News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 02/07

Started by JotaCC, 02 de July de 2011, 08:11

Previous topic - Next topic

JotaCC

Nova era dos 'guerreiros'

Uma nova era. Com renovada ambição e desejos após uma época de sonho. O pontapé de saída na temporada 2011/12 foi dado com cânticos de 'mágico Braga' à mistura, sorrisos, aplausos, mais de mil adeptos, entusiasmo e expectativas em alta depois de duas épocas que marcaram a história do clube. É um Sp. Braga reformulado, com onze caras novas no plantel, mais maduro e com Leonardo Jardim ao leme. De um barco que se prepara para navegar a todo o gás numa nova época ambiciosa.
São vários rostos novos, desde logo a começar pela equipa técnica. Leonardo Jardim já caiu no agrado dos adeptos e revela estar já adaptado à realidade do novo clube e a uma cidade que o recebeu de braços abertos.
Para além das mudanças técnicas, o Sp. Braga perdeu a estrutura defensiva da última temporada, com a saída de peças-chave do grupo, nomeadamente, Artur Moraes, Sílvio, Rodriguez, Paulão, Kaká, Miguel Garcia e Vandinho. Aliás, o sector defensivo foi o que mais sofreu alterações.
A baliza foi reforçada com o italiano Tommaso Berni (ex-Lazio) e a defesa conta agora com seis novidades: Baiano (ex-P. Ferreira), Rodrigo Galo (ex-Gil Vicente), Nuno André Coelho (ex-Sporting), Henrique (ex-Olhanense), Ewerton (ex-Corinthians Alagoano) e Imorou (ex-Châteauroux). O grupo de 32 jogadores conta ainda com Djamal (ex-Beira Mar), Douglas (ex-V. Guimarães), Zé Luís (ex-Gil Vicente) e Nuno Gomes (ex-Benfica). Peña, Nuno Valente, Yazalde, Pizzi e Palmeira regressam após empréstimo.

Um central e um dez a caminho

O pontapé de saída na nova época foi dado com um grupo de 31 jogadores - apenas Paulo César falhou a apresentação devido a assuntos pessoais, mas devidamente autorizado pela SAD arsenalista - que vai sofrer ainda alterações. O técnico Leonardo Jardim vai observar os jogadores agora na fase de arranque de época e no estágio de pré-temporada, em Melgaço, a partir do dia 17, e encurtar o grupo.
Certo é que há ainda falhas a colmatar. Desde logo na defesa. O técnico garantiu que a baliza está fechada com a chegada do italiano Berni (ex-Lazio), mas a defesa precisa ainda de reajustes. As maiores alterações verificam-se, precisamente, no sector defensivo, no eixo da defesa, lugar que tem apenas três candidatos - Henrique (ex-Olhanense), Nuno André Coelho (ex-Sporting) e Ewerton (ex-Corinthians Alagoano) - e o jovem Palmeira, chamado após empréstimo ao satélite FC Vizela.
A par de um central, está a caminho um número dez. Tudo indica que a escolha recaia no jovem prodígio Youssef Msakni, do Esperança de Tunis.Nuno Gomes: "Vim para um grande clube"

Descontraído. Bem-disposto. Mas com alguma nervosismo, "como se fosse o primeiro dia de aulas". Nuno Gomes foi o centro das atenções no primeiro dia de trabalhos do Sp. Braga na nova temporada. O avançado - que irá vestir a mítica camisola 21 também em Braga - confessa que ainda sonha com a selecção nacional, para isso, está preparado para uma época em pleno. Num clube que classifica como um "grande" a nível nacional.
"Estou contente pelo facto de continuar a jogar em Portugal, é o meu país, onde me sinto bem com a minha família. Foi uma excelente opção para mim, porque vou continuar a jogar no nosso campeonato que conheço bem. Vim para um grande clube", revelou, acrescentando ter sido "a opção mais acertada".
"Assinar foi ontem [quinta-feira], mas temos vindo a falar durante os últimos 15 dias e, desde o primeiro contacto, senti uma vontade muito grande do presidente e das pessoas do Sp. Braga em contarem comigo e levei isso em conta. Tenho de agradecer a oportunidade que me estão a dar para prosseguir a minha carreira e o que mais gosto de fazer, que é jogar futebol", frisou Nuno Gomes.
Aos adeptos, o ponta-de-lança promete "muito trabalho" e "dedicação": "espero marcar muitos golos e que o Sp. Braga atinja os objectivos. Sou mais um do plantel. Prometo dedicação e força de vontade. Jogar mais minutos também é um objectivo".
O avançado garante que não está em Braga "para provar nada a ninguém", até porque, "a minha carreira fala por si". "Sinto-me feliz por ter feito esta escolha e feliz por continuar a jogar futebol". Apenas alguma desilusão pela forma como saiu do Benfica. "Não foi a melhor saída nem a que estava à espera, mas no futebol é mesmo assim".
Aos 34 anos, Nuno Gomes sente-se em forma para prosseguir a carreira e não pensa, por enquanto, em se despedir dos relvados. "Não sei, depende como correrem as coisas, não posso dizer que no final desta época irei pendurar as botas, porque enquanto nos sentirmos bem devemos jogar. Não estou preocupado em sair em grande ou em beleza, estou sim preocupado em jogar futebol, tudo dependerá como correr a época", referiu, confessando o sonho de regressar à selecção. "Gostava muito de poder regressar à selecção, nunca disse que não queria jogar mais pela selecção, se as coisas correrem bem e fizer golos acho que posso vir a ser chamado. Não vejo porque não, posso sonhar ainda com isso".
Quanto ao desafio para a nova temporada, Nuno Gomes é peremptório: "uma época ao nível das anteriores e, se possível, melhor. Espero no campeonato ficar entre os quatro primeiros e depois, em relação à Liga Europa, chegar o mais longe possível, depois temos duas taças importantes que sei que é um objectivo também chegar o mais longe e se possível ganhá-las. Vamos todos lutar para este ano ser melhor do que na época anterior".

Mais de mil adeptos aplaudiram 'guerreiros'

Depois de uma época passada brilhante - que culminou com a final da Liga Europa e aproximou de vez a cidade ao clube - os adeptos e sócios compareceram em massa no primeiro dia de trabalhos da nova temporada do Sp. Braga.
A chegada de Nuno Gomes foi um dos motes para a presença de tantos adeptos nas bancadas do Estádio Municipal de Braga, motivados pela contratação do experiente avançado, ídolo de gerações e um dos reforços de peso do novo plantel.
O ponta-de-lança foi dos mais aplaudidos, tal como Quim, guarda-redes que viveu uma época difícil devido à grave lesão e arranca agora a cem por cento para a nova temporada.
Mas à chegada ao relvado, foi o presidente António Salvador o mais ovacionado. "Salvador olé, olé", gritavam os mais de mil adeptos nas bancadas.
Ao som do 'mágico Braga', as palavras de incentivo foram ainda direccionadas para o novo treinador, Leonardo Jardim.

Leonardo Jardim: "Pressão em termos desportivos é motivadora"

Depois de dois anos históricos, a fasquia está alta na nova era de Leonardo Jardim. O novo técnico do Sp. Braga confessou ter dado um passo importante na carreira, sem que nunca tenha estado em causa a continuidade nos arsenalistas quando as notícias colocaram o técnico na rota do FC Porto. Jardim diz estar concentrado e motivado para o novo desafio. Quanto à pressão de manter o clube na rota de sucesso, é factor extra de motivação.
"A pressão em termos desportivos é sempre motivadora, cria-nos ambição, maior profissionalismo, cria um maior querer em dar continuidade aos campeonatos que o Sp. Braga tem desenvolvido. Dei mais um passo na minha carreira, estou satisfeito por estar no Sp. Braga, tenho um contrato de três anos, gostaria de o cumprir e, desde o primeiro minuto, estou preocupado somente com aquilo que eu e o Sp. Braga podemos realizar", destacou o treinador.
Na cidade dos arcebispos, Jardim sente "melhor qualidade do que nos outros sítios por onde passei", por isso, "a adaptação será melhor".
No primeiro dia de trabalhos, o técnico já contou com Nuno Gomes, que se apresentou aos adeptos como mais recente reforço. Jardim destaca o percurso do avançado, motivo para ser "acarinhado" nesta transição para o Sp. Braga.
"Espero em primeiro lugar rendimento, é para isso que contratámos os atletas. Mas o Nuno consegue acrescentar ao grupo a maturidade e experiência que tem como profissional. Tem mostrado nestes últimos anos em que tem sido menos utilizado uma boa atitude profissional, bons comportamentos e isso, para mim e para o Sp. Braga, é muito

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Nuno Gomes
"Como no primeiro dia de aulas"

A poucos dias de festejar os 35 anos, Nuno Gomes ainda sentiu um friozinho na barriga quando ontem fez a viagem desde o hotel onde está instalado até ao Estádio AXA. "Foi como se tivesse ido para o primeiro dia de aulas", admitiu a mais sonante contratação do Braga, momentos antes de receber o primeiro banho de multidão dos adeptos.

O primeiro dia ficou marcado pela ansiedade e pelo entusiasmo por começar a nova aventura. "Estou contente por continuar a jogar em Portugal. É o meu país, é onde me sinto bem, além de que posso estar com a minha família. Foi uma excelente opção, porque vim para um grande clube", elogiou, agradecendo a confiança depositada pelos bracarenses. "Desde o primeiro contacto senti uma vontade muito grande do presidente e das pessoas do Braga em contarem comigo. Tenho de agradecer a oportunidade que me estão a dar de poder continuar a minha carreira de jogador", justificou.

Nuno Gomes assinou por um ano, sem outro de opção, mas tal não significa que em 2012 coloque um ponto final na carreira. "Depende de como correrem as coisas. Não posso dizer que irei pendurar as botas. Enquanto me sentir bem, devo continuar a jogar. Não estou preocupado em acabar em grande ou em sair em beleza. Quero é continuar a jogar", anunciou, confiante no regresso à Selecção. "Se jogar e marcar golos, posso sonhar com a Selecção".

Para já, as atenções estão centradas no Braga. " Espero ficar entre os três ou quatro primeiros lugares no campeonato e na Liga Europa ir o mais longe possível. Temos ainda mais duas taças importantes, a Taça da Liga e a Taça de Portugal, se possível ganhá-las".

Para trás ficou a passagem pelo Benfica. "Se calhar não foi a saída que todos esperavam", admitiu, pouco interessado em alongar-se sobre o assunto. "Não nego o passado e a ligação que tive ao Benfica. Foram 12 anos. É uma ligação forte e uma empatia muito grande com os adeptos", lembrou, recordando o convite que a SAD benfiquista lhe fez e que o obrigaria a terminar já a carreira de jogador. "Fiquei orgulhoso pelo Benfica me ter oferecido um cargo na estrutura. Não se falou em que tipo de cargo, porque desde o início da época disse que queria continuar a jogar. Não era a altura de parar", vincou.

Um golo para animar

Se é desde o primeiro treino da temporada que se começa a luta por um lugar no "onze", então Nuno Gomes somou ontem os primeiros pontos. Perante o olhar curioso de um mar de adeptos, o avançado não desiludiu e, depois dos "concorrentes" Douglas e Zé Luís terem feito o gosto ao pé, também acertou com a baliza, num golpe de cabeça que não deu hipóteses a Quim. O ex-Benfica fez parte de uma equipa composta por muitos jogadores do plantel da época passada, como Alan, Mossoró e Lima, e até realizou algumas boas combinações com o último.

Leonardo Jardim
"Nuno acrescenta mais maturidade"

Mais "à frente ou no apoio ao ponta-de-lança", Nuno Gomes parece ter um papel reservado para si por Leonardo Jardim, embora o novo treinador do Braga tenha frisado que a importância do avançado vai muito para além do que possa fazer no relvado. "O Nuno [Gomes] é uma mais-valia, que acrescentará ao grupo maturidade e experiência. Mesmo não tendo jogado tanto nos últimos anos, sempre teve um boa atitude profissional e isso é muito importante para mim", revelou Jardim, que do ex-Benfica só espera "rendimento", pois o objectivo da equipa para a próxima época é "passar do quase ao vencer uma taça".

Se o conseguir, Leonardo Jardim sacudirá alguma da pressão que herdou de Domingos. Não se pense, porém, que isto o atrapalha. Pelo contrário. "A pressão em termos desportivos é sempre motivadora. Cria-nos ambição, um maior profissionalismo e uma maior vontade de dar continuidade às últimas épocas", explicou, já depois de garantir que pretende um plantel com "26/27 jogadores".

Baliza está encerrada

Apesar de O JOGO ter revelado que a ida de Beto para o Panathinaikos é muito provável, o guarda-redes do FC Porto continua a ser insistentemente apontado ao Braga. No entanto, Leonardo Jardim tratou de colocar um ponto final na especulação, dando por encerradas as contratações para a baliza. "Beto? Temos três guarda-redes e conto com eles. Se todos estiverem bem fisicamente, não precisamos de contratar mais ninguém", garantiu o técnico do Braga, que confia bastante nas qualidades de Quim, Berni e Marcos.

Rumores não perturbaram

Assim que as primeiras notícias sobre a saída de André Villas-Boas para o Chelsea vieram a público, o nome de Leonardo Jardim foi imediatamente colocado na órbita do FC Porto. Será que isso mexeu com o treinador madeirense? Segundo o próprio, nem um pouco. "Estou calmo. Dei mais um passo na minha carreira, que tem sido realizada sempre em crescendo. Estou feliz por estar no Braga, clube com o qual tenho mais três anos de contrato, e gostaria de os cumprir", afiançou o técnico bracarense.

SAD quer vender Pizzi contra a sua vontade

A vontade da SAD arsenalista vender Pizzi é diametralmente oposta ao desejo do jogador. O brigantino tem insistido na permanência e embora não pretenda forçar nada contra o Braga nem contra a Gestifute, que o representa, já vincou bem que não há milhões que o deixem mais satisfeito do que a afirmação em Braga, objectivo que persegue há dois anos e que vê prestes a cumprir-se se entretanto não for vendido. Com 21 anos, o jogador já confidenciou a amigos próximos que tem tempo para ganhar dinheiro e que agora não se quer desviar daquele que considera ser o rumo certo na carreira: afirmar-se no Braga e jogar num campeonato competitivo. "Vou continuar aqui até que haja algo em contrário. Quero muito afirmar-me aqui e a preferência é ficar no clube que me foi buscar ao Bragança", disse na apresentação, à margem de mais polémica.

Plantel peso-pesado e banho de multidão

Só Paulo César, por motivos pessoais e devidamente autorizado, faltou ao primeiro dia da nova época. Ainda assim, apresentaram-se os outros 30 jogadores e todos prometeram dificuldades para Leonardo Jardim reduzir esse número. Aos 31 actuais (15 transitam, onze são reforços e cinco regressam após empréstimo) devem somar-se mais um defesa-central, um médio interior e um médio-ofensivo, o que garante automaticamente pelo menos sete dispensas. Isto porque o plantel terá 27 jogadores.

Os adeptos estranharam algumas caras, mas não deixaram de aplaudir em força o plantel a quem pediram "raça e paixão" com duas tarjas colocadas à saída do parque de estacionamento. Nas bancadas eram cerca de mil, aproximadamente tantos quantos estiveram no treino. Um banho invulgar e que numa apresentação nunca se tinha visto.

A tarefa para o novo treinador será dura, até porque só Palmeira é uma carta definitivamente fora do baralho, pois foi chamado à pressa para preencher uma posição (defesa-central) ainda deficitária. Os outros dependem da avaliação do treinador e da venda ou não de algum activo. Yazalde, por exemplo, pode beneficiar da transferência de Pizzi para ficar. Peña, Nuno Valente e Marco Ramos reúnem favoritismo para as dispensas. Zé Luís e Galo poderão ser emprestados e Meyong também tem liberdade para se mudar, se entender ser melhor para si. E há propostas para Alan, Lima, Elderson e outros...

Grupos prováveis que nunca se separam

Uma das primeiras metas de Leonardo Jardim é estreitar os laços entre os jogadores, num grupo muito heterogéneo e onde 11 jogadores são novos. Por isso, obrigou-os a passarem o primeiro dia juntos. Começaram na palestra, depois no pequeno-almoço e almoço e a seguir nos exames médicos que antecederam o primeiro treino da temporada. Ao longo desse período foram visíveis grupos de proximidade. Zé Luís e Galo (ambos ex-Gil Vicente) não desgrudaram e tiveram a companhia pontual de Baiano. Nuno Gomes fez-se rodear de Quim, Hugo Viana e Custódio (colegas de selecção). Pizzi esteve com Nuno Valente e Palmeira (todos das camadas jovens). Djamal ficou com Imorou (falam francês).

Discurso directo

Foi difícil sair da Lázio. Deixei grandes amigos e foram cinco anos muito importantes. Mas foi a decisão certa. O projecto cativou-me e quero mostrar valor. Já comecei a aprender português

Tomasso Berni, ex-Lázio

Só conhecia o Pizzi. Mas falei com o pessoal e são todos gente boa. Quero melhorar e acho que ninguém está em vantagem na luta pela titularidade. Vai ser uma disputa sadia e quem ganha é o Braga

Baiano, ex-Paços de Ferreira

Descansei bem e agora vou trabalhar. Pelo que li venho como lateral e não extremo, mas quem vai decidir isso é o treinador. Estou confiante no meu desempenho e que vou fazer bom campeonato

Rodrigo Galo, ex-Gil Vicente

Estou convencido que vai ser uma época fantástica. O estatuto não garante ninguém. O objectivo é ficar o mais acima possível. Se não for primeiro, segundo. O Braga está ao mesmo nível do Sporting.

Nuno André Coelho, ex-Sporting

Estou feliz por estar aqui. Fiquei surpreendido quando soube do interesse. Sair de um clube como o Alagoano e vir para o Braga é passo muito grande.

Agora quero jogar e ser feliz

Ewerton, ex-Corinthians Alagoano

Ligaram-me de Olhão e disseram para vir a Braga assinar. Foi uma surpresa. Fiquei em êxtase. Há muitas provas e todos jogaremos. Ser campeão é muito complicado, mas não impossível

Henrique, ex-Feirense

As primeiras impressões são fantásticas. Espero jogar o mais possível, fazer uma época muito boa, ajudar a conseguir o melhor possível no campeonato e a fazer um superpercurso na Taça

Imorou, ex-Chateauroux

Jardim ajudou a que eu viesse, mas eu também fiz uma boa época. Estou muito feliz por chegar aqui. Estou entusiasmado pelas competições europeias. Sonhava com elas em pequeno

Djamal, ex-Beira-Mar

Parece que estou a chegar hoje a Portugal.Estou impressionado com o Braga: bem acima do Guimarães. Os adeptos vão apoiar-me como ao Custódio pois também vou respeitar a camisola

Douglas, ex-Guimarães

Vamos reunir forças e dar as mãos para ajudar o Braga a cumprir o objectivo de chegar o mais longe possível. Nuno Gomes chegou para ajudar. É mais experiente e eu posso aprender muito

Zé Luís, ex-Gil Vicente

O JOGO

JotaCC

Nuno Gomes já marca
ponta-de-lança começou a cumprir o seu destino

Quem sabe nunca esquece. Nuno Gomes não demorou muito a marcar o seu primeiro golo com o emblema bracarense, no minijogo que fechou o primeiro treino da época. Douglas foi o primeiro a marcar quando fazia dupla com o ex-gilista Zé Luís e este último acabou por fazer o segundo golo na baliza do italiano Berni. Na outra equipa alinhava outra dupla de pontas-de-lança: Lima e Nuno Gomes. Quim resistiu até onde pôde mas nada pôde fazer quando Baiano cruzou da direita e Nuno Gomes atacou a bola com determinação no primeiro poste. Mário Palmeira, central de 21 anos chamado ao plantel enquanto o Sp. Braga não garante a contratação de pelo menos mais um homem para o eixo, bem tentou evitar mas o melhor que conseguiu foi estorvar a ação do ex-benfiquista. Bola na rede! Palmas para o n.º 21 e Leonardo Jardim a ficar com a certeza de que Nuno Gomes não perdeu a motivação e que está em Braga não apenas para vender camisolas. Um golo que, como dizia alguém entre o público, foi apenas o aperitivo de um banquete de golos que os bracarenses esperam.

RECORD

JotaCC

Sp. Braga: Banho de multidão na apresentação oficial do avançado
Nuno Gomes super-estrela

Nuno Gomes foi ontem apresentado como jogador do Sp. Braga e o emblema minhoto já vende camisolas com o seu nome, algo nunca visto no primeiro dia da pré-época do clube. A imagem de 'superstar' do avançado começa a dar lucro ao Sp. Braga e arrastou mais de mil pessoas ao estádio e ao primeiro treino de Leonardo Jardim.

Foi uma estreia dourada para Nuno Gomes. Os adeptos minhotos estenderam-lhe uma passadeira vermelha imaginária e ainda enrouqueceram de tanto gritar o seu nome, no momento em que o avançado subiu ao relvado. Antes dessa agitação, Nuno Gomes disse aos jornalistas que sentia a adrenalina de quem vai "para o primeiro dia de aulas". "Espero jogar mais e marcar muitos golos", assumiu, prometendo "dedicação e força de vontade" para "ajudar o Sp. Braga a atingir os seus objectivos".

No relvado do Municipal de Braga, a alegria do avançado era contagiante. "Estou muito contente com esta recepção", disse, a bom rir, sem esconder o desejo de voltar à Selecção: "Continuo a sonhar com a Selecção. Não jogando era difícil chegar lá."

O sorriso de Nuno só esmoreceu quando foi instado a falar da última conversa com o treinador do Benfica, Jorge Jesus. "A ligação ao Benfica vai perdurar. Há uma empatia grande entre mim e os adeptos do Benfica. Se fiquei magoado com Jesus? Não estou magoado. Fisicamente, estou bem."

A fechar o dia, mais aplausos abrilhantaram os golos que marcou no animado treino.

PLANTEL VAI SER REDUZIDO

O treinador Leonardo Jardim começou a trabalhar com 31 jogadores. Onze são caras novas e Paulo César faltou, autorizado pelo clube. O Sp. Braga tem vários jogadores para colocar até ao fecho do mercado mas o novo técnico só tomará decisões no final do estágio de pré--época.

O avançado Pizzi voltou ao clube após um empréstimo feliz ao Paços de Ferreira e é um dos jogadores na 'corda bamba'. "Vou continuar aqui até que surja alguma coisa em contrário. Por enquanto, só penso em representar o Sp. Braga", disse.

O central Nuno Coelho, ex--Sporting, considerou que "o Sp. Braga está ao mesmo nível" dos leões.

Já Leonardo Jardim disse esperar "um bom rendimento de Nuno Gomes" e "um lugar entre os quatro primeiros da Liga".

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Sp. Braga arrancou com ambições intactas

O Sporting de Braga deu ontem o pontapé de saída para a temporada 2011/12 com 11 reforços garantidos, onde se destaca o avançado Nuno Gomes, assegurado nas últimas horas ao Benfica. Para esta época, os objectivos arsenalistas continuam focados num lugar entre os quatro primeiros do campeonato, bem como na conquista de uma das taças internas. Na Liga Europa, o Sporting de Braga pretende «ir o mais longe possível», como afirmou ontem o novo técnico.

Diario do Minho

Pé Ligeiro

Elderson integrado

O plantel do SC Braga realiza, esta manhã, o segundo treino na nova temporada, com cerca de mil adeptos a assistir. Elderson já integrou os trabalhos, depois de ontem ter estado ausente para fazer exames médicos.

Já Yazalde continua de fora das sessões de treinos.

Paulo César, que teve dispensa para tratar de assuntos pessoais no Brasil, também ainda não está em Braga.

ABOLA

BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Fernando assina até amanhã

Médio deverá chegar a Olhão livre. Contrato será por duas temporadas.

Fernando Alexandre e a Direcção do Olhanense já chegaram a um entendimento e o contrato vai ser assinado até amanhã, devendo ter a duração de duas temporadas.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Olho Vivo

Quim. "Nos sub-15 fiz uma assistência para golo do Nuno Gomes"

E ainda hoje os dois amigos que se cruzaram no Benfica falam do mesmo lance. Agora em Braga

Quim já falhou um Campeonato do Mundo (2002), porque foi apanhado com doping (Nandrolona) - esteve suspenso seis meses mas depois deram-lhe razão. Quim já falhou um Campeonato Europeu (2008), porque no último remate de um treino se lesionou num pulso. Quim já falhou uma época inteira (a última no Braga), porque num simples salto rompeu o tendão de Aquiles. Quim já perdeu o lugar numa equipa (Benfica), apenas por capricho e equívoco do treinador Ronald Koeman (lançou Moretto). Quim até acabou fora da Luz, por decreto de outro técnico (Jorge Jesus) que o dispensou em directo numa entrevista à RTP. Mas como recuperou sempre, Quim, o bicampeão e melhor guardião do Benfica depois de Enke (Moreira, Bossio, Moretto, Butt, Roberto, etc.) está aí para as curvas. Aos 35 anos, no Braga, ainda nem sequer pensa quando vai acabar a carreira.

Quantas vidas tem o Quim?

Ah, não é uma questão de quantas vidas são. São só momentos bons e maus que vão acontecendo... nuns ou noutros temos de seguir em frente. Passei por muita coisa, mas acredito no meu trabalho.

Não é muito de se queixar disto ou daquilo pois não?

Não gosto muito de aparecer, de procurar protagonismo. Muitas vezes me disseram que acabei prejudicado porque neste ou naquele momento preferi falar calado, mas eu cá vou na minha vidinha, a ser sempre o mesmo. E assim vai continuar a ser. Sei é que tenho uns amigos, uma família, uma mulher e uns filhos fantásticos que nunca me falham.

Quantos filhos tem?

Dois.

Algum guarda-redes?

O mais velho tem dez anos, mas acho que está mais inclinado para marcar golos.

Os miúdos querem é ser Ronaldos.

Querem ser avançados, mas já vão aparecendo muitos miúdos para a baliza.

Jogou sempre na baliza?

Não, era avançado, tive essa fase, e aos 13 anos ainda jogava lá na frente. Um dia faltou o guarda-redes, não havia mais ninguém e lá fui eu para a baliza. Nunca mais de lá saí, ou seja, sou guarda-redes por acaso [gargalhada].

Que grande acaso. Levou-o ao Braga, ao Benfica, a ser campeão, a ser internacional português!

Pois, mas não foi fácil.

E foi fácil regressar a Braga, romper o tendão de Aquiles e ver de fora a final da Liga Europa?

Nada! Quando regressei ao Braga o clube tinha acabado de fazer o segundo lugar no campeonato, estava com a expectativa de me integrar e fazer uma grande temporada. Aquilo que aconteceu depois, chegar à final da Liga Europa, se me contassem ao início eu não acreditaria... mas pronto, fiquei a torcer de fora e fiquei feliz pelos meus colegas.

Esteve no Braga dos anos 90 e voltou lá agora. Como é possível um clube desta dimensão chegar a este nível? Qual foi a grande diferença?

Foi a chegada do presidente António Salvador. Ainda o apanhei antes de sair para o Benfica, as opções dele foram sempre fantásticas, a todos níveis, por exemplo, a contratar jogadores e treinadores.

Agora contratou o Nuno Gomes.

E vocês vão reencontrar-se quase 20 anos depois.

[Quim responde ainda sem dar o negócio como certo; a entrevista foi feita na quarta-feira] Se essa notícia se confirmar será óptimo, é um grande jogador. Jogámos nas selecções desde os 15 anos, sempre foi grande colega, boa pessoa. Faz a diferença dentro e fora do campo.

É também por fazer a diferença fora do campo que a saída do Benfica é ainda mais estranha?

Sim, porque conhecia o balneário e sabia o que era a mística. Integrava toda a gente, além disso, praticamente viveu sempre para o Benfica. São opções... Mas fora do campo foi útil, na época passada não jogou nem uma hora e marcou cinco golos! Fiquei surpreendido.

Era o seu melhor amigo na fase Benfica?

Sim, por tudo o que passámos ao longo dos anos. Lembro-me de um episódio engraçado: no primeiro jogo em que nos encontrámos na selecção sub-15 fiz uma assistência para golo do Nuno Gomes.

Como!

Vi-o lá na frente, isolei-o com um pontapé. Ainda hoje recordamos isso quando nos juntamos.

O Nuno Gomes foi seu adversário também. Houve algum avançado que não o deixasse dormir bem?

Há muitos avançados complicados, temos sempre de ter cuidado... O Liedson e o Jardel eram perigosos, daqueles que podiam inventar um golo numa simples distracção. Tive o prazer de jogar com eles.

Prazer?

É sempre bom, é um privilégio jogar contra gente assim.

Mas num momento de pressão consegue ter calma para observar a beleza do jogo adversário?

Não é tanto assim, isso é mais complicado... Estamos concentrados de tal maneira que às vezes nem temos noção de tudo o que se passa. Às vezes só percebo que uma jogada aconteceu porque a vi depois na televisão.

Estava na baliza da selecção portuguesa na final do Europeu sub-18.

Sim, defendi dois penáltis contra a Alemanha.

Então lembra-se das grandes defesas?

Nem por isso. As defesas são todas importantes... Eu tento olhar muito para as coisas mais fáceis, às vezes no treino há quem não dê importância ao mais simples, como ensaiar um simples atraso e o pontapé, ou o remate fraco. Isso também faz muita falta, não se pode falhar aí.

Já parece um treinador de guarda-redes a falar.

[Risos] Gosto muito do trabalho dos guarda- -redes, quem sabe venha a fazer isso, mas nem sequer pensei no assunto. Tenho mais dois anos de contrato.

Um treinador de guarda-redes é muito importante? Luís Matos, ao que parece, saiu do Benfica culpado pela má época do Roberto.

Um treinador é importante, claro. Mas se estamos a falar do Luís Matos, convém lembrar que na época anterior ele também foi o treinador do guarda-redes menos batido do campeonato [o próprio Quim, no Benfica]. O Matos é um excelente treinador.

Como é que se recupera de um frango? No Benfica você ficou marcado com aquele lance contra o Vitória de Setúbal, mas custa-lhe mais isso ou ser goleado, como aconteceu no 6-2 contra o Brasil?

Os erros acontecem, depois há que assumi-los. No caso do Brasil foi diferente, porque toda a equipa esteve mal. Mas lá está, há bons e maus momentos e perante eles temos de seguir em frente. Não sou muito de recordar tudo, uma das situações que mais lembro são os últimos cinco ou dez minutos do jogo contra o Boavista, no Bessa, quando o Benfica se sagrou campeão em 2004/05. Estava a sagrar-me campeão no primeiro ano no Benfica!

Nessa época, depois de um jogo contra o Belenenses, em Dezembro, Trapattoni decide tirar o Moreira da baliza e lança-o a si. O que lhe disse a raposa?

Nada de especial, achou que devia mudar e mudou.

Nessas situações, como é que fica a relação com o colega de treino? Teve rivalidade com Moreira, Moretto... provavelmente voltará a vivê-la em Braga.

Podia falar mais ou menos com um ou com outro, mas nunca me dei mal com um colega. Cada um tem de treinar o melhor possível, porque quem ganha com isso é a equipa. É a concorrência e se a concorrência for boa...

No caso do Moretto, não me diga que achava que a concorrência estava à sua altura.

Podemos achar isso, mas no fim são opções do treinador. Não foi o caso de a concorrência ser fraca, foi a injustiça de me fazerem sair da equipa quando já estava a finalizar a recuperação de uma lesão e vinha há cinco jogos sem sofrer golos.

Com a chegada do Berni ao Sporting de Braga, a baliza está a um ou a dois passos?

Para já, o meu objectivo é sentir-me em perfeitas condições, o que felizmente consegui. Agora falta-me apenas ganhar ritmo, jogar. Sinto-me forte física e psicologicamente.

Qual é o prazo de validade de um guarda-redes?

Não sei, mas sei que nunca me senti tão bem como desde há um ano. Sabe aquela sensação de... de não se sentir pesado, de estar na melhor forma possível, no topo da experiência, confiante? Estou a atravessar essa fase e nem penso no final da carreira. Posso jogar mais três ou quatro anos.

Qual é o seu segredo?

Nada de especial, posso comer muito ou pouco mas nunca tive tendência para engordar. O peso mantém-se e isso ajuda muito um guarda-redes.

Quando Jorge Jesus o dispensou em directo na televisão ficou com mais força para mostrar que ainda pode jogar mais uns anos?

Não queria comentar isso, o Benfica é passado, vamos ao futuro... É claro que não me senti bem com o que se passou, essa opção podia ter sido tomada e comunicada duas ou três semanas antes; de resto, foi dispensado o guarda-redes titular e ficaram os suplentes... Mas se me deu mais força? Eu trabalho sempre da mesma forma, estou aí para trabalhar.

Quim, obrigado pela entrevista. Bom trabalho aí em Braga.

Obrigado.

IONLINE

Pé Ligeiro

Guilherme cedido ao Gil Vicente

O brasileiro Guilherme foi cedido pelo SC Braga ao Gil Vicente para a temporada 2011/2012.

O jogador, de 20 anos, tinha propostas de empréstimo para um clube da Série A brasileira e de outros clubes da Série B, mas o clube minhoto decidiu emprestá-lo aos recém-chegados à Liga Zon Sagres.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Nuno Gomes continua ao lado de Lima

cerca de 1.000 adeptos no treino

O Sp. Braga voltou a treinar este sábado de manhã, numa sessão que já contou com Elderson, depois de ter estado ausente na sexta-feira.

Paulo César não marcou presença, por estar no Brasil a tratar de assuntos pessoais, autorizado pela direção. O brasileiro é assim o único dos 31 jogadores do plantel que ainda não se apresentou.

A sessão de treino contou com a presença de cerca de 1.000 adeptos, que viram Nuno Gomes de novo em grande destaque na frente de ataque, ao lado de Lima.

Leonardo Jardim orientou a equipa, com ênfase nos exercícios de transição ataque-defesa, sempre com bola.

Os bracarenses voltam ao trabalho apenas na próxima segunda-feira.

RECORD
BRAGA SEMPRE MAIS!