News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 29/05

Started by JotaCC, 29 de May de 2011, 08:21

Previous topic - Next topic

JotaCC

Leonardo Jardim oficializado esta semana



Leonardo Jardim vai ser oficializado esta semana pelo Sporting Clube de Braga. O treinador madeirense rende Domingos Paciência no cargo e vai orientar os minhotos nas próximas duas temporadas.

A herança é pesada para o jovem madeirense, que aos 36 anos tem o maior projecto da sua carreira. Apelidado de Mourinho da Madeira, devido ao facto de ter iniciado muito cedo a carreira de treinador, Leonardo Jardim conta com duas subidas de divisão no seu currículo (Chaves e Beira-Mar). O madeirense é conhecido por ser metódico, um apaixonado pelo uso das novas técnologias e um homem firme nas posições que toma ao longo da sua carreira.
Ambicioso, assume com toda a clareza que a sua forma de estar e as suas condutas não são alteradas em relação aos resultados, já que valoriza e dá ênfase à planificação.

Na temporada passada, na altura ao serviço do Beira-Mar, o timoneiro levou os aveirenses a triunfo diante do Sporting Clube de Braga em pleno Estádio Municipal. Contudo essa não foi a primeira vitória de Leonardo Jardim sobre os arsenalistas, uma vez que, na época 2005/06, quando levou o Camacha ao terceiro lugar da II divisão B, obteve uma vitória robusta no Estádio 1.º Maio, diante da extinta equipa B dos arsenalistas.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Digressão ao estrangeiro é certa

O prestígio do clube também se mede assim: convites para torneios internacionais não faltam.

Começam a ser conhecidos alguns detalhes da nova época do SC Braga: o primeiro dia de trabalhos está programado para 1 de Julho, informação entregue aos jogadores que transitam para a temporada 2011/12 e aos que se estreiam no Minho.

Entre as apresentações da praxe e os exames habituais, oportunidade natural para contactar com a nova equipa técnica que tem por objectivo manter o SC Braga numa rota permanentemente ascendente.

Depois disso, segue-se o estágio e a dúvida mantém-se: lançar a época em solo nacional ou fazê-lo para lá das fronteiras portuguesas. Nos próximos dias, será conhecida a decisão, que também será da responsabilidade de Leonardo Jardim. Garantido é que o SC Braga fará uma digressão no estrangeiro.


A BOLA

JotaCC

SAD oficializa vinda de Imorou
MELO ROSA/BRUNO FILIPE MONTEIRO

Está fechado. Imorou foi ontem oficializado, no sítio oficial do clube, como jogador do Braga.

O esquerdino assinou um contrato válido por cinco épocas, ou seja, até ao final de 2015/16, e passa a ser o terceiro reforço dos bracarenses para 2011/12, contando apenas com os que foram publicamente assumidos pela estrutura. Junta-se aos gilistas Rodrigo Galo e Zé Luís. A lista de aquisições poderá aumentar, em breve, com os nomes de Bracali, guarda-redes do Nacional, Douglas, avançado do Guimarães, e Djamal, médio maliano que estava no Beira-Mar e que poderá vir a ser muito útil na integração de Imorou, pois também fala francês.

A expectativa do jogador contratado ao Chateauroux em relação ao sucesso da primeira experiência fora de França é enorme. "Hoje em dia, na Europa, não há ninguém que não conheça o Braga", revelou Imorou nas primeiras declarações como jogador do clube minhoto, apontando outras razões que o levaram a optar por este desafio: "Tive convites de outros clubes mas o projecto apresentado e o forte interesse manifestado desde a primeira hora pelos responsáveis do clube, foram determinantes na minha escolha".

Depois da primeira visita às instalações do Estádio AXA, que será a sua nova casa de trabalho, Imorou confessou-se "impressionado" com as condições que lhe foram dadas a conhecer pelos responsáveis do Braga. A sua decisão de dizer "não" a outros clubes ficou assim reforçada com o que teve oportunidade de ver no primeiro dia do resto de cinco temporadas.

O vínculo ao Braga foi assinado depois de ter cumprido, ao longo do dia de ontem, todas as formalidades médicas, tendo, obviamente, passado em todos os exames efectuados. Claro que a habitual confissão, feita pelos reforços, de que já se sente "um verdadeiro Guerreiro do Minho" também está registada na primeira curta entrevista concedida ao sítio oficial do Braga.

Curiosidades

> Titular contra Metz de Frechaut

Na segunda competição francesa, Imorou foi titular num dos dois jogos contra o Metz, equipa de Frechaut. O internacional português não saiu do banco de suplentes nos dois encontros.

> Empréstimo

Em 2009/10, Imorou foi emprestado ao Guegnon, da National, escalão equivalente à nossa II Divisão. O agora guerreiro ganhou experiência naquele que foi, curiosamente, o primeiro clube de Cissokho.

> 27 em 38 jogos

Em 2010/11, Imorou foi utilizado em 27 jogos da Ligue 1 pelo treinador do Chateauroux, Didier Tholot. Ou seja, num campeonato longo, falhou 11 jogos, o que indicia ter sido influente na manobra da equipa.

> Diferente de Cissokho

Não há comparação possível com Cissokho que, antes de chegar ao Lyon, jogou no Setúbal e no FC Porto. Têm características diferentes.

> Muito leve

Quem o conhece bem da Ligue 1 explica que Imourou é um iogador com pouca massa muscular, magro e, consequentemente, muito leve, o que o torna um lateral especialmente veloz. Os 69 quilos registados na sua ficha técnica são elucidativos.


Melhor a atacar do que a defender

Conta quem o viu jogar, algumas vezes na época agora finda, que Imorou é, acima de tudo, um ala bastante ofensivo. No Chateroux, na Ligue 1 (equivalente à nossa Liga Orangina), o jogador que alinha com a camisola 20 habituou-se a ter alguma liberdade atacante, pelo corredor esquerdo. Por uma razão muito simples: a equipa que terminou o campeonato em 14º lugar (apenas três pontos acima da linha de despromoção) jogava sempre num esquema pouco visto por cá, o 3xx5x2. Com 27 jogos completos na Ligue 1, Imorou é considerado mais um médio do que propriamente um lateral, em virtude de estar pouco trabalhado fisicamente e de sentir algumas dificuldades a defender. É, claramente, um jogador com argumentos para se adaptar facilmente a um desenho táctico de 4x4x2 em losango, pois a sua capacidade principal é a forma poderosa e destemida como preenche o corredor esquerdo. Com dupla nacionalidade - nasceu no Benin a 16 de Setembro de 1988 -, Imorou vai viver no Braga a sua primeira aventura no estrangeiro.


Lateral confirmado há mais de um mês

Da divulgação do interesse à confirmação da contratação, O JOGO esteve sempre em cima do negócio que haveria de trazer Imorou até Braga. O nome do lateral surgiu pela primeira vez nas páginas do jornal a 15 de Abril, precisamente no dia seguinte ao jogo com o Dínamo de Kiev, que deu o apuramento da equipa para as meias-finais da Liga Europa. A partir daí surgiram notícias que deram consistência à informação e outras sobre o interesse do FC Porto no jogador, até que, no dia 23, a "novela" teve um fim com o anúncio do acordo alcançado. Na altura garantiram a O JOGO que o contrato seria apenas de três anos, mas no fim os bracarenses decidiram extender a ligação por mais dois, pois confiam bastante em Imorou.


Arranjar centrais é uma prioridade

Se a próxima edição do campeonato arrancasse já amanhã, o Braga seria obrigado a "inventar" dois centrais, uma vez que, neste momento, o plantel não tem nenhum jogador com contrato com essas características. Por isso, a prioridade da SAD nestes primeiros dias de defeso tem sido procurar atletas para o eixo da defesa. Nuno André Coelho poderá ser o primeiro a chegar, mas as negociações, à semelhança do que sucede com Paulão para a renovação do contrato, ainda não foram concluídas. Se o brasileiro aceitar manter-se pela Cidade dos Arcebispos, ignorando os convites de Sporting, Sevilha ou Besiktas - só para citar os mais aliciantes -, os bracarenses só precisarão de contratar mais dois, partindo do pressuposto que o internacional português também não escapará; caso contrário, o cenário será ainda mais complicado, até porque Rodriguez, como há muito se sabia, já rumou a outras paragens.

O nome de Kanu, que deixou o Beira-Mar para se juntar ao Standard de Liège em Janeiro deste ano, voltou ontem a ser colocado na órbita do Braga. O central é muito apreciado por Leonardo Jardim, mas não é um desejo muito fácil de alcançar pelos arsenalistas, pois ainda há bem pouco tempo os belgas recusaram uma proposta de dois milhões de euros de um clube alemão. Aliás, o emblema presidido por Luciano d'Onofrio pondera mesmo pronlongar o vínculo contratual do brasileiro de 27 anos, que durante a segunda metade da temporada foi titular indiscutível dos "rouches", realizando todos os dez jogos que estes disputaram no "play-off" para encontrar o campeão belga. Felizmente para António Salvador e companhia, ainda faltam mais de dois meses até ao começo da Liga.


Mohamed Oulhaj referenciado pela SAD

O marroquinho Mohamed Oulhaj é um dos jogadores que a SAD do Braga tem referenciados para colmatar uma das inúmeras vagas existentes neste momento no eixo da defesa. Oulhaj tem 24 anos, é internacional pela selecção dos "Leões dos Atlas" e representa o Raja de Casablanca, que na última semana recusou uma proposta de 300 mil euros do... Guimarães pela compra do passe do central. Na Bélgica diz-se que o Anderlecht é outros dos que o têm seguido de perto.


Diogo Valente sem espaço no plantel

Apesar de ter realizado uma boa época na Académica, Diogo Valente não irá fazer parte do plantel do Braga em 2010/11. O extremo, que está contratualmente ligado ao clube arsenalista até 30 de Junho do próximo ano, tem carta branca para arranjar uma equipa para a temporada que se avizinha, uma vez que os jogadores desejados para a posição que ocupa são outros. Existe a possibilidade de ser novamente emprestado, mas a rescisão do contrato também não está colocada de parte. Uma coisa é certa, ao ex-internacional sub-21 português não faltam interessados. Os responsáveis da Briosa, por exemplo, já informaram Ulisses Santos, agente FIFA que representa Diogo Valente, que gostariam novamente de poder contar com ele na próxima temporada.


Peña defronta campeões do mundo

Emprestado ao Caracas FC, um dos clubes da capital da Venezuela, onde tem estado em especial evidência, Peña foi convocado para dois jogos particulares da selecção venezuelana. Depois de jogar contra a Guatemala, o médio criativo vai ter oportunidade de defrontar a Espanha, campeã do mundo, e dar assim mais provas de qualidade. Em relação ao seu futuro no Braga, o jogador de 21 anos aguarda por notícias para saber onde vai jogar em 2011/12.


Infantis C participam em torneio em Espanha

A equipa de infantis C do Braga vai participar no conceituado torneio Virgem del Caminho, que se realizará entre 10 e 12 de Junho, em Espanha. Atlético de Madrid, Valência, Villarreal, Real Sociedad, Racing de Santander e Sporting de Gijón serão os adversários dos arsenalistas, que nos últimos tempos têm estado em alta em alguns escalões. Não admira, por isso, que o departamento de formação do clube, coordenado por Carlos Mangas, venha recebendo muitos convites para que as suas equipas participem em vários torneios no estrangeiro.


O JOGO

Sérgio_Gonçalves

Novo técnico apresentado só em Junho

Leonardo Jardim já trabalha no Sp. Braga, mas só vai ser apresentado oficialmente depois do dia 5 de Junho. O antigo treinador do Beira--Mar vai assinar amanhã um contrato de duas temporadas, válido até Junho de 2013.
Perto de se comprometer com o Sp. Braga está também o central Nuno André Coelho, que vai assinar um contrato de longa duração, que o prenderá aos minhotos durante quatro épocas.

Os responsáveis do Sp. Braga querem apresentar Nuno André até ao final da próxima semana e o mesmo deverá acontecer com Kanu, central ex-Beira-Mar, que terminou a época no Standard de Liège. Kanu vai assinar um vínculo de três anos.

Já Miguel Garcia renova amanhã por duas temporadas.

Correio da Manhã

Sérgio_Gonçalves

#4
Marcos António chega por troca com Keita

Sp. Braga e Rapid Bucareste devem confirmar durante esta semana um negócio que está apalavrado desde a final da Liga Europa, em Dublin, com Marcos António a chegar ao Minho e Keita a fazer o percurso inverso.

António Salvador tem excelentes relações com o presidente do Rapid e convidou mesmo Dinu Gheorghe para assistir ao jogo na capital da Rep. Irlanda, ficando logo aí estabelecido um pacto de cavalheiros que está apenas dependente do acordo dos dois jogadores, o que não deve ser complicado, já que tanto Keita como Marcos António já deram sinais de que pretendem mudar de ares.

Record

Lateral-esquerdo Imorou confirmado no Sp. Braga

O clube bracarense confirmou, ontem, a contratação, por cinco temporadas, do lateral-esquerdo Imorou (ex-Gueugnon, França). O central Nuno André Coelho (Sporting) vai assinar um vínculo com os arsenalistas válido por quatro temporadas.

Diário do Minho