News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 08/07

Started by JotaCC, 08 de July de 2011, 07:24

Previous topic - Next topic

JotaCC

"Luta vai ser a quatro"


Foi numa espécie de arranque oficial da temporada do Sporting Clube de Braga que o presidente da SAD arsenalista, António Salvador, fez a análise dos seus anos enquanto presidente do clube e projectou a nova temporada. Em modo de ataque e mostrando que está pronto para defender o Sp. Braga até à exaustão, António Salvador garantiu que as palavras de Domingos Paciência sobre a luta do campeonato ser a três não fazem qualquer sentido e também não fazem mossa no clube afirmando que a luta pelo título vai ser a quatro.

"Só depois do campeonato começar e com o desenrolar da prova é que vamos ver se é a três ou quatro. Penso que vai ser um campeonato a quatro e vamos esperar para ver. Não levei a mal essas palavras. Ele tem que defender os interesses do clube dele. Sempre disse que o Braga passou a ser um dos quatro grandes do futebol português e não o quarto grande e vai continuar a sê-lo. Estas palavras trazem-nos mais motivação e responsabilidades e todos, quando foram contratados já sabiam os objectivos e os ideais do clube. Isto vai-nos motivar ainda mais. Os profissionais do Sp. Braga vão sentir essa frase e vai haver outra equipa que vai lutar pelo campeonato e vai ser uma luta a quatro e não a três", afirmou o presidente do Sp. Braga.

Academia de formação começa a ver a luz do dia

A nível desportivo, os objectivos de António Salvador são claros e passam por fazer ainda mais e melhor. No entanto, o presidente do Sp. Braga tem outros objectivos e mesmo sonhos para o clube. Para isso, não confirmou se avança para novo mandato, quando este terminar, mas afirmou que ainda há projectos para realizar. A academia é, neste momento, o maior desses sonhos que António Salvador quer alcançar, tendo revelado que o projecto vai avançar.
"Tenho um mandato para cumprir e depois desse não sei se fico ou não. No entanto, o que digo é que ainda há projectos para realizar, ainda há muito trabalho para fazer. Um dos grandes sonhos dos bracarenses é a academia e tenho vindo a trabalhar para conseguir concretizar esse sonho que é um dos meus principais objectivos. Por isso posso revelar em primeira mão que muito em breve vou entregar um projecto à Câmara Municipal de Braga para que a construção se processe nos próximos dois anos. É um dos objectivos por que temos lutado e vamos continuar a fazê-lo até a academia ser uma realidade", finalizou.


Balanço da primeira semana

A primeira semana oficial de trabalho do Sp. Braga termina hoje e, como tal, o treinador Leonardo Jardim marca presença numa conferência de imprensa na qual vai analisar estes primeiros dias de actividade da formação arsenalista.

Depois de uma semana de trabalho com um plantel composto, actualmente por 32 elementos, o técnico arsenalista tem já, certamente, uma primeira ideia sobre a redução que tem que fazer no grupo de trabalho, sendo que esse mesmo grupo deverá, em breve, ser aumentado com a contratação de mais dois ou três jogadores, com todo o grupo a seguir depois para o estágio que decorre entre os próximos dias 17 a 24, em Melgaço.

Recorde-se que para o plantel ficar completo, Leonardo Jardim quer ainda a chegada de um defesa central, um médio e um atacante, sendo que os alvos estão já bem definidos pela estrutura arsenalista que se encontra mesmo em negociações com alguns jogadores, pelo que muito em breve haverá novidades.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Salvador: «Campeonato a quatro é a nossa convicção»
JÁ COLOCOU FRASE DE DOMINGOS PACIÊNCIA NO BALNEÁRIO

Não foi uma entrevista de grandes revelações a que António Salvador concedeu ontem à RTPN, mas o líder do Sp. Braga admitiu que esta época já começou com uma declaração que o líder fez questão de afixar à porta do balneário. Tudo porque o seu ex-treinador, agora no Sporting, esqueceu-se do... Sp. Braga quando assumiu que ia entrar numa luta a três pela conquista do título.

"Esses três não sei quem são e só depois de começar o campeonato é que veremos se será só a três ou a quatro. A nossa convicção é que vai ser a quatro", ripostou Salvador com uma garantia: "Não levei a mal essa frase, porque o Domingos defende agora os interesses do seu clube. Mas por direito próprio o Sp. Braga passou a ser um dos quatro grandes em Portugal e não só o 4.º grande. Isso só traz mais motivação aos nossos profissionais. Tudo serve para isso. Até uma simples frase..."


RECORD

JotaCC

Gustavo sondado

Entre os muitos nomes que a SAD do Braga está a analisar para reforçar a defesa, o de Gustavo Lazzaretti surge como um dos mais intrigantes. O brasileiro não faz parte dos planos do Atlético Paranaense, ao qual chegou há poucos dias depois de ter trabalhado com Manuel Cajuda no Al-Sharjah, quer voltar a jogar na Europa e está perfeitamente familiarizado com o campeonato português, devido à passagem pelo Guimarães, em 2009/10. Os bracarenses procuraram algumas informações sobre o central nas últimas semanas, mas nada mais do que isso. A garantia foi dada a O JOGO pelo representante do jogador. "Realmente chegou-nos aos ouvidos essa possibilidade [transferência para Braga]. No entanto, continuamos à espera que alguém nos apresente uma proposta em concreto", indicou Nené, que prefere manter-se tranquilo e deixar que o negócio, se realmente avançar, corra normalmente. Mesmo assim, admite que "o Braga seria um bom clube para o Gustavo", pois trata-se "de um grande do campeonato português".

Para que Gustavo Lazzaretti venha a representar o Braga, todavia, será necessário que António Salvador abra os cordões à bolsa e adquira o passe do central. De acordo com Nené, "a possibilidade de empréstimo não se coloca nesta altura, só a saída em definitivo", até porque o contrato do brasileiro com o Atlético Paranaense termina em Agosto do próximo ano. Uma coisa é garantida: o clube sediado na cidade de Curitiba está disposto a negociar a transferência do ex-vimaranense. "Qualquer jogador é negociável. Aliás, hoje em dia não existem jogadores inegociáveis, até porque, se não quisermos negociar, eles depositam a multa e vão embora", admitiu à Rádio Renascença Marcos Malucelli, presidente do clube "rubro-negro".


Palmeira
"Pessoas têm de estar convencidas"

Em função da escassez de soluções para o centro da defesa, o Braga chamou Palmeira para se incorporar nos trabalhos de pré-época à última hora, o que deixou o jovem defesa bastante surpreendido.

"Não estava a contar vir para cá. Fui chamado em cima da hora porque eles estão com falta de centrais. Nunca pensei que isto pudesse acontecer, mas é bom para mim estar aqui", afirmou a O JOGO Palmeira, que nesta altura é um dos quatro centrais à disposição de Leonardo Jardim, que conta também com Henrique, Nuno André Coelho e Ewerton.

O Braga pretende assegurar mais um elemento para o centro da defesa e Palmeira não deverá ficar no plantel principal. O defesa, de 21 anos, deverá rodar novamente no satélite Vizela, onde na época passada realizou 20 jogos, na II Divisão, isto depois de ter jogado no Estrela da Amadora por empréstimo dos arsenalistas. "As pessoas já têm de estar convencidas pela grande época que fiz no Estrela da Amadora e por ter sido indiscutível no Vizela. Se tiverem de estar convencidas, já têm de estar", sublinha o jovem defesa-central, confiante no seu valor e com a "ambição de chegar cada vez mais longe".


André Pires a caminho

O Braga prepara-se para assegurar a contratação de André Pires, lateral-esquerdo de 21 anos que nas últimas quatro temporadas representou o Belenenses. Na época passada, o jogador realizou apenas seis jogos na Liga Orangina e, ao que tudo indica, mudar-se-á para Braga para rodar no Vizela, o satélite dos arsenalistas.


Jardim faz primeiro balanço

O Braga treina esta manhã, a partir das 9h30, à porta aberta, nos campos de apoio do Estádio AXA, e no final da sessão o técnico Leonardo Jardim vai falar à Comunicação Social para fazer um balanço da primeira semana de trabalhos da sua equipa. Amanhã, recorde-se, o conjunto arsenalista fará o primeiro jogo-treino da pré-época, em Freamunde.



Ukra continua à parte


Ainda não foi ontem que Ukra voltou a treinar com os companheiros de equipa e também não se espera que o faça hoje. O extremo continua a realizar unicamente trabalho de ginásio, muito por culpa de uma tendinopatia do rotuliano esquerdo, provocada pelo esforço despendido nos primeiros dias de trabalho do Braga.

António Salvador
"Frase de Domingos serve de motivação"

"Não sei quem serão esses três. Só depois de o campeonato começar e com desenrolar do mesmo é que veremos se será uma luta a três ou a quatro. A minha convicção é a de que vamos ter um campeonato a quatro, pois é para isso que vamos trabalhar." Foi desta forma que António Salvador respondeu a Domingos Paciência, o treinador do Sporting que recentemente projectou uma luta a três pelo título na nova época. "O Braga passou a ser um dos quatro grandes do futebol português e vai continuar a sê-lo com a toda a certeza", frisou.

Em entrevista ao programa "Especial Informação", da RTP N, o presidente do Braga não confirmou nem desmentiu se mandou colar a frase de Domingos Paciência no balneário, mas deixou bem claro que a mesma dará uma força extra aos arsenalistas. "Não levei a mal essa frase, porque o Domingos tem de defender os interesses do clube dele, mas certamente vai servir de motivação. É uma frase que os profissionais do Braga vão tentar desmentir no campo, mostrando que a luta será a quatro", reforçou o dirigente.

O processo de renovação de Domingos Paciência com o Braga foi outro tema dominante da entrevista. Neste capítulo, António Salvador negou ter ficado arrependido por não ter convidado o treinador a renovar mais cedo, nomeadamente em Fevereiro, mês em que Domingos se mostrou disponível para continuar no Minho e empurrou a decisão para as mãos do presidente. "Achei que aquele não era o momento ideal para a renovação e só lhe fiz o convite quando chegou aquele que eu considerava ser o momento exacto. Aí, o Domingos deu uma reposta negativa, com pena minha, porque gostaria que ele tivesse renovado em função da competência que mostrou no Braga", afirmou António Salvador, explicando que naquela altura era "preciso união em torno da equipa" depois de uma "primeira volta de campeonato muito má". "Hoje faria o mesmo, e agora vamos olhar em frente com Leonardo Jardim", acrescentou o líder bracarense.

Ainda no que toca a este tema, António Salvador revelou uma versão diferente da do seu homólogo do Sporting, Godinho Lopes, que na terça-feira afirmou que contactou Domingos Paciência pela primeira vez em Março. "Essas declarações surpreendem-me, porque o Domingos garantiu-me que não tinha recebido qualquer contacto do Sporting e, na última jornada, Godinho Lopes e Carlos Freitas também me confirmaram a inexistência de contactos", referiu.


"Nuno ajuda no marketing"

Indiferente ao estado de espírito de Luís Filipe Vieira quando O JOGO revelou que o Braga desejava Nuno Gomes, António Salvador mostrou-se convicto de que o ex-avançado do Benfica será importante para o clube dentro e fora do relvado. "O Braga quis e fez tudo para contratar Nuno Gomes, porque, além de um plano desportivo, no qual ele nos ajudará bastante, há um plano estratégico de marketing traçado que é importante", indicou o líder dos bracarenses, embora tenha admitido que Vieira possa ter ficado insatisfeito com a saída do internacional português para o Minho, pois "ninguém gosta de perder uma referência".


"Nunca falei com Pinto da Costa sobre Jardim"


Muito se disse e escreveu sobre a hipótese de Leonardo Jardim ter chegado a Braga via FC Porto. Nada mais errado, segundo António Salvador, que reclama para si a aposta no treinador madeirense. "Nunca falei com Pinto da Costa sobre Leonardo Jardim. É natural que ele o tenha elogiado porque já provou saber escolher os treinadores, mas a decisão foi minha", vincou o presidente arsenalista, que garantiu ter falado pela primeira vez com Jardim só "depois da final Liga Europa e de o Domingos [Paciência] ter afirmado publicamente que não continuaria". No entanto, há muito que vinha seguindo e apreciando o trabalho do madeirense. "Há três anos, quando deu uma entrevista a dizer que, se não chegasse à I Divisão em dois anos, deixaria o futebol, marcou-me, e segui-o sempre desde essa altura", confidenciou.


"Magrão tem qualidade"

A construção do plantel de Leonardo Jardim continua a ser um segredo guardado a sete chaves, e António Salvador fez questão de não o revelar. As únicas garantias que deu, e que não são propriamente novidade, foram que "o plantel não está fechado" e que "faltam dois ou três jogadores". Se Magrão vem ou não, preferiu não adiantar. "[Gerson Magrão] é um jogador de grande qualidade, que deu provas por onde passou, no Brasil e no Dínamo de Kiev, mas não vou revelar quem são os jogadores que vêm. Quem vier será uma mais-valia para o plantel", declarou o presidente do clube da Cidade dos Arcebispos.


"Informações sobre viagens"

A razão da visita da Polícia Judiciária às instalações da SAD do Braga na última semana foi, segundo António Salvador, para recolher uns "elementos de umas viagens da UEFA de determinados convidados". "A PJ pediu informações, e o Braga colaborou, embora o processo nada tenha que ver com os órgãos sociais do clube. Estamos prontos para continuar a colaborar com a justiça", afiançou.


O JOGO

Bruno3429

Magrão é reforço garantido

Entrou na fase de detalhes a transferência de Gerson Magrão para o Braga, isso depois do clube minhoto ter proposto aos ucranianos a compra de metade dos direitos desportivos do médio brasileiro, a troco de 1 milhão de euros.

O acordo com o jogador também está praticamente alcançado. Falta apenas definir o tempo de contrato. Três ou quatro épocas são as possibilidades na mesa, sendo que o contrato mais longo permitirá ao Braga amenizar o peso do ordenado de Gerson Magrão.

A Bola

JotaCC

Salvador elogia Jardim mas «gostava de ter mantido Domingos»

António Salvador esteve esta quinta-feira à noite na RTPN para uma entrevista onde falou do actual e do ex-treinador do Sporting de Braga. Ambos lhe mereceram elogios e, ainda que o presidente arsenalista admita que «gostava de ter mantido Domingos», prevê uma época feliz com Leonardo Jardim no comando dos Gverreiros do Minho.

Domingos é um treinador apreciado pelo presidente do SC Braga, mas «já faz parte do passado» e da história arsenalista. «Foi um treinador que revelou competência e mostrou que o SC Braga sabe escolher profissionais competentes. Mas [ele] é passado, agora temos de olhar em frente com Leonardo Jardim», vincou o dirigente antes de falar do processo de mudança de Domingos Paciência para o Sporting, que apenas foi confirmado com a não-renovação do técnico pela equipa minhota.

Recorde-se que, até à final da Liga Europa, todos os envolvidos na transferência [os dirigentes do Sporting e o próprio Domingos] negavam esse facto. A troca de emblema acabou então por «surpreender» António Salvador, porque «Godinho Lopes e Carlos Freitas disseram-me que não havia contactos [a determinada altura] e voltaram a confirmá-lo no jogo em Braga, na última jornada do campeonato. Quando fiz o convite para a renovação, ele deu uma resposta negativa. Para pena minha, pois gostaria que tivesse continuado», assumiu.

A situação acabou por se precipitar e, perante os factos, Salvador foi falar com Jardim. «A conversa que tive com Leonardo Jardim depois da final da Liga Europa, depois de Domingos anunciar que não continuava publicamente no final do campeonato, foi muito boa, de uma pessoa que me surpreendeu muito pela positiva. Já uma vez fiquei impressionado numa entrevista que ele deu acerca de três anos, onde dizia que não tinha lobbies no futebol e que havia de um dia chegar, em dois anos, há primeira divisão, ou caso contrário deixava o futebol. Isso demonstra o carácter, profissionalismo e ambição que aquele treinador tem», elogiou.

Entretanto, Domingos «picou» os bracarenses dizendo que a próxima liga tem três candidatos ao título. Salvador deu hoje resposta ao antigo colaborador. «Não sei quem serão esses três [de que fala Domingos]... Só com o desenrolar do campeonato se verá se a luta será a três ou a quatro. A minha convicção é que vai ser a quatro e é para isso que trabalhamos. Não levei a mal [essas palavras]. Domingos tem de defender os interesses do clube dele mas isto traz ainda mais motivação e responsabilidade aos jogadores. Os que representam o nosso clube sabem quais são os nossos ideais e objectivos e vão mostrar em campo que vão lutar pelos quatro primeiros lugares», atirou o presidente.

Por fim, o tema passou a ser Nuno Gomes. Um excelente negócio para o SC Braga, admite Salvador, por tudo o que pode dar em campo. E fora dele. «Já se pensava que Nuno Gomes não iria continuar no Benfica, até porque pouco jogou este ano, e a intenção de o contratar surgiu no final da época. O primeiro contacto foi feito depois de ele ter anunciado a sua saída do Benfica, mas o SC Braga fez tudo para contratar o Nuno. Além do plano desportivo, em que vai ajudar bastante, será importante também no plano estratégico de marketing», explicou António Salvador.


ZEROZERO

JotaCC

SC Braga: Chuva não afasta adeptos do treino

Embora a chuva tenha decidido aparecer no treino, desta sexta-feira, do SC Braga algumas dezenas de adeptos não arredaram pé da sessão.

Os jogadores do SC Braga também contaram com o apoio de crianças de escolas da região.

O treinador Leonardo Jardim, que irá fazer o balanço da primeira semana sensivelmente ao meio-dia, apenas não contou com Ukra e Yazalde, que recuperam dos respectivos problemas.

A BOLA

Bruno3429

Leonardo Jardim assume interesse em Michel e Magrão
Por Pedro Manuel Couto

O treinador do SC Braga admitiu, esta sexta-feira, o interesse do clube em contratar os jogadores Michel, do Penafiel, e Gerson Magrão, do Dínamo Kiev.

Em conferência de imprensa, Leonardo Jardim assumiu que esses dois jogadores estão «referenciados pelo Braga». Apesar de reconhecer que o plantel tem muitos jogadores, o treinador afirmou que ainda faltam chegar outros.

O técnico fez, depois, um balanço «positivo» da primeira semana de estágio para a nova temporada, sublinhando que «foram atingidos os dois grandes objectivos: adaptar os novos atletas ao clube e adaptar o grupo às novas metodologias e ideias do treinador».

Jardim assumiu que quer ficar entre os quatro primeiros lugares da tabela, mas garantiu que vai lutar «pelo melhor lugar possível».

Questionado sobre se o campeão nacional em título, o FC Porto, é favorito a ganhar o campeonato este ano, o treinador dos minhotos disse: «Acredito que a equipa que acabou a ganhar esteja com uma estrutura mais forte e, por isso, é o principal candidato».

A Bola

Bruno3429

Leonardo Jardim: «Lutar pelos quatro primeiros lugares»
cumprida primeira semana de trabalho
Autor:  ANTÓNIO MENDES

Leonardo Jardim fez o balanço da primeira semana de trabalho como técnico do Sp. Braga, na conferência de imprensa posterior ao treino matinal desta sexta-feira.

"Cumprimos os dois grandes objetivos desta semana que eram a adaptação dos novos jogadores ao clube e do próprio grupo de trabalho aos novos métodos da equipa técnica. Consolidámos aspetos fisícos que são fundamentais nesta fase da época e introduzimos alguns pormenores táticos", considerou.

O ex-treinador do Beira-Mar acredita que o Sp.Braga pode intrometer-se na luta pelo título e revela o objetivo de reduzir o grupo de trabalho que conta atualmente com 32 jogadores.

"Não estou preocupado se o Sp. Braga é ou não o quarto grande. Os objetivos estão definidos e passam por ficar nos quatro primeiros lugares. O objetivo na próxima semana vai ser reduzir o grupo de atletas que nesta fase é obviamente extenso", revelou o técnico bracarense.

Leonardo Jardim referiu-se ainda à possibilidade de Magrão e Michel se transferirem para Braga.

"Estão referenciados mas daí a serem contratados há uma grande diferença. Aí já entramos no campo das condições financeiras", finalizou.

Record

JotaCC

Leonardo Jardim quer lutar pelo título com os "grandes"

O treinador do Sporting de Braga, Leonardo Jardim, reforçou hoje que a equipa bracarense é candidata a um dos quatro primeiros lugares da Liga de futebol e elegeu o FC Porto como o principal candidato ao título.

"Acredito que a equipa que acabou de ganhar tem a estrutura mais forte e, por isso, apresenta-se como o principal candidato", considerou o técnico madeirense, em conferência de imprensa.

Leonardo Jardim corroborou da opinião do presidente do Sporting de Braga, António Salvador, que, em entrevista à RTPN na noite de quinta-feira, disse que o campeonato será disputado a quatro, incluindo o Sporting de Braga na luta com os três "grandes".

"O Braga ganhou o seu espaço e tornou-se na quarta equipa em termos de resultados desportivos, mas também está a crescer no número de adeptos. O objectivo é ficar entre as primeiras quatro posições, mas não definimos se é o terceiro lugar, segundo ou primeiro", notou.

O responsável reconheceu que o médio Magrão, do Dínamo de Kiev, e o avançado Michel, do Penafiel, são jogadores "referenciados" pelo clube e que podem vir a ser reforços se houver capacidade financeira para isso, assim como mais um defesa central, num plantel que não quer que exceda os 26 ou 27 jogadores.

Numa primeira fase, o plantel, actualmente com 32 atletas, terá que ser diminuído, ainda antes da partida para o estágio em Melgaço, a 17 de Julho.

Jardim fez hoje o primeiro balanço da pré-temporada e assegurou que os objectivos de adaptação dos novos atletas ao clube e do grupo às novas metodologias e ideias do treinador foram atingidos, tendo revelado que o modelo táctico preferencial da equipa de futebol será em "4x3x3".

O técnico disse ainda "desconfiar" dos elogios que António Salvador lhe dirigiu, porque acarretam "mais responsabilidade".

Sobre o patamar elevado deixado por Domingos Paciência afirmou que a sua preocupação passa por "introduzir uma nova ideia de trabalho" e considerou "natural que todos os treinadores que saem deixem saudades, mas quem entra não pode estar preocupado com isso".

A equipa realiza o primeiro jogo de preparação, em Freamunde, diante da equipa local, que milita na Liga de Honra, no sábado, às 18:00.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Jardim promete Liga disputada a quatro
Novo técnico apontou o F.C. Porto como principal candidato à conquista do título.

Leonardo Jardim, sucessor de Domingos Paciência no comando técnico do Sp. Braga, garante que a sua equipa continuará a intrometer-se entre os denominados «grandes» do futebol português. Por outro lado, apontou o F.C. Porto como principal candidato à conquista do título.

«O Braga ganhou o seu espaço e tornou-se na quarta equipa em termos de resultados desportivos, mas também está a crescer no número de adeptos. O objetivo é ficar entre as primeiras quatro posições, mas não definimos se é o terceiro lugar, segundo ou primeiro», salientou o treinador.

Como campeão, o F.C. Porto parte na frente para a Liga 2011/12. «Acredito que a equipa que acabou de ganhar tem a estrutura mais forte e, por isso, apresenta-se como o principal candidato», reconheceu Leonardo Jardim, admitindo ainda que o médio Gerson Magrão (Dínamo de Kiev) e o avançado Michel (Penafiel) estão referenciados pelo Sp. Braga.


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Leonardo Jardim aponta aos «quatro primeiros lugares»

  Está cumprida a primeira semana de trabalho dos minhotos e em jeito de balanço, Leonardo Jardim considera positivos os primeiros dias, que serviram para integrar os novos jogadores e adaptar o grupo à nova equipa técnica. Com os quatro primeiros lugares no horizonte, o técnico dos arsenalistas referiu-se ainda a Michel e a Magrão e assumiu que ambos estão «referenciados» pelos minhotos.

«Cumprimos os dois grandes objectivos desta semana que eram a adaptação dos novos jogadores ao clube e do próprio grupo de trabalho aos novos métodos da equipa técnica. Consolidámos aspectos físicos que são fundamentais nesta fase da época e introduzimos alguns pormenores tácticos», começou por explicar o treinador, referindo-se ao trabalho realizado ao longo desta semana.

O novo técnico do SC Braga diz não estar «preocupado se o SC Braga é ou não o quarto grande», sublinhando que o importante é a equipa ficar «nos quatro primeiros lugares».

Para já, os objectivos são definidos para um prazo mais curto, e passam por «reduzir o grupo de atletas que nesta fase é obviamente extenso», considerou.

Quanto à época que aí vem, e questionado sobre se o campeão em título parte em vantagem, o treinador considera que sim: «Acredito que a equipa que acabou a ganhar esteja com uma estrutura mais forte e, por isso, é a principal candidata», analisou.

Magrão, do Dynamo Kyiv, e Michel, do Penafiel, têm vindo a ser apontados ao clube do Minho e o ex-treinador do Beira-Mar assumiu que ambos «estão referenciados mas daí a serem contratados há uma grande diferença»: «Aí já entramos no campo das condições financeiras», explicou.



ZEROZERO

JotaCC

Benfica e Sporting de Braga são os únicos "europeus" a lucrar com transferências

Benfica e Sporting de Braga são os únicos clubes, entre os seis primeiros classificados da Liga portuguesa de futebol da época passada, a registar lucro nas transacções de jogadores, neste início de "mercado".

Levando apenas em linha de conta as transferências efectuadas e confirmadas até ao dia 07 de Julho, benfiquistas e bracarenses são os únicos "europeus" com saldo positivo na contabilidade de entradas e saídas de jogadores.

Apesar de ser o clube que mais gastou em contratações até ao momento (perto de 13 milhões de euros), o Benfica realizou um importante encaixe financeiro com a venda de Fábio Coentrão para o Real Madrid, decisivo para obter um lucro próximo dos 16 milhões.

No entanto, o valor pago pelos "merengues" (30 milhões) não vai na totalidade para os cofres do Benfica, já que os "encarnados" tinham alienado 20 por cento do passe à Benfica Stars Fund.

Quanto aos 11 novos futebolistas, destacam-se o argentino Enzo Pérez (ex Estudiantes), por quem o Benfica pagou 5,5 milhões de euros, e o médio brasileiro Bruno César (ex Corinthians), que custou 5,3 milhões.

Semelhança do Benfica, também o Sporting de Braga conta com 11 novos atletas, a maioria contratada a custo zero, sendo que apenas Baiano, Henrique, Rodrigo Galo e Zé Luis obrigaram os bracarenses a "puxar" do livro de cheques.

Para os mais de seis milhões de lucro dos "arsenalistas", contribuiu de forma decisiva a saída do lateral Sílvio para o Atlético de Madrid, por oito milhões de euros.

Atrás do Sporting de Braga, surge o Nacional da Madeira, sexto classificado na última temporada, que mantém o equilíbrio das finanças, já que apenas contratou jogadores em final de contrato e viu sair Rafael Bracalli e Bruno Amaro na mesma situação.

Com o Vitória de Guimarães inicia-se a tabela dos mais gastadores. Os vimarenenses contrataram sete jogadores, entre eles o uruguaio Jean Barrientos, que custou cerca de 1,2 milhões de euros aos cofres do clube, verba suficiente para deixar as contas no negativo.

Já o campeão FC Porto, tem se mostrado retraído nas primeiras semanas da nova época, tanto em entradas, como em saídas, registando um saldo negativo de 5,9 milhões de euros.

O argentino Mariano González, em final de contrato, foi o único jogador a deixar o Dragão, em contraste com as cinco caras novas às ordens de Vítor Pereira: Kelvin (ex Paraná), Iturbe (ex Cerro Porteño), Rafael Bracalli (ex Nacional da Madeira), Djalma (ex Marítimo) e Kléber (ex Marítimo).

Deste quinteto de atletas, apenas o brasileiro Kelvin (dois milhões) e Kléber (2,4) e o argentino Iturbe (1,5 milhões), obrigaram os "dragões" a puxar da carteira, já que o guarda-redes e o extremo chegaram a custo zero.

No último lugar do grupo "europeu", surge o Sporting, com um saldo negativo de 11,38 milhões de euros. Apesar de ter contratado quase tantos jogadores quanto Benfica e Sporting de Braga (11), os leões já desembolsaram perto de 12,6 milhões de euros, mas ainda não realizaram qualquer encaixe significativo.

Os pontas de lança Ricky van Wolfswinkel (ex Utrecht) e Valeri Bojinov (ex Parma) obrigou a mais de metade do investimento (5,4 milhões), enquanto nas saídas, apenas o francês Sinama-Pongolle proporcionou algum encaixe financeiro, com o empréstimo ao Saint-Etienne.


O JOGO

Pé Ligeiro

Sub-20: Aníbal Capela falha Mundial


O central Aníbal Capela é baixa confirmada na Selecção Nacional de sub-20 para o Campeonato do Mundo da categoria que vai decorrer entre 29 de Julho e 20 de Agosto na Colômbia.

O jogador realizou esta sexta-feira uma ressonância magnética que confirmou lesão ligamentar no esquerdo.

«Era um elemento importante na Selecção. Todos lamentamos a sua lesão e o facto de não poder marcar presença numa competição tão importante como é um Mundial. Trata-se de um jogador de qualidade que poderia colocar em evidência o seu valor num grande palco, mas estou certo que terá oportunidade para o fazer em outras situações no futuro», disse o seleccionador Ilídio Vale

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!