News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 19/03

Started by JotaCC, 19 de March de 2011, 09:09

Previous topic - Next topic

JotaCC

Kiev na próxima paragem do Sp. Braga

A marcha dos guerreiros do Minho não pára e Kiev é a próxima estação. Cidade maior da Ucrânia, ouro em mãos dos arsenalistas, perante uma escola de leste comandada por Yuri Semin, velha raposa do frio, com um ilustre ex-senhor da Europa como figura de proa. Shevchenko, aos 34 anos, é capitão de uma armada onde pontifica ainda Milevskyi, que já brilhou em solo minhoto ao serviço da sua selecção no europeu sub-21.

O médio-ofensivo Gusev é outra das armas principais, mas há ainda uma legião de brasileiros, num Dínamo de Kiev que vem de ter eliminado um conjunto britânico, que tal como o Sporting Clube de Braga andou na terceira pré-eliminatória da Champions, mas ao contrário dos arsenalistas acabou eliminado, aos pés do Ajax.

Na fase de grupos passou em primeiro, deixando para trás Bate Borisov, Az Alkmaar e ainda o Sheriff. Seguiu-se um confronto com a equipa mais portuguesa da Turquia e puxou dos galões frente ao Besiktas. Na última aparição eliminou o todo poderoso Manchester City.

Fernando Couto: "respeito pelo adversário"

"É um adversário que merece todo o respeito, mas antes quero enaltecer o facto de termos chegado pela primeira vez aos quartos-de-final. O grupo, a cidade e os adeptos estão de parabéns. Vamos agora pensar positivo, esperando um confronto luso nas meias-finais".

Noite e dia em clima de festa

Enorme euforia, um calor humano único e uma cidade rendida ao feito dos guerreiro s do Minho. A festa começou em pleno Anfield Road, com a equipa a rejubilar no relvado e os adeptos em plena loucura nas bancadas, mas o ponto alto foi mesmo a chegada a Portugal. Ainda insatisfeitos, duzentos adeptos voltaram a aplaudir os guerreiros no treino vespertino, brindando o grupo com novas manifestações de carinho.

O Sporting Clube de Braga teima em desafiar os seus próprios limites. Durante a noite Domingos Paciência foi acedendo às inúmeras solicitações e só mesmo a intervenção dos seguranças é que permitiu a chegada do técnico ao autocarro. De dia repetiram-se os pedidos para continuar (ver peça em baixo), mas durante a noite o turbilhão foi imenso, na comunhão de momentos únicos e marcantes.

António Salvador foi engolido pela multidão. Entre abraços e cânticos, o presidente dos minhotos ficou sem palavras, perante tamanha expressão de afecto.
Foi um milhar a vibrar intensamente, em plena madrugada, que reduziu de forma drástica as horas de sono na capital do Minho. Os jogadores estiveram igualmente envolvidos na festa bracarense. Miguel Garcia, Alan e Sílvio demonstraram a felicidade, e já depois de todos se encontrarem no interior do autocarro coube a Paulão e Mossoró trazer de novo a equipa para a derradeira despedida.

O Sporting Clube de Braga atravessa o momento mais marcante da sua histórica. São episódios únicos e memoráveis que vão perdurar para a eternidade. Segunda-feira espera-se nova chuva de afecto no jogo com os vilacondenses.


CORREIO DO MINHO

Bruno3429

Mais problemas para Olhão
Por Pascoal Sousa

O próximo adversário é o Rio Ave, mas logo a seguir, dia 27, o Braga vai a Olhão acertar calendário para o campeonato e disputar frente à equipa de Daúto Faquirá o jogo em atraso da 23.ª jornada.

A chamada de Sílvio à Selecção Nacional ameaça criar nova crise no lado esquerdo da defesa, isso porque Elderson também faz parte das escolhas da Nigéria para o desafio com a Etiópia e a sua dispensa é incerta e até pouco provável, restando Marco Ramos como opção. Será desta que se estreia na Liga? Para equilibrar o grupo, o lateral Dani, do Vizela, mantém-se em Braga.

A Bola

JotaCC

Heróis engolidos

Sete meses depois de Sevilha, os bracarenses voltaram a sentir-se heróis. A recepção já era esperada à saída de Liverpool, pois assim que o jogo terminou um movimento espontâneo foi criado nas redes sociais para que os guerreiros tivessem uma recepção tão histórica como o inédito apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa. O barulho sentido enquanto esperavam pelas malas tratou logo de antecipar o verdadeiro banho humano que se seguiu. Apesar de menos do que depois de Sevilha (mil contra três mil), a chegada foi mais intensa e física.

Mesquita Macado foi o primeiro a sair, imediatamente à frente de António Salvador. O presidente foi o mote para que os adeptos mais entusiásticos saltassem as barreiras e furassem a protecção policial. Salvador foi engolido e até um beijo na boca levou! O sinal de força e agradecimento inflamou os ânimos e a travessia de todo o plantel durou cerca de 30 minutos. E estamos a falar de um trajecto de aproximadamente 100 metros...

Os adeptos fizeram questão de cantar para todos os jogadores e até pegar em alguns ao colo na direcção do autocarro, também ele cercado. Domingos Paciência foi o mais acarinhado e sorriu ao ver cartazes que pediam a sua continuidade. O treinador entrou no autocarro para estar em todos os momentos da festa, mas saiu antes do regresso a Braga, pois pernoitou no Porto. A caravana arsenalista provocou filas de quilómetrps na A3 e só se desfez depois dos jogadores pegarem nos seus carros para recolherem. "Somos todos heróis", exclamou o sempre sorridente Alan.


Sem "canhotos" contra o Olhanense

Domingos Paciência terá de dar largas à criatividade na preparação do jogo com o Olhanense, excepcionalmente agendado para 27 de Março, num fim-de-semana marcado por diversos jogos de selecções. E o problema do Braga reside precisamente aí: Sílvio e Elderson estão convocados para as selecções de Portugal e da Nigéria, respectivamente, pelo que a equipa arsenalista perdeu, de uma assentada, os laterais-esquerdos habituais, abrindo caminho a uma nova adaptação de Guilherme. Já recuperado de uma mialgia na coxa esquerda (reintegrou ontem o grupo), Elderson defronta a Etiópia no dia 27; já o português entrará em cena contra o Chile dia 26, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, e a Finlândia, três dias depois, em Aveiro. Convocado para a selecção do Peru, Rodriguez tem jogos agendados com o Uzbequistão e Equador dias 25 e 29, ambos em Barcelona.


Entrada livre contra o Rio Ave


O Braga vive o melhor momento da época e, para prolongar a euforia e aproveitar para subir na classificação e entrar finalmente num lugar de acesso à Liga Europa do próximo ano, a SAD decidiu abrir as portas do AXA no jogo de segunda, contra o Rio Ave. Na época passada a medida foi tomada duas vezes. Contra o Olhanense, um temporal estragou os planos, mas contra o Marítimo o estádio encheu. E o Braga ganhou sempre.

Canção "Mersey Braga Boys" inundou youtube

Entre os adeptos do Everton, a eliminação do Liverpool (eterno vizinho e rival) da Liga Europa foi ouro sobre azul. Antes do jogo, já se torcia pelo Braga; conhecido o desfecho, a equipa portuguesa teve direito a um curioso videoclip colocado no sítio YouTube, sob o título Mersey Braga Boys, para gáudio comum dos adeptos bracarenses e do Everton. Num filme de um minuto e meio, com música a acompanhar, vêem-se imagens do clube arsenalista, de Braga e do Estádio AXA, a contrastarem com Raul Meireles e Steve Gerrard, alguns dos mais odiados jogadores do Liverpool.

Mais 400 mil euros na contabilidade


O apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa proporcionou ao Braga mais um importante encaixe financeiro: 400 mil euros. Contabilizadas as anteriores conquistas europeias desta temporada, os minhotos somam agora 12,4 milhões de euros. Uma admirável fortuna.



PSG na corrida por Artur

Majestoso em Anfield, Artur parece ter a Europa a seus pés. A classe do guarda-redes, que já não é novidade em Itália, onde representou Siena, Cesena e Roma entre 2007 e 2010, convenceu os adeptos bracarenses (e não só) e poderá catapultá-lo, em breve, para uma nova aventura noutro campeonato. Em Espanha, como já deu conta O JOGO, Villarreal e Valência acompanham há algum tempo as exibições, dando seguimento a observações mais antigas que remontam ao período em que actuava no "calcio", mas deixaram de ter essa exclusividade, pois muito recentemente o Paris Saint-Germain foi alertado para as qualidades dos brasileiros, cuja ligação aos minhotos expira em Junho.

A exposição que o Braga tem oferecido, especialmente através dos jogos da Liga Europa, ajudou a relançar significativamente a carreira do guardião de 30 anos, que, por sua vez, soube aproveitar a saída de Felipe para agarrar a baliza arsenalista de uma vez por todas, e o interesse do clube francês já motivou conversas exploratórias com profissionais ligados ao seu agenciamento, sinal de que uma eventual transferência para o gigante parisiense terá pernas para andar no fim da época. Curiosamente, esta é a segunda vez que o PSG deita o olho a um jogador do Braga, depois do lateral João Pereira, que acabou por se mudar para o Sporting, a troco de três milhões de euros.


"Instinto" travou Skrtel

A defesa estrondosa que evitou um golo quase certo de Skrtel em Liverpool teve direito a explicação. Na sua página pessoal no Facebook, o guarda-redes contou como viveu o minuto 85. "Quando vi o jogador do Liverpool sozinho, avancei para cortar o ângulo. Foi uma decisão instintiva, nem deu para pensar", relatou.


Palmas para Artur e fotos com Domingos

A festa continuou à tarde com o treino da equipa profissional. Perto de 200 adeptos rumaram à Pedreira para aplaudir o grupo, sendo os mais saudados o guarda-redes Artur e o treinador Domingos. O primeiro teve mais palmas; o segundo mais pedidos de fotografias.


Alan e Rodriguez à parte trabalharam a meio gás

Sujeitos a enorme desgaste na partida com o Liverpool, Alan e Rodriguez trabalharam à parte do grupo, sob a orientação de um dos "adjuntos" de Domingos. O central e o extremo não apresentam qualquer tipo de lesão, estando por isso aptos para o embate com o Rio Ave.


O JOGO

JotaCC

Braga: Passagem histórica aos quartos de final comemorada nas ruas
"Fica, Domingos, fica"

"Salvador, renova o contrato do Domingos", lia-se num cartaz dos adeptos do Sp. Braga, ontem, na recepção da equipa no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Uma festa que reuniu milhares de pessoas a comemorar a passagem do clube aos quartos de final da Liga Europa. "Fica, Domingos, fica", ouviu-se com insistência.

Pedro, de sete anos, aguentou o sono até às quatro da madrugada para ver chegar a equipa depois de eliminar o Liverpool. "O Braga é o maior", afirmou, entre os gritos eufóricos de quase mil pessoas presentes no aeroporto.

A onda vermelha saiu às ruas da cidade de Braga no final do jogo para festejar e depois rumou até ao Porto para receber a equipa. Durante três horas, cantaram hinos ao clube com estrofes especiais dedicadas ao presidente António Salvador, ao treinador Domingos e aos jogadores Mossoró e Artur Moraes. E assim que Salvador apareceu, soltaram-se emocionantes gritos de alegria. O líder do clube foi abraçado e agarrado pelos adeptos, que aproveitaram a festa para fazer um apelo: "Não deixem sair o Domingos. É a nossa alegria." O técnico e os jogadores foram abraçados pela onda vermelha que em caravana automóvel acompanhou o autocarro do clube até Braga.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Zé Gomes e Paulo Santos estão recuperados
ANDRÉ VELOSO GOMES

Afastado dos últimos três jogos devido a lesão, Zé Gomes integrou-se ontem no trabalho colectivo. Ainda que seja difícil a sua utilização frente ao Braga, até porque Lionn está recuperado de uma síndroma gripal, a sua disponibilidade aumenta o leque de opções para o lado direito da defesa. Já o guarda-redes Paulo Santos poderá defrontar os minhotos depois de recuperar de uma entorse, enquanto Pedro Trigueira, Fábio Felício e Bruno China são cartas fora do baralho. Refira-se ainda, que o avançado Cícero foi obrigado a parar devido a uma tendinite na perna direita.

O Jogo

JotaCC

Há um reencontro na Liga Europa e para já não é entre clubes portugueses

Benfica volta a defrontar o PSV Eindhoven, o FC Porto repete Moscovo por causa do Spartak e o Braga tentará eliminar o Dínamo Kiev para chegar às meias-finais

Portugal foi o país mais representado no sorteio da Liga Europa, mas, apesar de ter três clubes entre os oito que ainda podem aspirar a conquistar a prova, não haverá um duelo nacional nos quartos-de-final. O Benfica defrontará o PSV Eindhoven, clube para o qual perdeu a final da Taça dos Campeões Europeus em 1988, o FC Porto jogará novamente com um adversário de Moscovo, agora o Spartak, e o Sporting de Braga procurará alargar frente ao Dínamo Kiev a sua já recordista campanha europeia.

A possibilidade da primeira eliminatória de sempre entre equipas portuguesas na Europa fica em aberto para as meias-finais, fase em que se podem defrontar Benfica e Sporting de Braga. O FC Porto ficou do outro lado do quadro e só poderá dar de caras com outro clube do campeonato luso se chegar à final de Dublin. "O Spartak é uma das equipas mais fortes da Rússia. Veio da Liga dos Campeões, em que foi eliminada pelo Chelsea. Acabou de eliminar o Ajax, é uma equipa de prestígio", explicou Fernando Gomes, director das relações externas dos "dragões", que, na segunda mão, voltarão ao relvado sintético do Estádio Luzhniki, o mesmo onde derrotaram o CSKA há pouco mais de uma semana. "O FC Porto era o meu adversário menos preferido", admitiu Valeri Karpin, treinador do Spartak. Se superar o clube russo, teoricamente mais acessível do que o seu rival de Moscovo, o FC Porto defrontará nas "meias" o Villarreal ou o Twente.

Lourenço Coelho, assessor do Benfica, referiu que, contra o PSV, a "vingança apenas tem interesse por significar que o Benfica atinge as meias-finais". O elemento da SAD benfiquista lembrou que o campeão nacional é "a única equipa que esteve nos quartos-de-final no ano passado e pode chegar às meias-finais". Fred Rutten, técnico do líder da Liga holandesa, diz que o Benfica joga "um futebol atractivo", mas que nesta fase "não há grandes diferenças" de valor entre os sobreviventes.

Quanto ao Braga, vai ter um "jogo muito complicado" contra "um opositor que derrotou o Manchester City", como destacou o manager bracarense, Fernando Couto. "No ano passado, o Braga terminou no segundo lugar da Liga e é uma equipa muito ambiciosa", referiu Yuri Semin, treinado do Dínamo Kiev.


Dínamo Kiev: Yuri Semin a comandar, Artem Milevskiy a marcar

O Dínamo de Kiev é um dos clubes mais emblemáticos da ex-União Soviética e actualmente uma referência da Ucrânia, tendo conquistado uma Supertaça Europeia e duas Taças das Taças. Nos últimos tempos, perdeu protagonismo para o rival Shakhtar, que aproveitou os milhões do presidente Rinat Akhmetov para se transformar numa potência do país. Mas a formação da capital ucraniana continua a ser um nome respeitado, com jogadores de renome, e será um adversário complicado para o Sp. Braga.

Um dos elementos com mais peso no plantel é Andriy Shevchenko, mas os seus 34 anos já lhe retiraram a capacidade goleadora que o levou a clubes como o AC Milan e o Chelsea. Está em final de carreira e agora o mais temido avançado da equipa dá pelo nome de Artem Milevskiy, também internacional ucraniano e o melhor marcador da equipa (5 golos na prova). O seu talento despertou o interesse do Liverpool, mas os ingleses falharam a contratação e Milevskiy permaneceu em Kiev, renovando com o Dínamo, que impôs no contrato uma cláusula de rescisão de 12 milhões de euros.

O médio Oleh Gusev, referência da selecção da Ucrânia e um jogador que domina a arte das assistências, é outro dos nomes a ter em atenção, numa equipa que conta ainda com uma armada de cinco brasileiros, da qual sobressaem os defesas Danilo Silva, Leandro Almeida e Betão.

Outro dos trunfos do Dínamo é o veterano treinador russo Yuri Semin, de 63 anos, que conquistou o título ucraniano em 2009, saiu logo depois para o Lokomotiv (clube no qual já exercera a função de presidente) e regressou em Dezembro de 2010 a Kiev.

Quando tomou o pulso à equipa, já o Dínamo vencera o Grupo E da Liga Europa, deixando para trás o BATE Borisov e o AZ Alkmaar. Depois, despachou o Besiktas por uns inusitados 8-1, no total dos dois jogos. Mas o mais surpreendente foi o desfecho dos oitavos-de-final, fase na qual deixou pelo caminho os multimilionários do Manchester City, com uma vitória por 2-0 em Kiev e uma derrota em Manchester por 1-0. "Defendemos bem e, para nós, foi um resultado fantástico", resumiu Shevchenko. ?



Godinho Lopes acerta com Domingos e tem Hugo Almeida e Garay na manga

Princípio de acordo com o técnico do Sp. Braga, com o avançado do Besiktas e com o defesa do Real Madrid. Na liga, "leões" defrontam hoje a União de Leiria

Godinho Lopes, um dos cinco candidatos à presidência do Sporting, tem um princípio de acordo com Domingos Paciência, actual treinador do Sporting de Braga, para ser o técnico dos "leões" caso vença as eleições do próximo sábado. A notícia surgiu durante o dia de ontem e não foi confirmada por nenhuma das partes, mas o PÚBLICO sabe que esse acordo é real. Ontem, em Portimão, Godinho Lopes não confirmou o nome de Domingos, mas garantiu que o seu técnico é um treinador português jovem e ambicioso, frisando que não revela o nome porque ainda se encontra a trabalhar, mas que será anunciado em breve.

"É um treinador jovem, de sucesso, ambicioso e que está a trabalhar. É indiscutivelmente um bom treinador, mas não vou revelar o nome, até porque o técnico em causa está a trabalhar e tenho por formação respeitar os acordos existentes. Só não digo quem é, porque não quero prejudicar a carreira, quer dele, quer do clube que representa", afirmou o candidato, que antes havia manifestado preferência por um treinador de Espanha, Itália ou Holanda, embora nunca tivesse excluído a hipótese de um técnico português, algo que tem sido regra no Sporting desde 2003 - o romeno Laszlo Bölöni foi o último treinador estrangeiro em Alvalade.

Entre os cinco candidatos, Domingos é, para já, o único técnico português associado às eleições do Sporting, ele que também já apareceu ligado à candidatura de Bruno de Carvalho, que ainda não apresentou nenhum. E é um técnico que trabalhou de perto no Sp. Braga com Carlos Freitas, antigo director desportivo dos minhotos, um dos homens fortes, em parceria com Luís Duque, da lista de Godinho Lopes. Com o nome de Domingos ainda a carecer de confirmação oficial, Dias Ferreira continua a ser o único candidato que já divulgou o seu treinador, o holandês Frank Rijkaard.

Mas Domingos não é o único trunfo eleitoral de Godinho Lopes a ter sido conhecido ontem. Hugo Almeida, avançado do Besiktas, e Garay, defesa-central do Real Madrid, poderão reforçar o Sporting caso Godinho Lopes vença as eleições. O internacional português de 26 anos volta assim a ser associado ao Sporting, depois de se ter falado dessa possibilidade antes de abandonar o Werder Bremen rumo ao Besiktas. Quanto ao argentino Garay, de 24 anos, tem tido poucas hipóteses no "onze" de José Mourinho, cuja dupla preferencial no eixo da defesa é a formada por Ricardo Carvalho e Pepe.

"Mostrar qualidade"

Enquanto não há eleições nem novo treinador, é José Couceiro quem vai segurando as pontas no banco do Sporting, que hoje recebe a União de Leiria, em jogo da 24.ª jornada da Liga portuguesa. Será o quarto jogo de Couceiro como técnico do Sporting, ele que ainda só ganhou uma vez (ao Beira-Mar), contando com um empate (Rio Ave) e uma derrota (Benfica, a contar para a Taça da Liga), num jogo em que não irá ter Maniche, lesionado na perna direita durante um treino, uma ausência que se poderá estender para o resto da época.

O objectivo dos "leões" é segurar o terceiro lugar e, para tal, diz Couceiro, são precisas vitórias. Para somar pontos e recuperar a confiança. "Todos os jogos são decisivos até matematicamente não haver possibilidade de se jogar para uma posição ou outra", considerou Couceiro, para quem o período eleitoral tem afectado o rendimento da equipa.

PUBLICO

JotaCC

Trunfos na manga

Estão na manga de Godinho Lopes os trunfos que o candidato à presidência do Sporting entende como indispensáveis para o triunfo no sufrágio do próximo dia 26 de Março e que estão prestes a serem sacados. O primeiro está bem à vista, sobretudo após o brilharete feito na terra dos Beatles, onde Domingos Paciência, técnico do Braga, em final de contrato e com pé e meio fora do clube, eliminou os ingleses do Liverpool e colocou os arsenalistas nos quartos-de-final da Liga Europa. O ex-internacional luso é o treinador escolhido pela estrutura de Godinho Lopes, que inclui Carlos Freitas, um dos homens do futebol, a par de Luís Duque, e que tão bem o conhece.

Para já, Godinho Lopes limita-se a deixar elogios a Domingos Paciência, pois "anúncios só quando as coisas estão fechadas". Ainda assim, como disse ontem em Portimão, "todos os bons treinadores, como é o caso de Domingos Paciência, agradam". O técnico dos arsenalistas ainda trabalha no Minho, mas o ingresso em Alvalade está praticamente garantido se Godinho Lopes vencer. Mas não é o único.

Em cima da mesa, no quadro eleitoral, vão surgir jogadores como o defesa-central Garay, outro dos ases preparados para bater. As negociações com o Real Madrid têm a aceitação do internacional argentino [ver peça à parte], que, pouco utilizado por José Mourinho, vê em Portugal e no Sporting uma oportunidade de abrir portas a conquistas mútuas. Outras cartadas estão prometidas para a última semana e as sondagens no mercado multiplicam-se entre os cinco candidatos à presidência. Resta saber quem garante os melhores trunfos.

Candidato não confirma Domingos

Godinho Lopes esteve ontem, à noite, no Núcleo Sportinguista de Portimão, para mais uma acção de campanha, mas não quis confirmar o anúncio de Domingos Paciência como "seu" treinador, caso vença as eleições. "Só anuncio coisas que estão fechadas e completamente garantidas. Já temos pré-acordo com o Nélson, Luís Vidigal, Manuel Fernandes e André Cruz. São pessoas com quem já falámos e que estão de regresso", afirmou o candidato.


O JOGO

JotaCC

Domingos com Godinho

Domingos Paciência é o treinador escolhido por Godinho Lopes para orientar o Sporting, caso o empresário seja eleito presidente.

O técnico termina contrato com o Sp. Braga no final desta época e já tem tudo acertado com Carlos Freitas – ex-manager dos bracarenses e um dos homens fortes de Godinho para o futebol leonino – para orientar a equipa de Alvalade na próxima temporada.

Domingos, que deverá assinar por dois anos se o ex-'vice' de José Roquette vencer as eleições, também fazia parte dos planos de Bruno de Carvalho, que o chegou a elogiar. Augusto Inácio, vice-presidente para o futebol na lista do empresário, conversou com o ainda técnico dos arsenalistas, que não encaixa no perfil inicialmente traçado por Godinho Lopes. O candidato disse que ia apostar num estrangeiro, ganhador, algo que, apesar dos recentes bons resultados, Domingos não é, pois nunca conquistou um troféu. O ordenado de Domingos e a parceria frutuosa com Carlos Freitas na época passada – ajudaram o Sp. Braga a acabar a Liga em segundo – levaram Godinho a avançar.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Artur Moraes: «Sinto orgulho deste grupo»

Domingos não está sozinho no coração dos adeptos. Também Artur Moraes reúne elogios de todos os quadrantes e chovem pedidos para o guardião renovar rapidamente o contrato que termina em Junho.

Alheio a estas movimentações, o guardião garante que o SC Braga tem equipa «para jogar de igual para igual com qualquer adversário europeu.»

«Em Liverpool fomos quase perfeitos em termos tácticos. Foi um resultado fantástico», celebrou Artur, cada vez «mais orgulhoso por fazer parte» de um grupo que soube «sofrer para chegar até aqui.» Agora é saborear o momento.


Luís Duque sobre Domingos: «Tem o perfil que gostava de ter comigo»


Se Godinho Lopes vencer as eleições do próximo dia 26 de Março, o treinador do Sporting na temporada de 2011/12 será Domingos Paciência, 42 anos, há dois no SC Braga, depois de passagens por Leiria e Coimbra.

Confrontado ontem por A BOLA sobre a possibilidade Domingos Paciência, Luís Duque, que será o patrão do futebol leonino em caso de triunfo eleitoral da lista A, afirmou, sem o confirmar, que «é sem dúvida um grande treinador». «É ambicioso e enquadrava-se bem no nosso projecto», juntou.

O dirigente que ficou associado ao fim do jejum de 18 anos do Sporting ao ser presidente da SAD na época do título de 1999/00, disse ainda que «Domingos tem o perfil de técnico que gostava de ter comigo.»

Domingos Paciência é, de alguma forma, o treinador da moda, o técnico que espantou, esta época, a Europa do futebol ao eliminar Celtic, Sevilha e Liverpool, derrotando, pelo caminho, o Arsenal. Pelo meio, fez nove pontos na fase de grupos da Liga dos Campeões, feito assinalável para uma equipa sem qualquer historial anterior na competição.

A BOLA sabe que, nem do lado de Godinho Lopes nem do lado do treinador haverá qualquer confirmação oficial, uma questão que o candidato já tinha levantado quando referiu que o seu treinador estava no activo, o que levantava questões éticas importantes. O treinador está em final de contrato com os bracarenses, mas estes ainda têm objectivos importantes a alcançar esta temporada, como o terceiro lugar na Liga e estão nos quartos-de-final da Liga Europa. Daí o silêncio do treinador.

Historial com Freitas

Domingos fez parte da short list de da candidatura de Godinho Lopes - ao lado de Luiz Felipe Scolari - e acabou por ganhar a corrida. No primeiro debate, na SIC Notícias, entre os candidatos, Godinho Lopes tinha mostrado preferência por um técnico que estivesse na fase ascendente da carreira, sem ter atingido a fase de acomodamento de muitos e competentes treinadores. A opção por um português (e na altura do debate outros mercados foram aventados, nomeadamente Espanha, Holanda e Itália) teve a ver com a necessidade de ter ao serviço alguém plenamente identificado com a Liga Zon-Sagres, principal objectivo da política para o futebol que Luís Duque irá liderar, com o apoio de Carlos Freitas.

Ora, foi precisamente Carlos Freitas que, há dois anos, na qualidade de director desportivo do SC Braga, levou Domingos para a cidade dos Arcebispos. Na primeira época conseguiu um inédito segundo lugar e na segunda transformou os minhotos na grande sensação da UEFA. Naturalmente, o facto de Freitas e Domingos terem trabalhado juntos com tanto sucesso, não terá sido alheio ao facto desta escolha da candidatura de Godinho Lopes. Domingos ao lado de Carlos Freitas e Luís Duque na condução do futebol leonino? Os sócios, sempre soberanos, dirão de sua justiça, nas urnas, daqui a uma semana...

A BOLA

JotaCC

Sílvio: descida à terra depois de eliminar Liverpool em busca do terceiro lugar

O SC Braga treinou-se esta manhã de forma a preparar a partida de segunda-feira com o Rio Ave.

Ainda a descer à terra depois de eliminar o Liverpool na Liga Europa, Sílvio foi o porta-voz desse redimensionar de objectivos: «Depois de grande passagem sobre o Liverpool é muito importante ganhar ao Rio Ave, pois sonhamos ainda alcançar o terceiro lugar. Tenho grande carinho por esta equipa, foi a minha primeira equipa nesta Liga, mas vou fazer tudo para ganhar.»

Satisfeito pela chamada à Selecção - com desejo que as convocatórias sejam mais frequentes, Sívio considerou que o publicado interesse de outros clubes, como o FC Porto, é lisonjeiro. «São coisas que vou lendo nos jornais. Qualquer jogador que chega ao seu local de trabalho e é confrontado com esse tipo de notícias fica satisfeito. São grandes clubes, mas estou 100 por cento ligado ao Braga», avaliou.

Incontorável, então, a Liga Europa e o resultado do sorteio, que colocou o Dínamo de Kiev no caminho dos bracarenses: «O Dínamo de Kiev é uma boa equipa e espero que nos respeite tanto como os respeitamos. Se é legítimo pensar na final? Vamos fazer tudo por isso, mas há patamares a alcançar, não vale a pena pensar nisso.»

A BOLA