News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 16/04

Started by JotaCC, 16 de April de 2011, 07:36

Previous topic - Next topic

JotaCC

"Queremos acabar aquilo que iniciamos"

A aposta de Artur Moraes no Sporting de Braga está ganha. A conclusão é do próprio brasileiro que acabou por ser afirmar como uma das figuras do clube, desde Janeiro, altura em que assumiu a titularidade. A SAD do Braga pretende renovar com Artur, que que está em final de contrato, mas o guarda-redes só admite falar do futuro depois do final do campeonato.
"Estou concentrado em terminar o que foi iniciado aqui e no dia 18 de Maio vamos sentar e conversar para ver o que será melhor para o futuro. As conversações estão paradas, houve uma reunião, mas neste momento estamos focados nos jogos que te-mos pela frente", disse Artur Moraes, ainda no rescaldo do jogo com o Dínamo de Kiev. "Isto só demonstra que fiz a escolha certa quando decidi vir para cá (Braga). Todos estão de parabéns, lutamos e temos uma alegria enorme por chegar às meias-finais", salientou Artur Moraes. "Chegamos até aqui porque não pensar em chegar à final?", questiona o guarda-redes, confiante em registar mais um momento histórico. "Temos dois grandes jogos com o Benfica, já os defro ntamos para o campeonato, mas tratando-se da Europa é tudo diferente", admite.
Artur lembrou ainda que os primeiros tempos em Braga foram difíceis, mas lembrou que "sempre acreditei que a minha equipa.

Leandro Salino: "Respeitamos o Benfica mas não temos nada a temer"

Leandro Salino voltou estar em plano de destaque no Sporting de Braga e rejubilou com o apuramento para a meia-final da Liga Europa. "Durante esta época lutamos com muitas coisas e agora estamos a colher os nossos frutos. Não existe sentimento melhor e estamos de parabéns porque fizemos uma grande campanha na Liga dos Campeões e demos continuidade na Liga Europa. Todas as pessoas do Braga estão de parabéns, assim como a cidade e os adeptos", referiu o brasileiro. Quando ao jogo com o Benfica mostrou-se confiante. "Respeitamos a equipa do Benfica. Não temos nada a temer, é uma equipa com jogadores de qualidade mas nós também temos. Respeitamos o Benfica e eles têm de nos respeitar. Já defrontamos grandes equipas na Europa e o Benfica é como as outras".

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Que bolo saboroso!
MELHOR CAMPANHA EUROPEIA DE SEMPRE JÁ GARANTIU 13,3 MILHÕES DE EUROS PARA OS COFRES

O feito desportivo é verdadeiramente estrondoso mas esta caminhada europeia do Sp. Braga tem também a acompanhar um verdadeiro assalto (no bom sentido do termo...) à autêntica caixa forte que se tornou a UEFA nos últimos anos. As prestações europeias deixaram de ser apenas um orgulho desportivo, pois representam também uma forma de os clubes poderem "pagar" o presente e acautelar o futuro.

Este exemplo do Sp. Braga é paradigmático, até porque encerra muitos milhões de euros da milionária Champions, que faz a diferença para a Liga Europa. E que diferença! Basta registar que o FC Porto, que está tal como os minhotos nas meias-finais da segunda prova da UEFA, garantiu "apenas" 3,4 milhões de euros com o seu caminho, enquanto o Sp. Braga já tem no bolso qualquer coisa como 13,3 milhões de euros!

RECORD

JotaCC

Domingos Paciência
"Depois do Benfica tudo mudou"

Feliz e orgulhoso são duas formas de explicar como Domingos Paciência se sentiu no "day after" ao inédito apuramento do Braga para as meias-finais da Liga Europa, que pouco ou nada teria de diferente de todos aqueles que se seguiram a um jogo não fossem as inúmeras mensagens que recebeu. Afinal, o empate com o Dínamo de Kiev permitiu ao treinador escrever mais um capítulo na histórica campanha dos arsenalistas nas provas europeias, numa época que até não começou bem. No entanto, a entrada em 2011 e um encontro em particular despertaram o melhor dos jogadores. "Tivemos um ciclo terrível, com muito jogos difíceis, contra FC Porto, Paços de Ferreira e Naval, mas depois do jogo com o Benfica tudo mudou. Demos a volta à situação e a equipa passou a acreditar muito mais que era possível melhorar", referiu Domingos em exclusivo a O JOGO, que o surpreendeu à entrada do Teatro Rivoli, no Porto, onde se deslocou com a família para "descomprimir e rir um pouco" com Marina Mota, "uma amiga de longa data", que estreou a comédia "Três em lua-de-mel".

Cerca de 24 horas depois da proeza alcançada, Domingos ainda não acreditava bem no que tinha acontecido, mas estava certo de uma coisa. "Sinto uma enorme felicidade pelo que conseguimos", revelou o treinador dos bracarenses, que disse ter apagado "mais de 300 mensagens" de felicitações que foi recebendo no telemóvel. "Li todas, mas era impossível responder a todos. Aproveito até esta ocasião para agradecer a todos os que o fizeram. Recebi mensagens de adeptos do Braga, do Benfica, do FC Porto, do Sporting, da Académica... de muitos, muitos clubes", confidenciou.

Tal atitude só veio confirmar o que Domingos, em resposta a uma pergunta de O JOGO, já havia dito na conferência de Imprensa de antevisão do encontro com o Dínamo: os portugueses têm mesmo um carinho especial pelo treinador e pelo Braga. Por isso, que mais poderia pedir o técnico num momento destes? "O meu maior orgulho é sentir que temos o carinho dos mais diferentes clubes. Nesta qualificação para as meias-finais da Liga Europa tive duas grandes vitórias: dei uma alegria aos adeptos do Braga e coloquei parte do povo português a torcer por este clube", confessou Domingos, que ontem foi alvo de muitos elogios por parte de Fernando Couto. Em declarações reproduzidas pela "Mediaset", de Itália, o "manager" bracarense descreveu o ex-companheiro de profissão como um "técnico jovem, que tem uma grande quota-parte de mérito" no que o Braga conseguiu. "Se está pronto para um grande campeonato europeu? Creio que sim e vou aconselhá-lo a clubes italianos", atirou.


O sentido abraço com Salvador

Quem pensa que a relação entre António Salvador e Domingos se deteriorou devido ao processo de renovação do treinador, cujo desfecho ainda está por desvendar, está redondamente enganado. A prova disso foi o sentido abraço que o presidente deu ao treinador no balneário no fim do jogo com o Dínamo de Kiev. Chegar às meias-finais é um patamar histórico para o clube minhoto e para o qual contribuíram os dois: o presidente com a construção do plantel, o treinador com o inegável conhecimento táctico.


As 12 horas após o jogo


> 23h00

Deixa o AXA e vai jantar com um grupo de amigos em Braga.

> 00h30

Entra no carro e inicia a viagem de regresso a casa, em Leça da Palmeira.

> 01h00

Liga a televisão e revê as imagens da festa dos jogadores, que no relvado já havia seguido, sozinho, na área técnica que lhe está reservada no banco de suplentes.

> 01h30

Decide deitar-se, mas as dificuldades para adormecer são imensas.

> 08h30

Depois de uma noite mal dormida, acorda e passado algum tempo entra no carro para voltar a Braga. Pelo meio ainda pára num estabelecimento comercial para tomar café e ler os jornais.

> 09h30

A viagem curta, de cerca de 50 quilómetros até à "Pedreira", termina. Já no estádio, aproveita para tomar o pequeno-almoço e dar mais uma vista de olhos pelos jornais.

> 11h00

Sobe aos campos de apoio do AXA para orientar o único treino do dia dos bracarenses, regressando depois para junto da família, com a qual, à noite, foi ao Teatro Rivoli para assistir à comédia "Três em Lua-de-Mel", da amiga Marina Mota.


Surpresa só para quem não os conhece

Das arábias à América do Sul, passando, é claro, pela Europa, o êxito europeu do Braga causou um enorme impacto. Pela primeira vez na história, os arsenalistas chegaram às meias-finais de uma competição europeia, algo impensável há uns tempos mas que não surpreende totalmente quem conhece a realidade do clube.

Um desses exemplos é Moisés, o central brasileiro que até Janeiro foi o subcapitão do Braga. Depois da vitória de ontem do "seu" Al-Rayyan, por 3-0, sobre o Lekhwiya, na última jornada do campeonato do Catar, Moisés abriu o coração a O JOGO para expressar o que sentiu pelo feito alcançado pela antiga equipa. "Vi o jogo em directo e tive uma grande felicidade, até porque, como qualquer equipa, o Braga passou por uma fase difícil, um momento de transição. Há que dar mérito ao treinador e a todo o grupo, que souberam dar a volta à situação", sublinhou Moisés, que puxou a cassete da época atrás para reforçar os elogios ao Braga. "Houve situações que atrapalharam. Muitos jogadores novos não encaixaram bem e o início de Janeiro foi muito difícil. Mas quem conhece o Braga sabe que o clube tem estrutura para reverter estas situações", defendeu.

Neste sentido, o Xerife, como lhe chamavam carinhosamente os braguistas, é categórico ao situar o Braga no contexto do futebol português. "Em Portugal, não há três clubes grandes, mas sim quatro. Não é à toa que o clube está neste nível há tantos anos consecutivos", afirmou.

Ora, Moisés foi ao encontro precisamente do ponto de vista de Manuel Cajuda, treinador com uma quota-parte de responsabilidade na ascensão do Braga ao longo dos últimos 15 anos e que confessa ter ficado com "duas pequenas lágrimas no canto do olho" quando terminou o jogo de quinta-feira com o Dínamo de Kiev, o qual viu em directo através da internet. "Quando eu dizia, há 15 anos, que se estavam a dar passos no sentido de um Braga enorme e que queria ver o clube a lutar pelo título, havia quem não acreditasse. Por isso, considero que este êxito fantástico surpreende-me, mas não quer dizer que eu não esperava. O mérito do Braga foi melhorar sempre e nunca destruir o trabalho feito", explicou o actual técnico do Al-Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos, acrescentando que a proeza de Portugal colocar três equipas nas meias-finais da Liga Europa pertence em "80 por cento ao Braga, porque para Benfica e FC Porto já é normal".

Depois de ter transitado da Liga dos Campeões para a Liga Europa, o Braga passou três eliminatórias nesta competição e perdeu apenas um dos seis jogos disputados: na Polónia, com o Lech Poznan (1-0), revertendo a eliminatória com um triunfo por 2-0 na Pedreira. Djurdjevic, médio sérvio dos polacos e que jogou no Guimarães e no Belenenses, diz que "não é por acaso que o Braga está nas meias-finais". "É uma equipa muito bem organizada. Quando jogámos contra eles, estavam a sofrer muitos golos, mas melhoraram nesse aspecto. Defendem bem e são fortes a sair para o contra-ataque", analisa o esquerdino, que do ponto de vista individual destaca Lima, jogador que "interessou ao Lech Poznan no início da temporada". "Ainda bem para o Braga que ficou com ele", reconhece. "O Braga subiu muito com o Jorge Jesus, há duas épocas, e o Domingos deu seguimento a esse trabalho", completa.

O sonho das meias-finais já é uma realidade para o Braga, pelo que agora só há que olhar em frente. Moisés está confiante para o duelo com o Benfica. "Não será nada de outro mundo eliminar o Benfica. A eliminatória não tem favorito e o Braga tem todas as condições de passar à final, onde também não terá medo de FC Porto ou Villarreal, pois já provou que joga de igual para igual com qualquer adversário", projecta o ex-defesa dos minhotos.


Para Luis Aguiar, final ante Villarreal seria "diferente"


Luis Aguiar também viu o jogo em directo através da internet e admite ter vivido a partida como um adepto. "Sofri e fiquei nervoso pelos meus amigos", disse a O JOGO o médio que ontem felicitou, via telefónica, alguns dos ex-colegas, nomeadamente "Alan, Vandinho e Lima". "Foi muito bom", atirou o jogador do Peñarol, apontando já à meia-final. "O Benfica, por razões óbvias, é favorito, mas o Braga é humilde, não tem inveja de ninguém e pode passar. São jogos e provas diferentes", referiu. Embora reconheça que uma final com o FC Porto seria "muito bonito para o futebol português", o ambidestro preferia o Villarreal. "Com uma equipa espanhola seria diferente. Com o FC Porto, o Braga joga todos os dias."


Benfica não tira o sonho de Artur em chegar à final


Recentemente o Benfica desempenhou o papel de desmancha-prazeres do Braga, impedindo-o de conquistar um inédito título nacional em 2009/10 e afastando-o prematuramente da actual edição da Taça de Portugal. Os resultados entre as duas equipas no campeonato, contudo, foram mais equilibrados e é neles que Artur se baseia para alimentar o sonho de jogar em Dublin. "Se chegámos até aqui, porque não podemos chegar à final? Temos dois grandes jogos com o Benfica, que é uma grande equipa, mas nada nos impede de sonhar com isso, porque, nos jogos que fizemos contra eles no campeonato, ganhámos um e perdemos o outro", lembrou o guarda-redes, agora titular indiscutível dos arsenalistas, depois de ter passado "quatro meses muito difíceis, em que não foi fácil ter a cabeça no lugar". No entanto, sempre confiou que a sua hora ia chegar, assim como acredita que o próximo passo da carreira só deverá ser ponderado "depois do dia 18 de Março", ou seja, no fim da temporada. "As negociações para a renovação estão paradas. Tivemos uma primeira reunião em que não chegámos a um acordo, e agora é dar tempo ao tempo e estar concentrado no que foi iniciado", declarou.


Abater "tubarões" virou uma especialidade

O patamar que o Braga atingiu na Liga Europa faz do seu percurso nas provas europeias histórico, mas este ganha ainda mais relevo quando se constata a qualidade das equipas que os bracarenses enfrentaram. Tirando Celtic (54º), Partizan (44º) e Lech Poznan (92º), os restantes adversários estão mais bem posicionados no ranking de clubes da UEFA, no qual os arsenalistas surgem no 31º lugar. Os triunfos contra Liverpool (quinto) e Arsenal (sexto) foram os mais notáveis, mas ninguém esquece o brilharete com o Sevilha, que é o primeiro emblema de fora do "top 10". Só os ucranianos do Shakhtar (14º) e do Dínamo (29º) não experimentaram a sensação de perder um jogo com os Guerreiros do Minho, apesar de isso não ter evitado a queda da equipa de Kiev na Liga Europa.


Rodriguez deve falhar Nacional

A recuperação de Rodriguez para o jogo de segunda-feira com o Nacional avizinha-se bastante complicada. Domingos revelou na quarta-feira que o departamento médico iria fazer um esforço para recuperar o peruano para os futuros compromissos, mas ainda não deverá ser este, pelo que o treinador, que também não pode contar com o castigado Kaká, está obrigado a manter Vandinho como central. De regresso ao onze estará Miguel Garcia, que quinta-feira cumpiu castigo.


Qualidades de Imorou despertaram interesse

As notícias que circulam em França e que dão conta do interesse do Braga em Emmanuel Imorou são mesmo verdadeiras. No entanto, ao que O JOGO apurou, as negociações não estão assim tão avançadas quanto o jornal "La Nouvelle République" dá a entender. O jovem lateral-esquerdo do Benim, que no passado já foi dado como alvo do Benfica, tem despertado alguma curiosidade nos responsáveis arsenalistas, até por se encontrar em final de contrato com o Châteroux, mas, neste momento, é apenas uma entre muitas possibilidades que serão analisadas num futuro próximo.

O JOGO

JotaCC

Artur Moraes está na lista de Sporting e Benfica e hesita em renovar pelo Sp. Braga
"As negociações estão paradas"

O guarda-redes Artur Moraes ainda não decidiu se renova pelo Sp. Braga ou se aceita algum dos convites que tem na mesa. Dois deles são do Sporting e do Benfica, como o CM já noticiou.

Após o jogo com o Dínamo de Kiev (0-0) e a qualificação para as meias-finais da Liga Europa, o brasileiro reconheceu que já teve uma reunião com os dirigentes dos arsenalistas e que não houve acordo. "As negociações estão paradas", vincou, frisando que, por enquanto, só vai pensar nos jogos que faltam até ao final da temporada.

O jogador, de 30 anos, que termina contrato em Junho, admitiu ainda que passou "tempos muito difíceis" no Minho, dado que, no início da época, Domingos Paciência apostou em Filipe, transferido em Janeiro para o Flamengo.

Sobre os embates com o Benfica na Liga Europa, Artur não tem dúvidas: "Vão ser muito equilibrados. Este ano já ganhámos [2-1] um jogo e perdemos [0-1] o outro."


CORREIO DA MANHA

Pé Ligeiro

Na pista de Emmanuel Imorou    


Fez todo o percurso em França, mas é internacional do Benim. Tem 22 anos e é titularíssimo no Châteauroux, do segundo escalão francês. Actua a defesa-esquerdo e já foi visto em acção pelos bracarenses.

Emissários do SC Braga têm acompanhado com regularidade os jogos de uma equipa francesa que dá pelo nome de Châteauroux, 14.ª classificada da Ligue 2, equivalente à Liga Orangina.

Garante o jornal local La Reppublique que Emmanuel Imorou é a razão de tantas visitas dos espiões arsenalistas. Em final de contrato com o Châteauroux, o jovem nascido em Bourges, cidade bem no centro de França, tem nacionalidade do Benim, país onde nasceram os seus pais, e surge como alvo do SC Braga para a próxima temporada.

Aos 22 anos, este lateral-esquerdo já acumulou quatro internacionalizações pela selecção do Benim, que está envolvida na fase de apuramento para o Campeonato Africano das Nações de 2012.

O negócio, aparentemente, é vantajoso para o clube minhoto, já que a transferência de Emmanuel Imorou não implicará qualquer ronda negocial ou indemnização a conceder ao Châteauroux.


ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Czar Priamoi

Jornal i

Braga elimina o Dínamo com dez desde o minuto 29 e faz história para Portugal: três equipas nas "meias", claro, com um BRAGA-BENFICA.

O FC Porto já lá estava desde o final da tarde, depois daquele passeio em Moscovo. O Benfica também tinha de lá estar, mesmo apesar das dificuldades, porque o 4-1 em Lisboa o obrigava a isso. Mas Portugal tem pela primeira vez três equipas numa meia-final europeia porque o Sporting de Braga se fez grande e eliminou o Dínamo Kiev, num jogo sofrido, dramático, em que jogou com dez elementos desde os 29 minutos, após a expulsão de Paulo César.

Podia ter sido mais complicado? Era difícil... Depois do empate (1-1) em Kiev, entre lesões e castigos Domingos partiu para a segunda mão com apenas 13 jogadores disponíveis. Foi obrigado a colocar o capitão Vandinho - um trinco - na posição de defesa-central; e ainda teve de adaptar o extremo Paulo César à posição de lateral-direito. A escolha foi surpreendente, mas talvez se justificasse com a necessidade de ter velocidade (falava-se que quem lá iria jogar era Custódio...). O problema é que Paulo César foi tão rápido que entrou de rompante às pernas de Yarmolenko, vendo o cartão vermelho e abandonando a equipa. A partir daqui, fazer o quê? Defender e sofrer!

Diga-se que os últimos 15 minutos da primeira parte foram particularmente complicados. O chuveirinho de bolas na área minhota não dava em nada, mas a tensão era permanente. Veio o intervalo, a equipa do Braga voltou a respirar fundo e saiu para uma segunda parte impressionante, pela capacidade como conseguiu somar posse de bola e jogar no meio-campo adversário. Até aos 70 minutos, o Dínamo tinha mostrado um cabeceamento perigoso, enquanto os "guerreiros" já tinham desperdiçado as duas melhores oportunidades da partida, sempre por Lima: primeiro, isolado, atirou à figura do guarda-redes; depois ainda teve um remate-cruzamento que arrancou tinta ao poste.

SEM MÁCULA E esta?! O Braga mostrava a garra e a classe que os ucranianos nunca tiveram, nem sequer no jogo da primeira mão, e vincava a vontade de jogar a meia-final da Liga Europa contra o Benfica (a primeira mão será em Braga). Ou seja, o que esta equipa estava a fazer era história, pelo resultado em si e pela consequência futura dele mesmo. A equipa com menor orçamento em prova - cerca de 10 milhões de euros - punha-se à altura do Benfica, FC Porto e Villarreal! Essa equipa continua imaculada, sem sofrer golos em casa na Liga Europa! Mesmo com um onze remendado, mesmo com um treinador que a determinada altura da época sentiu guia de marcha e liberdade para poder comprometer-se com o Sporting. Se se confirmar a mudança para Alvalade, o que poderá pedir António Salvador ao sucessor de Domingos? Terá de ser algo mais do que o céu, porque o céu já foi alcançado, o céu foi superar esta temporada tubarões como Celtic, Sevilha ou Arsenal, sair da Champions com dignidade e estar à altura da Liga Europa. Essa história de um país ter três equipas nas meias-finais, coisa de ingleses, espanhóis e alemães, afinal também é possível por aqui.
Em parte, graças ao Braga.

Pé Ligeiro

Rodríguez e Elderson fora do Nacional    


Rodríguez e Elderson, parados há mais de um mês, não vão recuperar a tempo de entrar nas opções de Domingos Paciência para o jogo frente ao Nacional, esta segunda-feira, na Choupana.

O plantel do SC Braga realiza esta manhã um treino à porta fechada e parte amanhã para o Funchal.

De fora também estará Kaká. O defesa-central brasileiro vai cumprir castigo por ter atingido uma série de cinco cartões amarelos.

ABOLA
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bruno3429

Domingos com várias ausências na defesa
Nacional, Sporting de Braga, Liga Zon Sagres

AUTOR
Álvaro Gonçalves

O Sporting de Braga continua a preparar a deslocação à Madeira, onde vai defrontar o Nacional, mas Domingos Paciência conta com ausências de vulto na equipa.

Ao que tudo indica, o treinador dos minhotos vai continuar sem poder contar com Rodriguez e Elderson, assim como Kaká, que vai cumprir castigo.

A formação da cidade dos arcebispos treinou esta manhã à porta fechada e parte amanhã para o Funchal, estando o jogo com o Nacional marcado para segunda-feira.


Zerozero

Bruno3429

Nacional: trio em dúvida para recepção ao Sp. Braga
João Aurélio, Skolnik e Felipe Lopes apresentam queixas físicas
Por Redacção com Manuel Alves

Nacional prepara a recepção ao Sp. Braga com muitas limitações, encontro que terá lugar na segunda-feira, às 20h15, no encerramento da 27ª jornada.

O treinador Ivo Vieira não pode contar com Patacas (mialgia), Oldoni (lesão muscular) e Orlando Sá (luxuação acrómio-clavicular), mas, além deste trio, João Aurélio fez uma entorse na manhã deste sábado, estando por isso em dúvida para o jogo com os minhotos.

Skolnik também pode não defrontar o Sp. Braga, pois, no último treino, o médio sofreu um traumatismo no tornozelo e trabalhou até ao final da sessão. No regresso ao trabalho acusou a pancada e apenas fez tratamento, sendo muito difícil a sua utilização.

Por último, o central Felipe Lopes voltou a ressentir-se de um traumatismo no calcanhar e também só no domingo, ao final da tarde, o técnico saberá se o defesa brasileiro pode ser opção.

A conferência de Ivo Vieira, de antevisão desta ronda, realiza-se antes do treino, às 18h30.

Maisfutebol