News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 30/03

Started by JotaCC, 30 de March de 2011, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Quim na última etapa

Quim foi a grande novidade da sessão de trabalho do Sporting Clube de Braga. O guarda-redes trabalhou ontem integrado e sem limitações aparentes. Está na última etapa da sua recuperação e apenas apresenta alguns condicionalismos, motivados pela falta de ritmo de uma longa paragem.

Foram 270 dias a recuperar de uma rotura total do tendão de Aquiles, lesão que contraiu no estágio de pré-temporada em Melgaço e, por força desse facto, não foi inscrito. Assim, Quim não pode ser utilizado esta temporada e como tal a vigilância médica continua, uma vez que o objectivo passa por preparar o guarda-redes para a próxima época.
Outra das novidades foi a recuperação de Mossoró. O brasileiro treinou sem limitações e o médio ofensivo pode constituir opção para o jogo de sábado à noite, diante do Beira-Mar, em Aveiro.

Recorde-se que Mossoró, a par de Alan e Hugo Viana, foram peças-chave no último mês de competição, um dos momentos mais brilhantes do Sporting Clube de Braga na actual época.
Diga-se ainda que nos relvados anexos ao Estádio Municipal de Braga não estiveram Rodriguez e Vinicius.

Os dois jogadores continuam a cumprir o plano de recuperação física, que visa ginásio e tratamento. À partida, os dois jogadores vão falhar o jogo com os aveirenses, sendo que o peruano recupera de uma mialgia e o objectivo é colocá-lo em acção no jogo da Liga Europa, diante dos ucranianos do Dínamo de Kiev.
O Sporting Clube de Braga regressa esta manhã ao trabalho. A sessão está agendada para as 10.30 horas, mas desta vez à porta fechada.

CORREIO DO MINHO

JotaCC

Vandinho é para ficar

Médio soma já 216 jogos pelo clube. Poderá jogar mais uma época. Mais que um simples jogador, é um símbolo que importa conservar

Líder no campo, líder no balneário. Vandinho é uma referência incontornável do SC Braga. O brasileiro entrou na sétima época ao serviço do emblema arsenalista, pelo qual disputou 216 jogos oficiais e marcou sete golos. Aos 33 anos, a bateria parece não estar esgotada, o que relança a questão sobre o futuro do trinco: mais um ano de contrato à vista? Nesta altura, é o desfecho mais óbvio, até porque o rendimento de Vandinho, esta temporada, está ao nível das anteriores - 32 partidas em 43 possíveis, 18 na Liga Zon Sagres, 10 na Champions, uma na Liga Europa e três na Taça da Liga.

A BOLA

JotaCC

Mossoró próximo de renovar até 2015

O Braga está a um pequeno passo de prolongar o contrato de Mossoró. O JOGO sabe que António Salvador lhe fez chegar às mãos, nos últimos dias, uma proposta de renovação por mais três anos que prevê ainda um aumento do vencimento que aufere mensalmente, e em breve o brasileiro vai sentar-se com o presidente da administração da SAD bracarense para formalizar o acordo. A ligação do médio ao clube da Cidade dos Arcebispos estender-se-ia assim até 2015, até porque o actual vínculo expira em 30 de Junho de 2012.

O desejo de renovar com Mossoró resulta das boas exibições que este tem realizado ultimamente e que tiveram como ponto alto o encontro com o Benfica, no qual apontou um golo, perdão, um golaço! O médio, que lidera a lista de contratações mais caras de sempre efectuadas pelo clube - custou 700 mil euros em 2008 -, é idolatrado pelos adeptos e bastante apreciado por Domingos Paciência, que, segundo alguns rumores que correm pela blogosfera, até estará interessado em levá-lo para Alvalade caso venha a mudar-se para o Sporting no final da temporada. Para evitar que um cenário destes viesse a concretizar-se e porque considera que o Mágico 8 é um elemento importante no futuro dos arsenalistas, que têm crescido sustentadamente nos últimos anos sob a liderança do actual presidente, António Salvador decidiu "prendê-lo" o quanto antes.

Para mais tarde ficam os casos de outros jogadores que exigem maior celeridade à SAD do Braga por se encontrarem em final de contrato. São os casos de Vandinho, Miguel Garcia e Paulão, por exemplo, embora o último, como O JOGO também já deu conta, tenha sido sondado no sentido de prolongar o respectivo vínculo.


Março foi mês de jejum para Lima

Pela primeira vez desde o começo de 2011, Lima vai terminar um mês sem qualquer golo marcado. Apesar de ter alinhado nos cinco encontros efectuados pelos arsenalistas neste período, o brasileiro, que leva 14 remates certeiros esta temporada, não conseguiu matar a fome que dura desde 24 de Fevereiro, dia em que facturou contra o Lech Poznan. Se alargarmos o período de estudo até ao começo da época, constata-se que tal jejum só aconteceu mais duas vezes: em Julho e em Dezembro. No entanto, ao contrário do que sucedeu desta vez, o brasileiro teve poucas oportunidades para o terminar na altura: no primeiro porque fez apenas um jogo, no segundo porque esteve a recuperar de lesão.

Visita a Hospital Privado adiada

Ao contrário do que estava inicialmente previsto, não será hoje que o Braga vai visitar o Hospital Privado da cidade. Estava previsto que dois jogadores do clube se deslocassem a esta unidade hospitalar para distribuírem autógrafos, mas o evento acabou por ser adiado para uma data a anunciar. Assim, do programa de hoje consta apenas um treino matinal, que será realizado nos campos de apoio do Estádio AXA, longe de olhares indiscretos.

Sílvio volta à esquerda

Com o regresso de Sílvio ao trabalho em Braga, Domingos Paciência vê aumentar para três o número de opções para as laterais no encontro com o Beira-Mar. O internacional português deve mesmo ser titular em Aveiro, relegando Elderson, que foi titular contra o Olhanense após um longo período de ausência devido a lesão, para o banco de suplentes.

Quim sem limitações

Se, no plano desportivo, as coisas estão a correr bem, no capítulo clínico o cenário também se está a recompor. Quim completou ontem uma semana a treinar sem limitações e acredita-se que ainda poderia ter ajudado esta época se estivesse inscrito. Rodriguez e Vinícius só fizeram ginásio, mas o central poderá ainda ser chamado para Aveiro.

"Só" 1500 bilhetes à venda

Apesar de o Braga estar a atravessar uma boa fase e de existir uma enorme euforia nos adeptos, os responsáveis do clube solicitaram apenas os 1500 bilhetes a que tinham direito para o jogo de sábado com o Beira-Mar. Os ingressos já estão disponíveis para venda e custam 7,50 euros, sendo que quem quiser poderá adquirir também a viagem por mais sete euros.


O JOGO

JotaCC

Domingos contra Domingos

Cercado por rasteiras sob a forma de perguntas, Godinho Lopes tem sustido a afirmação que ponha o lacre presidencial noutra certeza adjacente sufragada pelo recente acto eleitoral para a presidência: Domingos Paciência será o treinador do Sporting - com dois ou três anos de contrato - daqui por dois meses, ou seja, a partir do início de Junho. E até lá, com leões e arsenalistas a discutirem palmo a palmo a ocupação do terceiro e último lugar do pódio no campeonato - uma classificação que os verdes e brancos qualificam de "vital para o futuro próximo" -, levanta-se uma questão que, nesta fase da temporada, tem tanto de óbvia quanto de obrigatória: como é que Domingos vai gerir e digerir o latente conflito de interesses? Ficará no Minho até ao termo da Liga ZON Sagres, cujo último capítulo, por ironia do destino, inclui um Braga-Sporting no AXA? Ou a Liga Europa, onde os guerreiros - já com um acumulado histórico - disputam "só" o acesso à meias-finais, é o único elo forte que prende o técnico ao banco e à causa arsenalista?

O Sporting, já se percebeu pelo discurso do seu presidente, esforça-se por evitar incidentes diplomáticos com a instituição liderada por António Salvador, evitando confirmar Domingos Paciência para as próximas épocas, embora Godinho Lopes ainda anteontem tenha assegurado que o acordo já foi alcançado e que, por isso, o novo homem do leme não foge. Também por isto, Domingos está numa posição desconfortável.

O técnico tem, no seu sentido profissional e nas obrigações contratuais, o combustível para se bater até à última gota de conhecimento e liderança pela terceira posição, mas é exactamente aqui que o pau ganha dois bicos: fazendo o melhor pelo Braga no presente, prejudica-se em termos de futuro no Sporting. E prejudica-se não tanto pela impressão que os adeptos construam doravante, mas porque, para os leões, terminar em quarto lugar significa iniciar a época em Julho por causa das pré-eliminatórias da Liga Europa, resultando disto a amputação de um mês no trabalho de reformatação do plantel.

Precavendo qualquer dos cenários, Luís Duque e Carlos Freitas, os novos responsáveis pela gestão do futebol, estão já em acelerada carburação no mercado e no exercício de diagnóstico das debilidades da equipa, buscando soluções que dirimam as carências.

Mentalidade cria dificuldades


"Num país normal", adverte Pedro Henriques, "a situação em que Domingos se encontra seria encarada como normal". "O problema é que aqui a mentalidade é outra e cria dificuldades. Se o Braga por qualquer motivo não tiver sucesso, logo se notarão as mentalidades mesquinhas. Mas Domingos vai ser profissional, e até estou convencido de que o Braga vai ultrapassar o Sporting na classificação. Não é difícil, pois uns estão a cair e outros estão a subir", sentencia o antigo lateral-esquerdo, hoje comentador.

Em termos gerais, as considerações de Pedro Henriques merecem a concordância de Carlos Xavier, antigo profissional dos leões: "Se a vida nalgum momento não lhe correr bem no Braga, haverá sempre especulação de quem não está dentro do futebol. Mas pelo que conheço dele, tenho a certeza de que Domingos vai querer o melhor para o Braga até ao final da temporada. Tem feito uma excelente campanha e, como é óbvio - e ainda bem que assim é -, pretende sempre o melhor para ele e para os que dirige." Xavier, completando o raciocínio, aproveita para enfatizar duas evidências: "Domingos não tem culpa de que o Sporting esteja na posição em que está no campeonato. O Sporting tem de pensar só em si, não pode estar à espera de ajudas dos outros. Por outro lado, o Braga vai jogar, com o Dínamo de Kiev, o apuramento para as meias-finais da Liga Europa. Nenhum treinador poderia pensar em apear-se num momento destes."

Trabalho do novo técnico terá ainda mais valor

O contexto que envolve Sporting, Domingos Paciência e Braga tem espinhos, mas o comentador Pedro Henriques consegue encontrar um lado positivo: "Quanto mais fundo estiver o Sporting, maior valor se há-de dar ao trabalho de Domingos e maior será também a tolerância para com ele. Os sócios têm de se preocupar em dar tempo." A competência do treinador também é aplaudida pela velha glória leonina Carlos Xavier: "Os treinadores que são bons e fazem épocas excelentes estão sempre sujeitos a mudar de clube para melhor."


O JOGO

JotaCC

Alan que se faz tarde
brasileiro muito perto da melhor época de sempre a todos os níveis

Alan caminha a passos largos para sua melhor época de sempre, provando que nunca é tarde para quem trata a bola por "tu". Aos 31 anos, o brasileiro está muito perto de bater os recordes pessoais, um deles que ainda vem dos tempos no Marítimo, onde deu os primeiros passos no futebol português. Em 2003/04, Alan apontou 9 golos ao serviço dos insulares, marca nunca mais atingida, apesar de ter lá estado bem perto quando apontou 8 na brilhante carreira do vice-campeão da época passada.

A realidade é que Alan aproveita bem todos os momentos e no último mês a sua influência na equipa minhota foi de tal modo notória que confirmou em definitivo o seu estatuto de referência, deixando até para segundo plano nomes como o de Vandinho, capitão e ausente em vários jogos devido a problemas musculares.


RECORD

JotaCC

Sporting de Braga

Quim de volta oito meses depois

Quim regressou aos treinos sem limitações, 270 dias depois de ter sofrido uma rotura total do tendão de Aquiles da perna direita, contraída durante a pré-temporada e que fez, inclusivamente, com que o guarda-redes nem sequer fosses inscrito. O internacional português já não apresenta qualquer limitação de ordem física, mas ainda não trabalha a 100 por cento. Numa primeira fase, Quim vai voltar a adaptar-se às exigências do trabalho diário para estar em condições no arranque da próxima época. Por outro lado, o médio Mossoró está completamente recuperado e pode ser opção para o jogo com o Beira-Mar.

PRIMEIRO DE JANEIRO

Bruno3429

Rodriguez ainda limitado
Por Pascoal Sousa

São cada vez mais reduzidas as possibilidades de Rodriguez ser chamado por Domingos Paciência para o jogo de sábado, frente ao Beira-Mar. O central peruano está muito limitado por causa de uma mialgia na perna esquerda e continua a fazer tratamento.

Aníbal, do satélite Vizela, está de prevenção e a treina-se com o plantel principal, que esta manhã trabalhou à porta fechada nos relvados secundários do Estádio Axa. Caso Rodriguez não dê sinais de recuperação nos próximos dois dias, Aníbal será convocado para a partida de Aveiro.

A Bola

eduardo_manulo

Sócios com entrada grátis no clássico minhoto

Não é a promoção do ano, mas quase: os sócios e detentores de lugar anual do SC Braga têm entrada livre no jogo com o V. Guimarães, no próximo dia 11 de Abril. Ainda há mais: cada um desses sócios poderá trazer três acompanhantes para assistir ao clássico minhoto sem gastar um cêntimo.

O objectivo é ter o Estádio Axa cheio no apoio ao SC Braga, na partida que mais emoções concitam no Minho. Normalmente, os jogos entre os dois rivais originam excelente assistência - o desafio da primeira volta, no D. Afonso Henriques, arrastou 25651 espectadores, um recorde, esta época, no castelo - e uma receita significativa.

Desta vez, porém, o aspecto desportivo sobrepõe-se claramente ao económico. Para além de ser um rival, o Vitória também sonha em alcançar o terceiro lugar, objectivo assumido como Domingos Paciência para fechar a época com chave de ouro.

ABOLA
Quem não sente, não entende! SCB1921@

JotaCC

Sócios entram de graça no clássico minhoto
podem levar três acompanhantes
   
Os sócios do Sp. Braga terão entrada gratuita na receção ao Vitória de Guimarães, na 26.ª jornada da Liga, e vão poder levar três acompanhantes cada um, revelou esta quarta-feira o clube bracarense.

O jogo está marcado para o dia 11 de abril, uma segunda-feira, às 20 e 15, horário que costuma ser um óbice para boas assistências e que pode também justificar a decisão dos responsáveis bracarenses.

A decisão da SAD arsenalista abrange os sócios com e sem cadeira anual, que terão que ter apenas as quotas em dia, de forma a ter "casa" cheia no sempre emotivo "clássico" minhoto e numa fase decisiva do campeonato.

À entrada para a 25.ª jornada, o Sp. Braga é quarto classificado com 37 pontos, a apenas um do terceiro, o Sporting, e o Vitória de Guimarães vem logo a seguir, na quinta posição, com 33 (os mesmos do que o Paços de Ferreira, sexto classificado).

Nesta jornada (25.ª), o Sporting de Braga desloca-se a Aveiro para defrontar o Beira-Mar e o Vitória de Guimarães recebe o Sporting.

RECORD

JotaCC

Domingos convidado a renovar

O presidente do SC Braga, António Salvador, vai reunir-se amanhã com Domingos Paciência e convidar o treinador a renovar pelo clube minhoto.

A proposta que vai apresentar que será de dois ou três anos, ficando nas mãos de Domingos aceitar ou não a oferta, sabendo-se do compromisso verbal que o treinador tem Godinho Lopes, recém-eleito presidente do Sporting.


Alterações à 27.ª jornada

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional divulgou esta quarta-feira as alterações à 27.ª jornada da Liga, que se disputa entre os dias 15 e 18 de Abril.

Eis o calendário

Sexta-feira, dia 15:
Académica - V. Setúbal (20h15, Sport TV)

Sábado, 16:
Olhanense – Paços de Ferreira (19h15, Sport TV)
V. Guimarães – Marítimo (21h15, Sport TV)

Domingo, 17:
Rio Ave – Naval (16h)
UD Leiria – Portimonense (16h)
Benfica – Beira-Mar (18h15, TVI)
FC Porto – Sporting (20h15, Sport TV)

Segunda-feira, 18:
Nacional – SC Braga (20h15, Sport TV)


A BOLA

JotaCC

Sp. Braga abre porta a sócios frente ao V. Guimarães
Arsenalistas querem casa cheia no derby minhoto

Os sócios do Sp. Braga terão entrada gratuita no jogo com o Vitória de Guimarães, a contar para a 26ª jornada da Liga, e vão poder levar três acompanhantes cada, anunciaram os arsenalistas, nesta quarta-feira.

A decisão da SAD abrange os sócios com e sem cadeira anual, que terão apenas de ter apenas as quotas em dia. O derby minhoto disputa-se no dia 11 de Abril (segunda-feira), às 20h15.

Antes da recepção ao rival de Guimarães, o Sp. Braga desloca-se neste sábado a Aveiro, para defrontar o Beira Mar, a contar para a 25ª ronda.

Recorde-se que o Sp. Braga é quarto classificado, com 37 pontos, a apenas um do terceiro, o Sporting. O V. Guimarães vem logo a seguir, na quinta posição, com 33 pontos, os mesmos que P. Ferreira.



Sp. Braga quer renovar com Domingos Paciência

Treinador português termina contrato no final da época

O Sp. Braga quer renovar contrato com Domingos Paciência e vai apresentar nesta quinta-feira uma proposta de «dois/três anos» ao treinador português, apurou o Maisfutebol.

Domingos Paciência termina contrato no final da época e o seu nome foi associado ao novo presidente do Sporting, Godinho Lopes, sem que nenhum dos dois tivesse negado o acordo.

Esta é a primeira vez na época que o Sp. Braga manifesta a vontade de renovar com o técnico, o que acontece depois de a equipa «entrar nos eixos», explicou fonte ligada ao processo, face à subida na classificação (está a um ponto dos leões) e a continuidade na Liga Europa (vai jogar os quartos-de-final com o Dínamo Kiev).

Também em final de contrato estão seis jogadores - Artur Moraes, Paulão, Rodríguez, Miguel Garcia, Vandinho e Mossoró -, todos eles já abordados neste sentido.

MAIS FUTEBOL