News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 18/03

Started by JotaCC, 18 de March de 2011, 07:37

Previous topic - Next topic

JotaCC



Sporting de Braga sai de Anfield Road com vantagem intata e elimina Liverpool


O Sporting de Braga saiu ontem com a vantagem intacta e eliminou o Liverpool dos oitavos de final da Liga Europa em futebol, prova em que está a fazer história, ao passar pela primeira vez aos quartos de final.

Domingos Paciência tinha prometido um Sporting de Braga destemido no mítico palco de Anfield Road e cumpriu, com os bracarenses, aguerridos e solidários, a realizarem uma exibição personalizada, frente a uma equipa com pergaminhos na Europa.

Com vantagem na eliminatória, depois do 1-0 obtido em Braga (Alan assinou o golo de grande penalidade), o Sporting de Braga, com Vandinho recuperado, entrou tranquilo em Anfield Road.

A equipa de Domingos Paciência, com rigor nas marcações, entregou a iniciativa do jogo aos 'reds', que apostaram em futebol direto, procurando a cabeça de Carrol em cruzamentos sucessivos para a área.

O Liverpool teve mais bola e o coletivo de Braga não deixou de tentar a sorte no contra-ataque, mas aos remates de Lima (15 e 26 minutos) correspondeu o guarda-redes Reina.

O Sporting de Braga, com uma pressão logo no meio campo contrário, continuou a tapar os caminhos para a sua baliza, anulando as ações ofensivas da formação de Kenny Dalglish.

Aos 30 minutos, Raul Meireles teve um passe magistral a isolar Lucas, que perdeu no ombro a ombro com Rodríguez, permitindo que Artur captasse a bola.

Após 45 minutos marcados pelo equilíbrio, as duas equipas recolheram aos balneá rios, ouvindo-se alguns assobios à atuação da equipa britânica.

O Sporting de Braga iniciou a segunda parte com a mesma determinação em manter o Liverpool afastado do último terço do terreno.

Depois de Carrol ter pontapeado sem bola Rodríguez (52), um ressalto fortuito na sequência de um pontapé de canto aos 60 colocou a bola em Alan, com apenas Reina pela frente, sem que o árbitro auxiliar tenha assinalado posição irregular.

No entanto, Alan não conseguiu dominar a bola nem dar-lhe a melhor direção.

Os bracarenses continuaram a tentar surpreender os ingleses através de transições rápidas, embora sem provocar sobressaltos à defesa dos anfitriões.

Exceção aos 64, quando Sílvio realizou um cruzamento para Alan, mas o avançado brasileiro chegou ligeiramente atrasado para fazer a emenda para a baliza.

Dalglish quis dar maior poder atacante ao Liverpool e colocou Ngog na frente de ataque.

A formação inglesa intensificou a pressão e a defesa do Sporting de Braga foi resolvendo as situações sem contemplações.

Aos 85, Skrtel visou a baliza e Artur evitou o golo com uma excelente defesa, negando o golo ao Liverpool.

Nos descontos (90+2), com o Sporting de Braga a tentar ganhar esgotar tempo com a posse de bola, o Liverpool teve a derradeira chance, mas Ngog falhou o cabeceamento a centro de Bruno Meireles.

A festa no relvado acabou por ser do Sporting de Braga.




Atletismo: bracarenses Ercília Machado e Filomena Costa presentes no Campeonato do Mundo

O atletismo do Sporting de Braga continua em plano de destaque. Ercília Machado e Filomena Costa, que na passada semana estiveram em destaque ao ajudar o clube a arrecadar o título de campeão nacional de corta-mato curto, fazem parte das convocadas para representar Portugal no Campeonato do Mundo de corta-mato, que se realiza do-mingo, em Punta de Umbria, Espanha.

Tal como é habitual, Portugal faz-se representar com duas equipas seniores, uma equipa feminina onde se encontram as bracarenses Ercília Machado e Filomena Costa e uma equipa masculina.

As duas atletas bracarenses foram seleccionadas pelo bom desempenho que demonstraram no campeonato nacional. Primeiro, foi Ercília Machado que foi chamada à Selecção Nacional depois da realização do Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo. Ercília Machado, recorde-se, obteve o segundo lugar no plano individual a nível nacional. Por sua vez, Filomena Costa foi chamada à Selecção Nacional esta semana após lesão da atleta Ana Dias.

Portugal estará presente no campeonato do mundo com uma equipa muito jovem constituída pelas seguintes atletas: Filomena Costa e Ercília Machado (Sporting de Braga); Sara Moreira, Anália Rosa e Daniela Cunha (Maratona Clube de Portugal) e Salomé Rocha (JOMA).

"O objectivo das nossas atletas passa por ganhar experiência numa prova deste nível, pois é a primeira experiência que têm num campeonato do Mundo", disse a treinadora Sameiro Araújo ao 'Correio do Minho'.

Apesar de algumas semelhanças, "esta é uma competição totalmente diferente e será importante para a própria selecção portuguesa ganhar experiência, uma vez que as atletas são ainda muito jovens", sublinhou ainda a treinadora do Sporting de Braga.



CORREIO DO MINHO

JotaCC

#1
Milhares de adeptos recebem equipa em apoteose
plantel chegou às 3 e 30
   
Milhares de adeptos do Sporting de Braga receberam esta sexta-feira em apoteose a equipa que eliminou o Liverpool e se qualificou pela primeira vez na história do clube para os quartos de final da Liga Europa.

Cerca de 2 mil adeptos esperavam a comitiva portuguesa no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, passavam alguns minutos das 3 e 30, e quando esta chegou à porta de saída foi o delírio.

Em clima de grande euforia, os simpatizantes arsenalistas dedicaram especial atenção a Domingos Paciência, que foi "engolido" pela multidão.

Os adeptos atribuíram ao treinador a responsabilidade maior no inédito apuramento do clube minhoto e foram vários os pedidos para que renove o contrato, que termina no final desta temporada.

Também vários jogadores foram alvo do carinho e cânticos especiais, com destaque para Hugo Viana, Vandinho, Mossoró ou Rodriguez.

A comitiva seguiu depois para a cidade de Braga, seguida por uma enorme caravana automóvel.

O Sporting de Braga eliminou quinta-feira o Liverpool depois de uma vitória caseira por 1-0 na primeira mão, com um golo de Alan (de grande penalidade), e do empate a zero em Anfield Road.

Os arsenalistas contribuíram assim para o histórico pleno português, já que FC Porto e Benfica também se apuraram para os quartos de final da Liga Europa.

Os jogos desta fase estão marcados para 7 e 14 de abril (primeira e segunda mão, respetivamente) e o sorteio está agendado para hoje, às 12 horas, em Nyon, na Suíça


Festa de Anfield transitou para as ruas de Braga
FERNANDO COUTO PRESENTE NO SORTEIO
   
A explosão de alegria que se apoderou da comitiva e adeptos arsenalistas em Liverpool mal terminou o jogo não demorou muito tempo a ter reflexos no Minho, com as artérias da cidade dos arcebispos a encherem-se dos habituais foliões a comemorarem mais um feito histórico do clube. Uma festa acompanhada ao vivo desde Inglaterra via telemóvel, conforme deram conta os jogadores arsenalistas, após os constantes telefonemas de familiares e amigos próximos, ainda no estádio de Anfield. Uma festa portuguesa que em Inglaterra teve o testemunho de Fabio Capello, selecionador inglês que ontem marcou presença no recinto do Liverpool.

Por outro lado, enquanto a equipa seguiu viagem rumo a Portugal, onde chegou de madrugada, de salientar a ausência do diretor-desportivo Fernando Couto na comitiva. O dirigente pernoitou na Grã-Bretanha, de modo a marcar presença no sorteio da UEFA, na Suíça, que hoje ditará qual o adversário nos quartos-de-final. A nível do quotidiano, apesar do regresso tardio a Portugal e uma vez que segunda-feira há jogo com o Rio Ave, o plantel tem sessão de treino agendada para hoje à tarde.

RECORD

JotaCC



Imitar a Espanha quatro anos depois


A Espanha foi o último país a conseguir colocar três equipas nos quartos-de-final da Taça UEFA [antecessora da Liga Europa]. Foi em 2006/07 e Sevilha - o vencedor - e Espanhol acabaram a disputar o troféu, ficando o Osasuna pelo caminho. Hoje de manhã, FC Porto, Benfica e Braga vão representar Portugal no sorteio dos "quartos" da Liga Europa, um feito para o futebol português que nunca alcançara tal desiderato - o mais aproximado foi a presença de três equipas nos quartos-de-final da época de 1993/94 em cada uma das provas então existentes.

Hoje, num sorteio sem qualquer tipo de condicionalismos - Benfica, Braga e FC Porto podem por isso defrontar-se -, as três equipas lusas vão conhecer a sua sorte, existindo razões de sobra para acreditar que Portugal pode ter um ou mais representantes na eliminatória seguinte e, quem sabe, na final. Refira-se, aliás, que esta é a primeira vez na história desta competição que não existe pelo menos uma equipa da Alemanha, Itália, Inglaterra e França nesta fase.

Para além de Portugal, a Holanda é o único país com mais de um representante (Twente e PSV). Rússia, Espanha e Ucrânia têm uma equipa ainda em prova.


Os fabulosos quartos de Liverpool

Sensacional! O Braga chegou onde nunca tinha chegado nas competições europeias: os quartos-de-final de uma prova europeia. Se a tarefa já de si não era fácil, assegurá-la no inferno de Anfield - um dos pontos de atracção da cidade dos Beatles, os fabulosos quatro de Liverpool - multiplica várias vezes o grau de dificuldade da tarefa. Na véspera, Domingos Paciência garantira que a equipa estava preparada para o futebol directo de Carroll e companhia e ontem mostrou ter a lição bem estudada frente a um adversário que pagou caro o acerto defensivo dos bracarenses e a sua própria falta de ideias para meter a bola na baliza de Artur.

Kenny Dalglish entendeu que a solução para seguir em frente seria bombear a bola para a área bracarense, onde Carroll, um "pinheiro", deu muito que fazer à dupla Rodriguez/Paulão. Aliás, os bracarenses cotaram-se como o primeiro clube, desde o Benfica em 2005/06, a não sofrer golos do Liverpool em fases a eliminar.

A entrada em campo mostrou que o Braga não vinha, apenas, para defender. Não houve a tentação de recuar as linhas e os primeiros 20 minutos, aqueles que eram considerados mais problemáticos, foram passados com distinção, conseguindo o Braga duas ocasiões de perigo, tantas como o Liverpool. Dalglish lançou Carroll ao lado de Kuyt com a clara intenção de colocar o gigante a ganhar as segundas bolas para depois ver o holandês aplicar a sua técnica e velocidade, mas a segunda bola era, invariavelmente, conquistada pelos defesas arsenalistas e a equipa estava sempre preparada para o contragolpe.

Alunos aplicados, os jogadores de Domingos Paciência souberam roubar espaços, cortar linhas de passe e travar o futebol dos reds - Salino e Hugo Viana estiveram muitíssimo bem nesse capítulo - quando estes tentavam fazer circulação. A solução continuou a ser lançar a bola para a área adversária, mas, mesmo quando os companheiros de sector falhavam, Artur dizia presente, como quando Cole disparou cruzado (9') e os 45.000 espectadores suspiraram com a grande defesa do brasileiro. Nunca se encolhendo, erro que pagou caro contra o Arsenal, ainda na Liga dos Campeões (goleada por 5-0), o Braga conseguiu, também, incomodar Reina e manter o Liverpool em guarda. Minuto a minuto, lance a lance, foi crescendo a ambição dos portugueses, apoiados por cerca de 500 bravos adeptos que no final do jogo foram aplaudidos pelos fãs dos reds, cada vez mais confiantes de que a passagem aos quartos-de-final, afinal não era um sonho.

Já no segundo tempo, e quando o Liverpool intensificava os "bombardeamentos" para a área bracarense, Alan teve nos pés a oportunidade de silenciar Anfield com um golo, mas o remate nascido de um lance inesperado, já na pequena área, saiu ao lado. Jogar feio foi muitas vezes a alternativa encontrada para quebrar o ritmo da partida, com algum antijogo pelo meio, mas face ao objectivo em causa, tudo era compreensível. Pontapés ao mais puro estilo Karaté, cabeçadas de qualquer maneira, segundos "queimados" a protestar foi a forma de responder à pressão britânica nos momentos finais. Artur voltou a ser decisivo e o jogo acabaria pouco depois: em glória!


Arbitragem
Tanta asneira...


A equipa de arbitragem liderada pelo italiano Rocchi terá deixado passar em claro dois penáltis, um para cada lado. Primeiro foi Lima que viu um remate seu ser desviado pelo braço de Skrtel (27'), depois calhou a fava a Carroll, empurrado na área por Paulo César (38'). O avançado inglês devia ter sido expulso, aos 50', por ter pontapeado Rodriguez depois de um duelo com o peruano.


O MOMENTO: 85'

Artur pára remate de Skrtel e salva eliminatória

Artur faz mais uma grande defesa a evitar o golo do Liverpool. Em mais uma bola bombeada para a área, Skrtel, que subira no terreno, fica frente ao guarda-redes do Braga e remata a meia altura para defesa decisiva.


A ESTRELA: Rodriguez 8


Em todas, de qualquer forma e sempre por cima


O mais baixo dos centrais minhotos foi o maior em importância. El Mudo não perdeu uma e apareceu sempre no caminho da bola, fosse pelo chão ou pelo ar. O peruano assinou uma exibição monstruosa e foi sem dúvida o principal baluarte do apuramento. É fantástica a capacidade de ler o jogo, sublime o poder de antecipação e arrepiante a forma como às vezes sai a jogar no meio de tantos atacantes.


O Braga um a um
El Mudo calou reds

Artur 8

Fundamental aos 8 minutos quando evitou o golo de Joe Cole e gigante aos 85' quando deu o corpo ao remate de Kuyt, isolado. Nunca tremeu, embora a bem da verdade se deva dizer que além dessas ocasiões, raramente o Liverpool acertou na baliza.

Miguel Garcia 7

Ajudou, e muito bem, a fechar o meio. O Liverpool meteu muitas bolas na área e a experiência do lateral foi decisiva. Foram inúmeros os cortes.

Paulão 8

Deu a sensação que deixou Carroll ganhar algumas bolas no ar para não se desequilibrar e recuperá-las à segunda. Depois de sentir a quebra física do adversário, tornou-se mais imponente. De uma ou outra forma foi absolutamente insuperável.

Sílvio 6

Cole e Johnson foram muita areia para que o seu camião pudesse acelerar. Optou (e bem) por fechar o flanco e, tal como em Braga, quase acabava por decidir quando aos 61' tentou um remate de meia distância.

Vandinho 6

Ainda mais recuado do que é habitual para funcionar como terceiro central e policiar os médios do Liverpool que ousavam apoiar o ataque. Não teve problemas em jogar feio para ser eficaz.

Hugo Viana 6

Importantíssimo para a equipa ter a bola, pois marcou ritmo e definiu a orientação do jogo com muita inteligência. Caiu no segundo tempo. O jogo foi muito intenso.

Leandro Salino 7

Ao contrário do habitual, foi mais importante sem bola do que com ela. A cortar linhas de passe foi enorme e em matéria de volume de trabalho também.

Alan 7

A sobrecarga de jogos tira-lhe fôlego mas apura-lhe a inteligência. É incrível como sabe sempre o que fazer quando tem a bola e quando a deve recuperar. Pautou o jogo e galvanizou a equipa.

Lima 6

Dois remates espontâneos (15' e 26') e ambos perigosos, para avisar os ingleses que a intenção bracarense era marcar. Mesmo muito sozinho a partir de determinado momento, nunca desistiu.

Paulo César 6

Glen Johnson é muito ofensivo e o extremo limitou-se a acompanhá-lo. Importante.

Kaká 5

Entrou para trinco pois era preciso que a equipa não perdesse centímetros. Cumpriu muito bem.

Meyong 4

Acrescentou experiência, ganhou faltas e alvejou a baliza.

Mossoró -


Para queimar tempo.


Lances-chave

9' Na esquerda da área, Cole remata cruzado para excelente defesa de Artur. Na recarga, Carroll dispara de fora da área ao lado.

27' Lima entra na área e dispara às malhas laterais, mas a bola sofrera desvio no braço de Skrtel. Penálti por assinalar.

31' Alan foge à marcação de Wilson e já na área vê Skrtel desviar o remate para canto.

54' Cole cruza da direita para a área, onde Carroll amortece para o remate por cima de Maxi Rodríguez.

58' Da esquerda, Kuyt cruza para Raul Meireles, sem marcação, cabecear muito por cima.

61' Remate de Sílvio, de fora da área, bate em Paulo César e, acidentalmente, isola Alan, que na pequena área remata mal. Foi a melhor ocasião do Braga.


História do jogo
Braga foi a primeira equipa em cinco anos que em eliminatórias não sofreu golos dos reds. A última tinha sido o... Benfica.

Nulo quebra recorde do Liverpool

Marcar presença pela primeira vez nuns quartos-de-final europeus não é toda a história que o Braga escreveu em Anfield Road. As páginas do livro da glória têm um lugar reservado para algo que há cinco anos não acontecia: o Liverpool, nas fases de provas a eliminar, não conseguiu marcar um único golo. E, entre Champions e Liga Europa, foram 12 as eliminatórias jogadas neste período pelos reds: oito na prova maior e quatro na Liga Europa. O Braga conseguiu quebrar uma série fantástica e, curiosamente, sucedeu ao... Benfica. É que, em 2005/06, foi a última equipa a "despachar" o Liverpool sem que estes conseguissem facturar. Na altura, os encarnados venceram na Luz por 1-0 e em Anfield por 2-0.


Kenny Dalglish

"O Braga mereceu"

A noite de desilusão em Anfield Road deixou Kenny Dalglish de rastos, ele que substituíra Roy Hodgson para tentar salvar a época do Liverpool e tinha na Liga Europa a única hipótese para o conseguir. Vai daí, o técnico lamentou o afastamento inesperado da competição, tentando, ainda assim, animar as suas hostes daqui para a frente. "Assumimo-nos como candidatos a ganhar a prova até para compensar o campeonato menos conseguido que estamos a realizar, mas teremos um futuro risonho", afirmou, reconhecendo a qualidade da equipa portuguesa. "Não foi o Gerrard que faltou; foi a bola passar a linha de golo. Aquele penálti na primeira mão foi decisivo, mas o Braga é forte, uma equipa muito bem organizada e também mereceu passar", prosseguiu, reforçando que no jogo de ontem o Liverpool pecou na finalização, utilizando uma frase curiosa para expressar essa opinião. "Podíamos estar aqui a noite ou até a semana toda e não iríamos conseguir marcar", disse o técnico, que ontem perdeu uma eliminatória europeia pela primeira vez no comando do Liverpool.


Domingos Paciência

"Pedi aos jogadores para ficarem na história do clube

Anfield assistiu ao escrever de uma nova página de ouro na história desportiva do Braga, que, pela primeira vez, chegou aos quartos-de-final de uma prova europeia. Motivo que esteve na base de um entusiasmo que contagiou, obviamente, o treinador Domingos Paciência. "Peço desculpa aos adeptos do Liverpool por termos festejado de forma tão entusiasta, mas eles não deviam saber que nunca chegáramos tão longe na Europa, daí a nossa alegria. Aliás, pedi aos jogadores que ficassem na história do clube, disse-lhes que rigor e concentração eram fundamentais e que as dificuldades seriam muitas. Pedi concentração e acabou por ser vitória da organização, da entrega e da concentração", disse, num tom felicíssimo, depois de ter pedido a camisola a Raul Meireles como recordação do jogo.

A excelente campanha bracarense na Liga Europa já não tem segredos. "Vão-nos conhecendo. E neste jogo fomos realistas e isso passava por relembrar o facto de termos vencido na primeira mão, o que se revelou fundamental". Ainda assim, e pese o favorável nulo, a surpresa ainda poderia ter sido maior "se Alan não pensasse que estava em fora-de-jogo num lance que poderia ter resolvido a partida". O futuro nesta competição decide-se no sorteio de hoje e Domingos sorri a qualquer adversário, desde que não seja... português. "É uma satisfação muito grande ver três equipas nacionais nesta fase da prova e seria óptimo que todas continuassem em competição e para isso o sorteio não as pode colocar frente-a-frente", recordou. Para recordar que esta eliminatória não foi o maior feito do Braga. "A história de um clube faz-se de títulos. E se chegamos até aqui, ao eliminar equipas de topo, podemos acreditar que podemos eliminar qualquer adversário que nos calhe", disse, confiante.


Hugo viana

"O Braga está ao nível dos grandes"


Hugo Viana comemorou o seu cinquentenário de jogos europeus num anfiteatro de sonho. Aliás, é o único atleta do plantel que já pisara o relvado do Liverpool, então ao serviço do Newcastle. E como prenda teve a passagem à fase seguinte da Liga Europa. "Vir aqui e não sofrer golos é histórico. O Braga está ao nível dos grandes clubes e isso ficou mais uma vez vincado. Estamos muito felizes com a qualificação", disse num tom emocionado.

O internacional português recordou que a equipa "está onde está com inteiro mérito e para o conseguir voltou a deixar outro grande clube pelo caminho", notou, para acrescentar uma observação ao sorteio de hoje: "O Braga está neste lote com mérito, pelo que qualquer equipa será bem-vinda", referiu.

Hugo Viana já aponta baterias à Liga ZON Sagres, "onde a equipa, de facto, não tem apresentado o mesmo nível do revelado na Liga Europa". "Temos de pensar jogo a jogo. Cada vez vai ser mais difícil. A equipa está a crescer, não só aqui mas no campeonato também."

Mossoró
"Favoritos como eles"


Mossoró entrou ao cair do pano para o lugar de Leandro Salino a fim de participar de forma directa num "momento muito importante, não só para os jogadores como para o clube". O médio-ofensivo brasileiro aproveitou a noite de emoção para lembrar que a equipa "passou por momentos difíceis esta época, mas felizmente conseguiu reverter a situação nos últimos três jogos". Radiante com o apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa, fase que os arsenalistas nunca tinham atingido nas competições internacionais, Mossoró quer "aproveitar o momento e chegar o mais longe possível". "Somos tão favoritos como o FC Porto e o Benfica para chegar às meias-finais. Seria muito bonito ter duas equipas portuguesas na final", considerou o Mágico.

Paulão
"Regressar ao Brasil é fazer futurologia"


Paulão chutou para canto a pergunta sobre uma eventual transferência no imediato para o seu país natal. "Regressar ao Brasil, neste momento, é fazer futurologia". E mais não disse sobre este tema, optando por enaltecer o feito em Liverpool. "Estamos a realizar uma boa campanha e viemos a Inglaterra para segurar a vantagem e controlar o jogo. Revelámos qualidade e concentração", advogou sem entrar em euforias desmedidas. "Agora é tempo de pensar no Rio Ave, o próximo adversário", recordou.

Meyong
"Mais comedidos do que os adeptos"

Meyong não escondeu a felicidade sentida no final do jogo, mas alertou imediatamente para a importância do campeonato, onde o Braga quer apurar-se para a... Liga Europa. "Passámos por muitas dificuldades e estamos todos de parabéns. A cidade vai estar em euforia, mas nós somos jogadores e estamos mais comedidos porque temos aí o jogo com o Rio Ave", afirmou o internacional camaronês, que no encontro de ontem foi chamado por Domingos Paciência para render Lima aos 84'.


Paulão foi antídoto mas falha os "quartos"

Paulão foi o antídoto de Domingos Paciência para parar Andy Carrol, mas não será na primeira mão da próxima eliminatória para travar qualquer que seja o adversário. Isto porque viu ontem o terceiro cartão amarelo, que lhe vale desde já um jogo de suspensão, a cumprir nos quartos-de-final da Liga Europa. Curiosamente, o cartão aconteceu depois de um despique com Carroll, mas não com a bola a rolar. Paulão foi tirar de esforço ao inglês, depois de um comportamento antidesportivo deste sobre Rodriguez, numa fase em que o Liverpool pressionava.


Claques retribuem mimos no final da eliminatória


É raro acontecer, mas ontem verificou-se no mítico Anfield. Os fãs do Liverpool dispensaram aplausos aos jogadores do Braga, que comemoraram de forma entusiástica, no final do jogo, enquanto os simpatizantes bracarenses agradeciam cantando "Liverpool, Liverpool"...

Geração cibernáutica promete recepção única


Mal o árbitro deu por encerrada a contenda, grupos de adeptos bracarenses combinaram, através de blogues, em fóruns e no Facebook, uma autêntica rumaria ao aeroporto de Pedras Rubras, isto depois de terem começado a festejar nas ruas da cidade.


O JOGO

JotaCC

BBCSPORT

O Liverpool foi eliminado ao não reverter a derrota na primeira mão (1-0). Sem o capitão Steven Gerrard, lesionado, aos reds faltou inspiração e criatividade na noite em que Andy Carroll se estreou a titular. O avançado ex-Newcastle, a par de Joe Cole, deu os primeiros sinais de perigo do jogo, mas a defesa do Braga foi muito eficaz. Há o benefício da dúvida para o árbitro num remate de Lima que bateu no braço de Skrtel. O afastamento foi uma decepção.

DAILY MIRROR

O Liverpool voltou a apresentar a nota falsa habitual nas noites de Liga Europa em Anfield Road esta época. Tem sido uma temporada decepcionante e clube inglês foi inconsistente, não orquestrando uma melodia coerente contra a resistência e oposição organizadas do Braga. Kenny Dalglish pode ter tido o sinal mágico desde o seu regresso romântico, mas não é milagreiro e, mesmo depois de uma entrada promissora, cheia de Andy Carroll, este jogo expôs as fragilidades da equipa. O Braga defendeu soberbamente. Eliminado, ao Liverpool resta agora lutar pela qualificação para a Liga Europa da próxima época.

uefa.com

Com uma exibição segura, a formação minhota empatou sem golos em Anfield Road e selou o apuramento. Num jogo onde as ocasiões de golo escassearam, o Braga segurou o nulo até ao apito final, dando assim seguimento à brilhante carreira europeia que está a realizar esta temporada.

A melhor ocasião de golo do jogo pertenceu mesmo ao Braga. Na sequência de um canto, Alan, isolado, atirou ao lado.

JotaCC



Uma noite assim não se esquece

FC Porto, Benfica e SC Braga nos quartos-de-final. Nunca três equipas portuguesas tinham ido juntas tão longe. A probabilidade de se defrontarem agora é de 33 por cento.

FC Porto, Benfica e SC Braga afastaram ontem CSKA, Liverpool e PSG e apuraram-se para os quartos-de-final da Liga Europa, virando assim uma página histórica no futebol nacional, pois é a primeira vez que três equipas lusas chegam juntas aos quartos de final de provas europeias.

O melhor que tinha acontecido neste particular verificou-se a meio de Março de 1994, então com o FC Porto na Liga dos Campeões (4.ª jornada da fase final com o Anderlecht), Benfica na Taça das Taças (quartos-de-final com o Bayern) e Boavista na Taça UEFA (eliminado nos quartos de final pelo Karlsruher).

O domínio português na segunda prova do calendário europeu merece inesquecível destaque: das oito equipas presentes na próxima fase, três são portuguesas, duas holandesas, uma espanhola, uma russa e outra ucraniana.

Assim, o sorteio que hoje se realiza em Nyon, na Suíça - o da Champions, onde já não há portugueses será às 11 horas e o da Liga Europa ao meio-dia - poderá emparelhar duas equipas portuguesas, uma vez que o sorteio é completamente livre, isto é, não tem cabeças de série nem qualquer impedimento relativamente a encontros entre clubes do mesmo país.

Nunca tal aconteceu, nunca duas equipas portuguesas se defrontaram a propósito de uma competição europeia. A BOLA fez contas e probabilidade de duas equipas lusas se encontrarem nos «quartos» é de 33 por cento.

Também as meias-finais e ordem da final ficarão já definidas hoje, para Liga Europa e Champions. Os próximos jogos serão a 7 e 4 de Abril. A final será em Dublin, na Irlanda.


Euforia com agradecimentos a Salvador e Domingos

Autêntico clima apoteótico na chegada do SC Braga a Pedras Rubras. Perto dum milhar de adeptos invadiram o aeroporto Sá Carneiro no Porto e brindaram a equipa com cânticos e carinho inaudito.

Um calor humano expressado de forma brutalmente eufórica e emocionada, o orgulho de mais um feito história por cima de outros já somados recentemente, sina desta equipa minhota, que teima em surpreender e desafiar limites.

Foi já pela madrugada dentro que o voo de Liverpool trouxe os guerreiros do Minho de volta a casa e com alegria redobrada pela estóica resistência ao temível ambiente de Anfield Road. Viram-se caras sideradas e outras mais comovidas, como o presidente António Salvador, sem palavras e envolvido por beijos e abraços da massa adepta. Depois, logo depois, foram aparecendo os jogadores e também Domingos Paciência, herói indisfarçável na casa bracarense e alvo dum apoio tremendo dos adeptos. Foram vários os cartazes alusivos à continuidade do técnico, misturados com gritos em seu nome e não raras vezes com comparações altamente favoráveis e directas a Jorge Jesus.

De sorriso aberto para a legião de adeptos e visivelmente estarrecido pelo momento, Domingos foi acedendo a todas as solicitações e só os seguranças o conseguiram levar até ao autocarro. O mesmo sentimento de partilha e comunhão duma festa única foi sendo demonstrado pelos jogadores, que foram desabafando o orgulho por estarem a desfrutar algo tão especial. Alan, Miguel Garcia, Sílvio alinharam nesse sentido com caras, expressões e curtas declarações representativas dum estado de alma absolutamente realizado. Já no autocarro, Paulão e Mossoró trouxeram toda a equipa de volta para as imediações do aeroporto e aí, sim, foi a feita a derradeira despedida junto dos adeptos, numa celebração de agradecimento e cumplicidade plena.

Depois da façanha espectacular em Liverpool, colosso mundial cinco vezes campeão europeu, o SC Braga conhece esta manhã o próximo adversário na Liga Europa e treina pela parte da tarde, prevendo-se novamente emoções ao rubro.


«Apuramento importante para todos» - Mossoró

Mossoró falou duma grande festa no balneário bracarense Médio dos arsenalistas diz que a equipa foi perfeita no plano defensivo... e que é tão favorita como Benfica e FC Porto.

Liverpool - Mossoró era um dos rostos da incontida felicidade bracarense depois de consumado o afastamento do Liverpool.

A partir de agora, o céu pode não ser o limite mas a fasquia arsenalista está alta. Afinal, quem manda um gigante para casa da forma como o SC Braga o fez pode aspirar a tudo.

Para o médio brasileiro, que Domingos Paciência chamou a jogo já na parte final do duelo em Anfield Road, tratou-se de uma «qualificação fantástica».

«É claro que fizemos uma grande festa no balneário. Este apuramento é muito importante para todos. A equipa fez um grande jogo, sobretudo defensivamente. Nesse aspecto foi perfeita», elogiou Mossoró.

Há momento das nossas vidas que não podem ficar sem a devida celebração e, na perspectiva dos profissionais do SC Braga, o de ontem foi um deles, por todos os motivos e, desde logo, pelo afastamento de um clube com o estatuto e prestígio do Liverpool, a quem não passaria pela cabeça sair desta Liga Europa de uma forma tão prematura e, mais do que isso, sem apelo nem agravo, se considerarmos que o SC Braga foi superior nos dois jogos.


A BOLA

JotaCC

Épico: Minhotos dão lição de bom futebol ao Liverpool
Artur herói em Anfield

O Sp. Braga apurou-se, pela primeira vez, para os quartos-de-final da Liga Europa, depois de empatar (0-0) com o Liverpool, no ambiente infernal de Anfield Road. O triunfo da 1ª mão (1-0), as defesas de Artur Moraes e a estratégia corajosa de Domingos Paciência explicam um resultado épico para os minhotos e nefasto para os ingleses, que procuravam a redenção para uma época doméstica decepcionante.

O treinador do Liverpool esperava um Sp. Braga mais contido e subserviente, mas saiu-lhe precisamente o contrário. Os minhotos não só foram muito rigorosos nas marcações defensivas, como também ousaram incomodar o guarda-redes do Liverpool, indiferentes à pressão feita pelos 45 mil ingleses na bancada.

Se Joe Cole, lançado pelo gigante Andy Carroll, obrigou Artur Moraes a aplicar-se no primeiro tempo, o bracarense Alan foi o principal agitador do jogo antes do intervalo, com a ajuda de Leandro Salino, Vandinho e do lateral Sílvio.

Os poderosos argumentos do Liverpool tornaram-se mais evidentes na 2ª parte, mas a defesa do Sp. Braga não se descompôs totalmente e obrigou o rival a cair muitas vezes no fora--de-jogo. Nos momentos de maior sufoco, o guarda-redes Artur Moraes soube intervir com classe e segurança, contribuindo de modo decisivo para a concretização do sonho europeu. De destacar uma defesa monumental a um remate de Ngog e outra ainda mais vistosa aos pés de Skrtel, a cinco minutos do fim.

"É UMA VITÓRIA ETERNA PARA ESTE CLUBE"

Domingos Paciência era um técnico satisfeito depois do apuramento histórico do Sp. Braga para os quartos-de-final da Liga Europa. "Sabíamos que era possível passar. Pedi aos meus jogadores que ficassem na história do clube. O rigor era fundamental contra o Liverpool. Foi uma vitória da entrega e da concentração. É uma vitória eterna neste clube", afirmou ontem o treinador dos arsenalistas.

"Alcançar um patamar destes é uma satisfação enorme e um motivo de orgulho", acrescentou, antes de dar os parabéns ao Benfica e ao FC Porto pelo apuramento: "O futebol português está bem de saúde."

O técnico garantiu ainda que o Sp. Braga está focado em alcançar o terceiro lugar no campeonato. "Temos um grupo coeso e alegre", concluiu.

FICHA DO JOGO

Liga  Europa- 'Oitavos' - 2.ª mão - 17/03/2011

Estádio Anfield Road - Assistência: 40 000

LIVERPOOL

Reina, Glen Johnson , Carragher, Skrtel, Danny Wilson, Lucas, Raúl Meireles, Maxi Rodríguez (Spearing 75'), Joe Cole (Ngog 75'), Kuyt, Carroll.

Suplentes não utilizados: Gulácsi, Kyrgiakos, Pacheco, Poulsen e Flanagan

Treinador: Kenny Dalglish

SP. BRAGA

Artur, Miguel Garcia, Paulão, Rodríguez, Sílvio, Vandinho (Kaká 74'), Leandro Salino (Mossoró 89'), Hugo Viana, Alan, Paulo César, Lima (Meyong 84')

Suplentes não utilizados: Cristiano, Dani, Petersson e Hélder Barbosa

Treinador: Domingos Paciência

Árbitro: Gianluca Rocchi (Itália)

Disciplina: amarelos: Carroll (52'), Paulão (52'), Skrtel (71'), Vandinho (74') e Meireles (83')

Classificação do jogo: 7

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Meyong dedica triunfo aos adeptos

Avançado dá prova de paixão a todos simpatizantes do SC Braga.

Liverpool - Uma qualificação assim, alcançada perante um dos nomes mais ilustres do futebol europeu e mundial, talvez justificasse comemoração mais... à medida, mas isso fica essencialmente para os adeptos, até porque o Rio Ave é já segunda-feira e o campeonato mantém-se como prioridade arsenalista. Daí que...

«Os nossos adeptos devem estar em festa. Nós também estamos mas devemos ser mais moderados. Vamos jogar já a seguir», dizia Meyong, à saída de Anfield Road a caminho do autocarro que transportaria a equipa para o aeroporto, na viagem de regresso a Portugal, onde a comitiva chegou de madrugada.

Apesar de aparentemente mais contido na forma como manifestou o seu sentimento de felicidade por este êxito europeu, o ponta-de-lança camaronês foi objectivo no modo como definiu os caminhos que o SC Braga teve de percorrer para alcançar os quartos-de-final da Liga Europa.


A BOLA

JotaCC

Euforia à chegada do Sp. Braga

Os adeptos do Sp. Braga vivem momentos de euforia com a passagem da equipa ao quartos de final da Liga Europa Lusa
Mil adeptos do Sporting de Braga receberam hoje em apoteose a equipa que eliminou o Liverpool e se qualificou pela primeira vez na história do clube para os quartos de final da Liga Europa de futebol.

Cerca de mil adeptos esperavam a comitiva portuguesa no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, passavam alguns minutos das 3h30, e quando esta chegou à porta de saída foi o delírio.

Em clima de grande euforia, os simpatizantes "arsenalistas" dedicaram especial atenção a Domingos Paciência, que foi "engolido" pela multidão.

Os adeptos atribuíram ao treinador a responsabilidade maior no inédito apuramento do clube minhoto e foram vários os pedidos para que renove o contrato, que termina no final desta temporada.

Também vários jogadores foram alvo do carinho e cânticos especiais, com destaque para Hugo Viana, Vandinho, Mossoró ou Rodriguez.

A comitiva seguiu depois para a cidade de Braga, seguida por uma enorme caravana automóvel.

O Sporting de Braga eliminou quinta-feira o Liverpool depois de uma vitória caseira por 1-0 na primeira "mão", com um golo de Alan (de grande penalidade), e do empate a zero em Anfield Road.

Os "arsenalistas" contribuíram assim para o histórico pleno português, já que FC Porto e Benfica também se apuraram para os quartos de final da Liga Europa.

LUSA

braga11

#8
Braga deixa Liverpool pelo caminho
O Sporting de Braga garantiu o apuramento para os quartos-de-final da UEFA Europa League, ao empatar sem golos na visita ao terreno do Liverpool FC.

Depois da vitória por 1-0 na partida da primeira mão, o Braga realizou uma exibição extremamente consistente em Anfield Road e, num jogo onde as ocasiões de golo escassearam, segurou o nulo até ao apito final, dando assim seguimento à brilhante carreira europeia que está a realizar esta temporada.

Em desvantagem na eliminatória, o Liverpool controlou a posse de bola nos minutos iniciais, mas sem conseguir ameaçar a baliza bracarense, excepção feita a um remate de Joe Cole para defesa vistosa de Artur Moraes. Aos poucos, o Braga começou a equilibrar as operações, avançando no terreno, e aos 14 minutos deixou um primeiro aviso, num remate de Lima que Pepe Reina segurou sem problemas. Pouco depois foi Alan a tentar a sua sorte também de fora da área, através de um remate de pé esquerdo que saiu ligeiramente ao lado.

O equilíbrio manteve-se até ao descanso, com a tranquilidade no encontro a ser apenas quebrada por um remate para fora de Lima, do lado do Braga, e por um cabeceamento fraco de Andy Carrol, para o lado, do Liverpool, em cima do minuto 45.

O arranque da segunda parte não trouxe nada de novo. O Braga procurava manter a bola em seu poder o mais tempo possível e as iniciativas atacantes do Liverpool raramente resultavam em perigo. Maxi Rodríguez, de primeira, rematou muito por cima aos 52 minutos e Raul Meireles, cabeceou por alto à passagem da hora de jogo.

E a melhor ocasião de golo do encontro iria mesmo acabar por pertencer ao Braga. Na sequência de um pontapé de canto, a bola sobrou para Alan que, contudo, atirou ao lado. Com os minutos a passarem, a ansiedade foi crescendo entre os jogadores do Liverpool e apenas por mais uma vez, num remate de N'Gog à figura de Artur, os ingleses conseguiram voltar a ameaçar a baliza do Braga, que susteve a pressão final dos homens da casa e assegurou assim um lugar nos quartos-de-final.


Gilberto Madaíl orgulhoso

Quinta-Feira , 17 Março 2011

O Presidente da FPF, Gilberto Madaíl enalteceu o feito dos três clubes portugueses que se apuraram para os quartos-de-final da UEFA Europa League.

"Este resultado histórico das equipas portuguesas deixa-me muito orgulhoso na qualidade de Presidente da Federação e também de membro do Comité Executivo da UEFA. Quero dar os parabéns a todos os jogadores, técnicos, staff, sócios e adeptos do SC Braga, SL Benfica e FC Porto.

Espero bem que a demonstração de qualidade dos clubes portugueses e o apuramento de três clubes para os quartos-de-final de uma competição europeia não seja desperdiçado por questões internas que podem ser resolvidas a curto prazo."

in fpf.pt
VIVA  O  ENORME  SC  BRAGA - BRAGA  SEMPRE

JotaCC

FC Porto, Benfica e SC Braga vão conhecer os adversários para os quartos-de-final

Benfica, FC Porto e Sporting de Braga marcam hoje uma presença inédita no sorteio dos quartos de final da Liga Europa de futebol, que se realiza em Nyon (Suíça), momentos depois do sorteio da Liga dos Campeões.

Nunca três equipas portuguesas tinham chegado em conjunto tão longe numa prova europeia, podendo mesmo defrontar-se nos "quartos", depois de na quinta-feira o Benfica ter eliminado o Paris-Saint-Germain, o FC Porto o CSKA de Moscovo e o Braga, surpreendentemente, o Liverpool.

Além dos três representantes lusos, qualificaram-se para os quartos de final da Liga Europa as seguintes equipas: Twente e PSV Eindhoven (Holanda), Dínamo de Kiev (Ucrânia), Spartak de Moscovo (Rússia) e Villarreal (Espanha).

O sorteio da segunda prova continental inicia-se às 12h00 (hora de Lisboa), já depois de as equipas sobreviventes na Liga dos Campeões conhecerem os adversários nos quartos de final da competição.

Além do Inter de Milão, detentor do troféu, estão ainda na corrida os "colossos" espanhóis FC Barcelona e Real Madrid, treinado pelo português José Mourinho, o trio inglês composto por Manchester United, Chelsea e Tottenham e os "outsiders" Schalke 04, da Alemanha, e Shakhtar Donetsk, da Ucrânia.

Os jogos dos "quartos" da Liga Europa estão marcados para 07 (primeira mão) e 14 de abril, enquanto os confrontos da Liga dos Campeões estão agendados para 05 e 06 de abril (primeira mão) e 12 e 13 de abril (segunda).

O JOGO

JotaCC

Rodríguez do Sp.Braga pode ser trunfo de Bruno Carvalho

O candidato às eleições leoninas quer apresentar treinador já este fim-de-semana...

O primeiro reforço de Bruno Carvalho parece já estar assegurado e sem custos. Trata-se de Rodríguez do Sp. Braga, soube o DN. O central "arsenalista" está em fim-de-contrato e já terá sido abordado por Inácio para se comprometer com o candidato da lista Por um Sporting sem complexos .

DN

JotaCC

Braga: Bravos de Liverpool levados em ombros



Milhares de adeptos do Sporting de Braga, seguramente uns três mil, encheram a gare do aeroporto Francisco Sá Carneiro e esperaram até às quatro horas da manhã para ovacionar os bravos de Liverpool. Os Guerreiros do Minho foram recebidos em apoteose e lavados em ombros.

Mossoró, Alan, Vandinho, Rodriguez, Artur, Sílvio e todos os outros foram acolhidos como heróis. Um a um, os nomes dos jogadores do Braga ecoaram em entusiasmados cânticos. O treinador Domingos Paciência foi engolido pela multidão, reconhecida ao técnico que levou a equipa minhota a uma inédita qualificação para os quartos-de-final de uma competição europeia.

O próprio presidente do Braga foi absorvido pela euforia. Abraços, beijos e emoção a rodos levaram António Salvador a levitar entre a multidão. "Salvador, Salvador...", gritaram os milhares de braguistas, em tributo ao homem que tem emanciado e afirmado o Braga, em Portugal como na Europa.

A festa continuou estrada fora, ao longo dos cerca de 50quilómetros de auto-estrada que separam Pedras Rubras de Braga. O autocarro da equipa minhota foi "escoltado" por centenas de automóveis, numa romaria nunca antes vista.

Já à entrada da cidade capital do Minho, juntaram-se mais alguns milhares à recepção dos heróis de Liverpool. Com o aproximas do nascer do sol, veio o despertar para a dura realidade. Para grande parte dos adeptos, a uma noite sem pregar olho seguiu-se a directa à escola ou ao trabalho.

E todos a cantar: "Braga, Braga, Braga, vamos para a frente, Braga, Braga, Braga, és a nossa glória".

JN

JotaCC

Sorteio completo

Conheça o resultado do sorteio dos quartos-de-final da Liga Europa, assim como os possíveis jogos para as meias-finais da competição.

Quartos-de-final:

1 - FC PORTO (POR) - Spartak Moscovo (RUS)
2 - BENFICA (POR) - PSV (HOL)
3 - Villarreal (ESP) - Twente (HOL)
4 - SC BRAGA (POR) - Dínamo Kiev (UCR)

Jogos a 7 e 14 de Abril

Meias-finais:

SC BRAGA (POR) / Dínamo Kiev (UCR) - BENFICA (POR) - PSV (HOL)
FC PORTO (POR) / Spartak Moscovo (RUS) - Villarreal (ESP) / Twente (HOL)

Jogos a 28 de Abril e 5 de Maio

Dínamo Kiev adversário do SC Braga

O SC Braga irá receber os ucranianos do Dínamos Kiev em jogo dos quartos-de-final da Liga Europa, a primeira mão irá decorrer no dia 7 de Abril, segundo ditou hoje o sorteio em Nyon, Suiça.

Nas meias-finais, o vencedor do SC Braga-Dínamo Kiev irá defrontar o vencedor da partida Benfica-PSV

Na anterior eliminatória, a equipa ucraniana derrotou o Manchester City (2-1).

A BOLA

JotaCC

Sílvio, Ruben Micael e Quaresma nos convocados da Selecção

As presenças do lateral Sílvio (SC Braga), do médio Ruben Micael (FC Porto) e do extremo Ricardo Quaresma (Besiktas) são as principais novidades na lista de convocados da Selecção Nacional para a partida frente ao Chile (26 Março) e Finlândia (29).

Entre as 23 escolhas do seleccionador nacional Paulo Bento de salientar igualmente a manutenção das apostas nos jovens Ventura (Portimonense) e Paulo Machado (Toulouse).

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo, Ventura e Rui Patrício

Defesas: Bruno Alves, Fábio Coentrão, João Pereira, Pepe, Ricardo Carvalho, Rolando e Sílvio

Médios: Carlos Martins, João Moutinho, Miguel Veloso, Paulo Machado, Raul Meireles e Ruben Micael

Avançados: Cristiano Ronaldo, Danny, Hélder Postiga, Hugo Almeida, Nani, Ricardo Quaresma e Varela


SC Braga vai, afinal, jogar primeiro em Kiev

O SC Braga acertou com o Dínamo Kiev a inversão dos jogos dos quartos-de-final da Liga Europa. Assim, a equipa minhota jogará primeiro na Ucrânia.

O encontro da primeira mão está marcado para 7 de Abril, em Kiev, seguindo a decisão da eliminatória, em Braga, agendada para dia 14.


«Vamos pensar positivo» - Fernando Couto


O representante do SC Braga no sorteio da Liga Europa não pôde deixar de exaltar a proeza dos minhotos antes de comentar o sorteio e as possibilidades do SC Braga ante o Dínamo de Kiev.

«É um adversário que nos merece todo o respeito, mas antes quero enaltecer e destacar o facto de pela primeira vez termos chegado aos quartos-de-final da Liga Europa, fruto de muito trabalho. O grupo está de parabéns, a cidade e os adeptos também e vamos continuar a dar-lhes alegrias.»

Fernando Couto avançou então para os ucranianos:


«Vai ser muito complicado. Espero que seja um grande jogo, como em Liverpool. O SC Braga fez uma grande campanha na Champions e quer dar continuidade na Liga Europa, sempre com êxitos, resultados e prestígio para Portugal. Este clube ganhou a simpatia da Europa com mérito e grande valor. Somámos nove pontos na Champions e estamos numa Liga importante para nós.»

Couto fica agora à espera do Benfica... caso ambos sejam apurados, garantindo uma equipa lusa em Dublin.

«Fico a torcer para que isso aconteça. Seria bom sinal para o futebol português. Espero mesmo que isso aconteça. Mas antes temos uma viagem tremenda e um opositor que derrotu o Manchester City. Vamos pensar positivo.»


A BOLA

JotaCC

Fernando Couto: «Vamos continuar a dar alegrias»
confiança para quartos-de-final da Liga Europa
   
14:16
sexta-feira, 18 março de 2011
   
Partilhar

O 'manager' do Sp. Braga, Fernando Couto, elogiou a campanha dos minhotos na Liga Europa, mas alertou que o Dínamo de Kiev, da Ucrânia, será um rival complicado nos quartos de final.

"É um adversário que nos merece todo o respeito, mas antes quero enaltecer e destacar o facto de pela primeira vez termos chegado aos quartos-de-final da Liga Europa, fruto de muito trabalho. O grupo está de parabéns, a cidade e os adeptos também e vamos continuar a dar-lhes alegrias", afirmou.

O antigo internacional disse que "vai ser muito complicado" e que espera que "seja um grande jogo, como em Liverpool", onde o Sporting de Braga afastou os 'reds'.

"O Sporting de Braga fez uma grande campanha na 'Champions' e quer dar continuidade na Liga Europa, sempre com êxitos, resultados e prestígio para Portugal. Este clube ganhou a simpatia da Europa com mérito e grande valor. Somámos nove pontos na 'Champions' e estamos numa Liga importante para nós", afirmou.

Caso se qualifique para as meias-finais, o Sporting de Braga pode encontrar o Benfica, que defronta o PSV Eindhoven.

"Fico a torcer para que isso aconteça. Seria bom sinal para o futebol português. Espero mesmo que isso aconteça. Mas antes temos uma viagem tremenda e um opositor que derrotou o Manchester City. Vamos pensar positivo", afirmou.

A primeira mão realiza-se em Kiev, a 7 de abril, enquanto a segunda terá lugar em Braga, a 14 de abril.



Domingos é o treinador da lista de Godinho Lopes
para a próxima temporada
   
Domingos Paciência, treinador do Sp. Braga, é o escolhido pela lista de Godinho Lopes para assumir o comando técnico do Sporting, caso o candidato vença as eleições marcadas para o dia 26.

Record sabe que o acordo foi acertado nas últimas horas depois de várias reuniões. Ainda assim, caso Godinho Lopes seja o próximo presidente dos leões, Domingos Paciência só se irá transferir para Alvalade na próxima época, terminando a presente temporada na frente dos bracarenses.

RECORD

Bruno3429

Treino com centena e meia de adeptos
Por Pascoal Sousa

Cerca de centena e meia de adeptos estiveram no treino desta tarde do SC Braga, saudando a equipa pelo apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa.

Depois da chegada apoteótica ao aeroporto, de madrugada, a equipa foi novamente brindada pelos adeptos naquele que foi o primeiro treino após o jogo com o Liverpool.

A sessão foi essencialmente de recuperação para os titulares, sendo que Alan e Rodriguez realizaram trabalho específico. Custódio, a recuperar de lesão, esteve à parte do restante grupo, no qual foi reintegrado o nigeriano Elderson, refeito da lesão que o tem impedido de dar o contributo à equipa.

A Bola

Bruno3429

Borla geral no jogo com o Rio Ave
Por Pascoal Sousa

Os responsáveis do SC Braga decidiram dar borla aos adeptos que queiram marcar presença no jogo com o Rio Ave, agendado para segunda-feira (18.45 horas). A perspectiva é todos poderem saudar a equipa pelo apuramento para os quartos-de-final da Liga Europa.

O facto de o jogo estar marcado para segunda-feira, em cima de horário laboral, abria perspectivas de pouco público poder marcar presença no AXA. Por isso, os responsáveis do clube deixaram cair os preços...

Ninguém vai pagar bilhete, seja ou não sócio do clube.

A Bola

Bruno3429

Dínamo Kiev: «Sp. Braga é uma equipa ambiciosa»
Técnico Yuri Semin promete estudar bem os portugueses


O treinador do Dínamo Kiev, Yuri Semin, está alerta para os perigos que o Sp. Braga pode trazer para a sua equipa, na Liga Europa, embora admita que ainda não conheça ao pormenor o rival que lhe calhou em sorte.

«Vamos precisar de estudar o Sp. Braga ao pormenor. Mas vi os jogos com o Shakhtar, na Liga dos Campeões, e é uma equipa que eliminou o Liverpool nos oitavos-de-final. Ficaram em segundo lugar no último campeonato português. É uma equipa ambiciosa», afirmou Yuri Semin, em declarações ao site oficial do clube.

Semin garantiu, ainda, que «não tinha preferência» no sorteio e lembrou que na preparação do encontro «nada pode falhar».



D. Kiev (perfil): o terceiro fôlego de um gigante
Ucranianos no caminho do Sp. Braga


O Dínamo Kiev é o próximo adversário do Sp. Braga na Liga Europa. Fundado em 1927, os «Brancos e Azuis» têm no seu currículo três taças europeias: a dos Vencedores das Taças em 1975 e 1986; e uma Supertaça, também em 1975, tendo perdido a de 86.

A nível interno, se somados os campeonatos ucraniano e soviético, conquistou 26 títulos, o último em 2009, e 18 taças, com o troféu mais recente a dizer respeito a 2007. Nunca desceu de divisão, tendo alcançado o primeiro troféu continental para a URSS no tal longínquo 1975, frente aos húngaros do Ferencváros (3-0). Bateria depois o Bayern na Supertaça. Em 1986, idêntico resultado frente ao Atlético de Madrid e novo troféu. É curiosamente da autoria do Benfica a sua maior derrota na UEFA, em 1992 e na fase de grupos da Champions, por 5-0. César Brito e Iuran bisaram, Isaías também marcou.

Longe vão os tempos da força temível do Dínamo. Valeriy Lobanovskyi, um dos grandes responsáveis pelo sucesso, em duas «eras» com o seu nome, morreu em 2002, pouco depois do segundo fôlego dos ucranianos na competição. Liderado pela poderosa dupla atacante Rebrov e Shevchenko, o Dínamo chegaria aos quartos-de-final da Liga dos Campeões de 1998 e às meias-finais da edição seguinte.

O desaparecimento de Lobanovskyi coincide com a perda do domínio do futebol ucraniano. Depois de nove títulos consecutivos veriam o Shakhtar festejar. Seria com esta equipa que dividiria os campeonatos seguintes: seria campeão em 2002/03, 2003/04, 2006/07 e 2007/08, enquanto o rival festejaria em 2004/05, 2005/06, 2007/08 e 2009/10. Este ano, uma diferença de nove pontos separa os dois, com vantagem para os de Donetsk.

O terceiro fôlego europeu surgiu em 2009 e ainda está em vigor. Então, também sob o comando do ex-seleccionador russo Yuri Semin, foi derrotado pelo Shakhtar nas meias-finais da última Taça UEFA. Na temporada passada, com Valery Gazzayev ao leme, não evitou o último lugar de um grupo de Champions que contava com Barcelona, Inter e Rubin Kazan. Agora, novamente com Semin, poderá voltar a fazer história.

Yuri Semin notabilizou-se como treinador (1992/2005 e 2009/10) e presidente do Lokomotiv (2007). Antigo futebolista, representou sobretudo clubes de Moscovo como o Spartak, o Dínamo e o Lokomotiv, e só não foi treinador do primeiro. De 2007/09 levou o Dínamo ao título e à tal meia-final da Taça UEFA, mas em Maio decidiu voltar ao Lokomotiv. Infeliz, voltaria em Dezembro passado a Kiev.

A caminhada para os quartos começou na 3ª pré-eliminatória da Liga... dos Campeões. Eliminou o Gent (3-0 e 1-3), mas perdeu o play-off com o Ajax (1-1 e 2-1). Seguiu-se a fase de grupos da Liga Europa. Empatou com o BATE (2-2), perdeu com o Sheriff (2-0) ganhou ao AZ (1-2). Na segunda volta, voltou a bater os holandeses (2-0) e os bielorrussos (4-1), e empatou com os moldavos (0-0). Seguiram-se o Besiktas e duas goleadas (1-4 em Istambul, 4-0 em Kiev) e, finalmente, o Manchester City (2-0 em casa, derrota fora por 1-0).

O último onze: Shovkovskiy; Danilo Silva, Leandro Almeida, Yussuf e Popov; Eremenko e Vukojevic; Gusev, Ninkovic (Zozulya, 46) e Yarmolenko (Betão, 90); Shevchenko (Garmash, 62).

No plantel, óbvio destaque para Shevchenko. No ataque estará bem coadjuvado por Gusev e Milevskiy. Eremenko é referência no meio-campo, e na baliza estará o esforçado Shovkovskiy.

Plantel:

Guarda-redes - Olexandr Shovkovskiy, Stanislav Bogush, Maxym Koval e Denys Boyko;

Defesas - Danilo Silva, Betão, Goran Popov, Taras Mikhalik, Andriy Nesmachniy, Badr El Kaddouri, Yevhen Khacheridi e Leandro Almeida;

Médios - Tiberiu Ghioane, Ognjen Vukojević, Facundo Bertoglio, Denys Garmash, Oleh Gusev, Gérson Magrão, Roman Eremenko, Milo¿ Ninković, Ayila Yussuf e Vladyslav Kalytvyntsev;

Avançados - Andriy Shevchenko, Andriy Yarmolenko, Artem Milevskiy, Frank Temile, Artem Kravets, Roman Zozulya e Guilherme.

Maisfutebol

Bruno3429

Adeptos pedem permanência de Domingos
Por Pascoal Sousa

Após o treino desta tarde do SC Braga, cerca de cinco dezenas de adeptos aguardaram por Domingos Paciência para pedir que o treinador permanecesse no clube na próxima época.

O treinador termina contrato no final da época e já terá tudo acertado para se mudar para o Sporting, isto caso Godinho Lopes, candidato às eleições do clube leonino, vença.

Os adeptos do clube bracarense mostraram assim que não querem perder o treinador e, além de o congratularem pela campanha da equipa na Liga Europa, pediram-lhe para que permaneça.

A Bola

Bruno3429

Matheus: «Já apostei que o Braga irá passar»
Jogador atua no Dnipro da Ucrânia
   

Matheus, antigo jogador do Sp. Braga, atua agora no Dnipro da Ucrânia, e conhece bem o Dínamo Kiev, próximo adversário do Sp. Braga na Liga Europa.

Sabendo do valor das duas equipas, Matheus não teve dúvidas e apostou no Sp.Braga como vencedor da próxima eliminatória.

"O Sp. Braga vai ganhar. Já apostei isso mesmo com os mesmos companheiros cá. Estivemos juntos a assistir ao sorteio e eu sempre disse que se saísse o Dínamo, apostava que o Sp. Braga seguia em frente. Já tinha apostado contra o Liverpool e ganhei", revelou o brasileiro, em conversa com Maisfutebol.

Apesar da equipa ucraniana ter eliminado, esta quinta-feira, a equipa do Manchester City, Matheus considera que a sua antiga equipa tem possibilidades de vencer a equipa ucraniana, e que o sorteio não foi mau para os bracarenses.

"Acho que foi um bom sorteio. O Dínamo Kiev é forte, todos viram o que fez contra o Manchester City que é considerada uma equipa de topo, mas o Sp. Braga eliminou o Liverpool, também", concluiu o jogador brasileiro.

record