News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 03/05

Started by JotaCC, 03 de May de 2011, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Liga Europa: adeptos querem pintar cidade com cores do Sp. Braga

Já tem sido um apelo ao longo da época. Mas ganha agora maior envolvimento e chama quando se aproximam as meias- -finais inéditas da Liga Europa.
Quinta-feira o Estádio Municipal de Braga recebe a segunda 'mão' da eliminatória e o Benfica, num jogo em que está semi-aberta a porta da final de Dublin. O golo de Vandinho no Estádio da Luz [2-1] mantém vivo o sonho da final histórica, por isso, o mote está lançado: colocar uma bandeira ou cachecol do Sp. Braga nas janelas e varandas, para colorir com as cores arsenalistas a cidade. E elevar a confiança de uns 'Guerreiros do Minho' já apelidados de 'Guerreiros da Europa'.

O apelo já foi feito antes do jogo dos quartos-de-final com os ucranianos do Dínamo de Kiev nas redes sociais e no fórum de adeptos do 'superbraga.com' e ganha agora novo fôlego, em vésperas do jogo decisivo rumo a Dublin.

"Já não é a primeira vez que lançámos o desafio. Tentámos transmitir esta mensagem ao longo de todo o ano, porque os jogadores podem sentir o apoio de todos os sócios e adeptos", referiu Paulinho, chefe da claque 'Bracara Legion', acrescentando que "quanto maior o apoio, maior a possibilidade de o Sp. Braga fazer história".

"É um jogo único na história do clube e deve haver um esforço dos adeptos e sócios, também financeiro, para irem ao estádio. Quem não possa ir, que mostre o apoio à equipa com bandeiras nas janelas, porque até quem vai ao estádio sente maior motivação e envolvimento por ver a cidade pintada de verme-lho e branco, com as cores do Sp. Braga"

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Jogo 350 de António Salvador

António Salvador: oito anos e dois meses de gestão, 350 jogos oficiais no currículo, número que o Benfica apadrinha no cenário menos esperado - a Liga Europa, que pela primeira vez oferece um duelo 100 por cento lusitano.

O presidente do SC Braga é de longe o mais alto signatário do clube com mais partidas europeias - 55 até ao momento, quando o SC Braga tem 75 presenças nas competições da UEFA. É também o único que se pode gabar de ter conduzido o emblema à Liga dos Campeões.

A BOLA

JotaCC

Jogo da poupança mais parece um puzzle

Gestão meticulosa, a de Domingos Paciência ante o Leiria. A pensar na histórica segunda mão das meias-finais da Liga Europa, o treinador substituiu peças como se de um puzzle se tratasse. A poupança no sector defensivo, por exemplo, é sintomática. O técnico precipitou o regresso de Elderson para fazer descansar Sílvio, enquanto Paulão, que fará dupla com Rodriguez contra o Benfica, saiu ao intervalo. Kaká, a terceira opção para o eixo, foi por isso o único central que alinhou os 90 minutos. Algo que se estendeu a Miguel Garcia, um exclusivo do plantel no que a laterais-direitos diz respeito.

No meio-campo, Custódio, que não é um titular absoluto, descansou porque na quinta-feira terá de render o castigado Vandinho, que assim fez o jogo todo, à semelhança de Mossoró, que à partida será suplente ante as águias. Hugo Viana só entrou após o intervalo e Salino saiu a meio da segunda parte, pelo que tudo indica que serão ambos titulares.

No ataque, Domingos promoveu o regresso às origens de Paulo César. Com o segundo jogo de suspensão para cumprir na Liga Europa, o brasileiro voltou a ser ponta-de-lança, recebendo o apoio de Ukra, não inscrito nas provas da UEFA, e de Hélder Barbosa nas faixas. Assim sendo, Alan, que só entrou aos 60 minutos, Meyong, chamado aos 54', e Lima, que nem sequer foi para o banco, puderam descansar.

Contas feitas, apenas dois titulares de quinta-feira (Artur e Miguel Garcia) jogaram os 90 minutos com o Leiria, num total de sete poupanças iniciais, fora as que se verificaram ao longo do jogo.


Só fotos não são meio de coacção

Devem ou não as fotografias deixadas no balneário do árbitro Bruno Paixão durante o intervalo do jogo Braga-Leiria ser entendidas como uma forma de coacção, tentativa de coacção ou nenhuma da anteriores? É isso que a Comissão Disciplinar vai começar a analisar hoje, depois de o relatório do juiz da AF Setúbal e o do delegado da Liga ao jogo, Abel Castro Cutelo, mencionarem que duas imagens com lances em que o Braga terá sido prejudicado na primeira parte do encontro - pontapé de Fabrício a Hélder Barbosa e um fora-de-jogo mal tirado ao ataque arsenalista - foram colocadas por baixo da porta do vestiário do árbitro, que já as fez chegar à sede do órgão que organiza os dois principais campeonatos em Portugal para apreciação.

Apesar de vários entendidos na matéria considerarem que o caso se enquadra no Artigo 55º do Regulamento Disciplinar, o que poderia resultar num castigo severo se fosse provado que alguém ligado ao Braga fora o autor do acto - o clube pode incorrer na perda de pontos, coima e descida de divisão -, José Manuel Meirim tem uma opinião distinta. "Se o conteúdo das fotografias mostrar apenas que existem dois erros que terão prejudicado uma equipa e nada mais, ou seja, sem qualquer tipo de recado ou ameaça, é difícil enquadrar isto na acção disciplinar de coacção", explicou, a O JOGO, o professor de Direito Desportivo, acrescentando que "mesmo que isso se admita, depois é preciso provar quem colocou lá as fotografias". E aqui está criado mais um imbróglio, pois só as provas testemunhais são aceites. "O CD vai falar com o árbitro, com o delegado ao jogo das duas equipas, com os seguranças ou com quem estivesse pelo local para tentar descobrir quem o fez, pois as imagens de vídeo não são admitidas", declarou.

Como se isto não bastasse, há ainda outro aspecto que terá de ser provado: até que ponto a colocação das fotografias, acto ao qual a SAD do Braga negou estar ligada em comunicado, alterou a forma de actuar de Bruno Paixão? Jorge Coroado, ex-árbitro e comentador de arbitragem de O JOGO, não notou diferenças. "Absolutamente nenhuma. Continuou dentro do registo habitual, com o comportamento, atitude e juízo que lhe são peculiares", referiu Coroado, que não encontra motivos para tanto alarido. "Não vejo razão para se invocar isto, quando há árbitros que a primeira coisa que fazem quando chegam ao balneário é ligar a televisão para ver se conseguem descortinar algum erro ou que pegam no telemóvel e ligam a pessoas amigas para saber se agiram bem ou não", afirmou, vincando que "uma fotografia de modo algum pode representar uma crítica".



Delegados afiançam ter visto as imagens

Encontrar o responsável pela acção que tanta polémica tem originado é neste momento a única dúvida do processo, pois nenhum dos intervenientes no encontro nega que duas fotografias com lances polémicos ocorridos na primeira parte do Braga-Leiria foram colocados no balneário de Bruno Paixão. Abel Castro Cutelo, delegado da Liga ao jogo, confirmou-o em declarações à Antena 1 e adiantou que as imagens "foram anexadas ao relatório do árbitro e da Liga", embora tenha realçado que desconhecia "a finalidade" de tal atitude. "Só quem o fez poderá dizer", frisou o delegado, que no final do embate entre arsenalistas e leirienses terá informado Rodolfo Vaz da acção que ia tomar. Quem o disse foi o director-desportivo do Leiria, que garantiu ainda ter visto as ditas fotos e até revelou quem as mostrou. "A fotografia foi-nos mostrada no intervalo do jogo. O lance é discutido logo após o apito para o intervalo, e há um elemento da equipa técnica do Braga que nos vem mostrar a fotografia. No final do jogo, o delegado da Liga confirmou-nos que a mesma foto teria sido colocada por baixo da porta do balneário do árbitro", explicou Rodolfo Vaz, que não teve quaisquer problemas em expor publicamente o conteúdo dessa imagem a que teve acesso. "A fotografia estava num papel em formato A4 em que se viam imagens da Sport TV com a entrada faltosa de Fabrício sobre Barbosa", revelou.


Jorge Jesus fez questão de felicitar Artur

Numa altura em que se fala do suposto - e negado pelo empresário do jogador - interesse de Benfica e Sporting na contratação de Artur Moraes, não deixa de ser curioso saber que Jorge Jesus fez questão de, no último jogo, ter dado os parabéns ao guarda-redes. O treinador do Benfica procurou o brasileiro logo após o apito final e, depois de o cumprimentar, deu-lhe os parabéns pelo bom jogo e, especialmente, pela grande época que está a fazer. A operação de charme pode não passar de um reconhecimento honesto de Jorge Jesus, mas agradou sobremaneira a Artur, que vê cada vez mais o seu trabalho reconhecido. Sobretudo porque o guardião tem noção que os elogios têm mais a ver com todo o percurso no Minho do que com aquele jogo propriamente dito.


Luís Guilherme
"Bruno está de consciência tranquila"

A suposta introdução de fotografias por baixo da porta do balneário da equipa de arbitragem liderada por Bruno Paixão é, para Luís Guilherme, uma "situação insólita e lamentável" que deixou o juiz da AF Setúbal bastante surpreendido. "Isto nunca aconteceu no passado, mas já falei com o Bruno [Paixão] e ele está de consciência tranquila, pois esteve bem ao cumprir com o que estava estabelecido", revelou. a O JOGO. o presidente da APAF, que aconselhou o árbitro setubalense a "seguir em frente". No entanto, espera que o caso seja bem investigado pela Comissão Disciplinar da Liga, pois considera que este tipo de episódios em nada beneficia o futebol. "Esperamos que quem tem a missão de exercer a justiça desportiva actue em conformidade e que o faça com alguma celeridade, pois não nos podemos esquecer que o campeonato já se encontra na parte final", sublinhou Luís Guilherme, desvalorizando o facto de os juízes estarem a ser mais pressionados nesta altura, até porque, "em geral, já estão habituados a viver sob pressão".


Couto repudia ataque do Leiria

O que anteontem era descrito como "uma troca de palavras mais acesa" por Rodolfo Vaz, director-desportivo do Leiria, foi ontem pintado como um cenário de terror para Iturra, que, de acordo com os responsáveis leirienses, terá mesmo sido agredido à entrada dos balneários por Fernando Couto, manager do Braga. Aliás, João Bartolomeu, presidente do clube da cidade do Lis, considerou que o que se passou no final do jogo do AXA "foi gravíssimo e tem de chegar aos tribunais da Liga". "Entraram ao pontapé, ameaçaram-nos com insultos de toda a ordem e disseram que devíamos descer de divisão... O que se passou não tem desculpa. Nunca ouvi falar em nada assim nem tenho conhecimento que alguma vez tivesse acontecido. Nem em África!", declarou o dirigente à Agência Lusa, ainda que, ao que O JOGO apurou junto de várias fontes ligadas aos dois clubes, nem sequer tenha estado na Cidade dos Arcebispos.

Apesar de ontem Rodolfo Vaz já ter referido que viu um "[António] Salvador de cabeça perdida", foi sobre Fernando Couto que recaíram as acusações mais graves. O manager do Braga sentiu-se lesado pelo que considerou ser um conjunto de "infâmias e calúnias" e, por isso, decidiu contar a sua versão dos acontecimentos, a fim de "repor a verdade". "No final do encontro entre o Braga e o Leiria, e quando me encontrava com o presidente do Braga na zona do meu gabinete, fui confrontado com os jogadores do Leiria, que regressavam do relvado. Nesse momento criou-se um clima de tensão e eu, numa atitude apaziguadora, e até pela experiência de duas décadas que tive como atleta profissional, apelei à calma e ao bom senso dos mesmos, pedindo-lhes que se deslocassem para o respectivo balneário", garantiu Couto, que se reserva ao direito de "accionar judicialmente os envolvidos neste caso". "Como sempre pautei as minhas intervenções públicas ao longo das últimas duas décadas, não contem comigo para alimentar publicamente polémicas ou acusações estéreis, que repudio de forma veemente, assim como todas as falsidades que têm sido ditas sobre o sucedido", referiu.


Carlos Barbosa diz que a situação é "caricata"

O vice-presidente do Sporting, Carlos Barbosa, jogou à defesa, mas não deixou de comentar o episódio do passado domingo no Braga-Leiria, referindo-se ao caso como "caricato". "Não me cabe a mim tecer comentários sobre os procedimentos dos outros clubes", começou por se escudar o também presidente do ACP, para depois concretizar aos microfones da Rádio Renascença: "Mais do que estranha, parece-me uma coisa caricata." A esta posição não serão alheias as declarações do presidente arsenalista, António Salvador, que visavam, implicitamente, o presidente dos leões, Godinho Lopes, e o director-geral desportivo, Carlos Freitas: "Há pouco tempo chegou gente nova ao futebol que só fala da arbitragem, quer ganhe ou perca, quando toda a gente viu que o Portimonense foi prejudicado. Antigamente, alguns deles só falavam quando ganhavam em outros clubes onde estavam; hoje estão sempre a falar da arbitragem."



Regulamento Disciplinar prevê descida de divisão

De acordo com o número 2 do Artigo 55º (Coacção) do Regulamento Disciplinar da Liga, os clubes que exerçam violências físicas ou morais sobre qualquer elemento da equipa de arbitragem com o fim de, por qualquer forma, ocasionarem condições anormais na direcção do encontro, com consequências no resultado, ou que levem o árbitro a falsear, por qualquer modo, o conteúdo do boletim do jogo serão punidos nos termos do nº 1 do Artigo 52º. Ora, este artigo prevê, na alínea a), a baixa de divisão e, na b), uma multa que pode ir dos 50 mil aos 200 mil euros. Caso os factos referidos se verifiquem na forma de tentativa, os clubes, de acordo com o ponto 3 do mesmo artigo, serão punidos com pena de derrota e multa acessória de 12 500 euros. Por fim, importa referir que os clubes serão considerados responsáveis pelos factos cometidos, directa ou indirectamente, por qualquer dos seus dirigentes ou representantes, sócios e funcionários.

O JOGO

JotaCC

Procura-se autor do crime
SErá necessário IDENTIFICAr responsável por colocar A fotografia do Sp. braga-U.leiria NA CABINA Do árbitro

A fotografia do pontapé de Fabrício no pescoço de Hélder Barbosa, impressa numa folha A4, colocada por debaixo da porta da cabina do árbitro, no intervalo do Sp. Braga-U. Leiria, conforme Record noticiou, constitui ilícito grave no âmbito do regulamento disciplinar da Liga e, no limite, pode levar um clube à descida de divisão. Esse cenário foi admitido pelo antigo presidente da CD Ricardo Costa.

A questão, porém, é saber quem cometeu esse ato. Isto é, não sendo identificado o autor, o "crime" pode não ter quaisquer consequências.

No entanto, se for possível identificar quem praticou tal ilícito – o delegado da U. Leiria afirmou ter visto um elemento da equipa técnica do Braga com a foto na mão –, então o clube do prevaricador pode ficar em maus lençóis. Isto porque estas situações estão consagradas no artigo que tipifica a coação num quadro de "violências morais".


RECORD

JotaCC

Caso: U. Leiria acusa bracarenses de agressões e pressões sobre o árbitro
"Sp. Braga pode descer"

Caso se identifique os autores do ilícito e se prove coacção do clube a que pertencem esses autores, o clube infractor é punido com baixa de divisão e uma multa de 50 000 a 200 000 euros", disse ontem ao CM Ricardo Costa, ex-presidente da Comissão Disciplinar da Liga, sobre a pena a aplicar ao Sp. Braga se forem provadas a coacção sobre o árbitro no jogo com a U. Leiria (0-0), por terem sido colocadas fotos de lances polémicos no balneário do árbitro, Bruno Paixão, ao intervalo.

O juiz setubalense relata o sucedido no seu relatório e a versão é corroborada pelo delegado da Liga ao jogo, Abel Castro Cutelo, que confirmou a existência das fotos. Contudo, para punir os infractores é necessário "identificar os autores" do acto ilícito de coacção sobre o árbitro (Boavista desceu precisamente por isso).

Será difícil provar quem colocou as fotos no balneário no intervalo, pois o sistema interno de vídeo não pode ser usado como prova e, por isso, pode ser considerado apenas um acto ilícito, punido com multa de 250 a 2500 euros. "O vídeo só pode ser usado para situações com ilícitos dos clubes por actos de violência com adeptos", reforçou Ricardo Costa.

Os leirienses acusam ainda o presidente bracarense António Salvador e o director desportivo Fernando Couto de terem agredido violentamente os jogadores Cacá e Iturra. A serem provadas as agressões, a punição será de três meses a três anos.

SAD DO BRAGA NEGA QUALQUER ENVOLVIMENTO

A SAD do Sporting de Braga, terceiro classificado da Liga, negou ontem "qualquer envolvimento nas alegadas situações ocorridas no intervalo do jogo com a União de Leiria", no domingo (0-0).

Num curto comunicado, o conselho de administração da SAD revela: "O Sporting de Braga, como sempre, pauta a sua actuação pela transparência e rigor em prol de um futebol cada vez mais credível, colocando-se à disposição de todas as entidades competentes para auxiliar nos esclarecimentos que julguem necessários".

O treinador bracarense, Domingos Paciência, e o presidente do clube, António Salvador, criticaram muito a actuação do árbitro Bruno Paixão.


CORREIO DA MANHA

JotaCC

Bruno Paixão foi surpreendido com fotografias de erros seus no balneário

Sp.Braga nega envolvimento

Em comunicado, a Direção bracarense garante nada ter a ver com os acontecimentos verificados no intervalo do jogo com o U. Leiria.

Há nova polémica no futebol português. Em causa estão duas fotografias que foram colocadas no balneário do árbitro Bruno Paixão de dois lances em que o Sporting de Braga se sentiu prejudicado pela equipa de arbitragem. O caso consta no relatório do juiz de Setúbal e as fotografias já estão na posse da Comissão Disciplinar (CD) da Liga de clubes que agora vai analisar o episódio. Ao que tudo indica, uma fotografia retrata a entrada de Fabrício sobre Hélder Barbosa que os «arsenalistas» defendem ter sido motivo para expulsão do jogador leiriense e a outra é sobre um fora de jogo mal tirado ao ataque do Sporting de Braga. Em declarações à Antena 1, Abel Castro Cutelo, delegado da Liga ao encontro de domingo, confirmou a existência das duas fotografias.
Através de um comunicado publicado no seu «site» oficial, o Sporting de Braga negou qualquer ligação às fotografias que apareceram no balneário do árbitro Bruno Paixão e mostrou-se disponível para ajudar as entidades competentes a esclarecer o caso. 'Face às recentes notícias, o SC Braga desmente qualquer envolvimento nas alegadas situações ocorridas no intervalo do jogo entre o SC Braga e a União Desportiva de Leiria, disputado domingo, dia 1 de Maio, no Estádio AXA. O SC Braga, como sempre, pauta a sua actuação pela transparência e rigor em prol de um futebol cada vez mais credível, colocando-se à disposição de todas as entidades competentes para auxiliar nos esclarecimentos que julguem necessários', lê-se na nota.
Luís Guilherme, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), considera 'grave', e 'insólita', a situação e espera que o caso seja tratado 'de acordo com a gravidade que tem', confirmando também que os factos constam no relatório do árbitro Bruno Paixão. 'Há duas condições que têm que se verificar: que os órgãos atuem e com celeridade. Se não for dada essa imagem para o exterior, as pessoas depois não acreditam na verdadeira justiça desportiva. É uma situação grave, lamentável, que, naturalmente, irá ter agora o tratamento devido por parte do órgão competente, que é a comissão disciplinar e que tem o dever de tratar estas situações de acordo com a gravidade que ela tem', declarou o responsável máximo da APAF, esperando que 'os órgãos disciplinares (a CD da Liga) não se demitam de aplicar as sanções que estão previstas nos regulamentos', e que dêem sinais de confiança em todas estas ocorrências.

Fotografias no balneário. Bruno Paixão no meio de nova polémica


Leiria acusa Salvador e Fernando Couto


'Entraram ao pontapé no nosso balneário '

A polémica, em Braga, não se ficou apenas pelas fotografias colocados no balneário de Bruno Paixão. O ambiente entre as duas equipas foi quentinho, durante e depois da partida, com os responsáveis do União da Leiria a acusarem elementos do Sporting de Braga de terem agredido jogadores leirienses.
Segundo João Bartolomeu, o presidente António Salvador e o diretor desportivo Fernando Couto foram os dirigentes que terão invadido o balneário onde estava a equipa leiriense. 'Entraram ao pontapé, ameaçaram-nos com insultos de toda a ordem e disseram que devíamos descer de divisão... O que se passou não tem desculpa. Nunca ouvi falar em nada assim, nem tenho conhecimento que alguma vez tivesse acontecido. Nem em África. Estou muito triste com isto que se passou e por isso vamos agir judicialmente, porque isto vai muito para além da Liga. As pessoas que o fizeram estão identificadas e vamos agir contra elas. O que se passou em Braga foi gravíssimo e tem de chegar aos tribunais civis. Ultrapassa claramente a competência da Liga', sublinhou o presidente leiriense.
O presidente do União de Leiria adiantou também que jogadores Iturra, Cacá e Rúben Brígido foram os alvos das agressões e que ontem se deslocaram ao Centro Hospitalar Leiria-Pombal para serem diagnosticados, tendo em vista a elaboração de um relatório para apresentação às autoridades.
Recorde-se que o Sporting de Braga pediu ao União de Leiria para alterar a data do encontro, mas os leirienses rejeitaram o pedido 'porque se trata de uma meia-final entre duas equipas portuguesas e decidimos ter uma postura de igualdade',

Vai a tribunal. Leiria diz que o que se passou em Braga 'foi gravíssimo '


Ricardo Costa


'Sporting de Braga pode descer de divisão '

O antigo presidente da CD da Liga alerta para o facto dos bracarenses poderem ser punidos com descida de divisão caso fique provado que houve tentativa de coação sobre Bruno Paixão. Para que tal aconteça é necessário provar que foram elementos ligados aos «arsenalistas» que levaram a cabo o ato de colocar as fotografias no balneário. 'Caso se identifiquem os autores do ilícito e se prove coação do clube a que pertencem, o clube infrator é punido com baixa de divisão e uma multa de 50 mil a 200 mil euros', esclareceu.


PRIMEIRO DE JANEIRO

JotaCC

Martin Atkinson arbitra em Braga, Gianluca Rocchi em Villarreal

O árbitro inglês Martin Atkinson foi hoje nomeado para o encontro entre o Sporting de Braga e o Benfica, da segunda-mão das meias-finais da Liga Europa em futebol, marcado para quinta-feira, em Braga.

Por seu lado, o italiano Gianluca Rocchi será o juiz do embate entre o Villarreal e o FC Porto, que se disputa em Espanha.

Os encontros da segunda-mão das meias-finais da Liga Europa, cuja final está marcada para 18 de Maio, em Dublin, estão marcados para as 20:05 de quinta-feira.

Na primeira-mão, o Benfica venceu o Sporting de Braga por 2-1, no Estádio da Luz, em Lisboa, e o FC Porto goleou o Villarreal por 5-1, no Estádio do Dragão, no Porto.

O JOGO

Bruno3429

F.C. Porto é o terceiro melhor do Mundo para a IFFHS
«Dragões» no pódio na classificação anual

O F.C. Porto é o terceiro melhor clube do Mundo no «ranking» anual da IFFHS, a Federação Internacional de História e Estatística do Futebol, atrás de Barcelona, novo líder que destronou o Inter, e de Real Madrid. O Manchester United é quarto.

Os «dragões», que tinham sido o melhor clube do mês de Março, ficam em segundo em Abril, atrás dos brasileiros do Santos. Na classificação anual sobem um lugar, de quarto para terceiro.

O segundo clube português na lista continua a ser o Sp. Braga, que subiu quatro posições para o 37º lugar, seguido do Benfica, 41º, e depois do Sporting, 64º.

Nota ainda para o Villarreal, adversário do F.C. Porto na Liga Europa, que subiu ao sétimo lugar do «ranking» mundial.

Ranking de Abril

1. (2) Barcelona (ESP) 300,0
2. (3) Real Madrid (ESP) 298,0
3. (4) F.C. Porto (POR) 278,0
4. (6) Manchester United (ING) 269,0
5. (1) Inter Milão (ITA) 250,0
6. (5) Internacional Porto Alegre (BRA) 238,0
7. (10) Villarreal (ESP) 236,0
8. (12) Manchester City (ING) 228,0
9. (8) Zenit S. Petersburgo (RUS) 217,5
10. (14) Paris Saint-Germain (FRA) 216,0
(...)
37. (41) Sp. Braga, 177,0
41. (42) Benfica, 171,5
64. (63) Sporting, 145.5
174. (167) Marítimo, 91.5
323. (413) V. Guimarães, 66

Maisfutebol

Bruno3429

Domingos esconde jogo a pensar no Benfica
Por Pascoal Sousa

À porta fechada, o SC Braga evoluiu esta manhã, orientando a preparação para o seu jogo mais importante da época, por ser o próximo e, sobretudo, por poder projectar o clube para uma impensável final europeia.

Fora da recepção ao Benfica estão os castigados Vandinho e Paulo César e ainda Ukra, que não foi inscrito na UEFA.

A equipa volta a treinar amanhã à porta fechada (só 15 minutos abertos para a comunicação social), estando a conferência de imprensa de Domingos Paciência agendada para o final da manhã.

A Bola




JotaCC

Sp. Braga: quatro «baixas» para o Benfica
Dois lesionados e dois castigados

Será com quatro «baixas» que o Sp. Braga vai discutir com o Benfica uma final na Liga Europa. O técnico Domingos Paciência não pode contar com Paulo César e Vandinho, que cumprem castigo e assim se juntam na lista de indisponíveis aos lesionados Quim e Vinícius.

O guarda-redes, que representou o Benfica nos últimos seis anos, continua a recuperar da rotura total do tendão de Aquiles, sofrida na fase inicial da época. O médio, contratado ao Olhanense a meio da temporada, apresenta uma lesão tendinosa na região anterior da coxa esquerda, alternando o trabalho entre o ginásio e o relvado.

O plantel do Sp. Braga volta a treinar na manhã desta quarta-feira (10h30), e duas horas depois realiza-se a habitual conferência de imprensa de antevisão do jogo, com a presença de Domingos Paciência e um jogador.



Sp. Braga: mutação europeia no quebra-cabeças de Domingos
41 jogadores num plantel transfigurado ao longo da temporada

O Sp. Braga prepara o jogo mais importante da sua vida europeia. Desvantagem curta para a segunda mão das meias-finais da Liga Europa, frente ao Benfica. Mérito de Domingos Paciência, contrariando aquele retrato popular, onde o que nasce torto tarde ou nunca se endireita.

Numa temporada atípica, os arsenalistas já viram passar 41 jogadores pelo plantel. Num processo de contínua mutação, o treinador do Sp. Braga teve de lidar ainda com limitações regulamentares na inscrição de atletas nas competições europeias. A tudo isto, ele resistiu.

Felipe, Moisés, Andrés Madrid, Luís Aguiar e Matheus. Cinco nomes com enorme contributo na fase de grupos da Liga dos Campeões, onde o clube deixou uma bela imagem. Cinco baixas para uma Liga Europa onde se anunciavam dificuldades. Errado. O Sp. Braga continua de pé.

Lembra-se de Mário Felgueiras?

Em jeito de desafio, para enaltecer a complexidade do processo, fica a questão: quem foi o guarda-redes na pré-eliminatória da Champions, frente ao Celtic de Glasgow? Mário Felgueiras, recuperado e depois devolvido ao Rio Ave. Sintomático.

Lembra-se de nomes como Élton, Léo Fortunato, George Lucas ou Eduardo, rapidamente devolvidos à proveniência? Sabe que jovens como Cristiano, Dani, Peterson, Toumany, Januário e Zé Pedro já preencheram a ficha de jogos europeus do Sp. Braga esta época?

Custódio e Meyong para a final europeia


Meyong e Custódio representam dois casos interessantes. Não integraram a lista para a Liga dos Campeões e acabam como armas de Domingos Paciência para as meias-finais da Liga Europa. O camaronês foi titular na Luz e o português vai ocupar o posto do castigado Vandinho no jogo no Estádio AXA.

Domingos Paciência perdeu meia equipa da Liga dos Campeões (Felipe, Moisés, Andrés Madrid, Luís Aguiar e Matheus) e inscreveu apenas um reforço para a segunda metade da época: Kaká vestiu a pele de Moisés numa lista reduzida de 17 elementos.

Três elementos sem carimbo europeu

Marco Ramos e Vinícius foram contratados em Janeiro, face crítica de mudança de orientação no plantel, mas não entraram nas contas europeias, tal como Ukra, este por ter disputado a Liga Europa com a camisola do F.C Porto. Marcos, Guilherme e Keita fazem parte do plantel e passaram toda a época sem integraram as listas para as provas internacionais.

Ainda não se perdeu? Em jeito de resumo, o balneário do Sp. Braga já foi ocupado por 41 jogadores ao longo da época, Domingos perdeu meia equipa da Liga dos Campeões e disputou a Liga Europa com 17 seniores. E resistiu. O sonho está cada vez mais perto.


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sporting de Braga afina estratégia europeia

O Sporting de Braga treinou esta terça-feira à porta fechada preparando a recepção ao Benfica, segunda-mão das meias-finais da Liga Europa. Domingos Paciência não conta com os castigados Paulo César e Vandinho.

Paulo César e Vandinho, castigados, são as duas principais ausências no plantel do Sporting de Braga para o desafio europeu desta quinta-feira. A estes juntam-se os lesionados Quim e Vinícius.

O guarda-redes continua a cumprir o programa de reabilitação recuperando da rotura total do tendão de Aquiles direito, lesão sofrida na pré-época. O médio realizou tratamento e trabalho condicionado em ginásio e relvado debelando a lesão tendinosa na região anterior da coxa esquerda.

Os arsenalistas têm novo treino agendado para as 10h30 desta quarta-feira. No final da sessão, pelas 12h30, Domingos Paciência e um jogador do plantel dos minhotos farão o lançamento da partida de quinta-feira em conferência de imprensa.

ZEROZERO

JotaCC

Sporting de Braga já vendeu cerca de 18.000 bilhetes para recepção ao Benfica

O Sporting de Braga já vendeu 18.000 bilhetes aos seus sócios para o jogo com o Benfica, na quinta-feira, da segunda mão das meias-finais da Liga Europa de futebol, revelou hoje fonte do clube minhoto à agência Lusa.

Tendo sido enviados para o clube da "Luz" 1.500 bilhetes (cinco por cento dos lugares do estádio bracarense), e a dois dias do decisivo encontro que ditará qual das equipas marcará presença em Dublin, na final da competição, ficam a faltar vender cerca de 10.000 ingressos para lotar a capacidade do Estádio Municipal de Braga, cenário esperado pelos responsáveis minhotos.

Hoje foi divulgado o boletim clínico da equipa, sem novidades a registar, continuando a recuperar das respectivas lesões apenas Quim e Vinícius.

A equipa comandada por Domingos Paciência volta a treinar na quarta-feira, às 10:30, estando marcada para a sala de imprensa do Estádio Municipal de Braga, às 12:30, a conferência de imprensa do treinador e de um jogador de antevisão da partida.


O JOGO