News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Tese de mestrado destaca "clube-modelo"

Started by Luri, 08 de July de 2011, 12:52

Previous topic - Next topic

Luri

Tese de mestrado destaca "clube-modelo"

O Sporting de Braga tornou-se "um clube-modelo" em Portugal por adoptar medidas de marketing e comunicação que lhe permitiram aproximar-se aos adeptos e obter sucesso desportivo com a sua principal equipa de futebol.

A conclusão consta da tese de mestrado "Marketing e Comunicação, estudo de caso sobre o Sporting Clube de braga", defendida recentemente na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto por João Pedro Dias.

O jovem autor, que defende que é a primeira tese de mestrado do género em Portugal, explicou à agência Lusa que pretendeu estudar "a estrutura que suporta o Sporting de Braga ao nível do marketing e da comunicação" e perceber "a evolução conseguida na última década".

Exemplo da importância que o marketing assume no clube foi a explicação dada pelo presidente, António Salvador, em entrevista à RTPN, na noite de quinta-feira, ao admitir que o Sporting de Braga "fez tudo para contratar Nuno Gomes, porque, além de um plano desportivo, há um plano estratégico de marketing traçado que é importante".

Contextualizando na última década o "impulso exponencial" do volume de negócios no futebol, o autor do estudo frisa que "para acompanhar este progresso, os clubes tiveram que executar uma série de estratégias para garantir o sucesso" e que, "nesse sentido, o Sporting de Braga tornou-se um clube-modelo no panorama desportivo português".

Isso porque, "após uma década de resultados menos conseguidos, tomou uma série de medidas de marketing e comunicação que revelaram que a direcção entendeu que os sócios deveriam ser reconhecidos como um activo importante e valorizados ao máximo", tendo identificado seis momentos fundamentais na "mudança" do clube minhoto.

A passagem para um estádio "de referência mundial" (em Dezembro de 2003), a aposta no futebol profissional (a partir de Julho de 2005), o "naming" do estádio (em 2007), o nascimento da campanha "Guerreiros do Minho" (Maio de 2008), o apuramento para a Liga dos Campeões (Agosto de 2010) e o apuramento para a final da Liga Europa (Maio de 2011).

Concluiu que "o profissionalismo de toda a estrutura" contribuiu ainda para a subida do número de sócios e da assistência média no Estádio Municipal de Braga, tendo mesmo ultrapassado nesses dois itens o vizinho e rival Vitória de Guimarães.

"Apesar do Vitória de Guimarães ter, até há oito anos, um palmarés mais rico e regular nos primeiros lugares da classificação, essa tendência alterou-se nos últimos anos", refere o autor do mestrado, frisando que o segundo lugar alcançado pelo Braga em 2009/10 foi a melhor classificação alguma vez alcançada por ambos clubes.


in, "O Jogo"

RibeiroSCB

#1
melhor clube do mundo!