News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 20/07

Started by JotaCC, 20 de July de 2011, 07:28

Previous topic - Next topic

JotaCC

Máquina de Jardim oleada


O Sporting de Braga venceu o Moreirense por 4-1, num jogo em que já se tornou evidente os processos de dinâmica ofensiva da turma arsenalista e, essencialmente, alguma coesão no sector mais recuado, onde Ewerton parece estar a impôr-se a par de Nuno André Coelho. Todavia, foi Alan quem acabou por ter maior influência com duas "assistências" para golo e Pizzi emergiu na segunda parte, com alguns recortes técnicos e um golo de belo efeito.

A assimilação dos processos de jogos parece adquirida pela par-te dos atletas do Sporting de Braga, perante a dinâmica empregue no decorrer da primeira do jogo com o Moreirense. À imagem de outros encontros Leonardo Jardim voltou a apostar em Lima no lado esquerdo do ataque, com Alan a encarregar-se do outro flanco, enquanto no meio as despesas do ataque foram entregues a Meyong. O camaronês não desperdiçou a oportunidade e até fez o gosto ao pé, facturando o primeiro golo do desafio, na marcação de uma grande penalidade.

Desta vez, a defesa arsenalista esteve à altura das exigências, ainda que sem muito trabalho, dado que a turma vimaranense pouco incomodou o guarda-redes Berni. O ataque do Braga funcionou numa espécie de carrocel, com movimentações constantes, sob a batuta de Mossoró. O guarda-redes dos 'cónegos', Ricardo Ribeiro teve de mostrar serviço, em especial na resposta aos lan ces de bola parada. Efectuou uma boa defesa (17 m) na sequência de um remate de livre apontado por Hugo Viana. Alan, em boa forma, causou desequilíbrios constantes, e também obrigou Ricardo Ribeiro a uma defesa apertada na sequência de um remate em jeito.

À passagem da meia-hora de jogo Leonardo Jardim operou a primeira substituição do desafio, com a entrada de Ewerton para o lugar de Henrique. Foi já na recta final do primeiro tempo que surgiram os golos. Meyong abriu a contagem, na sequência de uma grande penalidade, depois de uma falta cometida por Anilton sobre Lima. Perto do apito para intervalo, Alan rompeu pelo lado direito, cruzou e Miguel Oliveira, central do Moreirense, introduziu a bola na própria baliza.
No segundo tempo, ainda antes da revolução na equipa, com a entrada da maioria dos jogadores que estavam no banco, o Braga ainda chegou ao 3-0, com Nuno André Coelho a facturar de cabeça, depois de um cruzamento de Alan. Outra vez Alan!

Mas houve lugar para outra estrela brilhar: Pizzi. O jovem atleta do Sporting de Braga tem-se revelado em todos os jogos já realizados e voltou a causar mossas nos defesas contrários, coroando a excelente exibição com um golo fantástico, depois de um remate de fora da área.
O Moreirense chegou ao golo de honra, na recta final, por Bruno Moreira, na sequência de uma grande penalidade.


Sp. Braga vence campeonatos regionais

O Sporting Clube de Braga foi o clube com mais vitórias absolutas (46) e mais classificações nos três primeiros lugares (97), no Campeonato Regional Absolutos e de Juvenis. Organizada pela Associação de Natação do Minho, a prova teve lugar nas piscinas municipais de Ponte da Barca e contou com a presença de 118 nadadores em representação de oito clubes da Associação de Natação do Minho.
No total das provas, o Sp.Braga conquistou 97 medalhas, sendo 46 de primeiro, 30 de segundo e 21 de terceiro lugares. Os novos campeões regionais absolutos são os seguintes: Daniel Pereira venceu os 50m, 100m e 200m mariposa, 50m e 100m costas; Filipe Malheiro venceu os 400m estilos, 50m livres e 100m livres; Ricardo Rego os 200m estilos, 200m bruços e 200m costas; Edgar Ribeiro venceu os 400m livres; Rui Ribeiro foi primeiro nos 50m e 100m bruços; Ricardo Machado venceu os 200m e 1500m livres; Inês Costa os 100m e 200m bruços; Ana Gonçalves venceu os 200m mariposa e Ana Dias os 50m bruços.

O clube bracarense venceu as cinco estafetas masculinas em disputa: 4x50m livres (Ricardo Rego, Ricard o Machado, Edgar Ribeiro e Filipe Malheiro); 4x100m livres (Ricardo Machado, Ricardo Rego, Edgar Ribeiro e Filipe Malheiro); 4x200m livres (Ricardo Machado, Edgar Ribeiro, Ricardo Rego e Filipe Malheiro); 4x50m estilos (Miguel Silva, Rui Ribeiro, Daniel Pereira e Filipe Malheiro) e 4x100m estilos (Edgar Ribeiro, Hugo Silva, Daniel Pereira e Filipe Malheiro). As bracarenses venceram ainda quatro estafetas: 4x50m livres (Sara Costa, Inês Costa, Vera Fernandes e Ana Fernandes); 4x200m livres (Inês Costa, Vera Fernandes, Ana Gonçalves e Ana Fernandes); 4x50m estilos (Sara Costa, Inês Costa, Débora Oliveira e Ana Fernandes) e 4x100m estilos (Ana Gonçalves, Inês Costa, Débora Oliveira e Ana Fernandes).

Na categoria de juvenis, Sara Costa venceu os 200m costas, 100m livres, 200m estilos, 400m livres e 800m livres; Diana Silva os 100m e 200m bruços e Patrícia Machado os 200m livres. Já Pedro Martins venceu os 200m estilos, 200m bruços e 1500m livres; enquanto António Silva os 100m mariposa, 100m costas e 100m livres. Também as estafetas juvenis femininas venceram as três provas do programa.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

São mais santos que pecadores

Começa a ser difícil descobrir pontos fracos neste Braga em construção para a nova época. Só pode ser bom sinal. Ao quarto jogo de preparação, mesmo com os músculos mais tensos do que nunca e a pedirem descanso, a equipa venceu o Moreirense de forma folgada, em Melgaço, e transmitiu a ideia de que caminha, na velocidade certa, para algo aproximado da perfeição. Será uma questão de tempo e, por mais incrível que isto possa parecer, as afinações mais urgentes até devem recair sobre alguns repetentes, como Mossoró, que não soube aproveitar um esquema táctico à sua medida (4x2x3x1) para convencer Leonardo Jardim, e não na generalidade dos chamados reforços. Neste particular, Alan esteve claramente no pólo oposto como se nem tivesse sido afectado pela inércia natural das férias, provando ao mesmo tempo que não é vergonha nenhuma passar dos 30 anos a jogar futebol ao mais alto nível. Antes um privilégio, de difícil acesso.

A acção de Alan não se resumiu a poesia em campo. Teve realmente efeitos práticos, com influência directa na goleada. Primeiro, abriu caminho para uma grande penalidade arrancada por Lima (convertida por Meyong aos 38'); depois, com um cruzamento tenso, provocou um autogolo de Miguel Oliveira; por fim, assistiu Nuno André Coelho para o 3-0. Eventualmente só Pizzi, com um bom golo de meia-distância, fez a plateia desviar momentaneamente o olhar do brasileiro. O arranque pachorrento foi apenas um pormenor ou simplesmente o reflexo de um curioso raio X ao Moreirense, que não foi além das intenções. Aos poucos, o Braga foi-se entranhando na defesa dos "cónegos" e os golos apareceram com a naturalidade possível, isto porque soou a artificial o penálti que o árbitro Bruno Neves assinalou, a castigar uma falta de Miguel Oliveira sobre Lima, que, na realidade, mais não foi do que um corte limpo. Aliás, já perto do fim, o "fenómeno" repetiu-se na área do Braga, com o juiz de Viana de Castelo a penalizar... uma carga de ombro inocente de Galo.

Pelo meio, chegou e sobrou para perceber que deixou de fazer sentido discorrer sobre as fragilidades dos centrais Nuno André Coelho, Henrique e Ewerton. Quem procurava alvos tenros para desenvolver tratados sobre o princípio do fim, terá agora de recorrer à lupa.

Braga 4-Moreirense 1

Complexo Desportivo de Melgaço

Árbitro: Bruno Nunes (AF Viana do Castelo)

Treinador Leonardo Jardim

Berni; Baiano, Nuno André Coelho, Henrique e Imorou; Djamal, Hugo Viana e Mossoró; Alan Meyong e Lima

Jogaram ainda: Ewerton, Quim, Galo, Custódio, Douglas, Vinicius, Henrique, Salino, Nuno Gomes, Guilherme, Pizzi

Treinador jorge casquilha

Ricardo Ribeiro; Chico, Miguel Oliveira, Anilton Júnior e João Vicente; Zé Alberto, Filipe Gonçalves e Fábio Espinho; Wagner, Bruno Moreira e Tiago Carneiro

Jogaram ainda Ricardo Andrade, Ricardo Fernandes, Jeremie, Robson, Marcelo, Augusto, Sebastien, Pinto, Ferreira

n Resultado ao intervalo 2-0;

Golos 38' Meyong (g.p.); 44' Miguel Oliveira (p.b.); 52' Nuno André Coelho; 79' Pizzi; 86' Bruno Moreira (g.p.)

CARTÕES nada a assinalar


1ª parte 4x3x3
Alan em todo o lado


Enquadrado num esquema que aparentemente o favorece, Mossoró raramente conseguiu atrelar o meio-campo ao ataque. Foi nesses intervalos que apareceu Alan, ora metendo velocidade pela direita, ora assistindo Meyong e Lima pelo centro.

2ª parte 4x3x3
NAC resolve nas áreas

Com Galo na direita, Custódio a dominar à frente da defesa e Douglas no ataque; o desenho táctico manteve-se e ganhou dimensão ofensiva com as posteriores entradas de Nuno Gomes e Pizzi. Deu até para Nuno André Coelho vestir a pele de matador.



Como jogaram os novos
NAC injecta segurança e Pizzi imaginação

Berni

Só jogou (e bem) com os pés.

Baiano

Menos ofensivo que Imorou, anulou bem o opositor.

Nuno A. Coelho

Irrepreensível do início ao fim. Ainda  um golo de cabeça.

Henrique

Uma hora de jogo sem altos e baixos.

Imorou

Continua a impressionar pela forma como ataca. A defender esteve regular.

Djamal

O antuigo médio do Beira-Mar esteve lutador e bastante útil na recuperação da bola.

Ewerton

Sempre no caminho da bola, foi castigado com um penálti difícil de descortinar.

Rodrigo Galo

Deu profundidade à direita.

Douglas

Sem ocasiões para facturar.

Pizzi

Meia hora diabólica e um golo para ver e rever várias vezes.

Nuno Gomes

Boas movimentações e excelente timing a soltar a bola.


Como jogaram os outros
Alan muito bem temperado com Sal(ino)

Hugo Viana

Boa visão de jogo e eficácia no passe. Teve um livre perigoso.

Alan

Duas assistências e muita inteligência na definição das jogadas.

Mossoró

Mais solto e mais rápido, mas com dificuldades a construir.

Lima

Sentiu algumas dificuldades na ala e, por isso, derivou muito para o meio.

Meyong

Marcou de penálti, depois de ter pecado na finalização em lances de bola corrida.

Quim

Foi batido (de grande penalidade), mas não teve trabalho.

Vinícius

Para quem nunca jogou a lateral-esquerdo, safou-se bem.

Custódio

Ocupou bem os espaços na zona central do terreno.

Salino

Garra e velocidade intermináveis. Está na pré-época?

Guilherme

Rápido e tecnicista, fez a cabeça em água ao lateral.


DISCURSO DIRECTO


Estamos sempre tranquilos e confiantes no trabalho que está a ser desenvolvido. Este trabalho foi expresso no resultado que obtivemos neste jogo com o Moreirense e, na globalidade, estamos satisfeitos por perceber que o processo defensivo, com o qual estivemos preocupados nestes treinos, está a ser construído da forma como o treinador pretende.

Nélson Caldeira,

Adjunto do Braga


Estes jogos são importantes para a equipa se soltar mais e ganhar confiança. A equipa da primeira parte tinha mais jogadores da época anterior e isso facilitou, porque há um entrosamento maior. Mas estou convencido que vamos formar uma boa equipa, que estará preparada quando o primeiro jogo da temporada chegar.

Salino,

Médio do Braga



Paulo Vinícius esperado hoje


Paulo Vinícius é o mais recente reforço do Braga. O polivalente defesa do Leiria assinou um contrato válido para as próximas três épocas com o clube arsenalista e é esperado ainda hoje no Centro de Estágios de Melgaço, onde os bracarenses vão trabalhar até ao próximo sábado. O brasileiro de 26 anos, que pode desempenhar várias posições do meio-campo para trás (lateral-direito ou esquerdo, central e trinco), chegou a Portugal na época de 2006/07 para jogar no Santa Clara e desde então representou Leixões, Olhanense e Leiria. Nesta última alinhou em 25 jogos em 2010/11, entre campeonato e Taça de Portugal. Por isso, conhece bem a realidade do futebol português facto que, como Nélson Caldeira revelou ontem após o jogo com o Moreirense, é importante. "É um jogador com experiência na I Liga portuguesa e, como tal, acaba por ter enquadramento numa série de clubes desta prova", explicou o treinador-adjunto arsenalista.

Apesar disto, o Braga ainda está no mercado à procura de um defesa-central. O processo está a ser conduzido por António Salvador e poderá conhecer desenvolvimentos nos próximos dias.


Seis ficaram na bancada

O curto espaço de tempo entre o jogo com o Moreirense e com o Celta de Vigo (sexta-feira) levou Leonardo Jardim a deixar ontem oito jogadores de fora. Zé Luís, com problemas físicos, e Marco Ramos, Peña, Nuno Valente, Hélder Barbosa e Paulo César, por opção técnica, viram o encontro na bancada. Ukra e Marcos trabalharam à parte no relvado.


Fernanco Couto atento


Ao segundo dia do estágio, Fernando Couto foi até Melgaço para assistir ao jogo com o Moreirense. Situado na pista de atletismo que rodeia o relvado, o "manager" arsenalista, que tem vasculhado o mercado em busca de um central experiente para satisfazer o treinador, viu a equipa vencer e certamente terá ficado agradado com a exibição.


Futuro de Vinícius incerto


Colocado na órbita do Beira-Mar, Vinícius estará prestes a despedir-se do plantel do Braga. Adaptação do "trinco" à posição de lateral-esquerdo no particular com o Moreirense foi mais um sinal, mas a saída ainda não tem data marcada. Amaro Valente, agente do jogador, estranhou. "Posso dizer que para o Beira-Mar ele não irá. As indicações que tenho são outras".


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Defesa da U. Leiria é desejo pessoal de Jardim
Paulo Vinícius já está seguro

O brasileiro Paulo Vinícius, da União de Leiria, foi ontem oficializado como reforço do Sp. Braga e vai seguir para o estágio de Melgaço para treinar às ordens de Leonardo Jardim. Trata-se de um dos (dois) centrais prometidos pela direcção do Sporting de Braga, depois de Jardim ter denunciado "muitas fragilidades" no sector recuado.

Foi o próprio treinador quem pediu ao Sp. Braga a contratação de Vinícius, de 26 anos. Jardim valoriza a polivalência do defesa - joga como central e também nas alas - e a experiência de seis anos do jogador no futebol português. O sucessor de Domingos Paciência ainda aguarda a chegada de mais um central e de um médio de características ofensivas. Gerson Magrão, médio ofensivo do Dínamo de Kiev, tem um pré-acordo com os minhotos, mas o salário do brasileiro está a beliscar a mudança para o Minho. Magrão pediu aos responsáveis do Sp. Braga 90 mil euros por mês, números proibitivos para os cofres do clube.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Yazalde ficava bem no plantel

A intenção do SC Braga em voltar a cedê-lo faz renascer o interesse vila-condense no extremo.

Noite de apresentação do plantel do Rio Ave à sua gente, em espaço nobre da cidade, junto ao rio, possibilidade de haver novidades em matéria de jogadores.

Aqui se fala de extremos, isto é, daquilo que Carlos Brito precisa, lacuna, aliás, que o próprio clube assume, há quem diga que as soluções poderão vir do Dragão, mas há outro nome por quem se suspira na foz do Ave: Yazalde, esse mesmo, segundo melhor marcador da equipa vila-condense na época anterior, com 10 golos, sexto na tabela dos mais utilizados.

Partindo do princípio que o SC Braga voltará a emprestá-lo, há amplo consenso em torno da ideia de que Yazalde ficava bem no plantel. Muito bem mesmo.

A BOLA

JotaCC

#4
Paulo Vinícius esperado ao final da tarde

O defesa Paulo Vinícius, o mais recente reforço do SC Braga, é esperado ao final da tarde em Melgaço.

O defesa-central brasileiro deixou o estágio do União de Leiria em Celorico da Beira, deslocou-se a Leiria para rescindir e viaja para Braga ao início da tarde, onde vai submeter-se a diversos exames antes de assinar contrato por três temporadas.

Só depois de vinculado ao SC Braga é que Paulo Vinícius parte para Melgaço, onde deve já jantar com os seus novos companheiros.


Ukra reintegrado

O avançado Ukra foi esta manhã reintegrado nos trabalhos normais do SC Braga, que cumpre estágio em Melgaço.

O jogador cumpriu, nos últimos dias, um programa específico de reabilitação devido a uma tendinopatia e passa a estar à disposição da equipa técnica.

Com Ukra recuperado, Leonardo Jardim trabalha agora com os 30 jogadores que levou para esta etapa de preparação, sabendo-se, no entanto, que o plantel está aberto para novas entradas e para várias saídas.


«Não me sinto favorito à baliza» - Quim

Após uma temporada sem jogar, devido a lesão, o guarda-redes Quim está preparado para voltar a abraçar o lugar entre os postes do SC Braga.

«Estou a 100 por cento e o meu objectivo é jogar, mas não me sinto favorito à baliza», disse o experiente guarda-redes no final do treino desta manhã, em Melgaço, referindo que a escolha «deve pertencer ao treinador».

Leonardo Jardim tem dado indicadores que vai apostar em Quim, que detecta algumas diferenças entre o actual e o anterior treinador.

«Cada um tem o seu método, mas o nosso actual técnico, apesar de ser jovem, já deu provas do seu valor. Com um ou outro treinador o objectivo final é sempre o mesmo: ganhar», referiu o guarda-redes.

Sobre os objectivos da equipa, Quim aponta aos «primeiros quatro lugares», dizendo que o SC Braga «tem de se habituar a isso, após os dois anos fantásticos que teve. Esta época isso pode voltar a acontecer, pois existe potencial no plantel», destaca o internacional português.

A BOLA

JotaCC

SC Braga: Jardim orienta treino com 30 jogadores

O SC Braga continua em Melgaço a preparar a nova temporada e teve em Ukra a principal novidade do treino desta manhã, em que Leonardo Jardim contou com 30 jogadores. O número deve subir mais logo, com a chegada de Paulo Vinícius ao estágio arsenalista.

Ukra está totalmente recuperado dos problemas físicos que o apoquentaram nas últimas semanas e já trabalhou com os colegas, sem aparentes limitações, na manhã desta quarta-feira. O extremo encerra assim a principal novidade da sessão matutina, sendo que à tarde há novo apronto.

A dúvida para esse treino é se o reforço Paulo Vinícius já pisará o relvado, visto que passou a manhã na Cidade dos Arcebispos a cumprir os habituais exames médicos e é esperado ainda hoje em Melgaço para conhecer os novos companheiros e integrar o estágio.

ZEROZERO

JotaCC

Ukra reintegrado sem limitações
Leonardo Jardim contou com 30 jogadores
   
O regresso de Ukra aos trabalhos sem limitações foi a grande novidade do treino desta quarta-feira do Sp. Braga. O extremo recuperou de uma tendinite no joelho esquerdo.

Leonardo Jardim contou com a presença de 30 jogadores no apronto matinal, no estágio em Melgaço, e à tarde é esperada a chegada do reforço Paulo Vinícius, que esteve em Braga durante a manhã a realizar exames médicos.


Quim: «Objetivo é ser titular»
Elogia rivais na baliza minhota
   
Quim esteve sem competir durante praticamente um ano depois de se ter lesionado no início da época passada, que marcava o seu regresso a Braga. Agora, o guardião português garante estar a dar o máximo para conquistar a titularidade da baliza minhota, mas salienta a qualidade dos rivais.

"Obviamente que o meu objectivo é ser titular. Estou a trabalhar no máximo para isso, mas não há favoritos para a titularidade. Marcos e Berni são excelentes guarda-redes e a concorrência é boa para todos. Tive um ano parado mas estou a esforçar-me para regressar ao ativo", comentou Quim no final do treino desta quarta-feira.

O internacional português elogiou ainda a qualidade do plantel às ordens de Leonardo Jardim: "Podemos fazer uma boa equipa e um bom campeonato. O Sp. Braga tem que se habituar a assumir as responsabilidades, devido ao que fez nos últimos dois anos. Na temporada passada todos duvidavam que repetiríamos o sucesso de há dois anos, mas demos uma grande resposta".

Para finalizar, Quim foi questionado sobre quem escolheria para a titularidade do Benfica, clube do qual saiu no final de 2009/10, tendo respondido em tom irónico: "Não quero comentar nada sobre esse assunto. O treinador é que tem de decidir. Se o Quim tivesse no Benfica escolhia o Quim para jogar".

RECORD

JotaCC

Quim e a baliza das águias: «Artur ou Eduardo? Escolhia o Quim»
Por Pascoal Sousa

Antigo jogador do Benfica, Quim trabalhou em Braga com Artur Moraes e com Eduardo, guarda-redes que vão lutar por um lugar que foi vários anos do actual dono da baliza do SC Braga.

Questionado sobre em quem apostaria para ser o escolhido de Jorge Jesus para esse lugar, Quim deu uma resposta inesperada:

«Artur Moraes ou Eduardo? É uma decisão que compete exclusivamente ao treinador. Mas se eu estivesse no Benfica sabia perfeitamente quem escolher: o Quim».

A BOLA

monica-sousa

«Espírito é formidável» - Berni
Por Pascoal Sousa

Tommaso Berni, guarda-redes contratado pelo SC Braga e que na época passada jogou na Lázio de Roma, manifesta satisfação pelos primeiros dias de trabalho no clube português.

«Estou a adaptar-me muito bem. A língua portuguesa é fácil de compreender e tenho sido acolhido de forma espectacular», elogiou o guardião que luta com Quim pelo lugar na baliza arsenalista.

Esta manhã, em Melgaço, Berni destacou ainda que o SC Braga «tem um espírito de grupo formidável», o que o faz pensar que fez a escolha certa ao mudar-se para Portugal.

«Não hesitei quando recebi a proposta. O SC Braga procurou-me, quis contratar-se e é com entusiasmo que aqui estou», realça o italiano de 28 anos.

In Abola