News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 08/05

Started by JotaCC, 08 de May de 2011, 08:26

Previous topic - Next topic

JotaCC

Domingos Paciência: Sempre grato aos adeptos

Domingos Paciência marcou presença na sala de imprensa para abordar o jogo desta noite com a Académica de Coimbra, mas em foco esteve o futuro do treinador. Domingos respondeu a todas as questões, soou a despedida as palavras que proferiu, garantindo apenas que "a decisão está tomada há muito tempo".
Todavia, a grande ambição do treinador passa por conquistar títulos, ainda em Braga, com os olhos na Liga Europa. "Estamos a viver momentos muito bons e esperamos finalizar da melhor forma que é a conquista da Liga Europa", referiu Domingos Paciência. Esta declaração deixa a entender o fim do ciclo em Braga, ainda que não o seja assumido. "Só tenho de agradecer o apoio que me deram, até por compor músicas para mim", apontou o treinador, numa clara alusão à ligação com os adeptos bracarenses. Recordou, por exemplo, o documento que recebeu com várias assinaturas de sócios bracarenses a solicitarem a sua continuidade. "Não deve haver muitas situações destas noutros clubes e é claro que isso deixa marcas", apontou. "A decisão está tomada e bem tomada", frisou Domingos Paciência. "Um dia mais tarde saberão este processo e o porquê da minha decisão. Todos os actos que aconteceram com estes adeptos mexeram comigo, pois sou uma pessoa com sentimentos e isso mexe", reiterou.
Ontem chegou a ser noticiado na imprensa nacional a certeza da transferência de Domingos Paciência para o Sporting, levando quatro adjuntos que ain da estão em Braga. Os casos de Sérgio Vieira (observador), Miguel Cardoso (treinador adjunto), Rui Santos (preparador-físico) e também o treinador de guarda-redes Jorge Vital.

Pensar na vitória em Coimbra para reforçar o terceiro lugar no campeonato

O Sporting de Braga joga hoje em Coimbra (20.15 h), com o pensamento na vitória para reforçar o terceiro lugar no campeonato, apesar do último jogo com o Sporting (em casa). Domingos Paciência mantém o desejo de assegurar o terceiro lugar. "O jogo que temos agora faz parte dos dois últimos jogos que temos para decidir o terceiro lugar, não sendo o mais importante, porque tudo será decidido no último jogo com o Sporting.
A vitória é importante em Coimbra se o Sporting perder pontos em Setúbal, mas vamos sempre jogar para ganhar", vincou Domingos Paciência.
O treinador assumiu que o momento que a equipa atravessa, fruto do apuramento para a final da Liga Europa, deve ser aproveitado e "abordar este jogo de forma positiva", referiu.

Paulo César, Ukra e Elderson avançam para a titularidade


Paulo César, Ukra e Elderson serão apostas de Domingos Paciência no jogo desta noite em Coimbra. De regresso aos convocados, depois de terem falhado o jogo da Liga Europa com o Benfica, estes jogadores serão aposta do treinador, tendo em conta a gestão do plantel que Domingos Paciência pretende fazer na sequência de algum desgaste acusado pelos jogadores mais utilizados.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Tentar o pleno e nada lucrar

Apesar de o Braga disputar palmo a palmo com o Sporting o terceiro lugar, o jogo de hoje só vale qualquer coisa no caso de os leões perderem pontos em casa. Caso contrário, é completamente irrelevante para os minhotos se ganham, empatam ou até mesmo perdem, pois na última jornada, no Estádio AXA e diante do Sporting, serão sempre obrigados a ganhar.

Aconteça o que acontecer, em Coimbra e Alvalade, há uma certeza absoluta que anima os guerreiros e os tranquiliza: a época decide-se somente na última jornada e só dependem deles próprios. A vitória é o objectivo, mas o lucro pode ser nulo.

Se a última jornada fosse já, diríamos que Domingos Paciência se despediria do Braga da mesma forma que disse "olá": contra a Académica, anterior clube onde também fez história. E agora no Minho também só pode sorrir sempre que se lembra da Briosa: em três jogos, três vitórias e nem um golo sofrido. Falta mais uma para o pleno que em dois anos também conseguiu contra outros dois clubes: Marítimo e Olhanense.

20h15

Sport TV3

Estádio Cidade de Coimbra

Árbitro Duarte Gomes [AF Lisboa]

Assistentes Venâncio Tomé e José Lima

Académica

Treinador

Ulisses Morais

1 Peiser GR

19 Pedrinho LD

5 Berger DC

8 Pape Sow DC

55 Hélder Cabral LE

66 Nuno Coelho MD

50 Diogo Melo MO

7 Hugo Morais MO

18 Sougou AD

23 Diogo Valente AE

14 Miguel Fidalgo AV

12 Ricardo GR

30 Pedro Costa LD

13 Grilo MD

10 Bischoff MO

11 Laionel AD

91 Sissoko AE

21 Éder AV

Braga

Treinador

Domingos Paciência

1 Artur GR

15 Miguel Garcia LD

3 Paulão DC

4 Kaká DC

20 Elderson LE

27 Custódio MD

25 Salino MO

8 Mossoró MO

7 Ukra AD

18 Lima AV

9 Paulo César AE

26 Marcos GR

2 Rodriguez DC

28 Sílvio LE

45 Hugo Viana MO

46 Peterson MO

40 Guilherme MO

10 Hélder Barbosa AE

19 Meyong AV

11 Keita AV



A ANÁLISE DE COROADO


Duarte Gomes

AF Lisboa

38 anos

internacional Sim

nº de jogos 155

GRAU DE RISCO

MUITO DIFÍCIL

Difícil

Médio

NORMAL

árbitro (Pontuação 0 a 5)

Jogos anteriores 3,16

personalidade 3,00

controlo disciplinar 3,00

interpretação das leis e regulamentos 3,00

condição física 4,00

média 3,23

Prometeu muito, tem dado pouco. Banalizou-se, não tem correspondido ao esperado. Quando podia e devia demonstrar maior segurança, tranquilidade e sensibilidade para a função, exibe-se em contraciclo, com atitudes arrogantes, algo que não era sua imagem inicial. Das últimas prestações retira-se a ideia de alguém com substanciais reservas quanto aos intervenientes ou apenas parte deles, actuando demasiado tenso quando com eles se cruza, transparecendo sensação de pretender fazer justiça perante os ímpios que à classe ou a ele apoquentam. Não pode, nem deve comportar-se como se o mundo ou aqueles que o dominam estivessem contra ele. Depois da contestação que sofreu em Alvalade, nomeá-lo para jogo envolvendo directo competidor dos sportinguistas pelo terceiro lugar é lançar gasolina na fogueira de suspeição...

árbitros assistentes

Venâncio Tomé (AF Setúbal)

José Lima (AF Lisboa)

Se em dia sim, disponíveis e participativos, são muito boa ajuda para desempenho positivo do árbitro. Venâncio Tomé, principalmente, se estiver menos concentrado é susceptível de causar constrangimentos técnicos.


Em destaque

28

Peiser


Com mais de quatro dezenas de golos sofridos, a Académica tem a terceira pior defesa do campeonato, apenas superada por Naval e Portimonense. Curiosamente, a maior derrota averbada pelos estudantes na presente temporada foi diante do adversário desta noite, na primeira volta da prova. Por alturas do Natal, os academistas perderam por 5-0. Totalista da Académica, Peiser já sofreu 43 golos no campeonato, mas é um dos menos responsáveis pelo abaixamento que a equipa teve, sobretudo depois da saída de Jorge Costa.

17

Kaká


Regressa hoje a Coimbra para defrontar uma equipa que representou de 2006 a 2008. Volta igualmente à titularidade no Braga, agora para render Rodriguez, convocado mas poupado. Contratado em Janeiro, por empréstimo do Hertha de Berlim, foi utilizado em 17 jogos, 10 no campeonato, sete na Liga Europa. Tem mostrado segurança e qualidade.

8

Imbatibilidade

Desde a recepção ao Paços (20ª jornada) que o Braga não perde na Liga. Já lá vão oito jogos, com cinco vitórias somadas e três empates e uma boa escalada na classificação: desde o sétimo ao quarto lugar, tendo já passado pelo terceiro.


Peterson é a novidade

Sem Alan e Vandinho, castigados e Quim e Vinícius, lesionados, só Marco Ramos e Aníbal ficaram fora da convocatória por opção. Na lista destaca-se a presença de Peterson, médio haitiano que joga no satélite Vizela e que já esteve na Liga Europa. Isto porque Domingos deve decidir poupar Hugo Viana a esforços maiores, além de Rodriguez, Lima ou Meyong. Sem mais a avançar, o treinador confirmou três nomes certos no onze titular: Elderson, Paulo César e Ukra. Nenhum defrontou o Benfica.


Vingança de Artur

Artur Moraes dedicou ao Roma a presença na final da Liga Europa. Mas não no bom sentido. "Há muitos proxenetas à volta da estrutura do Roma. A minha experiência lá foi condicionada por alguns acontecimentos e algumas pessoas. Estar na final da Liga Europa é a minha vingança contra o Roma", disse à Imprensa transalpina.

O guarda-redes brasileiro, que raras vezes foi primeira opção na equipa da capital italiana, disse estar a viver em Braga "o momento mais feliz da carreira profissional" e, por isso, "foi com prazer" que deu a entrevista.


Domingos defende Jesus

Domingos Paciência eliminou o Benfica da Liga Europa mas não se sente responsável pela contestação a Jorge Jesus. "No futebol, para uns ganharem outros têm de perder", apontou, com naturalidade. Rival de dois anos, o ainda treinador do Braga saiu desta feita em defesa do colega. "A contestação é normal quando não se ganha. Eu próprio já a tive aqui. Mas Jesus não deixa de ser grande treinador. O título do ano passado, com a qualidade de jogo que apresentou, prova tudo. A força e qualidade do Benfica devem-se a Jorge Jesus", fez questão de frisar.

E se a Liga Europa ainda mexe com o Benfica, o treinador fez questão de a excluir da temática bracarense. "O campeonato termina antes", recordou. O foco deve centrar-se na Académica, ainda que a euforia do apuramento para a final possa pesar "Estamos a viver um momento diferente. E isso pode-se aproveitar", concordou. Poupanças haverá algumas, mas nunca sem apostar o máximo na vitória. "Comigo é sempre assim. Está em causa o terceiro lugar", vincou, embora lembrando que só poderão ser retirados dividendos se o Sporting ceder pontos.

A Académica continua a ser um clube muito especial. "Sinto muito orgulho por lá ter estado dois anos e ter feito a melhor classificação dos últimos 25 anos. Também faço parte daquela história", congratulou-se, certo de que o adversário será um osso duro de roer "por jogar em casa e defrontar um finalista da Liga Europa e não ter a pressão de pontuar".


Sucesso entre as mulheres

O discurso da recta final da conferência de Domingos voltou a cheirar a despedida. "A decisão está tomada e bem tomada", admitiu, confirmando que tem os adeptos no coração, mas que estes já não o demoverão de nada. "Há tempos enviaram-me um abaixo assinado para que continuasse. Fico orgulhoso e mexe comigo, pois não me lembro de nada assim noutros clubes", comentou. Quantas assinaturas eram não se lembra. "Mas eram mais mulheres do que homens", gargalhou.


O JOGO


JotaCC

Luta acesa pelo segundo lugar

Com o campeonato entregue, e com o Benfica na final da Taça Challenge, o ABC aproveitou para reacender a luta pelo segundo lugar. Num jogo equilibrado e sem grandes oscilações no marcador, foi aos bracarenses que sorriu a vitória nos minutos finais. Os encarnados ainda tiveram Carlos Carneiro a aquecer, mas o capitão estava lesionado e não foi opção.

Grupo A - 8ª jornada

ABC 21-20 Benfica

Águas Santas 29-33 FC Porto

Sporting 15h00 Madeira SAD



Traídos pelos nervos

A jogar em casa, o Vilanova apresentava-se como favorito e, de certa forma, jogou melhor. O Braga, estreante em finais europeias, sentiu dificuldade em reagir aos bloqueios na zona central e foi lento nas transições, daí a desvantagem ao intervalo. Depois do descanso, reduziu em contra-ataque (Jorge Faria e Nuno Teixeira) e de livre-directo (Tiago Barbosa), mas jogou muito tempo em power-play, e o vermelho a Nuno Teixeira e o azul ao treinador Vítor Silva (por protestos) deixaram os minhotos ainda mais nervosos. Falhar de bola parada, quando o marcador se fixava nos 3-4, fez o Braga desperdiçar uma grande oportunidade para empatar a 5m33s do fim, aproveitando Rocasalbas, de meia distância, para sentenciar a partida.

HC Braga SAD 3 | Vilanova 5

Polidesportivo del Garraf (Vilanova)

1º árbitro Angelo Perrone (Itália) 2º árbitro Giovanni Andrisani (Itália)

Guilherme Silva Gr

Rodrigo Sousa -

Pedro Alves -

Nuno Teixeira 1

Tiago Barbosa 1

Hélder Nunes -

Vítor Oliveira -

André Torres -

Jorge Faria 1

Filipe Miranda Gr/nj

Treinador Vítor Silva

Gr Luis Gil

- Ferran Ferrer

1 Jordi Bartres

1 Jordi Crues

1 Jordi Ferrer

- Jordi Gallan

1 Roger Rocasalbas

- Marc Roca

1 Francesc Gil

Gr Alex Ribó

Treinador osep Belma

Ao intervalo 0-3

Evolução do marcador | 0-3 | 1-3 | 1-4 | 3-4 | 3-5


Juniores A
2ª Fase - Apuramento Campeão

Sporting - Braga 2-1

Naval - Guimarães 2-2

Gondomar - Leiria 1-0

Benfica - FC Porto 1-2

Classificação

P J V E D F-C

1 FC Porto 39 14 13 0 1 35-5

2 Sporting 32 14 10 2 2 32-12

3 Braga 24 14 8 0 6 23-21

4 Benfica 20 14 6 2 6 30-15

5 Guimarães 19 14 5 4 5 19-23

6 Gondomar 12 14 3 3 8 10-19

7 Naval 11 14 3 2 9 16-36

8 Leiria 4 14 1 1 12 12-46

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga - Domingos paciência admite saída do emblema minhoto
"O meu futuro está decidido" [/b

Domingos Paciência mostrou-se "muito orgulhoso" pelo abaixo-assinado dos adeptos do Sp. Braga a pedir a sua continuidade, mas revelou que o seu futuro "já está decidido há algum tempo". Foi a primeira vez que o técnico admitiu a saída.
O Sporting, clube com o qual Domingos tem um pré-acordo, ainda é tema tabu. "Tenho vivido coisas extraordinárias aqui em Braga, e vamos ver se finalizamos este ciclo com a conquista da Liga Europa", limitou-se a dizer, remetendo para o final da época "explicações sobre uma decisão tomada há algum tempo".

Domingos não cabia em si de contente e mostrou no balneário uma SMS especial de José Mourinho a felicitá-lo pelo "grande trabalho" no Sp. Braga depois de ter "perdido jogadores importantes em Dezembro". A mensagem deixou os jogadores em clima de euforia antes da visita à Académica, agendada para esta noite (20h15).

Artur Moraes também usou o telemóvel para dizer à imprensa italiana que "estar na final da Liga Europa é uma vingança pessoal contra a Roma", seu anterior clube. "Há muitos proxenetas à volta da Roma. Não vou dizer nomes, mas a minha experiência foi claramente condicionada por certos acontecimentos e algumas pessoas. Esta final é a minha vingança", explicou, dizendo estar a viver "o momento mais feliz da carreira".


CORREIO DA MANHA

JotaCC

O terceiro pode esperar

Tudo à mesma hora. Esta noite, a partir das 20.15 horas, disputa-se a 29.ª jornada, penúltima etapa de um campeonato com campeão anunciado (FC Porto), mas com tudo praticamente em aberto no que diz respeito ao terceiro lugar (SC Braga e Sporting decidem entre si, no derradeiro jogo, o último lugar do pódio), à última vaga da Liga Europa - ainda com cinco candidatos - e à permanência.

E se na frente não há nada de novo em termos classificativos, com o FC Porto, com 21 pontos de vantagem sobre o Benfica, segundo classificado, apostado em sagrar-se campeão sem derrotas (igualando, assim, o feito do Benfica de Jimmy Hagan, em 1972/73), são ainda muitos os cenários possíveis a partir daí.

Com uma certeza: quaisquer que sejam os desfechos, esta noite, do Sporting-V. Setúbal e do Académica-SC Braga, nada ficará decidido na luta pelo terceiro lugar na Liga. A decisão fica, assim, reservada para o último jogo entre os dois clubes, em Braga.

Neste duelo particular, o SC Braga é terceiro se somar, nos dois jogos que faltam, mais pontos que o Sporting; se conseguir os mesmos pontos que o Sporting nas últimas duas jornadas, só é terceiro classificado se vencer os leões por 1-0 ou por mais golos de diferença.

No caso do Sporting, é terceiro classificado se somar mais pontos que o SC Braga nestas duas últimas jornadas; se somar os mesmos pontos e não perder o jogo em Braga; se somar os mesmos pontos e, mesmo perdendo em Braga pela diferença mínima, conseguir marcar na Pedreira mais do que um golo.

Mas para se conhecerem os clubes que, na Liga Europa, têm entrada directa no play-off, teremos sempre de esperar pela final da Taça de Portugal.
Tal como SC Braga e Sporting, o Vitória de Guimarães já está qualificado via Taça de Portugal.

Os vimaranenses estão também ainda na luta pelo quinto lugar - que será relevante se perder a decisão do Jamor. Se isso acontecer e for quinto classificado, o conjunto de Manuel Machado entra na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, com o sexto classificado da Liga a começar logo na segunda pré-eliminatória; com classificação abaixo do quinto lugar, seria o Vitória de Guimarães a entrar na segunda pré-eliminatória.

Se vencer a Taça de Portugal é indiferente o lugar na Liga, entrará sempre directamente no play-off da Liga Europa e, neste caso, será o quarto classificado da Liga a disputar a terceira pré-eliminatória da Liga Europa.

Basicamente, cinco clubes ainda podem atingir o acesso às competições europeias e é neste ponto que há ainda muitos cenários em aberto. Por isso, a luta pela última vaga da Liga Europa só ficará decidida hoje se o Nacional da Madeira vencer em casa o Olhanense e Rio Ave e Paços de Ferreira não ganharem; ou se o Nacional empatar, Rio Ave e Paços perderem e Marítimo não ganhar. Em todos os outros cenários a luta prolongar-se-á até à última jornada, embora possam alguns clubes ficar já pelo caminho.

A BOLA

Bruno3429

Académica - Sp. Braga (antevisão): ao pódio, que se faz tarde
Minhotos em Coimbra com ouvidos em Alvalade na luta pelo terceiro lugar que lhes escapou na última jornada

O Sp. Braga joga este domingo em Coimbra (20h15, Sporttv) na ressaca do maior feito da sua história. Não deverá ser fácil para a equipa apresentar-se de emoções completamente digeridas e concentração absoluta numa prova que, em várias fases da época, pareceu passar para segundo plano em favor do sonho, agora concretizado, de estar na final de Dublin.

Mas a urgência do momento, com apenas mais dois jogos para o final da Liga, impele os minhotos para um fim de época sem mácula, na tentativa de recuperem o terceiro lugar perdido para o Sporting na última jornada, após duas escorregadelas consecutivas (empates na Choupana e diante da U. Leiria).

Pelo menos não perder terreno para os de Alvalade, que recebem o V. Setúbal à mesma hora, seria um bom tónico para o acerto definitivo de contas com os «leões», na última ronda, na Pedreira. O calendário até é favorável, falta agora não complicar as contas no terreno, a começar em Coimbra, onde a tradição também é boa: nenhuma derrota desde 2003...


Domingos de volta onde deixou saudades

A cidade dos estudantes, «perita» em formar treinadores de sucesso nos últimos anos, assistiu precisamente na época passada ao pontapé-de-saída nos embates André Villas Boas/Domingos Paciência, que o segundo venceu (0-2), no primeiro regresso ao local que o catapultou para o patamar que agora conhece.

A Lusa Atenas, diz-se, costuma deixar saudades por quem lá passa, sobretudo se o tiver feito enquanto estudante, e se Domingos poderá até sentir uma certa nostalgia ao voltar a sentar-se naquele banco, que dirão os responsáveis e adeptos conimbricenses que obtiveram com este técnico a melhor classificação (sétimo lugar) dos últimos 25 anos?

Terminando com o histórico de encontros entre a Briosa e os guerreiros do Minho, verifica-se ainda um domínio da equipa da casa mas uma clara tendência mais vermelha e branca nas mais recentes épocas. Ao todo, são 40 jogos, 18 vitórias para os pretos, 11 empates e 11 triunfos arsenalistas.

Como se disse, a Académica não ganha há oito anos e, na primeira volta, na despedida de Jorge Costa, os bracarenses assinaram a vitória mais dilatada da época: 5-0. Razões para sorrir?

Equipas prováveis:

ACADÉMICA: Peiser; Pedrinho, Berger, Pape Sow e Hélder Cabral; Nuno Coelho; Diogo Melo e Hugo Morais; Sougou, Miguel Fidalgo e Diogo Valente.
Suplentes: Ricardo, Pedro Costa, Paulo Grilo, Bischoff, Laionel, Sissoko e Éder.

SP. BRAGA: Artur Moraes; Miguel Garcia, Rodriguez, Paulão e Sílvio; Custódio e Salino; Ukra, Hugo Viana e Hélder Barbosa; Paulo César.
Suplentes: Marcos, Kaká, Guilherme, Elderson, Mossoró, Peterson, Meyong, Keita e Lima.

Maisfutebol

JotaCC

SC Braga isolado no terceiro lugar

Embora o SC Braga tivesse empatado no terreno do Académica (0-0), a equipa de Domingos Paciência beneficiou da derrota do Sporting, em Alvalade, frente ao Vitória de Setúbal para ficar isolada no terceiro lugar. O jogo da última jornada irá decidir tudo.

A primeira parte teve poucos lances de perigo, visto que as duas equipas revelaram problemas para ameaçar os guarda-redes.

Na etapa complementar, o Braga, por Lima, e a Académica, por Laionel, tiveram a hipótese de ganhar vantagem, mas em ambos os casos acabaram por desperdiçar.

Este resultado faz com o SC Braga possa decidir em casa a manutenção do terceiro lugar, mas para isso não poderá perder frente ao Sporting, numa partida em que o lateral Sílvio irá ficar de fora, após ter recebido o quinto cartão amarelo.


A  BOLA

JotaCC

Académica-Sp. Braga, 0-0 (crónica)
Como se sobe ao pódio sem ganhar


O Sp. Braga recuperou este domingo o terceiro lugar na Liga graças a um empate trazido de Coimbra, aliado à derrota do Sporting, à mesma hora, em Alvalade, diante do V. Setúbal. Os minhotos chegam ao último jogo do campeonato, em casa, justamente com a equipa leonina, com um ponto de vantagem e precisam apenas de um empate para segurar o lugar no pódio.

Quando à Académica, passou a ser a primeira equipa acima da linha de água (14ª), porque a vitória sadina desta ronda também lhes permitiu ultrapassar os estudantes na tabela. Ulisses Morais, de saída da cidade do Mondego, tal como Domingos em relação à capital do Minho, até pode classificar de «brilhante» a manutenção da Briosa, mas talvez seja por jogos como o deste domingo que não terá o contrato renovado.


Domingos geriu a equipa, como seria de esperar, em mais um regresso à cidade que o catapultou para o Minho. Kaká, Elderson, Salino, Paulo César, Hélder Barbosa, Ukra e Keita voltaram ao onze, enquanto Miguel Garcia, Hugo Viana, Alan, Mossoró, Lima e Meyong, todos utilizados contra o Benfica, ficaram a descansar.

Académica começa melhor mas depressa esquece...

O jogo começou praticamente com uma perdida da equipa da casa, num cabeceamento de Pape Sow depois de um canto da direita, conquistado praticamente na primeira jogada do desafio na sequência de uma boa oportunidade para Éder, não fosse um corte atento. Depois disso, a Académica entregou a iniciativa aos arsenalistas e fechou-se lá atrás, concedendo-lhes poucos espaços.

O Braga tentava esticar o jogo, apostando no jogo pelos flancos, sobretudo por Ukra, sempre bastante incisivo pela esquerda, destapando caminhos para a baliza de Peiser que acabavam invariavelmente tapados por alguém da Briosa. O contra-ataque da Académica também não saia com fluência, graças à «armadilha» do fora-de-jogo que o adversário propositadamente montara.

Ulisses Morais surpreendera ao deixar o melhor jogador do plantel (Sougou) no banco e ainda o melhor marcador (Miguel Fidalgo), numa estratégia estranha e que pesou no desenrolar do jogo, pois seriam dois atletas a dar bom jeito numa primeira parte muito amorfa.

Mais poder de fogo, menos discernimento


Claro que Domingos não podia deixar as coisas como estavam e foi aumentando o poder de fogo da equipa, que teve ensejo de marcar por Lima, num falhanço à boca da baliza. Os estudantes respondiam com mais velocidade na frente, até porque Sougou já estava em campo, mas faltava-lhe poder de decisão no centro, onde Éder perdia, claramente, no duelo com os centrais.

Com as notícias de Alvalade, crescia a emoção para os minutos finais, sempre com muito empenhamento de parte a parte mas pouca clarividência no último terço do terreno. Keita teve o golo nos pés, mas Peiser soube opor-se com competência, pouco depois Laionel mediu mal a força num centro que era quase golo certo para Sougou.



Académica-Sp. Braga, 0-0 (destaques)
Uckra ligado à corrente


Uckra


Não pára quieto um segundo, nem se rende perante uma floresta de pernas. Encostado à esquerda, mas com ordens para flectir para o meio, deu muito que fazer à defesa da casa, com dribles desconcertantes e cruzamentos a pedir melhor conclusão. Melhor exemplo disso foi um centro para Lima, recém-entrado, que o brasileiro falhou à boca da baliza.

Rodriguez


Quer com Kaká, que saiu prematuramente por lesão, quer com Paulão, formou sempre uma dupla segura e autoritária. A Académica foi pouco ameaçadora pelo centro do ataque, é certo, mas isso também se deveu ao acerto do peruano e à combinação com o colega do lado.

Salino

Pena que tenha perdido discernimento na segunda parte, depois de uma etapa inicial de bom nível, com algumas arrancadas que permitiram desequilibrar a organização defensiva dos estudantes. Na retina, ficou um lance de belo recorte técnico, aos 15 minutos, quando tirou um adversário da frente para servir Hélder Barbosa. Não fosse a pronta intervenção de Pape Sow e o esquerdino poderia ter aberto o marcador.

Pape Sow

Novamente reconvertido em central devido ao castigo de Luiz Nunes, assinou uma exibição tranquila e disciplina, algo que nem sempre lhe é fácil fazer, falhando apenas na marcação a Keita, num lance perto do final. Marca pontos do jogo aéreo, no qual chega a ser intratável, e utiliza-o não só a defender como a atacar. Teve na cabeça uma excelente oportunidade de marcar, no dealbar do jogo.

MAIS FUTEBOL


JotaCC

Braga empata com Académica em jogo pobre, mas isola-se no terceiro lugar

O Sporting de Braga, mais uma vez, deixou escapar a oportunidade de conquistar a vitória 600 no campeonato e somou o terceiro empate consecutivo no campeonato.

Apesar do empate a zero com a Académica, a equipa de Domingos Paciência sai satisfeita de Coimbra, pois, apesar de não ter ganho, nem de ter marcado qualquer golo, regressa ao Minho isolada no terceiro lugar, beneficiando da derrota do Sporting frente ao Vitória de Setúbal.

Depois de ter conquistado um feito inédito na última quinta-feira, com a qualificação para a primeira final europeia da história do clube, o Sporting de Braga está a 90 minutos de voltar a fazer história, desta feita, terminando o campeonato no último lugar do pódio, algo que se acontecer será a segunda melhor classificação de sempre da formação da cidade dos arcebispos, depois do segundo lugar na época passada.

Na última jornada, na Pedreira, um empate será suficiente para o Sporting de Braga terminar o campeonato nesse lugar tão almejado pelos minhotos, que seria o terminar de um ciclo de Domingos no clube nas provas nacionais, ele que está de saída do clube depois de, em dois anos consecutivos, ter quebrado vários recordes do clube.

Quanto ao jogo frente à Académica, pouco há falar, tão pobre que foi o jogo. A primeira parte foi disputada num ritmo baixo, com as defesas das duas equipas a mostrarem-se superiores aos ataques adversários. O Sporting de Braga teve mais posse de bola, mas nunca conseguiu incomodar a baliza de Peiser, ao passo que os estudantes tentavam reagir através do contra-ataque, mas a defensiva bracarenses conseguiu, quase sempre, colocar os atacantes da briosa em posição de fora de jogo.

Ao intervalo registava-se um empate a zero, que era justo e espelhava o futebol pouco criativo e perigoso de ambos os conjuntos. No entanto, no segundo tempo nada mudou, apesar das alterações de ambos os treinadores.

Ulisses Morais apostou na entrada de Sougou ao intervalo, mas o jogador veloz nada acrescentou ao jogo ofensivo da Académica. Por sua vez, Domingos Paciência colocou Mossoró e Lima para dar mais criatividade e pode de fogo ao ataque, mas o Sporting de Braga continuou bastante apático e, por isso, o nulo no marcador, claramente, justifica-se.

ZEROZERO

JotaCC

SC Braga empata em Coimbra ante a Académica (0-0)

O Sporting de Braga "arrancou" hoje um empate a zero à Académica, em jogo da Liga portuguesa de futebol disputado no Estádio Cidade de Coimbra, subindo ao terceiro lugar do campeonato, mercê da derrota do Sporting.

Num encontro em que o interesse residia na luta dos minhotos em recuperarem o terceiro lugar, perdido para o Sporting na última jornada, após duas escorregadelas consecutivas (empates na Choupana e diante da União de Leiria), os "arsenalistas" voltaram a empatar, mas desta feita beneficiaram da derrota dos "leões" em casa com o vitória de Setúbal.

As estatísticas eram favoráveis à equipa bracarense, já que, segundo a tradição, o Braga não perde em Coimbra desde 2003,além de que, na primeira volta, na despedida do treinador Jorge Costa, os bracarenses infringiram em sua casa a derrota mais pesada aos "estudantes" nesta temporada: 5-0.

O treinador da Académica, Ulisses Morais, relativamente ao último jogo com o Marítimo, trocou os castigados Addy e Luiz Nunes, bem como Miguel Fidalgo, por Hélder Cabral, Nuno Coelho e Éder, respectivamente.

No Sporting de Braga, relativamente ao encontro do campeonato frente à União de Leiria, saíram Miguel Garcia, Paulão, Vandinho e Mossoró, entrando para o seu lugar Rodriguez, Custódio, Sílvio e Keita.

Na primeira parte, assistiu-se a um jogo muito fraco, muito disputado quase sempre a ritmo lento e com raras oportunidades de golo.

O único remate intencional pertenceu a Hélder Barbosa, aos 15 minutos, a passe de Salino, mas o remate foi interceptado por Peiser.

Aos 34, o defesa central Kaka, que já vestiu as cores de Coimbra, saiu de maca, após um choque violento com um adversário, entrando para o seu lugar Paulão.

Já perto do intervalo, aos 44, Keita cruzou para Paulo César, mas a defesa de Coimbra cortou para canto.

Na segunda metade, pouco ou nada se alterou, apesar das mexidas nos respectivos bancos. Foi preciso esperar 15 minutos para ver Laionel dominar bem o esférico no corredor esquerdo, mas atirou por cima da baliza de Artur Moraes.

Aos 83, bom remate de Keita, mas Peiser correspondeu com uma boa defesa. Logo a seguir, Laionel teve a melhor oportunidade do jogo, pela direita, mas, frente ao guardião bracarense, "preferiu" atirar ao lado.

O JOGO