga
Por Redacção

Young Boys, da Suíça, é o adversário do SC Braga no «play-off» de acesso à Liga Europa, ditou o sorteio realizado hoje em Nyon.

A equipa bracarense vai jogar primeiro em «casa», a 18 de Agosto, ficando depois a decisão da eliminatória marcada para a Suíça, no dia 25.

A Bola

JotaCC

Sporting de Braga defronta o Young Boys

O Sporting de Braga vai defrontar o Young Boys, da Suíça, no "play-off" de apuramento para a fase de grupos da Liga Europa de futebol, ditou hoje o sorteio realizado na sede da UEFA, em Nyon, Suíça.

Na primeira-mão, a 18 de Agosto, o Sporting de Braga recebe o Young Boys, disputando a segunda-mão em Berna, a 25.

O JOGO

JotaCC

Leonardo Jardim admite que Braga é favorito frente ao Young Boys

O treinador do Sporting de Braga reconheceu hoje que a sua equipa é favorita no "play-off" de acesso à Liga Europa de futebol, frente ao Young Boys, da Suíça, que considerou uma boa equipa.

O Sporting de Braga joga primeiro em casa, a 18 de Agosto, e depois na Suíça, uma semana depois, e Leonardo Jardim considerou que "não saiu o melhor nem o pior adversário, mas um intermédio", defendendo que o Sporting de Braga, sendo um dos finalistas da última edição da Liga Europa, "é favorito".

O técnico assegurou no entanto que o Braga terá "o máximo de respeito pelo adversário" e antevê "uma eliminatória disputada".

"É uma boa equipa suíça, normalmente joga para os primeiros lugares, iniciou agora a época, tem cinco jogos oficiais e joga num campo sintético e isso é uma situação que nos pode provocar algumas dificuldades", disse.

O técnico não deu especial relevo a jogar primeiro em casa, notando apenas a importância de "não sofrer golos para encarar da melhor forma o segundo jogo".

O facto de já ter realizado cinco jogos e, por isso, ter maior ritmo competitivo, pode ser vantajoso para o Young Boys o que terá de ser "contrariado com a qualidade" bracarense, que é "uma equipa jovem, com ambição e que quer traduzir a sua qualidade em todas as provas em que vai participar".


O JOGO

JotaCC

Leonardo Jardim assume favoritismo mas sintético do Young Boys preocupa

O treinador do SC Braga já fez a primeira abordagem ao adversário no «play-off» da Liga Europa. Leonardo Jardim assume que a sua equipa, enquanto finalista da última edição da prova, é favorita diante do Young Boys, mas diz que a eliminatória requer cuidados.

«Das equipas que nos podiam sair, o Young Boys não foi a pior nem a melhor, está num patamar intermédio. É uma boa equipa suíça, que por norma luta pelos primeiros lugares do seu campeonato. Disputou já cinco jogos oficiais e joga num relvado sintético, situação que nos pode criar alguma dificuldade», começou por destacar o treinador da formação bracarense.

O primeiro jogo, marcado para 18 de Agosto, será em Braga, situação que pode ser importante na opinião de Leonardo Jardim, no sentido de construir um resultado que permita abordar em vantagem o segundo jogo. Realça contudo: «É importante ganhar em casa sem sofrer golos.»

«Temos de contrariar o maior ritmo do adversário com a nossa qualidade. Como finalista da última Liga Europa, o SC Braga é favorito, mas temos o máximo respeito pelos adversários», finalizou.


«Nuno Gomes e Quim na Selecção é justo», considera Leonardo Jardim
Por Redacção

O treinador do SC Braga elogiou as chamadas de Nuno Gomes e Quim à convocatória da Selecção Nacional para o encontro particular diante do Luxemburgo, marcado para o Estádio do Algarve, no próximo dia 10.

«Eram dois jogadores seleccionáveis, que nesta fase da época estão em bom plano. De forma justa foram chamados», salientou Leonardo Jardim, que deixa os louros totalmente entregues aos dois jogadores.

«O mérito desta convocatória é deles, pois são eles que têm produzido bom trabalho para justificar a chamada», vincou.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga: Young Boys têm 113 anos e querem ser maiores
Conheça o adversário dos arsenalistas

Estes Young Boys têm 113 anos, mas a sua história com Portugal não tem muito que contar. O adversário do Sp. Braga no play-off defronta pela primeira vez uma equipa lusitana, numa altura em que tenta voltar a conseguir um lugar entre os maiores na Suíça.

Fundado em 1898, o Berner Sport Club Young Boys escolheu o nome como tribute ao Old Boys de Basileia. Conheceu o seu maior período de glória nos anos 50, sob o comando do treinador Albert Sing. Foi quando chegou à meia-final da então Taça dos Campeões, eliminado pelo Reims, e foi quatro vezes seguidas campeão suíço.

Na época passada terminou em terceiro no campeonato suíço, aquém das expectativas, o que levou à saída do treinador, Vladimir Petkovic, e à nomeação de Christian Gross, antigo treinador do Basileia e do Estugarda. Mas fez uma boa campanha na Liga Europa. Falhou o acesso à Champions frente ao Tottenham, depois chegou aos 16 avos-de-final, onde foi afastado pelo Zenit, depois de passar num grupo que tinha Estugarda, Getafe e Odense.

Esta época já leva três jogos no campeonato, empatou dois, em casa, e ganhou um, fora. Para chegar ao play-off eliminou os belgas do Westerlo, com vitórias por 3-1 e 2-0.
Quanto ao plantel, foi reforçado este ano com o avançado Ben Khalifa,emprestado pelo Wlfsburgo, e o médio dinamarquês Michael Silberbauer, que chegou do Utrecht, a custo zero. Também lá está Alexander Farnerud, internacional sueco e irmão de Pontus, o jogador que passou pelo Sporting.

Inovador mesmo é o estádio do Young Boys. Sintético, antes de mais, no que será mais relevante para o Sp. Braga. De resto, o antigo Wankdorf, actual Stade de Suisse, é um recinto moderno, que tem a particularidade de ser alimentado a energia solar.

Plantel do Young Boys:

Guarda-redes: Marco Wolfli; Yvon Mvogo, Ivan Benito
Defesas: Alain Nef, Emiliano Dudar, Scott Suter, Elsad Zverotic, Christoph Spycher, Dusan Veskovac, Jan Lecjaks
Médios: Michael Silberbauer, Alexander Farnerud, Moreno Constanzo, Mario Raimondi, Freddy Mveng, David Degen, Matteo Tosetti, Raphael Nuzollo, Pascal Doubai
Avançados: Marco Schneuwly, Ben Khalifa, Henri Bienvenu, Emmanuel Mayuka


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Quarto capitão revelado na apresentação

O jogo de apresentação oficial da equipa do SC Braga aos seus associados, sábado, às 18 horas, frente ao Aston Villa, vai ser antecedido por muita animação e algumas revelações.

As portas do Estádio Axa abrem às 16.30 horas e meia hora mais tarde começa o desfile dos jogadores, no meio de muita festa. Será exibido um filme alusivo à última época e distribuídos brindes pelo público.

Não é expectável que seja anunciado um novo reforço, apesar do clube estar no mercado à procura de um central, mas os adeptos já vão conhecer os novos equipamentos, sendo que o alternativo é bem diferente do da temporada transacta.

Outra novidade será o anúncio dos capitães. Oficiosamente, e como A BOLA revelou, Alan é o capitão, Hugo Viana e Mossoró os subcapitães. No entanto, Leonardo Jardim disse na conferência de Imprensa desta manhã que um quarto elemento encerrará o grupo de líderes do balneário. O nome está no segredo dos deuses e só será divulgado pouco antes do jogo com o Aston Villa.

A BOLA

Bruno3429

#16
Horários e transmissões da 1.ª jornada
Por Redacção

O Gil Vicente-Benfica está agendado para as 20.45 horas de sexta-feira, dia 12 de Agosto, naquele que será o primeiro jogo da jornada inaugural da temporada 2011/12.

Calendário, horários e transmissões da 1.ª jornada:


Sexta-feira, 12 de Agosto:
Gil Vicente – Benfica, 20.45 horas (TVI)

Sábado, dia 13 de Agosto:
Rio Ave – SC Braga, 18 horas (Sport TV)

Sporting – Olhanense, 20.15 horas (Sport TV)

Domingo, 14 de Agosto:
Marítimo – Beira-Mar, 16 horas
Feirense – Nacional, 17 horas (Sport TV)
V. Setúbal – P. Ferreira, 18 horas
V. Guimarães – FC Porto, 19 horas (Sport TV)

Segunda-feira, dia 15 de Agosto:
UD Leiria – Académica, 20.15 horas (Sport TV)

A Bola

Bruno3429



Young Boys faz estreia em confrontos com portugueses
adversário do sp. braga no playoff


O Young Boys, terceiro classificado da liga suíça na temporada passada, vai estrear-se em jogos oficiais frente a equipas portuguesas, quando discutir com o Sp. Braga o acesso à fase de grupos da Liga Europa.

A formação de Berna nunca disputou qualquer partida oficial com equipas portuguesas, embora, em 2009, tenha defrontado o Sporting numa partida de preparação, que seria ganha pelos leões, por 1-0.

Fundado em 1898, o conjunto orientado pelo suíço Christian Gross (na foto) contabiliza 11 títulos daquele país, seis taças e uma taça da Liga, mas desde 1987 que não adiciona qualquer troféu à montra do clube.

O Young Boys contabiliza 67 jogos nas competições europeias e o melhor registo remonta à época 1958/59, quando alcançou as meias-finais da Taça dos Campeões Europeus e foi batido pelo Stade Reims.

Terceiro classificado na liga suíça da temporada passada, a 16 pontos do campeão Basileia, o Young Boys disputa os encontros no Stade de Suisse, recinto com relvado sintético e capacidade para 32.000 espectadores.

Na primeira equipa destacam-se o defesa checo Jan Lecjaks, o médio internacional dinamarquês Michael Silberbauer e os avançados Nassim Ben Khalifa e Henri Bienvenu, segundo melhor marcador da Liga suíça 2010-2011, com 16 golos.

Para chegar aos playoff da Liga Europa, a equipa suíça afastou os belgas do Westerlo, vencendo os dois jogos (3-1 e 2-0) da terceira pré-eliminatória da competição.

A primeira mão do playoff joga-se no dia 18 de agosto, em Braga, enquanto o segundo encontro está agendado para 25 de agosto, na Suíça.


Carlão: «Sp. Braga é favorito»
antevê apuramento dos minhotos

Carlão, avançado brasileiro do Neuchâtel, considera que o Sp. Braga tem capacidade para eliminar o Young Boys, equipa suíça que vai defrontar os minhotos na Liga Europa.

"O Neuchâtel ainda não defrontou o Young Boys no campeonato suíço, mas considero que o Sp. Braga é favorito nesta eliminatória. A equipa minhota continua bastante forte, ostenta o estatuto de finalista da Liga Europa, e deverá garantir o apuramento para a próxima fase", afirma Carlão, em declarações ao site Carlaogol.com.

O ponta-de-lança, que brilhou na U. Leiria, destaca, no entanto, que o Young Boys ainda não perdeu nesta época: "Na Superliga da Suíça, têm um triunfo e dois empates e, na eliminatória anterior, registaram duas vitórias frente ao Westerlo. É uma equipa treinada por Christian Gross, um treinador bastante experiente, que estava no Estugarda, e treinou o Basileia durante dez anos, com títulos de campeão conquistados e participação na fase de grupos da Liga dos Campeões. Ou seja, a qualidade do técnico pode ser o ponto mais forte do Young Boys."

Record