News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/05

Started by JotaCC, 25 de May de 2011, 07:21

Previous topic - Next topic

JotaCC

Um plantel à espera

Grupo de cedidos atinge os 19 jogadores. Poucos têm expectativas reais de ficar no plantel principal . Yazalde subiu a sua cotação no Rio Ave, mas foi Pizzi que explodiu para a fama.

Desceu a cortina sobre a época 2010/11 e abre-se agora caminho para preparar a nova temporada.

Paralelamente aos processos relacionados com o reforço e reestruturação do plantel principal, que suscitam a melhor das atenções dos adeptos, os responsáveis pelo futebol do SC Braga têm a missão de recolher e analisar os relatórios sobre o desempenho dos atletas cedidos a outros clubes.

Entre futebolistas que evoluíram em ligas nacionais e estrangeiras, e os que ganharam experiência no satélite do SC Braga, o Vizela, são 19 atletas com um sonho comum: fixar-se na casa-mãe e ser parte integrante dos sucessos dos minhotos.

É praticamente um plantel inteiro à espera de decisões, à excepção de Stélvio, que iniciou há pouco a sua aventura em Angola, no Recreativo de Libolo.

Só uma ínfima parte destes profissionais terá acesso à primeira equipa na próxima época e alguns nem essa expectativa alimentam.

A BOLA

JotaCC

Rui Rego é a chave para a baliza
guardião do beira-mar bem colocado na sucessão de artur

Rui Rego é um dos nomes que estão em cima da mesa do Sp. Braga para compor o quadro de guarda-redes. O clube bracarense já tem Bracalli e Quim mas precisa de mais um valor com créditos firmados, para além de um jovem da formação, que será emprestado ao Vizela. Leonardo Jardim conhece bem o guarda-redes que brilhou esta época no Beira-Mar e defendeu a baliza do Desportivo de Chaves na final da Taça de Portugal de 2010. Rui Rego foi uma das figuras proeminentes no Desportivo de Chaves que foi comandado por Leonardo Jardim e que subiu à 2.ª Divisão.

Esta época, o guarda-redes natural de Viana do Castelo, de 30 anos e 1,76 metros, foi a figura do Beira-Mar em diversos jogos. Não sendo um "pinheiro", Rego compensa a estatura média com uma elasticidade e um instinto que os adeptos portugueses de futebol aprenderam a conhecer.

RECORD

JotaCC

Salino: "Sp. Braga vai continuar forte"

Uma grande época. Em jeito de balanço daquela que é considerada a melhor temporada da história do Sporting Clube de Braga, Leandro Salino destaca a caminhada da equipa nas competições europeias, percurso que culminou com a final da Liga Europa, em Dublin. À partida para o Brasil, para um período de férias na terra natal, o médio felicitou o grupo de trabalho pela fantástica temporada.

"A equipa está de parabéns pela época, porque fizemos uma grande campanha. Mas foi uma pena as duas infelicidades no final, a derrota com o Sporting que afastou o Sp. Braga do terceiro lugar e a derrota com o FC Porto, na final da Liga Europa", revelou o médio.
Apesar do 'amargo' por ter ficado a taça no Porto e terem terminado em quarto no campeonato, Salino deixa a garantia de novas conquistas no próximo ano: "o Sp. Braga vai continuar forte. Queremos continuar neste caminho. Estamos preparados para a cobrança que vai ser ainda mais forte".

O médio, ex-Nacional da Madeira - que chegou em Junho de 2010 e assinou por três anos - destacou ainda o trabalho desenvolvido por Domingos Paciência e foi peremptório quanto às mudanças no grupo e equipa técnica.

"O futebol é o momento. Claro que o Domingos foi um grande treinador, que fez história em Braga, e em termos pessoais teve um impacto muito especial em mim, porque deu-me muitas oportunidades para jogar. Quanto ao sucessor, não sei se será Leonardo Jardim. Não o conheço, apenas sei, através de amigos, que é boa pessoa e espero que, caso venha, seja feliz em Braga".

A par das mudanças na equipa técnica, o plantel arsenalista irá sofrer uma verdadeira revolução para a preparação da nova época. Leandro Salino tem mais dois anos de contrato e espera ser opção. No que diz respeito aos atletas, é claro: "saem bons jogadores e entram outros bons jogadores. É sempre assim no futebol".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Cabeça-de-série até ao final

Apesar de alguns campeonatos ainda não terem terminado, já é possível conhecer alguns enquadramentos nas provas europeias da próxima época. Assim, da mesma forma que o FC Porto se integrará no pote 1 do sorteio da Liga dos Campeões, também o Braga retirou muitas vantagens da excelente caminhada europeia da época finda, que resultou na final de Dublin perdida para os dragões. Resumido, para depois tudo ser explicado, os arsenalistas serão cabeças-de-série no play-off e no sorteio da fase de grupos se, obviamente, lá chegarem.

Os 19 jogos disputados este ano valeram um coeficiente de 25,760 pontos, número igual ao do Benfica, mas valorizado pelo facto de os bónus aí incluídos não terem sido conquistados à custa de apuramentos directos. Com tamanha pontuação, o Braga foi a nona equipa europeia da época no ranking da UEFA (segunda portuguesa atrás do FC Porto), bastante próximo do Chelsea, que foi sexto. O magnífico desempenho garantiu uma subida de 20 lugares - de 48º para 28º - na tabela de coeficientes dos últimos cinco anos, afinal aquela que define o ranking com que as equipas entram nas provas que disputam.

À frente entre as equipas que na próxima época vão disputar a Liga Europa, o Braga só vê, para já, seis clubes, um deles o Sporting. Se o Lyon perder, na última jornada do campeonato francês, a vaga na Liga dos Campeões, então o Braga desce para oitavo.

E se no play-off já se sabia que o Braga seria cabeça-de-série, a grande novidade disto tudo é que na fase de grupos também o será. Não é um dado cem por cento adquirido, mas praticamente. Isto porque na última eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, só cinco equipas com ranking superior ao Braga poderão ser eliminadas e transitar para a Liga Europa. Se isso acontecer - e se tiver mesmo passado a oitavo classificado entre as equipas qualificadas para a Liga Europa, o Braga desceria para o 13º lugar, um abaixo do último que, no sorteio, garante o pote 1. Um cataclismo altamente improvável, pois entre Arsenal, Bayern de Munique, Benfica, Villarreal ou Marselha, nenhum se apuraria para a fase de grupos da Champions.

O próximo treinador do Braga terá, pois, tarefa facilitada nas competições europeias e todas as condições para chegar com relativa facilidade aos 16-avos de final e até em condições de, nessa fase, evitar apanhar uma equipa que venha da fase de grupos da Champions. Mas até que esse cenário se coloque, ainda faltam alguns meses.

Factos

O Braga somou 15 pontos entre a fase de grupos da Champions e toda a Liga Europa. O resto vem de bonificações por apuramentos e coeficiente do País

Apesar de ainda ser o quarto clube português nos últimos seis anos, a aproximação ao Sporting nota-se a olhos vistos: está a seis pontos, quando em 2007 se situava a 25!

Nunca como esta época o Braga tinha trepado tanto no ranking: do 48º ao 28º lugar vão 20 degraus


À frente de Chelsea e Shakhtar se apenas resultados contassem

O coeficiente europeu de um clube é calculado pela soma dos pontos conseguidos na referida época, a que se devem somar 20% do coeficiente do total do país. É por isso que o Braga soma 25,760 pontos esta época: 22 resultantes dos resultados nas fases regulares de Liga Europa e 3,760 que são os tais 20% dos 18,8 pontos que representam o coeficiente português, pela média traçada após o desempenho total dos vários clubes este ano. Se apenas os resultados contassem, então o Braga não seria a nona melhor equipa do ano, mas antes a sexta, em igualdade com o Villarreal e à frente de Chelsea e Shakhtar, que nesse ranking perderiam lugares, bem como de outros colossos como Inter, Milão ou Bayern de Munique.


Igual ao Benfica longe do FC Porto

Aconteça o que acontecer na final da Liga dos Campeões, o Manchester United será sempre a equipa com melhor coeficiente europeu em 2010/11. O Braga aparece em nono lugar, "ex aequo" com o Benfica, mas bem próximo de Shakhtar, Villarreal e Chelsea, por exemplo. O FC Porto está bem à frente e quase no pódio.

RANKING 2010/11

1 MANCHESTER UNITED 36,6714*

2 BARCELONA 34,5856*

3 REAL MADRID 33,5856

4 FC PORTO 31,7600

5 SCHALKE 04 30,1332

6 CHELSEA 26,6714

7 VILLARREAL 26,5856

8 SHAKHTAR DONETSK 26,0166

9 BRAGA 25,7600

10 BENFICA 25,7600

* Falta jogarem a final da Liga dos Campeões


Não há melhores inultrapassáveis


O Sevilha é a equipa com um coeficiente mais alto entre as que já estão apuradas para a Liga Europa. Uma prova, portanto, de que ainda que o Braga não fosse cabeça-de-série, não haveria adversários inultrapassáveis. Além dos andaluzes, que os minhotos eliminaram esta época, há Tottenham, Roma, Atlético de Madrid...

RANKING LIGA EUROPA 2011/12

1 SEVILHA 93,408

2 ROMA 85,110

3 TOTTENHAM 78,157

4 PSV EINDHOVEN 74,025

5 ATLÉTICO DE MADRID 70,408

6 SPORTING 68,319

7 BRAGA 62,319

8 SCHALKE 04 61,887

9 SPARTAK DE MOSCOVO 51,941

10 PARIS SG 51,735*

* Ainda pode ir à Liga dos Campeões


Kaká chamado para se apresentar em Berlim


Apesar de não ser certo que não fique em Braga, Kaká já foi notificado pelo clube que detém o seu passe - Hertha de Berlim - para se apresentar dia 20 de Junho, data em que os recém-promovidos à Bundesliga se apresentam para começar a preparar a nova época.

Até ordem em contrário, será isso que Kaká fará. O defesa-central gostava de continuar em Braga, mas não se importa de voltar à Alemanha, até porque desta vez sabe que terá mais oportunidades do que no passado, uma vez que chega muito valorizado pelos vários jogos feitos na Liga Europa.

António Salvador quer manter Kaká no plantel, e o Braga tem uma cláusula de opção para adquirir o jogador. O novo treinador é que decidirá sobre a importância de preservar Kaká, e daí nascerá a disponibilidade ou não da SAD para pagar o valor acordado para a sua continuidade.

Esta é mais uma questão para resolver, mas não de forma urgente, pois a opção é válida durante algumas semanas mais. Nesta fase, Salvador está essencialmente preocupado com Paulão e Miguel Garcia, já que estes só dão até ao final da semana para uma decisão definitiva.


Marcos proibido de falar sobre... saída

Além de Salino e Hugo Viana, outro jogador passou ontem pelo aeroporto do Porto rumo ao descanso. Marcos também já está de férias e não voltará ao Braga. A dispensa do guarda-redes suplente já era esperada e ontem ficou praticamente dissipada, depois de se contarem as malas que o brasileiro carregou. Foram três carrinhos, mais de uma dezena de malas, num sinal inequívoco de que limpou a casa toda.

Marcos disse não estar autorizado a falar, o que reforça a situação de dispensado que a contratação de Bracali antecipou. É que, com Quim e muitos guarda-redes jovens nos quadros do clube, seria um desperdício financeiro manter Marcos no plantel no lugar de terceiro guarda-redes.

Cristiano, Mário Felgueiras e Diego Silva são aparentemente os candidatos ao tal lugar, mas uma vez que todos necessitam de jogar, até se pode dar o caso de um júnior ser promovido. No caso Igor, habitual titular daquela formação e que na próxima época já tem idade de sénior e precisa de aprender.


Cristiano vai renovar e outros três têm proposta

O guarda-redes suplente de Artur na LIga Europa, terceiro no campeonato, está em vias de renovar contrato. Cristiano já tem em mãos uma proposta concreta do Braga e até já a negociou. O "sim" está praticamente consumado, e só falta mesmo a assinatura do novo vínculo, que terá duração até 2015.

Entre os outros jogadores que habitualmente jogavam no satélite Vizela e que de vez em quando trabalhavam com a equipa profissional, outros três também já têm proposta para renovarem os vínculos: Dani, Peterson e Nuno Valente, embora este último tenha estado cedido ao Covilhã na segunda metade da temporada.

Os jovens vão agora ponderar, sendo certo que, se assinarem, não farão parte do plantel principal, mas também não voltarão a Vizela, pois a ideia é que evoluam num patamar competitivo superior à II Divisão. Recorde-se que Dani é internacional sub-21, Nuno Valente joga nos sub-20 e Peterson pelo Haiti.


Leandro Salino
"Cobrança vai ser ainda mais forte"

Tem contrato e vai continuar. Garantia absoluta de Leandro Salino antes de partir de férias, após "uma grande campanha" que merece "parabéns", mas que ficou manchada pelas duas últimas derrotas. "Só foi pena a derrota com o Sporting, que afastou o Braga do terceiro lugar, e com o FC Porto na final da Liga Europa", considerou.

A mudança que se perspectiva no grupo não o assusta; pelo contrário, o médio acredita que a equipa estará preparada para corresponder a uma exigência maior. "O Braga vai continuar forte. Estamos preparados para a cobrança, que vai ser ainda mais forte, depois de chegados à final da Liga Europa já depois do segundo lugar no penúltimo campeonato."

Sem Domingos e provavelmente com Leonardo Jardim, sobre quem sabe, "através de amigos, que é boa pessoa", a sua vontade é jogar sempre, coisa que não vinha a acontecer. "Não tenho nada a dizer mal do Domingos. Foi-me buscar ao Nacional, e só tenho a dizer bem. É um grande treinador e fez dois anos muito bons. Saiu, como vão sair alguns jogadores, mas vão chegar outros tão bons como os que vão embora", resumiu.


O JOGO

JotaCC

Bracali diz que Artur é melhor que Roberto

Rafael Bracali, guarda-redes do Nacional que pode suceder a Artur na baliza do Braga, defendeu ontem que o colega e amigo tem mais qualidade do que Roberto. "Acho que a formação do Artur é melhor, o Artur é mais completo do que o Roberto. O Roberto tem coisas muito boas, tem grande potencial, mas também falhas graves", afirmou ao "Maisfutebol". "O meu pai, Armando Bracali, foi o responsável pelo surgimento do Artur. Trabalhou com ele e comigo no Paulista", contou Bracalli, que sempre teve em Artur uma referência. "Fui trinco até aos 16 anos. Um dia faltou o guarda-redes e ofereci-me. Depois, o meu pai convenceu-me a ir ao Paulista como guarda-redes. Fiquei e sempre tive o Artur como referência, até porque não sabia nada da posição", relatou.


O JOGO

JotaCC

Sp. Braga: Treinador sem a certeza de vir a ser apresentado na equipa minhota
Jardim na prateleira

Na semana em que Domingos Paciência assumiu o leme do Sporting, os dirigentes minhotos têm estudado uma lista com três nomes para a sua sucessão - John Toshack, Rui Vitória e Leonardo Jardim. Contudo, o presidente do Sp. Braga, António Salvador, está inclinado a manter o 'acordo de cavalheiros' feito com o ex-técnico do Beira-Mar.
O CM soube que Jardim, de 36 anos, tem pressa em ouvir o "sim" de Salvador, sob pena de hipotecar uma eventual transferência para o estrangeiro – tem sido sondado por clubes de Espanha e recebeu uma proposta milionária do Médio Oriente –, podendo ainda vir a treinar o Nacional da Madeira caso falhe a mudança para Braga.

Segundo as fontes contactadas, António Salvador quer resolver a questão esta semana e deve apresentar o novo treinador até à próxima segunda-feira.

O nome de John Toshack, que já foi campeão espanhol no Real Madrid e treinou o Sporting em 1984/85, não gerou consenso entre os dirigentes minhotos. Em causa está a idade do galês (62 anos) e o desconhecimento do futebol português actual.

Bem diferente é o caso de Rui Vitória, muito apreciado depois da época positiva no Paços de Ferreira. Tem contrato até 2013, mas as boas relações entre bracarenses e pacences, de que é expressão o empréstimo de Pizzi na época finda, facilitariam a transferência.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Sporting de Braga

Guarda-redes Marcos não vai continuar

Marcos não vai continuar no Sporting de Braga na próxima temporada. O guarda-redes brasileiro, que foi contratado no início desta época como uma aposta de recurso devido às lesões dos guarda-redes do plantel, está em fim de contrato e não vai prolongar o vínculo devido à falta de interesse dos responsáveis bracarenses em continuar com o seu contributo. Com a saída de Marcos, depois de Artur Moraes, o Braga tem em Quim o único «guardião» com contrato para a época que se avizinha.

PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Marcos vai continuar
contrato até final da próxima época



O guarda-redes Marcos é uma das apostas do Sp. Braga para a próxima época, mantendo-se no plantel do clube minhoto. Marcos, de 34 anos, transferiu-se do Marítimo para o Sp. Braga em janeiro do ano passado e tem contrato válido até final da próxima temporada.

Na época que terminou, Marcos não foi opção de Domingos para titular, tendo as escolhas recaído sobre Filipe (entretanto regressado ao Brasil) e Artur (que já assinou pelo Benfica), mas será um dos guarda-redes do plantel que vai ser treinador por Leonardo Jardim.

Record

Pé Ligeiro

Rodriguez em tratamento no Axa     

O plantel do SC Braga está de férias, mas os jogadores que recuperam de lesões continuam a visitar diariamente o Estádio Axa.

É o caso de Rodriguez, a recuperar de uma lesão nos gémeos de uma perna que o afastou dos compromissos da selecção do Peru.

Em negociações para renovar contrato com os arsenalistas, o central está sob os cuidados do fisioterapeuta Francisco Miranda, à semelhança de Vandinho, em tratamento a um problema físico de pouca monta, Vinícius e o guarda-redes Quim.
ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

Iniciados: FC Porto a um passo do título
VITÓRIA FRENTE AO BENFICA (2-1)

O FC Porto deu esta quarta-feira uma importante passo rumo ao título nacional de iniciados, ao vencer em casa o Benfica (2-1).

Quando faltam disputar-se duas jornadas da fase final, os dragões têm agora 4 pontos de avanço sobre o segundo classificado, o Sporting.

No Centro de Estágios do Olival, os encarnados colocaram-se na frente do marcador aos 51 minutos, por intermédio de Romário Baldé. Os dragões rapidamente chegaram à igualdade, por Schuster (55'). O golo da reviravolta seria apontado por Ruben Macedo, aos 67'.

No outro encontro da tarde, o Sporting não sentiu dificuldades em derrotar o Sp. Braga (3-0) e ascendeu ao 2.º lugar da classificação.

Na Academia de Alcochete, os leões adiantaram-se aos 48 minutos, com um golo de Lisandro. No segundo tempo emergiu Iuri Gomes, autor de um bis (71 e 72')

Record