News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 24/07

Started by JotaCC, 24 de July de 2011, 07:59

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sporting de Braga vence XI Troféu Município de Melgaço'2011


Aí está a primeira conquista da 'era Jardim' no Sporting de Braga. Ao vencer o Desportivo das Aves por 2-0, a turma bracarense finalizou da melhor forma o estágio de pré-época, com a conquista do Troféu Município de Melgaço.

Pizzi foi a grande figura do jogo, atraindo os holofotes, mas Guilherme também teve direito a um primeiro plano na imagem, pela forma destemida como entrou no jogo, primeiro a assumir as funções de 'maestro' no meio-campo e, depois, como lateral-esquerdo.

Os dois atletas acabam por estar ligados ao triunfo no jogo de ontem, pelos golos que apontaram e a dinâmica que empregaram na contenda.

Aliás, a dinâmica de jogo colectivo já se faz notar, essencialmente no sistema que Leonardo Jardim utilizou ontem (4x2x3x1), tal como já tinha sucedido com o Moreirense. Agora falta injectar ritmo e acelerar os processos, algo que se vai adquirindo com o tempo, até porque ainda estamos na fase inicial da temporada, e cimentar as rotinas. É neste prisma que se pode avaliar o trabalho no plantel do Sporting de Braga, sob a tutela de Leonardo Jardim, deixando os resultados de parte. Todavia, só sobrevive na competição quem apresenta resultados, pela eficácia dos seus sistemas, e o teste de ontem com o Desportivo d as Aves foi ultrapassado com notariedade.

O Sporting de Braga pode crescer, até porque já foi notório, por exemplo o entendimento no sector defensivo, o que é de apreciar na medida em que os jogadores chegaram este ano de novo. Paulo Vinícius, a surpreender pela positiva, foi mesmo um dos melhores em campo.

No plano ofensivo, Mossoró foi o 'motor' da equipa, contando com o apoio de Pizzi. Este último tem sido simplesmente... soberbo. Quer a jogar pelos flancos, como no centro. E ainda finaliza, sendo o autor do primeiro golo, na sequência de um remate de livre, indirecto, aos 13 minutos. Fez ainda uma bela assistência para Douglas (20 m), mas o brasileiro não conseguiu ultrapassar o guarda-redes Marafona, que efectuou uma boa defesa.

Globalmente a actuação do colectivo bracarense foi muito positivo, sendo corado ainda com um golo de Guilherme, na sequência de uma grande penalidade, depois de uma falta cometida por Pizzi.

O Desportivo das Aves, apesar de tudo, mostrou-se afoito, com os jogadores a ocuparem o terreno, mas ainda algo lento nas transições para o ataque. A equipa cresceu com as entradas de Ricardo Martins e Renato, mas sem incomodar muito o guarda-redes Berni. A vitória do Braga assentou na perfeição...


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Pizzi marca a diferença

Se o mercado não ditar a sua lei até ao fim do período de transferências (31 de Agosto), Leonardo Jardim terá a complicada tarefa de encontrar espaço no onze para Pizzi. Face aos desequilíbrios que produz, à velocidade e imaginação que coloca em cada jogada e, como aconteceu novamente ontem, aos golos que marca, seria uma tremenda injustiça o extremo começar a época como suplente. Os arsenalistas são uma coisa com o brigantino em campo, seja como extremo ou médio, e outra completamente diferente sem ele.

A diferença de ritmo entre a equipa que jogou ontem e a que perdeu com o Celta, na sexta-feira, foi evidente desde os primeiros minutos. Pizzi teve a sua quota parte de responsabilidades nesta mudança, mas também contou com a ajuda de Vinícius, um médio-defensivo com vocação mais ofensiva do que Djamal, com a energia de Salino e com as movimentações inteligentes de Mossoró. Não admira, por isso, que o bom futebol tenha saído de forma fluída, até porque do Aves não há um único lance de perigo a registar... em todo o jogo! O único problema do Braga foi a finalização. Nesse capítulo, Douglas esteve particularmente infeliz. Por isso, os golos surgiram em dois lances de bola parada: o primeiro num livre indirecto bem concluído por Pizzi; o segundo numa grande penalidade exemplarmente batida por Guilherme.

Com isto, o Braga finalizou o estágio como o iniciou: a ganhar. Para trás ficaram seis dias em que a defesa apresentou algumas melhorias. Agora falta aprimorar o ataque.

Braga 2

Aves 0

Complexo Desportivo de Melgaço

Árbitro Rui Fernandes [AF Viana Castelo]

Marcos; Baiano, Paulo Vinícius, Ewerton e Imorou; Mossoró, Vinícius e Salino; Pizzi, Hélder Barbosa e Douglas

Jogaram ainda: Berni, Zé Luís, Henrique, Hélder Barbosa, Guilherme, Ukra, Rodrigo Galo, Alan, Nuno André Coelho e Palmeira

Treinador Leonardo jardim

Marafona; Romaric, Tiago Valente, Rafael e Mamadu; Vasco Matos, Tito e Ricardo Chaves; Pedro Pereira, Pires e Daly

Jogaram ainda: Rui Faria, Leandro, Quinaz, Fonseca, Nélson, Pedro Cervantes e Ricardo Martins

Treinador Paulo Fonseca

n ao intervalo 1-0

GoLOS 12' Pizzi; 74' Guilherme (g.p.)

CARTÕES Nada a assinalar


Como jogaram os novos

Baiano

Irrepreensível na marcação, ao ponto de ter levado Daly a trocar de posição com Pedro Pereira. A atacar revelou bom entendimento com Pizzi.

Paulo Vinícius

Uma das melhores unidades. Jogou apenas como central e, pelo ar ou pelo chão, apagou os poucos fogos criados pelos avançados do Aves. Já se percebeu que chegou para tentar roubar o lugar a um dos mais novos.

Ewerton

Rápido, atento e com bom sentido posicional, o central brasileiro cometeu apenas uma distracção numa exibição globalmente positiva.

Imorou

Mais retraído ofensivamente que em jogos anteriores, não comprometeu no capítulo defensivo, que é visto como o seu principal problema.

Pizzi

Parece que tem bicho de carpinteiro. Não parou um minuto e fez gato sapato do adversário directo. Fez o terceiro golo na pré-temporada e ainda acertou na trave.

Douglas

Muito massacrado com faltas por Rafael, desperdiçou dois golos de uma forma incrível.

Berni

Entrou na segunda parte para realizar apenas uma defesa, após remate de Pires.

Zé Luís

Saltou do banco ao intervalo para render Douglas no eixo do ataque, mas foi bem controlado pelos centrais do Aves.

Henrique

Imitou os companheiros, não dando espaço aos atacantes do Aves que fizessem miséria no último terço do terreno.

Rodrigo Galo

Depois de ter sido titular na véspera, em Vigo, desta vez entrou na parte final do encontro, limitando-se a não vacilar no capítulo defensivo e a tentar uma ou outra arrancada.

Palmeira

Suplente não utilizado contra Moreirense e Celta, foi premiado pelas boas indicações deixadas nos primeiros jogos com a entrada a cinco minutos do fim. Contudo, já tem o destino traçado: o Vizela.

Nuno André Coelho

Foi dos últimos a saltarem para o terreno e para jogar numa posição na qual já havia sido experimentado no FC Porto e no Sporting: trinco.


Como jogaram os outros

Marcos

Sem trabalho.

Vinícius

Importante tampão para a defesa, foi o primeiro a construir o ataque, saindo muitos vezes a jogar em velocidade.

Mossoró

Organizou o ataque com inteligência, mantendo o ritmo o mais elevado possível.

Salino

Enérgico, contribuiu para a boa circulação de bola.

Paulo César


Muito escondido na primeira parte, surgiu na segunda a oferecer um golo (negado pela trave) a Pizzi.

Guilherme

Começou a extremo direito, jogou a médio e acabou a lateral-esquerdo. Pelo meio marcou de grande penalidade.

Hélder Barbosa

Foi bastante castigado pelos adversários e sofreu o penálti que resultou no 2-0.

Ukra

Realizou uma ou outra arrancada perigosa na estreia na pré-época.

Alan

Jogou cinco minutos a médio.


Leonardo Jardim

"Criámos mais situações do que as que marcámos"

A vitória obtida com o Aves, que tornou positivo o saldo de resultados obtidos pelo Braga no estágio de pré-temporada que ontem terminou, deixou Leonardo Jardim naturalmente satisfeito. O treinador madeirense está consciente que ainda nem tudo é perfeito, mas gostou da exibição da equipa. "Foi um jogo que não teve um ritmo muito alto, mas no qual o domínio do Braga foi acentuado. Numas vezes conseguimos fazer uma construção mais elaborada, noutras não, mas conseguimos dar mais de 60 minutos de tempo de jogo a alguns jogadores, o que também era importante", analisou o técnico dos arsenalistas, que só lamenta o facto de a equipa ter desperdiçado algumas oportunidades de golos. "A finalização acabou por não ser um problema porque vencemos. A verdade é que marcámos menos de 50 por cento das situações que criámos", observou Jardim.


DISCURSO DIRECTO


O interesse do Braga foi uma coisa repentina, mas fiquei muito contente e espero dar muitas alegrias aos adeptos. Jogo em várias posições, mas prefiro jogar mais como central. Penso que a equipa do Braga tem condições para ir longe nas provas em que participa.

Paulo Vinícius

Defesa



Quim com treino extra

Ao contrário do que sucedeu com os avançados Nuno Gomes, Lima e Meyong, que viram o jogo na bancada, Quim teve ontem de realizar horas extraordinárias. Enquanto o encontro com o Aves decorria, o número 1 trabalhou com o treinador de guarda-redes, Carlos Pires, num pedaço de relva próximo da linha lateral do terreno.


Quarteto está de saída

Apesar de terem viajado até Melgaço, Marco Ramos, Nuno Valente e Peña não participaram em qualquer encontro realizado no estágio de pré-temporada e na próxima semana já não devem treinar com a equipa. Palmeira também está de saída - vai rumar ao Vizela -, mas o central ainda pode gabar-se de ontem ter jogado cinco minutos.


Agostinho Oliveira em Vizela

Agostinho Oliveira vai apadrinhar amanhã o arranque dos trabalhos do Vizela, que, pela segunda época consecutiva, vai ser clube satélite do Braga. De resto, foi o coordenador da formação bracarense quem escolheu o treinador (Micael Sequeira) e o plantel dos vizelenses, que contarão, entre outros, com os arsenalistas Diego, Peterson e Kanu.


O JOGO

Pé Ligeiro

Revolução ainda está a meio

Leonardo Jardim sabe o que quer para o Braga. Falta os jogadores perceberem na plenitude o que o treinador pretende deles.

O estágio de Melgaço foi útil para lançar algumas ideias sobre o modelo do madeirense, que rasga por completo com o passado.

Enquanto que com Domingos Paciência o Braga era uma equipa que privilegiava a circulação de bola, que sabia ser paciente e injectar no momento certo veneno nas transições ofensivas, o Braga que Jardim projecta assenta num modelo dinâmico onde emerge a organização espartana dos sectores e no qual se exige que os jogadores tenham a capacidade de interpretar vários papéis durante um jogo ou num simples momento de vocação ofensiva.

É uma revolução mental que pode demorar um bocado a entrar nos hábitos da equipa. Esse é o risco maior da mudança.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Quarteto dispensado


Concluído o estágio em Melgaço, Leonardo Jardim elaborou a primeira lista de dispensas do SC Braga. Sem surpresa, Marco Ramos, Nuno Valente, Angelo Peña e o central Palmeira são os nomes que não entram nas contas do treinador.

Os três primeiros não foram utilizados nos três jogos particulares integrados no estágio, enquanto Palmeira, que deverá voltar ao satélite Vizela, actuou apenas cinco minutos no ensaio de domingo, frente ao Desportivo das Aves.

Com este primeiro bloco de jogadores dispensados, o plantel passa a contar com 29 jogadores, incluindo Yazalde, cujo futuro também deve passar por novo empréstimo.

Leonardo Jardim confirmou no final do estágio que pretende trabalhar no máximo «com 26/27 jogadores» pelo que no final do mês o treinador deverá anunciar as restantes saídas, em função, também, da eventual venda do passe de algum dos activos do Braga.
11:10

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

JotaCC

Leonardo Jardim dispensa quatro jogadores

O SC Braga terminou o estágio em Melgaço e Leonardo Jardim deu a conhecer a primeira lista de dispensas, que não apresenta qualquer surpresa.

Assim, Marco Ramos, jogador contratado no mercado de inverno ao Lens, Nuno Valente, Peña e Palmeira são os jogadores que sabem que não contam para o treinador minhoto na próxima temporada, com o empréstimo a ser o cenário mais provável para o quarteto.

Nesta altura, são 29 os jogadores que integram o plantel do SC Braga e durante esta semana Leonardo Jardim deverá dar a conhecer os outros dispensados do plantel, pois o técnico pretende trabalhar com um grupo composto por 26 ou 27 atletas.

ZEROZERO

Pé Ligeiro

Valência contrata Cristiano ao SC Braga

O Valência contratou o guarda-redes Cristiano, ex-SC Braga.

Aos 20 anos, o internacional sub-21 português junta-se assim a Miguel e Ricardo Costa no clube che.

Cristiano será o terceiro guarda-redes do plantel do Valência, ainda que vá actuar pela equipa B na próxima época.

De acordo com o diário AS, o guarda-redes chega ao clube espanhol como jogador livre, assinando contrato esta segunda-feira.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!