News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 15/03

Started by JotaCC, 15 de March de 2011, 07:39

Previous topic - Next topic

JotaCC

Invasão a Liverpool

A possibilidade de chegar pela primeira vez na história do clube aos quartos-de-final de uma competição europeia entusiasmou os adeptos. E a vitória brilhante no jogo da primeira 'mão' foi o mote para a invasão a Liverpool, que deverá juntar perto de mil bracarenses.

A euforia em torno do jogo de quinta-feira, da segunda 'mão' dos oitavos-de-final da Liga Europa, está patente no principal site de adeptos arsenalista - 'superbraga.com' - onde se mobilizaram nas últimas semanas centenas de pessoas em torno da viagem.

A existência de voos 'low cost' a baixo preço para Londres ajudou à organização e ao crescente interesse dos sócios e simpatizantes do clube minhoto, numa onda de apoio que se alarga a outros países como Suíça, França e até Angola. A maior parte dos adeptos sai do Porto, rumo a Londres (Gatwick ou Stansted), de onde segue até Liverpool de carro alugado, autocarro ou comboio. Mas há também quem se desloque até Faro e Barcelona.

Os preços convidam à forte adesão dos adeptos, é que quem comprou a viagem mal se ficou a conhecer o adversário pagou 32 euros pelo voo. Alugar e dividir as despesas de aluguer de um carro ronda os 30 euros por pessoa. A juntar aos 33 euros do bilhete, as contas totais rondam 95 euros. Há ainda que contar com os adeptos que seguem no charter da equipa, que terá uma lotação de 200 pessoas.

Segundo o fórum, esta será uma das maiores deslocações europeias do Sp. Braga. Um forte incentivo que ajudará a ultrapassar o infernal ambiente de 'Anfield Road'. O ponto de encontro dos bracarenses está agendado para a Williamson Square.

Castanheira: "É possível repetir Sevilha"

As memórias com sotaque britânico são más. Mas nem por isso a crença se apaga. Em termos históricos, as viagens a Inglaterra nas competições europeias nunca se revelaram positivas para o Sp. Braga - que sofreu derrotas pesadas frente ao Arsenal (6-0 esta época, na liga dos Campeões), Tottenham FC (3-2, em 2007 e 1984, por 6-0) e West Bromwich Albion FC (1-0, em 1978) - à excepção de um empate com o Bolton Wanderers FC, a uma bola, em Outubro de 2007.

Na altura, com Jorge Costa no comando técnico, Castanheira foi um dos arsenalistas em campo.
O médio recorda a partida e o ambiente infernal característico dos estádios ingleses.
"Foi um jogo da fase de grupos. É lógico e toda a gente sabe que os ambientes em Inglaterra são fervorosos, com estádios normalmente cheios. Mas, neste caso com o Liverpool, nem se pode comparar com o Bolton daquela época. É uma equipa muito mais forte", sublinhou o antigo jogador do Sp. Braga.

Apesar das derrotas nos últimos duelos disputados com equipas inglesas, Castanheira acredita num resultado positivo na quinta-feira: "o Sp. Braga tem hipóteses de seguir para os quartos-de-final. É reconhecido o excelente grupo que tem e os excelentes jogadores. Porque não voltar a acontecer história e repetir Sevilha. É possível. O Liverpool em casa é muito forte, mas tudo pode acontecer".

O experiente jogador - que alinha esta época no Moreirense - confessa que vai torcer para que o Sp. Braga "faça história".
"Os jogadores sabem que vão ter uma partida dura, têm que aguentar ao máximo, não sofrer golos e tentar surpreender em ataques rápidos e fazer um golo", revelou o médio.
Do empate em casa do Bolton, em Outubro de 2007, restam apenas dois jogadores na equipa: Vandinho e Rodriguez.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Alan parou o motor para não engripar
BRASILEIRO A CAMINHO DA ÉPOCA DE MAIOR UTILIZAÇÃO
   
Alan tem sido motivo de cuidados redobrados nos últimos dias, cumprindo um plano específico de trabalho no ginásio que visa a sua total disponibilidade física para o decisivo jogo de 5.ª feira em Liverpool. O brasileiro tem acusado problemas musculares, fruto de uma regularidade na equipa que o coloca no topo dos jogadores mais utilizados por Domingos Paciência.

Alan já carrega no corpo 38 jogos e compreende-se que tenha de parar o motor para não correr o risco de o mesmo engripar de vez. Nos últimos jogos europeus, de resto, o extremo foi decisivo ao marcar o primeiro golo da vitória sobre o Lech Poznan que representou o apuramento para os oitavos-de-final da Liga Europa, com o Liverpool no caminho e Alan a faturar novamente no triunfo da semana passada.


RECORD

JotaCC

Nas mãos de Salvador

Seis anos depois de ter cruzado o Atlântico para representar a Naval, Paulão depara-se agora com a possibilidade de regressar ao Brasil. O central foi abordado por um clube canarinho nos últimos dias e tem nas mãos uma proposta bastante aliciante do ponto de vista económico e desportivo, pelo que a mudança de ares poderá acontecer em breve. Aliás, a vontade da equipa é mesmo contratá-lo o quanto antes, pois o prazo para a transferência de jogadores internacionais em terras de Vera Cruz termina já a 25 de Março. Há, no entanto, um obstáculo complicado que poderá emperrar o negócio no imediato: a ligação contratual do brasileiro com o Braga, que expira somente em Junho. O seu futuro próximo está, por conseguinte, dependente de uma conversa a realizar com António Salvador, cuja habilidade negocial é por todos elogiada, visto que não costuma facilitar quando os interesses dos arsenalistas estão em risco.

O Braga esteve sempre a par do interesse de outros clubes em Paulão, que no começo da temporada teve mesmo a hipótese de sair, já que era sua vontade jogar com maior regularidade. Na altura uma conversa com Domingos Paciência acabou por demovê-lo dessa intenção e a verdade é que em 2010/11 o número de aparições do central já é bem superior ao de 2009/10. O brasileiro foi, inclusive, o primeiro a ocupar a vaga aberta no eixo da defesa com a saída de Moisés e só uma lesão, sofrida contra o FC Porto, quando se estava a cotar como um dos melhores, o fez ser rendido por Kaká.

Apesar de tudo, o pouco tempo que resta até ao seu contrato com o Braga expirar tem levado Paulão a ponderar todas as opções. No entanto, nenhuma decisão será tomada à revelia do clube, uma vez que o central tem uma grande consideração pelos seus responsáveis, nomeadamente António Salvador. E mesmo que este não venha a ceder, até porque a equipa ainda está a disputar a Liga Europa e na luta pelos quatro primeiros lugares da Liga, a hipótese mantém-se até ao Verão.

Vontade dos arsenalistas é prolongar o vínculo


Os dirigentes do Braga têm esperado o maior tempo possível antes de fazer balanço da época e, por isso, ainda não avançaram com propostas de renovação aos atletas que estão em final de contrato. Um deles é Paulão, que, porém, já foi sondado nesse sentido, co-mo O JOGO revelou oportunamente. Resta saber se a oferta bracarense poderá igualar a do clube brasileiro.

O antídoto de Carroll

Um dos ingredientes que poderá resultar na saborosa (e inédita) qualificação do Braga para os quartos-de-final da Liga Europa passa por anular Andy Carroll. O avançado (1,91 cm), por quem o clube da cidade dos Beatles perdeu a cabeça em Janeiro, pagando 40,8 milhões de euros ao Newcastle para o contratar, é a maior esperança dos reds para dar a volta à eliminatória e é quase garantida a sua presença no "onze". Resta saber como responderá Domingos Paciência à aposta de Kenny Dalglish, sendo que, na quinta-feira, a solução passou por fazer Paulão saltar do banco de suplentes. E pelo que se viu, o brasileiro parece ser um bom antídoto para Carroll, pois, em termos físicos, é o que mais consegue rivalizar com o gigante inglês (1,91 cm), nomeadamente na estatura (1,86 cm). De resto, as críticas à exibição do central foram unanimemente positivas, o que poderá levar agora o treinador bracarense a fazê-lo regressar à equipa na quinta-feira.

Até à data, Paulão soma três jogos europeus em 2010/11, dois dos quais como suplente utilizado, contra Celtic (entrou para segurar a vantagem) e Shakhtar (rendeu o lesionado Rodriguez). O embate com o Partizan foi o único em que teve estatuto de titular e a equipa venceu.


Negócio de Djamal esbarra no salário

Ainda não foi ontem que o negócio que poderá resultar na mudança de Djamal para Braga ficou concluído. As duas partes voltam a reunir-se para tentar chegar a um entendimento, mas a proposta apresentada pelos bracarenses não foi suficientemente tentadora para levar o médio, que está em final de contrato com o Beira-Mar, a esquecer os restantes convites que lhe chegaram de clubes estrangeiros, nomeadamente de França (Le Mans e Lorient), Roménia (Cluj) e Grécia (PAOK Salónica). As divergências estão no ordenado que o internacional líbio iria auferir caso se mudasse para o clube da Cidade dos Arcebispos, pois até estaria disposto a assinar por quatro anos, como desejam os bracarenses, em detrimento de três, como é do seu agrado.

A concretização do negócio não está totalmente colocada de lado, mas seria necessária uma proposta um pouco mais tentadora economicamente para que tal aconteça. Uma coisa é certa: a decisão de Djamal será conhecida muito em breve, até porque o atleta não pretende arrastá-la por muito mais tempo para poder concentrar-se unicamente em ajudar o Beira-Mar na recta final da Liga.

Miguel Garcia e Kaká em risco

A importância do jogo de quinta-feira, em Liverpool, não levará ninguém a tirar o pé, mas dois jogadores terão de ter particular cuidado na hora de anular o adversário directo se quiserem continuar a ajudar o Braga na Liga Europa. Miguel Garcia e Kaká têm dois cartões amarelos na conta pessoal e sabem que, se forem punidos em Anfield, terão de cumprir um encontro de castigo. No caso do lateral-direito, as duas advertências transitaram da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Quim convicto que voltará em 2011/12

A recuperação de Quim continua a evoluir favoravelmente e há até quem acredite que o guarda-redes ainda pudesse jogar esta temporada se fosse necessário. Contudo, o internacional português não tem pressa e prefere manter a confiança num regresso em pleno em 2011/12. "Está tudo a correr bem, dentro dos prazos previstos, mas é um processo complicado. Se Deus quiser vou voltar em pleno no início da próxima temporada. Onde? No Braga, claro", declarou Quim numa entrevista ao sítio "Relvado".

Suspense por Elderson

Se a ausência de Custódio e Vinícius da próxima lista de convocados de Domingos Paciência é um dado certo, a de Elderson ainda é uma incógnita. O lateral-esquerdo ainda não está totalmente recuperado da lesão que o tem mantido de fora da equipa nos últimos tempos, mas recentemente deu sinais de melhorias. O boletim clínico, que será divulgado hoje, poderá ajudar a dissipar as dúvidas sobre a condição física do nigeriano.

Fabiano não esquece queda com o Braga

Em seis anos no Sevilha, Luís Fabiano, que vai voltar ao São Paulo, experimentou várias sensações. Se o golo que marcou na final da Taça UEFA em 2006/07 foi "o momento mais especial", no reverso da medalha surgem os jogos do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, esta época. "As derrotas com o Braga são a pior recordação que tenho", referiu o avançado brasileiro, visivelmente emocionado, explicando ainda que foi após este terrível começo de época dos andaluzes que percebeu que o seu ciclo estava chegar ao fim.


O JOGO

Bruno3429

Italiano Gianluca Rocchi apita o Liverpool-SC Braga
Por Pascoal Sousa

O italiano Gianluca Rocchi foi a juiz nomeado pela UEFA para apitar o Liverpool-SC Braga, que se disputa quinta-feira, às 20.05 horas, em Anfield Road. Comerciante de profissão, Rocchi tem 37 anos e é árbitro de elite desde a corrente época, tendo recebido a insígnias da FIFA em 2008.

Esta temporada, dirigiu na Alemanha o desafio entre o Schalke e o Benfica, da fase de grupos da Champions, que os encarnados perderam por 2-0. Do seu palmarés consta outro jogo com o Benfica, frente ao AEK, em 2009, que as águias venceram por 2-1 e ainda uma partida entre as selecções de sub-21 de Inglaterra e Portugal, em que os lusos foram derrotados por 2-1.

Rocchi será auxiliado por Cristiano Copelli e Elenito Di Liberatore, os assistentes principais, e ainda por Christian Brighi Gabriele Gava, como auxiliares adicionais. Luca Banti será o quarto árbitro.


«Quartos» com vista para um reino de má memória
Por Pascoal Sousa

Jogar em Inglaterra não é fácil para nenhuma equipa portuguesa e o SC Braga não foge à regra. Em cinco jogos só por uma vez escapou à derrota, ao empatar com o Bolton na época 2007/2008, na fase de grupos da Taça UEFA, era Jorge Costa o treinador.

Houve no reino de sua Majestade episódios verdadeiramente traumatizantes para o SC Braga, que frente ao Tottenham em 1984, e Arsenal, há exactamente seis meses, foi despachado por claros 0-6, se bem que os gunners tenham pago a factura no Axa, ao perderem por 0-2, num dos jogos mais emblemáticos na carreira europeia do conjunto de Domingos.

Há nesta deslocação a Liverpool uma diferença relativamente a outras jornadas dos bracarenses a Inglaterra: a equipa não tem necessariamente de vencer o adversário para carimbar a passagem inédita aos quartos-de-final da Liga Europa. Pode empatar, ou até perder por 1-2, interessa, no caso, não deixar que o Liverpool abra uma distância superior a um tento.

Esse foi o valor acrescentado do golo de Alan, o 100.º do SC Braga nas competições europeias, que deu aos minhotos a possibilidade de continuarem a escrever história na Europa. Parar agora ou continuar com a saga - escolham. Foi esse o desafio lançado por Domingos Paciência aos seus jogadores na véspera do primeiro jogo com os reds.



SAD doou 40 equipamentos ao SC Braga do Soyo
Por Pascoal Sousa

Sensível à campanha lançada por um grupo de adeptos do SC Braga congregados no SuperBraga.com, a SAD decidiu doar 40 equipamentos completos ao SC Braga do Soyo, uma equipa de bairro de Angola que adoptou o nome e o emblema do clube arsenalista.

Uma importante ajuda no contexto de uma campanha de angariação de equipamentos e de fundos que mobilizou centenas de adeptos, num movimento de solidariedade impulsionado pelo universo associativo e de simpatizantes do SC Braga. Os Guerreiros do Soyo vão participar no Girabairro devidamente equipados com a marca que patrocina a equipa principal.

O próximo passo do novo clube passará por aprovar estatutos e iniciar no futuro o processo de filiação ao SC Braga. Uma coisa é certa: graças à força dos seus adeptos, o SC Braga cravou uma lança em África!

A Bola

JotaCC

Vandinho confirmado em Liverpool

Elderson não recuperou a tempo de uma mialgia na coxa esquerda e foi excluído da lista de convocados do SC Braga para o jogo de quinta-feira, frente ao Liverpool. Vandinho, pelo contrário, reentra nas primeiras opções de Domingos Paciência depois de vários jogos de fora, devido a lesão.

O treinador integrou na convocatória três jogadores do satélite Vizela: o guardião Cristiano, o lateral-direito Dani e o médio haitiano Peterson. O central Aníbal, em estágio com a selecção sub-20 de Portugal, não foi, desta vez, chamado para a campanha europeia.

A comitiva bracarense parte amanhã, às 10 horas, do aeroporto Francisco Sá Carneiro num voo charter que a levará directamente para Liverpool. Às 18 horas, em Anfield Road, Domingos Paciência fala aos jornalistas e, meia hora mais tarde, a equipa treina no palco do jogo.

A lista dos 18 jogadores convocados é a seguinte:

Guarda-redes: Artur e Cristiano;

Defesas: Miguel Garcia, Dani, Sílvio, Paulão, Rodriguez e Kaká;

Médios: Vandinho, Leandro Salino, Peterson, Hugo Viana e Mossoró;

Avançados: Paulo César, Hélder Barbosa, Meyong, Alan e Lima.

A BOLA

JotaCC

À atenção do Sp. Braga: Liverpool sonha com a final

O Liverpool é um dos clubes apontados desde o início como possível finalista da Liga Europa desta temporada. Esta manhã, ao fazer a antevisão do embate com o Sp. Braga, Lucas Leiva assumiu «o sonho» e garantiu que os reds estão «mais confiantes» para esta segunda mão dos oitavos-de-final.

O Liverpool está em desvantagem na eliminatória devido ao tento de Alan no Estádio AXA mas acredita na força dos seus adeptos para alcançar a reviravolta em Anfield Road. Marcar aos bracarenses é obrigatório para que os reds possam «continuar a sonhar com a final» de Dublin, conforme constatou Lucas esta terça-feira.

«Estamos insatisfeitos por não termos marcado um golo em Braga e sabíamos o quão importante isso era. A nossa exibição, especialmente na primeira parte, não foi suficientemente boa, não era o que tínhamos planeado. Estou seguro de que vamos jogar melhor na quinta-feira e teremos grandes oportunidades para marcar. Vamos ter de jogar melhor e com confiança perante os nossos adeptos. É preciso conservar melhor a bola porque, se o fizermos, seremos mais perigosos», explicou o médio brasileiro em declarações ao site oficial do clube inglês.

Apesar de não desvalorizarem o poderio dos minhotos, os jogadores do Liverpool pensam já um bocadinho mais além. «Queremos naturalmente assegurar a presença dos quartos-de-final, mas porque não sonhar com a final? Temos uma boa equipa. Porém, ainda há muitos jogos pela frente e temos aspectos a melhorar», acabou por concluir Lucas.

ZEROZERO

JotaCC

Vandinho é a novidade para Anfield Road
custódio lesionado
   
O regresso de Vandinho é a principal novidade dos convocados do Sp. Braga para a deslocação ao estádio do Liverpool, quinta-feira, da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga Europa.

O trinco brasileiro ficou de fora do jogo da primeira mão apenas por precaução, uma vez que já estava clinicamente apto.

Agora, com mais uma semana de recuperação e por não poder contar com Custódio, lesionado, o treinador arsenalista, Domingos Paciência, chamou o experiente médio, que poderá mesmo regressar diretamente para o onze inicial.

De saída em relação ao jogo em Braga estão Aníbal e Januário, jogadores que costumam jogar pelo Vizela, clube "satélite" do Sporting de Braga.

O clube minhoto publicou esta terça-feira o boletim clínico, em que, além de Quim, Elderson, Custódio e Vinícius, constam os nomes de dois convocados para o jogo em Inglaterra, Kaká e Alan.

O primeiro padece de uma tendinopatia na face posterior da coxa direita e o segundo de uma lesão do músculo oblíquo interno, que não o impediu, contudo, de jogar a primeira mão.

O jogo tem lugar no Estádio de Anfield Road, em Liverpool, às 20 e 5 de quinta-feira.

A comitiva portuguesa parte na quarta-feira, às 10 horas, para Liverpool, estando marcada para as 18 horas a conferência de imprensa de antevisão de Domingos Paciência e de um jogador, que precede em meia hora o treino de adaptação ao relvado de Anfield Road.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Artur Moraes e Cristiano

Defesas: Miguel Garcia, Rodriguez, Kaká, Sílvio, Dani e Paulão

Médios: Vandinho, Hugo Viana, Salino, Mossoró e Peterson

Avançados: Alan, Meyong, Hélder Barbosa, Paulo César e Lima

RECORD

JotaCC

Miguel Garcia ambiciona final da Liga Europa cem por cento portuguesa

O lateral Miguel Garcia assumiu que só com a mesma atitude demonstrada nos últimos dois jogos – vitórias sobre Benfica e Liverpool – é que o SC Braga conseguirá alcançar os quartos-de-final da Liga Europa.

«O essencial é manter a mesma atitude dos últimos dois jogos. Já provámos ter qualidade, temos é de manter a determinação que revelámos nessas das vitórias», disse o jogador durante uma visita a um estabelecimento de ensino.

Miguel Garcia sorriu ao ser questionado sobre quem preferia defrontar caso o SC Braga lograsse a presença na final da Liga Europa, mas acabou por revelar o desejo: «Era giro uma final entre equipas portuguesas.»

Sobre o que mudou no SC Braga, o lateral considerou que os minhotos conseguiram «dar a volta um momento menos bom». «Neste momento, temos que estar satisfeitos com a nossa campanha na Europa e também no campeonato, uma vez que o terceiro ou o quarto lugar estão ao nosso alcance.»

Miguel Garcia mostrou-se ainda «satisfeito» com o seu rendimento individual e disse que o tema renovação não o preocupa neste momento, estando disposto a reunir com a direcção para chegar a um entendimento.

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga com resposta ambiciosa na Europa

Miguel Garcia foi o jogador do Sp. Braga escolhido para falar aos jornalistas esta terça-feira e surpreendeu nas declarações. Para o defesa arsenalista há que «manter a mesma determinação e atitude» em Anfield Road de forma a ir «o mais longe possível» na Liga Europa. Mas o que «era giro» era «uma final entre equipas portuguesas», expressou o lateral.

Miguel Garcia acredita que o Sp. Braga se vai apresentar forte em Liverpool. O defesa não teme o teórico maior poderio adversário e recorda que a vantagem está actualmente do lado minhoto.

«O essencial é manter a mesma atitude dos últimos dois jogos. Já provámos ter qualidade, temos é de manter a determinação que revelámos nessas das vitórias. Neste momento temos que estar satisfeitos com a nossa campanha na Europa e também no campeonato, uma vez que o terceiro ou o quarto lugar estão ao nosso alcance», começou por dizer.

Questionado sobre que preferência teria quanto ao próximo adversário europeu, isto se os bracarenses conseguirem segurar o resultado sobre os reds, Miguel Garcia passou suavemente ao ataque. «Era giro era uma final entre equipas portuguesas...».

O lateral direito demonstrou ainda toda a sua «satisfação» pelo bom momento individual e colectivo. «Conseguimos dar a volta a uma fase menos boa e estamos mais confiantes. Vamos seguros a Liverpool», concluiu.

ZEROZERO