News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 12/03

Started by JotaCC, 12 de March de 2011, 07:44

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Vandinho está recuperado

Vandinho apareceu sem qualquer tipo de limitação no regresso ao trabalho do Sporting Clube de Braga, uma sessão que não apresentou igualmente qualquer tipo de registo de problemas contraídos no embate europeu. O trinco está apto e pode figurar nas escolhas para o próximo jogo, o desafio em Anfield Road.
Na sessão matinal, que visou essencialmente recuperar do desgaste diante do Liverpool, foi possível observar que Elderson continua a trabalhar à parte. O defesa-esquerdo nigeriano está fora das opções para a segunda 'mão' dos oitavos-de-final da Liga Europa. Custódio e Vinicius não pisaram o relvado e continuam em processo de recuperação das lesões contraídas no jogo diante do Benfica. Ambos fizeram ginásio e tratamento.
Diga-se ainda que, no boletim clínico, figura ainda Quim. O guarda-redes cumpre programa de reabilitação, após a rotura total do tendão de aquiles do pé direito.
O treino foi assistido por diversos adeptos, naturalmente com o ego em pleno, após a vitória frente a um dos emblemas com maior fama no panorama europeu. Aliás, a esse nível, já começa a tornar-se um hábito para os bracarenses derrotarem emblemas de alto gabarito. A equipa goza hoje um dia de folga e o regresso ao trabalho está marcado para amanhã, a partir das 10.30 horas, à porta aberta.

Bilhetes para Anfield já estão à venda

O Sporting Clube de Braga já colocou à venda os ingressos para o jogo da segunda 'mão'. Os bilhetes estão à venda nas Galerias do Bing, na Loja do clube no BragaParque e ainda na secretaria do conjunto minhoto no Estádio 1.º de Maio. O papelinho mágico para entrar em Anfield Road e marcar presença ao vivo no jogo da segunda mão, custa 33 euros.

CORREIO DO MINHO

JotaCC




"Nunca serei presidente do FC Porto"


Feliz da vida pelo momento que o Braga atravessa, António Salvador recebeu O JOGO no Estádio AXA. Passeou pelo relvado, subiu a bancada rumo ao camarote presidencial e meteu-se no elevador rumo ao gabinete que tem no estádio, onde fez um balanço de uma época cheia de altos e baixos, num campeonato que considera nivelado por baixo. Falou ainda do presente e do futuro, desmentindo notícias e rumores que o apontam à sucessão de Pinto da Costa no FC Porto.

Já se escreveu ["Correio da Manhã"] que seria o sucessor de Pinto da Costa. Pensa nisso?

O FC Porto sempre foi um clube com que simpatizei. As pessoas que lá estão já eram minhas amigas. Mas também sou amigo de Luís Filipe Vieira, por exemplo, e de outros presidentes. Mas quero deixar claro que, ao contrário do que diz a Comunicação Social, nunca fui sócio do FC Porto e nunca serei presidente. Essa não é a minha intenção nem o projecto que tenho para o futuro.

Tem relações de cordialidade com Pinto da Costa, mas também com Luís Filipe Vieira e, neste caso, até proximidade profissional. Como consegue estabelecer essa ponte?

É fácil quando há racionalidade. Defendo o meu clube, seja contra o FC Porto, Benfica, Sporting ou contra quem quer que seja. E acho bem que Vieira defenda o Benfica e Pinto da Costa o FC Porto. Uma coisa são as instituições, outras são os homens. Sou amigo de Vieira e Pinto da Costa antes mesmo de chegar a presidente do Braga. E vou continuar a ser.

Este é o último mandato de Mesquita Machado. Admite candidatar-se à autarquia?

A minha tarefa, neste momento, é dar continuidade ao trabalho no Braga e fazer deste clube um clube de grande dimensão também na Europa e importante na área social. Quero que o Braga leve a cada família uma alegria e que seja um incentivo para que se ultrapasse a fase negativa que vive este país.

Mas não nega um futuro político...

Não vou entrar por aí. Tenho a minha vida profissional e empresarial. É neste clube que eu penso e trabalho diariamente.

Nestes oito anos, qual foi o momento mais feliz?

O segundo lugar foi importante, mas a vitória em Sevilha foi um momento único.

Houve algum momento em que pensou ir embora?

Não. Sempre tive coragem e força, mesmo nas fases menos boas. Houve uma fase menos boa antes da chegada do Jorge Jesus, mas sempre acreditei que era possível dar a volta às adversidades.

Braga é uma cidade com muitos grupos de opinião. Acredita que todas essas pessoas estão consigo?

Quando vim para o clube sabia que tinha de cortar com o passado que existia cá dentro. Foi o que fiz. Não olhei à crítica, aos comentários e às ameaças que recebi. Olhei apenas para o caminho que tracei e decidi pela minha cabeça. Quando disse que o clube iria lutar pelo título e que iria chegar à Liga dos Campeões, diziam que era utopia, mas esse dia chegou. Assim como chegou o dia de vencer a Taça Intertoto.

E agora volta a fazer história. Acreditava mesmo que era possível vencer o Liverpool?

Como afirmei na véspera do jogo, existia a confiança e convicção que poderíamos conquistar um triunfo, apesar de reconhecermos o valor do Liverpool. Conseguimos o nosso principal objectivo, que passava por ganhar e não sofrer golos, e vamos encarar o encontro da segunda mão com a mesma determinação. Aliás, temos de manter a mesma concentração, determinação e garra em todos os jogos que faltam para o fim da temporada de modo a que possamos atingir os nossos objectivos.


"Boa relação com Jorge Jesus"

Jorge Jesus forçou a saída do Braga e foi para o Benfica. O presidente bracarense exigiu o pagamento da cláusula de rescisão, o que aconteceu, e as relações entre os dois foram normalizadas.

Como está a sua relação com Jorge Jesus?

Estive com ele no final do jogo de domingo. A relação está boa. Quando ele foi embora defendeu os interesses dele e eu defendi os interesses do meu clube. O Jorge Jesus sabe que quando cá esteve sempre houve uma boa relação e sabe que esteve num clube que lhe deu tudo para ele trabalhar.

Há algum treinador que tenha passado pelo Braga e que actualmente não fale consigo, nomeadamente Manuel Machado?

Tenho óptimas relações com Manuel Machado e com quase todos os treinadores que passaram por aqui, exceptuando o Castro Santos, que foi despedido e o único com quem nunca mais voltei a falar.


"É impossível fazer negócios com o Benfica"

Apesar das boas relações com o FC Porto, António Salvador não acredita que Sílvio e Lima assinem pelos dragões. Mas apenas por serem muito caros. Negócios com o Benfica é que são impossíveis.

Lima vai mesmo para o FC Porto?

Não. Isso é uma invenção de um jornal desportivo ["A Bola"]. Nem o Lima, nem o Sílvio. Não há nenhum acordo com o FC Porto. E digo mais: não acredito que o Lima ou Sílvio possam ir para o FC Porto.

O FC Porto não manifestou interesse nesses dois jogadores?

Não. Nada.

Por que não acredita que possam ir para o FC Porto?

Porque são jogadores de um mercado altíssimo, com valores que quase será impossível entrarem cá. Mas deixe-me que lhe diga: fala-se muito da relação Braga/FC Porto, e isso existe porque são clubes que sempre se respeitaram. E nesta relação, creio que o Braga tem ficado a ganhar com o FC Porto. A prova está nos jogadores que cá estão e que o Braga vendeu ao FC Porto. O Braga vendeu ao FC Porto jogadores por valores justos, mas quando foi preciso negar um jogador ao FC Porto, isso também aconteceu.

Em que caso?

Nomeadamente no caso do Madrid. Nesse caso entendo que os interesses do Braga não estavam a ser defendidos e não houve negócio. Mas o FC Porto sempre respeitou o Braga, assim como os temos respeitado. O Braga também tem feito grandes negócios com o Sporting.

O Sporting já pagou o João Pereira e o Evaldo?

Não vou comentar isso. O que foi tratado com o Sporting está a ser cumprido. Mesmo que estivesse em falha, nunca comentaria isso na praça pública.

E com o Benfica, tem havido respeito mútuo?

Respeito o presidente e o amigo Luís Filipe Vieira, mas a nível de instituição é impossível. O Benfica habituou-se a comprar jogadores lá fora e, quando quer comprar em Portugal não quer pagar o justo valor. E vou revelar uma coisa, porque o seu presidente [Luís Filipe Vieira] divulgou num programa televisivo: no ano passado fez uma proposta para contratar três jogadores do Braga. Só a venda de um deles foi superior à proposta que ele apresentou pelos três. Desta forma, obviamente é impossível fazer negócios com o Benfica.

"Se calhar Carlos Freitas não acreditava na repetição do 2º lugar"

Em 2010, Carlos Freitas foi para o Panathinaikos, sendo substituído por Fernando Couto no cargo de manager. O balanço está para ser feito.

De quem foi a responsabilidade das contratações de Verão? Ainda de Carlos Freitas?

Sim. Todas já estavam a ser pensadas entre mim e Carlos Freitas. As únicas não pensadas eram Felipe e Elton. Todos os outros foram analisados entre mim, equipa técnica e Carlos Freitas.

Como geriu a saída de Carlos Freitas?

De forma normal. É um grande profissional. Tive uma excelente relação de trabalho com ele. Se calhar não acreditava que o Braga pudesse repetir aquela classificação. Apareceu a oportunidade de ir para o estrangeiro e ele aceitou.

Entretanto entrou Fernando Couto. Há rumores que apontam para a saída no final da temporada. Confirma?

Não. Os rumores não contam para nada. Nunca as minhas ideias serão mudadas por recados de jornais. As minhas ideias são muito firmes. Analiso-as sempre bem e podem ter certeza que qualquer decisão será em benefício do clube. Fernando Couto tem contrato até ao final da época. Primeiro vamos continuar a trabalhar e no fim veremos o que é melhor.

As alterações na estrutura dependem apenas dos objectivos ou, mesmo sendo esses atingidos, pode haver alterações ?

É lógico que os resultados contam. É impensável não ir à Liga Europa. Não pela questão financeira. Pelo prestígio que este clube atingiu, não pode ficar de fora. Nem me passa pela cabeça. E mesmo fazendo um péssimo campeonato, é possível alcançar facilmente até o terceiro lugar porque, como já disse, o campeonato está nivelado por baixo e o Braga tem um grande plantel.


"Villas-Boas? No FC Porto qualquer um arrisca-se a singrar..."

Mal Jorge Jesus saiu do Braga, em 2009, André Villas-Boas, então adjunto de José Mourinho e sem experiência de banco, esteve para ir para o AXA, mas Domingos acabou por ser o escolhido.

O que falhou para contratar André Villas-Boas?

Não falhou nada. Nessa altura foi contratado o Domingos, a primeira e única opção.

Mas André Villas-Boas também foi hipótese...

Você é que está a dizer, não sou eu. O que digo é que o Domingos foi a primeira e única opção.

Está surpreendido com a carreira que está a fazer no FC Porto?

Não estou surpreendido. O André Villas-Boas está a fazer um grande campeonato no FC Porto, mas deixe-me que lhe diga que no FC Porto qualquer treinador arrisca-se a fazer grandes campeonatos, porque é um grande clube e tem uma grande estrutura. Qualquer treinador que vá para lá tem forçosamente de singrar.


"Clubes não podem ficar agarrados ao passado"

António Salvador não o assumiu claramente, mas o futuro de Domingos dificilmente passará pelo Braga. Basta ler nas entrelinhas...

O Braga está dentro dos objectivos traçados para esta época?

Este era um ano de consolidação. Tivemos e temos capacidade para o fazer. O que fizemos na Liga dos Campeões não está ao alcance de todos. No campeonato não estamos na posição que desejaríamos, e até acho que o campeonato está nivelado por baixo, com excepção de Benfica e FC Porto. Só estamos próximos do objectivo porque Sporting, Guimarães e Nacional também não estão bem. Em termos de classificação e coeficiente pontos/jogos, esta época está muito abaixo do normal. Mas faltam oito jornadas, sabemos a qualidade do plantel e acreditamos que vamos ficar nos quatro primeiros lugares. Aliás, aquilo que queremos é o terceiro lugar.

O que o leva, então, eventualmente e como se diz, a querer mudar de treinador?

Nunca disse que iria mudar de treinador. Já tive uma conversa franca com Domingos. Primeiro vamos galgar na classificação, com tranquilidade e sem pressão, porque comigo a pressão não funciona. No fim teremos uma conversa franca, olhos nos olhos. Analisaremos o que será melhor para ambos. Até porque os clubes não podem ficar agarrados ao passado recente. O passado fica nos museus.

Domingos tem passado a ideia de que tem havido poucos a defender o clube...

Não sei ao que ele se está a referir. A mim compete-me criar condições de trabalho. Quanto ao resto, a equipa técnica é que tem de trabalhar e ter capacidade de motivação diária junto dos seus profissionais.

Em alguns momentos não deveria aparecer alguém a dar a cara, nomeadamente nas questões da arbitragem?

A nossa norma é ser um clube que sabe respeitar as estruturas do futebol. Criticamos quando temos de criticar. Infelizmente, o Braga está onde está por factores que nada têm a ver com as arbitragens.

Caso Domingos saia, o sucessor chama-se Leonardo Jardim? Há ou não acordo?


Não. É uma pura brincadeira. Não tenho nada a ver com Leonardo Jardim. Temos um treinador e é com ele que vamos procurar alcançar os nossos objectivos. O resto são fait-divers e nada corresponde à verdade. Nunca falei com ele.


"Este é o plantel mais caro"

As vendas de Moisés e Matheus eram fundamentais para equilibrar as finanças?


As vendas desses dois jogadores não foram por uma questão de necessidade. Esses jogadores estavam em final de contrato. O Braga fez tudo para renovar com eles, mas não foi possível. Um jogador como o Matheus, que foi ganhar três milhões e meio de euros limpos em três anos e meio, jamais o Braga podia ficar com ele. A solução foi recuperar um milhão de euros a quatro meses do fim do contrato do jogador. O caso do Moisés é igual. Fez o contrato da vida dele. Fiz-lhe ver que o melhor era sair apenas no final da época, mesmo que o Braga não recebesse nada, mas o jogador disse que não ia ficar com cabeça para trabalhar. Assim sendo, o melhor foi recuperar algum dinheiro.

Este é um plantel demasiado caro?

Este é, de facto, o plantel mais caro da história do Braga. As frentes em que a equipa estava também assim o exigiam. Para além disso, o Braga pagou sensivelmente 3,5 milhões de euros em prémios, divididos pelo segundo lugar no campeonato da época passada e, já esta época, pelo apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

No próximo relatório a SAD vai apresentar lucro. Qual será esse valor?

Cerca de 2,5 a três milhões de euros, isto sem possíveis vendas extraordinárias.

E como estão as contas do clube?

É um clube estável, dá sempre lucro. O clube gere-se a si próprio.

Nestes anos de presidência, já teve salários em atraso?

Um dos pontos de honra que assumi é que tinha de ser um clube cumpridor. O nosso primeiro objectivo foi regularizar os salários. Pode até haver clubes tão cumpridores como o Braga, mas mais não há. Todos os meses os profissionais deste clube recebem ao dia 20, dez vezes ao ano.

Qual foi o jogador pelo qual pagou mais do que podia?

Já não vou pelas emoções. Sou gestor. Nunca o Braga perdeu a cabeça por um jogador, mas posso dizer que o jogador mais caro que o Braga comprou foi o Mossoró. Mas pagou porque sabia que era um jogador de grande qualidade.


CURTAS

> Academia

"A academia vai ter de arrancar. Temos neste momento cerca de 800 jovens na formação, e essas crianças têm de ter condições para crescerem como jogadores e como homens. Será um passo gigantesco para a estabilidade e para o crescimento definitivo deste clube. O projecto está pronto e vai ser apresentado à autarquia. Acredito que o engenheiro Mesquita Machado irá apoiar este projecto. Dentro de dias irei ter uma reunião com ele e perceber qual o local que a câmara irá disponibilizar para que esta infra-estrutura seja uma realidade nos próximos dois anos. Será um espaço onde irá trabalhar a formação e o futebol profissional. Será do melhor que há. Queremos que no futuro o plantel principal tenha obrigatoriamente um determinado número de jogadores da formação"

> Agostinho Oliveira

"É uma pessoa de Braga e que já jogou no clube. Além disso, tem um conhecimento profundo do que é a formação. Foi contratado para gerir todo esse processo de transição da actual formação para a academia"

> Equipa B

"Esse é um dos projectos do Braga. Neste momento o Braga é pioneiro em Portugal pois tem um clube-satélite, o Vizela. Actualmente, se tal não acontecesse teria muitos problemas na UEFA para inscrever jogadores"

> Modalidades

"Não temos andebol, basquetebol ou hóquei em patins, mas temos modalidades de grandes dimensões como o atletismo, a natação e o futsal, que pode subir à I Divisão. No andebol, por exemplo, o Braga não tem essa tradição. Quem tem é o ABC, que tem de continuar a existir"

> Jorge Mendes

"O Braga sempre trabalhou com vários empresários. Tanto trabalhou com o Jorge Mendes, com o António Teixeira ou com o Baidek. O Braga não trabalha apenas com um empresário. É evidente que tem tido uma parceria muito especial com o Jorge Mendes, uma relação muito mais próxima, e que tem beneficiado o Braga. Esta relação tem estado à vista na hora de o clube vender os seus activos. Para o Braga e para mim é uma grande vantagem trabalhar com aquele que é considerado o melhor empresário do mundo"

> Estatutos

"Em primeiro lugar, ninguém pode estar acima da lei. Neste caso concreto, o Braga está solidário com a Associação de Futebol de Braga. Nem podia ser de outra forma. Em segundo, acredito que esse problema será resolvido mais cedo ou mais tarde. Sobre a penalização dos clubes portugueses, não acredito nisso, nem temo que isso aconteça, até porque acredito que o problema dos estatutos vai ser resolvido"


"Quero que este clube tenha mais sócios que o Sporting"

Ficar sempre nos quatro primeiros lugares é o objectivo. Outro passa por ter mais sócios do que o Sporting.

Quando tomou posse, há oito anos, disse que queria um clube de uma região. Que números tem que sustentem a evolução dessa esperança?

Foi sempre essa a minha intenção. Não me arrependo de ter pedido mais gente no estádio. Hoje as pessoas aderem mais, mas é normal porque o clube ganha mais vezes. Fizemos uma aposta forte no marketing e na comunicação. Há alguns anos nenhuma criança era do Braga. Hoje há milhares. Nós adoptamos a cultura de criar o braguismo nas crianças e nas escolas. Quero que este clube daqui a poucos anos tenha tantos ou mais sócios que o Sporting; que tenha uma massa adepta única, que sinta este emblema como único.

Quando é que o Braga se pode propor a mais que o quarto lugar, que afinal é sempre o objectivo traçado no início de cada época?

Este clube fez uma coisa impensável, que foi fazer um campeonato que dava dez títulos nos últimos 12 anos. Sabemos que é muito difícil voltar a acontecer. Não é impossível. Mas o que queremos é um clube forte para ficar sempre nos quatro primeiros lugares. Queria dizer que quero ficar em primeiro ou em segundo. Mas não estaria a ser correcto comigo, nem com sócios, nem com a região. Há três clubes que têm um peso enorme e nós trabalhamos para diluir esse peso ano após ano.

Mas disse que quer igualar ou ultrapassar o Sporting em número de sócios...

Acredito que é possível ultrapassar o Sporting em número de sócios. O objectivo é ser um grande do futebol português. Acho que daqui a 4/5 anos podemos ter 40/45 mil sócios.

Um Guimarães forte é um obstáculo a que o Braga se possa impor definitivamente como o grande clube da região?

Não. Nos últimos oito anos veja quantas vezes o Guimarães ficou à nossa frente. Encontrei recentemente Pimenta Machado. E ele perguntou-me como é que o Braga mudou tanto, pois nos tempos em que ele era presidente do Guimarães, só duas vezes ficou atrás do Braga. O Guimarães não me preocupa.

Acha despropositado que ainda se façam comparações Guimarães-Braga?

O nosso discurso é sempre o mesmo, quando estamos em oitavo, como quando estamos em terceiro. Outros clubes, quando se chegam à frente, mudam. Nós sabemos quem somos e a força que temos e o discurso é o mesmo.

O JOGO

JotaCC

"Braga não será o novo Boavista"

Raramente trabalha muito tempo com o mesmo treinador/jogadores. Por causa do rigor orçamental ou meramente pelos aspectos desportivos?

Esta foi uma temporada diferente, pois postámos forte na Liga dos Campeões. Em Janeiro, por estarmos fora dessa prova, fizemos um acerto no plantel que tem muito a ver com o rigor orçamental. Ao contrário do que disseram, o Braga não será o novo Boavista. Vai ser cada vez mais estável. No futuro queremos jogadores à Braga, que sintam a camisola e fiquem cá muito tempo, como o Vandinho, Mossoró, Rodriguez...

Esta época teve muitos que não correspondiam a essa premissa?

É evidente. Para encontrar jogadores com alguma qualidade, algum peso, tivemos de ir ao mercado exterior.

O Braga teve 17 brasileiros no plantel. Brasileiros a mais são um erro?

Não. Há clubes em Portugal com mais. E os que estão cá são grandes homens e jogadores. São grandes profissionais.

Felipe, por exemplo era ?

Grande jogador ninguém tem dúvidas. Teve a infelicidade de ter uma acção na vida social que não foi a mais correcta.

A saída dele foi a melhor solução ?

Nem a melhor nem a pior. Foi a decisão tomada e já disse porquê. O Braga estava preparado e a prova é o Artur.

O elogio a Artur é sinal de que pensa renovar contrato com ele?

A conversa que tive com Domingos tive com os jogadores em fim de contrato. Este não é o momento. No final avaliaremos e tomaremos decisões..



"Rui Gomes da Silva é sócio do Braga e com as quotas em dia"

Vice-presidente do Benfica e comentador desportivo, Rui Gomes da Silva acusou o Braga de ter recebido os campeões nacionais de uma forma hostil. António Salvador não gostou e contra-atacou.

Segundo o "Record", terá dito a algumas pessoas que estavam consigo no camarote que não viu agressão de Javi García a Alan. Confirma?

O que diz o "Record" é completamente falso. Aliás, a nossa indignação pela nomeação de Carlos Xistra não tem nada a ver com qualidades nem personalidade dele, mas sim com o facto de o presidente da Comissão de Arbitragem ter alterado os seus princípios nesta nomeação. Queremos saber porquê. Se Xistra errou, errou mais contra o Braga do que contra o Benfica. E as imagens são claras e mostram que Alan é agredido.

Rui Gomes da Silva disse que o ambiente em Braga é igual ou pior que no Dragão e que o presidente é um bom aluno no sentido da criação desse ambiente...

Fico satisfeito por Rui Gomes da Silva se rever no seu presidente, porque ele é o sócio 3773 deste clube. Se não se revisse não seria sócio com quotas em dia. As pessoas estavam era habituadas a vir por aí acima, chegar a Braga e mandar. O Braga mantém relações com todos os clubes e faz questão de os receber bem, seja Benfica, Sporting, FC Porto ou qualquer outro. Se houve algum incidente durante ou no final do encontro do Benfica, vamos analisar internamente, porque repudiamos qualquer acto menos correcto.

Mas uma das minhas batalhas tem sido devolver o Braga aos bracarenses e aos minhotos, e é com orgulho que vejo, ao contrário do que sucedia no passado, o nosso estádio cheio com os nossos adeptos. O Benfica estava habituado a vir a Braga e ver as bancadas compostas por vermelho e branco com o símbolo da águia, mas hoje a realidade é diferente: o estádio está vermelho e branco, mas com o emblema da Nossa Senhora do Leite [ndr: símbolo do Sporting Clube de Braga]. Esta mudança é um motivo de orgulho para todos nós, que trabalhamos para fazer do Braga um clube cada vez maior, com mais adeptos e que seja o principal emblema de toda a região minhota.


"Só fui duas vezes ao balneário"

A época irregular do Braga levou o presidente ao balneário, mas António Salvador esclarece que nunca foi para "puxar as orelhas" aos jogadores.

Diz-se que é um presidente muito interventivo. Quantas vezes foi ao balneário esta época?

Ao contrário do que se diz de mim, não é verdade que vá muitas vezes ao balneário. Esta época fui duas vezes. E fui a pedido da equipa técnica e do coordenador. Fui para apelar ao orgulho dos jogadores. Para sentirem que o clube precisava deles mais que nunca para alcançar os objectivos na Liga. Mas quero esclarecer que fui ao balneário não para puxar orelhas, mas para dar moral.

O que falta à equipa para render no campeonato o que rende nas competições europeias?

É preciso que quem trabalha com eles diariamente tenha índices de motivação permanentes para que todos os fins-de-semana os jogadores estejam motivados para defrontar os adversários. Não é por fazer muitos jogos que as coisas estão a correr mal. Quero que o Braga faça sempre muitos jogos, faça sempre 55/60 por época. É sinal que estará em todas as frentes até ao fim. O clube tem de estar preparado para isso. Lá fora também fazem. FC Porto e Benfica também fazem... Porque é que o Braga não tem de fazer? É uma questão de mentalidade...


Vandinho recupera para calar Anfield

Vandinho trabalhou ontem quase sem limitações e estará a 100 por cento no domingo, dia em que a equipa regressa aos treinos após a folga de hoje. O trinco está praticamente recuperado e vai a Liverpool, para ajudar a defender a vantagem conseguida no AXA e calar um colosso que nas competições europeias ainda está imbatível em casa. Aliás, será a estreia do brasileiro na actual edição da Liga Europa. Contra o Lech Poznan jogou Custódio. Anteontem, o 6 foi Hugo Viana.

Em Anfield, o meio-campo será diferente do que jogou em Braga. Não que o tridente composto por Viana/Salino/Mossoró não tenha convencido Domingos, mas nenhum tem a disponibilidade do capitão. E o jogo é para correr muito!

A recuperação de Vandinho será a grande boa nova da semana, mas pode não ser a única. É que Elderson já trabalha no relvado e vai evoluir até terça-feira. É nesse dia que Domingos decidirá se vai ou não convocá-lo, mas essa não é uma grande dor de cabeça, pois de uma forma ou de outra serão Miguel Garcia e Sílvio a ocupar as laterais. O esquerdino pode, no entanto, ser uma solução de contenção se o jogo assim o pedir. Contra o Lech, entrou para extremo-esquerdo...

A disponibilidade de Miguel Garcia (escapou ao amarelo) é outra notícia que agrada e permite que o grupo não reduza, tal como costuma acontecer a cada passo. Em Liverpool devem ser 17.


Custódio e Vinícius nem na Liga

A recuperação de Vandinho é importante não só na medida em que aumenta as opções, mas principalmente porque as aumenta numa posição onde actualmente não há ninguém disponível. E nem Custódio nem Vinícius devem estar aptos nos próximos dias. A dupla ainda só faz tratamento e só depois de Liverpool subirá ao relvado. Significa isto que se manterão indisponíveis contra o Rio Ave, para a Liga ZON Sagres. Talvez depois, em Olhão, possam reaparecer.


Selecções complicam Olhão

Para preparar calmamente o Liverpool, o Braga adiou a visita ao Olhanense para dia 27. Desta forma, chegará a essa partida muito melhor fisicamente, mas pode não levar dois titulares indiscutíveis. É que Rodriguez está convocado pelo Peru para defrontar o Uzbequistão e o Equador, a 25 e 29 deste mês. E Sílvio pode integrar a lista de Paulo Bento para Chile e Finlândia. Em ambos os casos, o Braga tentará apelar à compreensão das federações para que a dupla possa estar no Algarve e não integrada nas selecções para dois jogos particulares.

No Peru, o seleccionador Sérgio Markarian já abdicou de Rodriguez nos dois últimos desafios preparatórios e deve fazê-lo outra vez, já que é essa a vontade do jogador. Quanto a Sílvio, a questão não se coloca até à convocatória oficial.


1500 bilhetes à disposição

Parece claro que não serão todos vendidos, mas a verdade é que há cerca de 1500 bilhetes à disposição da SAD para os adeptos que quiserem ir a Liverpool. Desta feita, o voo que leva a equipa deve encher e haverá muitos que escolherão vias alternativas e significativamente mais baratas. Por isso, além do "pack viagem", o Braga está a disponibilizar o bilhete simples por 33 euros.

Falando ainda de bilhetes, deve dizer-se que os mil entregues ao Liverpool para o jogo no AXA foram vendidos. Os 500 que não vieram tiveram problemas de ligação.

Gerrard falha segunda mão

Até ontem estava em dúvida, mas agora passa a ser baixa certa. Gerrard, o mais famoso jogador do Liverpool, foi ontem operado aos adutores e fica, de acordo com o site do clube inglês, parado durante quatro semanas, no mínimo. Esta é a pior temporada dos últimos anos para o capitão inglês, consecutivamente lesionado.

Em Braga, Gerrard já não jogou, sendo substituído no onze por Poulsen, que acabaria substituído. Raul Meireles fez de médio-ofensivo.

Gary Neville surpreendido

Em Lisboa para visitar a Academia de Carlos Queiroz, o capitão do Manchester United mostrou-se surpreendido com a vitória do Braga contra o Liverpool. "Fiquei um pouco surpreendido pela forma como o Liverpool jogou contra nós no domingo [3-1], mas na Europa é muito difícil jogar fora de casa, ainda para mais depois de um jogo tão complicado no domingo", comentou.


Paulão está recuperado mas passa A terceira opção

O teor da conversa ninguém sabe, além dos dois, mas é possível que Domingos estivesse a explicar a Paulão que agora ele é terceira opção. Apesar de estar muito bem antes de se lesionar, a verdade é que Kaká aproveitou a oportunidade e agora é ele o parceiro de El Mudo.

Calciomercato aponta Hugo Viana ao Hannover

Foi notícia ontem no "calciomercato". De acordo com este site italiano, o Hannover, da Alemanha, estaria interessado em Hugo Viana para a próxima época e a negociá-lo com o Braga por valores que rondam os dois milhões de euros. Mas isso não é verdade.


O JOGO

JotaCC

#3
Guerra de centímetros
Paulão já voltou à competição e é trunfo para travar o gigante andy carroll em anfield

É por via aérea que o Sp. Braga vai chegar a Liverpool e será também dessa forma que dentro de campo a equipa inglesa tentará dar a volta à eliminatória. Mais aliviado em termos de lesões, Domingos Paciência já iniciou a preparação para travar o poderio da equipa de Raul Meireles, onde o gigante Andy Carroll (1,91 m) será a principal referência no ataque.

E é nesse âmbito que entra Paulão: o possante central, de 1,88 m, voltou à competição anteontem, precisamente para travar o goleador contratado ao Newcastle, e é um importante trunfo para o embate da 2.ª mão.

RECORD

JotaCC

Domingos popular como nunca

Adeptos rendidos ao treinador após novo sucesso europeu. São muitos os que defendem a continuidade de Paciência. Porém... nada mudou e não há contactos para renovar.

O brilharete alcançado frente ao Liverpool, e o triunfo sobre o Benfica, criaram no universo bracarense sentimentos de euforia e confiança só comparáveis com a alegria que varreu clube e cidade por ocasião do apuramento do SC Braga para a fase regular da Liga dos Campeões, em Agosto do ano passado.

Os laços entre os adeptos e a equipa saíram amplamente reforçados da dupla jornada com os encarnados de Lisboa e de Liverpool e, independentemente do que acontecer na segunda-mão dos oitavos-de-final da Taça Europa, em Anfield, fica a certeza de que os minhotos superaram com distinção uma das fases mais delicadas da época em termos de calendário.

Na crista desta enorme onda de orgulho que se formou com as proezas recentes do SC Braga está Domingos Paciência.

A popularidade do técnico junto dos associados nunca baixou para níveis negativos, mas agora atinge o seu ponto mais alto, dado facilmente comprovado nos treinos, mas também nas redes sociais, onde se multiplicam mensagens fazendo apelo à renovação do seu contrato.

Nada se alterou em relação ao futuro de Domingos. Se no coração dos adeptos o técnico que conduziu a equipa à Champions não está a prazo, o seu contrato de trabalho diz que a partir de 30 de Junho o seu ciclo em Braga chega ao fim.

António Salvador ainda não se pronunciou publicamente sobre o tema nem sobre os rumores, persistentes, que apontam Leonardo Jardim como o próximo treinador.


Domingos contactado por Carvalho

Domingos Paciência é dos nomes que está em cima da mesa de Bruno de Carvalho para assumir os comandos da equipa leonina caso vença as eleições de 26 de Março e, segundo A BOLA apurou, já houve contactos entre a candidatura do presidente da Fundação Aragão Pinto e o ainda treinador do SC Braga.

A troca de ideias terá sido proveitosa mas Domingos estará renitente em assumir compromissos com candidatos a eleições, ainda para mais numa altura em que está a trabalhar e continua a apostar, como tem tornado público, na continuidade na Cidade dos Arcebispos, embora este cenário pareça, por esta altura, muito complicado de se concretizar.

O contrato do antigo internacional português com os bracarenses, recorde-se, termina no final desta temporada.

Bruno de Carvalho voltou ontem nem a confirmar nem desmentir o nome de Domingos Paciência mas reiterou, na entrevista à TVI, os elogios ao treinador. «Quando me perguntaram sobre ele disse que é um belíssimo treinador e penso que isso é uma constatação geral», afirmou. O presidente da Fundação Aragão adiantou, também, que a escolha do técnico será feita em equipa.

O homem forte do futebol na lista de Bruno de Carvalho, Augusto Inácio, mantém uma boa relação com o seu ex-pupilo no FC Porto e aprecia as qualidades do técnico, com percursos muito positivos no UD Leiria, na Académica e no SC Braga, que levou ao segundo lugar na Liga na época passada.


A BOLA

JotaCC

Guilherme chamado pelo Vizela

O médio Guilherme vai jogar amanhã pelo satélite Vizela, na recepção ao Caniçal, em jogo a contar para a 23.ª jornada da zona norte da II Divisão.

O jovem brasileiro tem trabalhado sempre com a equipa principal, mas aproveitando o desafogo no calendário [o desafio com o Olhanense foi adiado para o dia 27] e o facto de não estar inscrito na Liga Europa, Guilherme vai ganhar preciosos minutos de competição, juntamente com Aníbal, que também foi chamado por Rui Dias para a partida frente aos madeirenses

Hoje, o plantel bracarense goza folga, tendo treino agendado para amanhã, às 10.30 horas, nos relvados secundários do Estádio Axa, à porta fechada.

A BOLA